You are on page 1of 250

ECONOMIA

(PARA O CURSO DE COMUNICAO)

Prof. Me. Eduardo Amazonas de Figueiredo

1 PROGRAMA

UNIDADE I. EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO 1. Mercantilismo 2. Escola Fisiocrata 3. Capitalismo 4. Escola Clssica 5. Revoluo Industrial 6. Era Keynesiana 7. Escola Socialista (Marxismo) 8. Neoliberalismo 9. Comunismo Bolchevista 10. Economia para o Sculo XXI

UNIDADE II. ELEMENTOS BSICOS DA ECONOMIA 1. Conceitos de Economia 2. Princpios Chaves da Economia 3. As Metas da Economia 4. Escassez e Problemas Econmicos 5. Produo Econmica 6. Marginalismo

UNIDADE III. MACROECONOMIA 1. Inflao 2. Desemprego 3. Poltica Fiscal, Monetria e Cambial 4. As Correntes Econmicas

2 5. Estabilidade Econmica / Instabilidade Econmica 6. Crescimento Econmico 7. Desenvolvimento Econmico

UNIDADE IV. MICROECONOMIA 1. Mercado 2. Consumo

ANEXOS Anexo I: Exerccio de Fixao Anexo II: Manchetes Para Serem Analisadas Anexo III: Fontes de Informao na Internet Sobre Economia Anexo IV: Siglas Econmicas Anexo V: Dicas Empresariais Para o Sucesso Profissional

BIBLIOGRAFIA: GASTALDI, J.P. Elementos de Economia Poltica. 19.ed. So Paulo: Saraiva, 2006 PINHO, DIVA BENEVIDES. Manual de Economia. 5.ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2006 VASCONCELOS, M.A. S. & GARCIA, M.E. Fundamentos de Economia. 2.ed. So Paulo: Campus, 2005.

3 UNIDADE I. EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO Obs.: REVOLUO AGRCOLA A Revoluo Agrcola foi o movimento dado na Pr-Histria, que marcou o fim dos povos nmades e o inicio da sedentarizao, com o aparecimento das primeiras vilas e cidades. No Perodo Paleoltico, os grupos nmades no possuam moradias fixas. J no Neoltico, as sociedades humanas desenvolveram tcnicas de cultivo agrcola e passaram a ter condies de armazenar alimentos. Isso levou a grupos humanos a se fixarem por mais tempo numa regio e a se deslocarem com menor frequncia. H cerca de 10 mil anos atrs, durante a Pr-histria, no perodo do neoltico ou perodo da pedra polida, alguns indivduos de povos caadores coletores notaram que alguns gros que eram coletados da natureza para a sua alimentao poderiam ser "semeados". As pesquisas tm revelado que as primeiras atividades agrcolas ocorreram na regio de Jeric, num grande osis junto ao mar Morto, h cerca de 12 mil anos. Por meio de difuso ou movimentos independentes, supe-se que o fenmeno tenha se desenvolvido tambm na ndia (h 8 mil anos), na China (7 mil), na Europa, (6.500) na frica tropical (5 mil) e nas Amricas (4.500). A sedentarizao, causada pela agricultura, provocou verdadeira revoluo no modo de vida da humanidade. Um dos acontecimentos mais importantes relacionados a isso foi o desenvolvimento das vilas e cidades. Em geral, as vilas desenvolveram-se em regies onde os solos eram frteis e propcios agricultura. Elas tinham inmeras funes. Na Amrica, por exemplo, estavam associadas a cultos religiosos, mas podiam tambm servir de abrigo para artesos e de espao de troca de produtos. Dessa forma, o surgimento das vilas e cidades facilitou a prtica do comrcio e o desenvolvimento de novas tcnicas, como a olaria (fabricao de peas de barro) e da metalrgica (fabricao de peas de metais). Assim, percebe-se que o processo de consolidao das vilas est associado ao aumento da organizao social. Em outras palavras, est relacionado com a

4 prtica da religio e do comrcio, com o aumento da populao e com a diversificao das atividades produtivas. Desde o inicio da Pr Histria, o homem tem procurado os rios para se orientar no espao terrestre e obter gua. Foram ao longo dos rios que floresceram, no comeo da Histria, as civilizaes agrcolas, as primeiras a submeterem o espao terrestre e a natureza a seus desgnios. E foi junto aos grandes rios da Antiguidade que se desenvolveram as civilizaes que deram um novo rumo Histria da humanidade, por vezes chamadas de Civilizaes Fluviais, por que foram os rios o fator decisivo para o desenvolvimento agrcola. As grandes civilizaes fluviais, que eram economicamente dependentes das culturas irrigadas e contavam com uma populao numerosa e em grande parte urbanizada, floresceram nas plancies aluviais formadas pelas enchentes de um dos dois grandes rios. Assim, os beros das civilizaes chinesa, indiana, sumriobabilnica e egpcia foram, respectivamente, os rios Amarelo e Azul, Indo e Ganges, Tigre e Eufrates e Nilo. Com o surgimento da agricultura, surgiram mudanas no s nos instrumentos de trabalhos e na formao de cidades, mas tambm nas relaes sociais entre os homens. No inicio, a produo agrcola era um empreendimento familiar: pai, me, filhos e filhas de diversas idades, cada qual passou a trabalhar a terra com determinados deveres fixados por tradio. O investimento de muito trabalho no cultivo da terra, porm, levou ao desejo de posse da terra e criao do direito de herana. O primognito herdava a terra e os mais jovens, sem possurem terras prprias, passavam a servi-lo; ou, ento, a servir a outros donos de terras. As sociedades dos agricultores e criadores de gado organizaram-se em tribos. A tribo era um grupo maior que a horda. Era constituda por um conjunto de famlias que viviam na mesma regio e que provinham de um tronco comum. As famlias eram chamadas de cls. O uso de instrumentos de metal provocou um grande salto na produo agrcola. Os novos instrumentos permitiram produzir mais e melhor em menos tempo. Com isso as comunidades primitivas comearam a produzir mais do que necessitavam. Essa produo a mais se chama excedente (o acmulo (armazenagem) da produo traz poder aos homens).

5 Com o aumento da produo apareceu tambm a propriedade privada de terra, de ferramentas, animais, etc. Instalava-se com isso a desigualdade entre os homens e entre as tribos. Os proprietrios passaram a explorar o trabalho dos outros. Surgiu a escravido. Pela primeira vez, a sociedade dividiu-se em partes opostas: os donos de escravos e escravos. O mundo passou a ter um novo modo de produo o escravismo e novas relaes sociais baseadas na desigualdade. 1. Mercantilismo (O Marqus de Mirabeau 1715 / 1789 cunhou a expresso mercantilismo): Regime de intervencionismo e Nacionalismo Econmico. Os nobres feudais, sentindo a ameaa ao status quo, foravem o rei a tomar medidas para conter a atividade mercantil de modo a limitar o enriquecimento com o comrcio. Na Inglaterra, os reis Eduardo I e III (final do sculo XII) estabelecem uma srie de regulamentaes econmicas, entre elas o controle de preos e salrios e a garantia de monoplios ao controle do rei com medo de maiores hostilidades. Em 1391, O Ato de Navegao estabeleceu o monoplio das frotas nacionais no comrcio com a Inglaterra. No regime mercantilista a riqueza era o principal fim do Estado. Foi um marco na histria econmica da humanidade, assinalando o incio da evoluo dos Estados modernos e das novas concepes sobre os fatos econmicos.

A palavra mercantilismo derivou da latina mercator (mercador), pois o comrcio era considerado como a base fundamental para o aumento das riquezas.

Doutrina econmica que marca o perodo histrico da Revoluo Comercial (sc. XVI-XVIII), no qual ocorreu a desintegrao do feudalismo e a formao dos Estados Nacionais. Defendia o acmulo de divisas em metais preciosos pelo

6 Estado por meio de um comrcio exterior de carter protecionista com uma ampla interveno do Estado na economia.

O mercantilismo era constitudo por um conjunto de concepes desenvolvidas na prtica por ministros, administradores e comerciantes, com objetivos no apenas econmicos, mas tambm poltico-estratgicos. Sua aplicao variava conforme a situao do pas, seus recursos e o modelo de governo vigente.

Princpios Bsicos do Mercantilismo: A) Estado incrementa o bem-estar nacional, mesmo que em detrimento de seus vizinhos e colnias; B) Comrcio e Indstria mais importantes que a agricultura Para os mercantilistas quanto maior fosse o estoque de metais preciosos mais fortes e poderosos era considerado o governo de um pas, o que acabou estimulando guerras, exacerbando o nacionalismo e mantendo a presena do Estado nos assuntos econmicos (o comrcio internacional era visto como um meio para aquisio de metais preciosos e todas as medidas restritivas que resultam em aumento das entradas de metais seriam desejveis).

Manter uma balana comercial (favorvel como meio de manter a economia em pleno emprego) positiva requeria preos baixos para as mercadorias exportadas para mercados competitivos. Isto significa baixos salrios para os trabalhadores locais, visto que o trabalho era o maior custo de produo. Ter certeza de que a oferta de trabalho (Por isso uma das preocupaes era a busca do pleno emprego) seria grande era um dos meios de manter baixos salrios. A anomalia surgida foi

7 que, para uma nao mercantilista ser rica, necessita um grande nmero de operrios pobres. Edward Misselden (1608 1654) identificou a mecnica do balano global de transaes do pas com o exterior. Concebe um balano de transaes multilaterais (assinala corretamente que o balano de pagamento deve est sempre em equilbrio).

Misselden compreendia certos mecanismos da poltica monetria, e apontava corretamente que a taxa de juros internos acima das taxas internacionais atrairia capital de curto prazo.

A partir do final do sculo XVIII, com o desenvolvimento da teoria econmica e das vantagens comparativas (cada pas deve aumentar a produo total), pela qual cada pas deveria se especializar nos produtos nos quais tivesse mais vantagem relativa em termos de custo, o mercantilismo perdeu terreno junto profisso. Aliado ao conceito de que o mais importante para o bem-estar da populao o consumo e no a produo, a teoria das vantagens competitivas continua sendo aceita pela maioria dos economistas, praticamente todas as objees levantadas a ela ao longo do tempo tendo sido rejeitadas.

O mercantilismo apresenta o comrcio internacional como uma concorrncia entre pases, equivalente a uma guerra econmica, substituindo um conflito armado. A retrica pose ser efetiva, ao apelar para sentimentos nacionalistas, mas no tem lgica. A competio no se d entre pases, mas sim entre empresas.

8 Os pases hoje competem entre si, na reteno de capital, fsico e humano, em propiciar um ambiente favorvel ao empreendedorismo, inovao, ao desenvolvimento das empresas e da produtividade. Segurana jurdica, legislao tributria e trabalhista favorveis livre iniciativa, impostos no confiscatrios, estabilidade econmica, educao de qualidade, incentivos pesquisa, assim como uma rede bsica se seguridade social e infraestrutura eficiente so alguns dos itens constantemente associados a crescimento econmico e a ganhos de produtividade. Esses itens so suprimidos sob a forma de bens pblicos e tm efeito sobre as vantagens comparativas de um pas ao longo do tempo, podendo tanto incentivar exportaes quanto importaes, ampliando o comrcio e, colaborando no aumento da renda per capta.

2. Escola Fisiocrata (Fisiocracia = Regras, governo da Natureza)

Formada por um grupo de franceses, no sculo XVIII, que era contrrio s ideias mercantilistas. Este grupo formulou pela primeira vez, de forma sistemtica e lgica, uma teoria do liberalismo econmico. Essa teoria transferia o centro de ateno econmico do comrcio para a produo e criava a noo de produto lquido. Para eles somente a natureza era capaz de produzir algo novo, por isso s demais atividades como a indstria e o comrcio, mesmo sendo necessrias, no faziam mais que transformar ou transportar os produtos da terra. Na Frana fisiocrata, havia 600.000 pessoas beneficiadas pelo sistema contra 24.000.000 de pobres, no beneficiados.

A sociedade era dividida em trs classes: os produtores (na agricultura), os proprietrios de terra (nobreza e clero) e as classes estreis. Em sua concepo, a circulao de renda entre estas classes ocorria porque os produtores e proprietrios

9 compravam os servios e produtos do terceiro grupo, que depois retornava a renda aos outros dois, pois precisava comprar os produtos agrcolas. Para eles, isso correspondia a uma ordem natural regida por leis imutveis como na fsica, e por isso qualquer interveno do Estado seria condenvel a menos que fosse para garantir essa ordem. Defendiam a mais ampla liberdade econmica cuja mxima era laissez faire, laissez-passer (deixar fazer, deixar passar).

do interesse pblico a cobia, a ambio individual e a procura do benefcio prprio; esses trs aparentes vcios de comportamento constituem condies essenciais para a sustentao das atividades econmicas (pensamento clssico de Madeville em 1705).

3. Capitalismo

Sistema econmico e social predominante na maioria dos pases industrializados ou em industrializao. Nele, a economia baseia-se na separao entre trabalhadores juridicamente livres, que dispem, apenas da fora de trabalho e a vendem em troca de salrio, e capitalistas, os quais so proprietrios dos meios de produo e contratam os trabalhadores para produzir mercadorias (bens dirigidos para o mercado), visando obteno de lucro.

Nos sculos XVIII e XIX, esse processo provocou especialmente na Inglaterra a revoluo industrial, com a mecanizao das fbricas.

No sculo XIX, o capitalismo apresentava-se estruturado, com os industriais e banqueiros centralizando as decises econmicas e polticas, e os comerciantes

10 atuando como seus intermedirios. No final desse sculo, acentuavam-se as tendncias concentrao, com cartis (acordo entre grupo de empresas independentes para uma atuao coordenada, com vistas a interesses comuns), trustes (fuses de empresas detentoras de grande parcela do mercado) e monoplio. O resultante deste processo aconteceu no sculo XX, com a formao de gigantescas empresas multinacionais.

4. Revoluo Industrial

Conjunto das transformaes tecnolgicas, econmicas e sociais que ocorreram na Europa, mais precisamente na Inglaterra nos sculos XVIII e XIX, e que apresentaram como resultado a implantao do sistema fabril e a difuso do modo de produo capitalista. A revoluo industrial foi considerada o ponto alto do longo processo de transformao das foras produtivas, tendo suas razes fixadas na crise do sistema feudal europeu. Como fases preparatrias, entre os sc. XIV e XVIII esto os movimentos: renascimento comercial, desenvolvimento do artesanato de base corporativista, a revoluo comercial e o surgimento do sistema manufatureiro baseado no trabalho assalariado domstico. Do conjunto desses fatores surgiu a indstria capitalista mecanizada como conhecemos hoje.

4.1. As quatro fases da revoluo industrial

1 fase - Mecanizao da indstria e da agricultura. - Aparecimento da mquina de fiar. - Tear (tecer = traar/unir) hidrulico e mecnico.

11 * Que vieram a substituir a fora do homem, do animal e da roda de gua. Eram mquinas grandes e pesadas, mas com incrvel superioridade sobre os processos manuais de produo da poca. O descaroador de algodo tinha capacidade para trabalhar mil libras de algodo enquanto, no mesmo tempo, um escravo conseguia trabalhar cinco. 2 fase - 1776 inveno da mquina a vapor

* Grandes transformaes nas oficinas, que se convertem em fbricas, nos transportes, nas comunicaes e na agricultura.

3 fase - Desenvolvimento das fbricas - O arteso e a sua pequena oficina patronal desapareceram, para dar lugar ao operrio, as fbricas e as usinas. - A migrao de massas humanas das reas agrcolas para as proximidades das fbricas provoca o crescimento das populaes urbanas.

4 fase - Um espetacular aceleramento dos transportes e das comunicaes. - surge a navegao a vapor e a hlice. -surge a locomotiva a vapor e a primeira estrada de ferro na Inglaterra. - surge o telgrafo eltrico, o selo postal e o telefone.

4.2. As Principais Caractersticas da Segunda Revoluo Industrial

1) A substituio do ferro pelo ao como material industrial bsico.

2) A substituio do vapor pela eletricidade e pelos derivados do petrleo como principais fontes de energia.

12 3) O desenvolvimento da maquinaria automtica e um alto grau de especializao do trabalho.

4) O crescente domnio da indstria pela (atravs) da cincia (Hitachi 3000 cientistas).

5) As vias frreas so melhoradas e ampliadas.

6) Daimler e Bens constroem automveis na Alemanha.

7) Novas formas de organizao capitalista.

* capitalismo industrial (grandes lucros) * capitalismo financeiro (bancos, crdito e financeiras / holding, truste e fuses de empresas).

Na Gr-Bretanha, uma mquina manual de fiar custava menos que o salrio correspondente a cinco meses, enquanto na Frana, que pagava baixos salrios, ela custava mais de um ano de trabalho. Foi a mo de obra mais barata na Frana que causou o lento desenvolvimento das mquinas no continente, e no a inventividade superior ou a perspiccia comercial dos britnicos.

A mo de obra na china era ainda mais barata. Pelo mesmos clculos, os salrios de Londres eram trs vezes maiores que os das cidades continentais e seis vezes ou sete vezes maiores que os de Pequim. No de surpreender que o motor a vapor, um mecanismo para substituir a mo de obra pelo carvo, seja uma inveno britnica.

13 Muitas das importantes inovaes da Revoluo industrial foram aes pensadas e deliberadas em resposta aos altos salrios britnicos e ao carvo barato na Gr-Bretanha.

A Gr-Bretanha se convertia em uma sociedade mais liberal, com mais respeito propriedade privada no fim do sculo XVII. Como o governo britnico eximia-se de taxar arbitrariamente os que parecessem interessantemente ricos, ou a favorecer um monopolista com a expulso de concorrentes, os empreendedores britnicos tinham bem mais interesse em investir seu capital. Uma sociedade com mais investimentos de capital e mais empreendedorismo tambm uma sociedade que provavelmente gozar de salrios mais altos.

Em 1.500, Paris era a maior cidade da Europa, em 1800, Londres era quase duas vezes maior que Paris. Doze das 56 maiores cidades da Europa estavam nas ilhas britnicas.

As cidades prosperavam em naes liberais, que resultou em salrios mais altos, e consequentemente gerou condies perfeitas para as inovaes da Revoluo industrial.

5. Escola Clssica ou Liberal Linha de pensamento econmico que comea com a publicao do livro A Riqueza das Naes de Adam Smith em 1776 (que um tratado abrangente sobre as questes econmicas, engloba desde as leis de mercado e aspectos monetrios at a distribuio do rendimento da terra e ainda apresenta como concluso, um conjunto de recomendaes polticas) e termina em 1848, tambm com a

14 publicao de um livro, os Princpios de Economia Poltica de John Stuart Mill (onde este enfatiza as vantagens e funcionamento de uma economia de mercado). marcada, ainda, pela obra de David Ricardo datado de 1817, Princpios de Economia Poltica e Tributao.

Fundada por Smith e Ricardo foi a escola clssica que desenvolveu a economia, que passou a apresentar um carter cientfico integral medida que centralizou a abordagem terica na questo do valor, cuja fonte era o trabalho.

Teoria baseada nos preceitos filosficos do liberalismo e do individualismo desenvolveu o conceito de valor-trabalho, sua caracterstica bsica era a nfase que dava produo, desprezando o consumo e a procura. Para esta escola a riqueza entendida como os bens que possuem valor de troca, que determinado pela quantidade de trabalho necessria para produzir as mercadorias.

Refuta as ideias dos fisiocratas, pois estes acreditavam que apenas o trabalho na agricultura produzia valor.

Para Adam Smith o mundo real era to harmnico que se fosse permitido a atuao da livre concorrncia, uma mo invisvel levaria a sociedade perfeio. Para ele, na busca pelo lucro mximo de cada agente, promovia -se, como consequncia, o bem-estar de toda a comunidade. O papel do Estado na economia deveria ser to somente proteo da sociedade contra eventuais ataques e criao e manuteno de obras e instituies necessrias, mas no a interveno nas leis de mercado ou na prtica econmica (nova ordem institucional: o da ordem natural e o da mo invisvel do mercado).

15 Laissez-faire, laisser-psser, l monde v de lui mne. Em traduo livre, isto significa algo como: O mundo caminha por si prprio, independente de normas impostas por uma autoridade pblica e h uma ordem natural capaz de orientar as atividades econmicas. Smith j explicava o progresso econmico pelas possibilidades de aumento de produtividade que a ampliao de mercados abria ao permitir a especializao e simplificao das funes produtivas. Essa especializao, por sua vez, permitiria a melhoria da eficincia produtiva no apenas de forma direta, atravs do aprendizado pela experincia do trabalhador, mas tambm indiretamente, j que a simplificao de tarefas era o primeiro passo na direo da mecanizao da funo, substituindo a mo do trabalhador pela mquina.

Adam Smith, em uma de suas aulas sobre jurisprudncia, exorta va que a liberdade de trocas deve ser permitida com todas as naes e para todas as coisas.

Obs.: Demolida em 01/12/2012

16

17 Obs.: Em Meca, j demoliram a maioria das antigas casas e lojas que ficavam ao redor da Caaba. Em seu lugar construram um complexo gigante contendo um hotel e apartamentos de luxo, alm de um enorme shopping com caf Strabucks e a loja de roupas H&M, entre outros. Uma casa onde o profeta Maom tinha morado, em Meca, foi derrubada, e um banheiro pblico construdo em cima. O instituto do Golfo, em Washington, estima que 95% dos prdios com mil anos de idade j foram demolidos nas cidades de Meca e Medina.

Ricardo por sua vez, aprimora a tese de que todos os custos se reduzem o custo do trabalho, demonstrando que a acumulao do capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca elevao da renda da terra, at que os rendimentos decrescentes diminuem tanto os lucros que a poupana nula, deixando a economia estacionria, com salrios de subsistncia e nenhum crescimento. A partir de sua anlise de distribuio do rendimento da terra surgiram as ideias do chamado perodo neoclssico. E a maioria dos estudiosos do pensamento econmico, atribui tambm as ideias de Ricardo o surgimento do marxismo, no que diz respeito nfase dada a questo distributiva e aos aspectos sociais na repartio da renda da terra.

Jean Baptiste Say retomou a obra de Smith e a ampliou. Para ele a oferta criaria a sua prpria procura, teoria que foi conhecida como Lei de Say. Vai contra a teoria valor trabalho, afirmou que o valor no dependia do trabalho, e sim da utilidade associada ao produto.

18 Thomas Malthus foi o primeiro economista a sistematizar uma teoria geral sobre a populao. Assinalou que o crescimento da populao dependia da oferta de alimentos. Para ele, a causa de todos os males da sociedade era o excesso populacional, pois o potencial da populao excedia o potencial da terra na produo de alimentos.

6. Era Keynesiana

Aps o perodo Clssico, surgiu o perodo neoclssico em 1870, poca em que nfase voltou-se para os aspectos microeconmicos. Isto porque a crena na economia de mercado e em sua capacidade auto-reguladora fazia com que no houvesse preocupao com a poltica e com o planejamento macroeconmico. Neste perodo surge a anlise do comportamento do consumidor, que deseja satisfao no consumo. Aparecem estudos e teorias a partir desta e de outras anlises. Estudam-se funes ou curvas de utilidade e de produo para com isso poder deduzir o equilbrio de mercado.

O grande economista desta poca foi Alfred Marshall e foi como sucessor dele na Universidade de Cambridge que Keynes comeou a demonstrar sua preocupao com as implicaes prticas da Teoria Econmica. Ao publicar, em 1936, o livro Teoria Geral do Emprego, dos Juros e da Moeda inaugurou a era Keynesiana, que descrita por muitos autores como a Revoluo Keynesiana.

Keynes atuou no perodo conhecido com a Grande Depresso e acreditava que um dos principais fatores responsveis pelo volume de emprego explicado pelo nvel de produo nacional de uma economia, que por sua vez determinado pela demanda agregada ou efetiva. Com isso, inverte o sentido da Lei de Say,

19 destacando o papel da demanda agregada de bens e servios. Para ele, no existem foras de auto ajustamento na economia, por isso necessrio que o Estado intervenha atravs de uma poltica de gastos pblicos. Surge o chamado Princpio da Demanda Efetiva.

Estamos todos sofrendo as consequncias do individualismo selvagem


Franklin Roosevelt, em 1936

O esperado nunca acontece, o inesperado sempre (Keynes)

Os argumentos de Keynes influenciaram a poltica econmica dos pases capitalistas. Foi o mais clebre economista do incio do sculo XX e o pioneiro da macroeconomia. Sua preocupao era sempre ligada a questes prticas e a polticas de conjuntura.

A ideia revolucionria de Keynes era que os mercados financeiros no se autocorrigiam, como argumentavam economistas clssicos. Eu concluo que a tarefa de organizar o volume atual de investimento no pode ser deixada em mos privadas. Escreveu Keynes.

Os instrumentos da abordagem keynesiana, renda/ consumo/ poupana/ investimento, vieram substituir a clssica trilogia oferta/procura/preo.

20 NEW DEAL foi um programa econmico criado pelo ento presidente americano Franklin Delano Roosevelt para combater os efeitos da grande depresso da Grande depresso, nos Estados Unidos. Lanando mo de um audacioso plano de obras pblicas em 1933, o objetivo do governo era atingir o pleno emprego. que a crise de 1929 levou um quarto da populao a ficar desempregada. A deciso era claramente intervencionista, o que contrariava a histrica tradio liberal dos Estados Unidos. Como definiu o prprio Roosevelt na poca, ele queria enfrentar o problema da crise como se enfrenta uma guerra. A nova poltica estendeu-se a toda a atividade econmica, que significou, entre outras medidas, o controle do sistema financeiro do pas, o embargo do ouro e a desvalorizao do dlar para estimular as exportaes. Os opositores do New Deal, protestavam contra o crescimento dos gastos pblicos, interromperam a expanso do programa em 1937 para definitivamente aboli-lo a partir de 1943. Os estudiosos de histria econmica divergem se o New Deal (negcio / transao) de fato ajudou os Estados Unidos a sarem da crise. Outros consideram que vrias das medidas j tinham sido adotadas pelo presidente anterior, Herbert Hoover.

A partir das crises do petrleo, iniciadas na dcada de 70, h uma limitao na pratica da teoria keynesiana, em funo dos pases terem menos capital para investimentos, devido aos gastos com importao de petrleo. Pensou-se, ento, em uma economia em que o Estado tivesse menor interferncia no desenvolvimento econmico. Liderado por Milton Friedman surge uma nova poltica econmica, o neoliberalismo, em que a responsabilidade de crescimento transfere-se do Estado para a iniciativa privada, tornando-se esta responsvel pelo desenvolvimento econmico (Vasconcellos, Garcia, 1999) . Porm sem a interveno do estado o mercado vai equilibrar-se favorecendo sempre o capital.

21 7. Neoliberalismo Econmico

Nos anos 1930 partido nico totalitrio, controlar a totalidade das atividades de uma sociedade, tanto na ordem econmica, social, cultural e desportiva, como exemplo temos o Fascismo, Nazismo e Estalinismo (soluo nica para nossos problemas). Podemos constatar que o partido nico foi substitudo pelo pensamento nico e os detentores desse pensamento acreditam numa soluo nica, imposta pelo mercado.

Princpios elaborados em 1944 aps a conferncia de Bretton Woodes, esse trabalho (neoliberalismo) foi levado a cabo pelo FMI nos anos 1960 e 1970, o chamado ajustamento estrutural a que certos pases chamam de Consenso de Washington (diminuir o dficit pblico em 1986, James M. Buchanan, denuncia a ineficcia do estado e preconiza a limitao de despesa, recebeu o prmio Nobel da economia e a inflao, privatizar educao e sade). A mo invisvel do mercado regula a maioria dos problemas, o estado e os cidados Escusam (desculpam) de se envolver, basta o mercado atuar. preciso sempre favorecer o capital, minimizando o raio de ao do estado e maximizando a iniciativa privada. Favorecendo as livres trocas.

Na Frana Lionel Jospan (governo socialista de 1997 a 2002) implantou o neoliberalismo, privatiza dez grandes empresas nacionais(nmero equivalente dos governos anteriores e posteriores de direita).

22 As Origens Criao de uma editora na Frana, Les ditions de La Libraine de Mdicis, fundada em 1937 por Marie Thrse Gnin. Ela estava ligada a um dirigente de uma associao patronal, Marcel Bourgeois, que a incentivava a criar uma editora que divulgasse textos de intelectuais destinados a um pblico intelectual. E publicada La Cit Libre (The Good Society) de Walter Pippmann, que serviu de pretexto organizao do Colquio Lippmann (contou com 26 participantes), mas publicou tambm Friedrich Hayek (Nobel de economia), Jaques Rueff (conselheiro do general De Gaulle), Robert Marjoli (um dos pilares da construo europeia, Alexander Rstow e Wilhelm Rpke (fundadores de Economia Social de Mercado), o proponente da guerra nas estrelas de Ronald Reagan, Stefan Possony e Ludwig Von Mises (Escola Austraca liberalismo radical), quase 40 textos entre 1937 e 1940 foram publicados. O Colquio durou quatro dias e constituiu a vanguarda do neoliberalismo. Entre os maiores opositores do coletivismo destacam-se Friedrich Von Hayek e Ludwig Von Mises, para eles, o grosso da humanidade no pensa, s pensa uma minoria da intelectualidade, e fala pelo resto da sociedade. A economia para Hauek e Mises no totalmente correta. Nada de estatsticas nem de modelos matemticos, tudo se desenvolve a partir de um axioma (que se admite como universalmente verdadeira sem demonstrao, deduo de uma teoria lgica). V-se como um indivduo racional reagiria perante negociaes de escolhas entre trabalho e lazer, entre dormir e enriquecer, colocam os intelectuais como base das transformaes sociais, polticas e econmicas. E isto deu origem a organizao do Monte Peregrino (1 a 10 de abril de 1947, no Hotel du Parc, Sua) com o objetivo explcito de reunir os intelectuais liberais

23 europeus e americanos e de fundar uma organizao para a promoo das ideias liberais. Hayek tinha comeado a estabelecer contato dois anos antes com os participantes no Colquio e convida-os para uma reunio no Monte Peregrino

com 39 participantes na primeira reunio, entre eles, Milton Friedman, George Stigler e Maurice Allais (trs futuros prmios Nobel da economia). Debatiam temas como: liberalismo, concorrncia e a possibilidade de criar uma federao econmica europeia. Sem sede, estatuto no lllinois, se reuniam em dois em dois anos em pases diferentes e encaravam o liberalismo como uma doutrina para intelectuais.

