You are on page 1of 5

O INGRESSO DO ESTUDANTE NO CURSO JURIDICO

Aline Ferreira Silva


1 2 3

Andreilma Viana Sampaio


4

Bharbara Paolla de K. Abbud Matheus Matos Nogueira Raquel Silva Barbosa


5 6

Thiago Balduino Santos

Vera Regina Freitas Miranda

RESUMO
O presente artigo ir abordar questes pertinentes ao ingresso no curso de direito, tendo como base uma pesquisa realizada junto s turmas do primeiro e do dcimo perodo da Faculdade Catlica Dom Orione, com o intuito de gerar um prognstico dos principais temas que envolvem o ingresso no curso de Direito, bem como fazer um comparativo entre as respostas daqueles que esto no incio do curso e daqueles que j esto finalizando a graduao.
Palavras-Chave: Direito Pesquisa Ingresso.

1. INTRODUO O curso de direito visto de maneira bastante positiva pela sociedade, tendo em vista o grande leque de opes para atuao no mercado de trabalho e a excelente remunerao dos profissionais da rea, ou at mesmo o prprio conhecimento das leis que compe o nosso ordenamento jurdico, a fim de saber reivindicar seus direitos frente situaes ilegais. Dentro desse contexto, a grande quantidade de faculdades presentes em nosso pas e a facilidade dos vestibulares para o acesso ao curso, v-se que grande a procura pela graduao em Direito, sendo freqente entre aqueles que no se decidiram sobre qual curso fazer optarem pelas as cincias jurdicas como segunda
1 2

Discente da FACDO. Discente da FACDO. 3 Discente da FACDO. 4 Discente da FACDO. 5 Discente da FACDO. 6 Discente da FACDO. 7 Discente da FACDO.

opo. O problema surge quando a escolha do curso no embasada na vocao para a rea, o que pode gerar uma frustrao para aqueles que no possuem aptido para as atividades do cotidiano do operador do direito, o que passa a se tornar algo rotineiro e cansativo, gerando desgaste emocional e profissional. De acordo com Nalini (2010, p.4):
Terminado o curso, vem a angstia de quem no sabe exatamente o que fazer com o diploma. O concurso constitui via atrativa para ingresso a carreiras ainda prestigiadas. Mas no existe preocupao vocacional. O mesmo candidato est inscrito nas selees para os quadros da Magistratura, do Ministrio Pblico, das Defensorias, das Procuradorias, das Polcias. Precisa, na verdade, de um emprego. Aqueles que optaram pela advocacia comearo como qualificados office-boys de profissionais experientes. Ser longo o caminho para a redeno profissional.

Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa com trinta alunos do primeiro e do dcimo perodo de Direito da Faculdade Catlica Dom Orione com o intuito de apresentar um quadro comparativo para identificar o perfil do aluno no inicio e no final do curso. No primeiro questionamento verificou-se que

6. CONSIDERAES FINAIS

Aps os estudos realizados foi constatado o quanto o conflito presena marcante na vida do ser humano, sendo visto em todas as reas que abrangem o relacionamento do indivduo, tanto pessoal quanto profissional. Fica claro que os conflitos so advindos de problemas de relao e tambm por falta de comunicao, revelando que necessrio aprender a reagir de forma mais calma e coerente s situaes de dificuldade que vo surgindo no decorrer da vida, procurando sempre o dilogo e o respeito ao ponto de vista do outro. Na verdade, tal tendncia do comportamento humano dificilmente se ausentar do seu cotidiano, mas necessrio que se forme uma mentalidade diferenciada na sociedade sobre como se deve tratar os conflitos, sendo implementada uma cultura de pacificao e diminuio gradativa das contendas. Um grande passo que precisa ser dado a maior conscientizao do homem no que tange ao respeito aos direitos e opinies dos seus pares. Pois no h evoluo de ideias e pensamentos sem a participao da coletividade, e isso fator preponderante para evoluo da sociedade e a melhoria das relaes existentes.

7. REFERNCIAS BARBOSA, guida A. Relao de Respeito. Boletim IBDFAM, n. 38, ano 6, p. 7, maiojun. 2006. CARNEIRO, Daniel. A mediao de conflitos como instrumento de acesso justia e incentivo cidadania. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2673, 26 de outubro de 2010. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/17698>. Acesso em: 24 de outubro de 2012. DANIEL, Fernanda Paola. Possibilidade e limites das prticas de mediao extrajudicial enquanto forma alternativa de resoluo de conflitos sociojurdicos . Trs Passos RS, 2011. p 17. DEUTSCH, Morton. The resolution of conflict: constructive and destructive processes. New Haven and London: Yale University Press, 1973. Pp. 1-32; 349-400. Traduzido por Arthur Coimbra de Oliveira e revisado por Francisco Schertel Mendes, ambos so membros do Grupo de Pesquisa e Trabalho em Mediao, Negociao e Arbitragem. MARCO, Cristhian Magnus De; VARISA, Gabriela Miotto. Breve introduo sobre a subjetividade do magistrado no ato de julgar no contexto do neoconstitucionalismo. Anais do Seminrio Nacional de Dimenses Materiais e Eficaciais dos Direitos Fundamentais: v. 1, n. 1 (2011). Disponvel em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/seminarionacionaldedimensoes/article/view/961/ 537>. Acesso em: 19 de outubro de 2012. MARTINELLI, Dante P.; ALMEIDA, Ana Paula de. Negociao e soluo de conflitos: Do impasse ao ganha-ganha atravs do melhor estilo. So Paulo: Atlas, 2006. P. 49-60. MENDES, Jernimo. Princpios, valores e virtudes. Disponvel em: <http://www.gestaodecarreira.com.br/coaching/reflexao/principios-valores-evirtudes.html>. Data da publicao: 17 de agosto de 2008. Acesso em: 19 de outubro de 2012.
4

MOORE, Christopher W. O processo de mediao. Porto Alegre: Artmed, 1998. OLIVEIRA, Raquel Alexandra Duarte. Resoluo de Conflito Perspectiva dos Alunos do 4 Ano do Conselho de Arruda dos Vinhos. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/88325472/6/Tipologia-dos-conflitos>. Acesso em: 18 de outubro de 2012. VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediao de Conflitos e Prticas Restaurativas. 1.ed. So Paulo: Mtodo, 2008.

You might also like