You are on page 1of 23

Projeto rumo ao ita

Este valor de carga, denominada carga elementar, uma constante universal, e simbolizado por:

Fsica Carga e Matria / Lei de Coulomb


Carga eltrica
A partir do incio deste sculo, vrias experincias nos possibilitaram conhecer melhor a estrutura atmica da matria. A representao clssica de um tomo, de acordo com o modelo de Rutherford-Bohr, apresentada abaixo:
eletrosfera

e = 1,602 1019 Coulomb A concluso que podemos tirar, j que a matria formada por partculas elementares, que a carga quantizada, e que a carga eltrica de todo corpo ou sistema pode ser escrita como: Q = ne Q = carga eltrica do corpo , onde: n = 0, 1, 2, ... (nmero inteiro) e = carga elementar

Como cada eltron contribui com e para a carga total do corpo ou sistema e cada prton contribui com +e para a carga total, podemos concluir que a expresso acima pode ser reescrita como: np = nmero de prtons ne = nmero de eltrons

Q = (np ne)e
ncleo

, onde:

Modelo atmico clssico.

Neste modelo, os eltrons orbitam em torno do ncleo, numa regio denominada eletrosfera. Os eltrons foram descobertos em 1897 por J. J. Thomson. Mais tarde foram descobertas as duas principais partculas existentes no ncleo: os prtons, correspondentes a um ncleo de hidrognio e os nutrons, cuja existncia ficou comprovada com as experincias de J. Chadwick, em 1932. Conhecendo a estrutura atmica, podemos definir a carga eltrica pelas propriedades destas partculas. A carga eltrica pode ser conceituada como a propriedade de prtons e eltrons de interagirem eletricamente. Os nutrons so desprovidos desta propriedade e portanto no tm carga eltrica. De acordo com a conveno anteriormente estabelecida por B. Franklin, os eltrons tm carga negativa e os prtons tm carga positiva.

Decorre, portanto, que se o nmero de prtons do corpo for maior que o nmero de eltrons, Q > 0 e o corpo est carregado (ou eletrizado) positivamente; se o nmero de prtons Q < 0 e o corpo est carregado (ou eletrizado) negativamente e se os nmeros de prtons e eltrons forem iguais, Q = 0, o corpo dito eletricamente neutro. Observao: A priori, um corpo eletricamente neutro poderia ficar eletrizado ganhando ou perdendo prtons ou eltrons. O que acontece, porm, que os prtons so partculas bem mais pesadas (sua massa cerca de 1836 vezes maior que a dos eltrons) e que esto fortemente ligadas ao ncleo, atravs de foras muito intensas e de curto alcance que ocorrem entre prton e prton, prton e nutron, ou nutron e nutron.

Unidades de carga eltrica


No sistema MKS (SI) a unidade de carga o Coulomb (C), correspondente carga eltrica que atravessa, em um segundo, a seo transversal de um condutor percorrido por uma corrente contnua de um ampre. Esta quantidade de carga bastante grande, sendo mais utilizados os submltiplos do Coulomb. SUBMLTIPLO miliCoulomb microCoulomb nanoCoulomb picoCoulomb
Submltiplos do Coulomb.

Conservao da carga
A carga eltrica uma grandeza conservada do Universo ou em qualquer sistema eletricamente isolado, ou seja, que no troca carga eltrica com sua vizinhana. Isto significa que a soma das cargas de um sistema isolado no se altera. Tomemos, por exemplo, o sistema abaixo, constitudo de N corpos.
QN 1

SMBOLO mC mC nC pC

VALOR 10 C 106C 109C 1012C


3

Q1

Q3

Q2

Q4 QN

Quantizao da carga eltrica


Todas as medidas experimentais tm mostrado que as cargas eltricas dos prtons e eltrons so iguais em valor absoluto. |qp| = |qe| = 1,602 1019C = 4,80 1010 sC

A carga total do sistema dada por:


1 Q1 3 Q3

Q=
2 Q2 4

I =1 Q 4

Qi

QN 1

Onde Qi a carga do i-simo corpo.

QN

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


Q1 1 3 Q3

QN 1

Se por alguma razo os corpos interagem entre si, trocando Q4 4 cargas eltricas, o 2 sistema adquire uma configurao diferente da N Q2 QN inicial.

A montagem abaixo permite mostrar que a conduo mais eficiente na soluo (2).

Q1

Q3

QN 1

Soluo (1)

Soluo (2)

Q2

Q4 N

QN

Exemplo 2: Sejam duas solues igualmente concentradas, uma de HCl (cido clordrico) e outra de CH3COOH (cido actico) em gua destilada. O primeiro um cido forte com alto grau de ionizao, enquanto o segundo um cido fraco, que produz poucos ons. Como no exemplo anterior:

O princpio de conservao da carga prev que a soma das cargas na configurao final, desde que o sistema isolado, igual inicial.

i=1

Qi = Q1 = Q
i =1

Soluo (1) HC Soluo (2) - CH3COOH

onde Q i a carga final do i-simo corpo.

Princpio de atrao e repulso


A interao entre cargas eltricas em repouso se d na forma de foras atrativas ou repulsivas. O princpio de atrao e repulso reza que partculas carregadas com cargas de sinais iguais se repelem, enquanto que as carregadas com cargas de sinais opostos se atraem. Ou esquematicamente:

Nos metais, verifica-se que so as cargas negativas que se movem. Isto pode ser verificado a partir da configurao eletrnica destes elementos. Quase todos eles tm um ou dois eltrons na ltima camada que so ligados fracamente ao tomo. Considere, por exemplo o tomo de sdio:

Repulso

Repulso

Atrao

Esquema de um tomo de sdio: dois eltrons na camada K, 8 eltrons na camada L e apenas um eltron na camada M.

As caractersticas destas foras sero estudadas em detalhes na seo referente Lei de Coulomb.

Condutores e isolantes eltricos


Condutores
So meios em que as cargas eltricas se deslocam com facilidade, permitindo facilmente a passagem de corrente eltrica. Isto se deve presena de portadores de carga com liberdade de movimento. Dentre vrios exemplos, destacamos os metais, a grafite, os gases ionizados, as solues inicas eletrolticas (como as solues aquosas de cidos, bases e sais), o plasma, o corpo humano e a Terra. Nos gases ionizados e nas solues eletrolticas os portadores de carga so ons, e a eficincia na conduo de corrente eltrica depende do nmero de portadores. Tomemos os dois exemplos abaixo. Exemplo 1: Sejam duas solues de NaCl em gua destilada, sendo que a soluo (1) tem concentrao mais baixa que a soluo (2).

Quando vrios tomos de sdio se unem para formar um cristal, os eltrons da ltima camada se desligam dos seus tomos de origem e ficam livres para percorrerem toda a extenso do metal. Abaixo, mostramos o esquema de um cristal de sdio.
- - ons Na+ - - eltrons

- - --

Esquema de um cristal de sdio, com ons de Na+ envolvidos por uma nuvem de eltrons livres.

Observao: A Terra um condutor especial, que devido s suas dimenses tende a descarregar todos os corpos condutores que a ela forem ligados.

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


EO = campo eltrico inicial E = campo eltrico final Ep = campo eltrico devido polarizao de cargas no dieltrico.

Semicondutores
So materiais cuja estrutura eletrnica bastante similar a dos dieltricos, mas que possuem uma capacidade bem maior do que estes de conduzirem corrente eltrica. Isto, evidentemente, s se d, graas existncia de portadores de cargas livres. Estes portadores podem ser de dois tipos: Eltrons livres: neste caso, o semicondutor dito de tipo n (de negativo). Buracos: um buraco uma ausncia de eltrons, que pode passar por um semicondutor. Neste caso, ele dito de tipo-p (de positivo). So exemplos de semicondutores o silcio, o germnio, o aresenieto de glio (GaAs) etc.

Se um condutor eletrizado negativamente ligado Terra, os seus eltrons excedentes escoam para a Terra, descarregando-o.

O smbolo:

representa a ligao Terra.


+ ++ + + + + + + + + + + + + + ++ + + ++ + +++

+ + ++ ++ ++ + + + + + + + + + + ++ +

Observao: O nmero de portadores (eltrons livres ou buracos) num semicondutor sempre muito menor do que em um condutor. Hoje, o uso dos materiais semicondutores muito vasto, nos ramos de eletrnica, microeletrnica, computao etc. Diodos, retificadores, transistores, microchips so apenas alguns dos dispositivos em que encontramos semicondutores.

Se um condutor eletrizado positivamente ligado Terra, eltrons livres escoam da Terra, descarregando-o.

Isolantes ou dieltricos
So meios em que, em condies usuais, no h passagem de corrente eltrica. Evidentemente, isto se deve ausncia de liberdade de movimento dos portadores de carga. So exemplos de isolantes o vidro, a ebonite, os plsticos usuais, a gua destilada, os leos minerais. Do ponto de vista de sua estrutura eletrnica, os slidos dieltricos possuem uma rede cristalina na qual h eltrons livres. Apenas em condies especiais, sujeitos ao de intensos campos eltricos, por exemplo, um dieltrico pode conduzir corrente eltrica. Observao: Os dieltricos, quando sujeitos ao de campos eltricos sofrem o fenmeno de polarizao: dipolos eltricos so induzidos ou dipolos j existentes se alinham de acordo com o campo eltrico. O efeito final que o campo reduzido pelo efeito de polarizao. A figura a seguir representa a situao inicial, no momento em que se instala o campo eltrico E e a condio final de equilbrio.
EO

Supercondutores
Alguns materiais, principalmente a baixas temperaturas, tornam-se supercondutores: conduzem corrente eltrica sem oferecerem nenhuma resistncia. Os primeiros materiais supercondutores foram metais: o Mercrio, abaixo de 4,2k, o Chumbo, abaixo de 7,2k, o Estanho, abaixo de 3,7k etc. Dentre os muitos materiais que apresentam propriedades supercondutoras, os tcnicos tm-se concentrado na produo de certas ligas e cermicas mais altas permitindo o seu resfriamento a custos menos elevados. Outro problema que tem surgido a instabilidade desses materiais, mas ao que tudo indica, devemos apostar no xito destas pesquisas, que podem vir a revolucionar os equipamentos de conduo, os meios de transporte etc.