Os think tanks (think = pensamento e tank = tanque de comb ate ou tanque de roupa) surgiram com fora nos anos 1970. Na Frana surgiu a Associao para a Liberdade Econmica e o Progresso Social, nos anos 1960, que a seo francesa do Monte Peregrino qual se juntaram o Institute of Economic Affairs, surgido em 1955 na Gr-Bretanha e a Heritage Foundation, criada em 1973 nos EUA e ligada ao Partido Republicano. Formaram aliana com jornalistas com o objetivo de criar uma opinio pblica liberal. Financiados pelos consrcios empresariais e grandes fortunas particulares, os think tanks neoliberais costumam gozar do estatuto do de organizaes de beneficncia. Assim, os generosos doadores tm direito a isenes fiscais. No entanto, segundo a lei, as organizaes de beneficncia no podem dedicar-se a atividade polticas (a Foundation for Economic Education, situada em Nona York,

24 fundada em 1946 colocou as questes ambientais como luxo da sociedade). Em 1989, foi retirado do Greenpeace esse estatuto por ordem do governo do Canad. O fisco canadiano concluiu que a ONG nem sempre agia no interesse pblico, contribuindo para mergulhar as pessoas na pobreza, ao reclamar o encerramento de indstria poluente.

Nos anos 1970 EUA, Europa e Japo estavam muito preocupados com o excesso de democratizao e ativismo. Disparou o lobbying por parte das empresas para garantir o controle sobre a legislao. A liberao forada (atravs do comrcio internacional) tem extremamente prejudicial. Pois lgico dizer que preciso produzir melhor e mais barato e trocar com outros que fazem o mesmo, teoria defendida por Ricardo no sculo XVII, mas no se imaginava que o capital viesse a poder deslocar-se para onde quisesse e que uma firma americana ou britnica pudesse investir na China, aproveitando a represso na China (e outros pases da sia), que probe os sindicatos, mantendo os ordenados muito baixos e destruindo os custos ambientais, fazendo a sociedade e a terra pagar porque polui mas mais barato. Isto falseia o comrcio e que faz com que as transnacionais queiram a maior liberdade possvel para si prpria. 17 de dezembro de 1992. O presidente dos EUA, George H. W. Bush, assinou com o Canad e o Mxico o Acordo Norte-Americano do Comrcio Livre (NAFTA). 14 anos mais tarde, a 26 de outubro de 2006, o seu filho, G. W. Bush promulgou a lei do Muro de Segurana. Esta lei autoriza a construo na fronteira mexicana, um muro duplo com 4,5 m de altura e 1.200 km de comprimento. Com os mais modernos sistemas de segurana.

25 A teoria das vantagens competitivas a da especializao internacional e diz que as naes devem especializar-se. As coisas no funcionam assim, os conquistadores chegam e matam muita gente e, depois, vem o comrcio numa segunda fase de pacificao. O comrcio internacional segue os militares.

A teoria da mo invisvel extraordinria. Parte do princpio que as pessoas so ms. As pessoas so egostas, gananciosas, ms e s pensam em si. No gostam do coletivo. No so solidrias, so antissociais e s pensam em si. Transformemos este defeito numa vantagem para a coletividade e a sociedade. Deixemo-nos continuar assim, e disso nascer a felicidade pblica. O mercado no conduz ao equilbrio nem eficaz. A oferta e a procura no funcionam, e os mercados no so equilibrados (perfeitos).

Em 1970, Milton Friedman, Prmio Nobel de Economia, publicou um artigo na New York Times Magazine em que dizia que os programas de responsabilidade social corporativa (RSC) no passavam de fachada hipcrita, e que os empresrios favorveis a eles revelavam um impulso suicida.

Com essa concepo neoliberal o mercado volta-se totalmente para os interesses financeiros das grandes empresas. Interesse este de novos mercados para seus produtos e servios.

Na dcada de 80, foi desenvolvido o Consenso de Washington (expresso cunhada pelo economista John Willianson), o qual possibilita o mercado internacional, melhorando o intercambio entre as naes. Surgi assim, a era da

26 globalizao, em que se favorece a desregulamentao dos mercados, privatizaes, abertura comercial e garantia do direito de propriedades, inclusive intelectual. Paralelamente com o desenvolvimento da informtica, nos ltimos anos, melhora a telecomunicaes e os mundos ficam cada vez mais prximos Sensovirtualmente, isso faz com que e as empresas aumentem as possibilidades de relaes internacionais.

Inicia-se assim, a massificao das ideias capitalista-neoliberal, em que o desejo de consumo afeta diretamente o comportamento humano.

De acordo com a concepo neoliberal, a qual se inscreve na sociedade como norma de comportamento, esta ir permear as atitudes dos indivduos, mantendo-os fixados em uma fase narcsica do desenvolvimento humano, em que a energia libidinal no dirigida para o objeto, mantendo-se excessivamente dirigida para o prprio sujeito. Noreena Hertz (economista britnica) = Capitalismo Gucci: ganhou fora a partir dos anos 80, capitaneado por Ronald Reagan (ento presidente dos E.U.A.) e Margareth Thatcher (ento primeira ministra da Inglaterra) e promovida pelo Fundo Monetrio Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial em todo o mundo. Tendo como padrinho Milton Friedman e Bernard Madoff (especulador financeiro preso em 2009 por enganar investidores com o sistema de pirmide) como garoto propaganda. Eu batizei o sistema Capitalismo Gucci para simbolizar a era em que se tornou mais importante ter uma bolsa da Gucci ou um tnis Nike do que evitar o

27 endividamento pessoal e exagerado. O status era medido pelos produtos de luxo que cada um podia comprar. Isso era tido como um sinal de sucesso.

Segundo Omar Aktouf a argumentao do neoliberalismo, qualquer que seja ela, geralmente tem por objetivo fazer aceitar o inaceitvel. Como por exemplo: que o inimigo do desempregado ou trabalhador temporrio o outro trabalhador (que no aceita, egoisticamente, aposentar-se ou partilhar o seu trabalho) ou o desempregado que ousa valer-se de seus direitos; que o inimigo do jovem o mais velho; daquele que no aposentado, o vizinho que desfruta de uma aposentadoria.

Caractersticas do Neoliberalismo (princpios bsicos):

- mnima participao estatal nos rumos da economia de um pas; - pouca interveno do governo no mercado de trabalho; - poltica de privatizao de empresas estatais; - livre circulao de capitais internacionais e nfase na globalizao; - abertura da economia para a entrada de multinacionais; - adoo de medidas contra o protecionismo econmico; - desburocratizao do estado: leis e regras econmicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econmicas; - diminuio do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente; - posio contrria aos impostos e tributos excessivos; - aumento da produo, como objetivo bsico para atingir o desenvolvimento econmico; - contra o controle de preos dos produtos e servios por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda suficiente para regular os preos;

28 - a base da economia deve ser formada por empresas privadas; - defesa dos princpios econmicos do capitalismo. 8. Escola Socialista

Os socialistas pretendem substituir a ordem social fundada na liberdade individual, na propriedade privada e na liberdade contratual, por outra ordem, baseada no social, quando a propriedade e o controle dos meios de produo devem estar nas mos do Estado. um movimento de reao contra os abusos do liberalismo. Este movimento ocorreu durante o sculo XIX e as idias contrrias ao liberalismo absoluto da Escola Clssica e aos princpios emanados a partir da Revoluo Francesa eram to numerosas, que surgiram vrias doutrinas ou escolas socialistas.

8.1. O Marxismo

Dentre as correntes socialistas contemporneas o destaque maior para a corrente extremista de Marx (1818-1883) e Engels. A Escola Marxista consiste num conjunto de teorias econmicas (a mais-valia), filosficas (materialismo dialtico), sociolgicas (materialismo histrico) e polticas. Essas formulaes foram sintetizadas em O Capital (1867), livro no qual Marx desenvolve o conceito da mais-valia, a partir da teoria do valor-trabalho. Esclarecendo que, mais-valia seria o trabalho excedente, no pago, fonte de lucro, do juro e da renda da terra, ou seja, seria a explorao dos capitalistas sobre seus assalariados. Para ele, a apropriao do excedente produtivo (a mais-valia) pode explicar o processo de acumulao e a evoluo das relaes entre classes sociais.

29 importante destacar que a taxa de lucro define a rentabilidade do capital a partir da relao entre a mais-valia e o capital total necessrio para produzi-la e que a taxa da mais-valia define o grau de explorao sobre o trabalhador atravs da relao entre a mais-valia e o capital varivel ou salrios. Por isso, pode-se falar de dois tipos de taxa de mais-valia: a absoluta, que aumenta na proporo direta do aumento da jornada ou da intensidade do trabalho e a relativa, que aumentada a partir do aumento da produtividade nos setores que produzem os artigos de consumo habitual dos trabalhadores.

A teoria Marxista pode ser compreendida da seguinte forma: suponhamos que um funcionrio leve trs horas para fabricar um bem. Nesse perodo, ele produz o suficiente para pagar todo o seu trabalho. Mas, ele permanece mais tempo na fbrica, produzindo mais alguns bens e recebendo o equivalente confeco de apenas um. Em uma jornada de 12 horas, por exemplo, so produzidos seis bens. O custo de cada bem continua o mesmo, assim como o salrio do proletrio (operrio / classes sociais mais baixas), Com isso, conclui-se que ele trabalha nove horas de graa, reduzindo o custo do produto e aumentando os lucros do patro. Esse valor a mais (mais-valia) apropriado pelo capitalista e constitui o que Marx chama de mais-valia absoluta. Alm de o operrio permanecer mais tempo na fbrica, o patro pode aumentar a produtividade com a aplicao de tecnologia. Dessa forma, o funcionrio produz ainda mais, porm o seu salrio no aumenta na mesma proporo. Surge, assim, a mais-valia relativa. Com esse conceito, Marx define a explorao capitalista do trabalhador.

30 A partir da teoria da mais-valia, Marx analisa o processo de acumulao de capital no sistema capitalista. Demonstra haver correlao entre a crescente acumulao e concentrao de capital e a pauperizao do proletariado, assim como a proletarizao da classe mdia, situaes que segundo ele causariam a ecloso das contradies bsicas do sistema capitalista. Entre os principais fatores que contriburam para as crises peridicas deste sistema, para Marx, esto: o progressivo decrscimo da taxa de lucro (diminuio da mais-valia), decorrente do maior aumento do capital constante (mquinas e equipamentos) em relao ao capital varivel (mo-de-obra empregada); o dinamismo anrquico do sistema, ligado busca incessante de lucros maiores e expresso no fato de os progressos tcnicos tornarem os antigos instrumentos de trabalho ultrapassados antes de sua utilizao normal; e a desordem dos mercados provocada pela contradio bsica entre o aspecto coletivo dos meios de produo (as grandes unidades tcnicas) e o carter privado de sua apropriao.

Em 1848 Marx chamou ateno para o fato de que o progresso material da humanidade nos ltimos cem anos tinha sido maior do que em toda a experincia humana anterior.

8.1.1. Valor

- Valor do Trabalho = uma teoria econmica que traa uma relao entre o trabalho e o seu respectivo valor monetrio (preo de produo). - Valor de Uso = o que contribui para a qualidade da vida humana em todas as suas dimenses. - Valor de Troca = o mercado, que tem uma funo subordinada ao valor de uso. Certamente que, dentro da lgica do capitalismo, o mercado domina hoje no s a

31 atividade econmica, como toda a organizao coletiva da vida humana. Para o capitalismo no existe valor econmico, se o trabalho, os bens e os servios, no se transformarem em mercadorias. Isto o que se chama a imposio da lei do valor, que segundo Frans Hinkelammert, significa o fim do sujeito. Os seres humanos esto submetidos a esta lei que invadiu a realidade social, submetendo a humanidade na sua totalidade lgica do capitalismo.

Seu poder de previso demonstrou ser to grande que o mundo em que hoje vivemos acabou se tornando demasiado semelhante ao das tendncias descritas por Marx. O surgimento dos enormes conglomerados financeiros e industriais, invertendo a lgica da concorrncia do sculo 19; o processo gradativo de substituio de mo-de-obra por mquinas cada vez mais sofisticadas; a irradiao da forma de mercadoria a quase todos os produtos e relaes sociais; as crises econmicas; a poltica como manifestao de conflitos sociais distributivos; o predomnio crescente da especulao financeira sobre a criao de valores efetivos, com a consequente projeo para um futuro incerto de todos os preos e expectativas - tudo isso est em O Capital.

Segundo Marx as crises faziam parte do desenvolvimento do capitalismo

9. Comunismo Bolchevista

O comunismo bolchevista foi implantado na Rssia em 1917 sendo a aplicao prtica da teoria de Marx. Foi considerado como a maior experincia social registrada pela histria e seu trmino ocorreu no final de dezembro de 1991, com a extino da URSS (Unio das Repblicas Socialistas Soviticas),

32 substitudas pela CEI (Comunidade de Estados Independentes), que representa uma associao livre e igualitria entre membros soberanos, cujas decises so tomadas por acordo, tendo suas economias voltadas para o mercado interno.

Retirado do Caderno Opinio o Globo, escrito por Paulo Guedes, em 29/10/07. Explica as consequncias da economia no comportamento humano: O historiador Orlando Figes, de Cambridge, foi um dos primeiros a vasculhar os arquivos da Revoluo Russa de 1917, quando estes foram abertos aos pesquisadores no fim dos anos 80. Sua monumental narrativa, a tragdia de um povo: A revoluo russa 1891 - 1924 (1996), d uma detalhada descrio do episdio da Grande Fome de 1921 19922. O maior de todos os males da poca, responsvel pelo extermnio de cinco milhes de vidas, foi a Grande Fome de 1921 1922. A fome transformou as pessoas em canibais. Esse foi um fenmeno muito mais comum do que os historiadores admitem. Na Bachkiria Enas estepes em torno de Pugachev e Bzuluk, onde a falta de alimentos era aguda, verificaram-se milhares de casos. Um homem condenado aps ter devorado vrias crianas confessou: Em nossa aldeia, todos comem carne humana, apenas no revelam. H inmeras tavernas na vila, e todas sevem pratos base de crianas Na cidade de Pugachev, no era recomendvel que crianas pequenas andassem pela rua noite, pois havia bandos de canibais e negociantes que as matavam, para consumo prprio ou para vender a carne num comrcio abjeto (desprezvel). Esses testemunhos so possivelmente a base factual histrica responsvel pelo folclore segundo o qual os comunistas comiam crianas. Mas, prossegue Figes, caar e matar pessoas para comer era praxe. Na regio de Novouzenski, havia tambm grupos de crianas que assassinavam adultos com o mesmo objetivo. As mes, desesperadas em dar de comer aos filhos, cortavam pernas e braos dos cadveres. Roubar cadveres de

33 cemitrios tornou-se to comum que, em muitas regies, guardas armados vigiavam os portes. As pessoas se alimentavam dos prprios parentes. Na aldeia de Ivanovka, prxima a Pugachev, uma mulher foi flagrada devorando a carne do marido. A refeio estava sendo dividida com o filho do casal. Quando as autoridades policiais tentaram jogar fora o que ainda havia no prato, ela gritou: No, ele nosso sangue, e ningum tem o direito de lev-los de ns. Precisamos dele para nos alimentar. Um dos legados da revoluo foi a imensa populao rfo que perambulava pelas ruas das cidades. Em 1920, havia algo prximo a 7 milhes de meninos e meninas abandonadas e dormindo nas estaes ferrovirias, sob marquises, em de lixo, esgotos e outros locais srdidos. Os rfos da revoluo eram viciados em lcool, herona e cocana. Para comer, esmolavam, faziam pequenos servios, roubavam ou se prostituam. Quase todos os rfos se prostituam. Um levantamento de 1920 constatou que 88% das meninas j tinham vendido o corpo em pelo menos uma ocasio. Algumas delas tinham sete anos. A maioria dos atos sexuais ocorria nas ruas, reas de comrcio, dependncias da estrada de ferro e parques. Havia bordis para pedfilos, mantidos pelas chamadas tias, que, em troca de comida e um canto para dormir, abrigavam os meninos e meninas oferecidos a clientes. Alm disso, as fbricas utilizavam mo-de-obra infantil, registrando-se imenso crescimento de proletariados infantis com at 6 anos de idade. Em Moscou, o clima de desconfiana e denuncismo transformava vizinhos compulsoriamente em espies uns dos outros. Da a necessidade de sussurrar. Os apartamentos comunais soviticos constituam o ncleo domstico da cultura da inveja, que surgiu de maneira natural num sistema em que tudo era escasso. Em um modelo social baseado no princpio da igualdade na pobreza, se uma pessoa tinha mais do que outra, era porque obteve custa de todos os demais.

34 As denncias podiam ter as motivaes mais mesquinhas no s praticar subverso, mas tambm desejar a mulher do prximo ou o cmodo alheio.

Obs.:

10. Economia para o sculo XXI Joseph Alois Schumpeter (1883-1950) Ex Ministro das finanas da ustria e professor da Harward Business e School

Economista austraco, ministro das finanas de seu pas aps a Primeira Grande Guerra Mundial. Foi para os Estados Unidos em 1932, lecionando nas universidades de Boom e de Harvard. Precursor da teoria do desenvolvimento capitalista, sua contribuio foi muito importante economia contempornea, sobretudo no que diz respeito ao estudo dos ciclos econmicos.

35 Sua teoria admite a existncia de ciclos longos (mais de dez anos), mdios (de dez anos) e curtos (de quarenta meses), atribuindo diferentes causas o cada perodo. As depresses econmicas, para ele, seriam ento, resultantes da superposio desses trs tipos de ciclos num ponto baixo, como ocorreu na Grande Depresso de 1929-33.

Segundo, Schumpeter, o incio de um novo ciclo (o ciclo perptuo de destruio do produto ou servio obsoleto ou menos eficiente e a sua substituio por outros mais novos e mais eficientes) seria estimulado, principalmente, pelas inovaes tecnolgicas introduzidas por empresrios empreendedores, sendo este o ponto essencial de sua teoria. Para ele, sem empresrios audaciosos com suas propostas tecnologicamente inovadoras, a economia manter-se-ia numa posio de equilbrio esttico, num crculo econmico fechado.

Inovaes Tecnolgicas, segundo Schumpeter:

1. 2. 3. 4. 5.

Fabricao de um novo bem; Introduo de um novo mtodo de produo; Abertura de um novo mercado; Conquista de nova fonte de matrias-primas; e Realizao de uma nova organizao econmica, como o estabelecimento de

uma situao de monoplio, por exemplo.

O Enfoque Neo-Schumpeteriano atribui s inovaes tecnolgicas o papel de principal fator dinamizador da atividade econmica capitalista. Contribui para a construo de uma microeconomia alternativa, no mais centrada, nem na firma isolada, nem em mercados estticos em sua concepo, mas, sim, na dinmica de

36 transformao das prprias estruturas do mercado a partir de sua base produtiva. Centra-se na interao estratgia/estrutura, gerando trajetrias no de equilbrio, mas de mudana estrutural (destruio criadora).

A inovao substitui a tradio

Os autores neo-schumpeterianos procuram focalizar, com inspirao na abordagem de Joseph Schumpeter dinmica capitalista, o processo de transformao econmica e institucional que, periodicamente, tem lugar nas economias capitalistas, em diferentes graus de intensidade e abrangncia, sob o impacto das inovaes tecnolgicas. John Kenneth Galbraith (1908 2006), um dos maiores expoentes da teoria do liberalismo, afirma que o governo deve intervir para resolver problemas sociais (contraposio de Milton Friedman). Segundo Galbraith necessrio conferir poderes diretamente ao povo para que possa brigar por seus prprios direitos.

10.1. A Economia (sociedade) Ps-Industrial (Ps-capitalista, Ps-Materialista, Ps-moderna, Era do Conhecimento, Era da Informao, Era tecnolgica, etc)

Caractersticas essenciais de a sociedade industrial Raciocinar em funo dos pases desenvolvidos:

37

- concentrao de grandes massas de trabalhadores assalariados nas fbricas e nas financeiras e organizadas pelos capitalistas de acordo com o modo de produo industrial; - predomnio numrico dos trabalhadores no setor secundrio em comparao aos do setor primrio e tercirio; - predomnio da contribuio prestada pela indstria formao da renda nacional; - aplicao das descobertas cientficas ao processo produtivo na indstria; - racionalizao progressiva e aplicao da cincia na organizao do trabalho; - diviso social do trabalho e sua fragmentao tcnica cada vez mais capilar e programada; - separao entre o lugar onde se vive e o local de trabalho, entre sistema familiar e sistema profissional; - progressiva urbanizao e escolarizao das massas; - reduo das desigualdades sociais; - reforma dos espaos em funo da produo e do consumo dos produtos industriais; - maior mobilidade geogrfica e social; - aumento da produo de massa e crescimento do consumismo; - f em um progresso irreversvel e em um bem-estar crescente; - difuso da ideia de que o homem, em conflito com a natureza, deve conhec-la e domin-la; - sincronizao do homem no mais de acordo com os ritmos e os tempos da natureza, mas com os incorporados nas mquinas; - concesso do predomnio aos critrios de produtividade e de eficincia entendidos como o nico procedimento para a otimizao dos recursos e dos fatores de produo;

38 - convico de que para alcanar escopos prticos existe one best way , um nico caminho timo a ser preparado e percorrido; - possibilidade de destinar a cada produto industrial um local preciso A fbrica e tempos precisos (padro) de produo; - presena conflitou, nas fbricas, de duas partes sociais empregadores e empregados distintas, reconhecveis, contrapostas; - possibilidades de reconhecer uma dimenso nacional dos vrios sistemas industriais; - existncia de uma rgida hierarquia entre os vrios pases, estabelecida com base no Produto Interno \Bruto, na propriedade das matrias-primas e dos meios de produo.

O conceito fundamental no pensamento tourainiano (Alain Touraine) o da historicidade. Sinteticamente, portanto :

A ao exercida pela sociedade, a partir de sua atividade, sobre suas prticas sociais e culturais por meio da combinao de trs componentes: o modo de conhecimento, que constitui uma imagem da sociedade e da natureza, a acumulao, que tira uma parte do produto disponvel, e o modelo cultural, que recolhe e interpreta capacidade de ao da sociedade sobre si mesma.

Observaes:

- A desigualdade um estimulante que faz os mais talentosos desejarem destacar-se e ascender ajudando dessa forma o progresso geral da sociedade (pensamento do neoliberalismo).

39 - O pressuposto bsico das economias industriais e da ideologia consumista que geram e que as sustenta que o crescimento de bens produzidos tende ao infinito.

- Esta concepo, compreensvel no contexto do mercantilismo ou do capitalismo europeus at o sculo XIX, quando as fronteiras da expanso e os recursos econmicos pareciam ilimitados, um absurdo. Qualquer anlise desmente tal teoria. As fronteiras esto acabando como provam indiretamente as guerras localizadas que incendeiam o planeta e que nada mais so do que disputas por mercados e recursos. Porque muitos destes so limitados e, at alguns esto a ponto de esgotar-se.

- As pessoas que se identificam com a ideologia da sociedade de consumo, acreditam que a embalagem importante.

- conveniente lembrar aquela armadilha para macacos na qual uma cumbuca cheia de arroz a amarrada a uma estaca. O buraco da cumbuca largo suficiente para que a mo aberta passe, mas no para que a mo fechada e cheia de alimento saia. O macaco preso apenas pela inabilidade em reordenar seus valores; em reconhecer que a liberdade vale mais que um punhado de arroz. Ns parecemos estar em posio similar. O valor crescimento econmico rigidamente seguro em nossas mos e camos na armadilha de um sistema de crescimento de deteriorao ambiental e de grandes injustias. Isto acontece devido a nossa inabilidade em reordenar valores, em abrir nossa mo fechada, deixando ir o paradigma do crescimento.

40 - Gustavo Franco escreveu em seu livro Crnico da Convergncia: Por mais espetacular que possa ser, o progresso sempre foi e sempre ser destruio criadora, ou seja, sempre far vtimas ou, no mnimo, deixar excludo. Por isso mesmo, sempre estar sujeito condenao moral, porque nunca ser capaz de construir sem destruir, como insistiu Schumpter. - No Novo Trabalhismo (TonY Blair Inglaterra): na verdade, a terceira via meio como a primeira, e as diferenas so assim como as que separam Democratas e Republicanos nos EUA, e como o PT e o PSDB no Brasil. - A privatizao do governo Lula com a PPP (parceria pblico privado), nada mais , que cpia, do modelo de privatizao desenvolvido no governo da Primeira Ministra Margareth Thatcher, na Inglaterra, em 1980 que chamaram de PFI (Private Finance Initiative). - Fernando Henrique Cardoso (socilogo) = Esqueam o que eu escrevi. (1995) - Lula (esquerdista) = No tem outro jeito. Se voc conhecer uma pessoa muito idosa esquerdista, porque ela tem problema. Mas se voc conhecer uma pessoa muito nova de direita, tambm est com problema. (dez 2006)

- O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) o mesmo imposto que existe na Inglaterra, o VAT (sigla em ingls).

- O PFL (Partido da Frente Liberal) mudou de nome, Agora se chama Partido Democrtico (PD). O mesmo nome de um partido nos EUA.

41 - Entre as alternativas para a estatal do pr-sal est a de Nova Empresa Pblica de Petrleo, NEP. NEP tambm a sigla, em russo da Nova Poltica Econmica, instituda por Vladimir llich Ulyanov, mais conhecido por Lnin. Sobre os ombros h um peso que nos esmaga: Os sistemas que dividem o mundo; o progresso que se tornou privilgios de poucos; a f mercantilizada que compra e vende o paraso; religies que alienam e abusam de nossa f; as diferenas gritantes e a m diviso das riquezas e bens; o homem coisificado, que vale pelo que produz; a poltica, desempenhada como arte de enganar o povo; o poder usado como fora de opresso e no como servio; a violncia que fere e mata; a fome que dizima meia humanidade. (Frei Zeca)

A economia deve proporcionar crescimento econmico com incluso social.

Palavras que so utilizadas no noticirio econmico para classificar a conjuntura em que vivemos: incerteza, instabilidade, transio, crise, recesso, turbulncia,

descontinuidade,

desaquecimento,

ajustamento, mutao, mudana, reciclagem,estagnao,excluso.

42 O comunismo fracassou, o socialismo falhou, e agora s resta o capitalismo. Logo, precisamos fazer com que ele d certo, pois no temos outra opo.

Na chamada Nova Economia a economia cresce e a poltica encolhe A esperana a ltima que morre. Porm Aristteles (380 AC 322 AC) j dizia: a esperana o sonho do homem acordado.

AS quatro maiores esperanas do indivduo: O encontro com bem-amado; ausncia de problemas financeiros; ausncia de doenas; imortalidade (fonte: livro das listas, Irving Wallace, 1997).

O novo mantra da China: Voc o que voc tem. (China capitalista)

Depois da crise internacional (2008) o velho mundo unipolar (EUA com o pleno quase - domnio poltico e econmico) cedeu lugar para um mundo multipolar (onde tudo quase - se resolve na base poltica e econmica).

43 UNIDADE II: ELEMENTOS BSICOS DA ECONOMIA

Economia - vinda do grego = oikosnomos, de ikos = casa; nomos = lei

Significa a administrao de uma casa, do estado ou da comunidade.

Deriva tambm do Latim Oeconomia: disposio ordem, arranjo. O termo economia provm de Aristteles. Designa a cincia das leis da Economia Domstica. Em grego, ikos quer dizer casa e nomos, lei. A expresso economia poltica comeou a ser usada no princpio do sculo XVII. Foi Montchrtien que a introduziu, para publicar, em 1615, um livro intitulado Trait de LEconomie Politique (Tratado de Economia Poltica). O adjetivo poltica devia indicar que se tratava de leis da economia do Estado. O termo grego politikos sinnimo de social, da considerarmos economia poltica e economia social, como sinnimo. Depois que Alfred Marshall (1842-1924) intitulou seu livro, publicado em 1890, Principles of Economics (Princpios de Economia), o termo Economia passou a ser usado nos pases anglo -saxes. Hoje o termo Economia Poltica empregado quase que exclusivamente na literatura de esquerda, que contrape a Economia Poltica das escolas do pensamento econmico clssico e marxista Cincia Econmica universitria

contempornea. A origem da economia segundo Amartya Sen (economista indiano Prmio Nobel), foi significativamente motivada pela necessidade de estudar a avaliao das oportunidades que as pessoas tm para levar a vida boa e as influncias causais sobre essas oportunidades.

44

A economia a arte da escolha, entre duas alternativas.

Nada de graa (dito popular). Para obter uma coisa que desejamos, em geral temos de abrir mo de outra coisa da qual gostamos. Tomar decises exige comparar um objetivo com outro.

Inexiste almoo grtis: como possvel ficar com o almoo e com o dinheiro simultaneamente, o sujeito precisa escolher, os recursos so limitados e a fome sempre muito grande.

Sempre que o governo gasta dinheiro com iniciativas populares, a prpria populao que acaba pagando a conta depois.
Milton Friedman

Enquanto uns choram, outros vendem lenos.

45 Armas e manteiga = Quanto mais for gasto em defesa nacional para proteger o pas (armas), menos se pode gastar com bens pessoais para aumentar o padro de vida (manteiga).

Lei bsica da economia: D > O = preo sobe D < O = preo cai

EX: Um estacionamento rotativo, ao lado de um hotel na Rua Xavier da Silveira, em Copacabana, no Rio de Janeiro, colocou uma placa anunciando o valor de seu servio na noite de rveillon: Perodo nico: R$ 250,00.

46

47 1. Conceitos de Economia

1) o estudo de como as pessoas ganham a vida, adquirem alimentos, casa, roupa e outros bens, sejam eles necessrios ou de luxo. Estuda, sobretudo, os problemas enfrentados por estas pessoas e as maneira pelas quais estes problemas podem ser contornados.

2) a cincia social que estuda como o indivduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar os recursos produtivos escassos na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

3) A economia , em essncia, o estudo dos incentivos (econmico social e moral).

2. Princpios Chaves em Economia

1) O Princpio do Custo de Oportunidade:

O custo de oportunidade de alguma coisa o que voc sacrifica para obt-la (O valor de uso do qual se desistiu o Custo de Oportunidade). Se voc gasta uma hora por dia estudando economia para adquirir conhecimento e tirar uma boa nota na prova. Voc tem menos uma hora diria para exercer outras atividades.

Ex: Suponha que voc tenha um oramento fixo para gastar em duas cervejas e 4 bolinhos de bacalhau, e que dois bolinhos custem o dobro de uma

48 cerveja. Se voc consumir um bolinho a mais, voc dever consumir menos uma cerveja. O custo de oportunidade de uma cerveja so 2 bolinhos de bacalhau.

Obs.: quanto custa um filho em mdia: - durante a gestao = 20% do oramento familiar - no primeiro ano de vida = 25% do oramento familiar - depois do segundo ano = 30% do oramento familiar - em idade escolar = 35% do oramento familiar

A escolha de um filho representa abrir mo de outras coisas.

2) O Princpio da Realidade:

O que importa para as pessoas o valor real ou o poder de compra do dinheiro ou renda, e no no seu valor de face.

3) Princpio do Crescimento das Necessidades:

o fenmeno de insatisfao psicolgica permanente dos consumidores, mesmo que o padro de vida esteja melhorando.

Obs.: Quando uma economia entra em declnio, voc ouve especialistas

discutindo se eleser em V (curta e acentuada), U (mais longa, porm mais branda), em L (ponto muito baixo e deve permanecer l por muito tempo) ou em W (pode haver outra queda depois dessa melhora recente / uma alta, uma queda e nova alta).

