You are on page 1of 2

O que deteco precoce ou screening de um tipo de cncer?

Deteco precoce ou screening para um tipo de cncer o processo de procurar um determinado tipo de cncer na sua fase inicial, antes mesmo que ele cause algum tipo de sintoma. Em alguns tipos de cncer, o mdico pode avaliar qual grupo de pessoas corre mais risco de desenvolver um tipo especfico de cncer por causa de sua histria familiar, por causa das doenas que j teve ou por causa dos hbitos que tem, como fumar, consumir bebidas de lcool ou comer dieta rica em gorduras. A isso se chama fatores de risco e as pessoas que tm esses fatores pertencem a um grupo de risco. Para essas pessoas, o mdico pode indicar um determinado teste ou exame para deteco precoce daquele cncer e com que freqncia esse teste ou exame deve ser feito. Para a maioria dos cnceres, quanto mais cedo (quanto mais precoce) se diagnostica o cncer, mais chance essa doena tem de ser combatida.

Qual o teste que diagnostica precocemente o cncer de mama?


A mama uma glndula composta de conjuntos celulares (lobos e lbulos) e ductos, todos compostos de tipos especficos de clulas. Essas clulas podem sofrer uma transformao maligna e vir a ser um cncer. Esse, junto com o cncer de colo uterino, o tipo de cncer mais comum nas mulheres (fora o cncer de pele no-melanoma). Os homens tambm podem ter cncer de mama porm muito menos freqentemente. O exame de palpao realizado pelo mdico e a mamografia so os exames realizados para uma deteco precoce desse tipo de cncer.

Como o mdico faz esse exame?


O exame mais fcil de se realizar para se detectar uma alterao da mama o exame de palpao. Neste exame o mdico palpa toda a mama, a regio da axila e a parte superior do tronco em busca de algum ndulo ou alterao da pele, como retrao ou endurecimento, e de alguma alterao no mamilo. A mamografia um Raio X das mamas e das pores das axilas mais prximas das mamas. Nesse exame, o radiologista procura imagens sugestivas de alteraes do tecido mamrio e dos gnglios da axila. A ecografia das mamas pode auxiliar o radiologista a definir que tipo de alteraes so essas. Esses exames, quando realizados anualmente ou mais freqentemente, dependendo da histria individual da paciente (presena de fatores de risco ou histria de tumores e bipsias prvias), pode diminuir a mortalidade por esse tipo de tumor, quando realizados entre os 50 e os 69 anos. Porm, este tipo de tumor tem caractersticas diferentes para populaes diferentes. Isto altera o quanto a mamografia eficaz em diminuir a mortalidade por este tipo de tumor. Realizar esses exames entre os 40 e os 49 anos pode diminuir a mortalidade por este tipo de tumor, mas o efeito dessa diminuio s se dar quando essas mulheres tiverem mais de 50 anos.

Quais os fatores de risco mais comuns associados ao cncer de mama?

Idade:
O risco de ter cncer de mama aumenta com a idade, como a maioria dos cnceres, por serem uma doena crnico-degenerativa e, portanto, necessitarem de um longo tempo para se desenvolver.

Histria Ginecolgica:
Menstruar muito cedo, no ter tido filho ou ter tido o primeiro filho muito tarde so fatores de risco para esse tipo de cncer. A idade que define esse "cedo ou tarde" varia um pouco em cada populao.

Histria Prvia de Cncer de Mama:


Ter tido um cncer de mama no passado aumenta a chance de ter um novo cncer de mama.

Histria Familiar:
Ter tido me, uma irm ou filha com cncer de mama aumenta o risco para ter esse cncer.

Radioterapia:
Ter realizado radioterapia no trax, principalmente antes dos 30 anos, aumenta o risco para cncer de mama, independente do motivo porque a pessoa fez esse tipo de tratamento.

Outras Doenas da Mama:


Algumas mulheres fazem bipsias de ndulos de suas mamas e os diagnsticos podem ser os mais variados. Ter feito uma bipsia e o exame patolgico ter evidenciado um tipo de doena proliferativa benigna (principalmente hiperplasia atpica) aumenta as chances de que aquela mulher venha a desenvolver um cncer de mama. Porm, sentir uma nodulao na mama no significa que a pessoa tem uma doena benigna de mama.

Alguns hbitos de vida podem aumentar o seu risco de ter este tipo de cncer. Terapia de reposio hormonal (hormnios para a menopausa) e uso excessivo de bebida alcolica so alguns destes fatores.

Perguntas que voc pode fazer ao seu mdico


J fiz vrias mamografias, que do sempre resultado normal. Por quanto tempo eu ainda terei que fazer esse exame? O radiologista disse que minhas mamas so "densas", na mamografia. Isso quer dizer algo perigoso? Tem algum risco? Fazer muita mamografia no pode acabar dando cncer de mama, por causa da radiao? Li que a mamografia no tem mais o mesmo valor para prevenir cncer de mama. Ser que eu ainda preciso fazer este exame?

Autores: Equipe ABC da Sade

You might also like