You are on page 1of 10

ORIGEM DA VIDA

Criacionismo Como o nome j diz uma teoria, ou seja, tenta explicar sobre o surgimento do Universo, levantando assim hipteses, tentando levar em considerao os livros sagrados como: a Bblia e o Coro, no so teorias religiosas, mas que somente tenta exigir/ querer saber quem o criador do universo.

Alm de tentar verem por hipteses e livros, os criacionistas criam relao do desenho Inteligente. Encontram-se nas civilizaes mais antigas, explicaes (atravs de desenhos), sobre a origem da vida. Os criacionistas mesmo estudando sobre a origem do Universo, no descartam a hiptese de haver um deus que fez todas as coisas, eles crem que o Deus judaico-cristo, envia o Dilvio, as pragas no Egito, abertura do Mar-vermelho e a parada do sol para Josu, e outros milagres somente para a interferncia na vida de seu povo, dizem que tudo foi criado para que houvesse hoje, um fenmeno americano e divulgado pela imprensa. Outros, j pensam e acreditam que os seis dias em que o Mundo foi criado, representariam seis eras geolgicas, ou seja, a terra se desenvolvendo, no em dias mais em bilhares de anos. Assim, como h pessoas que acreditam e at estudam o criacionismo, h pessoas tambm que no acreditam nessas teorias e criam argumentos contra isso. Sendo assim, a teoria do criacionismo no cr que o Mundo foi criado por um ser superior, Deus, e que foi criado em seis dias. Existem variadas teorias criacionistas. Exemplo: Bblia: Diz que Deus criou os cus e a Terra (todas as coisas) em cinco dias e o homem e a mulher no sexto dia. Teoria dos Esquims: Havia dois montes de terra e dizem que as pessoas saiam do cho, ou seja, os esquims eram casados e no tinham filhos, mas acreditava se que os mesmos saiam da terra, principalmente as meninas. Teoria dos deuses escultores: Acreditam que os deuses pegavam argila e modelavam os homens e as mulheres eles modelavam com palmeiras traadas. Acharam areia branca e formaram os homens brancos e fizeram homens com areia da cor de bronze, formando assim os negros. Idade de ouro: os homens eram associados com os deuses, ou seja, no conheciam morte, ento com o seu orgulho fizeram acontecer os males da terra, acreditava-se que os homens voavam como pssaros e que suas ferramentas trabalhavam por si, em troca de alimentos, mas um dia os homens beberam bastante e se esqueceram das ferramentas e as mesmas se revoltaram e no mais trabalharam fazendo com que o homem trabalhasse com elas arduamente. Panspermia

A panspermia uma teoria que surgiu pela primeira vez na Civilizao Grega, 5 sculos antes de Cristo. Derivando das palavras "semente" e "tudo", defende que a vida existe por todo o universo, e a Terra apenas um dos muitos corpos em que a semente da vida foi colocada. Teoria da conspirao ou no, a teoria da panspermia foi reavivada no sculo XIX por vrios cientistas modernos que defenderam que este fenmeno seria a causa do nascimento de algumas novas doenas, das crises epidmicas e da constituio gentica necessria para a macroevoluo (a evoluo de Darwin

seria assim explicada pelo facto de todos os organismos que conhecemos hoje serem extra-terrestres e, por isso, estarem habituados a adaptarem-se a novos ambientes). A vida poderia, ento, chegar Terra atravs de sistemas solares diferentes ou planetas do mesmo sistema solar e por radiao. A forma mais estudada de panspermia por meio de um meteorito: quando as condies terrestres se tornaram favorveis ao desenvolvimento de vida, um meteorito teria atravessado a atmosfera, trazendo para a Terra os primeiros organismos com vida - clulas - que se teriam desenvolvido durante milhes de anos para as formas de vida que conhecemos hoje.

Ao longo dos sculos, vrias hipteses foram formuladas por filsofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta. At o sculo XIX, imaginava-se que os seres vivos poderiam surgir no s a partir do cruzamento entre si, mas tambm a partir da matria bruta, de uma forma espontnea. Essa idia, proposta h mais de 2 000 anos por Aristteles, era conhecida pr gerao espontnea ou abiognese. Os defensores dessa hiptese supunham que determinados materiais brutos conteriam um "princpio ativo", isto , uma "fora" capaz de comandar uma srie de reaes que culminariam com a sbita transformao do material inanimado em seres vivos. O grande poeta romano Virglio (70 a.C.-19 a.C.), autor das coglas e da Eneida, garantia que moscas e abelhas nasciam de cadveres em putrefao. J na Idade Mdia, Aldovandro afirmava que, o lodo do fundo das lagoas, poderiam, poderiam nascer patos e morcegos. O padre Anastsio Kircher (1627-1680), professor de Cincia do Colgio Romano, explicava a seus alunos que do p de cobra, espalhado pelo cho, nasceriam muitas cobras. No sculo XVII, o naturalista Jan Baptiste van Helmont (1577-1644), de origem belga, ensinava como produzir ratos e escorpies a partir de uma camisa suada, germe de trigo e queijo. Nesse mesmo sculo, comearam a surgir sbios com novas ideias, que no aceitavam a abiognese e procuravam desmascar-la, com suas experincias baseadas no mtodo cientfico. Abiognose X biognese Em meados do sculo XVII, o bilogo italiano Francesco Redi (elaborou experincias que, na poca, abalaram profundamente a teoria da gerao espontnea. Colocou pedaos de carne no interior de frascos, deixando alguns abertos e fechando outros com uma tela. Observou que o material em decomposio atraa moscas, que entravam e saam ativamente dos frascos abertos. Depois de algum tempo, notou o surgimento de inmeros "vermes" deslocando-se sobre a carne e consumindo o alimento disponvel. Nos frascos fechados, porm, onde as moscas no tinham acesso carne em decomposio, esses "vermes" no apareciam . Redi, ento, isolou alguns dos "vermes" que surgiram no interior dos frascos abertos, observando-lhes o comportamento; notou que, aps consumirem avidamente o material orgnico em putrefao, tornavam-se imveis, assumindo um aspecto ovalado, terminando por desenvolver cascas externas duras e resistentes. Aps alguns dias, as cascas quebravam-se e, do interior de cada unidade, saa uma mosca semelhante quelas que haviam pousado sobre a carne em putrefao. A experincia de Redi favoreceu a biognese, teoria segundo a qual a vida se origina somente de outra vida preexistente. Quando Anton van Leeuwenhoek (1632-1723), na Holanda, construindo microscpios, observou pela primeira vez os micrbios, reavivou a polmica sobre a gerao espontnea, abalando seriamente as afirmaes de Radi.

Foi na Segunda metade do sculo passado que a abiognese sofreu seu golpe final. Louis Pasteur (18221895), grande cientista francs, preparou um caldo de carne, que excelente meio de cultura para micrbios, e submeteu-o a uma cuidadosa tcnica de esterilizao, com aquecimento e resfriamento. Hoje, essa tcnica conhecida como "pasteurizao". Uma vez esterilizado, o caldo de carne era conservado no interior de um balo "pescoo de cisne". Devido ao longo gargalo do balo de vidro, o ar penetrava no balo, mas as impurezas ficavam retidas na curva do gargalo. Nenhum microrganismo poderia chegar ao caldo de carne. Assim, a despeito de estar em contato com o ar, o caldo se mantinha estril, provando a inexistncia da gerao espontnea. Muitos meses depois, Pasteur exibiu seu material na Academia de Cincias de Paris. O caldo de carne estava perfeitamente estril. Era o ano de 1864. A gerao espontnea estava completamente desacreditada. Como surgiu o primeiro ser vivo? Desmoralizada a teoria da abiognese, confirmou-se a idia de Prayer: Omne vivium ex vivo, que se traduz por "todo ser vivo proveniente de outro ser vivo". Isso criou a seguinte pergunta: se preciso um ser vivo para originar outro ser vivo, de onde e como apareceu o primeiro ser vivo? Tentou-se, ento, explicar o aparecimento dos primeiros seres vivos na Terra a partir dos cosmozorios, que seriam microrganismos flutuantes no espao csmico. Mas existem provas concretas de que isso jamais poderia ter acontecido. Tais seres seriam destruidor pelos raios csmicos e ultravioleta que varrem continuamente o espao sideral. Em 1936, Alexander Oparin prope uma nova explicao para o origem da vida. Sua hiptese se resume nos seguintes fatos:

