You are on page 1of 3

sujeItO e predIcadO

1. Reconhea o sujeito e o predicado destes versos de Mrio Quintana: a) Botnica A verdadeira couve-flor a hortnsia. b) Provrbio O seguro morreu de guarda-chuva. c) Epgrafe As nicas coisas eternas so as nuvens. d) O hipoptamo O hipoptamo um bruto sapato afogado. 2. Crie predicados para os sujeitos abaixo: a) As estrelas . b) Ns . 3. Leia o poema abaixo:
meu jardim
Ontem o girassol brilhou de sol a sol. Hoje a borboleta brincou com a violeta e a operosa abelha beijou a rosa vermelha. Amanh a magnlia vai contar a histria do Reizim Valentim e seu cavalo Bandolim. Coisas coloridas assim acontecem em meu jardim.

c) A gua do rio . d) O livro .

e) Meu av .

(Cyro de Mattos. O menino camel. So Paulo: Atual, 1997. p. 5.)

a) Quantas oraes tem o poema? (Lembre-se: cada verbo ou locuo verbal corresponde a uma orao.) b) Identifique o sujeito dos seguintes predicados: brilhou de sol a sol brincou com a violeta

c) Qual o ncleo dos seguintes sujeitos? a operosa abelha coisas coloridas d) Identifique, no poema, o predicado do sujeito a magnlia.

Leia este trecho de um poema de Cassiano Ricardo, para responder s questes de 4 a 6:


COmpetiO O mar belo. Belo o abismo. Muito mais belo ver um barco Muito mais belo o arco da ponte no mar. no ar.
O pssaro belo. Muito mais belo hoje o homem voar. A lua bela. Muito mais bela uma viagem lunar. A onda bela. Muito mais bela uma mulher nadar. [...]

16

4. O poema apresenta uma estrutura que se repete: cada estrofe tem trs versos, sendo o primeiro sempre uma orao. Observe o verso inicial de cada uma das estrofes. a) Qual o sujeito de cada uma dessas oraes? b) E o predicado? 5. No 2 e no 3 versos de cada estrofe, o autor compara a beleza de cada um desses sujeitos com a beleza de outros sujeitos. De acordo com o texto, o que seria mais belo do que: a) o mar? c) a lua? e) a onda? b) o pssaro? d) o abismo? 6. Agora a sua vez: d continuidade ao poema de Cassiano Ricardo, mantendo a mesma estrutura. No 1 verso, escreva uma orao com sujeito e predicado ligados pelo verbo ser. No 2 e no 3 versos, compare a caracterstica atribuda ao sujeito (belo ou outra, se preferir) com a mesma caracterstica de outro sujeito. 7. Crie sujeitos para os predicados: a) adora bolo de chocolate. b) viajaremos nas frias de vero. 8. Crie predicados para os sujeitos: a) O tempo . b) O povo deste lugar . c) Nada . d) Ana e Carolina . c) vieram de outro planeta. d) invadiu o quarto do menino triste.

9. Nas frases a seguir, existe apenas um dos elementos essenciais da orao: ou o sujeito ou o predicado. Em seu caderno, complete-as com o elemento que falta. Identifique a funo sinttica da palavra ou expresso que voc utilizou para complet-las. Tratase de sujeito ou de predicado? c) O mundo inteiro . a) A turma . d) Minha me . b) desapareceram no fim da rua. 10. Identifique o sujeito e o predicado das oraes: a) Um adulto uma criana fora de uso. (Ziraldo) b) Cometas so estrelas com pressa. (Jos Paulo Paes) c) Zoolgico uma penitenciria de bichos. (idem) d) A poa dgua uma lagoa an. (idem) 11. Identifique o sujeito das oraes a seguir, lembrando que ele pode aparecer antes ou depois do verbo. Por exemplo:
Sobre a cidade, caa uma chuva fininha.

sujeito

Uma chuva fininha caa sobre a cidade.



sujeito

17

a) Um bando de meninos torcia por ns. b) Finalmente chegaram as frias! c) Tchau, amigos, meu pai j chegou. d) J saiu o sol, me. 12. Reescreva as oraes a seguir, mudando a posio do sujeito: a) Naquele dia, meu gato e meu cachorro sumiram. b) Enfim terminaram as provas bimestrais. c) Comeou o campeonato de futebol de salo sbado. d) Tem um charme indescritvel aquele garoto! 13. Crie sujeitos para os predicados: a) leem um livro por semana. b) pensamos em voc o tempo todo. 14. Crie predicados para os sujeitos: a) Eu . b) As rvores . c) Quem . d) Os livros e os jornais . c) inundou ruas e praas. d) escrevi uma carta para meu amigo.

15. Reescreva as frases a seguir, completando-as adequadamente. Depois identifique a funo sinttica da palavra ou expresso que voc utilizou para complet-las. a) chegou atrasado ao colgio. b) No fundo do quintal, nasceu . c) Meu av e minha av . d) Algum . 16. Leia esta tira:

(Quino. O irmozinho da Mafalda. So Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 38.)

Na tira, Mafalda tenta explicar para Miguelito, por meio de um exemplo, o que sujeito e predicado, um assunto gramatical que ele no entende. a) Que resposta Mafalda esperava de Miguelito? b) Por que a resposta de Miguelito engraada?
18

You might also like