You are on page 1of 24

GUIA DE ESTIMULAO PARA BEBS COM SNDROME DE DOWN

CADERNOS MOVIMENTO DOWN

Observatrio de Favelas do Rio de Janeiro Movimento de Ao e Inovao Social - MAIS

GUIA DE ESTIMULAO PARA BEBS COM SNDROME DE DOWN


Cadernos Movimento Down

1 edio

Rio de Janeiro 2013

REALIZAO Movimento Down | Observatrio de Favelas do Rio de Janeiro Movimento de Ao e Inovao Social - MAIS COORDENAO EDITORIAL E REVISO Andrea Stelet Maria Antnia Goulart COLABORAO Ana Claudia Correa Ana Paula Abreu Bianca Soares Ramos Debora Feldman Pedrosa Mascarenhas Luciene Muniz Simone Evangelista CONSULTORES TCNICOS Maria Angela de Oliveira Champion Barreto Maria Terezinha Baldessar Golineleo Suzane de Mello Eidintas Teresinha F. Almeida Prado FOTOS Acervo Movimento Down Edmilson Lima | Programa Agncia - Escola Imagens do Povo Isaas Emilio da Silva Mrcia Farias | Programa Agncia - Escola Imagens do Povo ILUSTRAO Flavio F. Soares PROJETO GRFICO, DIAGRAMAO E CAPA Raquel Bento Torres

APRESENTAO
A coleo GUIA DE ESTIMULAO PARA CRIANAS COM SNDROME DE DOWN foi desenvolvida pelo Movimento Down em parceria com especialistas para que mes e pais possam ajudar no desenvolvimento de seus lhos com exerccios simples e atividades do dia a dia. Para que a criana possa atingir uma determinada fase do desenvolvimento, ela precisa ser estimulada. A estimulao procura oferecer condies para que ela possa desenvolver suas capacidades desde o nascimento. Isto se aplica a todas as crianas, com ou sem sndrome de Down. Cada criana tem seu prprio ritmo, que voc aos poucos vai perceber e aprender a respeitar. Use sua sensibilidade para escolher o melhor momento do dia para realizar os exerccios, ou seja, quando seu beb estiver calmo, sem sono, seco e alimentado. Uma boa estimulao realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinante para o desenvolvimento das pessoas com sndrome de Down em diversos aspectos, como desenvolvimento motor e comunicao. A realizao de atividades agradveis para voc e seu beb tambm ajuda a fortalecer a relao de vocs. Assim, voc estar dando carinho e ateno para seu lho, alm de observar suas diculdades e habilidades. A cada dia, voc perceber que ele tem um futuro promissor pela frente. Parabns pelo beb! Movimento Down

GUIA DE ESTIMULAO PARA BEBS COM SNDROME DE DOWN


As crianas com sndrome de Down possuem um grande potencial a ser desenvolvido. Elas precisam, contudo, de mais tempo e estmulo da famlia, de especialistas e de professores para adquirir e aprimorar suas habilidades. Aspectos fsicos e mdicos inuenciam no desenvolvimento da capacidade motora e de comunicao dessas crianas. De forma geral, as pessoas com sndrome de Down apresentam tendncia hipotonia, que leva a msculos mais macios e reduz a fora muscular, alm de terem uma exibilidade exagerada nas articulaes. Nascem, tambm, com fragilidades relacionadas com o corao, os ouvidos, o sistema digestivo e o sistema respiratrio. As atividades e exerccios propostos nestes fascculos daro suporte para que voc possa ajudar o beb na superao desses obstculos desde os primeiros meses de vida. Estratgias para exercitar as habilidades incluem brinquedos, tempo de dedicao, forma de evoluo dos movimentos, alternncia entre estmulos e atividades entre esquerda e direita.