49 3. As metas da economia

o desenvolvimento de melhores polticas, que minimizem os problemas e maximizem os benefcios em troca do esforo dirio de cada membro de uma sociedade.

3.1. As principais metas da economia

a) alto nvel de emprego: as pessoas dispostas a trabalhar devem poder encontrar um emprego com razovel facilidade.

b) estabilidade de preos: devem ser evitados aumentos ou quedas constantes no nvel geral de preos.

c) eficincia: quem trabalha deve querer aproveitar o tempo com a mxima eficincia. (Baixa eficincia geradora de salrios pssimos e empregos ruins)

Ns somos o nico pas do mundo que tem na constituio a determinao de que o Estado seja eficiente.

A simples associao entre a produo de novos bens e o uso de novas tecnologias aumenta a eficincia com a qual as inovaes so introduzidas no sistema econmico. Uma questo fundamental, portanto, a de quo eficientemente os pases em desenvolvimento podem ou conseguem absorver tecnologia do exterior. A

50 importncia de uma fora de trabalho qualificada e capaz de absorver novas tecnologias transparente dessa qualificao. Uma mo-de-obra qualificada tambm refora a importncia crucial do aprendizado em geral, que o processo pelo qual os aumentos de produtividade so possibilitados pela experincia na produo.

O governo do Rio utiliza-se do prego eletrnico para compra de bens e servios.

O novo contexto mundial da economia est privilegiando a eficincia (produtividade).

Exemplo da falta de eficincia 1) O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, numa conversa com a presidente da Boeing do Brasil, Donna Hrinak (2012), quis saber por que as empresas de transporte areo de passageiros reclamam tanto de resultados ruins, se o movimento aumentou muito. Ela respondeu que um dos motivos que o custo de reposio alto demais. A importao de peas to burocrtica que as companhias tm, s vezes, que ficar uma semana com o avio no solo, o que um custo gigantesco. Para resolver isso, elas tm que ter estoques de peas, o que tambm irracional no mundo do just in time.

2) Em 2012 a MRS concluiu o investimento em novas locomotivas, vages e sinalizao, permitindo aos comboios (os comboios chegam a carregar 13 mil toneladas de minrio de ferro e tm uma extenso que supera a rua Jardim Botnico) trafegarem a uma distncia mnima de segurana de trs quilmetros um

51 do outro (em vez dos15 quilmetros utilizados). Esse moderno sistema de sinalizao ser obrigatrio nos Estados Unidos a partir de 2016.

3) A Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, foi imaginada para ser um investimento conjunto, mas a parte da Venezuela foi sendo sucessivamente adiada. Porm, como ela foi projetada para refinar o petrleo daquele pas, que mais pesado, no se pode mais voltar atrs. O Brasil ter que processar l o produto a ser importado da Venezuela.

4) Em 2012, o governo criou a Agncia Brasileira Gestora de Fundos e Garantias. Sua funo era fazer o seguro dos riscos envolvidos no pacote de infraestrutura. O pacote trouxe a bordo a estatal Empresa de planejamento e logstica (EPL). A EPL nasceu da Etav, que havia sido criada para gerir o trembala. No mesmo ano (e mesmo ms, agosto), nasceu a Amazul (Amaznia Azul Tecnologias de Defesa), a empresa de nmero 126 no coletivo de estatais brasileiras. H as que no sobrevivem, mas antes de deixarem esse mundo consomem recursos pblicos. Foi o que aconteceu com o Banco Popular do Brasil, que nasceu no final de 20003, teve prejuzo em 2004, comeou a ser desativado em 2005 e foi oficialmente sepultado em 2010. Foi lanada tambm uma Empresa Brasileira do Legado Esportivo Brasil 201. Ela j foi extinta e deixou como legado um prejuzo de R$ 4,6 milhes. Outras sobrevivem como a Petro-sal, que est responsvel pela gesto dos contratos de partilha de produo e comercializao de petrleo e gs do pr-sal. Isso faz com que o Brasil tenha duas estatais de petrleo (tambm temos duas empresas para aeroportos a Infraero e a Infraero Servios).

52 Alm dessas Foram criadas vrias outras, como: uma empresa para fazer hemoderivao, outra para administrar unidades hospitalares, a EBSERVH, mais outra para fazer chips, a Ceitec e mais outra a Engepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais).

5) Diz-se que a economia americana mais eficiente. Mas nunca houve tantos americanos a viver abaixo do limiar da linha de pobreza (2012),nem tanta gente sem acesso a cuidados de sade. 40% da populao praticamente no tem acesso sade. A educao tambm est ruim, 50% dos americanos no conseguem localizar a Inglaterra no mapa. Existe uma falta de sentido, tornaram-se cada vez mais eficazes a nvel material, econmico e financeiro, mas a nvel ecolgico, social, poltico e humano perderam valores e qualidade de vida.

53

54 d) distribuio equitativa de renda: sem diferenas acentuadas entre o grupo dos mais ricos e dos mais pobres.

e) crescimento: o crescimento contnuo da economia possibilita um padro de vida mais elevado.

f) controle do dficit pblico: O governo deve gastar o que arrecada.

g) Saldo no balano de pagamento: Registro de todas as operaes do Brasil com o exterior. dividido em duas contas. A primeira a conta corrente, que registra as operaes de troca, tais como balana comercial, viagens internacionais e remessas de lucros e dividendos. A segunda conta de capital, onde se anotam os investimentos no mercado financeiro (aes, ttulos de renda fixa etc) e no setor produtivo (o chamado investimento estrangeiro direto). O balano de pagamento deve ficar equilibrado ou superavitrio para que o pas esteja em condies tranquilas (ou seja, sem depender de capital externo). Portanto mesmo que uma conta fique negativa, a situao estar sob controle se a outra cobrir o rombo.

Obs.1: O Brasil hoje um pas institucionalizado, tem democracia, imprensa livre, alternncia de poder, isso muito valorizado pelo mercado.

O Brasil j viveu com dficit em conta corrente porque pagava uma enorme dvida externa. Em 2008 o dficit em parte por remessa de lucro das empresas (automobilstica), pois suas matrizes esto com problemas financeiros.

55 O dficit em conta corrente no primeiro semestre de 2008 (recorde = US$ 17 bilhes) representou apenas 1,3% do PIB (em 1999 foi de 6% do PIB).

O saldo na balana comercial foi positivo. Devemos nos lembrar de que em pocas passadas foi negativo.

56

57 Obs.: As caractersticas dos pases desenvolvidos: Pases em que a tecnologia moderna permite que as organizaes comercializem uma ampla variedade de produtos e servios. Agricultura intensiva, isto , moderna com emprego de mquinas e mo-deobra qualificada. Meios de transporte e comunicao eficientes.

As caractersticas dos pases em desenvolvimento (subdesenvolvidos): Pases que ainda no passaram totalmente de economia agrcola para economia industrial ( grande populao na agricultura). Grandes desigualdades sociais. Dependncia econmica em relao a pases desenvolvidos. Forte influncia de empresas estrangeiras, chamadas multinacionais. Baixo nvel de conhecimento cientfico tecnolgico. Sistema de transporte insuficiente.

4. Escassez e Problemas Econmicos

Escassez: conceito econmico fundamental. Est ligado ao fato de as pessoas (em todos os nveis: pobres ou ricos) desejarem muito mais do que seus recursos lhes permitem, porm no significa que, para um bem ser escasso deva existir um nmero pequeno dele, pois este conceito est ligado principalmente questo do desejo e da necessidade.

58 E pr que os desejos no podem ser satisfeitos em sua totalidade?

Embora nossa capacidade produtiva seja grande, no sem limite. Existe certo nmero de pessoas na fora de trabalho, e dispomos de uma quantidade determinada de mquinas e fbricas. Em outras palavras nossos recursos so limitados. Os recursos so os insumos bsicos utilizados na produo de bens e servios e so frequentemente chamados de fatores de produo.

Obs.1: A WEB um mundo de propriedade intelectual em rpido crescimento que pode ser copiada e usada infinitamente, seus recursos continuaro a superar a demanda humana. Em vez de escassez de oferta, a economia da WEB exibe escassez da demanda. Na verdade uma das principais reclamaes sobre a WEB que ela to sobrecarregada de informao que desafia nossa imaginao.

A informao a moeda da internet.

O que a ESCASSEZ de crdito pode causar:

1 - O consumidor evita comprar a prazo, pois o financiamento encurta, e o juro sobe com oferta menor. Assim, diminuem as vendas de produtos como eletrodomsticos, carros, eletroeletrnicos e casas.

2 - O efeito vai direto para a conta do comrcio. Com a demanda por seus produtos diminuindo e o estoque aumentando, o comrcio reduz encomendas para indstria.

59 3- Com o varejo procurando menos por seus produtos, a produo da indstria cai. Com a produo em queda, a indstria consome menos insumos, como ao, poe exemplo, usado em carro e eletrodomsticos e nas casas.

4 - Para, tambm, a compra de mquinas para melhorar ou aumentar a produo. Na indstria, projetos de novas fbricas vo para a gaveta at a crise passar. Novos empreendimentos imobilirios tambm ficam engavetados.

5 - Com indstria consumindo menos insumos, as matrias-primas passam a custar menos no mercado internacional, onde so cotadas. Produzindo enos e sem perspectivas de que o consumo vai aumentar e vendo seus produtos valendo menos no mercado internacional, as empresas deixam de contratar. Como h sempre pessoas entrando no mercado de trabalho procura de emprego, a taxa de desemprego sobe.

6 - Se a situao se prolongar, as empresas comeam a demitir. Assim, com mais trabalhadores disposio, o salrio tende a ficar estagnado e at a cair.

4.1. Problemas Econmicos Fundamentais O que e quanto produzir? Dada escassez de recursos de produo, a sociedade ter de escolher, dentro do leque de possibilidades de produo, quais produtos sero produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas. Ex: Se devotamos mais recursos para educao, teremos menos assistncia mdica. Como produzir? A sociedade ter de escolher ainda, quais recursos de produo sero utilizados para a produo de bens e servios, dado o nvel tecnolgico

60 existente. A concorrncia entre os diferentes produtores acaba decidindo como vo ser produzidos os bens e servios. Os produtores escolhero, dentre os mtodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produo possvel.

Ex: Devemos produzir energia eltrica com energia solar ou nuclear. Para quem produzir? A sociedade ter tambm de decidir como seus membros participaro da distribuio de sua produo. A distribuio da renda depender no s da oferta e da demanda nos mercados de servios produtivos, ou seja, da determinao dos salrios, das rendas da terra e dos juros, mas tambm como ela se transmite por herana. Obs.: Todo sistema econmico deve tratar de responder s trs perguntas acima.

Sistema Econmico: o conjunto de relaes tcnicas, bsicas e institucionais que caracterizam a organizao econmica de uma sociedade. Essas relaes condicionam o sentido geral das decises fundamentais que se tomam em toda a sociedade e os ramos predominantes de sua atividade.

O sistema econmico define o compasso de desenvolvimento e da sociedade em seu conjunto.

Forma organizada que uma estrutura econmica assume. Engloba a gesto econmica, os processos de circulao de mercadorias, o consumo e os nveis de desenvolvimento tecnolgico e de diviso do trabalho.

Infelizmente, a teoria econmica a das urnas.

61 O momento da verdade da poltica econmica na crise.

A maneira como se pensa o papel do Estado e as conseqncias sociais desastrosas se devem ao modo como se pensa a economia, a cultura, o poder.
Caetano Veloso

5. Fluxo Real da Economia

62

Fonte: Rossetti, J.P. Introduo Economia. Pg. 195

63

Fonte: Rossetti, J.P. Introduo Economia. Pg. 196

64 6. Produo Econmica

6.1. Bens

Tudo o que tem utilidade, podendo satisfazer uma necessidade ou suprir uma carncia. Os bens econmicos so aqueles relativamente escassos ou que demandam trabalho humano.

Quantidade demandada = Quantidade do bem que os compradores desejam e podem comprar.

6.1.1. Tipos de Bens

A. Bens de Consumo Durveis: so aqueles que tm um tempo de utilizao relativamente longo. (linha branca - geladeira, mquina de lavar roupa, etc. ou do tipo - automvel). muito influenciado pelos juros da economia, j que essas compras, de maior valor, so feitas normalmente com credirio.

O setor automobilstico responsvel por 5,5% do PIB, no PIB industrial a fatia de 23,3% (2010).

Obs.: Marcas mais citada (na ordem - 2009):

TV = LG, Philips e Sony Som = Sony, Philips e LG Lavadora = Brastemp, Consul e Eletrolux

65 Geladeira = Brastemp, Consul e Eletrolux Brastemp e Consul a mesma empresa. B. Bens Intermedirios: so aqueles utilizados na produo de outros bens, ou seja, insumos que, em geral, uma empresa compra de outra para a elaborao dos seus prprios produtos.

C. Bens Livres: so aqueles que satisfazem necessidades e suprem carncias, mas sua abundncia na natureza faz com que no possam ser monopolizados. Alm disso, no exigem esforo para serem produzidos, no tendo, portanto preo. (ar, luz do Sol). D. Bens de consumo no durveis: alimentos, vesturio, calados, bebidas e medicamentos. O desempenho depende da renda do consumidor.

D. Bens Intangveis: so aqueles que no tm uma representao fsica imediata. Como a prestao de servios, a marca e as patentes, etc. Ex.: Kodak possui 1.100 patentes de imagem. Research in Motion (RIM), comprou as mais de seis mil patentes da Nortel Networks, em 2012, por US$ 4,5 bilhes. E.1. A informao como um Bem da Experincia:

Os economistas dizem que um bem, um bem da experincia se os consumidores tiverem de experiment-lo para atribuir-lhe valor. Qualquer novo produto virtualmente um bem da experincia, e os profissionais da comercializao desenvolvem estratgias como as de amostra grtis, preos de

66 promoo e depoimentos para ajudar os consumidores a conhecerem os novos produtos.

A informao, contudo, um bem da experincia toda vez que consumida. Como podemos saber se a edio de hoje de um jornal vale R$ X sem que o leiamos? Resposta: No podemos.

A maioria dos produtos da mdia supera o problema do bem da experincia por meio da promoo da marca e da reputao. A principal razo pela qual lemos um jornal hoje porque o julgamos til no passado.

A marca do jornal XYZ um de seus principais ativos. Essa marca transmite para os seus leitores uma mensagem sobre a qualidade do contedo.

A imagem tudo no ramo da informao porque ela que carrega a marca e a reputao.

O verdadeiro valor produzido por um fornecedor da informao reside em localizar, filtrar e comunicar o que til para o consumidor.

Obs.1: O ranking da competitividade econmica no sentido da realizao de produtos e servios cada vez melhore a custos cada vez menores - atende por anurio da competitividade mundial, elaborado desde 1989 pela Escola Internacional de Administrao (IMD), de Lausanne. So 314 critrios.

67 Abrangncia que hospeda os campos do econmico, do estrutural, do cientfico, do tecnolgico, do educacional, da legislao, do jurdico, do financeiro, do tributrio, do administrativo, do poltico, do cultural, do tico e do ambiental. So 57 pases, o Brasil em 2002 estava na 54 posio, ou seja, ainda no havia entrado no ranking.

2003 = 44 2004 = 44 2005 = 42 2006 = 44 2007 = 49 2008 = 43 2009 = 40 2010 = 38 2011 = 44 2012 = 46 2013 =

Os maiores problemas para negcios no mercado brasileiro so:

Taxa de juro Legislao fiscal Burocracia governamental Acesso a financiamento

Corrupo Ataques de hackrs Fraudes

68 Riscos ambientais

Fornecimento inadequado de infraestrutura

A burocracia atrapalha o exerccio pleno da concorrncia. Os custos do trabalho, idem. Pesa ainda a excessiva informalidade. A baixa escolaridade nacional, que se materializa na qualidade sofrvel de mo de obra, outra mazela, bem como os investimentos modestos em inovao pelo poder pblico e, tambm, por um setor privado comumente avesso a riscos. So elementos que tornam mercadorias e servios locais muito caros, na comparao com pases que fizeram, h tempos, o dever de casa, as reformas necessrias para ser competitivo. Ser competitivo ser anti-inflacionrio. Ser competitivo ser inclusivo, para acolher e dar escala a um mercado consumidor. Ser competitivo ser justo, para pr fim desigualdade entre trabalhadores formais e subempregos. Ser competitivo deixar para trs a escolaridade mdia de oito anos, para abrir a todos os brasileiros as oportunidades de um mercado de trabalho de alta qualificao e renda. Para que o ciclo de crescimento econmico se sustente, as agncias reguladoras devem no s como garantia do cumprimento dos contratos assinados, mas tambm para que o cidado brasileiro tenha servios de qualidade. O Estado deve exercer plenamente a sua funo regulatria e fiscalizadora, pois quem delega tem de fiscalizar.

69

70 6.2. Fatores de Produo Trabalho a contribuio do ser humano, na produo, em forma de atividade fsica ou mental. Bens de Capital - o conjunto de equipamentos, ferramentas e mquinas, produzidas pelo homem, que no se destinam satisfao das necessidades atravs do consumo, mas concorrem para a produo de bens e de servios, aumentando a eficincia humana. So investimentos que viram capacidade instalada muito rapidamente (quase imediata). Recursos Naturais so elementos da natureza, utilizados pelo homem com a finalidade de criar bens.

Como exemplos tm: a terra (utilizada na agricultura), a gua (que pode irrigar uma lavoura ou, sob a forma de quedas dgua, fornece energia eltrica), os minerais, os animais e etc. Informao Organizao (Capacidade Organizacional) Para GALBRAITH a combinao de conhecimento, competncia e capacidades especializadas (inteligncia organizada), at as funes da coordenao e do planejamento, e enfim a organizao da empresa.

71 As empresas de uma de uma forma geral tomam decises de investimentos com base em trs fatores: segurana sobre o futuro; elevado uso da capacidade instalada; e boas condies de financiamento.

Obs.: ndice de difuso (calculado pelo IBGE): percentual de produtos que apresentaram alta na produo (quantidade produzida) sobre igual ms do ano anterior.

Ex: Apenas 44,1% dos produtos pesquisados (maro de 2008) tiveram aumento de produo na comparao de maro de 2007. Ou seja, a atividade recuou em 55,9%.

6.3. Diviso do Trabalho: (especializao de funes)

A repartio de tarefas permite que cada delas seja bem executada e com mais rapidez. Com isso, o trabalhador ganha maior produtividade.

um fator natural. Existiu em todos os tempos, evoluindo em consonncia com as peculiaridades sociais, tcnica e poltica, desde a indstria puramente domstica s atividades agrcolas, para atingir a indstria moderna.

Exemplo clssico de alfinete:

Um homem puxa o arame, outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto o aponta, um quinto o afia na extremidade para receber a cabea, preparar a cabea requer trs operaes. Essa fbrica poderia produzir 48 mil alfinetes por dia, enquanto cada um deles sozinho poderia fabricar vinte.

72 6.3.1. Diviso do Trabalho Internacional

- Via mo-de-obra barata.

- Vrios pases na produo de um bem: O abastecimento de uma empresa por fornecedores que se encontra em vrias partes do mundo, cada um produzindo e oferecendo as melhores condies de preo e qualidade naqueles produtos em que tm maiores vantagens competitivas.

6.4. Lei dos Rendimentos Decrescentes

Foi originariamente observada e comprovada na agricultura. Pode ser assim enunciada: aumentando-se a quantidade de um fator varivel, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produo, de incio, crescer a taxas crescentes, a seguir, aps certa quantidade utilizada do fator varivel, passar a crescer a taxas decrescentes; continuando o aumento da utilizao do fator varivel, a produo decrescer.

6.5. Produtividade

Todos os elementos se produzem em escala decrescente, ou seja, alcanar a mxima produo na menor unidade de tempo e com menores custos.

A produtividade refere-se prpria capacidade produtiva humana:

Em funo direta do trabalho: a produtividade do trabalhador se mede pela quantidade de bens e servios produzida por cada trabalhador (medida em unidades

73 fsicas ou em unidades de valor monetrio), dentro de um perodo de tempo definido, isto , o tempo de trabalho gasto por um trabalhador para efetuar sua produo.

Em funo indireta do trabalho: faz a relao entre a quantidade de bens e servios e o meio de produo. A produo realizada por um indivduo no medida em relao ao seu trabalho, mas em relao aos meios por ele utilizado para efetuar a produo.

Exemplo: Produtividade da terra = produo obtida em uma determinada rea de terra.

Produtividade do capital = produo obtida pelo uso de certo volume de capital.

A produtividade sempre medida por trabalhador, preciso saber quantos trabalhadores so empregados para alcanar uma determinada produo e dentro de um perodo de tempo determinado, necessrio saber em quanto tempo se produz uma determinada quantidade.

Nos pases desenvolvidos os aumentos de produtividade so transferidos para os salrios (conseguidos pelos sindicatos), ao contrrio, dos pases subdesenvolvidos tais aumentos de produtividade repercutem em uma diminuio dos preos.

74 Um levantamento da empresa Cisco do Brasil, apresentada em 2006, mostra que 87% das empresas latino-americanas investem em tecnologia da informao (TI) para tornarem-se mais eficientes e 81% , para ficarem mais competitivas.

Diz o estudo, que o investimento intensivo em TI reduziu 31%, em mdia, os custos operacionais em 71% das companhias e 59% delas relataram aumento de 25% nas receitas, em mdia. Ainda de acordo com a pesquisa, 44% das organizaes consideram que a falta de treinamento de funcionrios o obstculo mais freqente implementao de novas tecnologias. Ou seja: cabe ao cidado, hoje, investir nesse rduo aprendizado. o que chamam de diferencial competitivo.

O trecho do Rodoanel (SP) trouxe para as empresas uma reduo de custos de 5% a 10%. No ter de trafegar por dentro de So Paulo os gastos com gasolina cai e h uma reduo melhor de homens/hora parados no transito.

Em 2011 a laranja teve uma queda de rea plantada de 9,8%, mas produziu 3,1% a mais. E foi de 11,8% menor, a rea agrcola, para produzir 7,3% a mais do que no mesmo perodo do ano passado.

A Geociclo criou e mandou fabricar nos EUA a mquina de compostagem, essencial na transformao dos resduos agrcolas em fertilizantes. O equipamento descontamina e estabiliza os resduos em 20 dias, enquanto o processo natural dura at seis messes.

Obs.: Falta de produtividade

75 Estudo da Federao das Indstrias do Rio de Janeiro (Firjan) apontou (12/2011) que o preo do gs natural no Brasil para o setor industrial maior que em diversos pases: A tarifa do gs no Brasil (US$ 16,84 por milho de BTU medida internacional para o gs) 25% mais cara que a China (US$ 13,52), 231% a mais que nos EUA (US$ 5,09) e 464% a mais que na Rssia (US$ 2,99). Assim uma pequena padaria brasileira, por exemplo, gasta R$ 2.500 por ms com gs, enquanto na Frana gastaria o equivalente a R$ 1.400. Uma empresa de biscoitos, com 60 funcionrios, gasta cerca de R$ 68 mil por ms com gs no Brasil, R$ 25 mil a mais do que pagaria se o empreendimento fosse na China.

O custo de energia eltrica entre 2001 e 2011 foi de 194%, enquanto a inflao medida pelo IGP-M chegou a 115% e pelo IPCA, 83%. Fica claro quando se faz o raio-X do custo da luz de 2011: 50% do preo so encargos, taxas e tributos; 24% produo da energia; 21% custo de distribuio; 5% custo de transporte. De acordo com estudo da Federao das Indstrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), a tarifa industrial de consumo de energia chega a uma mdia de RS329 por Megawatt/Hora (MWh). Trata-se de 53% acima da mdia global. Nos EUA, de R$ 117,4 por MWh.

Segundo o The Conference Board, o Brasil registrou queda de 7% na PTF Produtividade Total dos Fatores, entre 1989 e 2011. Enquanto que o mesmo indicador mostrava aumento de 12% nos EUA e de 66% na China.

76

77 6.5.1. Fatores determinantes especficos da produtividade A. Recursos naturais: nas atividades voltadas para a explorao desses recursos agricultura, pesca, indstrias extrativas, etc. a produtividade do trabalhador depende do grau de disponibilidade desses recursos (da fertilidade do solo, por exemplo).

B. Especializao e Intensidade do Trabalho: depende tambm da prpria qualificao dos trabalhadores (fora, habilidade, especializao, nvel cultural, etc.) e da intensidade com que trabalham, por exemplo, devido ao ritmo das mquinas.

C. Instrumentos de Trabalho: pelo volume de meios de produo utilizado por cada trabalhador, geralmente, em contnua elevao, no somente em termos fsicos, mas fundamentalmente em termos de valor de capital; e pela qualidade desses meios de produo em funo da tecnologia embutida.

D. Escala de Produo: quanto maior o estabelecimento (volume de sua fora de trabalho e de seu capital), maior o montante de sua produo e, portanto, maior a escala em que esse estabelecimento produz. O que pode auferir uma srie de vantagens, tais como: utilizao de equipamentos mais avanados

tecnologicamente, melhor organizao do processo produtivo, maior economia de mo-de-obra, etc.

E. Mudana Tecnolgica: o processo tcnico na produo, em geral, se apresenta como a alterao nos instrumentos de trabalho, como: substituio da energia humana por outras formas de energia, integrao em um mesmo aparato tcnico

78 (mquinas), diversas fases da produo de um determinado bem, elevao da velocidade de operao das mquinas, etc. ou nos insumos utilizados na produo e mudana nos ingredientes dos produtos.

F. Reorganizao do Processo Produtivo: determinada tambm pelo prprio modo como a produo est socialmente organizada.

Obs.: Custo fixo = Aqueles que no variam com a quantidade produzida, como aluguel e salrio.

Custos variveis = Aqueles que variam com a quantidade produzida, como matria-prima, e insumos.

Custo total = Custos fixos + custos variveis

O custo fixo por saca, na safra 2001, oscilou no Brasil de US$ 1,75 a US$ 2,40 contra de US$ 8,02 nos E. U. A (cmbio de R$ 2,36 por dlar).

O custo por hectare da terra arrendada: de US$ 7,10 em Mato Grosso e US$ 29,90 no Paran, contra US$ 249,30 na mdia americana. O custo total (impostos / transporte /etc.) da soja de US$ 6,36 aqui no Brasil contra US$ 11,75 nos E.U. A.

O acar refinado europeu o maior concorrente do produto brasileiro. A U.E. (Unio Europeia - Finlndia, ustria, Holanda, Irlanda, Alemanha, Blgica, Luxemburgo, Frana, Portugal, Espanha, Eslovnia, Itlia, Malta, Grcia, Chipre)

79 gasta US$ 660,00 para produzir uma tonelada de acar refinado, enquanto o Brasil gasta US$ 280,00. Graas aos subsdios, a U.E se tornou a maior exportadora mundial, com 40% do mercado.

Em 2005 o custo de produo do acar, no Brasil, era de US$ 150,00 por tonelada, contra US$ 330,00 de Tailndia e Austrlia. Na Unio Europeia esse valor chega a US$ 700,00.

A pecuria brasileira vem tendo ganho de produtividade, no passado, os animais eram abatidos com quatro anos e, em 2006, com 24 meses.

O maior problema das empresas nesta economia ser manter seu pessoal competente.

Obs. 1: Reflexo Gerencial O DESAFIO TCNICO E GERENCIAL PARA A EMPRESA NESTE NOVO CONTEXTO IMENSO, POIS PASSAMOS A COMPETIR AO MESMO TEMPO COM O SALRIO DO CHINS, COM A TECNOLOGIA DO JAPONS E DO ALEMO E COM O KNOW-HOW MERCADOLGICO DO NORTE-AMERICANO, FORANDO-NOS A EMPREENDER MUDANAS AO MESMO TEMPO VARIADAS E PROFUNDAS NO MODO DE PENSAR E NO MODO DE AGIR, EM UM ESPAO DE TEMPO MUITO CURTO. [1996?]
Mrio Kossatz

80 Desde 2010 os EUA, China e Coreia do Sul vm tomando o lugar Japo e da Alemanha em tecnologia.

Obs.2: A indstria moderna estabeleceu o mercado mundial. Pelo aperfeioamento rpido de todos os instrumentos de produo, pelos meios de comunicao imensamente facilitados, arrasta todas as naes, at a mais brbara, para a civilizao. Os preos baixos de suas mercadorias so a artilharia pesada com a qual derrubam at mesmo a Muralha da China. Compete todas as naes, sob pena de extino, a adotar seu modo de produo. Criou cidades enormes, aumentou em grande escala a populao urbana, e assim resgatou uma considervel parte da produo da idiotice da vida rural. Criou foras produtivas mais macias e colossais do que todas as geraes precedentes juntas. (trecho do Manifesto
Comunista - 1848, de Marx e Engels)

Obs.3: ndices dos anos 90 (FIESP Federao das Indstrias do Estado de So Paulo)

PRODUTIVIDADE = + 55% FATURAMENTO = + 45,9% EMPREGO = - 48%

81

82 7. Marginalismo

O marginalismo uma doutrina que define o valor dos bens e servios a partir de um fator subjetivo a utilidade, isto , sua capacidade de satisfazer necessidades humanas rompendo com a teoria clssica do valor/trabalho. Como a necessidade uma caracterstica subjetiva, a utilidade de um bem tem uma avaliao subjetiva, ou seja, um mesmo bem pode ter diferentes utilidades ou valores de acordo com cada indivduo.

A Escola Marginalista considera que medida que a quantidade consumida por um indivduo aumenta, reduz-se a satisfao obtida com a unidade adicional do bem. Assim, o valor de cada bem dado pela utilidade proporcionada pela ltima unidade disponvel desse bem, ou seja, por sua utilidade marginal.

A utilidade marginal (Umg) a utilidade ou satisfao adicional decorrente do consumo de uma unidade adicional de um bem. Mede a necessidade que ainda resta a ser satisfeita e, portanto, o valor do bem.
Utilidade Marginal: Somente primeira unidade consumida pelo indivduo possu alta utilidade s unidades adicionais possuem uma utilidade menor. No ponto de saturao a utilidade marginal zero, a partir desse ponto ela se torna negativa.

Na forma clssica do utilitarismo, desenvolvido por Jeremy Bentham, define-se utilidade como prazer, felicidade, satisfao, e, portanto tudo gira em torno dessas realizaes mentais.

83 A ideia prestar ateno no bem-estar de cada pessoa e em particular considerar o bem-estar uma caracterstica essencialmente mental, ou seja, considerar o prazer ou felicidade gerada.

Cultura Hedonista (Doutrina filosfica que faz do prazer o fim da vida): Eu consumo; logo existo, na sentena cunhada por Leo Burnett.

As necessidades dos seres humanos podem parecer insaciveis. Mas elas so de duas classes aquelas necessidades que so absolutas no sentido de que ns as sentimos qualquer que seja a situao da nossa categoria de seres humanos e aquelas que so relativas no sentido de que as sentimos se a sua satisfao nos eleva nos faz sentir superiores aos nossos iguais. Necessidades que satisfazem o desejo Por superioridade, podem ser insaciveis; quanto mais alto o nvel geral, mais altas elas sero.