Ep E EO + + + + + dieltrico + + + + + + + +

Processos de eletrizao
Denomina-se eletrizao o processo atravs do qual um corpo, inicialmente neutro (descarregado) torna-se eletrizado (carregado), ganhando ou perdendo eltrons.

dipolo eltrico + + + +

+ + + + + + + + dieltrico

Eletrizao por atrito


Foi o primeiro processo de eletrizao conhecido, e se baseia no fato de que ao atritarmos corpos de materiais diferentes eles podem trocar eltrons entre si. Pela Lei de Conservao da Carga, os valores das cargas eltricas adquiridas pelos dois corpos so iguais em mdulo e opostos em sinal.

E = EO + Ep |E| = |E0 | |Ep |

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


Exemplo: se atritarmos um pedao de seda com um basto de vidro, a seda adquire carga negativa, e o vidro, carga positiva. No caso de dois condutores h uma srie de fatores que influenciam na distribuio final de cargas, como as dimenses e os formatos dos condutores, os efeitos das pontas etc. Algumas destas influncias sero estudadas ao definirmos o Potencial Eltrico. No caso bastante particular de condutores esfricos idnticos, a redistribuio de cargas se faz meio a meio.

+ + + +

- - a b c

+ + + + + +
Q1 = Q

+ + + +
Q2 = Q a

Um basto de vidro e um pedao de seda, inicialmente neutros (a) so atritados, havendo passagem de eltrons do vidro para a seda (b), que ficam, ao final do processo, com cargas positiva e negativa, respectivamente (c).

Experincias sucessivas envolvendo diferentes materiais possibilitaram a criao de uma relao ordenada de materiais, denominada srie triboeltrica. Um material da srie, atritado com outro que o segue, fica eletrizado positivamente, e atritado com outro que o precede fica eletrizado negativamente. Srie triboeltrica Pele de coelho Vidro polido Mica Marfim L Pele de gato Penas Seda Algodo mbar Ebonite Celuloide
Srie triboeltrica.

+ +

+ + + + +

+
+

+
b

+
Q Q1 = 2

+ +
Q2 = Q 2

Eletrizao por contato de duas esferas condutoras idnticas. Inicialmente uma est carregada e a outra est neutra (a). Aps o contato (b) a carga se distribui pela metade entre as duas esferas (c).

Eletrizao por induo


Ao aproximar-se um corpo eletrizado de um condutor inicialmente neutro, sem que haja contato, h uma migrao de eltrons livres, separando as cargas e criando duas regies com sinais opostos no condutor. Exemplos:
+ +++ +++++ + + + + + + +A ++++ + + ++ +14a ++

Eletrizao por contato


o processo que ocorre quando um corpo neutro colocado em contato com um corpo eletrizado, havendo uma redistribuio de carga eltrica entre eles. Se um ou ambos os corpos so isolantes, a troca de cargas se d apenas em uma pequena regio em torno do contato. Se ambos os corpos forem condutores, a troca de cargas afeta a totalidade dos mesmos. Observe que as cargas finais dos corpos a mesma do corpo carregado inicialmente. Exemplos:
+++ + + + + _ _ _ _ _ _ _ ++ + + __ _ _ +

Aproximando-se um corpo positivo de um condutor neutro, provoca-se uma separao de cargas no condutor.
A + + B + ++ a

+ + + _ _ _

+ ++ + + _ _ _ __ _ _ _

a b

Induo Eletrosttica num condutor devido aproximao de um corpo carregado positivamente (a) e negativamente (b).

Eletrizao por contato entre dois condutores, sendo um inicialmente carregado com carga positiva a e negativa b.

Aproximando-se um corpo negativo de um condutor neutro, provoca-se uma separao de cargas no condutor.

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


Em ambos os casos, ao ligarmos o corpo B Terra, por qualquer ponto, esta neutraliza em B as cargas com mesmo sinal de A, conforme a figura abaixo.
+ + ++ + ++ + A + + + + ++ A + ++ B + ++ + ++ + B ++ + + ++ + ++ B + A + + + + ++ ++ + A + B ++ a

A constante eletrosttica est relacionada de forma simples com outra grandeza fsica, a permissividade eltrica absoluta ou simplesmente permissividade eltrica do meio em questo. k= 1 4

Para o vcuo, a permissividade eltrica :


e0 = 8,85 1012N1m2C2

Ao ligarmos o corpo neutro Terra, as cargas de mesmo sinal que o corpo eletrizado se neutralizam.

no SI

Nesta etapa do processo, se afastssemos o corpo eletrizado A, a Terra descarregaria o corpo B. Portanto, para mantermos o corpo B carregado preciso desfazer a ligao com a Terra e s ento afastar o corpo A. Ao final do processo, o corpo B fica carregado com carga oposta do corpo A.

Os outros meios so caracterizados por uma grandeza adimensional, denominada permissividade relativa ou constante dieltrica, definida como: K= 0

Lei de Coulomb
Experincias de alta preciso mostram que a forma eletrosttica entre duas cargas proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre elas. As primeiras experincias que evidenciaram essa relao foram realizadas por H. Cavendish, entre 1771 e 1773, mas somente em 1785, Charles Augustin de Coulomb enunciou a lei que leva o seu nome, aps realizar a clssica experincia com a balana de toro. Trata-se, portanto de uma lei emprica , que no admite demonstrao. Um possvel enunciado para esta lei segue abaixo: A fora de Interao entre duas cargas eltricas pontuais em repouso diretamente proporcional ao produto entre elas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia, atua ao longo da linha reta que as une e repulsiva, se as cargas forem de mesmo sinal e atrativa, se forem de sinais contrrios. Uma carga pontual uma distribuio de cargas que se d numa regio de dimenses desprezveis no problema. Uma forma de representar o enunciado acima numa expresso nica : qq | F21| = |F12 | = K 1 2 2 e12 d onde F12 a fora que a carga 1 exerce sobre a carga 2 e F21 a fora que a carga 2 exerce sobre a carga 1, q1 e q2 so os valores das cargas. d a distncia entre elas. k uma constante de proporcionalidade.

A seguir, apresentamos alguns valores para a constante dieltrica: Meio Vcuo Ar gua Papel Mica mbar Porcelana Vidro Pirex Poliestileno Teflon Cera Querosene Parafina lcool Ebonite
Constante dieltrica de alguns meios dieltricos.

Constante dieltrica 1,00000 1,00054 78 3,5 5,4 2,7 6,0 4,5 2,3 2,1 7,8 2,0 2,0 26 2,7

Observaes: A constante dieltrica do ar praticamente igual do vcuo, o que nos permite resolver problemas no ar, usando as constantes do vcuo, com erros inferiores a 0,1%. Perceba que, em qualquer meio dieltrico, a fora eletrosttica entre duas cargas pontuais diminui. Este efeito deve-se precisamente ao fenmeno de polarizao que se ope ao campo eltrico, reduzindo a intensidade das interaes eletrostticas. As constantes dieltricas de compostos polares como a gua e o lcool so visivelmente maiores do que as de materiais apolares como o querosene e a parafina. Como voc explicaria este fato?

F2

F1

+
q1 d

+
q2

Representao esquemtica das foras entre duas cargas pontuais.

A constante de proporcionalidade (constante eletrosttica) depende do meio em que se encontram as cargas. No vcuo, esta constante dada por:
k0 = 9,0 109 Nm2/C2

no SI

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


Princpio da superposio distribuies de carga
Sendo a fora uma grandeza vetorial, devemos levar em conta este fato na expresso da fora entre vrias cargas eltricas. Sejam N cargas pontuais q1, q 2, ..., q N, que exercem foras Fi (i = 1, 2, ..., N) sobre uma das foras F1: O princpio da superposio estabelece que a fora resultante sobre a carga q a soma (vetorial, claro) das foras F1.
+

Para distribuies uniformes, temos: s = constante q = A , onde A a rea total da superfcie e q a carga total sobre ela.

Distribuio volumtrica densidade volumtrica de carga


Repetindo os passos anlogos dos casos anteriores, definimos a densidade volumtrica de carga ou, simplesmente, densidade de carga (r) como a carga por unidade de volume. Para um elemento de volume DV contendo uma carga elementar Dq temos:

dq
+

Representao do Princpio de Superposio.

dv
Distribuio volumtrica de carga.

dq dv

Analisando a fora resultante em q , vemos que FR = F1 + F2 + F3 + FR = Fi onde i = 1, ..., N. No entanto, nem sempre possvel termos uma distribuio de cargas pontuais discretas. Vrios problemas so resolvidos considerados distribuies contnuas de cargas. Assim, se o corpo tiver a forma de um arame ou fio ou de uma haste muito fina, temos, praticamente, uma distribuio linear de carga. Se o corpo tiver o formato de uma chapa, de uma placa como as de um capacitor ou de uma superfcie de espessura desprezvel, trata-se de uma distribuio superficial. Finalmente, os corpos nos quais no h nenhuma dimenso que possa ser desprezada diante das demais, so considerados distribuies volumtricas de carga.
i

Analogamente, em distribuies uniformes, temos: Se r = constante q = V , onde V o volume total do corpo e q a carga total nele contida.

