You are on page 1of 8

A verdade em

FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE

Friedrich Wilhelm Nietzsche


Nascimento: 15 de outubro de 1844 Nacionalidade: Alemo

Morte: Rcken, Alemanha 25 de agosto de 1900 aos 55 anos em Weimar, Alemanha Ocupao: Filsofo, Fillogo, Telogo

Religio: Ateu Anticristo Principais Influncias: Herclito e Plato

BIOGRAFIA
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu numa famlia luterana, Seus dois avs eram patores protestantes. Logo de incio Nietzsche pensou em seguir a carreira de pastor, entretanto, rejeitou a crena religiosa durante sua adolescncia e o seu contato com a filosofia afastou-o da carreira teolgica. Aos 24 anos Nietzsche nomeado professor de Filologia na universidade de Basileia. Adotando, ento, a nacionalidade Sua. Em 1879 seu estado de sade obriga-o a deixar o posto de professor. Sua voz, inaudvel, o afasta dos alunos. Muitos estudiosos da poca tentaram localizar os momentos que Nietzsche escrevia sob crises nervosas ou sob efeito de drogas (Nietzsche estudou biologia e tentava descobrir sua prpria maneira de minimizar os efeitos da sua doena).

O LEGADO
O legado das obras de Nietzsche foi e continua sendo ainda de difcil e contraditria compreenso. Assim, h os que, ainda hoje, associam suas idias ao Niilismo, defendendo que para Nietzsche:
A moral no tem importncia e os valores morais no tm qualquer validade, s so teis ou inteis consoante a situao; A verdade no tem importncia; verdades indubitveis, objectivas e eternas no so reconhecveis. A verdade sempre subjectiva; Deus est morto: no existe qualquer instncia superior, eterna. O Homem depende apenas de si mesmo; O eterno retorno do mesmo: A histria no finalista, no h progresso nem objectivo. Ou ainda ...se existem deuses, como poderia eu suportar no ser um deus!? Por conseguinte no h deus.

Devemos compreender que a verdade, por pretender ser verdadeira, no passa de iluso ou mentira.

Nietzsche

A VERDADE SEGUNDO NIETZSCHE


Nietzsche ope a esta filosofia metafsica a pesquisa histrica, que seria capaz de efetuar um deslocamento na forma de tratar a relao entre a verdade e a moral. Estas no mais seriam algo a ser encontrado em um outro patamar transcendente s experincias, mas seriam frutos da atividade criadora do homem e pertenceriam, portanto, histria.

SEGUNDO ELE:
A verdade no uma coisa que estaria l a encontrar e a descobrir, mas algo que est por criar. Verdade, em minha maneira de pensar, no significa necessariamente o contrrio de um erro, mas somente, e em todos os casos mais decisivos, a posio ocupada por diferentes erros uns em relao aos outros: um , por exemplo, mais antigo, mais profundo que outro;

You might also like