ASPECTOS MDICOS CARACTERSTICOS


Cada criana desenvolve habilidades no seu prprio ritmo e apresenta seus pontos fortes e necessidades individuais. As crianas com sndrome de Down apresentam caractersticas particulares de constituio fsica, assim como aspectos mdicos e cognitivos, que envolvem raciocnio, capacidade de ateno e memria. Algumas caractersticas merecem ateno:

Hipotonia
Uma dessas caractersticas a hipotonia uma tenso menor do que o normal nos msculos, que se apresenta em diferentes graus e tende a diminuir com a idade. O tnus muscular baixo afeta todos os msculos do corpo. Isso atrasa o desenvolvimento da criana, que enfrenta desaos maiores para aprender a se mover, para erguer a cabea, apoiar-se nos braos, erguer as mos e os ps para o ar, sentar e em todo o desenvolvimento motor amplo e no.

Ligamento e frouxido das articulaes


As crianas com sndrome de Down tambm apresentam frouxido ligamentar, o que aumenta a amplitude do movimento nas articulaes. Isso muito evidente nas mos das crianas. O polegar, em particular, pode ter tanto movimento extra que muito difcil para elas segurar e manipular objetos pequenos. Tambm maior o risco de subluxao ou luxao das articulaes, por isso deve-se ter cuidado para no puxar excessivamente os membros dessas crianas.

Membros mais curtos


Os braos e as pernas das crianas com sndrome de Down parecem mais curtos em relao ao tronco. Isso perceptvel quando ela est aprendendo a se sentar, a se apoiar nas mos e a colocar-se na posio de joelhos. Mais tarde percebese tambm o menor comprimento do brao e da perna, ao comprar um triciclo, bicicleta ou roupas. As crianas precisam se esticar mais para realizar tarefas como colocar e amarrar sapatos.

Mos pequenas
As mos das crianas com sndrome de Down tambm podem ter algumas caractersticas fsicas particulares. Em geral, as mos so menores do que a mdia, e os dedos, mais curtos, o que pode tornar mais difcil pegar ou segurar objetos maiores. Tambm pode ser mais difcil o uso de teclado de computador ou tocar guitarra ou piano, atividades que requerem abertura maior dos dedos.

Problemas no corao
Aproximadamente 50% dos bebs com sndrome de Down nascem com cardiopatias e isto impede o incio de vrias atividades nos primeiros meses. Caso seu lho ainda no possa iniciar o programa de estimulao, que tranquilo para dar a ele todo o conforto e ajuda-lo a superar o quanto antes seus problemas de sade. Caso seu lho j tenha sido liberado para iniciar as atividades de estimulao, mos obra!

DICAS PARA AJUDAR SEU BEB A SE DESENVOLVER MELHOR


1. Faa os exerccios diariamente: crianas com sndrome de Down precisam aprender as habilidades necessrias para as futuras atividades da prtica diria. 2. Tenha expectativas realistas: escolha atividades que motivem realmente seu beb. Voc vai perceber se o exerccio desaador demais para ele, por sua resposta. Se ele no consegue, mesmo com sua ajuda, no insista, para no gerar frustrao mtua. 3. Construa sobre o sucesso: desenvolva a partir de atividades nas quais ele j teve sucesso e v adicionando um pouco mais de diculdade a cada uma delas. O xito melhora o aprendizado. 4. Divida a atividade em passo a passo: a aprendizagem dividida em estgios. Recompense o beb por cada pequeno passo que ele seja capaz de dar. 5. Faa coisas divertidas: sua voz e linguagem corporal podem motivar o beb, use a criatividade e lembre-se de trocar de lugar com ele na brincadeira ou atividade, para reforar a interao e o interesse. 6. Cuide do ambiente: aprender novas habilidades requer ateno e foco, em ambiente livre de interrupes, rudos e em condies favorveis. preciso saber a melhor hora do dia, se o beb est alimentado, hidratado e sequinho. 7. Experimente! Se algo no funcionar, voc sempre poder tentar algo mais! Todos ns precisamos de tempo e prtica para aprender coisas novas. Deixe o seu beb saber disso.

Conte com ajuda prossional


Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudilogos so prossionais que contribuem quando um desao fsico ou mental interfere na capacidade de se comunicar e realizar as tarefas do dia-a-dia. No caso das crianas, isso inclui tomar banho, se vestir, comer, brincar e atividades escolares. Esses prossionais podem fornecer informaes importantes sobre o desenvolvimento neurolgico e sensorial-motor, alm de avaliar o ambiente fsico em relao s habilidades da criana. Crianas com sndrome de Down podem receber servios de especialistas por meio de programas de desenvolvimento infantil em clnicas, hospitais, creches e escolas. Procure a ajuda deles.

