You are on page 1of 4

Obesidade adulta

A obesidade uma doena crnica que se caracteriza pelo aumento da gordura corporal. Sendo uma doena crnica, uma doena que no tem cura, mas possvel controlar. Ou seja, a pessoa com obesidade pode emagrecer, mas se no tiver mudana de comportamento e hbito alimentar, a doena obesidade pode voltar. No Brasil, 40% da populao adulta apresenta excesso de peso. Segundo o IBGE. Existem dois tipos de obesidade; a visceral (ma) que o acmulo de gordura abdominal, e a subcutnea (pra) que acumula gordura nos quadris e coxa.

Ambos so perigosas, mas a que mais assusta a gordura visceral. A obesidade subcutnia (pra) tem o acmulo de gordura entre a pele e o msculo, assim o risco cardaco baixo. J na obesidade visceral (ma), a gordura est aderida aos rgo. Para entender melhor s imaginar o corao de galinha que vem com aquela gordura amarela aderida nele. A gordura visceral est aderida ao estmago, intestino, fgado, etc. O risco de ter problemas cardacos muito alto. Para saber se voc est com obesidade basta calcular o seu IMC (ndice de massa corporal) atravs da nossa calculadora de IMC e conferir o resultado com os dados abaixo: 18,5 at 24,9 = peso normal para altura Parabns!!!! Seu peso est normal para a sua altura. 25 a 29,9 = sobrepeso Voc est em um quadro de sobrepeso. o momento de analisar o que est errado no seu estilo de vida e corrigir. Voc ainda no tem a doena obesidade, mas se no tomar cuidado e no corrigir a alimentao, praticar uma atividade fsica e cuidar do seu estresse a obesidade poder chegar em um instante.

30 a 39,9 = obesidade Voc est dentro de um quadro de obesidade. Lembre-se que o problema da obesidade no apenas com a esttica, mas tambm com a sade. Com essa doena a probabilidade de desenvolver outras doenas crnicas como a diabetes e a hipertenso muito grande. Por isso bom estar com acompanhamento mdico, nutricional e praticar uma atividade fsica.

acima de 40 = obesidade mrbida Voc est dentro de um quadro de obesidade que possui um grau de preocupao maior. necessrio estar em acompanhamento muldisciplinar com equipe mdica, nutricional, psicloga e tambm praticar regularmente uma atividade fsica com liberao mdica.

Obesidade em crianas

A obesidade atualmente considerada uma epidemia em todo mundo. Ocorre em adultos e a cada dia mais acomete crianas. Nos adultos sabemos que a obesidade est associada diretamente com a hipertenso, doenas cardiovasculares e diabetes tipo 2. Nas ultimas trs dcadas a incidncia de obesidade infantil triplicou. Podemos dizer ainda, que este nmero to crescente quanto o nmero de crianas com obesidade e desnutrio. Entretanto quando o excesso de peso desenvolve na infncia tende a (sobrepeso ou obesidade) se na vida adulta expondo

persistir

precocemente a problemas de sade relacionados ao excesso de peso. Sem contar que nas crianas pode causar tambm baixa autoestima. O desencadeamento do excesso de peso nos pequenos tem origem diversa, podendo ser gentica, elevado consumo calrico ou baixa frequncia de atividade fsica e at uma mistura de todos esses fatores. Hoje a maioria das crianas acima do peso se alimentam muito mal. Elas podem at comer frutas, mas esse consumo no dirio, na grande maioria dos casos. As crianas adoram guloseimas, salgadinhos, refrigerantes e biscoitos e ainda trocam uma refeio colorida e adequada nutricionalmente por fast food. Os lanches escolares se tornaram mais industrializados (refrigerante, suco, salgadinho, bolacha, embutidos, etc.) pobres em vitaminas e minerais, rico em acar, sal, gordura, conservantes e corantes. Desta maneira aumentam o consumo de calorias. Esto tambm adotando o estilo de vida sedentrio dos adultos. Hoje as crianas gastam horas na frente da televiso, computador e vdeo game reduzindo o tempo com atividades de elevado gasto energtico.

As crianas obesas so mais altas, apresentam idade ssea avanada e maturao sexual antecipada, em comparao com as crianas no obesas. O excesso de adiposidade est tambm associado a alterao dos fatores de risco para doenas cardiovasculares como colesterol total, LDL, triglicerdeo, presso arterial e glicemia. Essa condio aumenta o risco de aterosclerose na vida adulta, ou at mesmo na adolescncia. O excesso de peso tambm est associado a alteraes na funo pulmonar podendo causar inclusive a apneia do sono. frequente a presena de alteraes dermatolgicas como estrias, infeces fngicas (principalmente na regio das dobras e acanthosis nigricans escurecimento e espessamento da pele na regio do pescoo e das axilas). A acanthosis nigricans est associado com intolerncia glicose promovida pela insulinemia causando muitas vezes constrangimento criana e a famlia, pois parece acmulo de sujeira. O fgado tambm sofre com a obesidade, com elevao das enzimas heptica e at esteatose (acmulo de gordura no fgado). Nessa faixa etria, a obesidade tambm provoca alteraes posturais e funcionais que acabam causando complicaes ortopdicas pela sobrecarga, como joelhos valgos e deformidades na coluna vertebral. Se o principal local de deposio de gordura for a rea abdominal, certamente ocorrero alteraes no perfil lipdico, aumento da presso arterial e hiperinsulinemia, considerados fatores de risco para o desenvolvimento de doenas crnicas como diabetes e doenas cardiovasculares. O conjunto dessas alteraes est descrito como sndrome metablica e cada vez mais frequente na infncia e na adolescncia.

Ao diagnosticar excesso de peso e maus hbitos alimentares nesta faixa etria a reeducao alimentar com um nutricionista de extrema importncia, pois a criana adquire hbitos saudveis para a vida toda. Ento fique atento s orientaes: Cuidado na escolha dos lanches, tanto aquele que leva ou compra na escola quanto em casa. D preferncia s frutas, sucos naturais e evite alimentos industrializados e fritos. Um adulto deve acompanhar no controle das quantidades, qualidade e horrio das refeies. Estimule bons hbitos alimentares para toda a famlia e no se esquea que a alimentao dos pais o principal exemplo para as crianas. Lembre-se tambm que a atividade essencial para o controle do peso das crianas e adultos. Estimular brincadeiras que faam a criana se movimentar, evitando excesso de eletrnicos como videogames, computadores, celular, que s estimulam o sedentarismo.

You might also like