Exerccios de Fixao
01. Um condutor isolado perde eltrons. Podemos afirmar: A) O condutor fica carregado positivamente. B) O condutor fica carregado negativamente. C) O condutor fica neutro. D) O condutor fica neutro ou carregado positivamente. E) Nada se pode afirmar. 02. A figura mostra uma carga Q fixa, presa a uma mola de constante elstica . Na outra extremidade da mola h uma carga mvel q (de mesmo sinal que Q) e massa m, livre para se mover sem atrito. Considerando que na posio de equilbrio de q a mola possui um comprimento L, e que a constante eletrosttica do meio K, o valor do perodo para pequenas oscilaes de q dado por:
Q q

Distribuies lineares densidade linear de carga


Para distribuies lineares como o fio abaixo, definimos a densidade linear de carga () como a carga por unidade de comprimento. Selecionando um elemento de comprimento (), contendo uma carga Aq, temos:
q
Distribuio linear de carga.

Se a densidade linear for uma constante q (distribuio uniforme) podemos calcul-la como: = q = onde l o comprimento total do fio e q a carga total contida sobre ela.

Distribuio superficial densidade superfcie de carga


Para distribuies de carga como a da superfcie abaixo, definimos a densidade superficial de carga (o) com a carga por unidade de rea. Para um elemento de superfcie DA contendo um elemento de carga Dq, podemos escrever: = q A

A) 2

m KQ + 2q L m KQ + 3q L m KQ 3q L

B) 2

C) 2

D) 2

m 2KQ + 3 q L

E) 2

Distribuio superficial de carga.

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


03. Aps atritarmos um basto de ebonite com um pedao de l, medimos o valor da carga adquirida por aquele. Um possvel valor para esta medida : A) +8,0 1019C B) 7,2 1019C C) +5,4 1019C D) 4,8 1019C E) Os valores dos itens b e d so possveis. 04. A bola 1 pode carregar-se at certa carga Q mediante um gerador. Em seguida, mediante o contato com a bola 2, a primeira pode transmitir para a segunda bola parte da carga. No primeiro contato, a bola 2 passou a ter uma carga q . (A bola 2 , antes dos processos, est neutra). Determine que carga pode adquirir a bola 2 repetindo-se reiteradamente o processo. Assinale a alternativa que corresponde curva que representa a fora eletrosttica no vcuo, bem como aproximadamente a permissividade relativa do leo. A) B, er 6 B) A, er 6 D) A, er 6 C) B, er 6 E) A, er 3 07. Trs cargas +q, +2q e +4q esto presas por fios, conforme o esquema abaixo. As traes T1 e T2 valem, respectivamente:
d d

T1

T2

+q

+2q

+4q

k constante eletrosttica do meio.


1 2 1 Gerador

A) C) E)

3kq2 9kq2 ; 2 d2 d 3kq2 8kq2 ; 2 d2 d 2kq2 8kq2 ; 2 d2 d

B) D)

4kq2 9kq2 ; 2 d2 d kq2 4kq2 ; d2 d2

05. A figura abaixo mostra dois eltrons (cargas e) sobre o eixo x e dois ons idnticos (cargas q) e idnticos ngulos . O eltron central est livre para mover-se. As outras partculas esto fixas a manter o eltron livre fixo. Determine uma expresso de q versus .
y

q R q

08. Considere um anel carregado positivamente de forma homognea. Uma carga negativa (q, m) est restrita a se mover somente ao longo do eixo que passa pelo centro do anel de carga Q e raio a. Sabendo-se que se a carga q liberada em uma posio x << a, ela descrever um M.H.S., cujo perodo : A) T = 2 4 oma2 qQ

a q x

B) T = C) T =

oma3 qQ

06. Considere o grfico abaixo onde esto representadas as curvas A e B, das foras de interao eletrosttica de duas cargas puntiformes, em funo do inverso da distncia, no vcuo e no leo.
Grfico da fora F (N) em funo de 1/d em dois meios diferentes 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 B 0 0,5 1 1,5 1/d 2 2,5 1 3 d F(N)

4 oma3 qQ
oma3 qQ

D) T = 4 E) n.r.a.

09. Na eletrizao por induo, ao conectarmos um eletroscpio de folhas Terra, podemos afirmar que: A) as folhas se fecham. B) as folhas se abrem se o indutor positivo, pois os eltrons sobem da terra. C) as folhas ficam na mesma posio, pois os eltrons s iro neutralizar as cargas induzidas. D) somente se a carga do eletroscpio for negativa as folhas se fecham, pois os eltrons iro se escoar para a Terra. E) somente se a carga do eletroscpio for positiva as folhas se fecham, pois os eltrons iro subir da Terra, neutralizando-a.

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


10. A figura mostra trs cargas, A, B e C de mesma intensidade Q posicionadas ao longo de um hexgono regular, interagindo eletricamente com uma carga de prova positiva +q. A intensidade da fora eltrica resultante sobre esta ltima, sabendo que ela repelida pela carga A com uma fora eltrica de intensidade F vale: A) F B) 2F C) 3F D) 4F E) 5F
Q A B Q

C Q

14. Seja A uma esfera condutora de carga eltrica Q. Tomam-se N neutras idnticas a A e isoladas umas das outras e realiza-se a seguinte operao: toca-se A com a 1 esfera neutra, depois toca-se A com a segunda e assim sucessivamente. Se, ao final da operao, a carga da esfera A 2(18 4N) vezes a carga inicial de A, quantas esferas foram tocadas por A? 15. Um aluno das turmas especiais realizou a seguinte experincia: (1) Eletrizou uma pequena esfera condutora A com uma carga Q; (2) Tomou uma esfera neutra idntica primeira e provocou um contato entre elas; (3) Tomou duas esferas neutras idnticas a A e provocou um contato simultneo entre elas e a esfera A; (4) Tomou trs esferas neutras idnticas a A e provocou um contato simultneo entre elas e a esfera A; e assim por diante. Sabe-se que o nmero total de esferas na experincia (inclusive A) 56. Da, a razo entre a carga contida na esfera A, aps a experincia, e Q , aproximadamente: A) C) 1 9! 1 11! B) D) 1 10! 1 12!

+q

11. Dois fios infinitos e perpendiculares com densidades lineares de carga l1 e l2 esto posicionados a uma distncia a, conforme a figura abaixo.
1 a

E) n.r.a. 16. Duas cargas +q esto conectadas s paredes por quatro cordes elsticos idnticos. A distncia entre as paredes 2L e o comprimento natural de cada cordo L. A distncia entre as cargas L. Desprezando a gravidade, determine a constante elstica k dos cordes.
+q

Considerando que a fora entre os fios pode depender das densidades lineares de cargas, da distncia entre eles e da permissividade do meio, mostre que a fora no depende da distncia a entre os fios. 12. Suponha que a forma vlida da Lei de Coulomb a seguinte: F= Kqq (0 < a < 2) ra

Considere uma carga positiva no interior de uma esfera oca de vidro carregada +q uniformemente com carga negativa, conforme figura abaixo. Podemos afirmar C que: A) a carga +q continuar na posio de equilbrio mostrada na figura. B) a carga +q descrever um movimento circular uniforme em torno do ponto C, cujo raio igual distncia da carga +q ao centro C da esfera. C) a carga +q descrever um movimento cuja trajetria ser uma hlice cilndrica at atingir a casca esfrica. D) a carga +q ser atrada para a casca esfrica descrevendo uma trajetria retilnea, de tal forma que a reta descrita ser a de menor tamanho possvel. E) a carga +q dirigir-se- para o centro da esfera. 13. O tomo de hidrognio no modelo de Bohr constitudo de um eltron de carga e que se move em rbitas circulares de raio r, em torno do prton, sob a influncia da fora de atrao coulombiana. O trabalho efetuado por esta fora sobre o eltron ao percorrer a rbita do estado fundamental : A) C) e2 2 0r e2 4 0r B) D) e 2 0r e2 r
2

+q 2L

17. Duas bolas pequenas, uma com massa m, a outra de massa 2m, esto suspensas por dois fios de seda de comprimento l, como ilustrado no diagrama. Cada uma delas tem carga q. A separao d de equilbrio, supondo-se que os ngulo q1 e q2 sejam pequenos, vale: 3kq2 A) d = 2mg 3kq2 B) d = 5mg kq2 C) d = mg
1/ 3


1/ 8

1 m q

1/ 3


1/ 3

2m q

3kq2 D) d = 5mg

E) Impossvel calcular, haja vista as massas serem diferentes. 18. Um eltron e um psitron orbitam em torno do respectivo centro de massa, sob a ao da fora atrativa coulombiana entre os dois, formando o conhecido positrnio. Calcular a velocidade de cada partcula em termos de e, da massa m e da separao r. k constante eletrosttica.

E) n.d.a.

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


19. Duas bolas de vidro iguais, com dimenses razoveis esto carregadas com cargas iguais a Q e colocadas perto uma da outra, de tal maneira que a distncia entre seus centros seja D e que sejam evidenciados fenmenos de induo. Duas bolas de ferro com o mesmo tamanho que as de vidro, mesma carga, so colocadas mesma distncia D, ento: A) a fora de repulso maior nas bolas de vidro. B) a fora de repulso menor nas bolas de vidro. C) a fora nas bolas de vidro tem a mesma intensidade que a fora nas bolas de ferro. D) nas bolas de vidro no aparece fora eltrica devido serem isoladas. E) nenhuma das proposies verdadeira. 20. Duas cargas positivas +q esto distanciadas de 2D. No ponto mdio do segmento que une as cargas fixas +q existe uma carga q. Deslocando-se a carga q levemente da sua posio de equilbrio e abandonando-a, esta oscila em torno da posio de equilbrio mantendo-se sobre a mediatriz do segmento que une as cargas +q. Determine o perodo da oscilao, considerando pequenas amplitudes. As cargas tm massa m. 21. (PUC-SP/2006) Em cada um dos vrtices de uma caixa cbica de aresta 1 foram fixadas cargas eltricas de mdulo q cujos sinais esto indicados na figura.
q q q

23. Um eletroscpio de folhas, previamente carregado com uma carga de sinal desconhecido, submetido a alguns testes: I. Aproxima-se um condutor neutro e as folhas se fecham ligeiramente; II. Afasta-se o condutor neutro e aproxima-se um isolante carregado positivamente e observa-se que as folhas tambm se fecham ligeiramente. Desta forma: A) determine a carga de eletroscpio. Justifique. B) se nas condies do item II ligamos o eletroscpio Terra, o que acontecer com as cargas no eletroscpio? Explique em termos de movimentao destas cargas. 24. Uma pequena esfera A1 de carga +Q e massa m, encontra-se em repouso nas proximidades de um plano inclinado, quando dela aproximada lentamente uma segunda esfera B, de carga +Q, fixa sobre um suporte isolante.

