You are on page 1of 2

A SEMANA > EDITORIAL N Edio: 2232 17.Ago.

12 21:00

Atualizado em 08.Mai.13 - 17:09

EDUCAO EM MARCHA LENTA


Carlos Jos Marques, diretor editorial

Novas e ms surpresas marcaram a divulgao do ltimo ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb) na semana passada. Pelos dados, o ensino mdio brasileiro ficou estagnado. Pior: no universo das escolas particulares os nmeros esto abaixo do estabelecido como meta pelo governo. Diante do quadro desanimador, o MEC planeja lanar uma operao de emergncia mudando o currculo exigido. A ideia reduzir a quantidade de disciplinas para reforar a qualidade do aprendizado. Na prtica como tapar o sol com a peneira. A educao segue em ritmo lento, precrio, no Pas devido a uma srie de fatores, entre os quais o planejamento equivocado de seu desenvolvimento. No campo das universidades, por exemplo, desde 2007 se investiu muito na ampliao do nmero de vagas, deixando de lado a capacitao de professores e mesmo a infraestrutura necessria para a formao adequada dos alunos, como bibliotecas e laboratrios de ponta. Colocado como um plano de reestruturao universitria, visando expanso do acesso dos brasileiros ao nvel superior, o Reuni pecou em fundamentos bsicos e acabou por abrir ainda mais o abismo entre as instituies de ensino de boa e m qualidade. Uma outra medida de carter discutvel comea a ser debatida no mbito federal. a que trata da ampliao das cotas universitrias. O objetivo do governo obrigar todas as faculdades pblicas a reservarem ao menos 50% de suas vagas para alunos oriundos de escolas pblicas. Essas faculdades so em geral as mais disputadas por todos os candidatos e, devido diferena na qualidade do ensino, estudantes de colgios particulares normalmente so mais bem-sucedidos nas provas de admisso. Mudar esse panorama requer, em primeiro lugar, um maior preparo dos aspirantes trazidos da rede pblica para que no haja descompasso deles com os candidatos das instituies particulares em relao ao contedo oferecido no nvel superior. O MEC quer, por isso mesmo, adotar o sistema de aulas de reforo para os estudantes cotistas que vo se habilitar s federais. Tais alunos precisam ter um mnimo de conhecimento para atenderem s exigncias dos cursos pretendidos. Tudo isso custa dinheiro e a expectativa de que o Senado vote o quanto antes o projeto de lei, j em tramitao na Cmara, que garante o investimento de 10% do PIB na educao. Lamentavelmente, pela demora nas negociaes partidrias at aqui, essa proposta ainda est longe de se tornar realidade.
http://www.istoe.com.br/assuntos/editorial/detalhe/230644_EDUCACAO+EM+MARCHA+LENTA+

1) De acordo com a situao de produo do gnero lido, responda:(0,4) a) Quem o escreveu? ______________________________________________________________________ b) Para quem foi escrito?_____________________________________________________________________ c) Qual o suporte no qual o gnero foi veiculado? __________________________________________________ d) Qual a finalidade desse tipo de texto? ________________________________________________________ 2) No caso do editorial lido, que fato motivou sua produo? (0,3) __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

3) O assunto apresentado no editorial aborda a questo da educao brasileira. Porm, ele no fala da educao brasileira como um todo, ou seja, ele especifica um tema: (0,4) a) Qual o tema abordado no editorial? __________________________________________________________________________________________ b) Qual a opinio do jornal sobre esse tema? __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 4) Marque a alternativa que justifica a opinio do jornal: (0,3) a) O objetivo do governo obrigar todas as faculdades pblicas a reservarem ao menos 50% de suas vagas para alunos oriundos de escolas pblicas. b) () desde 2007 se investiu muito na ampliao do nmero de vagas, deixando de lado a capacitao de professores e mesmo a infraestrutura necessria para a formao adequada dos alunos, como bibliotecas e laboratrios de ponta. c) A ideia reduzir a quantidade de disciplinas para reforar a qualidade do aprendizado. 5) Os pargrafos do desenvolvimento desempenham o papel de fundamentar com argumentos a ideia principal do texto. a) Qual o exemplo, apresentado no 2 pargrafo, ajuda a compreender que o governo tem realizado um planejamento equivocado para melhorar a qualidade na educao? __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ b) Quais solues so apresentadas, no 3 e 4 pargrafos, para melhorar as condies de ensino? __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 6) Leia com ateno a concluso do editorial:

O MEC quer, por isso mesmo, adotar o sistema de aulas de reforo para os estudantes cotistas que vo se habilitar s federais. Tais alunos precisam ter um mnimo de conhecimento para atenderem s exigncias dos cursos pretendidos. Tudo isso custa dinheiro e a expectativa de que o Senado vote o quanto antes o projeto de lei, j em tramitao na Cmara, que garante o investimento de 10% do PIB na educao. Lamentavelmente, pela demora nas negociaes partidrias at aqui, essa proposta ainda est longe de se tornar realidade. a) A concluso apresenta uma sntese ou uma proposta do tema abordado no editorial? Justifique sua resposta: ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ b) As expresses referentes retomam ideias ditas anteriormente em outros pargrafos, ou at mesmo no mesmo pargrafo, para evitar a repetio. Enumere as expresses destacadas de acordo com seus referentes: (1) por isso mesmo (2) tais alunos (3) tudo isso ( ) aulas de reforo para os estudantes cotistas. ( ) maior preparo para que no haver descompasso entre os estudantes. ( ) aspirantes das escolas pblicas.

You might also like