You are on page 1of 3

A responsabilidade civil em caso do rompimento dos esponsais. Dbora de Souza Ferreira Leiroz Resumo Sumrio: Introduo 1 Introduo.

. 2- Os esponsais no Brasil. 3 A responsabilidade civil em caso de rompimento do noivado A etimologia da palavra esponsal deriva do latim spnsales ou sponsalium e significa o compromisso que antecede ao casamento, tambm conhecido como noivado. No Direito Romano, os esponsais eram promessas verbais de casamento realizadas entre as famlias e o seu rompimento no gerava qualquer efeito jurdico. Foi somente no perodo colonial, com as ordenaes portuguesas que os esponsais passaram a ser objeto de contrato, e seu rompimento importava em perdas e danos. No Brasil, a Lei portuguesa de 06 de outubro de 1784 disps acerca dos esponsais e de seus efeitos jurdicos, dispondo ainda, que o compromisso deveria ser selado mediante a celebrao de escritura pblica. A Lei ainda asseverava que em caso de rompimento injusto dos esponsais, cabia a incidncia de multa a ttulo de reparao de danos. 2- Os esponsais no Brasil O Cdigo Civil de 2002 ao ser compilado no disps sobre os esponsais e seus efeitos jurdicos. A lei infraconstitucional trata do tema apenas no art. 1.173 ao estabelecer que A doao feita em contemplao de casamento futuro com certa e determinada pessoa, quer pelos nubentes entre si, quer por terceiro a um deles, a ambos, ou aos filhos que, de futuro, houverem um do outro, no pode ser impugnada por falta de aceitao, e s ficar sem efeito se o casamento no se realizar". Em se tratando da parte conceitual, o jurista LAFAYETE RODRIGUES assevera que Esponsais um ato preliminar que tem por fim assegurar a realizao do casamento, dificultando, pelas solenidades que o cercam, o no cumprimento da promessa de casamento. Corroborando ainda este entendimento, a jurista MARIA HELENA DINIZ assevera que esponsal " o compromisso de casamento entre duas pessoas desimpedidas, de sexo diferente, com o escopo de possibilitar que se conheam melhor, que aquilatem, mutuamente, suas afinidades e seus gostos. um ato preparatrio do matrimnio".

A partir desse contexto surge a presente indagao: o rompimento dos esponsais gera indenizao por danos morais? sobre este tema que trataremos a seguir. 3 A responsabilidade civil em caso de rompimento do noivado No existe em nosso ordenamento jurdico qualquer legislao que disponha sobre o dever celebrao do casamento, e, assim sendo, o entendimento majoritrio da Jurisprudncia que o rompimento dos esponsais no caracteriza ato ilcito que enseje o dever de indenizar. cedio que uma pessoa no pode obrigar outrem a contrair o matrimnio, mesmo que o rompimento do compromisso gere sofrimento, dor e frustrao. Todavia, possvel que em casos excepcionais, o rompimento injustificado do noivado acarrete danos morais parte abandonada. Coadunando com tal entendimento, segue o posicionamento do Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, que condenou o noivo pelo no comparecimento imotivado ao prprio casamento: Ementa: APELAO CVEL. AO INDENIZATRIA POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. ROMPIMENTO DE NOIVADO. NO COMPARECIMENTO DO NOIVO AO MATRIMNIO. DANO MORAL CONFIGURADO. AUSNCIA DE COMUNICAO PRVIA O QUE EVITARIA MAIORES CONSTRANGIMENTOS. DANOS MATERIAIS, COMPROVADOS. AUSNCIA DE IMPUGNAO ESPECFICA. SENTENA MANTIDA . NEGADO PROVIMENTO AO RECURSO. (Apelao Cvel n 0000813-45.2010.8.19.0075, 6 Cmara Cvel, Relator: Des. CLAUDIA PIRES DOS SANTOS FERREIRA, Julgamento em 19/10/2011) J no tocante aos danos materiais, a Jurisprudncia tem pacificado o entendimento de que uma vez provado o prejuzo patrimonial, cabvel sua reparao como forma de ressarcimento s despesas efetuadas com os preparativos do casamento, conforme, a saber: Ementa:RESPONSABILIDADE CIVIL. ROMPIMENTO DE NOIVADO. DANOS MATERIAIS CARACTERIZADOS E BEM DIMENSIONADOS NA SENTENA. DANO MORAL TODAVIA NO CONFIGURADO. SENTENA MANTIDA POR SEUS PRPRIOS FUNDAMENTOS. RECURSOS IMPROVIDOS. (TJRJ, Apelao Cvel n. 0059051-61.2005.8.19.0001, 10 Cmara Cvel, Relator: Ds. Jos Carlos Varanda, Julgamento em 18/04/2006) Ementa: APELAO CVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. DANO MATERIAIS. NOIVADO. RUPTURA. DEVER DE INDENIZAR RECONHECIDO. SENTENA MANTIDA. Em princpio, a s ruptura do noivado por qualquer dos noivos ou o no cumprimento da promessa de casamento no enseja reparao, porquanto cabe a cada um dos nubentes, livremente, escolher o que deseja para a sua vida, no havendo lei alguma que obrigue ningum a permanecer com ningum. Restando provado nos autos que houve m-f por parte de um dos nubentes, induzindo a erro o outro, certa a incidncia do instituto da responsabilidade civil, com a conseqente imposio do dever

de indenizar. (TJMG, Apelao Cvel n. 1.0079.06.302704-3/001, 13 Cmara Cvel, Des. Alberto Henrique, Data do Julgamento em 19/9/2012 Ementa: DANO MATERIAL. Indenizao.Rompimento de noivado. Reconhecimento do esforo da autora na formao do patrimnio comum. Acordo verbal. Ausncia de contrato.Falta de provas. Dano material caracterizado. Sentena mantida. RECURSO NO PROVIDO. (TJSP, APELAO CVEL 5136694200, Des. Elcio Trujillo, Data do Julgamento em 08/08/2007)

You might also like