You are on page 1of 31

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

Ronice Mller de Quadros

Resumo A proposta do presente artigo analisar alguns aspectos referentes s polticas pblicas de incluso de crianas especiais, mais especificamente de crianas surdas. A partir de algumas consideraes, propor-se- uma reflexo sobre as diferenas implicadas na educao de surdos que passam a ser confrontadas com as propostas atuais de incluso. Ater-se- primeiramente a caracterizao das diferenas com base na anlise do discurso dos prprios surdos e de ouvintes. Posteriormente, apresentar-se uma anlise das implicaes lingsticas, situando-as, sempre que possvel no contexto scio-cultural da educao de surdos. Propor-se-, finalmente, o reconhecimento pelas diferenas nas prticas de ensino. As discusses travadas situam-se no campo dos estudos surdos , ou seja, um novo campo terico que prima pela aproximao com o conhecimento e com os discursos sobre a surdez e sobre o mundo surdo (SKLIAR, 1998). Palavras- chave Surdos - Educao. Crianas surdas - Linguagem. Incluso social

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educao do Centro de Cincias da Educao da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Doutora em Letras - PUCRS com sanduiche na University of Connecticut/EUA
81

Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003

Looking at the differences implied in deaf education: inclusion-exclusion

: Abstract The purpose of this article is to analyze some factors referring to the public policies of inclusion of special children, more specifically deaf children. Based on some considerations, it proposes a reflection about the differences implied in the education of the deaf that are confronted with the current proposals for inclusion. It first deals with the characterization of differences based on a discourse analysis of the deaf themselves and of those who hear. It then presents an analysis of the linguistic implications, locating them, whenever possible, in the social-cultural context of deaf education. Finally it proposes recognition of differences in educational practices. The discussions are located in the field of deaf studies , or that is, a new theoretical field that strives for an approximation with the knowledge and discourse about deafness and the deaf world (SKLIAR, 1998). Key words Deaf -Education. Deaf children - Language. Social inclusion.

Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003

82

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

A poltica nacional de incluso escolar e a educao especial


Contrrio ao modo como muitos definem surdez isto , como um impedimento auditivo pessoas surdas definemse em termos culturais e lingsticos. (WRIGLEY 1996,p. 13)

As polticas nacionais de incluso escolar esto baseadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educao do Brasil (LDB, Lei 9394/1996) que define Educao Especial como a modalidade escolar para educandos portadores de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino (Captulo V, artigo 58). Nesse sentido, os representantes do governo evocam a Declarao de Salamanca, documento elaborado por ocasio da Conferncia de Salamanca realizada na Espanha de 07 a 10 de junho de 1994 com a presena de mais de 392 representaes governamentais, entre elas representantes brasileiros e mais de 25 organizaes internacionais com representantes da UNESCO e das Naes Unidas. A poltica de incluso escolar tem como objetivo a promoo da educao para todos. Na prtica, as polticas quase ignoram, ou talvez, interpretam a palavra preferencialmente como exclusivamente na rede regular de ensino. Assim, prev-se o atendimento dos portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino com servios de apoio especializado, quando necessrio 1 . Este discurso e esta prtica no so contestados por parte do governo, no entanto, percebem-se vozes silenciadas de alunos e educadores evocando e/ou denunciando as contradies observadas nas polticas integracionistas/inclusivistas. A exemplo disso, mencionam-se aqui relatos indiretos de alunos surdos e de uma professora de surdos a respeito:
Vrios relatos de ex-alunos surdos integrados em escolas comuns denunciam a cultura do silncio imposta a eles nessas escolas. Os alunos no sabiam como expressar suas angstias e ansiedades manifestando um sentimento de incapacidade e inferioridade de forma silenciosa. (SOUZA, 2000) No comeo foi muito difcil, no conhecia nada sobre necessidades especiais que alguns alunos possuem, no sabia o que era Lngua de sinais brasileira, Braille ... Com a primeira turma foi uma jogao em vez de incluso(...). Comecei a correr atrs de embasamento terico, comecei a buscar especializao na rea da surdez. Nessa procura em fazer o melhor por meu
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
83

Ronice Mller de Quadros

aluno, comecei a concluir (com muita tristeza) que estava fazendo o pior. Hoje, trabalhando 10 anos com alunos surdos, posso afirmar que a incluso leva os surdos evaso escolar ou reprovao constante. Faz com que o surdo se sinta menor diante dos outros. (...) (DEPOIMENTO ORAL PROF. MARI LUCI MANTELLI)

Introduzem-se aqui as reflexes de Paulo Freire sobre a cultura do silncio e as discusses sobre minoria social, poltica, lingstica e cultural: ser o menor, sentir-se menor. A ttulo de uma educao para todos, silenciam-se vozes e impem-se relaes de minoria-maioria representadas e validadas pelo processo educacional, fruto da cultura do oprimido. Sofrer no silncio e sentir-se menor so formas de consolidao de uma poltica de excluso que reproduz a idia de um mundo homogneo (SKLIAR, 1997), globalizado2 . No entanto, surdos, cegos, deficientes fsicos, negros, ndios, brancos, pobres deveriam ter acesso escola. Isso significa situar a educao especial dentro de uma perspectiva muito mais abrangente, uma vez que todos significa incluir a todos (globalizao). Assim, a educao especial deveria passar a ser tratada dentro da educao, incluindo todas as discusses pertinentes, ou seja, princpios para a formao do cidado brasileiro, direitos e deveres, currculo etc. Considerando essa linha de pensamento, Souza e Ges (1997) fazem uma anlise da situao da educao brasileira e apresentam a realidade do fracasso escolar: a educao brasileira situada como a pior do mundo, h uma rigorosa seleo gerando um ndice de reprovao no final da primeira srie que beira os 50%, os professores (mulheres) so discriminados e, assim por diante. Dentro desse contexto, vale destacar as palavras das autoras em relao incluso:
Vamos deixar claro que a questo no est em recusar, a priori, tentativas de insero dos excludos na escola mas, ao nosso ver, quase impossvel, no momento, que uma escola, seja qual for, d conta de todo e qualquer tipo de aluno, como o caso do deficiente mental, do surdo, da criana de rua ou do trabalhador rural. Para atender com dignidade aos que nela j esto, novas iniciativas pedaggicas se fazem necessrias. Iniciativas que demandariam a construo de um novo entendimento poltico e ideolgico do que seja escola, uma abordagem que pudesse enfrentar o fracasso de forma efetiva.(SOUZA ; GES, 1999, p.168)
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
84

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

A poltica de incluso insiste em dar conta dos excludos dessa forma. Em todos h uma subdiviso que caracteriza os portadores de necessidades especiais que, por alguma razo, caracterizam um determinado grupo. Skliar (1997 p. 9-10) analisou algumas hipteses possveis para a categorizao deste grupo:
[...] Se o critrio para afirmar a singularidade educativa desses sujeitos o de uma caracterizao excludente a partir da deficincia que possuem, ento se no se est falando de educao, mas de uma interveno teraputica [...]. [...[ Se especial porque menor, porque atua sobre sujeitos menores, ento seria necessria toda uma discusso embaraosa e improdutiva acerca do significado do oposto [...]

Na verdade, caracteriza-se a educao com base na excluso. Se se prope uma educao inclusiva, supem-se a existncia de excludos. Assim, a reflexo deve ser feita tendo em vista esta oposio que sustenta a poltica educacional nacional. Como observado por Skliar, esta discusso embaraosa e improdutiva. Dessa forma, a educao deveria estar calcada em um plano que atenda de fato as diferenas no contexto brasileiro: diferenas sociais, polticas, lingsticas e culturais. Todavia, a realidade reflete a incluso de todos visando a atender interesses polticos que tm base na homogeneidade. Os resultados dessa insistncia so familiares tanto para os profissionais que atuam na educao, bem como, para os intelectuais da educao: o fracasso escolar dos silenciados, dos oprimidos. Os alunos tambm se do conta do fracasso: "Estou a quinze anos na escola e no consegui concluir o primeiro grau...." (DEPOIMENTO - G.) "Estudo tanto quanto, talvez muito mais que meus colegas, eles conseguem, mas eu no...." (DEPOIMENTO - M.) "Leio, leio, leio, mas no entendo nada...." (DEPOIMENTO - A) Interessantemente, a Declarao de Salamanca aponta algumas linhas de aes especficas buscando reconhecer as diferenas, entre elas, a educao de surdos, que so muitas vezes desconsideradas pelos rgos competentes na promoo da educao para todos:
Linha de Ao da Declarao no captulo II, artigo 21, os alunos surdos devem ter um atendimento especfico:

Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003

85

Ronice Mller de Quadros

21. As polticas educativas devero levar em conta as diferenas individuais e as diversas situaes. Deve ser levada em considerao, por exemplo, a importncia da linguagem dos sinais como meio de comunicao para os surdos, e ser assegurado a todos os surdos acesso ao ensino da linguagem dos sinais de seu pas. Face s necessidades especficas de comunicao de surdos e de surdos-cegos, seria mais conveniente que a educao lhes fosse ministrada em escolas especiais ou em classes ou unidades especiais nas escolas comuns. (DECLARAO DE SALAMANCA, 1994)

A Declarao de Salamanca considerou uma das coisas mais peculiares da educao de surdos: a questo da lngua. No entanto, ainda assim, a lngua apenas mencionada nos documentos atravs de recomendaes, mas no de insero e viabilizao de um ensino tendo como espinha dorsal a lngua de sinais. Assim como mencionado por Souza e Ges (2000), o Plano Nacional de Educao Especial de 1994 afirma o direito de uso da lngua de sinais pelo surdo; mas apenas recomenda a utilizao desta lngua pelos professores e familiares. Aqui se percebe sutilmente que as representaes da cultura hegemnica, ou seja, da cultura ouvinte, esto nas entranhas das propostas de incluso3 . A cultura hegemnica tende sempre a produzir populaes politizadas de acordo com sua representao. No caso dos surdos, h uma identificao com a deficincia e h dificuldade em admitir-se a existncia de uma cultura surda4 . Essa cultura multifacetada, mas apresenta caractersticas que so especficas, ela visual, ela traduz-se de forma visual. As formas de organizar o pensamento e a linguagem transcendem as formas ouvintes. Elas so de outra ordem, uma ordem com base visual e por isso tm caractersticas que podem ser ininteligveis aos ouvintes. Ela se manifesta mediante a coletividade que se constitui a partir dos prprios surdos. A escola a muito tem representado o lugar em que os surdos no possuem os seus espaos, pois baniu a lngua de sinais e jamais permitiu a consolidao dos grupos surdos e de suas produes culturais. Assim, a coletividade surda garantiu-se atravs de movimentos de resistncia com a fundao de organizaes administradas essencialmente por surdos. Em muitas dessas organizaes, ouvintes no so permitidos no corpo administrativos. O que acontece aqui o clamor pela coletividade surda com a constituio de suas regras e de seus princpios e um confronto de poderes. Nesse espao com fronteiras delimitadas por surdos que se constitui a cultura surda. Em alguns casos, at admite-se a existncia dessa cultura, mas enquanto cultura subalterna ou minoritria, jamais como cultura diferente.
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
86

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

Nas propostas de incluso, se observa a submisso/opresso dos surdos ao processo educacional ouvinte nas propostas integracionistas. Inicia-se no condicionamento de todo o processo educacional ao ensino do portugus at a descaracterizao completa do ser surdo. A pessoa surda enquanto parte da cultura surda descoberta fora da escola (quando isso acontece). Assim, os alunos surdos so constantemente expostos ao fracasso tendo como causa a sua prpria condio (no ouvir) e no as condies reproduzidas pelo sistema. A conseqncia dessa tentativa de homogeneizao o fracasso, no s acadmico, mas na formao de pessoas com problemas srios de ordem pessoal, social, cultural e poltica. At a sanidade mental desses alunos colocada em risco, uma vez que, a formao da identidade constituda com base em modelos completamente equivocados 5 . Percebe-se, portanto, que um dos objetivos mais almejados pela poltica de educao especial a incluso, no sentido globalizado. Em que a especificidade ainda relegada a um plano de assistncia e no de garantia de acesso educao por todos reconhecida as suas diferenas.

As diferenas fazem diferena


Ter-se-ia que reconhecer que as diferenas precisam ser consideradas em uma poltica educacional que busca garantir o acesso educao enquanto direito humano. Dessa forma, no est se tratando de oposies, mas de diferentes vieses que se tornam fundamentais para uma anlise poltico educacional do sistema de ensino, da sua estrutura e de seus currculos. As diferenas passam a fazer a diferena ao se refletir sobre a educao em cada contexto histrico-cultural nos diferentes espaos. O dito normal no mais configura a realidade, uma vez que a normalidade passa a ser relativizada perante os diferentes grupos sociais e culturais que caracterizam uma sociedade multicultural. Nesse sentido, a educao de crianas especiais passa a fazer parte de uma preocupao muito mais ampla:
A educao de crianas especiais um problema educativo como tambm o da educao de classes populares, a educao rural, a das crianas da rua, a dos presos, dos indgenas, dos analfabetos, etc. certo que em todos os grupos que menciono existe uma especificidade que os diferencia [...] (SKLIAR, 1997, p. 14)
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
87

Ronice Mller de Quadros

Ser diferente e as conseqncias implicadas nestas diferenas que devem ser matria de reflexo e anlise ao se pensar em educao para todos. A proposta aqui de se pensar em uma educao possvel para surdos considerando as peculiaridades das experincias visuais-espaciais. Educao para todos, ento, passa a ser entendida como a educao que reconhece as diferenas.

As diferenas das pessoas surdas


Discutir sobre as diferenas que so excludas um desafio. Desafio sim, pois se utilizam palavras silenciosas para expressar o que nas palavras se esconde e se explicita de forma fragmentada a respeito do homem. Conforme Skliar (1997), existe uma diferena crucial entre entender a surdez como uma deficincia e entendla como uma diferena. A se pode estabelecer uma raia divisria entre a concepo clnica da surdez e a concepo scio-antropolgica. Ao contrrio da concepo clnica que visa a medicalizao, o tratamento, a normalizao do surdo; a concepo scio-antropolgica reconhece a surdez como uma experincia visual, ou seja, como uma maneira singular de construir a realidade histrica, poltica e social, como uma forma distinta de conceber (de VER) o mundo, e no h uma necessidade valorativa de reconhecer esta ou aquela forma como a correta6 . A proposta da presente sub-seo analisar, atravs da dicotomia estabelecida entre o que se chama de ouvintes e surdos, as diferenas das pessoas surdas, no no sentido de estabelecer uma oposio, mas de identificar nos discursos as representaes da diferena. Como diz Silva (2001), uma tentativa de visualizar a fala dos surdos. Atravs das falas das pessoas surdas7 quando referem tais termos percebe-se a ouvintizao conjunto de representaes dos ouvintes, a partir do qual o surdo est obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte (SKLIAR, 1998) e as relaes ouvinte e surdo8 . Vale ressaltar que as representaes das diferenas situam-se no campo dos estudos culturais. Em relao aos estudos especficos relacionados com a surdez, os estudos surdos podem ser contextualizados nos estudos culturais que contemplam as diferenas.
Os estudos Surdos em Educao podem ser definidos como um territrio de investigao educativa e de proposies polticas que, por meio de um conjunto de concepes lingsticas, culturais, comunitrias e de identidades, definem uma particular aproximao ao conhecimento sobre a surdez e os surdos. Nesses estudos, temos descrito a surdez nos seguintes termos
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
88

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

(SKLIAR, 1998): uma experincia visual, uma identidade mltipla e multifacetada, que se constitui em uma diferena politicamente reconhecida e localizada, na maioria das vezes, dentro do discurso da deficincia. (SKLIAR, 2000, p. 11)

Ou ainda como discute Perlin (2002), a narrativa da incluso no campo dos estudos culturais ou estudos surdos logicamente vai assumir a narrativa dos surdos. Atravs dos relatos, ela vai captar as formas de sofrimento, vai evocar as manifestaes de resistncia dos grupos de surdos diante desta violncia. Os estudos culturais aproximando-se dos estudos surdos vo traduzir estes espaos de resistncia, mas traduzir que a sobrevive um grupo recuperando sua cultura. Nesse sentido, vale destacar que a diferena se reconhece atravs de processos de traduo. O ser interpretado como diferente (ou como deficiente) dependendo da posio ou do lugar que ocupa quem define essa diferena e da posio ou do lugar que ocupa aquele que est sendo definido. Assim como Skliar e Quadros (2001) analisam, as representaes do ser ouvintes e do ser surdo apresentam diferentes matizes. O termo ouvinte refere a todos aqueles que no compartilham as experincias visuais enquanto surdos. Interessante que os ouvintes muitas vezes no sabem que so chamados desta forma, pois um termo utilizado pelos surdos para identific-los enquanto no surdos. Isso acontece porque o termo ouvinte em oposio ao surdo foi uma dicotomia criada pelos prprios surdos intimamente relacionada com a demarcao da diferena. Perlin (1998) analisa alguns pontos a respeito da identidade surda calcando seus ensaios na questo do ser igual, da proximidade enquanto necessidade da pessoa surda. A autora usa a expresso culos surdos, diga-se de passagem, uma expresso especialmente visual, uma expresso essencialmente surda. A autora prossegue suas reflexes da seguinte forma:
uma identidade subordinada com o semelhante surdo, como muitos surdos narram. Ela se parece a um im para a questo de identidades cruzadas. Esse fato citado pelos surdos e particularmente sinalizado por uma mulher surda de 25 anos: aquilo no momento de meu encontro com os outros surdos era o igual que eu queria, tinha a comunicao que eu queria. Aquilo que identificavam eles identificava a mim tambm e fazia ser eu mesma, igual. O encontro surdo-surdo essencial para a construo da identidade surda, como abrir o ba que guarda os adornos que faltam ao personagem. (PERLIN, 1998, p. 54)
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
89

Ronice Mller de Quadros

Skliar (1998, p. 21) apresenta uma possvel razo para a instituio do termo ouvinte:
A configurao do ser ouvinte pode comear sendo uma simples referncia a uma hipottica normalidade, mas se associa rapidamente a uma normalidade referida audio e, a partir desta, a toda uma seqncia de traos de outra ordem discriminatria. Ser ouvinte ser falante e , tambm, ser branco, homem, profissional, letrado, civilizado, etc. Ser surdo, portanto, significa no falar - surdo-mudo e no ser humano.