60

+
3m

+
q

Sendo k a constante eletrosttica do meio, o mdulo da fora eltrica que atua sobre uma carga, pontual de mdulo 2q, colocada no ponto de encontro das diagonais da caixa cbica : A) 4kq2/3l2 C) 16kq2/3l2 E) 4kq2/l2 B) 8kq2/3l2 D) 8kq2/l2

Devido repulso eletrosttica, a esfera A desloca-se ao longo da rampa sem atrito, estacionando na posio ilustrada anteriormente. Determine o ngulo a. Dados: Constante eletrosttica = 9 109(SI) g = 10 m/s2 Q = 2mC, m = 0,3 g 25. Trs cargas puntiformes +Q1, +Q2 e Q3 encontram-se fixas e alinhadas num plano horizontal sem atrito, como no esquema abaixo. Sabe-se que qualquer carga +q permanece em equilbrio quando abandonada nesse plano horizontal, num certo ponto P, localizado a uma distncia D de carga Q3.
D D

22. Seis cargas idnticas, de +2,0mC so dispostas nos vrtices de um octaedro regular e uma carga de 4,0mC colocada no seu centro, conforme a figura. Sabendo que a aresta do octaedro mede 10 cm, calcule o mdulo da fora sobre cada uma das cargas positivas, aproximadamente.
+2,0 C -4 C

+
+Q1

+
+Q2

Q3

A partir dessas informaes, com base na Lei de Coulomb, pode-se concluir que: Q 3 Q 3 A) 1 + 2 = 1 4Q3 4Q3 Q 3 Q2 3 C) 1 + = 1 5Q2 5Q3
1 2 2 2

-4 C 10 cm

Q 3 Q 3 B) 1 + 2 = 1 2Q2 2Q3 Q 3 Q 3 D) 1 + 2 = 1 3Q3 3Q3


2 2

Observao: No octaedro regular, a distncia do centro a qualquer um dos vrtices a mesma. A) 2,6N B) 4,2N C) 7,2N D) 9,0N E) Outro valor.

26. Na montagem ao lado, a partcula P de massa m e carga positiva q, est suspensa por um fio inextensvel de comprimento l , de tal modo a +q,m + Q R descrever um movimento circular de raio constante R . No centro da trajetria circular existe uma carga +Q. Determine a velocidade do movimento circular em funo de Q, q, m, l , R, da acelerao da gravidade local g e da permissividade eltrica do ar e0.

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


27. Duas pequenas esferas, de mesmo material e mesma massa, esto presas por dois fios de seda ao mesmo ponto de suspenso. Quando se fornecem s esferas cargas eltricas iguais em valor e sinal, os fios formam entre si o ngulo a. Determine a massa especfica do material que constitui as esferas, sabendo que o ngulo entre os fios no muda quando as esferas so mergulhadas em querosene, cuja massa especfica 0,8 g/cm3 e cuja permissividade eltrica e = 2e0. 28. Duas cargas iguais a +Q esto fixas e localizadas a uma distncia a, uma da outra. Ao longo de eixo de simetria do sistema destas cargas, pode-se mover uma terceira carga q, que possui massa m. Considerando pequena distncia da carga q at a reta, que une as cargas +Q, o perodo de oscilaes da carga q : A) T = a m 0a 2 Qq m 0a 2Q q B) T = a 2m 0a Qq m 0a Qq
z

30. Considere um cubo de aresta 1m com lados coincidentes com um sistema de coordenados xyz, conforme se v na figura. Considere: Q1 =

3 mc; 2
Q2 = Q8 = Q 4 = Q7 = Q5 = Q3 = Q6 = 2 c 2 c 3 4 c 3

y 4 5

6 1 8

C) T = a E) n.r.a.

D) T = 2a

29. Um eletroscpio de folhas, inicialmente neutro, eletrizado seguindo os seguintes passos: 1. Aproxima-se da parte superior do eletroscpio um basto carregado positivamente; 2. Conecta-se o eletroscpio terra, ainda na presena do basto; 3. Desconecta-se o eletroscpio da terra, ainda na presena do basto; 4. Afasta-se o basto. Analise as afirmativas: I. O eletroscpio de folhas encontrava-se antes do passo 1 com as folhas abertas; II. Quando da execuo do passo 1 as folhas se abriram; III. Quando da execuo do passo 2 as folhas se fecharam parcialmente; IV. Quando da execuo do passo 3 as folhas continuavam do jeito que se encontravam quando da execuo do passo 2; V. Quando da execuo do passo 4, as folhas se fecham; VI. A carga final do eletroscpio negativa; VII. A carga final do eletroscpio positiva; VIII. Ao aproximar do eletroscpio j carregado um corpo positivamente carregado, as folhas tendem a fechar; IX. Ao se aproximar do eletroscpio j carregado um corpo de carga desconhecida, se as folhas se abrirem porque a carga do corpo positiva; X. Independente da situao, ao se aterrar o eletroscpio, as folhas se fecham. Assinale a alternativa que corresponde s afirmaes verdadeiras. A) II, III, V, VI, VIII e X B) II, IV, V, VI e VIII C) I, III, V, VII e IX D) II, IV, VI, VIII e X E) II, IV, VII, VIII e X

Sendo estas cargas dispostas no vcuo (k0 = 9 x 109 SI), o mdulo da fora eltrica resultante sobre a carga Q1 vale: A) 37 3 N C) 27 3 N E) 9N B) 30 3 N D) 9 3 N

Exerccios Propostos
01. Na figura, trs cargas puntiformes podem mover-se vinculadas (sem atrito) a um aro circular apoiado num plano horizontal. Duas das cargas tm o mesmo valor q1, e a terceira tem valor q2. Sabendo-se que, na posio indicada q2 2(1 cos )3 em equilbrio, a razo 1 para que o sistema = q2 cos2 2 permanea em equilbrio. Prove a relao acima.

q1

q2

q1

ITA/IME Pr-Universitrio

10

Projeto rumo ao ita


02. Pequena e puntiforme massa m , com c a r g a q , move-se verticalmente no interior de um cilindro sem atrito, conforme a figura. No fundo do cilindro est uma outra massa puntiforme de carga Q com o mesmo sinal que q . A massa m ligeiramente deslocada da posio de equilbrio e solta, a qual passa a efetuar um movimento harmnico simples com pulsao igual a: 2g A) y0 C) g 2y 0 B) g y0 3g y0
posio de equilbrio m q

y0

05. Considere N + 1 esferas condutoras idnticas, sendo N neutras e uma carregada com carga q (esfera A). So feitas as seguintes operaes: 1. Coloca-se em contato a esfera carregada com uma neutra; 2. Em seguida, coloca-se a esfera A em contato com duas neutras; 3. Coloca-se agora a esfera A com trs neutras; 4. Os processos acima continuam sendo feitos at que a esfera A entre em contato com todas as N esferas neutra. Determine a carga final da esfera A. Note que de um processo para o subsequente sempre aumenta uma neutra e teremos uma operao completa quando todas as N neutras forem tocadas. 06. A figura mostra uma carga puntiforme, Q, situada no centro da base superior de um cilindro de raio R. Uma pequena esfera eletrizada com carga q gira sobre a superfcie lateral do cilindro, numa trajetria circular horizontal. Adote g como a acelerao da gravidade e 1 k= . 4 0

D)

-Q h q R q q

E) n.r.a. 03. Sobre uma placa horizontal de vidro coloca-se um aro circular de material isolante. Em pontos A e B, diametralmente opostos, fixam-se com cera corpsculos eletrizados com cargas q1 e q2 respectivamente. Em um ponto qualquer do crculo envolvido pelo aro abandona-se uma pequena esfera eletrizada. Sabendo-se que as trs cargas mencionadas so homnimas, e que a terceira estaciona-se um ponto C do aro, tal que q CAB = q, determine a razo 2 . q1 A) sec3 q C) tg3 q E) cotg3 q B) cossec2 q D) tg2 q

04. Deseja-se carregar negativamente um condutor metlico pelo processo de induo eletrosttica. Nos esquemas I e II, o condutor foi fixado na haste isolante, F um fio condutor que nos permite fazer o contato com a Terra nos pontos A, B e C do condutor. Devemos utilizar:
AB C F ++++ ++++ I. Terra condutor isolante condutor isolante II. Terra F

A) A carga q pode ser negativa ou positiva e sua velocidade mxima para que ela fique apoiada na g . superfcie lateral do cilindro V = R h B) A carga q necessariamente positiva e sua velocidade mxima para que ela fique apoiada na superfcie lateral g do cilindro V = R . h C) A carga q necessariamente negativa e sua massa vale Qqh m= . 3 2 2 2 4 0g(R + h ) D) A carga q necessariamente positiva e sua velocidade mnima para que ela fique apoiada na superfcie lateral do g . cilindro vale V = R h E) A carga q necessariamente negativa, sua massa vale Qqh e sua velocidade mxima para que ela m= 4 0gR2 + h2 se mantenha apoiada na superfcie lateral do cilindro vale V = Rg. 07. Duas cargas puntiformes q, iguais, esto separadas por uma distncia 2b. Uma terceira carga q obrigada a permanecer na mesma linha que une as anteriores. Mostrar que, se x o deslocamento da terceira carga, a partir do ponto mdio das outras duas, existe uma fora de restituio para pequenos deslocamentos x << b, que aproximadamente linear, isto :
F= q2x 0b3

A) o esquema I e ligar necessariamente F em C, pois as cargas positivas a induzidas atrairo eltrons da Terra, enquanto que se ligarmos em A, os eltrons a induzidos pela repulso eletrosttica, iro impedir a passagem de eltrons para a regio C. B) o esquema II e ligar necessariamente F em A, pois as cargas positivas a induzidas atrairo eltrons da Terra, enquanto que se ligarmos em C, os eltrons a induzidos pela repulso eletrosttica, iro impedir a passagem de eltrons para a regio A. C) qualquer dos esquemas I ou II, desde que liguemos F respectivamente em C, e em A. D) o esquema I, no qual a ligao de F com o condutor poder ser efetuada em qualquer ponto do condutor, pois os eltrons fluiro da Terra ao condutor at que o mesmo atinja o potencial da Terra. E) o esquema II, no qual a ligao de F com o condutor poder ser efetuada em qualquer ponto do condutor, pois os eltrons fluiro da Terra ao condutor, at que o mesmo atinja o potencial da Terra.