Obs.: A moral do sucesso forma o ncleo da ideologia econmica neoliberal: Cultua a prosperidade e o consumo Exalta as recompensas materiais e seu gozo Valoriza a ganncia individual Promove o jogo de soma zero, pois o sucesso de um alimenta-se do fracasso do outro

84 Celebra as sensaes de prazer e as atividades sexuais Converte o dinheiro em medida universal para avaliar as pessoas

claro que h dois fatores principais para uma marca se impor no mercado: o benefcio do seu desempenho, o lado racional e o benefcio emocional ou de imagem.

A pesquisa da Associao Brasileira de Propaganda (ABP) mostrou que o efeito da propaganda influencia muito o comportamento do consumidor: em 2005 50% dos entrevistados e em 2006 53%.

O governo deveria criar cidados, e no consumidores.

85 UNIDADE III: MACROECONOMIA (Macro em grego significa grande)

a parte da teoria econmica que estuda os agentes econmicos (consumidores e empresas) em seu conjunto. Tem como objetivo principal determinar os fatores que interferem no nvel total da renda e do produto de uma economia. Tm como objeto de estudo as relaes entre os grandes agregados estatsticos: a renda nacional, o nvel de emprego e dos preos; o consumo, a poupana e o investimento totais. Esse direcionamento fundamenta-se na idia de que possvel explicar a operao da economia sem que haja necessidade de compreender-se o comportamento de cada indivduo ou empresa que dela participam.

A teoria macroeconmica fornece parmetros que permitem que a mensurao da atividade econmica geral de dado sistema simplifique o modelo agregativo.

1. Inflao

Aumento contnuo e generalizado de preos. Evitar a inflao, ou seja, atingir a estabilidade de preos uma das metas macroeconmicas.

Observaes:

a) A inflao de 1980 a 1995 foi de 20.759.903.275.659%, mdia de 16% mensais.

b) Quando alguns preos sobem e outros caem, os economistas consideram que h uma alterao de preos relativos.

86 c) A primeira vez que a inflao saiu de um dgito para dois dgitos foi em 1974 e, naquela poca ningum se preocupou.

1.1. Consequncias da Inflao Sobre a distribuio de renda Reduo relativa do poder aquisitivo das

classes que dependem de rendimentos fixos. Os assalariados saem perdendo, pois seus salrios so reajustados periodicamente, ao passo que os preos de bens e servios sobem quase que diariamente. Os empresrios defendem seus ganhos repassando o aumento de seus custos para o consumidor, atravs da elevao do preo de seus produtos. Sobre o balano de pagamento A expanso interna dos preos, a taxa de

inflao mais acelerada do que em outros pases com os quais se mantm relaes de comrcio, encarecem o nosso produto em relao ao produzido fora de nosso pas. Este fato poder encorajar as importaes e desestimular as atividades de exportao. O resultante desequilbrio da balana comercial poder comprometer o equilbrio do balano internacional de pagamentos, bem como os nveis globais de emprego da economia. Na tentativa de minimizar o dficit o governo obrigado a rapidamente desvalorizar a taxa de cmbio, o que desvaloriza nossa moeda. Sobre as expectativas Num processo inflacionrio, as incertezas dos

empresrios a respeito de suas taxas de lucros futuras fazem com que diminuam os investimentos, reduzindo a capacidade produtiva do sistema.

87

88 Obs.1: Histerese:

um processo a que os economistas da escola das expectativas racionais do o rtulo de efeito histerese.

o processo pelo qual um determinado fenmeno desencadeia reaes que adquirem vida prpria e sobrevivem dissipao do prprio fenmeno que as geraram. A expectativa de crise provoca a crise que sanciona a expectativa. O Brasil pagou pesado tributo histerese na abertura do cmbio, no apago e na eleio de Lula para Presidente da Repblica em 2002.

Obs.2: A sensao de que a inflao no bolso bem maior do que a apurada pelos ndices tem explicao estatstica: as taxas no so cumulativas, ou seja, captam apenas se houve variao de preos de um ms para o outro. O consumidor, ao contrrio, incorpora a nova faixa de preo ao seu oramento, aumentando seus gastos permanentemente.

Quando a gasolina aumenta, o consumidor passa a pagar mais caro para encher o tanque. Essa elevao de preos aparecer tanto no ndice de inflao quanto no oramento familiar. Porm se no houver novo reajuste, no ms seguinte o ndice de inflao, vai registrar reajuste zero para o combustvel. Ao passo que o consumidor continuar desembolsando mais dinheiro para o combustvel.

89 Obs.: Evite erros comuns ao falar sobre inflao A inflao o aumento de preos em determinado perodo. Os exemplos abaixo mostram quando faz e quando no faz sentido usar os termos "subiu", "caiu", "acelerou" e "desacelerou". Se os preos aumentaram 1% em abril e 2% em maio... ... correto dizer: "A inflao subiu em maio" (o aumento de preos em maio foi maior do que o aumento de preos em abril). Ou ainda: "Os preos aceleraram em maio" (subiram mais rpido em maio do que em abril). Erro comum: "A inflao acelerou em maio" (para dizer se a inflao acelerou ou no, preciso considerar medio de preos em pelo menos trs perodos; exemplo: preos sobem 1% em abril, 2% em maio e 3% em junho) Se os preos aumentaram 1% em abril e 0,5% em maio... ... correto: "A inflao caiu em maio" (o aumento de preos foi menor em maio do que em abril). Ou ainda: "Os preos desaceleraram em maio" (subiram mais devagar em maio do que em abril). Erros comuns: "A inflao subiu em maio" (foram os preos que subiram; no foi o aumento dos preos que subiu). "A inflao desacelerou em maio" (para dizer se a inflao desacelerou ou no, preciso considerar medio de preos em pelo menos trs perodos; exemplo: preos sobem 1% em abril, 0,5% em maio e 0,1% em junho) Se os preos caram 1% em maio... ... correto: "Houve deflao em maio" (inflao negativa). Erro comum: "Inflao caiu em maio" (foram os preos que caram; no foi o aumento dos preos que caiu). 1.2. Tipos de inflao 1) Inflao de Demanda causada pelo aumento da demanda, significando que h um excesso de procura dos bens e servios (Iguais ou maiores que o nvel de oferta efetivamente disponvel).

90 Causas da inflao de demanda: Aumento dos investimentos Aumento dos gastos pblicos Reduo dos tributos Aumento da oferta de moeda 2) Inflao de Custos tem origem na oferta de bens e servios. causada pela elevao dos custos de produo, repassados para o consumidor atravs do aumento do preo do produto. Um fator agravante o controle do mercado, atravs do monoplio ou do oligoplio, que permite aos empresrios obterem lucros extraordinrios atravs do aumento dos preos dos seus produtos.

Causas da inflao de custos: Aumento das margens de lucro das empresas Elevao de preos de produtos importados que sejam matrias-primas importantes na produo de bens e servios (quadruplicao dos preos do petrleo em 1973, de US$ 3,00 para cerca de US$ 12,00, em trs meses, pelo cartel dos pases produtores nesta poca o Brasil importava 80%). A segunda crise em 1979 o barril chegou a US$ 30 (Ir, Revoluo Islmica, foi retirado do poder o X Reza Pahlevi, aliado das polticas ocidentais e colocado o aiatol Khomeini). Em 1990 o Iraque invadiu o Kuwait, causando a Guerra do Golfo. Desvalorizao real da taxa de cmbio de modo que os insumos importados aumentem de preo.

91 Obs.: A alta do petrleo est tratando de acabar com qualquer desperdcio na aviao. H oito anos, conta uma reportagem do New York Times, o combustvel equivalia a 15% do preo do bilhete areo nos Estados Unidos; hoje est nos 40% (06/2008). O querosene o maior dos gastos e, este ano, ele j subiu 84% (2008). Ou seja, no tem jeito: preciso economizar.

Qualquer diminuio no peso tem impacto no gasto com combustvel. Assim, as companhias de aviao tm apelado a tudo; 100 gramas a menos j esto valendo.

Reduzir a gua dos banheiros foi uma das medidas. Mas tem mais. A velocidade das aeronaves est menor e cadeiras dos passageiros e carinhos de bebida esto sendo trocados por modelos mais leves. A bagagem excedente j vinha sendo cobrada.

Joelmir Beting, jornalista econmico, acredita que no mais o governo que controla a inflao, e sim o prprio mercado, sob os coques de competio, modernizao e informao.

O regime de metas para a inflao foi utilizado pela primeira vez pela Nova Zelndia em 1990. Desde ento, vrios pases j o adotaram. Entre eles h pases desenvolvidos como a Inglaterra, Canad, Sucia, Finlndia, e Noruega, e menos desenvolvidos como Chile, Mxico, Colmbia, Tailndia e Filipinas.

Orientam expectativas, negcios, contratos. A meta deve ser cumprida, para o Banco Central ganhar credibilidade.

92 Em 1989, Chile e Nova Zelndia foram os primeiros pases a adotar o sistema. Em 1992, o Reino Unido aderiu a essa poltica que, ento, se popularizou no mundo. Os pases que adotaram metas de inflao so: - Sucia - Noruega - Reino Unido - Islndia - Canad - Mxico - Colmbia - Peru - Chile - frica do Sul - Israel - Tailndia - Polnia - Hungria - Romnia - Eslovquia - Repblica Tcheca - Rssia - China - Coria do Sul - Nova Zelndia - Austrlia - Filipinas

93 - Indonsia

Desde a criao, em julho de 1986, a Taxa Selic j chegou a inacreditveis 438.700% ao ano, em fevereiro de 1990, um ms antes de o ex-presidente Fernando Collor assumir o comando do pas (15/03/1990). E, desde que o Comit de Poltica Monetria (COPOM) foi institudo, em 1996, o pico da taxa foi em novembro de 1997, com 45,9% ao ano. No governo Lula, o pior foi entre fevereiri e maio de 2003, a 26,5% ao ano.

Metas de Inflao (Inflation Target) Em 13/01/1999, foi implantada no Brasil.

1999 = 8% com margem de erro de 2% 2000 = 6% com margem de erro de 2% 2001 = 4% com margem de erro de 2% 2002 = 3,5% com margem de erro de 1,5% 2003 = 8,5% sem margem de erro 2004 = 5,5% com margem de erro de 2,5% 2005 = 5,1% com margem de erro de 2% 2006 = 4,5% com margem de erro de 2% 2007 = 4,5% com margem de erro de 2% 2008 = 4,5% com margem de erro de 2% 2009 = 4,5% com margem de erro de 2% 2010 = 4,5% com margem de erro de 2% 2011 = 4,5% com margem de erro de 2% 2012 = 4,5% com margem de erro de 2%

94 2013 = 4,5% com margem de erro de 2% 2014 = 4,5% com margem de erro de 2%

1.3. Principais ndices de Inflao

IGP-M = ndice Geral de Preos do Mercado: calculado pela Fundao Getlio Vargas. formado por trs taxas (IPCA/ IGP/ IPA-M) que medem a variao dos preos no atacado e varejo do dia 20 ao dia 20 do outro ms.

Obs.1: O IGP-DI = ndice Geral de Preos de Disponibilidade Interna (1 a 30 do ms). Com o mesmo clculo do IGP-M.

Obs.2: Os contratos de concesso (privatizao) usavam o IGP-M como indexador. A partir de 2006 o novo ndice o IPCA (em torno de 46% dos ltimos 12 meses anteriores ao contrato).

IPCA = ndice de Preos ao Consumidor Amplo: calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE/1980) e toma por base os gastos mensais das famlias com renda de um a 40 salrios-mnimos. apurado nas seguintes regies metropolitanas: Rio, So Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto-Alegre, Curitiba, Belm, Goinia. Obs.: % de inflao do IPCA ndice oficial do governo

1929 = -0,74 1930 = -8,99 1931= -3,70

95 1969 = 22,58 1980 = 110,25 1981 = 95,18 1982 = 94,63 1983 = 210,99 1984 = 223,81 1985 = 228,22 1986 = 79,66 1987 = 363,41 1988 = 1.037,56 1989 = 1.636,61 1990 = 1.620,97 1991 = 472,70 1992 = 1.119,10 1993 = 2.477,15 1994 = 916,46 1995 = 22,41 1996 = 9,56 1997 = 5,22 1998 = 1,65 1999 = 8,94 2000 = 5,97 2001 = 10,0 2002 = 12,53 2003 = 9,3 2004 = 7,6 2005 = 5,69

96 2006 = 3,14 2007 = 4,46 2008 = 5,9 2009 = 4,31 2010 = 5,91 2011 = 6,5 2012 = 5,84 2013 =

Obs.2: Itens e percentuais do clculo de inflao do IPCA:

Alimentao = 22,09% Artigo de Residncia = 8,09% Habitao = 14,25% Artigo de residncia = 5,40% Transporte = veculo prprio =12% e combustvel = 5,43% Vesturio = 6,21% Sade e Cuidados Pessoais = 11,05%% Despesas Pessoais = empregado domstico = 3.03%, educao = 4,21% e comunicao = 5,56%

De cinco em cinco anos, o IBGE, que calcula o ndice, faz a Pesquisa de Oramentos Familiares (POF) para captar as mudanas no perfil de consumo das famlias e, assim, atualizar os ndices de inflao.

97 Exemplo 2008/2009: Saram Gelatina Doce de leite Chope Vassoura Fralda de pano Filme e flash descartvel Sardinha Entraram Balas Morango Vidro Mvel infantil Fralda descartvel CD/DVD Barbeiro

IGP = ndice Geral de Preos: calculado pela Fundao Getlio Vargas desde 1949. composto por trs outras taxas: ndice de Preos ao Atacado (IPA), que tem peso de 60% na taxa geral; ndice de Preos ao Consumidor (IPC) e ndice Nacional de Custo da Construo (INCC). Os preos apurados no atacado e os custos da construo so apurados em todo o Brasil. J o IPC calculado somente no Rio e em so Paulo com base nos gastos das famlias com renda de um a 33 salrios-mnimos.

IPA-M = ndice de Preo por Atacado: o mais importante dos integrantes do IGP-M. Tem peso de 60% no ndice geral. Mede a variao dos preos agrcolas e industriais.

INCC = ndice Nacional de Custo da Construo: foi concebido com a finalidade de aferir a evoluo dos custos da construo habitacional. So realizadas

98 pesquisas em 18 municpios de capitais: Aracaju, Belm, Belo Horizonte, Braslia, Campo Grande, Curitiba, Florianpolis, Fortaleza, Goinia, Joo Pessoa, Macei, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, So Paulo e Vitria. A amostra dos 72 itens, sendo 56 relativos a materiais e servios e 16 relacionados mo-de-obra (cobre 96% dos custos totais).

IPC-RJ = ndice de Preos ao Consumidor do Rio: calculado pela Fundao Getlio Vargas na capital fluminense. Sua taxa baseada nos gastos das famlias com renda de um a trinta e trs salrios-mnimos. O grupo de maior peso a alimentao. usado como indexador em grande parte (40%) dos contratos de aluguel do municpio. IPC/FIPE Federao Instituto de Pesquisa Econmica (USP) = ndice de Preos ao Consumidor medido pela FIPE na cidade de So Paulo com o universo de pessoas que ganham de 2 a 6 salrios mnimos. A composio dos grupos de despesas para o clculo do ndice o seguinte: alimentao (30,81%), despesas pessoais (12,52%), habitao (26,52%), transportes (12,97%), vesturio (8,65%), sade e cuidados pessoais (4,58%) e educao (3,95%).

IGP-10 = ndice Geral de Preos que mede a inflao entre o dia 11 do ms anterior e o dia 10 do ms de referncia. Ele composto pela soma do IPA (com peso de 60% no resultado final do IGP-10), do IPC (que pesa 30%) e o INCC (com peso de 10%).

IPC-S = ndice de preo ao consumidor semanal, esse ndice da FGV mede a inflao ao consumidor em 11 capitais (Belm, BH, Curitiba, Florianpolis, Fortaleza, Goinia, Porto Alegre, Recife, RJ, SP e Salvador) mais o Distrito

99 federal. feita a coleta de preos de cerca de 450 produtos e servios que fazem parte do oramento de famlias com renda de at 33 salrios-mnimos. Tem periodicidade mensal, mas ao todo so quatro IPC-S por ms: um a cada semana.

O fenmeno de estagflao ocorre quando se tem, paralelamente, taxas significativas de inflao e recesso econmica (declnio da atividade econmica, caracterizada por queda da produo, diminuio da taxa de lucro e crescimento dos ndices de falncia e concordata) com desemprego ou quando a expanso econmica no supera ou fica at abaixo do crescimento populacional do pas.

Influncia da Inflao na Mudana de hbito dos Americanos:

Muito a contragosto, os americanos esto lentamente aprendendo a conviver com os altos preos da gasolina. Para uma nao acostumada a combustveis baratos e carros grandes, a adaptao torturante. Cory Asmus, de Temecula, na Califrnia, acabou de comprar uma motocicleta por US$ 4.800 para fazer o percurso de 32 quilmetros at o trabalho. Com isso, ele reduziu de US$ 110 para US$ 8 seu consumo semanal de gasolina. J o aposentado Florian Bialas, morador de Chicago, vendeu seu Pontiac 1987 por US$ 3 mil e pretende abrir mo de sua carteira de habilitao, depois que ela expirar em setembro. Posso andar a p para a maioria dos lugares aonde preciso ir disse ele.

100 Por sua vez, Debbie Gloyd, de Cleveland, deixou seu Chrysler Concorde na garagem e passou a ir de nibus para o trabalho. No tenho como pagar esses preos de gasolina afirmou ela. Esto sem controle. Com a mdia de preos no pas para a gasolina se aproximando rapidamente dos US$ 4 por galo (3,78 litros), muitos esperam um vero (no Hemisfrio Norte) de dor de cabea nos postos. Com a aproximao do feriado do Dia da Memria, na segunda-feira, que marca o incio da temporada de viagens de carro nos EUA, os preos dos combustveis esto obrigando as famlias a reverem os planos de frias. Uma pesquisa recente realizada pelo AAA, o Automvel Clube Americano, registrou uma rara queda de 1% nos planos de viagem este vero, em relao ao mesmo perodo ano passado. A psicologia mudou afirma Sara Johnson, economista da Global Insight. As pessoas se deram conta de que os preos no vo cair e esto se adaptando. Normalmente, a venda de gasolina cresce no feriado do Dia da Memria. Desta vez, porm, o movimento caiu 7% na semana passada, em comparao a 2007, segundo estimativa da MasterCard.

2. Mercado de Trabalho: (emprego e desemprego)

101

102

103 Obs.: De 2004 a 2011 o Pnad constatou a diminuio de 500 mil camels, uma queda de 31%. Na mesma pesquisa ficou confirmada que o vendedor de loja e mercado se tornou o principal emprego do pas. Foram criados 2,5 milhes de vagas no setor.

2.1. Desemprego

Como j foi visto uma das metas macroeconmicas da economia possuir um alto nvel de emprego, portanto, em outras palavras evitar o desemprego. Mas, segundo pesquisas feitas no ano de 1994, se quisermos gerar emprego de primeiro mundo, precisa investir em mdia, US$ 290 mil para cada novo emprego criado. Se considerarmos que a cada ano ingressam no mercado 1,5 milho de pessoas, necessitaramos de US$ 435 bilhes em investimentos anuais. Entretanto, estes so nmeros de primeiro mundo. No parmetro das 500 maiores empresas brasileiras o custo de um novo emprego, em termos de equipamentos, instalaes e estoques esto em torno de US$ 98 mil, o que demandaria um investimento anual de US$ 147 bilhes. Ainda um nmero muito alto para ser financiado exclusivamente pela poupana interna. Porm, os empregos gerados pela economia informal ou nas empresas pequenas, no seguem este padro, e o investimento gira em torno de US$ 20 mil a US$ 48 mil por trabalhador.

A relao capital / emprego exigiu em 2002 investimentos, em mdia de R$ 14 mil na economia rural, de R$ 27 mil na construo civil, de RS 36 mil nos servios, de RS 76 mil no parque fabril, de R$ 250 mil em ramos industriais de vanguarda em montadoras de automveis o emprego no saiu por menos de R$ 850 mil.

104 A insatisfao com o trabalho tem levado milhes a voltar aos balces de emprego em busca de uma nova ocupao. No Brasil, essa populao de descontentes reunia em 2005 8,7 milhes, que se somam aos 8,9 milhes de desempregados no pas na disputa pelas escassas vagas de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad/2005), do IBGE. Trabalho precrio, ocupao fora da rea de interesse e salrio baixo so as principais explicaes para essa procura, mesmo j trabalhando. Obs.: Frustrao no Ambiente de Trabalho (fonte: Weigel Coaching 2010) A frustrao a principal causa de estresse no trabalho.

- Parcialmente insatisfeito e frustrado = 61% - Satisfeitos = 15% - Totalmente satisfeitos = 4% - No responderam = 20%

A insatisfao no acontece somente entre os que esto em ocupaes precrias. Com pessoas que esto em empresas tambm pode acontecer. Mas, se a firma conseguir manter uma poltica justa de promoo e pagamento e tambm dar treinamento aos seus funcionrios, a possibilidade de perd-los diminui.

Outros fatores influenciam na fidelidade do funcionrio. Um fator externo tambm importante e que foge dos padres dos pases desenvolvidos a imagem da empresa. Trabalhar numa corporao que tem uma boa imagem no mercado prende o funcionrio.

105 Um dos motivos que levam o funcionrio a procurar um novo emprego tem a ver com subaproveitamento tambm. Com a oferta maior de mo-de-obra exigese qualificao demais (quando a pessoa entra na empresa espera que poder usar suas qualificaes. Quando isso no ocorre frustra-se).

O desemprego contribui para a excluso social e acarreta a perda de autonomia, de autocontrole, autoconfiana, causam danos a sade fsica e mental (psicolgica), perturbaes familiares e da vida social.

O mercado de trabalho tem sido implacvel na busca da produtividade. E tem imposto algumas regras. Mas fundamental que no se perca de vista que o ser humano no pode ser robotizado nessa corrida frentica. A educao deve conviver com as exigncias do mercado, mas no pode perder o foco de sua grande misso: estimular o mobilizar ideias. E mostrar que as oportunidades se alargam quando, ao invs de robs, se formam cabeas pensantes e atuantes.

Hoje, a chamada elasticidade do emprego, que a relao entre o crescimento do emprego e o crescimento do PIB, diminui sensivelmente em funo de novas tecnologias de fabricao e de informao.

A nica segurana de emprego que algum tem nesta empresa (Chrysler) decorre da qualidade, produtividade e de consumidores satisfeitos.
Lee Iacocca

106 Em 1968 (Paris), um emprego estabelecido era o que de mais careta (e, portanto rejeitvel) podia existir para um jovem. Hoje fazem passeata pelo emprego.

Obs.: Henry Ford j ensinava h mais de um sculo: a) Quem faz o emprego do trabalhador o consumidor, que o prprio trabalhador. b) Cada empresa tem o mercado que merece dependendo do salrio que paga.

2.2. Atividades de Produo

A intensidade com que se d o emprego de cada um deles e as diferentes categorias de produtos resultantes so os dois critrios de referncia para classificao das atividades de produo:

Nos setores de atividades econmicas as pessoas se ocupam e obtm um rendimento, seja como trabalhador, seja como proprietrios.

A. Atividades Primrias de Produo

Constitudo pelas unidades produtoras que utilizam intensamente os recursos naturais, voltadas para atividades agrcolas, pecurias e extrativas. (ex: lavoura, pecuria, pesca, extrativa de recursos naturais)

107 B. Atividades Secundrias de Produo

Constitudo pelas unidades produtoras dedicadas s atividades industriais, atravs das quais os bens so transformados. Tambm so considerados do setor secundrio: a construo civil, os servios pblicos (fora eltrica, gua, gs, etc.), extrativa mineral.

C. Atividades Tercirias de Produo

Formado pelas unidades produtoras que prestam servios tais como bancos, empresas de transportes, hospitais, comrcio, comunicao, escolas, bares e restaurantes etc.

Obs.: A distino entre as atividades primria (agrcolas), secundrias (industriais) e tercirias (os servios) foi introduzida por C. Clark, The Conditions of Economic Progress, Londres, Macmillan, 1940, e popularizou-se na Frana atravs da obra de Jean Fourasto. O desenvolvimento econmico e social se traduz pelo desenvolvimento das atividades tercirias.

2.2.1. Termos

a) desempregado: pessoas que esto dispostas a trabalhar, tm a capacidade necessria, mas no encontram emprego.

b) taxa de desemprego: calculada como uma percentagem do total da populao economicamente ativa.

108 c) populao dependente: aquela que no tem condies de oferecer fora de trabalho.

d) populao ativa ou produtiva: compreende as pessoas de 15 a 64 anos representa o potencial de mo-de-obra de uma economia, englobam a populao economicamente ativa e as pessoas que exercem atividades no remuneradas, como as donas de casa, os estudantes, etc.

e) depresso: ocorre quando a taxa de desemprego permanece alta durante um longo tempo (na depresso dos anos 30, o desemprego nos EUA chegou a 25%) e queda no PIB (na depresso de 30, o PIB dos EUA ficou 40% menor).

f) recesso: quando um pas registra dois trimestres consecutivos de retrao. Uma Histria de Recesso: 1902 = Queda de 0,5% do PIB (Campos Sales crise bancria) 1908 = Queda de 3,2% do PIB (Affonso Pena reduo do preo do caf) 1914 = Queda de 1,3% do PIB (Hermes da Fonseca 1 guerra mundial, crise cambial) 1918 = Queda de 2% do PIB (Wenceslau Brs 1 guerra mundial / geada prejudicou a produo de caf) 1930 = Queda de 2,1% do PIB (Washinton Lus grande depresso / moratria externa) 1931 = Queda de 3,3% do PIB (Getlio Vargas grande depresso, escassez de divisas) 1940 = Queda de 1% do PIB (Getlio Vargas 2 guerra mundial)

109 1942 = Queda de 2,7% do PIB (Getlio Vargas 2 guerra mundial) 1981 = Queda de 4,3% do PIB (Joo Batista Figueiredo crise da dvida externa) 1983 = Queda de 2,9% do PIB (Joo Batista Figueiredo crise da dvida externa, desvalorizao cambial) 1988 = Queda de 0,1% (Jos Sarney efeitos ainda da crise externa e hiperinflao) 1990 = Queda de 4,3% do PIB (Fernando Collor congelamento de ativos e confisco) 1992 = Queda de 0,47% do PIB (Fernando Collor acordo de renegociao da dvida) 2001 = Queda de 1% entre segundo e quarto trimestre (Fernando Henrique Cardoso atentado terrorista nos EUA e racionamento de energia) 2003 = Queda de 1,7% nos dois primeiros trimestres do ano (Lula plano de estabilizar a economia e conter a alta da inflao e a desvalorizao cambial) 2008/2009 = Queda de 3,6% no ltimo trimestre de 2008, e queda de 0,8% no primeiro trimestre de 2009 (Lula crise econmica global)

Obs.1: Populao brasileira (IBGE) 1872 = 9.930.478 1890 = 14.333.915 1900 = 17.438.434 1920 = 30.635.605 1940 = 41.165.289 1950 = 51.941.767 1960 = 70.070.457 1970 = 93.139.037 1980 = 119.002.706

110 1991 = 146.799.475 2000 = 169.799.170 2011 = 190.755.799 (aumento de 1,17% - menor taxa anual de crescimento)

Obs.2: 78,2 milhes de brasileiros ocupados, apenas 32,8 milhes tm carteira assinada, isso significa 38% da P.E.A. (Ocupados, mas fora das leis trabalhistas, esto 45,4 milhes e outros 7,8 milhes esto desempregados 2004). O Pnad/2005 do IBGE revelou que o Brasil tinha 87.089 milhes de trabalhadores (PEA). Porm 8.778 milhes de ocupados esto procura de trabalho por insatisfao nos seus empregos.

A insero no mercado de trabalho: Empregados sem carteira assinada = 31,4% Empregados com carteira assinada = 26,7% Conta prpria = 26% Trabalhadores domsticos = 11% Militares e funcionrios pblicos = 2,4% O emprego formal passou de 54,8% (2000) para 65,2% (2010) CENSO 2010

f) populao economicamente ativa: aquela que efetivamente est integrada ao mercado de trabalho, sendo formada pela populao ocupada e pelos desempregados.

111 O desemprego uma situao de ociosidade involuntria. Uma das principais tentativas de formulao de uma teoria econmica para explicar o desemprego surgiu com o conceito de exrcito industrial de reserva, denominado por Marx de populao excedente relativa. Consequncia do prprio processo de acumulao de capital o desemprego de uma massa de trabalhadores, ocasionada pelo progresso tcnico. Essa massa passaria a concorrer por empregos e pressionaria para baixo o nvel de salrios.

2.2.2. O desemprego classificado conforme suas causas

a) Desemprego Conjuntural ou Cclico: aquele em que um perodo de recesso ou de retrao dos negcios resulta numa certa porcentagem de desempregados que recuperariam seus empregos quando se iniciasse a fase de prosperidade do ciclo econmico.

O que um dia foi conjuntural ou cclico em nossa economia, passou a ser definitivo e crescente.

b) Desemprego Disfarado ou Subemprego: caracteriza-se pelo emprego de pessoas com remunerao muito abaixo dos padres aceitveis, que afeta trabalhadores no registrados, mas que nem por isso deixam de compor a fora de trabalho de uma nao.

c) Desemprego Friccional ou Normal: ocorre entre trabalhadores em trnsito de um emprego para outro.

112 d) Desemprego Sazonal: ocorre em reas especficas, como por exemplo, agricultura, hotelaria, etc., pois em certas pocas do ano no existe oferta homognea de emprego durante todo o ano.

e) Desemprego Marginal: ocorre entre pessoas que a rigor no se encontram plenamente inseridas no mercado de trabalho, como estudantes e aposentados, mas que em condies satisfatrias poderiam participar desse mercado.

f) Desemprego Parcial: ocorre quando a jornada de trabalho reduzida ou quando o nmero de dias trabalhados por semana diminui para que a oferta possa se equilibrar com a demanda em queda.

h) Desemprego Setorial: o que ocorre num determinado setor da economia.

i) Desemprego Estrutural: aquele ocasionado por uma mudana estrutural da economia. Exemplo: quando o carvo substitudo pelos derivados do petrleo, pode ocorrer um desemprego estrutural na indstria carbonfera.

j) Desemprego Tecnolgico: ocorre quando a incorporao do progresso tcnico que economiza mo-de-obra provoca o desemprego de um determinado nmero de trabalhadores. Neste caso, grande nmero de trabalhadores fica desempregado em curto prazo, enquanto uma minoria especializada beneficiada pela valorizao de sua mo-de-obra.

k) Desemprego Voluntrio: aquele decorrente da recusa dos trabalhadores em aceitar empregos, quer porque as remuneraes so irrisrias, quer porque as condies de trabalho so insatisfatrias ou tambm por razes subjetivas.