Para os surdos, as palavras ouvintes e falantes esto sendo usadas ao referirem s pessoas com a experincia oral-auditiva, no visual-espacial. No obstante, observa-se que tais palavras podem carregar muito mais do que essa experincia. Nas falas anteriores, foi visto que elas tambm refletem desigualdades sociais e diferenas. Os surdos identificam tais ouvintes como diferentes: eles que no entendem os surdos, eles que no sabem a lngua de sinais, eles que no compreendem os sentimentos dos surdos O grupo de surdos trata como diferente queles que desconhecem as experincias visuais vivenciadas pelos surdos como parte de sua cultura e formao de identidade. H tambm uma diferenciao daqueles que, apesar de terem tido as experincias visuais da comunidade surda, por exemplo, os filhos de pais surdos, tiveram acesso s experincias auditivas-orais. Nesse caso, h todas as experincias visuais, incluindo o domnio da lngua de sinais, que fazem com que os filhos de pais surdos faam parte da comunidade surda. Mas, ao mesmo tempo, h outras experincias, as orais-auditivas, que fazem com que sejam de certa forma colocados a parte. Os surdos tambm referem aos prprios filhos como falantes: No entanto, normalmente os filhos de pais surdos no sero os ouvintes ou falantes das falas anteriores significando um grupo que no compreende os surdos. Apesar disso, sero considerados em vantagem em relao aos surdos, e, muitas vezes, em relao queles ouvintes. Isso acontece por terem acesso s diferentes experincias vivenciadas tanto por surdos como por ouvintes. Existe tambm um olhar diferenciado queles ouvintes que aprenderam a lngua de sinais:
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
90

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

- Eu gosto de ir na agncia do correio da Cristvo, pois h um ouvinte l que bom. Ele sabe sinais. - Joo um ouvinte bom, pois est sempre junto com os surdos para aprender sinais. Ele gosta dos surdos. Tais falas caracterizam um tipo de ouvinte diferenciado dos mencionados nas falas anteriores. So ouvintes que gostam dos surdos, pois aprenderam ou esto se esforando para aprender a lngua de sinais. Gostar dos surdos parece estar relacionado com o reconhecimento forma mais autntica de manifestao cultural da comunidade surda, ou seja, lngua de sinais. Tanto verdade que os surdos referem aos profissionais que trabalham com os deficientes auditivos como aqueles que no gostam dos surdos ou no aceitam os surdos: Alguns surdos podem tambm referir outros surdos como ouvintizados: - Ele (surdo) oral, pensa como ouvinte. Sabe apenas poucos sinais. Notem que mais uma vez, a questo est associada lngua de sinais a lngua visual que manifesta as formas da cultura surda. Obviamente que o que est sendo considerado ultrapassa a questo da lngua, pois as experincias visuais refletem formas de ver o mundo. Mas interessante notar que a linguagem algo extremamente significativo na identificao e reconhecimento do ser, pois atravs dela que muitas coisas so representadas e reproduzidas. Como mencionado anteriormente, Skliar (1998, p. 15) introduziu o termo ouvintismo como
um conjunto de representaes dos ouvintes a partir do qual o surdo est obrigado a olhar-se e narrar-se como se fosse ouvinte. Nessa perspectiva que acontecem as percepes do ser deficiente, do no ser ouvinte, percepes que legitimam as prticas teraputicas.

Perlin (1998, p. 58) o retoma como ouvintizao ao analisar as formas de alienao de pessoas surdas atravs de esteretipos de surdos reproduzidos na sociedade.
Os discursos ouvintistas so feitos de prticas discursivas marcadas por esteretipos. () O discurso surdo inverte a ordem ouvintista, tem peso da resistncia. Rompe e contesta as prticas historicamente impostas pelo ouvintismo. E o discurso surdo continua na busca de poder e autonomia. (PERLIN, 1998, p. 58)
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
91

Ronice Mller de Quadros

Alguns surdos chegam a identificar outros surdos como ouvintizados atravs do sinal de falante no ponto de articulao do sinal de pensar significando que tais surdos pensam como ouvintes. Segundo Lane (1992), falar e pensar como um ouvinte considerado negativo na cultura dos surdos; o surdo que adota valores de ouvinte menosprezado e considerado traidor, e o casamento com uma pessoa surda chega a ser desaprovado. Para Lane, a projeo de identidade do surdo encobre outras diferenas as quais seriam mais notveis na sociedade dos ouvintes. Nesse sentido, observa-se nas associaes de surdos que as diferenas de classe social, de idade, de sexo, de raa, de certa forma, so camufladas sob uma caracterstica comum: a surdez. Em se tratando das representaes que os ouvintes tm dos surdos, observa-se que as representaes de surdos so ouvintizadas. A representao de surdez est associada ao significado de deficincia, ou seja, incapacidade, incompetncia, falta, falha, insuficincia9 . As representaes das pessoas surdas enquanto deficientes, mutilados, inferiores, incapazes, sem linguagem esto nas falas das pessoas, nos seus comentrios, nas suas perguntas, nos seus comportamentos, enfim, nas suas mentes. Os surdos passam a perceber tais representaes quando comeam a interagir com os ouvintes. Eles sofrem e passam por crises de identidade, pois precisam entender as diferenas existentes entre ser surdo e ser ouvinte, entre ser surdo do ponto de vista surdo e do ponto de vista ouvinte com os suas representaes de surdez. Os movimentos de resistncia dos grupos surdos a tais representaes perpassam experincias diferentes que so visuais. A lngua, uma das formas mais expressivas das culturas surdas, apresenta um papel fundamental nestas lutas. Comumente a lngua de sinais considerada gestos pelas pessoas que desconhecem sua riqueza gramatical, alm de seu papel enquanto elemento fundamental para consolidao das identidades e culturas surdas. As lnguas de sinais, dentre elas, a lngua de sinais brasileira, so lnguas de fato e representam uma forma completa de comunicao das histrias surdas. Do ponto de vista lingstico, so lnguas como quaisquer outras lnguas estudadas, pois apresentam todos os nveis de anlise que constituem as lnguas, isto , o nvel fonolgico, morfolgico, sinttico, semntico e pragmtico. Em cada pas, h pelo menos uma lngua de sinais com suas peculiaridades gramaticais. A lngua de sinais brasileira apresenta uma estrutura gramatical rica10 e usada pelos surdos brasileiros para expressar idias, pensamentos, sonhos, arte e estrias e reproduzem discursos, assim como qualquer outra lngua. Interessante que algumas representaes da lngua de sinais envolvem idias de que seja ela uma linguagem universal e, na verdade, de que deva ser universal. Vrias
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
92

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

vezes, foram apresentadas evidncias de que a lngua de sinais tem estatuto lingstico e algumas pessoas ficam insatisfeitas insistindo na importncia de ser universal (QUADROS, 1997). Esta representao aplica-se aos gestos por questes histricas relacionando-os ao concreto em oposio ao abstrato representado pela fala. Os comentrios de muitos surdos sobre a possibilidade de usar a lngua de sinais incluem as seguintes expresses: ALVIO TRANQILIDADE FCIL POSSVEL COMPLETA EXPRESSIVA PERFEITA SUAVE LEVE

Incluo a tais expresses, a reflexo de Wrigley (1996), ao abordar a questo das lnguas de sinais:
Geraes de surdos sinalizadores tm demonstrado a existncia de uma lngua rica suficiente para ser expressa de diferentes formas, inclusive atravs da poesia e de estrias. Os surdos criam sistemas de significados para explicar como entender seu espao no mundo. O que a cultura surda tem feito mostrar que uma necessidade humana bsica para a linguagem e para a simbolizao so essenciais.