08. Na figura ao lado, uma corda fixada a uma parede e depois de passar por uma roldana tensionada por uma esfera metlica com 330 g de massa. Uma segunda esfera metlica, firmemente presa no solo, colocada verticalmente abaixo da primeira.

11

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


Sabendo que a distncia entre a parede e a roldana de 0,50 m e que a distncia entre os centros das esferas de 10 cm, determine a frequncia fundamental do trecho da corda entre a parede e a roldana: Dados: Acelerao da gravidade g = 9,8 m/s2 Permissividade do vcuo e0 = 8,9 102 P/m Densidade linear da corda m = 2,0 g/m A) com as duas esferas descarregadas. B) com as duas esferas carregadas, a primeira com uma carga eltrica de 1,0 107C e a segunda com uma carga eltrica de 2,0 106C. 09. Um professor de Fsica tomou uma pequena esfera metlica e eletrizou-a com uma carga eltrica q. Em seguida, tomou outras n (n par) esferas neutras, idnticas primeira, e provocou um contato simultneo da primeira com metade das esferas neutras. Depois, colocou a primeira esfera em contatos sucessivos com as demais, que ainda estavam neutras. Qual a carga final da primeira esfera? 10. Duas cargas positivas iguais esto separadas por uma distncia 2a. Uma carga de prova puntiforme colocada num plano equidistante das duas primeiras, perpendicular ao segmento de reta que as une. Calcule o raio r da circunferncia nesse plano, para os pontos da qual a fora na carga de prova mxima. A) a C) a 2 B) D) a 2 2 a 2 Dados: Caso necessite, use sen 15 = 0,26, cos 15 = 0,97, sen 30 = 0,50, cos 30 = 0,87 e sen 45 = 0,71. A) 0,7 e 50nC B) 0,83 e 44,8nC C) 0,83 e 42,3nC D) 0,9 e 48,1nC E) 0,83 e 45,58nC
2 cm 3 cm 60 A C 45 B

D QD

14. O eletrmetro um aparelho que consta de uma haste vertical que tem articulado em seu ponto mais alto um fio rgido de comprimento l e massa m, que se afasta da haste sob ao eltrica. A indicao do aparelho marcada em um quadrante dividido em graus, conforme a figura. Supondo que existam duas cargas puntiformes iguais, uma no ponto A e outra em B, determine a equao do eletrmetro, ou seja, Q = f(a). e permissividade do meio.
Fio rgido

Haste rgida

A B

E) nenhum dos valores anteriores citados. 11. O ganhador do prmio Nobel de Fsica Richard Feynman (1965 Eletrodinmica Quntica) disse uma vez que se duas pessoas ficassem de p a um brao de distncia uma da outra e se cada uma delas tivesse 1% mais eltrons do que prtons, a fora de repulso entre elas seria bastante para levantar um peso igual ao de toda a Terra. Faa um clculo da ordem de grandeza para confirmar essa afirmao. Observaes: I. Justifique todos os valores estudados na questo; II. Como no faz sentido dizer que a Terra tem peso, imagine sua massa vezes 10. 12. N esferas metlicas de raios R1, R2, R3, ..., Rn, inicialmente neutras, so postas em contato com outra esfera metlica de raio R e carga Q. A) Determine a carga final da esfera de carga Q, se esta colocada em contatos sucessivos, isto , primeiro com a esfera de raio R1, segundo com a esfera de raio R2, e assim por diante. B) Determine a carga final da esfera de carga Q, num contato simultneo com as esferas neutral. 13. A haste AB de peso desprezvel apoia-se sobre uma outra haste vertical. Na extremidade A da haste pende um corpo de peso 15 102 N e na outra extremidade B existe uma carga puntiforme de 3mC. Considerando o equilbrio da haste AB, o coeficiente de atrito esttico mnimo no ponto C (referente ao contato entre as duas hastes) e carga puntiforme que deve haver no ponto D , valem, respectivamente: (K = 9 109N m2C2)

A) Q = 8lsen 2mgsen 2 2 B) Q = 8lcos 2mgcos 2 2 C) Q = 4lcos 2mgcos 2 2 D) Q = 4lsen 2mgsen 2 2 E) Q = 4lsen 2mgcos 2 2

15. Quatro eltrons esto em rotao em torno de um prton formando um quadrado de lado R. Determine os mdulos das velocidades dos eltrons em funo de: m massa do eltron e carga do eltron e carga do prton k constante eletrosttica do meio 16. Sobre um plano horizontal existe uma guia circular perfeitamente lisa. Internamente guia podem deslocar-se livremente trs pequenas esferas eletrizadas; duas das esferas possuem carga Q2 e a terceira carga Q1. Mostre que a relao entre Q1 e Q2, sabendo-se que, na posio de equilbrio, as esferas eletrizadas igualmente so vistas do centro da guia sob um ngulo central de 60, vale:
Q1 6 = ( 3 + 1)3 Q2 4

ITA/IME Pr-Universitrio

12

Projeto rumo ao ita


17. Uma pequena esfera com carga +Q colocada no fundo de um cone e a outra esfera pequena de massa m colocada na parede interna do cone como mostra a figura. Verifica-se que a segunda esfera permanece em equilbrio a uma altura h em relao primeira. Sendo g a acelerao da gravidade, a carga q da segunda esfera: 20. Os pontos fixos A e B esto eletrizados com carga +Q cada um. Um terceiro ponto C, eletrizado com carga Q0 pode deslizar livremente sob a guia retilnea e horizontal, perfeitamente lisa. Verifica-se que o ponto C fica em equilbrio quando o segmento AC normal a BC. Demonstre que entre a , b e c verifica-se a relao a3 + b3 = abc.
A

B b C

h mg A) q = 4 0 Q sen C) q = 4 0 E) n.r.a. h2mg Q cos

h2mg B) q = 4 0 Q sen2 D) q = 4 0 h2mg Q cos2

21. Quatro cargas positivas q , Q , q , Q esto conectadas atravs de cinco fios cada um com comprimento L. Sabe-se que Q = 3q. Encontre a fora de trao (mdulo) no fio vertical. Despreze a gravidade. Dados: k constante eletrosttica
Q

18. Duas hastes isoladas so carregadas com cargas opostas em suas extremidades. Seus centros so montados de maneira que elas sejam livres para girar. Observe as configuraes mostradas abaixo e analise os itens que se seguem.
I + + +

II

III

IV

A) A configurao mostrada na figura I inerentemente instvel. Se ocorrer qualquer pequena rotao de uma das hastes e repulso causar uma rotao adicional para longe dessa configurao. B) A configurao da figura II estvel. Se as extremidades superiores positivas se aproximarem, iro repelir-se e movero o sistema de volta para a configurao original. C) A configurao da figura III uma configurao de equilbrio, mas instvel, pois se as extremidades superiores se aproximarem, a atrao entre as extremidades superiores ser maior do que a das extremidades inferiores e a configurao mudar para a configurao da figura IV. D) A configurao da figura IV estvel. E) Todas as sentenas esto corretas. 19. Partculas de poeira carregadas no espao interestelar, todas de mesma massa e cada uma com excesso de n eltrons, formam uma nuvem esfrica, estvel e uniforme. Determine a massa de cada partcula. Dados: e0 permissividade eltrica G Constante de Gravitao Universal e carga elementar

22. O ponto A tem peso P e carga Q , podendo deslocar-se internamente a uma pista circular, perfeitamente lisa, de raio R , situado em um plano vertical. A O ponto B, mais baixo da pista fixo e tambm tem carga Q. Na posio de equilbrio do ponto A calcular: B A) distncia que une o ponto A com o ponto B, tal que r 2R. B) a intensidade da fora que o ponto A exerce sobre a pista. Dados: Considere K a constante eletrosttica do meio, e as respostas devero ser fornecidas em funo de K, Q, R e P. 23. Trs cargas de igual magnitude q esto presas nos vrtices de um tringulo equiltero. Uma quarta carga Q est livre para mover-se ao longo do eixo x positivo, sob a influncia das foras exercidas pelas trs cargas fixas. Seja q ngulo para o qual Q est em equilbrio. Podemos afirmar que:
3 A) cos cos
4 B) cos