3-6 MESES

meses

3-6

Seu beb agora est mais alerta, percebe o que acontece sua volta e quer se mover para participar. Ele est acordado mais tempo e motivado a interagir com pessoas e brinquedos e consegue iniciar as interaes. Ganhou fora nos membros e capaz de usar o corpo de forma mais ativa. Ele est aprendendo como se mover e repete os movimentos. As habilidades motoras a serem focadas nesse segundo estgio de desenvolvimento so: Tentar alcanar e brincar de tocar os ps deitado de costas. Se apoiar nos ombros e mos e tentar alcanar algo deitado de bruos. Sentar com apoio. Puxar para sentar. Rolar.

Lembretes
Seu beb ser capaz de usar todas as posies se voc der a ele o suporte que ele precisa. Descubra que posies ele prefere e quais so difceis para ele. Troque de brinquedos com frequncia para manter seu interesse e ateno. Ele estar alerta e ativo por 30 a 40 minutos. O travesseiro enrolado ou o rolinho usado embaixo do peito do beb ir inicialmente ajud-lo a aprender o que deve ser feito, mas deve ser descontinuado assim que ele for capaz de se apoiar por um breve perodo. Do contrrio, ele pode passar a depender do rolinho, em vez de desenvolver seus braos.

Deitar de barriga para baixo para levantar a cabea

meses
POSIO:
Deite o beb com a barriga para baixo. Coloque um rolo ou um travesseiro dobrado abaixo do peito dele. Ponha os braos do beb para frente, na direo da cabea. As pernas do beb precisam car esticadas e juntas, no deixe que quem abertas. Sente-se atrs do beb.

3-6

ATIVIDADES:
1. Coloque um brinquedo na direo dos olhos do beb, mas no levante demais o brinquedo. Voc tambm pode pedir que algum brinque frente do beb, para chamar a ateno. 2. Apoie sua mo com cuidado na parte de baixo das costas do beb, para que no levante o bumbum ao tentar levantar a cabea. 3. Deixe que que com a cabea levantada, olhando a brincadeira, o quanto ele conseguir.

EVOLUO 01:
POSIO:

Alcanar o brinquedo frente

Mantenha o beb na mesma posio, com a barriga para baixo, sobre um rolinho. Apoie o brinquedo na sua frente, desta vez em cima de um travesseiro. Encoste uma das mos do beb frente no cho e d suporte na lateral do corpo e nesse brao do beb que car apoiado no cho.

ATIVIDADES:
1. Com sua outra mo, ajude a levar o outro brao do beb at o brinquedo. 2. Continue, at o dia em que o beb consiga sozinho alcanar o brinquedo sua frente.

EVOLUO 02:
POSIO:

Alcanar o brinquedo ao lado

Comece na mesma posio, de barriga para baixo, mas sem o rolo. Coloque o brinquedo ao lado do beb.

ATIVIDADES:
1. Apoie as costas do beb com uma de suas mos e vire o corpo dele, para que possa olhar o brinquedo ao lado. 2. Com a outra mo, ajude o beb a levar o brao at o brinquedo. 3. Troque de lado e comece de novo. 4. Continue ajudando-o, at o dia em que ele consiga sozinho alcanar o brinquedo ao lado.

EVOLUO 03:
POSIO:

meses

3-6

Levantar o tronco para ver o brinquedo frente

Quando o beb j tiver uma boa sustentao da cabea, mantenha a mesma posio de bruos, mas sem o rolo. Importante que as pernas do beb sejam mantidas unidas, segure com as mos ou use a cala costurada.

ATIVIDADE:
1. Coloque o brinquedo frente e incentive o beb a peg-lo.

Deitar de barriga para baixo, sobre as pernas de um adulto

meses
POSIO:
Sente-se no cho ou na cama, com as costas apoiadas e as pernas esticadas para frente. Coloque o beb de barriga para baixo, deitado no seu colo. Estenda os braos do beb para frente e as pernas para trs, deixando o corpo todo alinhado de forma reta. As mos da criana devem car livres, para poder encostar nos brinquedos.