As expresses mencionadas, normalmente so utilizadas pelas pessoas surdas que tm que aprender o portugus. Ao compararem uma lngua com a outra, eles utilizam tais expresses. A lngua de sinais uma forma lingstica essencialmente visual, isto , sem referncia sonora. Desta forma, uma lngua que consegue captar e expressar as experincias visuais caractersticas das comunidades surdas. As experincias visuais so as que perpassam a viso. O que importante ver, estabelecer as relaes de olhar (que comeam na relao que os pais surdos estabelecem com os seus bebs), usar a direo do olhar para marcar as relaes gramaticais, ou seja, as relaes entre as partes que formam o discurso. O visual o que importa. A experincia visual desde o ponto de vista fsico (os encontros, as festas, as estrias, as casas, os equipamentos) at o ponto de vista mental (a lngua, os sonhos, os pensamentos, as idias). Como conseqncia possvel dizer que a cultura visual. As produes lingsticas, artsticas, cientficas e as relaes sociais so visuais. O olhar se sobrepe ao som mesmo para aqueles que ouvem dentro de uma comunidade surda. Por exemplo, CODAs ao conversarem com surdos, ignoram comentrios ou interrupes de outros atravs da fala.
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
93

Ronice Mller de Quadros

Os diferentes tipos de ouvintes tm diferentes nveis de compreenso destas experincias visuais incluindo o reconhecimento e/ou domnio da lngua de sinais. Tais experincias tornam possvel a participao em menor ou maior grau na comunidade surda. Isso significa que as experincias visuais so intrnsecas s identidades e culturas surdas. Assim sendo, as pessoas que tm mais experincias visuais passam a ser mais aceitas pelos surdos. O surdo se v como uma diferena (como um sujeito que reivindica seus espaos, os quais existem independentemente de autorizao ou aceitao por quem quer que seja), uma diferena entre tantas outras diferenas como, por exemplo, o ser ouvinte que, na perspectiva do surdo, na sua traduo mais radical das formas de representao, significa ser incapaz de compreender o seu mundo o mundo visual. Pensar, ento em educao de surdos considerar, pelo menos, os aspectos apresentados, entre tantos outros possveis que representam as experincias visuais das pessoas surdas. Assim, pensando no surdo, nas suas diferenas, nas diferentes tradues das representaes, a seguir, sero discutidas implicaes especficas na educao que podem ser consideradas ao se propor uma escola possvel para surdos11 .

Implicaes lingsticas na educao de surdos


Obviamente que as questes lingsticas so essenciais, mas no so exclusivas ao se falar de educao. H vrias implicaes de ordem social, cultural e poltica que fazem parte da formao educacional do indivduo. Todos sabem que o processo educacional da forma como est organizado no nada ingnuo. As questes relacionadas com a formao de identidade, os tipos de interaes sociais, as representaes existentes e os papis desempenhados pelos surdos dentro da sociedade esto presentes na sua formao dentro da escola e na prpria discusso referente s lnguas e nas lnguas. Vale destacar que muito da experincia visual confundida com a experincia lingstica visual, ou seja, a utilizao da lngua de sinais. Assim, ter-se- o cuidado de analisar as implicaes lingsticas sem incorrer neste reducionismo, situando sempre que possvel, portanto, as questes que possam estar implicadas no processo. Como registrado neste trabalho at o presente, se reconhecem as peculiaridades culturais dos grupos surdos, ou seja, os seus processos de identificao, alm de regras de convivncia e organizao coletiva. Essa seo elege as implicaes lingsticas, mesmo porque, muito de todos os outros tipos de implicaes possveis se manifestam a partir da linguagem ou na prpria linguagem, atravs de opes lingsticas. Inegavelmente, a linguagem essencial ao ser humano para o estabelecimento de vrios tipos de relaes, para a expresso do pensamento e a constituio da subjetividade. Os surdos precisam se reescrever na sua lngua12 .
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
94

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

Antes de discutir sobre tais implicaes, faz-se necessrio esclarecer o que se entende por lngua, linguagem e implicaes lingsticas. Lyons (1987) define linguagem como um sistema de comunicao natural ou artificial, humano ou no. Nesse sentido, linguagem qualquer forma utilizada com algum tipo de inteno comunicativa incluindo a prpria lngua. No entanto, vrios estudos utilizam o termo linguagem num sentido mais restrito (CHOMSKY, 1986; 1995; CHOMSKY ; LASNIK, 1991): o conhecimento que a pessoa tem que a torna capaz de expressar-se atravs de uma lngua, isto , um sistema lingstico com determinadas regras altamente recursivo, pois permite a produo de infinitas frases. A lngua, portanto, tratada enquanto sistema. Obviamente que estas definies so de ordem essencialmente lingsticas no captando a riqueza das interaes sociais que transformam e determinam a expresso lingstica. Assim, lngua e linguagem podem ser compreendidos em dois diferentes nveis: (1) o nvel biolgico, enquanto parte da faculdade da linguagem humana e, (2) o nvel social ao interferir na expresso humana final. No primeiro nvel, discutem-se questes essenciais, como a aquisio da linguagem. J no segundo nvel, discutem-se aspectos relacionados com as representaes discursivas e sociais permeadas por representaes culturais. As implicaes lingsticas a serem consideradas pelas propostas de incluso devem incluir esses dois nveis de linguagem. Ao se falar de implicaes lingsticas para os surdos, est-se voltando para a questo das lnguas, uma vez que a educao de surdos sempre envolveu o reconhecimento ou no da lngua de sinais, a lngua das pessoas surdas. Como a lngua de sinais uma das experincias visuais mais intimamente ligadas identificao dos grupos surdos, sempre foi (e ainda ) alvo de manifestao de tenso entre os grupos envolvidos, manifestando a delimitao de fronteiras. Assim, considerando o contexto lingstico especfico da criana surda, cabe apresentar a Declarao dos Direitos Humanos de 1954:
[...] um axioma afirmar que a lngua materna - lngua natural - constitui a forma ideal para ensinar a uma criana [...] Obrigar um grupo a utilizar uma lngua diferente da sua, mais do que assegurar a unidade nacional, contribui para que esse grupo, vtima de uma proibio, segregue-se cada vez mais da vida nacional [...] (UNESCO, 1954)

Como j introduzido anteriormente pela prpria Declarao de Salamanca e aqui pela Declarao dos Direitos Humanos, os alunos surdos tm o direito de ter acesso ao conhecimento atravs da sua prpria lngua, ou seja, a lngua
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
95

Ronice Mller de Quadros

de sinais. Isso significa muito mais do que dizer que ao aluno permitido utilizar a lngua de sinais, ou seja, a lngua o incio, o meio e o fim das interaes sociais, polticas e cientficas. H vrias experincias de educao bilnge13 para surdos que visam atender a este direito da pessoa surda. No entanto, as diferentes experincias continuam reproduzindo um modelo de reparao e de tratamento da pessoa surda (QUADROS, 1997; SKLIAR, 1997, 1998). A lngua de sinais utilizada como meio para ensinar a lngua portuguesa e no enquanto razo que se justifica por si s: direito da pessoa surda de usar a sua lngua, uma lngua que traduz a experincia visual. As representaes descritas anteriormente que tratam a lngua enquanto um sistema mais rudimentar chamado de gestos faz parte de vrias experincias educacionais. Perpassam assim, todos os esteretipos mencionados, utilizando a lngua visual-espacial apenas como um recurso a mais, mas jamais a reconhecendo em sua completude lingstica. As implicaes do reconhecimento do direito lingstico dos surdos de terem acesso sua lngua so pelo menos as seguintes: a) a aquisio da linguagem; b) a lngua enquanto meio e fim da interao social, cultural, poltica e cientfica; c) a lngua como parte da constituio do sujeito, a significao de si e o reconhecimento da prpria imagem diante das relaes sociais no sentido de Vygotsky, (1978); d) a lngua enquanto instrumento formal de ensino da lngua nativa (ou seja, alfabetizao, disciplinas de lngua de sinais como parte do currculo da formao de pessoas surdas); e) a lngua portuguesa como uma segunda lngua (alfabetizao e letramento) Interessante observar que nas experincias mais avanadas relatadas pelas escolas que atendem surdos, a resistncia que ainda persiste em relao lngua de sinais est relacionada com a interao cientfica. Os profissionais no acreditam que atravs da lngua de sinais seja, de fato, possvel discutir os avanos cientficos e tecnolgicos que cabem a escola trabalhar. Assim, delega-se escrita o papel de assumir tal funo. Mais uma vez, perpassa-se a sobreposio do portugus (lngua da maioria) lngua de sinais, como aconteceu ao longo da histria da educao de surdos (FISCHER ; LANE, 1993). No entanto, essa situao reflete muito mais uma realidade relacionada com o ensino da lngua portuguesa no ensino regular que no deixa de ser fracassado da mesma forma, observando-se, claro, suas peculiaridades. O ensino da lngua portuguesa enquanto lngua maPonto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
96