13

ITA/IME Pr-Universitrio

y +q a -q r a 2 a 2 +q S +Q

a 3 2

)(

3 + cot

3 + tg

C) sen2 cos2

1 2

1 2

3 + sec2

D) sen2 cos2

3 + cossec 2

E) sen2 + sen3

)(

1 2 1 3 + cot g2 = 2
2

1 2

Projeto rumo ao ita


24. O Ministrio da Cincia e Tecnologia coordenou, em 2005, como parte da Semana Nacional de Cincia e Tecnologia, uma atividade integrada nacionalmente Brasil, Olhe Para a gua, com o objetivo de discutir temas ligados gua. A estrutura, a qualidade e a reutilizao da gua, a poluio dos rios e lagos e a vida nas guas foram alguns dos temas discutidos. Determine o mdulo da fora eltrica resultante exercida pelos tomos de hidrognio, de carga eltrica q, sobre o tomo de oxignio, de carga eltrica 2q, em uma molcula de H2O, sendo d o comprimento das ligaes OH, , o ngulo formado entre essas ligaes, e k0, a constante eletrosttica do vcuo. A) 4k 0q2 cos d2 B) D) 4k 0q2 cos 2 d2 4k 0q2 cos2 d2 27. Um cilindro C de seco transversal S = 10 cm2, suportando em sua extremidade superior uma pequena esfera condutora B, flutua verticalmente em um lquido de densidade absoluta d = 1 g/cm3. Na mesma promada e acima da esfera B encontra-se uma esfera condutora A, fixa. Na posio de equilbrio do cilindro flutuante a distncia entre as esferas A e B a = 20 cm. Comunicam-se as esferas condutoras as cargas Q = 8C 1 e q = C de sinais opostos. Consequentemente o cilindro 9 flutuante aflora e a distncia entre as esferas diminui. Adotar g = 10 m/s2. A) Em funo da distncia x entre as esferas, exprimir a intensidade F da atrao eltrica entre elas e o peso aparente Pap do cilindro flutuante. B) Em um grfico cartesiano, representar F e Pap em funo de x. C) Com base no grfico estudar o equilbrio do sistema.

2 C) 4k 0q cos 2 2 d E) n.r.a.

25. Quatro cargas positivas q, Q, q, Q esto ligados por quatro fios cada um com comprimento L. Sabe-se que Q = 8q. Determine o ngulo q. Despreze a gravidade. Observao: K constante eletrosttica.
q

Q a q

(a x)
q

Observao: Use k = 9109 (Sl).

A) q = 30 B) q = 2 arc tg(4) C) q = 4 arc tg (2)


1 D) = 4 arc tg 3 E) n.r.a.

28. So dadas trs esferas metlicas iguais, de raios desprezveis, cada uma com massa m = 9 mg. Uma delas fixa, possui carga q1 = 2 108 C. As outras duas, cujas cargas so q2 = q3 = 8108 C, esto penduradas nesta por dois fios de seda de mesmo comprimento .

26. Trs cargas positivas idnticas A, B e C so colocadas nos vrtices de um cubo conforme a figura. Sabe-se que B e C se repelem com fora de intensidade 3 N. Se F o mdulo da fora eltrica resultante sobre A, pode-se garantir que:
C

q1

q2
A B

q3
N m2 . C2

A) B) C) D) E) 3N < F < 4N 4N < F < 5N 5N < F < 6N 6N < F < 7N F > 7N

Adotar g = 10 m/s2 e R = 9 109

A) Qual o comprimento dos fios para que os mesmos, na posio de equilbrio, formem um ngulo reto? B) Nestas condies, qual a fora de trao T exercida nos fios?

ITA/IME Pr-Universitrio

14

Projeto rumo ao ita


29. Uma partcula de massa m e carga positiva +q colocada no centro do segmento da reta que une duas cargas fixas, cada uma de valor +Q, afastadas uma da outra de 2d (figura 1). Se o movimento da partcula ficar restrito direo desse segmento de reta, possvel mostrar que, para pequenos deslocamentos, ela descreve um movimento harmnico simples. Qual a pulsao w1 desse MHS? E se essa partcula for substituda por outra, tambm de massa m, mas de carga q, movimentando-se no plano perpendicular ao segmento de reta que une as cargas fixas, qual a pulsao w2 desse movimento harmnico, tambm considerando pequenas oscilaes?
Figura 1 +Q d +q + Figura 2 +Q d
q

31. Duas cavidades esfricas, de raios a e b, no interior de uma esfera condutora neutra, tm cargas qa e qb, conforme mostra a figura. Sabendo-se que a distncia entre os centros das R cavidades , determine o mdulo da fora entre as cargas 2 q eq.
a b

Dado: 0 = permissividade eltrica A) F = 1 qa qb 4 0 R2

a qa R b qb

1 qa qb B) F = 4 0 16R2 C) F = D) F =
1 4qa qb 4 0 R2

+Q d

1 qa qb 4 0 (a + b)2

+Q d

E) n.r.a. 32. Uma vela acesa colocada entre duas placas prximas e eletrizadas com cargas eltricas de sinais contrrios, conforme figura.

A) 1 =

2KQq md3

2 =

KQq md3

B) 1 = 2 =

2KQq md3

C) 1 = 2 = D) 1 =

4KQq md3

4KQq e 2 = md3
2KQq e 2 = md3

2KQq md3
4KQq md3

+ + + + + + + + + +
Supondo o sistema isolado de foras externas, pode-se afirmar que a chama da vela: A) ser atrada pela placa eletrizada positivamente. B) no ser atrada por nenhuma das duas placas. C) sofrer um alongamento vertical. D) sofrer uma diminuio do seu tamanho. E) ser atrada pela placa eletrizada negativamente. 33. A esfera condutora de um eletroscpio est carregada com carga q deixando as folhas separadas conforme a figura I. Um basto com carga QA aproximado da esfera condutora (sem toc-la) e as folhas do eletroscpio se aproximam, conforme a figura II. O basto de carga QA removido a um diferente com carga QB. Agora aproximado, e as folhas do eletroscpio se afastam, conforme a figura III.

E) 1 =

30. Dois corpsculos eletrizados encontram-se distncia D um do outro e so carregados com cargas q1 e q2. Unem-se os dois corpsculos por meio de um fio de seda tal que um outro semelhante e de dimetro d se romperia sob a ao de uma fora de intensidade F. Determine o dimetro mnimo que deve ter o fio para que possa resistir repulso entre os dois corpsculos. O meio tem constante eletrosttica K. A) 2d kq1q2 D F B)

D kq1q2 2d F
d kq1q2 D F
q

QA

QB

C)

D) d kq1q2 2F D E) d 2kq1q2 D F
I II III

15

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


Marque a opo correta. A) O valor da carga QA menor que o valor de carga q. B) QA e q tm os mesmos sinais. C) QB e q tm os mesmos sinais. D) QA positivo e QB negativo. E) QA negativo e QA positivo. 34. Considere uma caixa de paredes finas no vcuo, exposta a raios gama, conforme mostra a figura.
Fton
Q r Q 4d Q 3d

36. O sistema de cargas indicado na figura composto por trs cargas fixas e uma carga pendurada por um fio, todas positivas e de peso desprezvel. Para que a carga pendurada fique na direo vertical, pede-se: A) Calcule: 1. a distncia r em funo de d. 2. a trao no fio. B) Verifique se a carga pendurada, depois de sofrer uma pequena perturbao em sua posio, permanece estvel em uma nova posio ou retorna posio original. C) Repetir o item B para o caso de a carga pendurada ser negativa.
4Q 3d

constante eletrosttica

A) O fton pode criar cargas, variando, portanto, a carga total, dentro e fora da caixa. B) O fton jamais pode criar carga, assim, a variao da carga total, dentro e fora da caixa, nula. C) A caixa pode tornar-se o palco de uma criao de par, mas de tal forma que a variao de carga total, dentro e fora da caixa, nula. D) O fton pode cirar uma estrutura chamada positrnio, formada de eltron e psitron, razo pela qual proporcionar a violao da Lei da Conservao da carga total, dentro e fora da caixa. E) A Lei da Conservao da carga no est de acordo com a exigncia da invariana relativstica, isto , a Lei acima no prevalece em qualquer sistema de referncia inercial, ou no sentido mais forte de que observadores localizados em referenciais diferentes, ao medirem a carga, obtm resultados diferentes. 35. Uma bolinha de massa m dotada de carga eltrica q encontra-se pendurada por um fio de massa desprezvel, como mostrado na figura abaixo. O objeto A um espelho esfrico com eixo ptico O, centro de curvatura C e foco F. Colocando-se uma carga Q no ponto B, possvel manter a bolinha em equilbrio sobre o eixo ptico do espelho, com o fio perfeitamente esticado, em uma posio que forma uma imagem virtual com o dobro do seu tamanho. Determine o valor da carga Q para que essa situao ocorra.

37. A figura mostra trs bolhas idnticas A, B e C flutuando dentro de um recipiente condutor aterrado por um fio. As bolhas inicialmente tm as mesmas cargas. A bolha A choca-se com o teto do recipiente e logo em seguida com a bolha B. A bolha B choca-se com a bolha C, que ento dirige-se para a base do recipiente. Quando a bolha C toca a base do recipiente, uma carga 3e transferida para ele atravs do fio da terra, conforme indica a figura.
A A A B B C 3e

Determine: A) A carga inicial de cada bolha. B) Qual a carga transferida atravs do fio quando a bolha A bate na base do recipiente? C) Durante o processo descrito, qual a carga total transferida atravs do fio? 38. Um engenheiro projetou um elevador usando um par de cargas Q = 0,1C para a propulso. Uma carga est localizada no fundo do poo e a outra na parte de baixo do elevador.