3-6

ATIVIDADES:
1. Balance as pernas do beb para frente e para trs, para estimul-lo a levantar a cabea. 2. Segure no nal das costas dele, para que no caia do seu colo. 3. Leve um brinquedo frente, ao alcance das mos da criana, para que tente segurar. 4. Para chamar ateno do beb e fazer com que ele olhe para frente, voc pode colocar um livro colorido no cho, falar sobre os desenhos e ler as histrias.

Deitar de barriga para baixo apoiado no adulto

meses
POSIO:
Sente-se com as pernas abertas Coloque o beb de barriga para baixo sobre uma das pernas Estenda os braos do beb para frente e deixe as pernas para trs, que podem car dobradas com os joelhos encostando no cho.

3-6

ATIVIDADES:
1. Coloque o brinquedo na frente, sobre um apoio, de modo que que na altura dos olhos do beb. Este apoio pode ser uma mesinha ou um colcho, por exemplo. 2. Segure o beb pelas costas, e estimule que o beb levante a cabea e o peito para ver o brinquedo frente. 3. Pode ainda mexer as mos do beb dentro de uma caixa cheia de brinquedos. 4. Outra possibilidade usar um carrinho de brinquedo para empurrar e puxar.

Deitar de barriga para baixo e se sustentar com as mos

meses
POSIO:
Coloque o beb de barriga para baixo sobre um rolo ou travesseiro dobrado. Estenda os seus braos para frente e as pernas para trs, deixando o corpo todo alinhado de forma reta. As mos do beb devem encostar no cho, assim ele ter apoio para empurrar o corpo para cima. Se o beb for pequeno, coloque um apoio em baixo de suas mos, como uma almofada rme, um catlogo telefnico ou um livro grande.

3-6

ATIVIDADES:
1. Coloque as palmas do beb contra o cho ou o apoio, e suavemente ajude o beb a esticar os braos. 2. Solte seus braos e veja se ele consegue manter seus cotovelos retos por alguns segundos. 3. Quando o beb conseguir manter os cotovelos longe do cho, mesmo que estejam levemente dobrados, ele est comeando a aprender a empurrar para cima. 4. Enquanto ele no conseguir sustentar sozinho, use as pontas de seus dedos para apoiar os cotovelos do beb, at que ele tenha fora para colocar os cotovelos retos de novo. ATENO: Incentive-o a se apoiar sobre as mos o quanto conseguir, tendo como objetivo car 10 segundos com os cotovelos esticados.

Rolar e voltar posio, comeando de costas e terminando de bruos

meses
POSIO:
Coloque o beb com as costas no cho ou na cama. Role o beb at que ele que de lado. Coloque o brao por baixo dele com o cotovelo acima do ombro e segure-o nessa posio. Segure tambm o bumbum e as pernas do beb no meio do caminho entre deitado de lado e de bruos.

3-6

ATIVIDADES:
1. Espere o beb rolar o corpo at car de bruos. 2. Repita para o outro lado.

EVOLUO 01:
Rolar e voltar posio, comeando de bruos e terminando de costas
POSIO:
Coloque o beb deitado de bruos, apoiado em seus cotovelos, com estes na altura de seus ombros. Coloque um brinquedo ao lado e acima do ombro do beb. Incentive-o a virar a cabea e olhar para o brinquedo. Quando ele zer isso, ele vai rolar. Repita do outro lado. ATENO: Cuidado para que o beb no caia da cama!

ORIENTAES: Por ser macia, melhor usar primeiro a cama para rolar, depois, o cho. O segredo escolher um brinquedo que ele realmente queira e coloc-lo na posio certa. O brinquedo deve car na lateral, levantado um pouco mais alto, na altura da cabea ou do ombro, para que ele o veja e role em sua direo.

www.movimentodown.org.br www.facebook.com.br/movimentodown

REALIZAO

PARCERIA INSTITUCIONAL

PATROCNIO INSTITUCIONAL

PATROCNIO

You might also like