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

terna atravessa um momento de crise, porque se est percebendo que a nfase dada escrita total, negligenciando-se o papel fundamental da lngua falada e da prpria leitura (CAGLIARI, 1997; BAGNO, 1997). Passam-se anos e anos ensinando-se normas para se escrever bem, mas no se fala da lngua, sobre a lngua e de todas as possibilidades que a lngua apresenta na vida das pessoas. No se instiga o aluno a manipular a lngua enquanto instrumento de saber-poder das relaes sociais. Como a educao de surdos prioriza da mesma forma o ensino da escrita utilizando todas as propostas de ensino do portugus da educao regular, obviamente o fracasso tambm observado. Agrava-se o fracasso dos alunos surdos, tendo em vista que essa escrita nem sequer relaciona-se com a lngua de sinais, mas sim com uma lngua que a ele totalmente estranha (situao comumente observada especialmente em classes regulares de ensino). Ao longo da histria da educao de surdos no Brasil sempre houve uma preocupao exacerbada com o desenvolvimento da linguagem. As propostas pedaggicas sempre foram calcadas na questo da linguagem. Essa preocupao, no menos importante que quaisquer outras na rea da educao, tornou-se quase que exclusiva, perdendo-se de vista o processo educacional integral da criana surda. H vrias razes para tal fato, dentre elas, o fato das crianas serem surdas tornava fundamental a discusso sobre o processo de aquisio da linguagem, tendo em vista que tal processo era traduzido por lnguas orais-auditivas. As crianas surdas dotadas das capacidades mentais precisavam recuperar o desenvolvimento da linguagem e por essa razo, at os dias de hoje, h pesquisas que procuram um meio de garantir o desenvolvimento da linguagem em crianas surdas atravs de mtodos de oralizao. Fazer o surdo falar e ler os lbios permitir o acesso linguagem, frase repetida ao longo da histria e que tem garantido o desenvolvimento de tcnicas e metodologia altamente especializadas14 . Entretanto, apesar de todo esse empenho, os resultados que advm de tal esforo foram drsticos. A maior parte dos adultos surdos brasileiros demonstram o fracasso das inmeras tentativas de se garantir linguagem atravs da lngua oral-auditiva do pas, a lngua portuguesa. Todos os profissionais envolvidos na educao de surdos que conhecem surdos adultos admitem o fracasso do ensino da lngua portuguesa, no somente enquanto lngua usada para a expresso escrita, mas, principalmente, enquanto lngua que permite o desenvolvimento da linguagem. Muitos desses adultos surdos buscam inconscientemente salvar/resgatar o seu processo de aquisio da linguagem atravs da lngua brasileira de sinais lngua de sinais brasileira. A raa humana privilegia tanto a questo da linguagem, isto , a linguagem to essencial ao ser humano que, apesar de todos os empeciPonto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
97

Ronice Mller de Quadros

lhos que possam surgir para o estabelecimento de relaes atravs dela, os seres humanos buscam formas de satisfazer tal natureza. Os adolescentes, os adultos surdos, logo quando se tornam mais independentes da escola e da famlia, buscam relaes com outros surdos atravs da lngua de sinais. No Brasil, as associaes de surdos brasileiras foram sendo criadas e tornando-se espao de batepapo e lazer em sinais para os surdos, enquanto as escolas especiais oralizavam ou as escolas integravam crianas surdas nas escolas regulares de ensino. Percebe-se, aqui, um movimento de resistncia por parte dos surdos a um processo social, poltico e lingstico que privilegiou o parmetro do normal. Os surdos buscam atravs da lngua a constituio da subjetividade com identidade surda em que o reconhecimento da prpria imagem acontece atravs das relaes sociais entre surdos determinando a significao do prprio eu. Portanto, a aquisio da linguagem fundamental para que o sujeito surdo possa reescrever-se atravs da interao social, cultural poltica e cientfica. As pesquisas sobre a aquisio da linguagem avanaram muito a partir dos anos de 1960. Os estudos envolvendo a anlise do processo de aquisio de vrias crianas comearam a indicar a universalidade desse processo (FLETCHER; GARMAN, 1986; INGRAM, 1989; SLOBIN, 1986). O estudo da Lngua de Sinais Americana ASL - comeou exatamente neste mesmo perodo atravs de uma descrio realizada por Willian Stokoe, publicada em 1965 pela primeira vez (STOKOE, 1976). Esse trabalho representou uma revoluo social e lingstica. A partir dessa obra, vrias outras pesquisas foram publicadas apresentando perspectivas completamente diferentes do estatuto das lnguas de sinais (BELLUGI; KLIMA, 1972; SIPLE, 1978; LILLO-MARTIN, 1986) culminando no seu reconhecimento lingstico nas investigaes da Teoria da Gramtica com Chomsky (1995, p. 434) ao observar que o termo articulatrio no se restringe a modalidade das lnguas faladas, mas expressa uma forma geral da linguagem ser representada no nvel de interface articulatrioperceptual incluindo, portanto, as lnguas sinalizadas. Quase que em paralelo a esses estudos, iniciaram-se as pesquisas sobre o processo de aquisio da linguagem em crianas surdas filhas de pais surdos (MEIER, 1980; LOEW, 1984; LILLO-MARTIN, 1986; PETITTO, 1987). Essas crianas apresentam o privilgio de terem acesso a uma lngua de sinais em iguais condies ao acesso que as crianas ouvintes tm a uma lngua oral-auditiva15 . No Brasil, a lngua de sinais brasileira comeou a ser investigada na dcada de 1980 (FERREIRA-BRITO, 1986) e a aquisio da lngua de sinais brasileira nos anos de 1990 (KARNOPP, 1994; QUADROS, 1995)16 .
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
98

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

Todos esses estudos concluram que o processo das crianas surdas adquirindo lngua de sinais ocorre em perodo anlogo aquisio da linguagem em crianas adquirindo uma lngua oral-auditiva. Assim sendo, mais uma vez, os estudos de aquisio da linguagem indicam universais lingsticos. O fato do processo ser concretizado atravs de lnguas visuais-espaciais, garantindo que a faculdade da linguagem se desenvolva em crianas surdas, exige uma mudana nas formas como esse processo vem sendo tratado na educao de surdos. A aquisio da linguagem em crianas surdas deve acontecer atravs de uma lngua visual-espacial. No caso do Brasil, atravs da lngua de sinais brasileira. Isso independe de propostas pedaggicas (desenvolvimento da cidadania, alfabetizao, aquisio do portugus, aquisio de conhecimentos etc.), pois algo que deve ser pressuposto. Diante do fato das crianas surdas virem para a escola sem uma lngua adquirida, a escola precisa estar atenta a programas que garantam o acesso lngua de sinais brasileira mediante a interao social e cultural com pessoas surdas. O processo educacional ocorre mediante interao lingstica e deve ocorrer, portanto, na lngua de sinais brasileira. Se a criana chega na escola sem linguagem, fundamental que o trabalho seja direcionado para a retomada do processo de aquisio da linguagem atravs de uma lngua visual-espacial17 . Digo que a aquisio da linguagem essencial, pois atravs dela, mediante as relaes sociais, se constituir os modos de ser e de agir, ou seja, a constituio do sujeito. Como mencionado por Ges (2000, p. 31), a produo de significados em relao ao mundo da cultura e a si prprio um processo necessariamente mediado pelo outro, efeito das relaes sociais vivenciadas [...] atravs da linguagem. Nesse sentido, o currculo deveria estar organizado partindo de uma perspectiva visual-espacial para garantir o acesso a todos os contedos escolares na prpria lngua da criana, pois a lngua oficial da escola precisaria ser, desde o princpio, a lngua de sinais brasileira. a proposio da inverso, assim est-se reconhecendo a diferena. A base de todo processo educacional consolidada atravs das interaes sociais. A lngua passa a ser, ento, o instrumento que traduz todas as relaes e intenes do processo. Os discursos em uma determinada lngua sero organizados e, tambm, determinados pela lngua utilizada como a lngua de instruo. Ao expressar um pensamento em lngua de sinais, o discurso utilizado na lngua de sinais utiliza uma dimenso visual que no captada por uma lngua oral-auditiva, e, da mesma forma, o oposto verdadeiro. Alm desse nvel de representao lingstica, os discursos vo expressar relaes de poder. Ao optar-se em manter a lngua portuguesa como a lngua referencial da educao de surdos, j se tem indcio das intenes perpassadas em funo dos efeitos sociais que se observam. Assim, prestar ateno nos interlocutores
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
99