2,5a g Q B m,q 3a a C a F A a O

Permissividade do meio
+Q

Elevador de carro

+Q

Poo de elevador

ITA/IME Pr-Universitrio

16

Projeto rumo ao ita


Exceto o freio para parar o sistema (no mostrado no diagrama), nenhum outro aparato est includo no projeto. Assumindo que o elevador junto com o carro pesa 10.000N e que o freio atua instantaneamente quando as foras peso e eltrica se equilibram, analise as sentenas abaixo: I. A mxima altura alcanada pelo elevador 94,8 m; II. O elevador somente sobe, isto , jamais descer; III. A ao entre as cargas pode ser cancelada pelo campo magntico da terra, causando ao elevador uma queda de maneira incontrolvel. (so) verdadeira(s): A) todas as sentenas. B) somente I e II. C) somente II e III. D) somente III. E) todas as sentenas so falsas. 39. Duas esferas condutoras iguais, de massa m e carga q, esto penduradas por um fio de seda de comprimento L, como na figura. 41. Uma partcula passa rapidamente +e atravs de uma molcula de hidrognio, exatamente pelo centro, +2e b percorrendo uma reta perpendicular partcula ao eixo internuclear. +e A distncia entre os ncleos b. molcula H 2 Em que ponto de sua trajetria a partcula sofre a maior fora? Suponha que o ncleo no se mova muito durante a passagem da partcula (esta hiptese vlida por causa de alta velocidade da partcula ). Voc dever tambm desprezar o campo eltrico dos eltrons da molcula. (Esta no uma aproximao muito boa, pois na molcula do H2 h uma concentrao significativa de carga negativa na regio central.) A) b 2 C) b 2 4 E) b 2 6 42. A figura abaixo representa uma carga +q , de massa m , pendurada atravs de dois fios de comprimento . Abaixo da citada carga colocada uma carga puntiforme q, a uma distncia . Faz-se a carga +q oscilar com pequena amplitude em torno da sua posio de equilbrio. Determine o perodo de oscilao. Use: K0 constante eletrosttica. g mdulo da acelerao da gravidade no local. B) b 2 3

D) b 2 5

q Xn

Na posio inicial de equilbrio, a distncia entre as partculas vale X0. A seguir, descarregamos uma das esferas e nova perfeiode equilbrio ser X1, novamente, descarregamos uma das esferas e, no equilbrio, a nova distncia entre as esferas ser X2. Aps realizarmos N operaes de descarga de uma das esferas, quanto valer a distncia Xn entre as partculas no equilbrio, em funo de L, K, q, m, g e N? Considere o pequeno, ou seja, sen = tg

45

45

40. Uma esfera carregada de massa m est suspensa de dois fios isolantes que formam entre si um ngulo de 90. A uma distncia D da esfera e abaixo desta, coloca-se uma outra esfera idntica com carga do mesmo valor da anterior, mas de sinal contrrio. Com isto, a fora de tenso nos fios duplica. Determine a carga da esfera (mdulo). Dado: 0 = permissividade eltrica do meio.

+q

q r

g D

A) q = D 2 0 mg B) q = 2D 2 2 0 mg C) q = 3D 2 3 0 mg D) q = 4D 0 mg E) n.r.a.

43. Uma esfera de plstico, macia, eletrizada, ficando com uma densidade de carga superficial = 0,05 C/m2. Em consequncia, se uma carga puntiforme q = +1C fosse colocada exteriormente a 3 m do centro da esfera, sofreria uma repulso de 0,02N. A esfera descarregada e cai livremente de uma altura de 750 m, adquirindo ao fim da queda uma energia de 0,009J. A massa especfica do plstico da esfera vale: Considere g = 10 m/s2 e K0 = 9 109 N m2/C2 A) 0,8 kg/m3 B) 800 kg/m3 C) 0,6 kg/m3 D) 600 kg/m3 E) n.r.a.

17

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


44. Determinar o perodo das pequenas oscilaes de um corpo de massa M e carga +q situado dentro de uma esfera lisa de raio R, se no ponto superior da esfera existe uma carga +Q. Suponha que 0 a constante de permissividade do meio. Obs.: Despreze a fora gravitacional.
Q

49. Nos vrtices de um tringulo issceles existem trs cargas puntiformes fixas e iguais entre si. Calcular a relao entre a base b e a altura h do tringulo para que qualquer carga colocada no ponto mdio da altura fique em equilbrio sob a ao das foras eltricas. 50. A figura a seguir mostra uma haste longa, de massa desprezvel, de comprimento L, pivoteada em seu centro e balanceada por um peso W colocada a uma distncia x da extremidade esquerda. Na extremidade esquerda coloca-se uma carga +q e na extremidade direita uma carga +q. A uma distncia h das cargas +q. Despreze a interao entre cargas colocadas em lados opostos da haste. A) Indique as foras que agem sobre a haste. B) Calcule a distncia x para a qual a haste estar equilibrada.
L

R O

45. Duas cargas Q1 e Q2 de 16 C e 36 C, respectivamente, so colocadas no espao separadas pela distncia de 8 cm. ento colocada uma terceira carga de 1 mC que dista simultaneamente 4 cm de Q1 e 6 cm de Q2. Assinale a alternativa que corresponde ao mdulo da fora resultante que age sobre Q3: 3 9 104 N A) 2 C) E) 3 9 104 N 2 2 9 104 N B) 5 9 104 N 2
+q

X +q Ih +2q Ih +q

D) 2 9 104 N Sobre K, a constante eltrica no ar, assinale a alternativa que corresponde altura h em que a reao do apoio sobre a haste seja nula. A) q K / W C) q 3K / W E) q K / 2W 51. Trs cargas positivas idnticas A, B e C, so colocadas nos vrtices de um cubo conforme a figura. Sabe-se que B e C se repelem com fora de intensidade 5 N. Calcule o mdulo da fora eltrica resultante que age sobre a esfera A.
C

46. Um cubo metlico carregado ao entrar em contato com uma placa metlica carregada. Aps cada contato, a placa recarregada ficando sempre com uma carga Q. Sabe-se que aps o primeiro contato a carga adquirida pelo cubo Q . 6 Encontre a mxima carga do cubo. 47. Um pndulo eltrico constitudo por uma esfera de massa 900 g e carga Q presa a um fio de 7 m, conforme a figura. Uma segunda esfera, de massa 900 g e carga +10Q foi fixa ao solo nas imediaes do pndulo, causando uma deflexo entre o fio e a haste do pndulo, devido atrao entre as esferas. Sabendo que, no equilbrio, essa fora eltrica de atrao tem mdulo igual ao peso de uma esfera, determine Q. Dados: g = 10 m/s2; k0 = 9 109 Nm2 / C2 e cos = 0,8

B) q 2K / W D) q 5K / W

-Q + 10Q 7m
A B

Se uma carga 1 C, colocada no lugar de A, submetida a uma fora F = 90 + 18 3 N o mdulo de QB = QC vale:

48. Considere duas esferas condutoras idnticas carregadas com cargas positivas 1 e 2, com 1 2 . Desprezando os efeitos da induo, demonstre que a fora de repulso entre as esferas aps o contato maior que a fora de repulso entre as esferas antes do contato. A distncia entre as esferas e o meio permanecem os mesmos.

Dado: = lado do quadrado = 1m A) 1mC B) 1C C) 1nC D) 2mC E) 2C

ITA/IME Pr-Universitrio

18

Projeto rumo ao ita


52. Duas esferas idnticas com cargas Q1, positiva, e Q2 negativa, com |Q1| > |Q2|, atraem-se com uma fora de intensidade 0,3 N quando colocadas a uma distncia de 3 m de uma outra. Elas so colocadas em contato e depois recolocadas nas suas posies originais. Dessa forma, passam a se repelir com uma fora igual a 0,1 N. Nessas condies, assinale a alternativa que corresponde aos valores das cargas Q1 e Q2, respectivamente. A) +25C e 10C B) +30C e 10C C) +25C e 15C D) +10C e 30C E) +30C e 15C 53. dada uma balana de braos desiguais conforme a mostrada na figura, articulada em O.
4 cm 1 cm

56. Dois tetraedros de lado igual a 2 3 m so colocados da forma indicada na figura abaixo. Seus vrtices se tocam e suas alturas esto sobre o eixo z. Nos pontos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 so colocadas cargas de valores respectivamente iguais a +1mC, 24 3C, 24 3C, 256 2C, 176 11C e 176 11C. Considere a constante eletrosttica do vcuo igual a N m2 9 109 . C2 Nessas condies, assinale o mdulo da fora eletrosttica que age a sobre a carga 1.
z 2 1

0 m q -q h = 10 cm

O prato da balana considerado sem massa, bem como os seus braos. Um corpo de massa m = 90 g colocado no prato ao lado esquerdo da balana, e a distncia h entre as cargas +q e q igual a 10 cm. Assinale a alternativa que corresponde ao valor da carga que mantm os braos da balana na horizontal: A) 2C B) 1C C) 4pC D) 1pC E) 4nC 54. Considere 5 bolas b1, b2...,b5 condutoras de raios 2R, inicialmente neutras. Uma sexta bola condutora, de raio R, eletrizada com carga + q, foi contactada sucessivamente com as bolas b1, b2 ..., b5. Aps os contatos, verificou-se que a esfera b3 ficou com 36 cargas positivas a mais que a esfera b4. Determine a carga +q. 55. A figura indica um pndulo eltrico carregado com carga (+Q) mantido em equilbrio atravs da fixao de certa carga (q) distribuda sobre uma pequena esfera. Atravs de determinado processo, aumenta-se continuamente o valor de q, at o instante em que o fio se mantenha na horizontal. Sendo P o peso da esfera do pndulo, assinale a alternativa que corresponde nova carga q da esfera, supondo que o meio que envolve as cargas o vcuo. A) q = L2 P 4 K0 Q 7 L P 4 K0 Q 3
2

4 5 x 6 y

A) 108 N C) 208 N E) n.r.a.