113 l) Desemprego Encorajado: Quem estava fora do mercado e das estatsticas, pois havia desistido de procurar emprego (profissionais desestimulados), e est voltando a ter esperanas de conseguir uma vaga (otimismo na economia).

Normalmente o emprego o ltimo indicador a reagir num processo de recuperao econmica: primeiro os empresrios elevam o nvel de produo, depois aumentam as horas extras, para s depois contratar. Por isso, costuma levar alguns meses para que o aumento de produo provoque queda do ndice de desemprego.

Esto em queda os empregos de baixa qualificao e em alta os trabalhos de maior capacitao, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada).

Um cidado com 17 anos de estudo ganha 10 vezes mais do que um analfabeto. Cada ano de estudo aumenta em 14,6% os rendimentos de um trabalhador: da 1 a 4 srie, cresce 8% ao ano; a partir da faculdade, passa a 21,3% ao ano.

Quem tem o ensino fundamental completo, ganha em mdia 15% mais do que um trabalhador que tenha desistido dosa bancos escolares na stima srie.

Quem tem ensino mdio completo recebe cerca de 1/3 mais de quem possui apenas o ensino fundamental. Os graduados recebem 3,5 vezes mais do que os que tm o ensino mdio. (livro Educao bsica no Brasil construindo o pas do futuro, editora Campus).

114 O salrio mdio dos profissionais com mestrado e doutorado no Brasil est 107% acima do recebido por quem terminou o curso de graduao. No caso dos doutores 152% superior. No dos mestres, 89% (Censo 2010 do Instituto Brasileiro Geografia e Estatstica _ IBGE).

Obs.1: cada ano de estudo nos Estados Unidos a produtividade aumenta em 8%. Obs.2: A mdia de estudo no Brasil de 4,9 anos (2000).

Segundo o IBGE o desemprego maior para quem tem apenas o primeiro grau; quem cursou at o segundo grau o nvel de desemprego tem uma queda acentuada e para quem possui o terceiro grau o ndice de desemprego muito menor.

Segundo o IBGE 8,1 milhes de desempregados contabilizados na Pnad 2007, dois teros (66,4%) jamais passaram por um curso de qualificao profissional. So quase 5,4 milhes de brasileiros que procuram ocupao, mas jamais se prepararam para o mercado de trabalho.

O Pnad de 2008 constatou que o pas tem 7,1 anos de escolaridade mdia. Entre 2007 e 2008, a participao das pessoas com 11 anos ou mais de estudo passou de 39% para 41,2% dos brasileiros que trabalham. O Brasil tem 30 milhes de analfabetos funcionais.

O raciocnio simples. O aumento da participao dos mais escolarizados na mo de obra ocupada evidencia que so eles que as empresas querem contratar. E so eles que ganham os melhores salrios. Os trabalhadores de baixa qualificao tero cada vez menos oportunidades e salrios.

115

O Pnad/2008 oferece outra concluso bvia. do setor pblico a responsabilidade pelo salto de qualidade na educao. De cada dez estudantes brasileiros, oito esto matriculados em escolas pblicas.

O impacto da educao sobre os rendimentos crescente medida que mais anos de estudo so acumulados pelo trabalhador. A escolaridade pode garantir um salrio maior, mais o analfabeto tecnolgico, sequer consegue emprego. A concentrao da Internet nas classes A e B uma distoro no pas. O governo federal no tem um programa dedicado a alfabetizar a mo-de-obra brasileira em novas tecnologias.

Revista Exame em setembro de 18-09-2008 Tempo de Estudo (anos) 2 4 6 8 10 12 14 16 18 Chance de estar Salrio R$

empregado % 84,0 84,5 84,2 85,9 85,7 89,3 92,0 95,1 97,2 584 696 778 885 971 1659 1860 3259 4759

116 Segundo a FGV a diferena salarial entre um profissional com formao superior e outro com ps-graduao passou de 42% em 1992, para 72%, em 2008.

Obs.: Segundo o CENSO de 2010, na mdia, o rendimento do topo da pirmide social brasileira de R$9.501, mais de 3.000% acima da mdia dos mais pobres, que estava em R$ 295.

2.2.3. O que PME?

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) realizada desde 1983 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) nas seis regies metropolitanas do pas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e So Paulo. So considerados desempregados pelos critrios da pesquisa apenas pessoas em idade de trabalhar (mais de 15 anos, at 2002, quando houve alterao para 10 anos) que esto desempregados e tomaram alguma providncia para procurar emprego. Trabalhadores sem carteira assinada, trabalhadores do mercado informal e desempregados que desistiram temporariamente de buscar uma ocupao no so considerados desempregados.

Mdia da taxa de desemprego (ao ano - IBGE):

1994 = 5,1% 1995 = 4,6% 1996 = 5,4% 1997 = 5,7% 1998 = 7,6% 1999 = 7,6%

2000 = 7,1% 2001 = 6,2% (+ de 15 anos) 2002 = 11,7 % (+ de 10 anos) 2003 = 12,4 % 2004 = 11,7% 2005 = 10%

117 2006 = 10,1% 2008 = 8% 2010 = 6,7% 2012 = 5,5% 2007 = 9,5% 2009 = 8,1% 2011 = 6% 2013 =

Taxa de desemprego no Brasil em % (18 a 24 anos IBGE)

2003 = 23,4 2004 = 22,6 2005 = 20,7 2006 = 21,1 2007 = 19,8 2008 = 16,6 2009 = 17,3 (crise) 2010 = 14,9 2011 = 13,4

118

119 A taxa de desemprego segundo o censo 2000 foi de 15% da P.E. A do pas. No Rio de Janeiro foi de 17%. A cada ano ingressa no mercado de trabalho 1,8 milho de pessoas (IBGE).

Entre a populao de 15 a 29 anos, a taxa de desemprego foi de 22,6% em 2002 (IBGE). O desemprego Juvenil no ms de abril em % (jovens de 18 a 24 anos Pnad)

Brasil 2002 = 23,5 2003 = 24 2004 = 24,4 2005 = 22,4 2006 = 21,9 2007 = 21,4 2008 = 17,9 2009 = 16,6 2010 = 11,5 2011 = 13,8 2012 =

2.2.4. Gerao de emprego formal

O emprego formal calculado pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Demitidos - Ministrio do Trabalho).

120

1994 = 301.926 (Itamar Franco) 1996 = - 271.298 1998 = - 581.753 2000 = 657.596 2002 = 762.414 2004 = 1.523.000 2006 = 1.228.686

1995 = - 129.339 (FHC) 1997 = - 35731 1999 = - 196.001 2001 = 591.058 2003 = 645.400 (Lula) 2005 = 1.831.041 2007 = = 1.617.392

2008 = 1.452.204 (admisso = 16.659.332 x demisso = 15.207.128) 2009 = 995.110 2010 = 2.136.947 Obs.: RAIS (Relao Anual de Informaes Sociais) de 2003 a 2010 = 15,04 milhes 2011 = 1.944.560 2012 = 1.301.842 2013 =

Salrio

o pagamento a um trabalhador em retribuio a seu trabalho. Mdia Anual de Rendimento Real (descontada a inflao) IBGE em R$: 2003 = 1.329,69 2004 = 1.312,71 2005 = 1.332,86 2006 = 1.385,58

121 2007 = 1.429,80 2008 = 1.478,34 2009 = 1.525,26 2010 = 1.582,50 2011 = 1.625,46 em dezembro = 1.650,00 2012 = 1.793,96 em dezembro = 1.805,00 2013 =

Massa de rendimento = soma de todos os rendimentos

Cada fator de produo, no momento de repartir a riqueza produzida, recebe a parte correspondente a sua participao no processo produtivo. A parte correspondente ao trabalho o salrio. No perodo que vai da economia domstica tribal, dos povos pescadores e caadores at os sistemas de escravido e servido, inexistia o salrio da forma que hoje concebido, por isso no existia a classe assalariada. Ou o trabalho era escravo ou era exercido por conta prpria, como na era feudal. O conceito de salrio, como paga ao trabalho prestado comeou a estruturar-se no Imprio Romano.

Na Idade Mdia os trabalhadores eram considerados companheiros pelos patres ou mestres. Existia uma retribuio participao dos companheiros, mas a preocupao maior era estabelecer relaes de auxlio mtuo com convivncia fraterna. Porm, ainda nesta fase, surgiu, com Santo Toms de Aquino, a concepo do justo salrio, isto , a remunerao ao fator trabalha em espcie ou in

122 natura, de modo a garantir ao trabalhador e a sua famlia uma existncia digna, dentro de um conceito de salrio teto ou mximo. Doutrina Cannica: justo preo, justo salrio e justo lucro.

Com a industrializao essas relaes fraternas so levadas runa, pois aparecem os conflitos entre o capital e o trabalho. Na revoluo francesa proclamase a liberdade de trabalho e surge ento a moderna concepo de sua retribuio.

Como um dos principais objetos de anlise do pensamento econmico, os salrios, foram estudados por David Ricardo, que defendia a teoria da subsistncia, afirmando que o salrio de um trabalhador deve ser determinado pelo nmero de artigos indispensveis sua subsistncia. Includa nestes artigos, estava educao dos filhos para que fosse renovada a populao obreira. Segundo Ricardo, o trabalhador deveria ganhar mais do que o suficiente nas pocas normais, para nos momentos de crise ele ter uma reserva, ou para o caso de doena ou invalidez. Porm caso isso no ocorresse, na crise esse trabalhador e seus dependentes deveriam morrer de fome. O salrio por esta teoria s sofreria aumento por fora da lei da oferta e da procura.

Obs.1: Baseada nas ideias de Ricardo, Malthus e Turgot, Ferdinand Lassale popularizou a Lei de Ferro dos Salrios, tambm conhecida como Lei de Bronze dos Salrios. Que defendia a concepo de que os salrios teriam a tendncia a oscilar em torno de um mnimo indispensvel, isto , do mnimo fisicamente indispensvel para o trabalhador e sua famlia poderem subsistir.

123 Obs.2: O salrio-mnimo est calibrado entre ns, no pela capacidade de pagamento do setor privado, mas pela incapacidade de pagamento do setor pblico. Por no disciplinar despesas e encargos o setor pblico no tem como levantar o piso salarial dos servidores municipais em 5.507 prefeituras ativamente empreguistas. Pior: no tem como safar-se dos rombos da previdncia, cujos seus segurados esto com seus benefcios indexados justamente pelo salrio-mnimo. Espcies de Salrio

O salrio pago em moeda corrente deve ser distinto em: salrio real e salrio nominal. Real aquele que leva em conta o poder aquisitivo do dinheiro que ele representa, ou seja, o que de fato o assalariado pode pagar com o seu salrio. O salrio nominal representa o valor realmente recebido, sua expresso em moeda corrente e legal.

Para se ter aumento real, o aumento salarial no pode vir acompanhado de aumento de preos das principais utilidades, pois tais aumentos seriam apenas nominativos.

Quadro de distribuio das pessoas ocupadas de 15 anos ou mais, segundo rendimento nominal mensal (CENSO 2000 - IBGE) Rendimento At 1 S.Min. Mais de 1 a 2 Mais de 2 a 3 Mais de 3 a 5 % 24,4% 27,5% 13,6% 14,2%

124 Mais de 5 a 10 Mais de 10 a 20 Mais de 20 12,5% 5,1% 2,6%

Segundo o CENSO de 2000 existem no Brasil 6 milhes de pessoas que trabalham, mas no so remuneradas trabalham por recebimento de benefcios, como moradia e alimentao.

Distribuio das pessoas ocupadas de 15 anos ou mais, segundo rendimento nominal mensal (CENSO 2010 - IBGE) Quadro 1:

Rendimento Sem rendimento At 1/2 salrio mnimo Mais de 1/2 a 1 salrio mnimo Mais de 1 a 2 salrios mnimos Mais de 2 a 3 salrios mnimos Mais de 3 a 5 salrios mnimos Mais de 5 a 10 salrios mnimos Mais de 10 a 20 salrios mnimos Mais de 20 salrios mnimos

% 6 7,9 24,7 33 10,7 8,4 6,2 2,2 0,9

125 Quadro 2: - Sem rendimento: 2000 = 4,6 2010 = 3,3 - At do salrio mnimo: 2000 = 16,7 2010 = 9,2 - Mais de at meio salrio mnimo: 2000 = 20 2010 = 18,5 - Mais de meio at 1 salrio: 2000 = 25,3 2010 = 28,7 - Mais de 1 at 2 salrios: 2000 = 17 2010 = 21,9 - Mais de 2 at 3 salrios: 2000 = 6 2010 = 7 - Mais de 3 at 5 salrios: 2000 = 5,1 2010 = 5,3 Mais de 5 salrios: 2000 = 5,2 2010 = 5,1

126 Obs.: Quanto uma empresa tem de recolher e provisionar mensalmente sobre o salrio de um funcionrio que ganha R$ 1.000,00.

INSS Salrio-educao Seguro de acidente no trab. SESI SENAI SEBRAE INCRA FGTS Frias 1/3 sobre frias 13 salrio Multa de 50% sobre FGTS Encargos sobre encargos Total

200 25 30 15 10 6 2 80 90 30 90 48 76 702

H um agravamento da precariedade no mercado de trabalho. A prova disso que no primeiro mandato do governo Lula, a grande maioria do emprego era de baixos salrios.

127 Obs.1: Parcela das categorias salariais que obtiveram reajuste igual ou superior inflao pelo INPC (em %) (DIEESE = Departamento Intersindical de Estudos Socioeconmico Sistema de Acompanhamento de Salrios = SAS): 2003 = 42,3 2004 = 80,9 2005 = 88 2006 = 96,3 2007 = 87,7 2008 = 77,6 2009 = 79,9 2010 = 93,7 2011 = 94 2012 = 96,5 2013 =

2.3. DESEMPREGO COMBATE-SE COM EDUCAO

O retorno sobre o investimento em capital humano muito maior que o que se obtm em capital fsico (infraestrutura).

Empregabilidade rima com escolaridade (com mais de 8 anos de ensino de Boa Qualidade).

Devemos educar as crianas mais cedo e por mais tempo.

A taxa de abandono no ensino mdio (ano 2007) foi de 10%.

128 Proporo de pessoas de 18 a 24 anos de idade, com 11 anos ou mais de estudo no Brasil foi de 21,7 em 1999 e de 40,7 em 2009. Pessoas de 18 a 24 anos que no frequentam escola foi de 32,8% em 2009. O futuro da civilizao estar logo mais resumido a uma dramtica corrida entre a educao e a catstrofe.
(Prmio Nobel de Economia, 1971 Theodore Schultzem Investment in Human Capital)

O PC passou de instrumento de ensino (do professor) para instrumento de aprendizagem (do estudante).

Escola Pblica (2001): dos 9.780 colgios do Estado do Rio de Janeiro 4.880 (50,01%) no dispem de biblioteca e 320 (0,29%) tm acesso informtica

Em 2010, 1.300 escolas do estado contavam com laboratrio de informtica.

Rede Municipal do Estado (2001): das 4.292 escolas 1.451 (33,88%) tm biblioteca e 9 (0,21%) utilizam informtica

Obs.: A Excluso Digital: nunca usaram computador De 10 a 15 anos = 28% De 16 a 24 anos = 26,83% De 25 a 34 anos = 43,32%

129 De 35 a 44 anos = 64,90% De 45 a 59 anos = 81,33% De 60 anos ou mais = 94,42%


Fonte: Comit Gestor da Internet CGI 2006

Segundo o relatrio Global information Society Watch 2007, organizado pela Association for Progressive Comunication e pelo Instituto do Terceiro Mundo, pelo menos 25 mil das 89 mil escolas pblicas da rea rural no contam com luz eltrica. No a toa que menos de 6% dessas escolas tm acesso rede.

Mais de 2.400 municpios do pas esto sendo totalmente ignorados pelas empresas de telefonia celular e internet. o tal abismo digital

Lembremos: O Brasil tem 5.507 municpios (2010).

O Censo Escolar do Ministrio da Educao (MEC) mostrou que, em 2010, 27 milhes de estudantes de ensino fundamental e mdio (70% do total) frequentavam estabelecimentos sem laboratrio de cincias. A inexistncia de bibliotecas era para 15 milhes (39%), enquanto 9,5 milhes (24%) estavam matriculados em escolas sem laboratrios de informtica, e 14 milhes (35%), em unidades sem quadra esportiva.

Os dados foram divulgados pelo MEC em dezembro e consideram tanto a rede pblica quanto a privada. No ensino mdio, menos da metade das escolas tinham laboratrio de cincias. Nas sries finais a situao era mais grave: s 23% delas estavam equipadas. Nas sries iniciais do fundamental, apenas 7% dos estabelecimentos tinham laboratrios de cincias.

130

De acordo com o levantamento do Movimento Todos pela educao, 23 a cada cem alunos do ensino fundamental esto atrasados nos estudos. No ensino mdio, a situao ainda pior: 34 a cada cem sofrem defasagem ao longo da vida escolar (dados do INEP/2009).

IDADE X SRIE ESCOLAR

- Dos 2.474.649 alunos do ensino fundamental, 65,7% j deveriam estar no 2 Grau. - Dos 641.308 alunos que esto no ensino mdio, 74,98% tm idade avanada (1 srie do ensino mdio = 15 anos). - A taxa de adolescentes de 15 a 17 anos na srie adequada idade: 50,9% em 2009 contra 32,7 em 1999. - A reprovao no ensino mdio brasileiro em 2011 ficou em 13,1% (INEP Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Educacionais). - Somente um pouco mais da metade (50,2%) dos jovens brasileiros concluem o ensino mdio at os 19 anos, idade considerada "esperada" apesar de levar em conta um ano de atraso (Os dados, coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE / 2011).

Brasil 1.280 editoras Em 2002 o pas contava com 1.200 livrarias. No ano de 2011 atingiu 3.471.

131 Segundo a UNESCO o pas deveria ter 19 mil livrarias (uma para cada 10 mil habitantes - 2011)

Livros no didticos lidos por ano por pessoa (Fonte: Cmara Brasileira de Livro) - Brasil = 1,3 - Colmbia = 2,4 - Inglaterra = 4,9 - Estados Unidos = 5,1 - Frana= 7

CEPAL (Comisso Econmica para a Amrica Latina e Caribe) atravs de pesquisa demonstra que brasileiro mal remunerado e tem pouco estudo.

Trabalhadores Agrcolas: Brasileiros - 2,5 anos de escolaridade El Salvadorenhos 2,6 anos de estudo Mdia da Regio pesquisada: 4,07 anos

Empregadores: Brasileiros: 9 anos de estudo Mdia da Regio: 9,1 anos Diretores e Gerentes:

Brasileiros: 10,7 anos de escolaridade Chilenos: 11,4 anos de estudo

132 Ocupaes e respectivos salrios: divididas em trs categorias superior, mdio e inferior.

Nvel superior = apenas 9% das pessoas Nvel Mdio = 13,9% da populao ocupada Nvel Inferior = mais de 60% da populao

O tempo mdio de escola do trabalhador brasileiro de quatro anos, com o seguinte detalhe: 70% dos trabalhadores frequentaram 3,5 anos a escola.

O tempo mdio que um estudante fica na escola de 6,2 anos.

S 9% dos jovens (entre 18 e 24 anos) frequentavam o ensino superior.

Do total de desempregados do pas em 2005, 46,6% tm entre 15 e 24 anos, segundo estudo do IPEA. Uma pesquisa do Ibope mostrou que em 2004 s 25% dos brasileiros de 15 a 62 anos de idade teria domnio pleno da leitura e conseguia localizar informaes em um texto. Os 75% restantes eram analfabetos ou no conseguiam dominar plenamente a escrita e a leitura, os chamados analfabetos funcionais.

Segundo a pesquisa 30% apresentava nvel rudimentar de leitura (nvel 1), o que significa escrever palavras e identificar informaes em frases curtas. Outros 37% teria nvel bsico (nvel 2): conseguindo apenas ler e escrever pequenos bilhetes o cartas, enquanto no nvel 3 esto os 25% que sabem escrever e entendem o que leem.

133 Apenas 35% das pessoas com ensino mdio completo podem ser consideradas plenamente alfabetizadas e 38% dos brasileiros com formao superior tm nvel insuficiente em leitura e escrita. o que apontam os resultados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012, pesquisa produzida pelo Instituto Paulo Montenegro e a organizao no governamental Ao Educativa.

Diviso do eleitorado quanto ao grau de Instruo em % (2006): No informado - 0,15 Analfabeto 6,57 L e escreve 16,92 1 grau incompleto 34,77 1 grau completo 7,88 2 grau incompleto 16,88 2 grau completo 11,18 Superior incompleto 2,32 Superior completo 3,33

Obs.: Baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad) do IBGE: mulheres entre 18 e 21 anos, em 2009, ganhavam, por hora, pouco mais de R$ 4. Mulheres que deram luz entre 25 e 34 anos recebiam, por hora, R$ 8. o que se chama de penalidade da maternidade. As mulheres que no tem filhos, ou adiam o momento de t-los, conseguem investir na formao, o que faz com que possam conseguir empregos mais qualificados.

Educao no Brasil (mdia nacional / 2005 - IBGE)

134 Jovens de 17 a 20 anos que concluram o Ensino Fundamental = 69,4% Jovens de 21 a 24 anos que concluram o Ensino Mdio = 50,4% Crianas de 7 a 14 anos que frequentam o Ensino Fundamental = 94,7% Jovens de 15 a 17 anos que frequentam o Ensino Mdio = 46,4% Jovens de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior = 10,7% Escolaridade mdia (com 25 anos ou mais) = 6,6 anos

Infelizmente em vez de o Brasil caminhar em uma direo favorvel, ocorre justamente o contrrio: segundo o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacionais Ansio Teixeira (INEP), em 2202, 2.829.595 estudantes terminaram a 8 srie. Em 2003, esse nmero ficou em 2.723.900, havendo nova reduo no ano de 2004, quando 2.510.102 chegaram ao fim do ensino fundamental, etapa definida como obrigatria pela constituio.

Segundo o Instituto Pr-Livro (pesquisa feita em 2012) 75% dos brasileiros nunca frequentou uma biblioteca.

A educao decisiva para gerao de riqueza e distribuio de renda. O Brasil precisa de um sistema educacional fortalecido. Atrelado ao

desenvolvimento socioeconmico.

MEC: 66% dos docentes (5 a 8 srie e do ensino mdio) no concluram o curso da disciplina que leciona.

135

Em 92% das cidades brasileiras, no ano de 2008, no existia uma nica sala de cinema.

136

137

138

139

140 Segundo o IPEA, para cada real gasto em educao, o PIB aumentaria em R$1,85 e a renda das famlias, em R$ 1,70.

Exemplo da Coria do Sul:

Em 1961, o pas tinha uma renda per capita de US$ 82,00. Em 2003 foi de US$ 10.000. Em 1961, exportava US$ 41 milhes. Em 2003, suas exportaes eram de US$ 160 bilhes/ano. Qual o milagre? Investimentos macios na educao.

Em 1960, a Coria do Sul tinha uma escolaridade mdia superior do Brasil em 1,4 anos de estudo, em 2000 essa diferena havia se elevado para quase seis anos. 97% da populao de 25 a 34 anos j completaram o ensino mdio (Brasil 38% e no Chile 64%).

Quando a segunda guerra terminou, apenas 22% dos coreanos eram alfabetizados. Em 2012, no lado sul da pennsula, o percentual passou para quase 99%. Os sul-coreanos esto entre os povos mais educados do mundo.

Exemplo da Irlanda:

Por volta do ano de 1850 houve uma grande fome, e metade da populao deixou o pas.

A partir de 1960, comeou um grande investimento em educao e reduo de impostos. A partir disso a Irlanda transforma-se numa das maiores renda per

141 capta do mundo, superior aos EUA, Frana e Inglaterra e com uma mo-de-obra de altssimo nvel (fator fundamental da economia).

Exemplo da China: A China tem investido US$ 250 bilhes por ano no que economistas e administradores chamam de capital humano. De 2000 a 2010, a China dobrou o nmero de faculdades e universidades para 2.409. At 1996, apenas um em cada seis chineses de 17 anos conclua o Ensino Mdio, mesma proporo dos EUA em 1919. Agora, trs em cada cinco chineses terminam essa etapa, a exemplo dos EUA nos anos 1950. A China est a caminho de alcanar, em 2019, a atual taxa americana de concluso de ensino mdio, de 75%. Nestes dez anos, a China ainda quadruplicou o nmero de graduados, e hoje produz oito milhes deles por ano. O pas espera chegar a 195 milhes de bacharis at o ano de 2020, em comparao a no mais de 120 mihes que os EUA tero na mesma poca.

Agora, a busca da riqueza , sobretudo a busca da informao e das suas aplicaes aos meios de produo.

A economia da informao que o modelo prevalecente no mundo desenvolvido recai sobre a necessidade de aprofundar as reformas educacionais. Para o pas mudar de patamar de desenvolvimento, prope-se o acesso generalizado escola secundria, uma reviso de todos os currculos, inclusive os de ensino superior.

142 3. Poltica Fiscal, Monetria e Cambial

A poltica macroeconmica envolve a atuao do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflao e uma distribuio justa de renda.

3.1. Poltica Fiscal So as medidas tomadas pelo governo com o objetivo de controlar os gastos do Estado e as tributaes.

Ligada aos instrumentos que o governo dispe para a arrecadao de tributos (poltica tributria) e o controle de suas despesas (poltica de gastos).Alm da questo do nvel de tributao, a poltica tributria, por meio de manipulao da estrutura e alquotas de impostos, utilizada para estimular (ou inibir) os gastos de consumo do setor privado.

Um dos objetivos da poltica econmica manter baixa a taxa de inflao, para isso as medidas fiscais normalmente utilizadas so a diminuies dos gastos pblicos e/ ou o aumento da carga tributria (para inibir o consumo), visando diminuir os gastos da coletividade. Mas, se o objetivo for aumentar as taxas de crescimento e emprego, os instrumentos fiscais, embora os mesmos sejam utilizados em sentido inverso, para aumentar a demanda agregada.

Como se podem observar para cada objetivo os instrumentos so usados de forma diversa. Se o que se quer melhorar a distribuio de renda, h uma seleo dos instrumentos, que so utilizados em benefcio dos grupos menos favorecidos.

143

Desde 1988, quando o Brasil teve de recorrer ao Fundo Monetrio Internacional (FMI) para recompor as reservas cambiais por conta da crise russa, o governo vem cumprindo metas anuais de supervit fiscal primrio. Com isso, o governo federal refora a confiana no pas, o que pode atrair novos investimentos, favorecendo o crescimento e a gerao de empregos. Mas, com o elevado supervit primrio, o governo tem menos recursos para investir, por exemplo, em projetos de infraestrutura.

Resultado Primrio: nmero que revela se os gastos administrados pelo presidente, governadores ou prefeitos esto de fato dentro do limite das suas receitas. Nesta conta no entram os pagamentos de juros da dvida.

Resultado Nominal: registra os gastos dos trs nveis de Governo com os encargos das dvidas (juros); alm do resultado primrio.

Obs.1: Entre 1997 e 1999, o supervit primrio saltou de -0,9% para +2,9% do PIB. Em 2006 foi aprovada a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Obs.2: Supervit Anticclico quando se aproveita momentos de crescimento (de maior arrecadao); para poupar alm da meta de supervit. Quando a economia desaquece, usa-se este colcho para abater a dvida, evitando cortes nos gastos pblicos.

144 Obs.3: Fundo Soberano Administrados pelos governos so normalmente constitudos por receitas de exportao, O dinheiro costuma ser aplicado em infraestrutura, investimento no exterior ou no apoio a empresa nacional.

Obs.3: Metas do Supervit Primrio (% do PIB):

1999 = 3,10 2000 = 3,25 2001 = 3,75 2002 = 3,88 2003 = 4,25 2004 = 4,25 2005 = 4,25 2006 = 4,25 2007 = 3,8 (novo PIB) / cumpriram = 3,31 (R$ 88 bi) 2008 = 3,8 / cumpriram = 3,42 (R$ 103,6 bi) 2009 = 3,8 = 2,5% (mudana em abril) / cumpriram = 2 (R$ 64,8 bi) 2010 = 3,3 / cumpriram = 2,7 (R$ 101,7 bi) 2011 = 3,3 / cumpriram = 3,11 (R$ 128,7 bi) 2012 = 3,3 / cumpriram = 2,38 (R$ 105 bi) Meta estabelecida = R$ 139,8 /// gasto com juros = R$ 213 bi 2013 = 3,1 (R$ 155 bilhes) 2014 =

Segundo o governo, em 2006, o supervit primrio foi a R$ 90.144 bi, com dficit nominal de R$ 69.883 bi (3,35% do PIB).

145 A dvida interna como proporo do PIB foi de 40% para 60% no governo Lula (esqueletos previdencirios e dvidas de planos econmicos com a populao - perdidos na justia que podem sair do armrio, confirmando que no Brasil at o passado incerto).

3.1.1. Fluxos de Receita do Governo

As atividades do governo so financiadas por duas categorias de receitas tributrias e no tributrias. So agrupadas em trs categorias: Tributos Diretos: arrecadao tributria que incide sobre ativos e rendas das unidades familiares e das empresas. Os impostos sobre heranas e sobre propriedades urbanas e rurais so exemplos dos que incidem sobre ativos. Sua maior arrecadao, entretanto, deriva dos tributos que incidem sobre remuneraes dos fatores de produo, alcanando os fluxos de renda da sociedade. Salrios, aluguis, arrendamentos, juros e lucros so tributados diretamente. Este tipo de arrecadao reduz o poder de dispndio dos agentes econmicos privados. Tributos Indiretos: oneram as transaes intermedirias e finais, tendo como principal fator gerador os fluxos de entrada e de sada que, nas empresas, alimentam e do sustentao ao processo produtivo. Eles so incorporados aos preos de bens e servios. Outras Receitas Correntes: denominao genrica de um amplo conjunto de receitas no tributrias do governo, como taxas, dividendo, laudmios e vrios fluxos de recebimentos originrios de ativos pblicos mobilirios e imobilirios.

146 A carga tributria em 1920 era de 7% do PIB.

Os impostos aumentaram 271% no plano real (de 1994 / 2002).

Em 2001 a sociedade brasileira pagou R$ 406,87 bilhes em impostos e contribuies, o que correspondeu a 34,36% do PIB. Cada brasileiro pagou em mdia, R$ 2.393,00.

No incio do Plano Real a carga tributria estava em 25% do PIB, em 2003 atingiu 3,68%.

De 1995 a 2002 a privatizao rendeu R$ 200 bilhes para o estado de So Paulo. E mesmo assim o governo do PSDB aumentou a dvida do Estado de So Paulo em R$ 77 bilhes (33%), ou seja, a dvida saiu de R$105 bilhes para R$ 140 bilhes.

O governo Lula arrecadou quase 40% (2006) em impostos, investe muito pouco e gasta muito em consumo.

