You are on page 1of 3

ESCOLA CATEQUTICA METODOLOGIA PARA O USO DA BBLIA NA CATEQUESE Pe Francisco Carvalho 1. O PRINCPIO METODOLGICO CATEQUTICO 1.

1 A INTER-AO ENTRE F E VIDA O mtodo da catequese fundamentalmente o caminho do seguimento de Jesus: "Na catequese realiza-se uma inter-ao (= um relacionamento mtuo e eficaz) entre a experincia de vida e a formulao da f, ou seja, entre a vivncia atual e o dado da Sagrada Tradio da Igreja. De um lado, a experincia da vida levanta perguntas; do outro, a formulao da f busca e explicitao das respostas a essas perguntas. De um lado, a f prope a mensagem de Deus e convida a uma comunho com Ele; de outro, a experincia humana questionada e estimulada a abrir-se para esse horizonte mais amplo". Essa confrontao entre a formulao da f e as experincias de vida possibilita uma formao crist mais consciente, coerente e generosa promovendo atividades evanglico-transformadoras. Essa interao se estabelece tambm nas celebraes: o mistrio de Cristo anunciado na catequese o mesmo que celebrado na liturgia para ser vivido, pois "pelos sacramentos, a liturgia leva a f e a celebrao da f a se inserirem nas situaes da vida". Por esse mtodo, a vida crist discernida luz da f e desenvolve-se uma conaturalidade entre culto e vida. necessrio que o catequista compreenda e viva aquilo que transmite com os catequizandos enriquecendo-se pela experincia da comunidade crist a que pertence. de primordial importncia frisar que devemos levar a vida para dentro da Catequese e da Celebrao, pois a vida feita de tudo o que somos e realizamos e da mesma forma devemos levar o mistrio celebrado para a vida a fim de ilumin-la luz da Palavra de Deus. O mtodo de inter-ao entre f e vida apresenta trs aspectos: 1. A Comunho: Ela capaz de preencher o vazio do outro. Na comunho se realiza a unidade, a amizade, a "inter-relao" entre os grupos, raas, sexo e cultura, resultando a "fraternidade". 2. O Dilogo: a troca de experincias que implica num forte compromisso e sria disponibilidade no DAR e no RECEBER. 3. O Amor: O mtodo de "inter-ao" exige muito amor; o acolher o outro, o gastar o tempo e a vida com o outro. A Comunho e o Dilogo no tero sentido, nem valor, se neles no estiverem o amor e o acolhimento ao outro. A Sagrada Escritura interpela a vida, questiona-a e a ilumina. 1.2 CATEQUESE E CELEBRAO A Catequese no pode despresar a importncia e o sentido dos Sacramentos celebrados

na vida da Igreja fazendo meros encontros de preparao dos catequizandos para um evento importante. Eles celebram a ao de Deus que redime e salva o homem da opresso causada pelo pecado. Nos Sacramentos, como na Catequese, h uma "interao" da Revelao Divina e da situao de vida da sociedade, logo, LITURGIA, CONVERSO E TESTEMUNHO no podem estar separados. Em nossa contnua converso, a participao dos sacramentos leva o homem para um maior compromentimento na construo do Reino de Deus. A F no tem sentido se no est unida a ela um aperfeioamento do cristo e consequentemente da sociedade tornando-a mais justa e mais fraterna. Isto s no acontece quando h desconhecimento a respeito da origem e do fim do homem e das suas responsablidades, com referncia a Deus, natureza e sociedade. 2.3 O MTODO VER-ILUMINAR-AGIR-CELEBRAR-REVER um mtodo prtico na ao catequtica. Ele desperta o nosso senso crtico e leva-nos a contnua converso e a assumir compromissos na transformao da sociedade. Na catequese, esse mtodo: Parte das necessidades dos catequizandos; Com a Palavra de Deus ilumina a realidade; Permite vincular a teoria prtica; Envolve as pessoas, exigindo a participao; Desenvolve a capacidade de compromisso; Ajuda a diminuir os gastos, o tempo e evita a improvisao; Ativa a criatividade e a corresponsabilidade. 1.4 LINGUAGEM, CATEQUESE MEIOS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA

No mtodo ver-iluminar-agir-rever, so importantes a linguagem adequada e os meios didticos. necessrio saber adaptar-se aos ouvintes, usando uma linguagem compreensvel, levando em conta idade, cultura e circunstncias. s vezes a transmisso da mensagem bblica fica prejudicada pelo uso de uma linguagem inadequada. A catequese faz uso da linguagem bblica, histrico-tradicional (Credo, liturgia), doutrinal, artstica e outras. preciso, porm, estimular novas expresses do Evangelho com linguagens renovadas e comunicativas como a linguagem sensorial e miditica (rdio, TV, internet) e outras. 1.5 MTODO DO TRABALHO EM GRUPO importante trabalhar em grupo para favorecer o desenvolvimento dos valores individuais e coletivos dentro de um determinado campo social e catequtico. A tcnica de oficinas, aplicada catequese, ajuda a realizar uma reflexo participativa e a promover o encontro da teoria com a prtica na evangelizao. uma tcnica que desenvolve um tema mediante a construo coletiva, confrontando-o com a Palavra de Deus e com a vivncia comunitria. Visa caminhada catequtica e soluo de problemas; o lugar para fazer pensar, redescobrir, reinventar novas formas de ver e de rever a prtica, de conviver e agir segundo o Evangelho.

1.6 A MEMORIZAO NA CATEQUESE A "memorizao" tem um sentido mais rico do que o tradicional de "aprender de cor" a doutrina crist. Saber "de cor" ou "decorar" significa saber "de corao". Portanto, o que se memoriza deve antes passar pelo corao, pela experincia, pelo sentimento de quem aprende, e isso se faz, antes de tudo, pela vivncia e celebrao: o repetir ritualmente gestos, sinais, palavras... vai repercutir na vida, ajudando a guardar no corao e no apenas na cabea. Como recurso didtico, necessria a memorizao das palavras de Jesus, das passagens bblicas importantes, dos dez mandamentos, das frmulas da profisso de f, dos textos litrgicos e oraes mais importantes e das noes principais da doutrina. Portanto, no deve ser descuidada e, menos ainda, abandonada. Os textos interiorizados devem ser memorizados e compreendidos pouco a pouco na sua profundidade, a fim de se tornarem fonte de vida crist pessoal e comunitria. Portanto, deve ser evitada a assimilao insuficiente, reduzida ao saber frmulas que se repetem sem nenhum aprofundamento. 1.7 RECURSOS AUDIOVISUAIS NA CATEQUESE Muitas vezes difcil prender a ateno dos catequizandos com uma simples palestra. Um cartaz, ou mesmo um simples desenho no quadro podem prender a ateno e esclarecer melhor do que 10 minutos de palestra, sem qualquer ilustrao. Se para organizarmos um encontro com os catequizandos, usamos da mesma pedagogia de Jesus, devemos, tambm como ele, utilizar meios para melhor comunicar a mensagem. Qualquer catequista, em qualquer local, por menos adequado que seja, poder utilizar os recursos para ilustrar o encontro e fazer com que a mensagem seja melhor compreendida e interiorizada pelos catequizandos, sejam crianas, jovens ou adultos. preciso, porm, no esquecer que o valor do encontro no est somente na maneira de apresentar a mensagem: necessrio, antes de tudo, o testemunho de vida do catequista, pois sua pessoa o principal instrumento e a sua vida o primeiro "visual" a ser apresentado. Lembrar, tambm, que o material didtico utilizado no substitui a Palavra de Deus, mas dever servir para ajudar na transmisso da mensagem e, portanto, dever estar ligado IDEIA CENTRAL e ao OBJETIVO do encontro. PARA REFLETIR 1. Qual a importncia do mtodo VER-ILUMINAR-AGIR-REVER na catequese? 2. Quais as maneiras de fazer este mtodo acontecer antes, durante e depois dos encontros encontros de catequese?

You might also like