You are on page 1of 5

Movimento Uniforme Quando um mvel se desloca com uma velocidade constante, diz-se que este mvel est em um movimento

uniforme (MU). Particularmente, no caso em que ele se desloca com uma velocidade constante em trajetria reta, tem-se um movimento retilneo uniforme. Uma observao importante que, ao se deslocar com uma velocidade constante, a velocidade instantnea deste corpo ser igual a velocidade mdia, pois no haver variao na velocidade em nenhum momento do percurso. A equao horria do espao pode ser demonstrada a partir da frmula de velocidade mdia.

Por exemplo: Um tiro disparado contra um alvo preso a uma grande parede capaz de refletir o som. O eco do disparo ouvido 2,5 segundos depois do momento do golpe. Considerando a velocidade do som 340m/s, qual deve sera distncia entre o atirador e a parede?

Aplicando a equao horria do espao, teremos:

mas o eco s ser ouvido quando o som "ir e voltar" da parede. Ento:

Clculo:

importante no confundir o s que simboliza o deslocamento do s que significa segundo e uma unidade de tempo. Para que haja essa diferenciao, no problema foram usados: S (para deslocamento) e s (para segundo). Diagrama s x t Existem diversas maneiras de se representar o deslocamento em funo do tempo. Uma delas por meio de grficos, chamados diagramas deslocamento versus tempo (s x t). No exemplo a seguir, temos um diagrama que mostra um movimento retrgrado: Em um movimento uniforme, a velocidade se mantm igual no decorrer do tempo. Portanto seu grfico expresso por uma reta:

Analisando o grfico, possvel extrair dados que devero ajudar na resoluo dos problemas: S (Espao) = 50m 20m -10m T(Tempo) = 0s 1s 2s Sabemos ento que a posio inicial ser a posio = 50m quando o tempo for igual a zero. Tambm sabemos que a posio final s=-10m se dar quando t=2s. A partir da, fica fcil utilizar a equao horria do espao e encontrar a velocidade do corpo:

Diagrama v x t Em um movimento uniforme, a velocidade se mantm igual no decorrer do tempo. Portanto seu grfico expresso por uma reta:

Dado este diagrama, uma forma de determinar o deslocamento do mvel calcular a rea sob a reta compreendida no intervalo de tempo considerado. Velocidade Relativa a velocidade de um mvel relativa a outro. V= Generalizando, podemos dizer que a velocidade relativa a velocidade de um mvel em relao a um outro mvel referencial. Movimento Uniformemente Variado Tambm conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde h variao de velocidade, ou seja, o mvel sofre acelerao a medida que o tempo passa. Mas se essa variao de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, ento dizemos que este um Movimento Uniformemente Acelerado, ou seja, que tem acelerao constante e diferente de zero. O conceito fsico de acelerao, difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na fsica, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tanto tornando-a maior, como tambm menor. J no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade.

O conceito formal de acelerao : a taxa de variao de velocidade numa unidade de tempo, ento como unidade teremos:

Acelerao Assim como para a velocidade podemos definir uma acelerao mdia se considerarmos a variao de velocidade em um intervalo de tempo , e esta mdia ser dada pela razo:

Velocidade em funo do tempo Mas quando este intervalo de tempo for infinitamente pequeno, ou seja, , tem-se a acelerao instantnea do mvel.

Mas, se considerarmos , teremos a funo horria da velocidade do Movimento Uniformemente Variado, que descreve a velocidade em funo do tempo [v=f(t)]:

Posio em funo do tempo A melhor forma de demonstrar esta funo atravs do diagrama velocidade versus tempo (v x t) no movimento uniformemente variado.

O deslocamento ser dado pela rea sob a reta da velocidade, ou seja, a rea do trapzio.

Interpretando esta funo, podemos dizer que seu grfico ser uma parbola, pois resultado de uma funo do segundo grau. Equao de Torricelli At agora, conhecemos duas equaes do movimento uniformemente variado, que nos permitem associar velocidade ou deslocamento com o tempo gasto. Torna-se prtico encontrar uma funo na qual seja possvel conhecer a velocidade de um mvel sem que o tempo seja conhecido.

You might also like