O contribuinte isento em 1996 pagou em 2006 27,5% do I.R. ( alquota mxima)

22% do supervit primrio (4,25% do PIB) foram conseguidos com dividendos (renda de cada ao) das empresas e de 3 bancos pblicos. Pior mais da metade disso veio dos bancos pblicos federais, (em vez de economia das despesas do governo) que deveriam estar se capitalizando. bom lembrar que o Banco do

147 Brasil, caixa, Banco do nordeste e Banco da Amaznia passaram por capitalizao no governo Fernando Henrique Cardoso: de 1996 a 2001 receberam do tesouro R$ 20 bilhes.

Ministrios (e secretarias com status de ministrio) Fernando Collor = 12 Itamar Franco = 22 Fernando Henrique (1 mandato) = 24 Fernando Henrique (2 mandato) = 21 Lula (1 mandato) = 34 Lula (2 mandato) = 37 Dilma Rousseff = 39

As empresas brasileiras gastam por ano cerca de R$ 30 bilhes com pessoal, sistemas e equipamentos para acompanhar as modificaes que so feitas na legislao tributria.

No perodo de cinco de outubro de 1988 (data da promulgao da constituio) at outubro de 2006, foram editadas no pas 3,5 milhes de normas gerais, sendo 229.616 tributrias.

Em mdia, para cada dia til de vigncia da constituio foram editadas 783 normas. S no mbito federal, os poderes executivo e legislativo editaram 141.771 normas gerais e 26.104 normas tributrias, entre Emendas Constitucionais, Leis Delegadas, Leis Complementares, Medidas Provisrias, Decretos Federais e Normas Complementares. Desse total, 70% partiram do governo federal.

148 No perodo de 1989 a 2006, o nmero de normas por grupo de habitantes foi praticamente multiplicado por seis. Em 1988 havia uma norma para cada grupo de 300 pessoas. Hoje, uma norma corresponde a 52 habitantes. Em relao s normas tributrias, nos trs anos anteriores promulgao da constituio foi editada uma norma para cada grupo de 4.615 habitantes, enquanto que no perodo de 1989 a 2005, foi uma para cada grupo de 802 pessoas.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio (IBPT), desde 5 de outubro de 1988 (data da promulgao da atual Constituio Federal at 5 de outubro de 2012 (seu 24 aniversrio), foram editadas 4.615.306 normas que regem a vida dos cidados brasileiros. Isto representa, em mdia, 788 por dia til.

Segundo estudo do Banco Mundial feito em 175 pases, o Brasil o que gasta mais tempo para cumprir as obrigaes tributrias um total de 2.600 horas anuais, oito vezes acima da mdia mundial (332 horas) e 40 vezes mais que a Sua.

Tambm citado como exemplo de complexidade tributria: segundo o estudo, alm de um mar de formulrios, h uma mdia de 55 mudanas dirias nas regras fiscais para negcios no Brasil. Pelos clculos do Bird, as grandes empresas brasileiras gastam uma mdia de 455 dias para lidar com suas taxas, o maior perodo entre os pases estudados.

A CPMF (0,38% )tinha um custo de 3,5% na produo de um automvel.

149 Em agosto de 2012, segundo a Folha de So Paulo, as regras do ICMS (Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios) mudaram em mdia vinte vezes por dia em todo o pas (os estados mudam constantemente as regras do ICMS).

Carga tributria, % do PIB: 2000 = 32,84% * 30,67 = R$ 361,6 bi 2001 = 34,01 * 31,01 = R$ 403,7 bi 2003 = 35,68 * 31,93 = R$ 553,1 bi 2005 = 37,37 = * 34,05 = R$ 732,8 bi 2007 = 34,46 (0,96 tri) 2009 = 34,28 (R$ 1,077) 2011 = 35,3 (R$ 1,46 tri) 2012 = 35,1 (R$ 1,55 tri) 2013 = 2002 = 35,61 *32,47 = R$ 482,4 bi 2004 = 35,91 *32,83 = R$ 650,1 bi 2006 = 38,8 * 34,02 2 008 = 34,85 (R$ 1,047 tri) 2010 = 33,56 (R$ 1,26 tri)

* Novo clculo do PIB

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio (IBPT), o brasileiro precisa trabalhar 147 dias, o espanhol 147, o francs 92, o sueco 185, o americano 102 e o argentino 92 para que possam pagar seus impostos.

150 Dias de trabalho para o fisco (2008) Renda mnimos At 2 2a3 3a5 5a6 6a8 8 a 10 10 a 15 15 a 20 20 a 30 Mais Mdia
Fonte: IPEA *So considerados os impostos diretos e indiretos.

em

Salrios Carga tributria (%)

Dias de trabalho para pagar impostos *

53,9 41,9 37,4 35,3 35 35 33,7 31,3 31,7 29 36,2

197 153 137 129 128 128 123 115 116 106 132

Regessividade tributria quando a carga tributria tanto maior quanto menor for a riqueza de quem contribui.

Quem ganha menos paga mais: abaixo, os gastos das famlias com alimentao por faixa de renda (FIESP 2009). - At R$ 1.000 = 19,6% - De R$ 1.000 a R$ 2.000 = 15,8% - De R$ 2.000 a R$ 4.000 = 13%

151 - De R$ 4.000 a R$ 8.000 = 10,3% - De R$ 8.000 a R$ 16.000 = 8,7% - De R$ 16.000 a R$ 32.000 = 6,9% - Mais de R$ 32.000 = 4,1% As duas faixas de renda mais baixa as das pessoas que ganham at 2.000 reais representam 71% da populao brasileira.

Obs.: Impostos de alguns produtos (fonte: Instituo Brasileiro de Planejamento Tributrio). DVD = 51% Roupas e calados = 37% Perfumes = 70% Sade humana (remdios) = 35% Sade Animal = 14% TV = 38% Bebidas = 50% Luz = 66,93% Feijo preto = 48% Caf = 55% Margarina = 57% Tnis = 57% TV = 70% Papel higinico = 59% Cala jeans = 59%

152 leo de soja = 57% Macarro = 54% Carro = 39% Camiseta de malha = 58% Barbeador = 42,43% Depilador = 43,65% Secador de cabelo = 42,44% Conjunto de maquiagem = 42,44% Relgio de pulso = 42,44% Perfume importado = 51,71% Perfume nacional = 49,27% Prancha de alisar cabelo = 49,27% Gasolina = 53% Achocolatado = 38,06% Acar = 32,33% Caneta = 47,49% Bronzeador = 49,08% Biquni = 33,34% Cadeira de Praia = 40,62% Cosmticos = 54,88% Confete e serpentina = 45,6% Caipirinha = 76% Corneta (buzina) = 45,6% Sabo em p = 45,5% Conta de telefone = 40,2% Peixe = 34,48%

153 Cachaa = 81.87% Motocicleta (acima de 250cc) = 64,65% Caneta = 47,78% Caderno universitrio = 34,99% Rgua = 44,65% Mochila = 39,62% Lpis = 34,99%

No caso do ao (2012), o Brasil o terceiro mais produtivo do mundo em termos de custos e eficincia de produo, mas o segundo mais caro do mundo quando entra o preo final. E fica mais caro pelos impostos e preo de energia. O ao brasileiro tem o terceiro menor custo de produo em bobina e o quarto menor em vergalho. Quando entram na conta os tributos em geral, inclusive impostos sobre investimento, o produto do Brasil fica mais caro do que os da China, Rssia, Turquia, Estados Unidos e Alemanha. Os funcionrios da Siderrgica Rio Grandense levam para desligar e religar o forno oito minutos. Enquanto que a Siderrgica da Colmbia leva vinte minutos. O custo de logstica brasileira de 14% a 15% do PIB. Nos Estados Unidos, de 6,5%.

154 Carga Tributria (%) no Mundo em 2006 (fonte: Receita Federal): EUA = 25,77 Austrlia = 30,68 Alemanha = 39,76 Holanda = 38,30 Portugal = 36,85 Reino Unido 37,25 Peru = 15,19 Argentina = 25,93 Rssia = 31,22 Argentina = 35,5 Cuba = 30,6 Uruguai = 23,3 Costa Rica = 23,1 Bolvia = 21,7 Nicargua = 21,7 Chile = 20,9 Colmbia = 18,4 Peru = 17,4 Panam = 16,5 Equador = 16,5 Honduras = 15,9 El Salvador = 14,6 Repblica Dominicana = 15 Venezuela = 14,2

155 Paraguai = 13,7 Guatemala = 11,6 Mxico = 9,4

As maiores cargas tributrias: (Fonte: OCDE - Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico) / 2010: Frana = 42,9 Itlia = 42,9 Noruega = 42,9 Blgica = 43,5 Sucia = 44,5 Dinamarca = 47,6

Por pagarem um imposto de 20%, os mineradores do sculo XVIII levaram a cabo as primeiras revoltas de carter separatista contra a Coroa portuguesa, que resultou na Independncia do Brasil.

A tributao tem de ser simplifica, as alquotas tem que diminuir e o contribuinte tm de ser bem tratado.

156 Obs.: O governador Srgio Cabral e o SindRio assinaram a prorrogao do ICMS reduzindo para restaurantes e bares. O acordo, agora, vai at 2022. A alquota cara de 4% para 2% em 2011, por dois anos. Cu mprimos a meta de manter a arrecadao. O setor se formalizou. , diz Pedro de Lamare, do SindRio. Foram mais de mil postos de trabalhos criados durante o regime especial. A receita ter crescido, apesar da reduo da carga tributria, foi a cereja do bo lo, diz Renato Villela, secretrio de Fazenda. O varejo de joias e bijuterias apresentou ao secretrio de desenvolvimento, Jlio Lopes Bueno, em 2012, os efeitos da reduo do ICMS de 18% para 4%, em 2009. O total de estabelecimentos formais saiu de 1.984 para 2.175; o de empregados de 6.914 para 8.357. O recolhimento do imposto cresceu 32% ao ano.

3.1.2. Fluxo de Despesa do Governo

As receitas resultantes destas trs fontes so gastas pelo governo de quatro formas diversas. Cada uma delas exerce impacto diferenciado sobre os grandes fluxos macroeconmicos da produo, da renda e do dispndio (despesa). Consumo: tambm chamado dispndio de custeio, realizado para manuteno da estrutura do setor pblico como um todo, inclui pagamentos de pessoal e os gastos com aquisio de bens e servios destinados s atividades exercidas nas reparties pblicas.

157 Ex: Benefcio dos deputados (dados de 2012): Salrio = R$ 26.700,00 (15 por ano) Verba de gabinete = R$ 78.000,000 para contratar at 12 servidores (cinco assessores, seis secretrios parlamentares e um motorista). Mas na prtica isso no acontece, pois existe uma brecha na lei que permite mais contrataes (Collor - 54 comissionados no gabinete). Verba de representao = R$ 15.000 para despesa no estado de origem Passagens areas = R$ 13.500 Correios, telefone e fax = R$ 4.300 Auxlio-moradia = R$ 3.000 Servio mdico = reembolso de todas as despesas mdicas, no Brasil e no exterior Publicao e cpias = 200 mil pginas anuais de um livreto e a 15 mil cpias xerografadas por ms Jornais e revistas = cinco publicaes a sua escolha Cota de Gasolina = R$ 4.500,00 Aposentadoria parlamentar = completados oito anos de mandato, o deputado tem direito aposentadoria. Pgina na internet e TV a cabo

O Senado Federal tem sob sua tutela 6.500 servidores e administra um oramento de R$ 2,7 bilhes por ano, superior, at, ao oramento anual de Porto Alegre com 1,7 milho de habitantes (2009).

158

O custo anual de um deputado de aproximadamente, R$ 520 mil. E de um senador chega a R$ 455 mil.

Quatro suplentes de senadores e 23 suplentes de deputados foram empossados (jan/2007),com o Congresso em recesso (sem trabalho), recebendo normalmente os salrios e benefcios. O maior detalhe, que eles s ficaram representantes do povo no ms de janeiro. O senador Wilde Morais, que assumiu o lugar de Demstenes Torres, recebeu no ms de julho por um dia de trabalho (dia da sua posse) R$ 16.300.00 mais gratificaes.

S com pessoal, a unio gastou R$ 100 bilhes por ano (2006), representou 26,9% do total arrecadado dos impostos federais, com 990 servidores ativos e de 980 mil de inativos. Em 2008 os servidores do executivo, judicirio e legislativo somam mais de 1,1 milho. Nmero de funcionrios aumentou 27% (2002 2008); Oramento tem R$ 170 bilhes para pessoal em 2009.

Os Conselhos do Senado:

1) Conselho Editorial 2) Conselho de Comunicao Social

159 3) Especial de Mrito Funcional 4) Conselho de Administrao 5) Conselho de Administrao do Coral 6) Conselho de Superviso do Sistema Integrado de Sade 7) Conselho Nacional de Arquivo 8) Conselho Tcnico de Consultoria Legislativa 9) Conselho da Ordem do Congresso Nacional 10) Conselho Cientfico do Centro de Altos Estudos 11) Conselho de Superviso do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) 12) Conselho de Superviso do Prodasen 13) Conselho Universitrio da Unilegis 14) Conselho de Superviso do centro Grfico 15) Conselho Permanente de Licitao 16) Conselho Editorial do Guia do Servidor Os polticos e as fraldas so semelhantes, possuem o mesmo contedo. Ea de Queiroz escritor e diplomata

A quantidade de servidores no Brasil (municipal 4.386.564, estadual3.159.938 e federal 676.475): fonte: IBGE e IPEA = 2008

O total de empregados em2008 era de 8,27 milhes de pessoas. O equivalente a 4,3% da populao brasileira e 20,8% do total de ocupados formais no pas.

160 Cmara de vereadores do Rio de Janeiro

Segundo a ONG Transparncia Brasil, custa aos cofres pblicos R$398 milhes (2012), por ano, ou R$ 7,8 milhes por vereador. S para pagar salrios da Cmara do Rio, so necessrios R$ 278 milhes com gastos de pessoal (vereadores, servidores efetivos e comissionados) e encargos sociais (salrio do vereador = R$ 15.000,00). Os funcionrios comissionados equivalem ao dobro dos concursados: 1.415, entre outros 776 efetivos. Cada parlamentar pode nomear at 20 cargos de indicao poltica. A lista extensa: um assessor-chefe; um consultor especial; dois assistentes; seis oficiais de gabinete e sete auxiliares de gabinete. O salrio bruto desses profissionais varia de R$ 2,4 mil a R$ 15 mil. O custo dos comissionados: recebem R$ 775 de auxlio alimentao, R$ 516 de auxlio sade, R$ 516 de auxlio transporte e ainda uma gratificao classificada como dedicao legislativa. Essa ltima poderia variar entre R$ 500 e R$ 2,1, segundo o portal Transparncia da Cada. Os encargos especiais, uma espcie de gratificao de cerca de R$ 2mil, que pode ser concedida no mximo a cinco funcionrios de um vereador. Um vereador tem direito a utilizar mil litros de gasolina por ms. Cada vereador recebe 4,4 mil selos ao custo de R$ 1,10. E ainda ganham R$ 30.000,00 como auxlio palet. Investimentos: dispndios de capital ou de investimento so caracterizados por adies aos estoques de capital da economia. Fazem parte do processo de acumulao, pois seu resultado final entra na formao bruta de capital fixo.

161 Ex: obras pblicas como audes, barragens e sistemas de irrigao; equipamentos de infraestrutura urbana; edificaes para reparties pblicas, escolas, hospitais, bibliotecas; rodovias, canais para navegao e aeroportos, etc. Transferncias:

pagamentos

unilaterais

feitos

pelo

governo,

sem

contrapartida corrente dos agentes beneficiados. Sua maior parte est representada pela transferncia por benefcios pagos pelo sistema de previdncia social (aproximadamente 13% do PIB), tais como: aposentadorias, penses e auxlios para a educao, o transporte de pessoal, alimentao, nascimento ou funeral. Ainda so includos neste item os gastos com auxlio a populaes flageladas e as subvenes a instituies no governamentais sem fins lucrativos.

Saldo do dficit da Previdncia Social:

1997 = R$ 5,3 bi 1998 = R$ 11,9 bi 1999 = R$ 15 bi 2000 = R$ 15,1 bi 2001 = R$ 17,8 bi 2002 = R$ 21,4 bi 2003 = R$ 28,6 bi 2004 = R$ 32,7 bi

2005 = R$ 38,2 bi 2006 = R$ 42 bi 2007 = R$ 42 bi 2008 = R$ 38,7 bi 2009 = R$ 43,6 bi 2010 = R$ 43 bi 2011 = R$ 36,5 2012 = R$ 42,2

162 A abrangncia (cobertura previdenciria) chega a 67% (2011) dos trabalhadores.

Segundo o economista da PUC-Rio Jos Mrcio Camargo (2009), o Brasil gasta 16 vezes mais, em termos per capta, com aposentados do que com educao. Enquanto as aposentadorias consomem 13% do PIB, os investimentos em educao fundamental limitam-se a 3%. No entanto, os brasileiros com mais de 65 anos respondem por 8% da populao, ao passo que os com at 15 anos representam 30%.

A cada R$ 1,00 no aumento do salrio mnimo, gera um impacto de R$ 200 milhes na previdncia.

Obs.: Gastos com idosos e assistidos (2010) - Total de aposentados = 20,7 milhes - Gastos previdencirios e assistenciais = 18,7% do PIB

Subsdios: Quando empregado como instrumento de poltica comercial, consiste em pagamentos diretos ou indiretos, feitos pelo governo, para encorajar exportaes ou desencorajar importaes. Em geral a concesso de subsdios de d por meio de pagamento em dinheiro, reduo de impostos ou financiamento a taxas de juros inferiores s do mercado. So os recursos destinados a estimular a produo ou comprar de um produto ou servio.

163 Ex: luz para todos: reserva global de reverso (RGR), 0,71% e o (CDE) conta de desenvolvimento energtico, 2,15% de imposto na conta de energia eltrica para subsidiar a populao de baixa renda, at 80 KWH por ms.

O parmetro novo ser o Cadastro nico dos programas sociais (Cadnico), elevado de R$ 120 per capta para meio salrio mnimo a renda mxima das famlias beneficiadas. Pela nova lei (21-01-2010) os descontos sero os seguintes: para consumo inferior ou igual a 30Kwh/ms, 65%; entre 31 Kwh/ms e 100 Kwh/ms, 40%; entre 101 Kwh/ms e 220 Kwh/ms, 10%.

Obs.3: Subsdios no setor agrcola (no chamado 1 mundo):

Os produtores americanos recebero anualmente ao longo dos prximos 10 anos (2002/2012) subsdios equivalentes ao total do valor das exportaes agrcolas brasileiras (US$ 180 bilhes).

2/3 dos subsdios beneficiam apenas 3% dos produtores rurais. Os grandes produtores de gros entre eles os concorrentes diretos das exportaes agrcolas brasileiras (ganharo US$ 50 bilhes entre 2002 e 2012).

Os subsdios aos seus produtores agrcolas nos EUA so de 47,1% e na Europa de 48,9%. A vaca europeia recebe subsdios de US$ 2,50 por dia, j a populao da frica vive com menos de US$ 2,00. Uma vaca japonesa recebe US$ 7,00 de subsdios por dia.

164

O Mxico foi proibido em 1918 de exportar abacate para os EUA. Alegavam que o produto mexicano era atacado por uma mosca, que, alis, no tinha sobrevida na altitude em que o Mxico produz seus abacates. Com a NAFTA, os abacates mexicanos voltaram s mesas americanas.

ATENO: Para cada nova despesa, um imposto novo, ou um aumento da carga tributria.

3.2. Poltica Monetria

Refere-se basicamente ao manejo das operaes destinadas a regular o suprimento de meios de pagamentos (regula a liquidez real), no sentido de que o sistema econmico seja convenientemente irrigado de moeda e crdito ( a poupana disponvel, que os tomadores de emprstimos usam para seus gastos).

O crdito no pode superar a condio de pagamento da populao.

As Autoridades Monetrias atravs do Banco Central, no apenas controla os nveis das emisses de papel-moeda, como tambm o prprio volume da moeda escritural (cheque, ordem de pagamento, carto). Esta ampla atuao sobre os meios de pagamentos exercida atravs de trs instrumentos monetrios bsicos:

165 1. Os Recolhimentos Compulsrios so essencialmente restritivos. Trata-se da esterilizao, de uma parcela dos depsitos realizados no sistema bancrio. 2. As Operaes de Redesconto (Assistncia financeira de liquidez) funcionam como uma espcie de contrapartida dos recolhimentos compulsrios. Trata-se de operaes entre o sistema bancrio e as autoridades monetrias, atravs das quais estas ltimas socorrem o sistema, quando da exausto - de suas reservas e encaixes tcnicos - provocados por retiradas de depsitos superiores aos limites operacionais esperados. Para essas operaes de socorro, as autoridades monetrias fixam taxas punitivas de juros. 3. As Operaes de Open Marketing Atuam fundamentalmente, nos dois sentidos, condicionando indiretamente a expanso ou a reduo dos meios de pagamentos. Trata-se de operaes representadas pela compra e venda de ttulos da dvida pblica, atravs dos quais as autoridades monetrias regulam os fluxos gerais de liquidez da economia.

O mecanismo bastante simples. Quando o governo quer retirar papelmoeda da economia ele vende os ttulos a juros interessantes. Quando h insuficincia de papel-moeda o governo compra os ttulos da dvida pblica irrigando o mercado financeiro.

Ex: LTN = Letras do Tesouro Nacional (prefixada) LFT = Letras Financeiras do Tesouro (SELIC) NTN-C = Notas do Tesouro Nacional (IGP-m + juros prefixados) NTN-B = IPCA + juros prefixados

166 Para comprar dlares no mercado flutuante, o Banco Central injeta reais e recompra esses reais, vendendo ttulos da dvida pblica.

Na atual poltica econmica, a expectativa de crescimento da economia no levada em conta na conduo da poltica monetria, por exemplo, tem como objetivo nico garantir o cumprimento das metas de inflao fixada pelo Conselho Monetrio Nacional (CMN).

Obs.: - O governo gasta aproximadamente 8% do PIB com pagamento de juros. - As contas bancrias no Brasil passaram de 77 milhes em 2001 para 110 milhes em 2007.

3.2.1. Poltica Monetria Expansionista: Aumentar as emisses de moeda, na exata medida das necessidades dos agentes econmicos, para no gerar inflao. Diminuir a taxa do compulsrio, ou seja, diminuir dos depsitos que os bancos comerciais devem reter ordem do Banco Central, o que permitir elevar o crdito bancrio. Recomprar ttulos pblicos no mercado, ou seja, trocar papel por moeda, o que elevar a quantidade de moeda disponvel no mercado.

167

Diminuir a regulamentao no mercado de crdito, principalmente nos limites impostos aos prazos de emprstimos.

3.2.2. A demanda de moeda

A demanda de moeda pela coletividade corresponde quantidade de moeda que o setor privado no-bancrio retm, em mdia, seja com o pblico, seja no cofre das empresas, e em depsitos vista nos bancos comerciais.

Os que fazem com que as pessoas e empresas retenham dinheiro, que no rendem juros, e no utiliza na compra de ttulos, imveis etc?

3.2.2.1. So trs razes pelas quais se retm moedas A. Demanda de Moeda para Transaes As pessoas e as empresas precisam de dinheiro para suas transaes do dia-a-dia, para alimentao, transporte, aluguel etc. B. Demanda de Moeda por Precauo O pblico e as empresas precisam ter certa reserva monetria para fazer em face de pagamentos imprevistos, ou atrasos em recebimentos esperados. C. Demanda de Moeda por Especulao Dentro de sua carteira de aplicaes (portflio), os investidores devem deixar uma cesta para a moeda, e observar o comportamento da rentabilidade dos vrios ttulos, para fazer algum novo

168 negcio. Ou seja, embora no apresente rendimentos, tem a vantagem de ter liquidez imediata, e pode viabilizar novas aplicaes.

3.2.3. Fluxo Mundial de Investimento direto estrangeiro

aquele destinado compra de empresa ou participao acionria em companhias j existentes. Com os dlares recebidos direcionados para a atividade produtiva, o pas pode crescer mais, gerar mais empregos e impostos. Ao contrrio, o investimento indireto pode ser na forma de emprstimos ou compra de ttulos.

No Brasil Investimento direto de estrangeiro IDE em bilhes US$: fonte BC 1995= 4,4 1996 = 10,8 1997 = 19 1998 = 28,9 1999 = 28,6 2000 = 32,8 2001 = 22,5 2002 = 16,6 2003 = 10,1 2004 = 18,1 2005 = 15,1 2006 = 18,8 2007 = 34,6 2008 = 45,1

169 2009 = 26,0 2010 = 48,5 2011 = 66,7 2012 = 65,3 2013 = 2014 =

Crdito (% do PIB) 2003 = 24 2004 = 24,5 2005 = 28,1 2006 = 30,7 2007 = 34,2 (R$ 0,936 tri) 2008 = 41,3 (R$ 1,227 tri) 2009 = 44 2010 = 45,2 (R$ 1,7 tri) 2011 = 49,1 (R$ 2 tri) 2012 = 53,5 (R$ 2,4 tri) 2013 = 2014 = reserva

Obs.: A represso monetria (aumento de juros) resolve o que est relacionado abaixo?

a) A SELIC (Sistema Especial de Liquidao e Custdia) alcana o consumo de alimentos vista, sem credirio?

170 b) A SELIC impacta os preos dolarizados dos produtos de importao? c) A SELIC fustiga preos igualmente dolarizados dos produtos de exportao? d) A SELIC neutraliza os custos financeiros da produo e do comrcio? e) A SELIC espanta a indexao de preos, tarifas e contratos administrados pelo prprio governo?

3.2.4. Juro

a remunerao ou renda do capital empregado produtivamente. Por capital entende-se a quantidade econmica aplicada com vistas a um proveito, e sua renda denomina-se juro.

A manipulao excessiva da poltica monetria (juros de 6% para 1% e viceversa, como aconteceu nos estados unidos entre 2006 e 2008) instabilidade e no estabilidade. provoca

3.2.5. Taxas de Juros

Tem um papel estratgico nas decises dos mais variados agentes econmicos. Ao nvel das empresas: as decises dos empresrios quanto compra de

mquinas, equipamentos, aumentos ou diminuio de estoques, de matrias-primas ou de bens finais, e de montantes de capital de giro, sero determinados no s pelo nvel atual, mas tambm pelas expectativas quanto aos nveis futuros das taxas de juros.

171 Ao nvel de consumidores: seu poder de compra (crdito) aumenta medida

que as taxas de juros diminuem e vice-versa.

Ao nvel governamental: quando querem reduzir a demanda aumentam a

taxa de juros, que alm de representar um aumento do custo do financiamento dos bens de consumo, fazem com que as pessoas prefiram poupar a consumir, dirigindo a sua renda no gasta para os bancos.

A fixao de taxas de juros domstica est relacionada com a demanda de crdito junto aos mercados financeiros internacionais. O movimento de capitais financeiros internacionais est desse modo, condicionado aos diferenciais de taxas de juros entre os diversos pases.

3.2.6. Juro

a remunerao ou renda do capital empregado produtivamente. Por capital entende-se a quantidade econmica aplicada com vistas a um proveito, e sua renda denomina-se juro.

Taxas de Juros

Tem um papel estratgico nas decises dos mais variados agentes econmicos.

Ao nvel das empresas: as decises dos empresrios quanto compra de

mquinas, equipamentos, aumentos ou diminuio de estoques, de matrias-primas ou de bens finais, e de montantes de capital de giro, sero determinados no s

172 pelo nvel atual, mas tambm pelas expectativas quanto aos nveis futuros das taxas de juros.

Ao nvel de consumidores: seu poder de compra (crdito) aumenta medida

que as taxas de juros diminuem e vice-versa.

Ao nvel governamental: quando querem reduzir a demanda aumentam a

taxa de juros, que alm de representar um aumento do custo do financiamento dos bens de consumo, fazem com que as pessoas prefiram poupar a consumir, dirigindo a sua renda no gasta para os bancos.

A fixao de taxas de juros domstica est relacionada com a demanda de crdito junto aos mercados financeiros internacionais. O movimento de capitais financeiros internacionais est desse modo, condicionado aos diferenciais de taxas de juros entre os diversos pases.

Obs.1: O percentual de queda de juros bsicos (SELIC) e dos juros bancrios de setembro de 2005 a abril de 2009: A Selic caiu 48% no perodo. Foi reduzida de 19,25 para 10,25. J os juros do emprstimo pessoal caram 7,34%; do capital de giro das empresas, 12%; do desconto de duplicata, 5%.

Obs.2: A concentrao bancria nos 10 maiores bancos: 2007 = 80,7% dos ativos 2008 = 84,3% dos ativos 2009 = 88,9% dos ativos

173 Nos cinco maiores bancos viram a participao saltar de 66,3% para 77,4% (2007 a 2009).

3.2.7. Termos:

1) Taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidao e Custdia): representa os juros bsicos da economia brasileira. Remunera os ttulos emitidos pelo Governo Federal para captar recursos junto ao mercado financeiro. Tambm corrige restituies e o Imposto de Renda a ser pago pelos contribuintes. Ela base para a taxa do credirio funcionando como piso dos juros do pas. usado como referncia tanto para o rendimento das aplicaes financeiras quanto para os financiamentos.

Selic foi criada em 1979, pelo Banco Central e pela ANDIMA (Associao nacional das instituies do mercado de Capitais) com o objetivo de tornar mais transparente e segura a negociao de ttulos pblicos.

a) COPOM: Sigla de Comit de Poltica Monetria, que formado por executivos do Banco Central. Este comit se rene a cada 44 dias para decidir sobre a trajetria dos juros no pas. Participam das reunies o presidente do BC, os sete diretores da instituio e outros cinco chefes de departamentos.

O NUCI (Nvel de Utilizao da Capacidade Instalada da Indstria) um dos itens analisados pelo Banco central na definio dos juros. Se a ociosidade est alta, sinal de que a indstria pode aumentar a produo e segurar preos. Se

174 estiver baixa, mostra que a indstria no tem flego para acompanhar o consumo. Prenncio de inflao.

Obs.: Federal Reserve - O Sistema da Reserva Federal foi criado nos Estados Unidos em 1913 para funcionar como um banco central independente. Principal atribuio do FED, a poltica monetria, definida nas reunies do Comit de Mercado Aberto (Federal Open Market Commitee - FOMC) e define a taxa de juros.

Taxa de Juros em % (Fonte Banco central)

2001 = 19 2002 = 25 2003 = 16,5 2004 = 17,7 2005 = 18 2006 = 13,25 2007 = 11,25 2008 = 13,75 2009 = 8,75 2010 = 10,75 2011 = 11 2012 = 7,25 2013 =

175 b) VIIS: Tendncia da taxa de juros (para cima, para baixo ou estvel).

c) SPREAD: Diferena entre as taxas de captao dos recursos no mercado e os juros cobrados aos clientes.