B) 191 N D) 228 N

57. Um eletroscpio de folhas se encontra inicialmente isolado e neutro. No instante t = 0, uma esfera condutora eletrizada com carga +Q parte do infinito em direo ao eletroscpio, com velocidade constante. T segundos depois, a esfera faz contato com o eletroscpio de folhas e, em seguida, retorna em direo ao infinito com velocidade tambm constante, chegando no infinito no instante 2T. Qual dos grficos abaixo melhor descreve o comportamento do ngulo a ao longo do tempo?
A) 40 (graus) B) 40 (graus)

T C)
L

2T D) 40

T (graus)

2T

40

(graus)

B) q =

C) q =

7 7 L2 P 4 K0 Q 3
2

T
+q L 2 +Q

2T

2T

E) 40

7 7 L P D) q = 4 K0 Q E) q = 7 L2 P 4 K0 Q 3

(graus)

2T

19

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


58. Duas pequenas esferas de carga +q e massa 600 g cada, penduradas em cordes de comprimento 2 m, giram em movimento circular num plano horizontal com velocidade angular = 2 rad/s. Sendo g = 10 m/s2 a acelerao da gravidade, determine +q.
g L L L q ++++++++++++++ d Grfico da funo 1/ x2 entre x = 1 e x = 5 +Q x

61. Observe a figura abaixo onde uma carga q encontra-se fixa na origem de um sistema cartesiano xy. A uma distncia d da referida carga encontra-se um fio, cuja rea de seco transversal desprezvel. Este fio encontra-se carregado com uma carga + Q uniformemente distribuda no seu comprimento L.

A) 4 3 105C 3 105C C) 5 2 E) n.r.a.

3 B) 4 105C 3 3 D) 5 105C 3

1 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 1 1,5 2 x1 2,5 3 x 3,5 4 x2 4,5 5

59. Duas esferas idnticas, com cargas Q1, positiva, e Q2, negativa, com |Q1| > IQ2|, atraem-se com uma fora de intensidade 0,3 N quando colocadas a uma distncia de 3 m uma da outra. Elas so colocadas em atrito e depois recolocadas nas suas posies originais. Dessa forma, passam a se repelir com uma fora igual a 0,1 N. Nessas condies, assinale a alternativa que corresponde aos valores das cargas Q1 e Q2, respectivamente. A) + 25 C e 10 C B) + 30 C e 10 C C) + 25 C e 15 C D) + 10 C e 30 C E) + 30 C e 15 C 60. Considere trs cargas, Q1, Q2 e Q3, dispostas na elipse de x2 y2 + = 1 (x e y em metros), conforme a figura equao 16 9 abaixo. Q 1 tem carga de 1 C. Q 2 e Q 3 tm cargas de 288 106 C. Q4, de carga igual a 1 C, colocada no centro 25 da elipse.
y Q1

O grfico acima representa o grfico da funo f( x ) = rea hachurada entre os pontos x1 e x2 vale

x 2 x1 . x 2 x1 Assim, de acordo com os dados e supondo a permissividade eltrica do meio igual a 0, assinale a alternativa que corresponde fora eletrosttica resultante sobre a carga q devido ao do fio de comprimento L. A) qQ 4 0

1 , cuja x2

1 (d) (L d)

B)

qQ 4 0

1 (d) (L + d)

C)

qQ 4 0

1 (L ) (d)

D)

qQ 1 4 0 L + 2d 2 2

45 45 Q2 Q3

E)

qQ 1 4 0 L 2 2

Assinale a alternativa que corresponde ao mdulo, direo e sentido que age sobre a carga Q4. Use k0 = 9 109 (SI) e multiplique o resultado por 10+3. A) Vertical para cima e com mdulo igual a 2 N. B) Vertical para cima e com mdulo igual a ( 2 1) N . C) Vertical para baixo e com mdulo igual a 2 N. D) Vertical para baixo e com mdulo igual a ( 2 1)N . E) N. R. A.

62. Considere a presena de trs cargas. A carga q1 = 1 C colocada no ponto A(1; 2; 3) m de um sistema cartesiano xyz. A carga q2 = 2 C colocada no ponto B(3; 0; 4) m e a q3 = 8 C colocada em um ponto C. Assinale a alternativa que corresponde ao ponto C, onde se deve colocar a carga 3, para que a resultante sobre a carga q1 seja nula. A) (3; 6; 1) m B) ( 4; 4; 2) m C) (3; 6; 1) m D) ( 3; 6; 1) m E) (4; 4; 2) m

ITA/IME Pr-Universitrio

20

Projeto rumo ao ita


63. Considere a figura abaixo, onde as cargas 1 e 2 esto fixas e a haste h, isolante, possui em suas extremidades cargas iguais a q e q. Considere que as 4 cargas esto sob uma mesma reta e que s agem as foras eltricas. Considere ainda que o conjunto, haste e cargas, tem massa m e que a permissividade eltrica do meio igual ????. Nessas condies, a haste movimentada uma distncia x no sentido da carga 1, mantendo-se o alinhamento entre as cargas. Se x << d, assinale a alternativa que corresponde ao perodo do movimento harmnico simples sofrido pela carga.
d 1 +q +q h q d 2 q

66. Considere a equao de uma esfera no R 3 dada por x2 + y2 + z2 = 9 e as retas no espao dadas pelas equaes x = y = z e x = y = z (todas em unidades do SI). Nos pontos de interseo das retas com a esfera so colocadas cargas de 1 C. Assinale a alternativa que corresponde, aproximadamente, ao valor da fora eltrica resultante que age em qualquer uma das cargas de 1 C. Dado: 3 = 1,5 e 6 = 2,5; k0 = 9 109 (SI) A) 2 103 N C) 103 N E) 4 103 N B) 3 103 N D) 5 103 N

A) T = B) T = 2 C) T = D) T = 2

m d3 (d + )3 q (3 d2 + 3 d 2 +
2

m d3 Qq m d3 Qq m d3 (d + )3 q (3 d2 + 3 d 2 +
2 3

67. Uma esfera A, condutora, carregada com uma carga de +16 C, foi colocada em contato simultneo com outras m esferas condutoras neutras. Em seguida, a esfera A realizou contatos sucessivos com outras n esferas condutoras neutras. Todas as esferas do problema so idnticas. Sabe-se que m + n = 5 e que a ltima esfera a ser contactada ficou com uma carga igual a + 1 C, assinale a alternativa que corresponde a m e a n. A) m = 1 e n = 4 B) m = 3 e n = 2 C) m = 2 e n = 3 D) m = 4 e n = 1 E) m = 5 e n = 0 ) ) 01 * 11 * 21 * 31 E 41 C 51 A 61 B 02 A 12 * 22 * 32 E 42 * 52 B 62 D

m d3 (d )3 E) T = 2 2 q (3 d2 + 3 d 2 +

Exerccios PROPOSTOS
Carga e Matria / Lei de Coulomb 03 C 13 E 23 A 33 C 43 E 53 A 63 D 04 D 14 D 24 C 34 C 44 * 54 * 64 D 05 * 15 * 25 E 35 * 45 C 55 C 65 C 06 B 16 * 26 E 36 * 46 * 56 B 66 C 07 * 17 C 27 * 37 * 47 * 57 E 67 B 08 * 18 E 28 * 38 B 48 * 58 B 09 * 19 * 29 D 39 * 49 * 59 B 10 B 20 * 30 C 40 E 50 A 60 E

64. Duas esferas puntiformes metlicas de mesmo tamanho esto carregadas com cargas + 3 Q e Q e esto localizadas no vcuo a uma distncia d. A fora entre elas tem mdulo F. Se as esferas so colocadas em contato e colocadas a uma distncia d no etanol, cuja permissividade relativa = 25, a nova 2 0 , F vale: fora encontrada tem mdulo F. A relao F 1 3 A) B) 75 25 C) E) 3 75 4 25 D) 4 75

65. A figura abaixo mostra um sistema de duas partculas puntiformes A e B em repouso, com cargas eltricas iguais a Q, separadas por uma distncia r. Sendo k a constante eletrosttica, pode-se afirmar que o mdulo da variao da fora eltrica quando a distncia modificada para 2r, descrito pela alternativa: A) F = B) F = kQ 4r 2
2

*01: Demonstrao q 05: 8N + 1 + 1 ! 2 07: Demonstrao

r A B 2r A B

kQ2 2r 2

3kQ2 C) F = 4r 2 D) F = 2kQ2 r2
2

08: A) 7 33Hz 09: B) 2 293Hz q

4kQ E) F = 2 r

( 2 + n)( 2) 2

11: 1025N

21

ITA/IME Pr-Universitrio

Projeto rumo ao ita


QRN 12: A) (R1 + R ) (R2 + R ) ... (RN + R ) B) QR R + Ri
i =1 N

kq2L 39: 2(2n 1) mg


3

42: T = 2

m 32 2mg 2 + 2k oq2

15: V =

Ke2 3 2 4 4 mR

44: T = 8

2m0R3 2 qQ

16: Demonstrao ne 1 19: m = 2 G0 20: Demonstrao kq2 21: T = 8, 8 2 L 22: A) r =


3

46: Q 5 47: 5 105 C 48: Demonstrao 49:


3

4 1

54. +729 C

KQ2R P

KQ2 P B) N = 4R2 8 103 ; peso aparente = 2 10x x2

Anotaes

27: A) F = B)
2

F; Fap

Pap Equilbrio estvel F

2 1 C) Imaginemos o sistema em equlbrio na configurao x1: perturbemos ligeiramente o equilbrio e abandonamos o sistema. Sistema para baixo x > x1 F > Pap, portanto, o sistema retorna a x1. Sistema para cima x < x1 Pap > F, sistema retorna a x1. Por outro lado em x = x2 equilbrio instvel. 28: A) 57 cm

0,2

B) T =

27 2 105 N 4

35: Q =

121 mg0a2 q B) Retorna

2 36: A) 5 d, T = qkQ 2 125d2

C) Nova posio

37: A) +4e B) 2e C) 12e


AN 14/03/13 Rev.: TM OSG.: 69247/13

ITA/IME Pr-Universitrio

22

Projeto rumo ao ita

23

ITA/IME Pr-Universitrio

You might also like