Na atmosfera primitiva do nosso planeta, existiriam metano, amnia, hidrognio e vapor de gua. Sob altas temperaturas, em presena de centelhas eltricas e raios ultravioleta, tais gases teriam se combinado, originando aminocidos, que ficavam flutuando na atmosfera. Com a saturao de umidade da atmosfera, comearam a ocorrer as chuvas. Os aminocidos eram arrastados para o solo. Submetidos a aquecimento prolongado, os aminocidos combinavam-se uns com os outros, formando protenas. As chuvas lavavam as rochas e conduziam as protenas para os mares. Surgia uma "sopa de protenas" nas guas mornas dos mares primitivos. As protenas dissolvidas em gua formavam colides. Os colides se interpenetravam e originavam os coacervados. Os coacervados englobavam molculas de nucleoprotenas. Depois, organizavam-se em gotculas delimitadas por membrana lipoprotica. Surgiam as primeiras clulas. Essas clulas pioneiras eram muito simples e ainda no dispunham de um equipamento enzimtico capaz de realizar a fotossntese. Eram, portanto, hetertrofas. S mais tarde, surgiram as clulas auttrofas, mais evoludas. E isso permitiu o aparecimento dos seres de respirao aerbia. Atualmente, se discute a composio qumica da atmosfera primitiva do nosso planeta, preferindo alguns admitir que, em vez de metano, amnia, hidrognio e vapor de gua, existissem monxido de carbono, dixido de carbono, nitrognio molecular e vapor de gua.

Oparin no teve condies de provar sua hiptese. Mas, em 1953, Stanley Miller, na Universidade de Chigago, realizou em laboratrio uma experincia. Colocou num balo de vidro: metano, amnia, hidrognio e vapor de gua. Submeteu-os a aquecimento prolongado. Uma centelha eltrica de alta tenso cortava continuamente o ambiente onde estavam contidos os gases. Ao fim de certo tempo, Miller comprovou o aparecimento de molculas de aminocido no interior do balo, que se acumulavam no tubo em U.

Pouco tempo depois, em 1957, Sidney Fox submeteu uma mistura de aminocidos secos a aquecimento prolongado e demonstrou que eles reagiam entre si, formando cadeias peptdicas, com o aparecimento de molculas proticas pequenas. As experincias de Miller e Fox comprovaram a veracidade da hiptese de Oparin. HIPTESE AUTOTRFICA A hiptese autotrfica, tambm nada explica sobre como teriam se originado as primeiras formas de vida, apenas admite que estas j teriam surgido como organismos auttrofos, ou seja, capazes de produzir seu prprio alimento. O principal empecilho contra tal hiptese que um ser auttrofo sintetiza alimento orgnico a custa de uma srie muito complexa de reaes qumicas.

HIPTESE HETEROTRFICA Deste primeiro agregado, teriam surgido formas de vida primitivas que se alimentavam dos compostos carbonosos inorgnicos presentes na prpria "sopa orgnica" primordial da qual se originaram. Estes primeiros organismos teriam sido anaerbios, j que a atmosfera de ento era desprovida de oxignio. Com o passar do tempo a "sopa" foi minguando, devido a ao e proliferao destes primeiros organismos, e a ao de novos compostos derivados do metabolismo dos mesmos. Tais organismos, logicamente, estariam fadados a se extinguir quando a "sopa" acabasse, a menos que estes pudessem evoluir para formas capazes de elaborar seus prprios alimentos. Mecanismos evolutivos, ento, favoreceram ou fixaram as possveis mutaes que levaram ao surgimento de organismos auttrofos (plantas fotossintetizadoras). Estes novos organismos utilizavam-se do CO2 da gua e da energia solar para produzir sua prpria energia. Em troca, eles iam enriquecendo a atmosfera com oxignio, liberado durante o processo da fotossntese. Este novo ambiente possibilitaria o aparecimento de novas formas de vida. Milhes e milhes de anos foram necessrios para o surgimento dos primeiros eucariotos. Depois viriam os primeiros organismos multicelulares, vegetais e animais, cada vez mais complexos e diversificados.

Os seres vivos no podem ser definidos por apenas uma caracterstica sendo, portanto, necessrio levarmos em conta um conjunto de aspectos que os diferenciam dos demais seres.

Vamos analisar essas caractersticas.

- Os seres vivos so formados por clulas Uma das primeiras generalizaes feitas no estudo dos seres vivos diz que: todos os seres vivos so constitudos por clulas. Esteenunciado constitui a chamada Teoria Celular. A clula o elemento fundamental que forma o organismo dos seres vivos. Em geral a clula to pequena que s pode ser vista ao microscpio. Uma das excees que se tem, em relao ao tamanho, um ovo, sua gema constitui uma nica clula macroscpica. A maioria dos seres que conhecemos formada por grande quantidade de clulas e, por isso, so chamados de seres pluricelulares. Entretanto, existem seres vivos formados apenas por uma clula: so os chamados unicelulares. As bactrias e os protozorios so unicelulares. Apesar de ser uma estrutura muito pequena a clula composta por vrias partes:

Membrana plasmtica : uma pelcula que envolve a clula. Alm de proteg-la, essa pelcula permite a troca de substncias entre clula e o exterior. A membrana plasmtica desempenha, assim, uma funo importante na nutrio celular. Citoplasma: O citoplasma tem o aspecto gelatinoso e nele que ficam estruturas (organelas) responsveis por diversas funes vitais da clula.

Um modelo de clula

Ncleo : um corpsculo geralmente situado no centro da clula. Nele se localizam os cromossomos (material gentico) responsveis pela hereditariedade. Sua funo controlar a reproduo e as atividades da clula. Nos seres mais simples, o material gentico est espalhado no citoplasma. Nesse caso dizemos que a clula procarionte. As bactrias so organismos procariontes. Nos organismos mais complexos, o material gentico est separado do citoplasma pela membrana nuclear (a carioteca), formando assim um ncleo verdadeiro. Esses organismos so chamados de eucariontes.

Dentre as organelas celulares mais importantes destacam-se: Mitocndrias: organela responsvel pela gerao de energia na clula; Ribossomo: organela responsvel pela produo das protenas utilizadas pela clula, atuando sempre em grupo (polissomo);

Lisossomo: responsvel pela digesto intracelular; Carioteca: membrana que cerca o ncleo contendo o material gentico (DNA) em clulas eucariontes;

As clulas que constituem o organismo dos seres no so todas iguais. Razes, folhas, ossos, pele, msculos etc. tm formas diferentes. Isso acontece porque as clulas que formam essas partes so diferentes. Um conjunto de clulas semelhantes que realiza determinada funo recebe o nome de tecido.

Clula vegetal Os organismos vivos so formados por diferentes tipos de tecidos, que formam a pele, a raiz, o caule, os msculos etc.. Apesar de todos os animais e vegetais serem formados por clulas existem diferenas entre a clula animal e a vegetal. Vejamos as principais:

Na clula vegetal a membrana plasmtica envolvida por uma parede celular. Essa parede rica em uma substncia chamada celulose. Na clula animal no existe parede celular e, conseqentemente, celulose. No interior da clula vegetal existe uma organela chamada vacolo, que ocupa quase todo o interior da clula, e preenchida por uma substncia aquosa rica em materiais nutritivos. Nas clulas animais os vacolos so extremamente pequenos. No interior da clula vegetal encontram-se organelas denominadas cloroplastos, estruturas que abrigam no seu interior a clorofila, um pigmento que tem cor verde, caracterstica dos vegetais. A clorofila permite que os vegetais faam a fotossntese. Alm da clorofila, a clula vegetal pode ter outros tipos de pigmentos de cores variadas. A clula animal no apresenta cloroplastos.

- Os seres vivos possuem capacidade de movimentao Quando nos referimos capacidade de movimentao, estamos falando de uma ao voluntria, que um ser vivo faz por si prprio. Os animais se movimentam rpida e ativamente, nadando, correndo ou voando sendo, portanto, mais facilmente identificvel. Movimentando-se os animais realizam, com mais facilidade, algumas tarefas bsicas, como buscar alimentos, se defender e atacar. Nas plantas a constatao dos movimentos requer uma observao mais cuidadosa pois ocorre mais lentamente. Por exemplo, se girarmos o vaso de uma planta que fica perto da janela, suas folhas se movero lentamente at ficarem voltadas em direo fonte de luz. Essa movimentao, no entanto, demorar vrios dias. - Os seres vivos precisam de alimento

Animais se alimentando No se pode conceber a vida sem a presena de energia. Energia o "combustvel" necessrio para que o ser vivo possa realizar suas funes vitais. Os seres vivos obtm a energia a partir dos alimentos orgnicos principalmente acares. Os organismos que conseguem sintetizar esses acares so chamados de auttrofos (do grego auto = por si prprio e trofos = nutrio). o que acontece com as plantas, que so capazes de sintetizar esses acares a partir da gua e do gs carbnico atravs de reaes qumicas que necessitam de luz, realizando um processo denominado fotossntese (do grego foto = luz e synthesis = juntar, agrupar). Por outro lado, h organismos imcapazes de produzir seu prprio alimento. Necessitam, ento, ingerir vegetais ou outros animais para se alimentarem. Esses organismos so chamados hetertrofos (do grego heteros = outro, diferente e trofos = nutrio) e como exemplo temos os animais. Tanto os organismos auttrofos quanto os hetertrofos necessitam retirar a energia contida nos acares, que so degradados em gua e gs carbnico, liberando energia. O conjunto de reaes qumicas que acontecem nos seres vivos (quer seja na sntese de substncias ou na degradao destas para obteno de energia) recebe o nome de metabolismo. - Os seres vivos reagem a estmulos Todos os seres vivos respondem a estmulos que podem ser fsicos ou qumicos, como pr exemplo, a mudana de temperatura, de luminosidade, de presso ou de composio qumica do ambiente em que vivem. Alguns poucos vegetais, porm, como a sensitiva (Mimosa pudica), tambm chamada de dormideira, e certas plantas carnvoras, so capazes de retrair suas folhas em poucos segundos quando tocadas, em uma reao rpida que lembra a de um animal. Tais plantas produzem reaes qumicas muito complexas que provocam um movimento de retrao e relaxamento das clulas, conferindo estes movimentos. Organismos complexos, como o caso do ser humano, possuem rgos sensoriais (olhos, ouvidos etc.) altamente especializados em receber os estmulos ambientais. Esses rgos esto acoplados ao sistema nervoso, que elabora respostas rpidas e adequadas a cada tipo de estmulo. Os vegetais tambm respondem a estmulos, embora mais lentamente que os animais. As folhas das plantas crescem em direo luz; o caule cresce para o alto, em resposta contrria ao estmulo fsico da gravidade; as razes crescem em direo ao centro do planeta, em resposta positiva fora da gravidade. Tambm conhecido o caso do girassol, que se movimenta orientado pela direo da incidncia de raios luminosos do Sol, e as onze-horas, cujas flores permanecem plenamente abertas apenas perto deste horrio.

A capacidade de reagir a estmulos classificada de acordo com a evoluo dos organismos. No caso dos animais primitivos, dizemos que estes possuem uma irritabilidade simplificada. Esta irritabilidade a capacidade de reagir, de forma inata e mecnica, a um estmulo. Por exemplo, ao encostar num paramcio ela ter a reao de se afastar para o lado oposto. Nos animais mais evoludos, pode-se referir irritabilidade complexa, atravs da excitao de um sistema nervoso mais evoludo, que uma resposta mais elaborada a um estmulo. Como exemplo de maior desenvolvimento, temos o homem, capaz de emitir respostas muito complexas ao meio. Dirigir um automvel, por exemplo.

No caso dos vegetais estas reaes so referidas como tropismos (crescimento do vegetal orientando-se a favor ou contra estmulos ambientais, como a fora de gravidade), tactismos (orientao espacial do vegetal em relao substncias qumicas, como as plantas parasitas infiltrarem razes em outras plantas para buscar seiva elaborada), nastismos (reao em resposta organizao interna do vegetal, como o exemplo j citado da planta dormideira) e blastismos (reao a estmulos luminosos, como a semente ter fobia ou filia pela luz para germinao).

- Os seres vivos tm ciclo vital Todos os seres vivos passam por diversas fases durante a sua existncia: nascem, crescem, amadurecem, se reproduzem, envelhecem e morrem. Essas etapas constituem o ciclo vital. Os seres brutos, sem vida, no possuem ciclo vital. Os seres brutos no crescem, embora s vezes parea que isso acontece. O aumento nas ondulaes das areias do deserto, chamadas dunas, no se trata de crescimento. Na realidade, esse aumento ocorre por causa da deposio da areia transportada pelo vento. Todos os seres vivos tm durao limitada. - Os seres vivos se reproduzem Reproduo a capacidade que os seres vivos tm de gerar outros seres semelhantes a si mesmos. por meio da reproduo que as espcies se mantm atravs dos tempos. ela que explica porqu, em condies normais, um ser vivo morre, mas a espcie no desaparece. A reproduo pode ser considerada a caracterstica essencial da vida. Entretanto, apesar de sua importncia, no uma funo vital, pois o ser vivo pode viver sem que haja a necessidade de se reproduzir. A reproduo pode ocorrer de duas formas principais: assexuada (ou agmica) e sexuada (ou gmica).

Planria se reproduzindo Reproduo assexuada a reproduo pelo prprio indivduo, que d origem a outros seres iguais a ele. Nessa forma de reproduo no h a participao de clulas sexuais para a formao de novos seres. Como exemplo temos as amebas, certas bactrias, esponjas etc., que se reproduzem assexuadamente. Observe a figura ao lado, onde uma planria se reproduz assexuadamente. Reproduo sexuada a reproduo onde necessria a participao de clulas sexuais, chamadas gametas. Em geral essas clulas so produzidas por seres diferentes, um masculino e outro feminino. Nesse caso dizemos que esses seres tm sexos separados. Entre os animais vertebrados, por exemplo, os machos formam espermatozides e as fmeas, vulos. No entanto, alguns seres vivos possuem a capacidade de, no mesmo organismo, formarem tanto gametas masculinos quanto femininos. Esses seres so chamados de hermafroditas. As minhocas, por exemplo. O encontro de gametas denomina-se fecundao e resulta numa clula-ovo, que se desenvolve para formar um novo ser. Quando a fecundao ocorre no interior do organismo feminino dizemos que a fecundao interna (mamferos, aves etc.). Quando ocorre no meio externo, dizemos que a fecundao externa (a maioria dos peixes, anfbios etc.). Se os filhotes nascem direto da me dizemos que esta espcie vivpara; se a fmea bota ovos, dizemos que esta espcie ovpara. - Os seres vivos podem adaptar-se O termo adaptao pode ser empregado em vrios sentidos. Quando desenvolvemos atividades fsicas, nossa temperatura aumenta. Um dos mecanismos que o organismo encontra para baixar a temperatura a transpirao. Esse tipo de ajustamento chamado homeostase, que constitui um tipo de adaptao.

Capivara com filhotes

Escala de evoluo do homem Adaptao tambm significa a capacidade de um organismo desenvolver, ao longo de milhares de anos, caractersticas que permitem melhor ajustamento ao ambiente. Esse processo de mudanas que levam adaptao recebe o nome de evoluo biolgica. Os cientistas acreditam que as girafas, por exemplo, descendem de ancestrais que tinham pescoos de comprimentos variveis. Os indivduos mais altos tinham mais chance de sobreviver, pois conseguiam alcanar mais facilmente o alimento. Seus filhos herdaram essas caractersticas a transmitiram a seus descendentes.

You might also like