- Na aritmtica financeira, o spread brasileiro o triplo da mdia dos bancos europeus e americanos. - A fatia maior, de 42%, atribuda aos custos totais de cada banco. - A segunda fatia, de 26%, dos lucros. - A terceira, de 22%, a do chamado prmio de risco para a cobertura da inadimplncia e/ou calote. - E a quarta, de 11%, a do scio, vulgo contribuio fiscal.

A composio dos spreads curiosa. Segundo levantamento feito pela reprter Juliana Rosa, junto a Anefac (Associao Nacional dos Executivos de Finanas, Administrao e Contabilidade), assim: a inadimplncia representa 37,35% do spread, o lucro dos bancos corresponde a 29,93%, os impostos so 18,62%, o custo administrativo 13,5% e o recolhimento compulsrio 3,6% do spread. Que negcio tem um retorno desse tamanho, de 27%? Por que o custo administrativo de operaes, cada vez mais facilitados pelo home banking (tecnologia), precisa ser de 13,5%?

Segundo o Banco Central o spread representa 37,5%, seguido de tributos (26,93%) e despesas administrativas (13,5%).

176 Reduzir o spread do crdito no Brasil muito difcil em funo da concentrao bancria (em 2009 cinco bancos tm 80% dos depsitos). O nmero de bancos no Brasil caiu de 32%, de 230 em 1996, para 156 em 2007 (Alemanha tem 2.130 bandos e os EUA 7.282).

A concentrao fica evidente quando se observa a participao das 20 maiores instituies financeiras no total de ativos bancrios: em 1996, ela era de 72% e pulou para 86,4% em 2006. Este crescimento foi acompanhado pela queda de 59% no nmero de bancos pblicos (de 32 para 13), enquanto a quantidade de bancos privados caiu 28%, passando de 198 para 143. J o nmero de bancos estrangeiros cresceu 36% no perodo, de 41 para 56. (IPEA)

177

178

179

180 3.3. Poltica Cambial

Atua sobre as variveis relacionadas ao setor externo da economia. Refere-se atuao do governo sobre a taxa de cmbio.

A economia internacional sempre teve uma moeda como base de suas transaes. At o perodo histrico conhecido como Pax Britannica (perodo que vai da era vitoriana at a Primeira Guerra Mundial), o ouro desempenhava em grande parte de sua funo. O sistema monetrio e cambial operava com o chamado padro-ouro. A libra esterlina, com lastro ouro, substitua o metal propriamente dito, embora a maioria das naes mantivesse reservas em ouro, quase sempre custodiadas no Banco da Inglaterra. A libra desempenhava de fato o papel de moeda internacional. Assim, embora as regras monetrias do padro-ouro continuassem firmemente estabelecidas, tinha-se na prtica a adoo alternativa do chamado padro-cmbio-ouro, com a utilizao da libra como reserva.

Com o final da Primeira Guerra essa situao alterada radicalmente, pois os imprios europeus entram em crise e por isso deixam o comando da economia internacional. Este comando passa ento para os Estados Unidos. O padro-ouro baseado na libra vai perdendo importncia e em 1931 formalmente extinto. A nova moeda internacional passa a ser o dlar americano.

Ao dlar deu-se o nome genrico de divisa, que passa a ser a referncia bsica de cada moeda nacional a um padro monetrio internacional ou mundial. Resumindo, podemos explicar o conceito de taxa de cmbio como sendo a quantidade de moeda nacional para cada unidade de divisa.

181 Obs.1: O FMI (Fundo Monetrio Internacional) foi fundado em conseqncia da conferncia de Bretton Woods, que ocorreu antes do fim da segunda guerra mundial. Nesta foi estabelecido um novo sistema monetrio internacional. Todas as moedas deveriam ter uma taxa de cmbio fixa em relao ao dlar (44 naes definiram um sistema comum para o gerenciamento econmico). Mas o sistema de Bretton Woods deixou de existir por volta de 1972, e os regimes cambiais fixos para serem mantidos podem levar a altos custos recessivos, com desemprego e problemas polticos.

Com efeito, ao estabelecer que no houvesse cmbio flutuante, que as moedas experimentariam seu valor em ouro e que o governo dos Estados Unidos se comprometia a manter a convertibilidade do dlar em ouro, as consequncias eram bvias. O dlar se transformava em equivalente do ouro; moeda transacional, ao mesmo tempo em que nacional conversvel em toda parte, no importa em que pas, ela permitiria aos americanos (e permite ainda) comprar no importa que mercadoria com sua prpria moeda. Os Estados Unidos transformar-se-iam assim na nica entidade poltica que conservava a liberdade de no tomar medidas restritivas em caso de dficit da balana exterior de pagamentos.

Foi uma tentativa de reconstruir o capitalismo mundial, antes do fim da II guerra mundial. Reunidos no Mount Washington hotel na pequena cidade de Bretton Woods no estado americano de New Hampshire, os 730 delegados de todas as 44 naes aliadas acertaram um novo gerenciamento econmico mundial. Era julho de 1944, foi a primeira vez em que o mundo negociava uma nova ordem monetria. A acordo foi liderado pelos EWstados Unidos, e ficou decidido no encontro que o dlar passaria a ser a moeda forte do sistema financeiro mundial.

182 Ficou definido tambm um conjunto de regras para regular a poltica econmica internacional, alm da criao do Banco Mundial (Bird, que nasceu com o nome de Banco Internacional para Reconstruo e Desenvolvimento) e do FMI.

Evoluo do preo do petrleo em US$ - mdia da cotao anual: (Fonte:


Departamento de energia dos EUA, Agncia Internacional de Energia, Centro Brasileiro de Infra-estrutura)

1973 = 3,29 (guerra do Yom Kippur, entre Israel e pases rabes 1 choque). 1974 = 11,58 1975 = 11,53 1976 = 12,80 1977 = 13,92 1978 = 14,02 1979 = 31,61 (revoluo iraniana 2 choque) 1980 = 36,83 (queda do X no Ir, um dos principais fornecedores mundiais, o barril alcana
seu pico no sculo XX)

1981 = 35,93 (tem incio a guerra entre Ir e Iraque) 1982 = 32,97 1983 = 29,55 1984 = 28,78 1985 = 27,56 1986 = 14,43 1987 = 18,44 1988 = 14,92 1989 = 18,23 1990 = 23,73

183 1991 = 20,00 (Iraque invade o Kwait, levando a Gurra do Golfo) 1992 = 19,32 1993 = 16,97 1994 = 15,82 1995 = 17,02 1996 = 20,67 1997 = 19.09 1998 = 12,72 1999 = 17,97 2000 = 28,50 2001 = 24,44 2002 = 25,02 (aquecimento chins e o incio da desvalorizao do dlar fazem o petrleo
retomar a trajetria de alta)

2003 = 28,83 (Guerra do Iraque e a greve dos petroleiros na Venezuela) 2004 = 38,27 2005 = 54,52 2006 = 65,14 2007 = 72,79 2008 = 138,54 (em 6 de junho, o barril de petrleo leve bateu mais um recorde, com a
possibilidade de Israel atacar o Ir)

184 Obs.2: Congo, Libria, Iraque, Afeganisto, Somlia, Sudo e Zimbabwe foram os pases que romperam com o FMI.

Obs.3: IIF (Instituto de Finanas Internacionais) rene os 350 maiores bancos do mundo.

3.3.1. Regimes Cambiais Bsicos

A. Cmbio Fixo: associado a algum tipo de regime monetrio padro-ouro ou padro-cmbio-ouro.

Cada moeda nacional deve ser ofertada ou emitida por uma autoridade monetria, com lastro em determinada quantidade de moeda internacional (ouro ou divisa). A relao entre o saldo de moeda emitida pela autoridade monetria, em circulao, e a quantidade de reserva internacional determina a taxa de cmbio. B. Cmbio Flutuante Puro: determinado pelas condies de mercado e polticas monetrias nacionais.

A oferta de divisa dada por todos os tipos de ingressos em moeda estrangeira na economia de um pas, que so convertidos em moeda nacional, tais como, exportaes de bens e servios, ingressos de capitais e rendas de todo tipo e transferncias. A demanda dada por todos os tipos de pagamentos ao exterior, seja por importaes de bens e as sadas de capitais e rendas.

185 Em sistemas desse tipo resulta sempre, por fora da lgica dos mercados, uma taxa de cmbio chamada de equilbrio, que em cada momento do tempo capaz de igualar a quantidade demandada de divisas quantidade ofertada. Obs.: Declarao do ministro da Fazenda Guido Mantega em 30/01/2013: Se o cmbio exagerar na dose, a gente vai l e conserta (essa declarao est mais para cmbio administrado do que para cmbio flutuante). C. Cmbios Flutuantes com Bandas Fixas: tambm chamada dirty flotation, associa os dois regimes anteriores. Na prtica trata-se de um sistema de cmbio flutuante dentro de limites de variao estabelecidos pela autoridade.

Havendo tendncia das foras de mercado forar a taxa de equilbrio para nveis acima do limite superior, a autoridade vende divisas, usando suas reservas. Havendo excesso de oferta em relao demanda, do que resultaria taxa de equilbrio supostamente abaixo do limite inferior, a autoridade compra divisas no mercado, e com isso aumenta suas reservas em divisas.

E. Cmbio Administrado por alguma Instituio Governamental: nessa situao nem sempre possvel encontrar regras de procedimento estveis, pois que a caracterstica bsica nesse caso a sua discricionariedade (no sistema).

Altera-se a taxa sempre que se verificar variaes significativas de preos internos em relao aos preos internacionais de mercadorias e servios. Esse procedimento foi usual na maioria dos pases em desenvolvimento, inclusive no Brasil, at os anos 80, especialmente para corrigir as distores ao comrcio exterior decorrentes de taxas elevadas de inflao interna.

186 3.3.2. Efeito do Cmbio no Dficit Fiscal

A desvalorizao cambial afeta diretamente a dvida pblica ou dficit nominal. Boa parte do estoque da dvida mobiliria est atrelada variao do cmbio e s isso representa um impacto razovel sobre as necessidades de financiamentos do setor pblico.

A depreciao de uma moeda significa tambm que a dvida externa do governo federal, dos governos estaduais e das empresas estatais fica maior em termos de moeda nacional. A cada dlar tomado no exterior, o setor pblico ter de desembolsar mais moedas nacionais. Esses dlares adicionais tero de ser financiados de alguma forma internamente j que no estavam previstos no oramento.

A desvalorizao do cmbio afeta a meta de supervit primrio anteriormente estabelecido. A desvalorizao aumenta a taxa de inflao e ocasionam melhoria nas contas pblicas medidas pelo conceito primrio (s entram os dados de gasto no financeiro). Quanto mais alta a inflao, maiores as chances de o governo gerar resultados positivos nos conceitos operacional (que desconta as correes monetria e cambial, mas no os juros) e primrio.

187 Reservas Internacionais do Brasil US$ bilhes (Fonte: Banco Central) 1982 = 3,99 1983 = 4,56 1984 = 11,9 1985 = 11,6 1986 = 6,76 1995 = 51,84 1996 = 60,11 1997 = 52,17 1998 = 44,56 1999 = 36,34 2000 = 33,01 2001 = 35,87 2002 = 37,82 2003 = 49,30 2013 = 2004 = 52,98 2005 = 53,80 2006 = 85,84 2007 = 186,00 2008 = 206,8 2009 = 239 2010 = 288,58 2011 = 352 2012 = 378,61

Conta corrente (US$): fonte BC 2001 = - 23,22 bi 2002 = - 7,687 bi 2003 = 4,18 bi 2004 = 11,70 bi 2005 = 13,99 bi 2006 = 13,64 bi 2007 = 1,46 bi 2008 = - 28,30 bi 2009 = -24,33 bi

188 2010 = - 47,5 bi 2011 = - 52,6 bi 2012 = - 54,3 bi

Obs.1: O dficit corrente mais profundo em 2008 e a maior entrada de investimentos estrangeiros diretos so os dois lados de uma mesma moeda chamada de balano de pagamentos. Esta rubrica registra todas as transaes do Brasil com o exterior, sejam comerciais, de servios ou financeiras, em duas contas separadas. A primeira se chama transaes correntes e dela fazem parte a balana comercial (exportaes e importaes), balana de servios (pagamento de juros da dvida externa, remessa de lucros e dividendos, viagens internacionais, os transportes) e as transaes unilaterais (por exemplo, o envio de dinheiro de imigrantes brasileiros no Japo e EUA). A outra a conta de capital, que registra emprstimos concedidos ao Brasil, por bancos privados, aplicaes financeiras em Bolsa e fundos de investimentos estrangeiros diretos. Uma conta compensa a outra para manter o balano de pagamento equilibrado e a dependncia do exterior, baixa.

Obs.2: - A importao (1% do PIB em 2007) a competio entre empresas e melhora a produtividade. - A economia brasileira pesava em 2007, 2,8% no PIB mundial e ainda participa com apenas 1,18% das exportaes globais.

189 Obs.3: Uma fatura de US$ 1 milho representa um custo, em reais, de R$ 1,7 milho (cmbio a R$ 1,70). Com a valorizao do dlar ou desvalorizao da moeda brasileira (cmbio a R$2,10), um empresrio paga a mesma fatura R$ 2,1 milhes. A diferena grande, de R$ 400 mil.

A dvida externa brasileira em 2006 estava em US$ 67 bilhes (sem contar o setor privado), abaixo das reservas internacionais e com prazo mdio de pagamento acima de 80 meses. Isso ajuda a tornar o Brasil um pas mais blindado contra choques externos, deixando de ser uma preocupao grande do governo o seu pagamento.

O grande problema na Colmbia que quando o dlar fica mais baixo, a exportao de caf, que fundamental para eles, passa a ser menos lucrativa. Com isso, parte das terras deixa de servir ao caf para se destinar ao plantio de folha de coca.

Obs.: Dficits gmeos: os dficits do governo (dficit pblico) e o dficit em conta corrente tm consequncias. O dficit fiscal acumulado vai produzindo uma dvida interna (e externa quando o governo usa tais recursos para cobrir seu custeio ou investimento) que com o tempo levanta dvida sobre sua solvncia e pressiona a taxa de juro real interna, o que tende a valorizar a taxa de cmbio e ampliar o dficit em conta corrente. O dficit em conta corrente acumulado vai, por sua vez,

190 aumentando a dvida externa e produzindo o mesmo efeito, gerando dvida sobre sua solvncia dificultando paulatinamente, o que eleva o risco pas e, com ele, o custo de todo estoque da dvida. (Jornal Valor Econmico 29/05/2012 Antonio Delfim Netto) 4. As Correntes Econmicas

1 - A Corrente Estruturalista: supunha que a inflao em pases em vias de desenvolvimento essencialmente causada por presses de custos. Essas presses de custos seriam derivadas de questes, tais como:

a) Estrutura agrcola, pela qual a oferta de alimentos no responde rapidamente aos estmulos de demanda e provoca elevaes de preos;

b) Estrutura do comrcio internacional, que leva ao dficit crnico no balano de pagamentos dos pases subdesenvolvidos e os obriga a polticas de desvalorizao cambial, que provocam aumentos nos custos de produo;

c) Estruturas oligoplica dos mercados, que faz com que as empresas repassem todos os aumentos de custos aos preos de seus produtos finais.

Os estruturalistas supem que as causas da inflao se localizam no comportamento do setor privado (oligoplios e latifndios) e no no setor pblico. A formao ideolgica desses economistas tornou-os ferrenhos defensores de uma economia centralizada, baseada num planejamento e numa grande participao do estado.

191 De forma mais genrica, os estruturalistas consideram que as causas da inflao devem-se aos conflitos distributivos, que se estabelecem na tentativa dos vrios setores da sociedade buscar manter ou elevar sua parcela na renda nacional: os empresrios, atravs de preos que preservem suas margens de lucro; o governo, atravs de impostos e tarifas pblicas; e os trabalhadores atravs de seus salrios. Nessa disputa, segundo os estruturalistas, os principais beneficirios so os grandes oligoplios e os maiores perdedores so os trabalhadores.

Como se percebe, o governo normalmente preservado no diagnstico estruturalista: os desequilbrios do setor pblico seriam provocados pelos interesses dos grandes grupos econmicos (setor financeiro, oligoplios, latifundirios e capital estrangeiro).

Segundo essa corrente, o combate inflao deve ser feito principalmente atravs de reformas estruturais (por exemplo, a reforma agrria) e pelo controle de preos dos setores oligopolizados.

2 - A Corrente Desenvolvimentista: formada por aqueles que do nfase necessidade de crescimento econmico, para que ocorra gerao de empregos e aumento do poder de consumo da sociedade, alimentando a produo, mesmo que isso possa afetar em alguma medida a estabilidade da moeda. Os defensores dessa tese pregam a diminuio da taxa de juros e uma participao ativa do Estado como indutor do crescimento (infraestrutura), em vez de se limitar s atividades assistenciais, como educao e sade. Os desenvolvimentistas alegam que a abertura comercial acelerada prejudica as exportaes e responsvel pela exploso do desemprego. Por isso, defendem medidas para restringir as

192 importaes (atuar para manter o cmbio competitivo s exportaes) e estimular a atividade econmica.

Os desenvolvimentistas alegam que no se pode sacrificar a gerao de empregos por um excesso de combate inflao.

3 - A Corrente Monetarista: formada pelos que defendem como prioridade absoluta moeda (poder de compra da moeda), mesmo que isso sacrifique, momentaneamente, o crescimento econmico. Os monetaristas - que concordam que o objetivo final da poltica econmica o crescimento, mas que divergem dos caminhos para se chegar a ele, aceite pelos desenvolvimentistas consideram que o ajuste das contas pblicas (cortar gastos do governo para diminuir o endividamento pblico) deve preceder qualquer tentativa de se promover o crescimento, sem o que esse no ter consistncia. Eles dizem que a abertura comercial ajuda a domar a inflao (manter os preos sob controle condio indispensvel para o crescimento) e que o pas volta a crescer depois do ajuste fiscal.

Os monetaristas retrucam que no passado, momentos de expanso acelerada em meio a um ambiente inflacionrio foram seguidos de crises e recesso.

A inflao sempre e em todo lugar um fenmeno monetrio.


Milton Friedman

193 A idia de que o governo possa se decidir pelo desenvolvimento, como se antes estivesse querendo no crescer, bizarra.

No h uma luta entre austeros malvolos de um lado (monetaristas), e desenvolvimentistas bonzinhos do outro. S h desenvolvimento com inflao baixa e controle dos gastos.

5. Estabilidade Econmica Controle do dficit pblico (responsabilidade fiscal) Controle da inflao (estabilidade monetria) Controle na balana comercial (baixa vulnerabilidade externa) Controle da taxa de cmbio

Menos gatos menos impostos menos juros menos dvida maior crescimento.

Quanto mais dlar, mais reservas; Quanto mais reservas, menos risco; Quanto menos risco, mais dlar.

194

O aumento da renda gera mais consumo, gera mais investimento.

que gera mais produo, que

Instabilidade Econmica: quanto maior o dficit, maior o risco; quanto maior o risco, maior o juro; quanto maior o juro, maior a dvida; quanto maior a dvida, maior o dficit e quanto maior o dficit...

Sem confiana, as empresas no investem. Sem investimento, o pas no cresce. Sem crescimento, as empresas no tm confiana.

Obs.1: Saldo no Balano Comercial (em US$ bilhes)

1996 = -5,60 1997 = -6,75 1998 = -6,6 1999 = -1,3 2000 = -0,7 2001 = 2,69 2002 = 13,2 2003 = 25 2004 = 33,8 2005 = 44,9 2006 = 46,5

195 2007 = 40 2008 = 25 (export.: 197,942/ import.: 172,986) 2009 = 25 (export.: 152,252/ import.: 127,637) 2010 = 20,2 2011 = 29,8 (export.: 256.041/ import.: 201,915) 2012 = 19,4 (export.: 242,580 / import.: 233,142) 2013 =

Obs.2: Dvida pblica Lquida como porcentagem do PIB (sem dvida externa). *Novo clculo do PIB 1994 = 30,02% 1996 = 33,28% 1998 = 41,71% 2000 = 48,78% * 45,7% 2002 = 55,5% * 51,2% 2004 = 51,67% *47,2% 2006 = 49,96% *45,7 1995 = 30,56% (R$ 65bi) 1997 = 34,35% 1999 = 49,18% 2001 = 52,63% *48,6% 2003 = 57,18% *52,5% 2005 = 51,49% *46,5% 2007 = 45,5%

2008 = 36% (R$1,07 trilho) 2009 = 42% 2010 = 40,4% 2011 = 36,5% (total: 1,866 = 45%)

2012 = 35,1% (R$ 1,9 tri / externa: R$ 91,2 bi = total: R$ 2,01 = 45,5%)

Obs.3: Gastos (pagamentos) com juros:

2003 = R$ 145 bi 2004 = R$ 128 bi

2008 = R$ 162,3 bi 2009 = R$ 147 bi

2005 = R$ 157 bi (7,36% do PIB) 2010 = R$ 195,369 bi (5,34% do PIB) 2006 = R$ 160 bi (6,83% do PIB) 2011 = R$ 236 bi (5,72% do PIB)

196 2007 = R$ 156 bi (6,11% do PIB) 2012 = R$ 213 bi (4,86% do PIB) 2013 =

De 1995 a 2005 o Brasil pagou, de juros, R$ 710 bilhes, o equivalente a 90% da dvida.

Obs.4: Composio da dvida (tipos de ttulos pblicos) Taxa Selic ndice de preos Cmbio TR (taxa referencial de juros) Prefixada Ps fixada

Estudo do Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal (Unafisco) mostra que entre 1999 e 2006 o Brasil pagou R$ 1,23 trilho em juros das dvidas interna e externa. Somente em 2005, os gastos com pagamento da dvida chegaram a R$ 257,6 bilhes.

No ano de 1995, as despesas relacionadas com gastos sociais e de infraestrutura representavam 47,2% do oramento. Em 2005, apenas 26,49% do oramento foram gastos em setores como educao, sade e segurana pblica. Em contrapartida, os recursos destinados ao pagamento da dvida pblica que

197 representavam 18,75% do oramento em 1995, saltaram para 42% do gasto pblico em 2005.

Obs.5: O risco-pas um indicador da confiana dos investidores estrangeiros na capacidade de um pas pagar sua dvida. Um risco de 215 pontos centesimais significa que os ttulos da dvida do pas tm que pagar 2,15% a mais do que a taxa paga pelos papis do tesouro americano.

O risco dos EUA zero, porque a dvida americana est em dlares, moeda deles. Isso faz uma grande diferena. Se o dlar se desvaloriza, a dvida se desvaloriza, fica menor.

Mas outro fator pelo qual o risco dos EUA zero est no passado de bom pagador.

Empresas internacionais que medem o risco dos pases emergentes so: J.P.Morgan, Fitch, Merril Lynch, Goldman Sachs, Morgan Stanley e Modys. A classificao de risco de crdito atribuem a um emissor (pas ou empresa) de acordo com sua capacidade de pagar uma dvida. Ela serve para que investidores saibam o grau de risco dos ttulos que esto adquirindo.

198 FITCH RATINGS


Qualidade Alta e Baixo Risco

STANDART & POORS


Qualidade Alta e Baixo Risco

MOODYS
Qualidade Alta e Baixo Risco

Grau de Investimento com Grau de Investimento com Grau de Investimento com

AAA AA+ AA AAA+ A AGrau de Qualidade Mdia

AAA AA+ AA AAA+ A AInvestimento, Grau de Qualidade Mdia

Aaa Aa1 Aa2 Aa3 A1 A2 A3


Investimento, Grau de Investimento, Qualidade Mdia

BBB+ BBB BBBCategoria de Baixa Classificao

BBB+ BBB BBBEspeculao, Categoria de Baixa Classificao

Baa1 Baa2 Baa3


Especulao, Categoria de Especulao, Baixa Classificao

BB+ BBB+ B B-

BB+ BBB+ B B-

Ba1 Ba2 Ba3 B1 B2 B3

Risco de Inadimplncia e Risco de Inadimplncia e Risco de Inadimplncia e Baixo Interesse Baixo Interesse Baixo Interesse

CCC CC

CCC CC

Caa1 Caa2

199 C D C D Caa3 Ca C

Miriam Leito (O globo - 18/09/2008) As autoridades americanas erraram na regulamentao e na fiscalizao, erraram na avaliao da crise, erraram na dose do remdio. Os bancos tomaram decises absurdas, as agncias de risco fizeram barbaridades. Isso detonou a crise de confiana.

A seguradora AIG era triplo A, a melhor classificada de risco possvel, at a tarde do dia 15/09/2008. No fim do dia, foi rebaixado em dois ou trs degraus, mas continuou sendo A; acima do nvel Brasil, por exemplo. No dia seguinte, terafeira, a seguradora j tinha perdido dois teros do seu valor de mercado e agonizava. Na noite da tera-feira o governo americano estatizou a empresa j nas ltimas.

Como foi possvel que as agncias de risco no tivessem somado dois mais dois? Como no viram que a AIG fez o seguro das financeiras hipotecrias e recebeu como garantia, os ativos dessas empresas, constitudos por esses papis podres e que, portanto seu risco no poderia ser menor? Ela no podia ser triplo A at a vspera de entrar na cmara da morte, de onde foi salva por essa inusitada estatizao.

200 As agncias de classificao de risco so apenas uma perna do imenso polvo de falhas do mercado e dos reguladores que a crise revelou. As notas das agncias no so inofensivas. Produzem efeitos econmicos. Por exemplo: quando foi rebaixada, a AIG teve que cumprir exigncias. A regulamentao determina nveis de operao para cada patamar da classificao de risco. Ao cair, a AIG teve que buscar mais capital no mercado e no encontrou. A reclassificao na ltima hota foi o tiro de misericrdia que a fez afundar mais.

5.1. As principais funes do setor pblico so:

A) Fiscalizadora: Estabelecer e cobrar impostos.

B) Reguladora: Regular atividade econmica mediante leis e disposies administrativas.

frequente estabelecer controle de preos de algumas indstrias, regular os monoplios e proteger os consumidores em relao publicidade, sade, contaminao etc.

C) Provedora de bens e servios: Mediante as empresas, facilitar o acesso a bens e servios (defesa, transporte, educao) e fazer produzir bens de consumo ou produo (automvel, gua, energia).

D) Redistributiva: Modificar a distribuio da renda ou da riqueza, entre as pessoas, regies, ou grupos, procurando torn-la mais igualitria.

201 E) Estabilizadora: Controlar os grandes agregados econmicos, evitando excessivas flutuaes e procurando diminuir os efeitos das quedas da atividade produtiva.

6. Crescimento Econmico O Produto Interno Bruto (PIB) a soma das riquezas criadas pela produo de bens e servios em um pas durante um ano, inclusive impostas. A apurao dos dados feita em trs setores produtivos: a agropecuria, a indstria (de bens de consumo, de capital, de extrao de petrleo, de gerao, transmisso e distribuio de energia, construo civil) e os servios (comrcio, comunicaes, administrao pblica, bancos, aluguis, entre outros).

O PIB fomentado (provocado) pelos seguintes fatores: indstria, servios, pecuria, consumidores, governo investimentos e comrcio com o exterior. O crescimento, no a crise, o momento certo para austeridade no tesouro (John Maynard Keynes em 1937)

o aumento da capacidade produtiva da economia (investimento) e, portanto, da produo de bens e servios de determinado pas ou rea econmica. Sua definio baseada no ndice de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Os dados tambm podem ser apresentados sob a tica da demanda (consumo das famlias, consumo do governo, investimento, exportaes e importaes) e pela tica da produo (agropecuria, indstria, servios e impostos). Outro ndice seria o aumento da Renda Nacional per capita, ou a colocao de uma quantidade de mercadorias e servios disponvel coletividade que supere o crescimento populacional. O crescimento de uma economia

202 indicado ainda pelo ndice de crescimento da fora de trabalho, a proporo da receita nacional poupada e investida e o grau de aperfeioamento tecnolgico.

Obs.1: Carry over = um efeito estatstico que considera o crescimento econmico levado de um ano para outro. Se h uma acelerao forte no final de um ano isso levado para o prximo ano.

Obs.2: O setor de construo tem um peso mdio de 5% no PIB, segundo o IBGE. Ex: para o setor gerar um peso de 1% no PIB, o setor tem de crescer 20% no ano.

O crescimento econmico tem de ser avaliado no apenas pelo aumento de rendas, mas tambm pela expanso de servios sociais.

Obs.2: De 1950 a 1959, mdia de crescimento de 7,15%. De 1960 a 1969, mdia de crescimento de 6,12%. De 1070 a 1979, mdia de crescimento de 8,78%. O maior crescimento foi 13,97 em 1973, no auge do milagre econmico.

De 1995 a 2002, o PIB com mdia de 2,3% ao ano, mal deu para sustentar o aumento da P.E.A. no mesmo perodo.

203 De 1995 a 2005 a renda por habitante no mundo cresceu 2,4% ao ano, enquanto que no Brasil 0,7%.

De 1996 a 2005 o mundo cresceu 48% e o Brasil 24%.

O crescimento econmico no Brasil como vo de galinha: Quando a economia d um salto e depois cai.

O crescimento econmico no Brasil como o vo do besouro: um vo que ningum sabe explicar, mas que acontece.

PIB potencial (jargo econmico) Quando um pas cresce abaixo de sua capacidade de produo.

6.1. Fatores que Causam Crescimento Econmico

1) Aumento de Investimento: maior quantidade de bens de investimento torna os trabalhadores mais produtivos. Para investir mais preciso reduzir o consumo e poupar mais, para que a poupana esteja disponvel para investimento.

204 Taxa de investimento % do PIB (total do pblico e privado) Fonte: IBGE 1994 = 20,7 1995 = 20,5 1996 = 19,3 1997 = 19,9 1998 = 19,7 1999 = 18,9 2000 = 19,3 *16,8 2001 = 19,5 *17,0 2002 = 18,3 *16,4 2003 = 17,8 *15,2 2004 = 19,6 *16,1 2005 = 19,9 *15,9 2006 = 19,9 *16,4 2007 = 17,4% 2008 = 18,7 2009 = 16,7 2010 = 19,5 (Inv. Pb: 1,28%) 2011 = 19,3 (Inv. Pb: 1,16%) 2012 = * Novo clculo do PIB

O Governo deve gerar condies para o investimento privado.

205 Obs.: O investimento pblico no Brasil em 2006, foi de 1% do PIB. Na poca do milagre brasileiro, foi de 12% (iniciativa privada 30%).

A expanso do porto de Itagua, um projeto da Vale do Rio Doce estimado em R$ 80 milhes, destinado estocagem de soja, demorou muito para acontecer.

A Vale disse que o motivo foi a burocracia da administrao municipal, que liberou os alvars para as obras, aps dois anos. Retirado da coluna do jornalista Carlos Alberto Sardenberg do jornal O Globo em 22/05/2008.

Na AmBev resolveu instalar mais uma fbrica no pas. Topou com os obstculos brasileira.

A empresa escolheu o municpio de sete lagoas, em Minas, para construir a nova planta. Comprou o terreno, por R$ 3,5 milhes, e anunciou um investimento total de R$ 240 milhes, com criao de 800 empregos diretos e 1.200 indiretos.