Ronice Mller de Quadros

dos alunos surdos, tambm passa a apresentar papel crucial, pois os discursos reproduzidos nas lnguas utilizadas representam as relaes existentes na escola. Na linha de anlise da Ges (2000), interessante mencionar a problematizao a respeito da constituio da subjetividade/identidade surda ao analisar os casos de alunos surdos adquirindo a lngua de sinais com pessoas ouvintes (casos tpicos em escolas especiais e escolas regulares onde h uma preocupao com a lngua de sinais). A autora aponta que esse processo constitudo de forma cruzada, hbrida, em que a lngua de sinais misturada com o portugus.
[...] Os interlocutores ouvintes apresentam grande heterogeneidade na capacidade de usar a lngua de sinais, mas geralmente constroem, nos dilogos, formas hbridas de linguagem, compostas de elementos das duas lnguas, em enunciados subordinados s regras da lngua majoritria, alm de se apoiarem em vrios recursos gestuais. Ocorre, ento, uma certa diluio dos sinais numa gestalt de realizaes lingsticas, que interfere na aquisio em processo e na compreenso de que se trata de uma lngua, distinta da lngua oral. (GES, 2000, p. 41-42)

Assim sendo, a ateno ao processo de aquisio da linguagem requer tambm a observncia dos interlocutores que a criana surda ter ao interagir na lngua de sinais. Quando se reflete sobre a lngua que a criana surda usa, a lngua de sinais brasileira, e o contexto escolar, tambm se pensa em letramento18 . As crianas surdas tm sido alfabetizadas atravs de um processo similar s crianas ouvintes que dispem do portugus como lngua materna. Os professores desconhecem a experincia visual surda e suas formas de pensamento que so expressas atravs de uma lngua visual-espacial: a lngua de sinais. Vimos at aqui que as crianas surdas adquirem a linguagem passando pelos mesmos processos observados na aquisio de crianas ouvintes adquirindo uma lngua falada. Um dos problemas que deve ser reconhecido que a escrita alfabtica da lngua portuguesa no Brasil no serve para representar significao com conceitos elaborados na lngua de sinais brasileira, uma lngua visual espacial. Um grafema, uma slaba, uma palavra escrita no portugus no apresentam nenhuma analogia com um fonema, uma slaba e uma palavra na lngua de sinais brasileira, mas sim com o portugus falado. Por outro lado, as lnguas de sinais apresentam uma escrita que foi desenvolvida para representar formas e movimentos num espao definido. No Brasil, esse sistema escrito est sendo aplicado lngua de sinais
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
100

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

brasileira e usado por alguns surdos a partir de um projeto de pesquisa que est sendo desenvolvido por Stumpf19 . Da mesma forma que h alguns anos, os estudos das lnguas de sinais revolucionaram a viso quanto aquisio da linguagem por crianas surdas, o reconhecimento de que as lnguas de sinais no so lnguas grafas transforma a viso do processo de alfabetizao dessas crianas. Aqui mais uma vez, est-se propondo uma inverso reconhecendo-se a diferena. A escrita da lngua de sinais capta as relaes que a criana estabelece com a lngua de sinais. Se as crianas tivessem acesso a essa forma escrita para construir suas hipteses a respeito da escrita, a alfabetizao seria uma conseqncia do processo. A partir disso, poder-se-ia garantir o letramento do aluno ao longo do processo educacional. At o presente, a aquisio do portugus escrito por crianas surdas foi baseada no ensino do portugus para crianas ouvintes que adquirem o portugus falado naturalmente. Esse fato fica claro, quando se percebe que o que de fato ocorre que, a criana surda colocada em contato com a escrita do portugus para ser alfabetizada em portugus. Vrias tentativas de alfabetizar a criana surda atravs do portugus j foram realizadas, desde a utilizao de mtodos artificiais de estruturao de linguagem at o uso do portugus sinalizado20 . Apesar de todas essas tentativas, evidenciase o fracasso da aquisio do portugus por alunos surdos21 . A partir dos vrios estudos sobre o estatuto de diferentes lnguas de sinais e seu processo de aquisio, muitos autores passaram a investigar o processo de aquisio por alunos surdos de uma lngua escrita que representa a modalidade oral-auditiva (ANDERSSON, 1994; AHLGREN, 1994; FERREIRA-BRITO, 1993; BERENT, 1996; QUADROS, 1997) entre outros. A aquisio do sueco, do ingls, do espanhol, do portugus por alunos surdos analisada como a aquisio de uma segunda lngua. Esses educadores e pesquisadores pressupem a aquisio da lngua de sinais como aquisio da primeira lngua e propem a aquisio da escrita da lngua oral-auditiva como aquisio de uma segunda lngua. O impacto disso muito mais significativo do que se imagina. O fato de a lngua falada passar a ter uma representao secundria representa tambm uma inverso. Nesse sentido, capta-se uma das diferena essenciais do ser surdo. Uma proposta educacional para surdos deve considerar, entre outras questes fundamentais, essas implicaes lingsticas. Considerando o contexto de incluso em escolas regulares de ensino, surge uma srie de problemas na educao de surdos. O primeiro grande entrave a questo da linguagem: como a escola regular vai garantir o processo de aquisio da linguagem atravs da
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
101

Ronice Mller de Quadros

lngua de sinais brasileira? A partir dessa questo surgem tantas outras... Quem sero os interlocutores das crianas surdas na escola comum? Como a escola vai garantir o acesso aos conhecimentos escolares na lngua de sinais brasileira em escolas que utilizam o portugus como lngua oficial? Como a escola regular de ensino vai garantir ao aluno surdo o seu processo de alfabetizao na escrita da lngua de sinais brasileira? Como ser a ele garantido o acesso ao portugus com estratgias de ensino baseadas na aquisio de segunda lngua?

Uma poltica pelas diferenas


A possibilidade de trabalhar com as idias do multiculturalismo crtico (MCLAREN, 1997) permite-nos optar pelo caminho em que a surdez vista como uma diferena poltica e uma experincia visual e, assim, pensarmos as identidades surdas a partir do conceito de diferena, e no de deficincia. Aqui implica distanciarmo-nos do conceito de diferena como excluso, e marginalizao daqueles que so considerados como os outros, daqueles que parecem estar fora do lugar. A surdez, como diferena nega uma atribuio puramente externa do ser surdo a alguma caracterstica marcante, como por exemplo, no ouvir. (SKLIAR, 2000, p. 20).

Pensar em uma poltica pelas diferenas exige um olhar mais atento s especificidades e suas implicaes. Mudanas profundas requerem a participao poltica das pessoas surdas para nos apontar o que significam as diferenas e como elas precisam ser consideradas no currculo. A experincia visual, muitas vezes, relegada a um segundo ou terceiro plano, deve passar a ser o centro das atenes, pois ela a base do pensamento e da linguagem dos surdos. Como apontado por Ramsey (1997), nem surdos, nem ouvintes podem se desenvolver isolados de outros, nem podem eles desenvolver-se de forma neutra. Assim, a poltica a que est a definindo a forma como as crianas includas vo ser formadas. Ou seja, nas escolas inclusivas, as crianas surdas so definidas simplesmente como aquelas que esto exercendo seus direitos civis de acesso educao. Em contraste, na sala de aula, elas so aquelas crianas que necessitam de atendimento especfico por serem surdas concretizando, portanto, a excluso.
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
102

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

Vrias implicaes foram consideradas apresentando-se questionamentos em relao poltica de incluso para a educao de surdos. Os contextos educacionais atuais no tm proporcionado o desenvolvimento das crianas surdas. Algumas questes precisam ser consideradas: a) a questo da lngua ao analisar-se o processo educacional mediante a proposta de incluso; b) a interao com outros surdos que compartilham uma lngua com uma mesma histria fundamental para o desenvolvimento da cultura, da identidade surda e da prpria construo do conhecimento; c) a aquisio da linguagem e a interao com outros surdos podem garantir s crianas o acesso aos instrumentos que sua cultura oferece para pensar, aprender e manipular com o conhecimento, tornando-as capazes de ser sujeitos de um grupo com identidade cultural. Uma poltica que reconhea as diferenas ser pensada e construda com os diferentes. S assim ser possvel conceber uma educao possvel para surdos.
No mnimo um dos problemas consistentes das experincias das crianas surdas nas escolas inclusivas pode ser os problemas com a proficincia do ingls ou seu dficit auditivo; mas um problema mais profundo a falta de acesso a um sistema completamente elaborado culturalmente que elas poderiam acessar nas atividades com as pessoas e nas relaes estabelecidas com o mundo. (RAMSEY, 1997, p. 10).

Refletindo-se a respeito da educao em si, detectam-se vrios problemas com o prprio processo de aprendizagem em termos qualitativos e quantitativos, pois j se espera menos dos alunos includos. Alm claro, de o processo de aprendizagem no ser pensado de forma surda, o que exigiria uma reviso com a presena de pessoas surdas que possuem essa dimenso. O prprio currculo precisaria refletir e constituir essa forma surda, uma vez que se caracteriza enquanto dispositivo cultural e social e fundamental no processo formador de identidade (SKLIAR, 2000). Perlin (2000, p. 23) observa que
se a base da cultura surda no estiver presente no currculo, dificilmente o sujeito surdo ir percorrer a trajetria de sua nova ordem, que ser oferecida na pista das representaes inerentes s manifestaes culturais.

Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003

103

Ronice Mller de Quadros

Perlin (2000) chama a ateno para a emergncia na reviso das bases curriculares, pois esse currculo deve prever o contato do sujeito surdo para que haja manifestaes culturais surdas. A partir dessas consideraes, pode-se sugerir que h uma tendncia das escolas inclusivas em homogeneizar as produes culturais e sociais, pois no h uma poltica que incorpore todas as implicaes surdas discutidas aqui. No h uma preocupao com a coletividade: a fora que os grupos de surdos evocam mediante a interao social e cultural. Como diz Perlin (2000), a importncia crucial do estar com o outro igual para a formao da identidade surda. Cabe ressaltar, ainda, a falta de participao da comunidade surda na tomada de decises quanto s polticas educacionais para surdos, tanto assim que a poltica de incluso do jeito que persiste at os dias de hoje. Assim algumas questes so novamente formuladas ao se refletir sobre as polticas de educao inclusiva atentando-se s implicaes comentadas at ento: Como ser promovida a interao social entre os pares surdos? Como os grupos exercero e reproduziro suas regras e seus princpios surdos? Como a coletividade ser garantida? Como os modelos de adultos surdos estaro presentes no processo educacional enquanto referenciais para as crianas surdas e para as escolas em que atuaro? Para concluir este trabalho, escolhi as palavras de Miranda (2001) que atravs da sua experincia visual conseguiu captar brilhantemente a importncia das interaes entre os surdos enquanto decisivas na construo da subjetividade e identidade dos surdos:
Considerando que a cultura surda mostra uma nostalgia curiosa em relao a uma comunidade imaginria e que barbaramente ou profundamente transformada, seno destruda no contato com a cultura hegemnica, ela age como reguladora da formao da identidade surda, que se reaviva novamente no encontro surdo-surdo. Este encontro um elemento chave para o modo de produo cultural ou de identidade, pois implica num impacto na vida interior, e lembra da centralidade da cultura na construo da subjetividade do sujeito surdo e na construo da identidade como pessoa e como agente pessoal. (MIRANDA, 2001, grifo meu)

Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003

104

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

Notas
1 Notem que atendimento j caracteriza o discurso da educao especial ainda numa perspectiva clnica-teraputica. Interessantemente, que tal referncia no usual na rede regular de ensino. Portadores de necessidades especiais tambm apresenta uma perspectiva institucionalizada em relao queles que se enquadram nesta referncia, isto , portar algo e no, ser algum. Na verdade, poder-se-ia ampliar esta discusso dentro de um quadro terico que analisa as relaes na perspectiva colonialista, pois o objetivo do discurso colonial representar o colonizado como um tipo degenerado de modo a justificar a conquista e estabelecer sistemas de administrao e instruo. Nesse sentido, o termo globalizao, conforme Silva (2000, p. 64), refere-se uniformizao e homogeneizao cultural, sobretudo quelas efetuadas por meio da mdia televiso, cinema, msica, jornais e revistas. Nessa perspectiva, a globalizao tenderia a apagar ou a diminuir a diversidade cultural em favor da difuso de uma cultura global que reflete, sobretudo, os gostos, os valores e as caractersticas culturais da cultura de massa dos pases centrais do capitalismo. Em cultura hegemnica o termo hegemnico est sendo usado na concepo da teoria crtica no sentido de Gramsci: "hegemonia o processo pelo qual um determinado grupo social garante o domnio poltico na sociedade". No caso dos surdos, est-se usando o termo cultura hegemnica para atribuir cultura ouvinte (predomnio poltico). preciso entender que h cultura surda neste caso. Entende-se cultura surda como a identidade cultural de um grupo de surdos que se define enquanto grupo diferente de outros grupos. Como diz Perlin (1998, p. 54), os surdos so surdos em relao experincia visual e longe da experincia auditiva. Identidade ser mencionada ao longo deste trabalho no sentido explicitado por Silva (2000, p.69): como o conjunto de caractersticas que distinguem os diferentes grupos sociais e culturais entre si. No campo dos estudos culturais, a identidade cultural s pose ser entendida como um processo social discursivo." Skliar (1997, 1998) faz uma anlise detalhada a respeito da viso clnica-teraputica e a concepo scio-antropolgica da surdez. No primeiro caso, possvel identificar todas as propostas educacionais com base na recuperao e tratamento da deficincia com o objetivo de cura. No segundo caso, h uma tentativa de se repensar o processo educacional resgatando-se as diferen105

Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003

Ronice Mller de Quadros

as que enriquecem e caracterizam um determinado grupo cultural, no sentido j discutido anteriormente, concebendo-se, ento, uma escola com base nas experincias especficas deste grupo. 7 8 Para garantir a compreenso das falas surdas apresentadas ao longo do presente texto, elas foram traduzidas para o portugus. Obviamente que o vis enfatizado aqui ser o da minha prpria experincia, que por si s representa uma forma diferente de ser identificada como ouvinte: uma ouvinte que cresceu na comunidade surda, filha de pais surdos e utente da lngua de sinais brasileira. Ser atravs desse olhar que sero abordadas algumas das representaes de ouvintes e surdos. Fonte: Aurlio Eletrnico v.1.4. 1994 verbetes deficincia e insuficincia. Ver Quadros (1999) para mais detalhes sobre a estrutura da lngua de sinais brasileira. A partir daqui se d nfase s implicaes lingsticas em relao as demais, no entanto, vale ressaltar que essas situam-se dentro de uma discusso antropolgica e social. Nesse sentido, a linguagem considerada uma das experincias visuais mais fantsticas da comunidade surda, pois representou e representa um dos cernes dos movimentos de resistncia dessa comunidade. A idia aqui inverter as relaes para discutir sobre as implicaes lingsticas do ponto de vista surdo. Obviamente que essa nfase tambm reflete a minha experincia e formao na rea. Aqui mais uma vez justifica-se a nfase dada a este aspecto tambm em funo da minha experincia e qualificao enquanto lingista. Educao bilnge implica na utilizao de duas lnguas em espaos diferentes dentro da escola. H vrios tipos de bilingismo que no sero considerados aqui em funo da presente proposta limitar-se s implicaes de forma geral. Cabe ressaltar que todas as discusses sobre educao bilnge no mundo esto impregnadas de questes polticas, sociais e culturais. Note que aqui se percebe claramente o carter clnico-teraputico de tais propostas. Privilgio porque representam apenas 5% das crianas surdas, ou seja, 95% das crianas surdas so filhas de pais ouvintes e que, portanto, na maioria dos casos, no dominam uma lngua de sinais. Para mais detalhes sobre a aquisio da linguagem por crianas surdas atravs da ASL e da lngua de sinais brasileira ver Quadros (1997).
106

9 10 11

12 13

14 15

16

Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

17

Neste caso, poder-se-ia redefinir o papel do fonoaudilogo nas instituies que atendem surdos. No mais como quele que tem a funo de trabalhar com a oralizao, mas como quele que trabalhar com a linguagem e seus distrbios gerados pelo fato das crianas terem acesso a lngua de sinais brasileira tardiamente e , tambm, com os distrbios de linguagem comuns s crianas que adquirem uma lngua falada s que em sinais (na linha da lingstica clnica, mas com uma lngua visual-espacial). Usamos letramento na concepo utilizada por Soares (2001, p. 18): "letramento o resultado da ao de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condio que adquire um grupo social ou um indivduo como conseqncia de ter-se apropriado da escrita". O termo letramento est relacionado, ento, a habilidade em usar diferentes tipos de textos escritos, compreende-los, interpreta-los e extrair informaes deles. Por outro lado, o termo clssico alfabetizao limita-se ao domnio da leitura e escrita e o termo utilizado para referir aprendizagem da leitura e escrita na srie inicial. Doutoranda Marianne Stumpf UFRGS no curso de Ps-Graduao em Informtica na Educao. Para uma visualizao desse sistema de escrita ver a pgina: www.signwriting.org No Brasil, os mtodos artificiais de estruturao de linguagem mais difundidos so a Chave de Fitzgerald e o de Perdoncini. Portugus sinalizado um sistema artificial adotado por escolas especiais para surdos. Tal sistema toma sinais da lngua de sinais brasileira e joga-os na estrutura do portugus. H vrios problemas com esse sistema no processo educacional de surdos, pois alm de desconsiderar a complexidade lingstica da lngua de sinais brasileira, utilizado como um meio de ensino do portugus. Para mais detalhes ver Quadros (1997). Para mais detalhes sobre a produo escrita do portugus de alunos surdos ver Fernandes (1990) e Ges (1996).

18

19

20

21

Referncias
AHLGREN, I. Sign language as the first language. In: AHLGREN; HYLTENSTAM (Eds.) Bilinguism in deaf education. Hamburg: Signum-Verl, 1994. p. 15-36. ANDERSSON, R. Second language literacy in deaf students. . In: AHLGREN; HYLTENSTAM (Eds.) Bilinguism in deaf education. Hamburg: Signum-Verl, 1994. p. 91-102. BAGNO, M. Preconceito lingstico. So Paulo: Edies Loyola. 2000.
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
107

Ronice Mller de Quadros

BELLUGI, U.; KLIMA, E. The roots of language in the sign talk of the deaf. [ s.l.]: Psychology Today. 1972. BERENT, G. P. The acquisition of english syntax by deaf learners. In: RITCHIE, William; BHATIA. Tej. (Eds.). Handbook of second language acquisition San Diego: CA. . Academic Press 1996. CAGLIARI, L. C. Alfabetizao e lingstica. So Paulo: Editora Scipione, 1997. (Seo: O que lingstica?) CHOMSKY, N. Knowledge of language. New York: Praeger. 1986 ______. Bare phrase structure. In: WEBELHUTH, G. Government and binding and the minimalist program. Oxford & Cambridge USA.: Blackwell, 1995. p. 383-440. CHOMSKY, N.; LASNIK, H. Principles and parameters theory. In: ______. Syntax: an international handbook of contemporary research. Berlin: Walter de Gruyter, 1993. ELLIS, Rod. Second language acquisition and language pedagogy. Multilingual Matters Ltd. Clevedon. Philadelphia: Adelaide. 1993. FERNANDES, E. Problemas lingsticos e cognitivos do surdo. Rio de Janeiro: AGIR, 1990. FERREIRA BRITO, L. Integrao social & educao de surdos. Rio de Janeiro: Babel Editora, 1993. ______. Comparao de Aspectos Lingsticos da LSCB e do portugus. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PAIS E AMIGOS DE SURDOS, 2., 1986, Porto Alegre. Anais ... Porto Alegre: [s.n], 1986. FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicognese da lngua escrita. Porto Alegre: Artes Mdicas. 1985. FLETCHER, P.; GARMAN, M. Language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1986. FISCHER, R.; LANE, H. Looking back: a reader on the history of deaf communities and their sign language. Hamburg: Signum Press. 1993. FOK, A.; VANHOEK, K.; KLIMA, E. S. ; BELLUGI, U. The interplay between visuospatial language and visuospatial script. In: MARTIN, D. S. (Ed.). Advances in cognition, education and deafness. Washington, DC: Gallaudet University Press. 1991. p.127-145. FREIRE, P. Pedagogia del oprimido. 10. ed. Buenos Aires: Siglo XXI. 1973. GES, M.C.R. Linguagem, surdez e educao. Campinas: Editora Autores Associados. 1996.
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
108

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

______. Com quem as crianas surdas dialogam em sinais? In: LACERDA Cristina Broglia Feitosa ; GES, Maria Ceclia Rafael de (Org.) Surdez: processos educativos e subjetividade. So Paulo: Lovise. 2000. INGRAM, D. First language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press. 1989. KARNOPP, L. B. Aquisio do parmetro configurao de mo dos sinais da lngua de sinais brasileira: estudo sobre quatro crianas surdas filhas de pais surdos. 1994. Dissertao (Mestrado)- Instituto de Letras e Artes da PUCRS, Porto Alegre, 1994. LANE, H. A mscara da benevolncia, a comunidade surda amordaada. Lisboa: Instituto Piaget/Horizontes pedaggicos. 1992. LILLO-MARTIN, D. C. Parameter setting: evidence from use, acquisition, and breakdown in American Sign Language. 1986. (Dissertation Doctoral )- University of California, San Diego. University Microfilms International, Ann Arbor, Michigan, 1986. LOEW, Ruth C. Roles and reference in American Sign Language: a development perspective. 1994. (Doctoral Thesis)- University of Minnesota, 1984. MEIER, R. A cross-linguistic perspective on the acquisition of inflection morphology in American Sign Language. San Diego, 1980, April. MIRANDA, W. Comunidade dos surdos: olhares sobre os contatos culturais. 2001, Dissertao (Mestrado)- UFRGS, Porto Alegre, 2001. NOBRE, M. A. lngua escrita e surdez. In: ANPOLL, Joo Pessoa. Anais... Joo Pessoa: [s.n], 1996. Apresentada no GT Linguagem e Surdez . OGRADY, L.; VANHOEK, K. ; BELLUGI, U. The Intersection of Signing, Spelling and Script. SLR87 Papers from The Fourth International Symposium on Sign Language Research, Hamburg, 1990, v. 10. PADDEN, C.; HUMPHRIES.. Deaf in America: voices from a culture. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press. 1988. PERLIN, G.. Identidades Surdas. In: SKLIAR, Carlos (Org.) A surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Editora Mediao. 1998. ______. Identidade surda e currculo. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; GES, Maria Ceclia Rafael de (Org.) Surdez: processos educativos e subjetividade. So Paulo: Lovise. 2000. ______.Comentrios sobre os estudos surdos . [s.l], 2002. No publicado. PETITTO, L. On the autonomy of language and gesture: Evidence from the Acquisition of Personal Pronoums in American Sign Language. Cognition, [s.l], v. 27, p.1-52. 1987
Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
109

Ronice Mller de Quadros

QUADROS, R. M. de. Phrase structure of brazilian Sign language. 1999. Tese (Doutorado)- PUCRS, Porto Alegre, 1999. ______. As categorias vazias pronominais: uma anlise alternativa com base na lngua de sinais brasileira e reflexos no processo de aquisio. 1995. Dissertao (Mestrado)- PUCRS, Porto Alegre, 1995. ______. Educao de surdos: a aquisio da linguagem. Porto Alegre: Artes Mdicas. 1997. RAMSEY, Claire L. Deaf children in public schools: placement, context and Consequences. [s.l]: Gallaudet University Press 1997. SILVA, T. T. Teoria cultural e educao. Belo Horizonte: Autntica. 2000. SILVA, V. A luta dos surdos pelo direito educao e ao trabalho: relato de uma vivncia poltico-pedaggica na Escola Tcnica Federal de Santa Catarina.2001. Dissertao (Mestrado em Educao)- UFSC, Florianpolis, 2001. SIPLE, P. Understanding language through sign language research. New York: Academic 1 Press 1978. SKLIAR, C. (Org.) A surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Editora Mediao.1998. ______. (Org.) Educao & excluso: abordagens scio-antropolgicas em educao especial. Porto Alegre: Editora Mediao. 1997. ______. Estudos surdos e estudos culturais em educao. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; GES, Maria Ceclia Rafael de (Orgs.) Surdez: processos educativos e subjetividade. So Paulo: Lovise, 2000. SLOBIN, D. I. The crosslinguistic study of language acquisition. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. 1986, v.1. STOKOE, William C.; CASTERLINE, Dorothy C.; CRONEBERG, Carl G. A dictionary of american sign language on linguistic principles. [s.l]: New Edition. Listok Press. 1976. SOARES, M. Letramento: um tema em trs gneros. Belo Horizonte: Editora Autntica. 2001. SOUZA, R. M. Prticas alfabetizadoras e subjetividade. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; GES, Maria Ceclia Rafael de (orgs.) Surdez: processos educativos e subjetividade. So Paulo: Lovise. 2000. SOUZA, R. M.; GES, M. C. R. O ensino para surdos na escola inclusiva: consideraes sobre o excludente contexto da incluso. In: SKLIAR, Carlos (Org.) Atualidades da educao bilnge para surdos.. Porto Alegre: Editora Mediao. 1999.

Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003

110

Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso

TOLCHINSKY, L.; LEVIN, I. O desenvolvimento da escrita em crianas israelenses pr-escolares. In: PALACIO, M. G. Os processos de leitura e escrita. Ferreiro,. Porto Alegre: Artes Mdicas. 1987. VYGOTSKY, L. S. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambriedge: Harvard University Press 1978 WRIGLEY, O. The politics of deafness. Washington: Gallaudet University Press. 1996.

Recebido em 18/06/2003 Aprovado em 21/08/2003 Ronice Mller de Quadros Universidade Federal de Santa Catarina CED/EED/NucleindCampus Universitrio - Trindade - Florianpolis/SC CEP 88040-900 fone (48) 9981 2711 email: ronice@ced.ufsc.br Ponto de Vista , Florianpolis, n.05, p. 81-111, 2003
111

You might also like