You are on page 1of 7

Plano da Salvao - - Cores

O objetivo destas atividades e dinmicas sero levar seus alunos a entenderem e a participarem da SALVAO que nos oferecida por Cristo Jesus! 1) Como a criana entende o pecado? Para a criana: Primeiro, pecado tudo que proibido. Depois, ela entende que imoral todo comportamento que magoa os outros. Finalmente, ela entende que pecado o que ofende a Deus, por causa dos motivos que so errados.(A conscincia de escolha desenvolve, quando a criana comea a raciocinar - por que fiz aquilo? Ela escolhe o errado conscientemente.) 2) Como saber se a criana j est pronta para entender o plano de salvao? Conhecendo e convivendo com a criana! preciso estar constantemente com a criana, conhecendo seu desenvolvimento e caractersticas prprias. 3) Quais so os resultados de uma deciso forada? Dvidas Decises repetidas Pensamento de que convertida quando no , est apenas convencida. Dispensa da atuao do Esprito Santo Natimorto (espiritual) 4) Por que as crianas fazem decises repetidas? Desejo de repetir uma experincia agradvel. Desejo de agradar os outros. Foi persuadida ou convencida, mas sem a atuao do Esprito Santo. No entende a permanncia da salvao. O problema da culpa e pecado. 5) Como ajudar os pais que esto preocupados com a salvao de seus filhos? Oferea literatura adequada (veja as sugestes bibliogrficas). Esclarea alguns pontos duvidosos: 1. Batismo somente um smbolo, que no salva ningum. 2. Para ser um crente, a criana tem que receber Jesus como Salvador e Senhor de sua vida. No basta dizer frases como: Eu amo Jesus. Quero ser batizado. Quero tomar a Ceia do Senhor. No quero ir para o inferno. Preciso ser perdoado. Deus me ama. Quero ir para o cu. 3. A criana pode ter uma vida religiosa e experincias religiosas, antes de ser um cristo verdadeiro, antes de receber a salvao. 4. Crianas so capazes de usar uma linguagem religiosa (evangeliqus) e fazer muitas perguntas sobre a salvao, sem entender ou ter interesse em ser salvo. Oriente para que reconheam os sinais de que as crianas esto sob convico: 1. Fazendo perguntas: Sou um crente? Por que as pessoas so batizadas? Tenho pecados?

Posso dar meu corao a Jesus? O que acontecer comigo depois que eu morrer? Por que Jesus morreu? O que pecado? etc. 2. Mudando subitamente seu comportamento. 3. Sentindo muito medo. 4. Demonstrando um interesse intenso pela Bblia e coisas religiosas. Explique o quanto importante respeitar as capacidades individuais da criana. Algumas sugestes para o evangelismo infantil: 1) Quando evangelizando: NO tente ser Deus - o Esprito Santo quem convence as pessoas do pecado. NO oferea brindes ou prmios. NO enfatize o medo ou o inferno. NO pressione o grupo. NO insista em que a criana faa uma orao repetida ou memorizada. NO manipule as crianas com perguntas que sugerem uma determinada resposta: Quer aceitar a Jesus? Voc quer ir para o inferno? Voc vai confessar Jesus como seu Salvador? 2) Quando evangelizando: Tenha um relacionamento ntimo com as crianas. Incentive as crianas a expressarem seus pensamentos, dvidas e decises em suas prprias palavras. Algumas perguntas que podem ser feitas: H quanto tempo est pensando sobre este assunto? O que entende sobre a salvao? Por que quer ser salvo? O que Jesus quer que voc faa agora? Como vai explicar aos seus amigos o que aconteceu hoje? Apresente o plano de salvao, usando a Bblia na Linguagem de Hoje, pois tem um vocabulrio mais acessvel s crianas. Esclarea conceitos, corrigindo idias erradas. Incentive a criana a falar com Jesus pessoalmente, usando suas prprias palavras. Continue a trabalhar com a criana depois de sua deciso por Cristo. No fale: Voc est salva agora!. Deixe a criana confirmar por conta prpria o que aconteceu com ela. 3) Depois que a criana receber a salvao: Converse com os pais. Verifique se a criana tem uma Bblia e se sabe us-la. Arrole a criana em uma classe de discipulado, de preferncia ao nvel de entendimento dela. Ore constantemente pela criana. Providencie um orientador espiritual para a criana.

Providencie material para ser usado em casa, com o objetivo de ajud-la no incio da vida crist

Mtodos para levar a Criana a Cristo


1-Jesus Morreu pra nos Salvar

Objetivo - Explicar que Jesus morreu para nos salvar e nos tornar seus amigos de novo. Texto Bblico - Mateus 26.47-68; 27.11-61

Caro professor use o do Livro sem Palavras

Ser mais fcil explicar o Plano da Salvao aos seus alunos. O ideal que voc confeccione um exemplar com os primrios, abaixo deixo algumas sugestes. Pgina Dourada: (amarelo= cu) Significado: Deus como o Criador. Versculo-chave: Joo 3.16 Verdade: Deus nos ama e criou o cu para morarmos com Ele. Para mudar de pgina, voc pode mencionar: S existe uma coisa que pode nos impedir de morar neste lugar.

Pgina Preta: ( pecado)

Significado: Pecado Versculo-chave: Romanos 3.23 Verdade: O pecado tudo que desagrada a Deus e nos afasta Dele. Para mudar de pgina, mencione que Deus providenciou uma soluo para o problema do pecado. Pgina Vermelha: (sangue de Jesus) Significado: Jesus morreu por ns Versculo-chave: Hebreus 9.22 Verdade: Cristo derramou o seu sangue para nos salvar. Para mudar de pgina, ressalte que o sangue de Jesus maravilhoso porque torna nossos pecados brancos como a neve e nos permite ser filhos de Deus. Pgina Branca: (pecador regenerado): Significado: Certeza da salvao, filiao divina Versculo-chave: Joo1.12 Verdade: Aqueles que so salvos por Jesus possuem o corao limpo de todo o pecado, por isso, tm certeza de que nada poder impedir-lhes de ir morar no cu. Para mudar de pgina, enfatize que o crente, depois de ser salvo, devemos cultivar o nosso relacionamento com Deus. Pgina Verde : ( crescimento espiritual) Significado: Crescimento espiritual Versculo-chave: Provrbios 4.18 Verdade: A f daqueles que so salvos por Jesus deve crescer todos os dias um pouco. Para isso, preciso orar, ler a Bblia, ir igreja e Escola Dominical. Alguns modelos que foi aplicado as Cores da Salvao:

Evangelizando utilizando as mos

Mais um mtodo muito eficaz para a evangelizao das crianas, logo que aprendi este mtodo pensei em us-lo sempre que possvel, muito eficiente s crianas pequenas, podendo ser usado tambm para os maiores, e o mais interessante que no precisamos de quase nada, s das mos. As crianas podem aprender essa maneira de evangelizar com prazer; e com isso, evangelizar os amiguinhos. Treine bastante e depois ensine s crianas. necessrio que voc tenha todos os textos, utilizados neste mtodo, decorados. Se voc no tem ainda o bom hbito de memorizar os texto bblicos, crie esse hbito rapidamente, existe alguns versculos e muitos deles j mencionei neste site. Versculos esses que todo cristo deve saber, texto e referncia. Confeccione uma mo de E.V.A (emborrachado) e escreva o seguinte nos dedos:

Polegar - Escreva no dedo polegar a seguinte


frase: Deus me ama! E na parte de trs do polegar escreva um versculo (ateno! Use somente um versculo por dedo, assim como no livro sem palavras, voc deve usar somente um versculo por cor) que comprove esta verdade. (Joo 3:16; Jr 31:3 e etc).

Indicador - Escreva no dedo indicador a seguinte


frase: Eu pequei! E na parte de trs do indicador escreva um versculo que comprove esta verdade. (Rm 3:23; Rm 6:23 e etc).

Mdio - Escreva no dedo mdio a seguinte frase: Jesus


morreu por mim! E na parte de trs do dedo escreva um versculo que comprove esta verdade. (I Co 15:3 e 4 e etc).

Anelar - Escreva no dedo anelar a seguinte frase: Eu o


aceito! E na parte de trs do polegar escreva um versculo que comprove esta verdade. (Joo 1:12; Ap 3:20 e etc).

Mnimo - Escreva no dedo mnimo a seguinte frase: Estou


salvo! E na parte de trs do dedo escreva um versculo que comprove esta verdade. (Hb 13:5b; Rm 6:23 e etc). Depois de pronta a sua mo s evangelizar s crianas, como vimos no livro sem palavras, a palavra a mesma. Pois, se trata do plano da salvao. Se voc preferir, poder pintar os dedos da mo com as cores do livro sem palavras. Se em determinado momento no tiver com sua mozinha, no haver problemas, voc dever usar as mos das crianas, pea a elas que olhem em suas mozinhas e comece a evangeliz-las. Penso que, assim a criana retm ainda melhor, pois todas as vezes que olharem para suas prprias mos iro lembrarem da palavra que ouviram.

Voc pode fazer gestos enquanto ensina com esse mtodo, por exemplo: Com o polegar pea para a criana fazer o sinal de jia, Deus me ama, que jia! Com o indicador a criana aponta para si e diz: Eu pequei! Com o dedo mdio (que a hora que voc vai falar sobre a morte de Jesus), pea para a criana fazer o n trs com os dedos e diga: Veja os seus trs dedinhos, est vendo esse maior (anelar), ele est no meio dos outros dois, Jesus quando ficou na cruz ficou no meio de dois ladres, ele ficou no ponto mais alto, como esse dedinho. Ensine criana a apontar para o dedo maior e dizer: Cristo morreu por mim! Mostrando criana o dedo anelar, voc pode fazer duas analogias: Continue fazendo o nmero trs coma sua mo, lembra que eu falei que Jesus ficou no meio de dois ladres? Pois , esse no o aceitou (Aponte para o dedo indicador da criana), o outro o aceitou (aponte para o dedo anelar) e Jesus falou que ele iria morar no Cu com ele, voc quer fazer como ele e o aceitar? Outra analogia: Voc sabia que quando a pessoa se casa ou fica noivo de algum ele coloca um anel nesse dedo (mostre o dedo anelar) e isso quer dizer que essa pessoa aceita se casar ou ficar noivo de algum, voc pode dizer com esse dedinho que aceita a pessoa mais importante que existe? Com o dedo mnimo, mostre a criana que mesmo sendo to pequena, assim como o dedo mnimo o menor de todos os dedos e faz parte da mo, ela est salva, e faz parte da famlia de Deus, ensine criana dizer: Estou salva!
Leia mais: http://www.pequeninospracristo.com/news/evangelizando%20utilizando%20as%20m%c3 %a3os/ Crie seu site grtis: http://www.webnode.com.br

You might also like