O terreno tem 410 rvores de pequi. Na solicitao das licenas, verificou-se que estava em vigor uma lei estadual que ningum sabe bem como foi aprovada. Mas foi. E diz que proibido cortar rvores de pequi.

A AmBev props ento plantar dez mil pequizeiros, em lugares indicados pelos rgos ambientais, em substituio aos 410 do terreno.

206 No pode. O Ministrio Pblico Estadual embargou os processos de licenciamento ambiental, pois a lei no prev a substituio. Diz apenas que no pode cortar uma rvore sequer.

Estupidez serve para definir a situao?

Podem procurar: situaes como essa se repetem pelo pas todo, no micro e no macro. Com uma agravante: empresas grandes tm recursos e pessoal para lidar com essas adversidades. Pequenos e mdios empresrios simplesmente ficam pelo caminho.

2) Inovao: ocorre quando se descobre uma forma de aumentar a produo com a mesma quantidade de insumos. Inovaes em tecnologia, em gesto e em marketing podem contribuir para o crescimento econmico.

3) Maior Diviso de Mo-de-Obra: Torna os trabalhadores mais produtivos em suas reas de especializao. Tambm significa que o trabalhador passa a trabalhar para outras pessoas. Especializao e comercio caminham lado-a-lado.

4) Aumento de Insumos: maior quantidade de trabalhadores, mais mquinas e mais terra, gerando aumento de produo e crescimento econmico.

207 6.2. Crescimento Sustentado

o crescimento baseado em aumento de produtividade. Este tipo de crescimento no tem implicaes sobre a taxa de inflao, pois se a produtividade cresce, lucros e salrios podem subir sem que haja presso sobre os preos. Uma economia que apresenta ganhos de produtividade uma economia com um limite maior de velocidade, com menor taxa de acidentes.

Um programa de crescimento econmico coerente (sustentvel) tem de estar baseado na expanso da oferta.

Obs.: Renda per capita (Em Latim = por cabea). PIB / N de habitantes

1994 = R$ 2.280,05 1996 = R$ 4.945,88 1998 = R$ 5.647,66 2000 = R$ 6.560,00 * R$ 6.886,30 2002 = R$ 7.630,90 * R$ 8378,10 2004 = R$ 9.728,80 = US$ 3.331,00

1995 = R$ 4.160,42 1997 = R$ 5.454,55 1999 = R$ 5.860,75 2001 = R$ 6.896,30 * R$ 7.491,20 2003 = R$ 8.694,50 * R$ 9.497,70 * R$ 10.691,90

2005 = R$ 10.519,90 = US$ 4.326,00 * R$ 11.661,90 2006 = *R$ 12.436.75

208 2007 = R$ 14.183,11 2008 = R$ 15.989,75 2009 = R$ 16.414,00 2010 = R$ 19.016 2011 = R$ 21.252,00 (US$ 10.720) 2012 = Renda per capta no mundo (Banco Mundial 2011) = US$

1 - Noruega = 88.890 2 - Catar = 80.440 3- Luxemburgo = 78.130 4- Sua = 76.380 5 - Dinamarca = 60.390 6 - Holanda = 53.230 7 - EUA = 49.730 8 - Finlndia = 48.450 9 - ustria = 48.420 10 - ustria = 48.300 46 Brasil = 10.720 102 - Guin = 440 104 - Madagascar 111 - Repblica Democrtica do Congo = 190

209 No atual ritmo (2006), o Brasil levar 25 anos para que os 20% mais pobres da populao atinjam o mesmo nvel de renda dos 20% mais pobres da Tunsia, na frica.

considerado pobre, na Frana, aquele que ganha 788 euros por ms, e nos EUA, aquele que ganha 800 dlares por ms. Na viso dos pases ricos, considerado pobre , nos pases do chamado 3 mundo, quem ganha USS 2,00 dia.

6.2.1.Concentrao de Renda no Mundo

Estudo da ONU (Organizao das Naes Unidas), revelou que a renda global est distribuda de forma desigual, distribuio geogrfica da riqueza que inclui propriedades e ativos financeiros ainda mais distorcida, mais de metade da riqueza mundial est nas mos de apenas 2% dos adultos do planeta, enquanto os 50% mais pobres tm s 1% (dados de 2000 e divulgados em 2006).

O diretor do Instituto Mundial de Pesquisa Sobre a Economia do Desenvolvimento da Universidade da ONU, Antony Shorrocks, disse que, se a populao global fosse reduzida a dez pessoas, uma ficaria com US$ 99 e as outras nove, com o US$ 1 restante.

210 Obs1.: Crescimento do PIB % (Brasil)

1980 = 9,2 1981 = -4,3 1982 = 0,8 1983 = -2,9 1984 = 5,4 1985 = 7,8 1986 = 7,5 1987 = 3,5 1988 = -0,1 1989 = 3,2 1990 = -4,3 1991 = 1,03% 1992 = - 0,54% 1993 = 4,92% 1994 = 5,85% 1995 = 4,22% 1996 = 2,66% *2,5% 1997 = 3,27% *3,4% 1998 = 0,22% *0,0% 1999 = 0,79% *0,% 2009 = -0,3% (R$ 3,239) 2000 = 4,4% *4,3%

2001 = 1,51% *1,3% 2002 = 1,9% 2003 = 0,5% * 2,7% *1,1% (R$ 1.699,968 tri)

2004 = 5,2% *5,7% (R$ 1.941,498 tri) 2005 = 2,6% *2,9% (R$ 2.147,944 tril) 2006 = *4,0% (R$ 2,370 trilhes) 2007 = 5,4% (R$ 2,556 trilhes) 2008 = 5,2% 2010 = 7,5% (R$ 3.675 trilhes)

2011 = 2,73 (R$ 4,143 / U$ 2,48) 2012 =

* Novo clculo do PIB

211

Mdia FHC = 2,3% (crescimento acumulado 19,84%) Mdia Lula = 4,0% (crescimento acumulado 36,79%)

So Paulo e Rio de Janeiro concentram 43,5% da produo nacional (2006).

Obs.2: Crescimento Mundial em %:

1996 = 3,6 1997 = 4,1 1998 = 4,2 1999 = 3,7 2000 = 4,7 2001 = 2,4 2002 = 3,0 2003 = 4,1 2004 = 5,3 2005 = 3,5 2006 = 4,0 2007 = 3,9 2008 = 1,8 2009 = -2,2 2010 = 5% 2011 = 3,5

212

O peso dos pases emergentes em 2007 no PIB mundial foi de 43,5%

Obs.3: Produo Industrial em %

1985 = 8,5 1987 = 0,9 1989 = 2,9 1991=-2,6 1993 = 7,5 1995 = 1,83 1997 = 3,88 1999 = -0,7 2001 = 1,57 2003 = 0,04 2005 = 3,1 2007 = 6,0 2009 = - 7,4 2011 = 0,4 2013 =

1986 = 10,9 (Plano Cruzado) 1988 = 3,2 1990 = 8,9 1992 = -3,7 1994 = 7,6 (Plano Real) 1996 = 1,73 1998 = -2,03 2000 = 6,64 2002 = 2,73 2004 = 8,3 2006 = 2,9 2008 = 3,1 2010 = 10,5 2012 = - 2,7 2014 =

40% das indstrias esto em So Paulo

O PIB do Rio de Janeiro equivalente a 80% do PIB da Venezuela.

213 Os 27 setores pesquisados pelo IBGE (atividades industriais): 1) Mquinas e equipamentos 2) Produtos de metal 3) Veculos automotores 4) Metalurgia bsica 5) Escritrio e informtica 6) Material eletrnico e telecomunicaes 7) Borracha e plstico 8) Diversos (fumo?) 9) Mobilirio 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) 21) 22) 23) 24) 25) 26) Outros qumicos Madeira Calados Eltricos Indstria extrativista Indstria geral Bebidas Minerais no metlicos Medicina e ticos Vesturio Txtil Farmacutico Celulose e papel Alimentos Edio e impresso Perfumaria e limpeza Refino de petrleo e lcool

214 27) Outros transportes (avio)

So investigados tambm, 76 subsetores e 755 produtos.

O peso do PIB nos setores, segundo o IBGE (2006): 64% para os servios 30,3% para as indstrias 5,7% para a agropecuria

Obs.4: Empresas Transnacionais Brasileiras:

Gerdau, Construtora Norberto Odebrecht, Vale do Rio Doce, Petrobras, Marcopolo, Sab, Construtora Andrade Gutierrez, Weg, Embraer, Tigre, Sadia, Aracruz Celulose, Metalfrio.

As cadeias produtivas fragmentaram-se e, por outro lado, houve o deslocamento de empresas para buscar vantagens competitivas. Enquanto a pesquisa e a engenharia que concebem o produto se originam em um pas, por exemplo, a matria-prima vem de outro, e o acabamento final pode se dar em um terceiro, sem falar no financiamento e no marketing. O que conta nesse jogo disperso que se criam cadeias produtivas globais. Se a empresa no se insere nelas agrega menos valor a seus produtos e progressivamente perde capacidade de competir.

Motivaes e causas distintas levaram empresas a alar voos internacionais. Algumas para se aproximarem dos consumidores, como a Marcopolo, a Ambev, a

215 Camargo Correa e mesmo a Embraer, outras, como a Sadia, para apropriar de canais de distribuio ou ainda, como a Odebrecht, para obter um upgrade tecnolgico enfrentando competidores de porte, se no para consolidar a posio no setor, como a Gerdau, ou posiesde liderena no mercado de recursos naturais (Petrobrs e Vale); um bom nmero para driblar as barreiras protencionistas, como Coteminas, a Friboi ou a Cutrale. Obviamente, essas razes no so excludentes, a mesma empresa pode visar mltiplos objetivos.

A internacionalizao das empresas de um pas , em geral, resultado de um processo de amadurecimento de condies de desenvolvimento de seu sistema empresarial em pelo menos trs planos, a saber: i) da competitividade produtiva, comercial e tecnolgica, conquistada pelos setores/cadeias de onde se originam as empresas candidatas internacionalizao; ii) do grau de consolidao ou de concentrao econmica alcanados nesses mesmos setores/cadeias, refletindo a obteno e fruies de economias de escala empresariais; e iii) das condies de rentabilidade operacional e de financiamento que podem ser capturadas pelas empresas lderes a partir de determinantes macroeconmicos (externos ao sistema empresarial, tais como o desenho da economia nacional, as taxas de cmbio e de juros, os termos de troca e o dinamismo do comrcio mundial). A esses fatores citados deve-se, ademais, adicionar certas condies de amadurecimento institucional, como as prticas de governana e gesto e a qualidade das estratgias empresariais.

Podem destacar trs principais benefcios da internacionalizao para as empresas: i) a conquista de novos mercados; ii) a melhoria de eficincia, atravs do acesso e melhores recursos e da absoro de economias de escopo e de escala; iii) a aprendizagem, isto , o acesso a conhecimento e prticas tecnolgicas mais

216 avanadas. Assim as empresas com atuao internacional teriam mais mercados para crescer, seriam mais competitivas, teriam relaes mais firmes com parceiros produtivos e tecnolgicos. Pesquisa da UNTAD United Nations

Conference on trade and

Desenvolviment (Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e Desenvolvimento - 2006) baseada em entrevista com multinacionais sediadas em pases em desenvolvimento identificou como principais motivadores da deciso de internacionalizar os objetivos de: a) ampliar mercados (particularmente via investimentos em pases vizinhos ou com similaridades institucionais); b) reduzir custos (o que se materializa, por exemplo, na busca por mo-de-obra mais barata); c) concorrer no mercado domstico; d)aproveitar oportunidades decorrentes do processo de liberao ou privatizao em outros mercados.

A internacionalizao passou a ser um componente-chave nas estratgias empresariais. A necessidade de Investimento Direto no Exterior (IDE):

a) Tariff-jumping: Nesse caso, o IDE pretende superar barreiras tarifrias e no tarifrias ao comrcio exterior. A explorao ao comrcio exterior. A explorao de mercados protegidos no pode ser realizada atravs de exportaes, mas sim atravs de investimentos direto. A expanso da Gerdau e da \CSN em direo ao protegido mercado de ao americano.

217 b) Proximidade ao cliente: Empresas nacionais exportadoras encontram a necessidade de operarem prximas a seus principais clientes localizados no exterior. A escala crescente do mercado no exterior (no caso de bens finais), ou a intensificao do relacionamento com clientes localizados no exterior (no caso de bens intermedirios), ou a menor transacionabilidade (de bens cujo custo de transporte muito elevado por unidade) justificam a necessidade de estreitar laos com esses mercados, seja atravs do estabelecimento de plantas que operam linhas de produo complexas. Marcopolo, Sb, WEG, Votoratim ou Tigre representam exemplos de IDE que foram motivados por essa necessidade de maior presena em seus mercados internacionais, como forma de melhor aproveitar competitividade externa.

c) Estabelecimento de canais de distribuio para exportao: o caso de empresas que, apesar de fortemente competitivas atravs das exportaes, encontram-se limites exportao das vendas e/ou ao aumento de rentabilidade dessas vendas pela falta de canais adequados de distribuio. A presena de ativos logsticos e comerciais no exterior potencializa as vendas de produtos exportados a partir o Brasil. Os investimentos externos da Gutrale, Sadia ou Perdigo so exemplos dessa estratgia, que beneficia, sobretudo, empresas que atuam em bens de consumo no durveis e que enfrentam oligopsnios no setor varejista internacional.

d) Globalizao da marca: Esta estratgia conduzida por empresas nacionais cuja vantagem competitiva se encontra no apenas nas funes de produo, mas em ativos intangveis como a marca. A expanso internacional dessas empresas passa por consolidar tais ativos tambm no exterior. Nesse caso, o maior custo do

218 investimento externo se direciona para aes de marketing, promoo e vendas. Os casos da Natura, do Boticrio e da So Paulo Alpargatas (Havaianas) ilustram esse tipo de estratgia de marketing.

A resposta nova realidade concorrencial a produtividade (imposta de forma vigorosa a classe empresarial).

6.3. Privatizao

O prejuzo das empresas siderrgicas em 1992 foi de US$ 260 milhes enquanto seu lucro em 2005 foi de US$ 4 bilhes. Na siderurgia foram investidos US$ 16 bilhes aps a privatizao, em proteo ambiental, qualidade e modernizao, preparando o setor para um novo ciclo de expanso da capacidade. A Vale do Rio Doce investir US$ 4,6 bilhes em 2006, mais de dez vezes o valor investido em 1997. Sem mencionar a aquisio da mineradora canadense de nquel, INCO, por US$ 18 bilhes em 2006 passando a ser a 2 maior mineradora do mundo. A Vale do Rio Doce, que possua 11 mil funcionrios em 1997, em 2006 tinha 44 mil empregados diretos e 93 mil indiretos.

O setor de telecomunicaes investiu R$ 165 bilhes no perodo 1996-2005. Os postos de trabalho antes de 2000 eram inferiores a 200 mil, hoje ultrapassam 300 mil (2006).

Os servios de telecomunicaes (fixo mvel, TV por assinatura e banda larga) so prestados a 141milhes de brasileiros. A base de clientes de telefones

219 celulares cresceu mais de 1.300%, de sete milhes em 1998 para cerca de 100 milhes em 2006. Ainda mais importante: desse total, 60 milhes so das classes C/D/E. Como essa populao no tinha acesso a esses servios, tem-se um instrumento de incluso social no pas. Em relao ao acesso fixo ou celular nas residncias, em 1988 apenas 32% tinham acesso aos servios. Em 2005, 72% dos domiclios j desfrutaram desses servios um espetacular aumento de 124%.

Deve ser indesejada privatizao dos servios essenciais populao, como sade, segurana e educao (apesar do 3 grau j ter sido privatizado). Infelizmente o governo gasta muito com o pagamento dos juros em vez de gastar com servios para a populao, pois a privatizao era para isso.

O governo Lula mandou ao congresso, aprovou e sancionou um projeto que permite a explorao de terras da Floresta Amaznica em regime de concesso. Tudo se fez como na telefonia, em que o que as empresas tm no a propriedade eterna, mas a concesso. O concessionrio da floresta poder explor-la por 30 anos, renovveis por mais 30 anos. Fica sendo o dono temporrio da terra pblica e pode derrubar as rvores pblicas e vend-las para seu lucro privado.

A explorao da floresta prevista na Lei de Concesses tem tudo o que foi desenvolvido nos processos de privatizao do servio pblico: tem plano de outorgas (consentimento ou concesso), licitao pelo maior preo. Para controlar isso, foi criada uma agncia independente: O Servio Florestal, que ser financiado por taxas pagas pelos concessionrios. Ou seja, tudo igualzinho; at agncia independente.

220 De acordo com levantamento do Instituto Socioambiental (ISA), a partir de imagens de satlites do Instituto de Pesquisa Espaciais (INPE), foram desmatados, em 2006 13.150 Km2 (equivale a 1,5 Km2 por hora ou cinco campos de futebol por minuto).

Quando foi quebrado o monoplio do petrleo (1998), a Petrobrs produzia 600 mil barris por dia e tinha seis milhes de barris de reservas. Em 2010produziu 1,8 milho por dia, e tinha reservas de 13 bilhes.

6.4. Custo Brasil

A carga tributria, altas taxas de juros, infraestrutura e dlar valorizado, provoca o deslocamento da produo para outros pases.

-Custo no Turismo O apago areo custou 12% do PIB (2006) Segundo a ABAV (Associao Brasileira de Agncia de Viagens) o apago Areo causou a venda de menos 500 mil pacotes turstico nos meses de novembro e dezembro 2006. A Associao Nacional da Indstria de Hotis, divulgou a queda de 35% no nmero de turistas, na alta temporada do vero nordestino de 2006/2007. No turismo a violncia tem um impacto enorme na reduo do volume de turistas. Vale lembrar que o turismo a atividade econmica que movimenta a maior nmero de segmento no mercado, isto , movimenta 52 setores da economia.

221

- Custo na agricultura Dificuldade de armazenamento Estradas mal conservadas - desperdcio de gros (12% no arroz e 7% na soja). Em hortifrutigranjeiros as perdas so de at 25%. Problemas porturios dragagem (problema de profundidade por falta de dragagem) e pavimentao. Um navio parado em um porto brasileiro tem um custo dirio de em torno de US$ 60.000,00. Rodovias e ferrovias para escoamento da safra agrcola. Segundo a Confederao Nacional de Agricultura e Pecuria (CNA), o produtor poderia ser mais competitivo se no gastasse 30% de sua renda com logstica (armazenagem, ms condies nas estradas e problemas porturios) .

Os gargalos logsticos causam perda de R$ 118 bilhes para o setor produtivo brasileiro (2006).

A violncia vem se tornando cada vez mais um problema macroeconmico, que tem minado o clima para investimentos de muitas economias. A violncia, de fato, tem nos custado muito caro.

222 - Custo da violncia Custos diretos: os gastos com combate a violncia, justia criminal, prises, mdicos e segurana. Custos indiretos: perda de investimentos e tambm as perdas pelo prprio fato de estas pessoas envolvidas (criminosos e vtimas) deixarem de produzir. O custo da violncia do Rio de Janeiro era de 5% do seu PIB municipal em 2006. Para So Paulo em 1999, custava 3%. Variaes na criminalidade tm impacto tambm nos aluguis de imveis de uma determinada regio. O Crisp-UFMG descobriu que, em Belo Horizonte, por exemplo, a cada ponto de queda da taxa de homicdio por 100 habitantes, o aluguel sobe 0,61%. A onda de ataques na regio metropolitana do Rio de Janeiro, em dezembro de 2006, causou perda R$ 250 milhes em vendas. Segundo a Fecomrcio, no primeiro semestre de 2006, o varejo destinou 2,1% de seu faturamento na contratao de pessoal e dispositivo de segurana. A quantia equivale a R$ 1,1 bilho. Segundo a Fecomrcio-RJ foram gastos em 2006, R$ 2,6 bilhes co segurana, o equivalente a 2,3% do faturamento. No SAARA existem 140 seguranas para controlar 11 ruas. A hotelaria gasta 4,9% do seu faturamento, em segurana.

No existe crime organizado, e sim, estado desorganizado.

223 O impacto econmico , sim, muito forte. Porm as vidas perdidas sero sempre o maior dos prejuzos (acidente da TAM - 187 passageiros e 12 em terra).

224

225

226 O de um caminho que no Brasil precisa ser trocado a cada 100 mil Km, chega a durar 500 mil Km nos EUA. (Gilmar Schumacher Diretor da JBS)

Os celulares dependem de antenas (torres). Porm para a instalao delas, segundo executivos das teles, so necessrias sete licenas para levantar uma torre em Porto Alegre (no so concedidas em menos de seis meses, isso se a burocracia funcionar perfeitamente). Alm das normas nacionais, h mais de 250 legislaes estaduais e municipais, criando uma teia de entraves de ineficincia econmica, um custo para todos. No municpio paulista de Itapetinga a lei determina que a base de sustentao das torres (de antenas de celulares) esteja distante pelo menos 110 metros das divisas do imvel, ou seja, s pode em terreno de 14 mil metros quadrados, no mnimo. Em outro municpio paulista, Piracicaba, a exigncia um pouco menor, rea de no mnimo 12 mil metros quadrados. Impostos, taxas e contribuies j formam a maior parte da conta (2012).

6.5. Investimentos

O Moinho Cruzeiro do Sul gastou em 2006, US$ 15,00 (mdia) para trazer o trigo de Buenos Aires para o Rio. E US$ 30,00 s para transport-lo da rea de produo no interior do Paran, at o porto de Paranagu, no mesmo estado.

227 Necessidade de Investimentos Anuais (em bilhes /2007), Segundo a Associao Brasileira da Infra-Estrutura e Indstrias de Base ABDIB.

Petrleo e gs = 31,5 Energia eltrica = 16,6 Transporte = 16,8 Telecomunicaes = 13,2 Saneamento = 9,6 Total = 87,7

Para 2008 o Brasil precisaria de R$ 108,4 bilhes.

Para 2010 R$ 168 bilhes: Energia = RS 29,5 bi Petrleo e gs natural = R$ 78,6 bi Saneamento = R$ 14,1 bi Transporte e logstica = R$ 25,2 bi Telecomunicaes = R$ 20,6 bi

O setor de transporte investiu em 2006, 30% do necessrio para recuperar rodovias, ferrovias, hidrovias ,portos e aeroportos.

228 Segundo um estudo feito pelo governo Lula, para o Brasil crescer 5,2% ao ano, a indstria precisaria crescer 6%, os servios 5%, a agricultura 4%, a taxa de investimento 24,4% do PIB. O nmero de estrangeiros que investem, como pessoa fsica, em atividades produtivas no Brasil vem crescendo de forma acentuada, de acordo com o Ministrio do Trabalho. Em 1998 eram apenas 8, mas em 2006 foram 940.

229

230

231 7. Desenvolvimento Econmico

Caracteriza-se pela unio do crescimento econmico (aumento do PIB per capita) com a melhoria do padro de vida da populao e por alteraes fundamentais na estrutura da economia de um pas.

O estudo do desenvolvimento econmico e social partiu da constatao da profunda desigualdade entre os pases que se industrializaram e atingiram elevados nveis de bem-estar material, compartilhados por grande parte da populao e aqueles que no se industrializaram e por isso permaneceram em situao de pobreza e com acentuados desnveis sociais.

O desenvolvimento de um pas depende de suas caractersticas prprias, mas de uma maneira geral, as mudanas que caracterizam o desenvolvimento econmico consistem no aumento da atividade industrial em comparao com a atividade agrcola, migrao de mo-de-obra do campo para as cidades, reduo das importaes de produtos industrializados e das exportaes de produtos primrios e menor dependncia de auxlio externo.

7.1. Financiamento do Desenvolvimento Econmico

Para investir no desenvolvimento econmico, um pas pode tanto utilizar sua poupana interna como ter acesso poupana estrangeira atravs de emprstimos ou ajuda financeira.

A poupana domstica pr-requisito para acumulao de capital e a ateno deve ficar voltada para as polticas que incentivem de se absterem de parte

232 do consumo presente. Por isso, um mercado financeiro e de capitais razoavelmente desenvolvidos um fator importante na mobilizao de recursos para a formao de capital e na canalizao desses recursos das famlias, via intermedirios financeiros, para o investimento das empresas. Taxa de Poupana bruta/PIB (em %) Fonte: IBGE 2000= 14,4 2001= 13,5 2002=14,7 2003=16,0 2004= 18,5 2005= 17,3 2006= 17,6 2007= 18,1 2008= 18 2009= 14,6 2010= 17,5 2011= 17,2 2012=

7.1.1. A poupana estrangeira atrada por um pas de trs maneiras:

a) Empresas Estrangeiras podem investir diretamente no pas;

b) O pas pode tomar emprestado nos mercados mundiais de capitais ou de instituies como o BIRD (Banco Internacional para a Reconstruo e desenvolvimento Banco Mundial);

233 c) Pode, ainda, ser capaz de receber ajuda estrangeira de pases industrializados.

7.2. O grau de desenvolvimento pode ser medido pelos seguintes indicadores:

- Baixa renda por habitante e fortes diferenas na distribuio interna de renda - Altos ndices de analfabetismo - Dbil estrutura sanitria - Baixa taxa de poupana por habitante - Elevado peso da agricultura - Elevada taxa de desemprego - Elevada taxa de crescimento da populao

7.3. As causas do subdesenvolvimento:

- Escassez de Capital Fsico: desvantagens pela falta de fbricas e mquinas modernas e pela debilidade de infraestrutura de todo o tipo.

- Insuficincia de Capital de Giro Humano: o capital humano a quantidade de conhecimentos tcnicos e qualificaes que a populao trabalhadora de um pas possui conhecimento que procede da educao formal e da formao no trabalho.

- Relao de Dependncia: tipo de relaes comerciais (dependentes e desequilibradas) que se estabelecem entre alguns pases.

234 A desnacionalizao da economia um dos preos que vamos pagar pelos anos de m administrao econmica do pas.
Stephen Kanitz

235 UNIDADE IV: MICROECONOMIA (Micro em grego significa pequeno)

A microeconomia a parte da teoria econmica que estuda os agentes econmicos individualmente, como o consumidor e a empresa. Analisa a formao de preos no mercado como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preo e a quantidade de um determinado bem ou servio em mercados especficos. A microeconomia utilizando a hiptese Coeteris Paribus, de que tudo o mais permanece constante, dirige seu foco de ateno apenas ao mercado especfico de seu estudo e analisa o papel que a oferta e a demanda exercem sobre ele, supondo que outras variveis interfiram muito pouco ou que no interfiram de maneira nenhuma. Com a adoo desta hiptese, torna possvel o estudo de um determinado mercado.

1. Mercado

Em sentido geral, o termo usado para um grupo de compradores e vendedores que esto em contato suficientemente prximo para que as trocas entre eles afetem as condies de compra e venda dos demais. Concretamente, ele formado pelo conjunto de instituies em que so realizadas transaes comerciais (feiras, lojas, bolsas de valores ou de mercadorias, etc.). A formao e o desenvolvimento de um mercado pressupem a existncia de um excedente econmico intercambivel e, portanto, de certo grau de diviso e especializao do trabalho. A antiga economia natural ou de subsistncia passa a ser substituda por um mecanismo de mercado, ou seja, pela oferta de bens e servios e pela demanda

236 (procura) desses. Da interao desses elementos surge um sistema de preos que ir orientar a economia no sentido do aumento ou da reduo da produo.

um lugar onde as pessoas se renem para trocar ideias e informaes, onde tudo o que se sabe sobre a economia exibido e avaliado por profissionais, inclusive vises sobre o comportamento coletivo dos participantes do jogo econmico. Graas aos avanos nas comunicaes, o mercado um fenmeno da mdia, um local virtual de dimenses globais, onde toda a informao se encontra disponvel e onde se molda a essncia da opinio pblica especializada. A opinio da maioria, a que tem mais peso econmico, sempre prevalece.

1.1. Concorrncia Perfeita e Concorrncia Imperfeita

Alguns mercados so dominados por algumas empresas grandes; outros contm milhares de vendedores. O nmero de participantes em um mercado afeta significativamente a maneira pela qual se determina o preo. Quando um mercado comporta um grande nmero de vendedores e nenhum deles individualmente tem poder para afetar o preo do produto no mercado total, existe uma concorrncia perfeita.

Por exemplo, no mercado de milho, so as foras impessoais que determinam o preo final do milho. Para o comprador ou o vendedor individual o preo est fora de controle.

237 1.1.1. Concorrncia Perfeita ou Mercado Competitivo: ocorre quando h muitos compradores e vendedores e nenhum deles, por si s, tem controle sobre o preo.

Entretanto, quando h apenas um ou poucos vendedores dentro de um mercado existe o controle direto sobre o preo. Assim tambm ocorre, quando alguns compradores so suficientemente grandes e acabam influenciando o preo. Essa ocorrncia gera a concorrncia imperfeita.

1.1.2. Concorrncia Imperfeita ou Poder de Mercado: ocorre se os compradores ou os vendedores podem influenciar no preo.

Obs.: A palavra concorrncia tem significado diferenciado para o economista e para o homem de negcios. Para o primeiro, de acordo com o que j foi estudado, o mercado de automveis tem menos concorrncia que o mercado de trigo, por exemplo. J para o homem de negcios, da Volkswagen, por exemplo, o mercado de automveis altamente competitivo, pois sua observao est direcionada para as manobras de outras empresas desse mesmo mercado.

As estratgias utilizadas para enfrentar a concorrncia com produtos importados no mercado domsticos so: - Reduzir custos - Investir em qualidade e design - Reduzir preos / margem de lucro - Lanar novos produtos - Substituir matrias-primas (nacionais) por importadas - Parceria com empresas estrangeiras

238 1.1.2.1. Tipos de Mercado com Concorrncia Imperfeita

a) Monoplio: existncia de apenas um vendedor (oferta) no mercado. Ex: Telemar RJ para ligaes locais b) Monopsnio: existncia de apenas um comprador (demanda) no mercado para muitos vendedores. Ex: Petrobrs na compra de petrleo

c) Oligoplio: poucas empresas detm o controle da maior parcela do mercado. Ex: Indstria Automobilstica

d) Oligopsnio: poucos compradores dominam o mercado para muitos vendedores. Ex: Indstria de Lacticnios que compram de inmeros produtores rurais

e) Cartel: grupo de empresas independentes que formalizam um acordo para sua atuao coordenada, com vistas a interesses comuns. As empresas que formam um cartel mantm sua independncia e individualidade, mas devem respeitar as regras aceitas pelo grupo, como diviso de mercado e a manuteno dos preos combinados. No Conselho Administrativo de Defesa do Consumidor (Cade), existe o rgo antitruste para julgar condutas no competitivas, como cartis e contratos de exclusividade.

239 2. Consumo Consumere (Latim) = usar tudo, destruir. Consummation (Ingls) = somar, adicionar.

Utilizao, aplicao, uso ou gasto de um bem ou servio por um indivduo ou uma empresa. Constitui a fase final da atividade econmica. