You are on page 1of 3

ISegunda metade da dcada de 90, fase inesquecvel de minha vida acadmica, esta no antigo segundo grau, estudava em uma

escola a qual fui aluno por onze anos. Na formatura do 3 ano, fui o orador da turma e homenageado pela escola como sendo o aluno mais que por mais tempo ali havia estudado naquela turma. Tudo era alegria, uma turma de amigos de longa data juntos se formando. A conquista do trmino dos estudos, a alegria dos familiares por uma caminhada que se findava e ao mesmo tempo o futuro prximo a porta com toda a responsabilidade de prestar um vestibular e o medo da transformao e da responsabilidade maior que se aproximava.

II Sculo XXI, aprovado no vestibular em Meteorologia (7 lugar). A festa que a famlia fez para comemorar esta grande vitria. Amigos comemorando na festa dos BIXOS. A sensao de dever cumprido, alma lavada, o sentimento de poder, um tapa na cara de quem duvidava de minha capacidade intelectual. Ao mesmo tempo, a sensao de incertezas, medo do novo, das novas responsabilidades que esta conquista acarretaria. A chance de sair de casa para morar s em outra cidade e ser independente, dono do prprio nariz. poca de maior amadurecimento e compreenso da vida, transformao de valores, carter, experincias notveis que ao longo deste perodo jamais deixaro de serem valorizadas e relembradas.

III Segundo ano de faculdade no curso de Meteorologia, morando em outra cidade, longe do zelo presente da famlia, mais amadurecido, onde me deparei com uma situao inusitada. Uma bela noite ratiando na internet cansado de ter tempo livre a noite, decido procurar um curso noturno que tivesse relao com o curso diurno ao qual estava em andamento na pgina da faculdade quando dou-me por ver havia efetuado minha inscrio para o prximo vestibular para o curso de Geografia. O tempo passa, o vestibular se aproxima e nos dias da prova, apenas com o conhecimento emprico resolvo suas questes. Findado o processo, chega o dia do resultado e para minha surpresa e felicidade meu nome um dos selecionados com colocao (3 lugar). Levo a diante o projeto, e findo ambas as faculdades quase que no mesmo perodo. Da por diante minha vida acadmica passou pelos corredores de um mestrado em meteorologia (climatologia) e hoje me encontro cursando disciplinas nos Doutorados de Educao Ambiental e Educao em Cincias, ambos na FURG, rumo ao meu maior desejo de ser Doutor e conseguir a to sonhada vaga como professor adjunto em uma Universidade Pblica.

IQuanto a experincias negativas, sinceramente tenho certa dificuldade em relatar, pois aprendi nessa vida que no devemos perder tempo e nem espao na memria com coisas que no te adicionam em nada. At porque tudo nessa vida tem um lado positivo. De uma queda samos mais fortes, de uma derrota aprendemos novas estratgias para uma nova tentativa de vitria. Porm, o que me vem memria neste exato momento uma passagem de minha vida, para ser mais exato, anos de 97 a 99 onde me encontrei lutando contra o Monstro do Vestibular, em que passei enfiado em cursinhos prvestibulares, livros e grupos de estudos na tentativa de matar o tal Monstro e sempre na fase final acabava por ser derrotado. E com esta derrota a sensao de descrdito, incapacidade, tristeza e incertezas de minha capacidade. Aliada claro a olhares e criticas familiares de ser um ser no capaz. Mas dentro desta fase sombria, lembro-me que meus pais, principalmente meu PAI sempre me dizia, NO DESISTA NUNCA, VAI QUE UMA D!!! E foi o que aconteceu, no vestibular de 99 para 2000 entrei para a faculdade e matei o MONSTRO. II Outra experincia negativa, assim por dizer, deu-se no decorrer de meu mestrado, onde por motivos particulares passei por um perodo difcil em minha vida que acabaram afetando tambm minha vida acadmica, e com isto, obtive uma reprovao em uma disciplina. Com isso, o professor que na poca tambm era coordenador do curso de ps-graduao disse-me que estava sendo excludo do programa, pois o mesmo no aceitava reprovao. Mesmo tendo cincia dos motivos particulares que de certa forma ajudaram a obteno deste resultado negativo, o professor mostrou-se imparcial a prestar alguma soluo. Mas o lado bom disso tudo, foi que a duvida deste com relao a minha capacidade, s me tornou mais forte. Pois, fui atrs de solues que me proporcionassem uma segunda chance dentro do programa e assim a consegui e mais ainda, mostrei que era capaz com um bom A+ nesta disciplina no seguinte semestre, quando oferecida por outro professor do programa. Hoje sou Mestre e tenho muito orgulho disto. II Outra experincia negativa, assim por dizer, deu-se quando na tentativa de entrar em um programa de doutorado, deparei-me com alguns professores, questionando-me quanto a minha capacidade de interagir dentro de um programa voltado a educao, j que advinha em maior parte de uma formao mais voltada para a rea de exatas. Porm, mesmo com a frustrada primeira tentativa, no desisti e jamais o faria. Sendo assim, para obter maior instruo, conhecimento e entendimento nos mais variados saberes desta rea, estou hoje matriculado nas mais variadas disciplinas ligadas educao dentro do programa em Educao Ambiental assim como em Educao em Cincias, construindo saberes que num futuro prximo me auxiliaro em muito para minha entrada no programa de doutorado trazendo consigo uma nova experincia positiva em minha vida acadmica.

FUNDAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PPG EDUCAO EM CINCIAS: QUMICA DA VIDA E SADE Associao entre UFRGS/UFSM/FURG

DSCIPLINA DE NEUROCINCIAS

LEANDRO SAMPAIO CLAVICO

RIO GRANDE, 2009.

You might also like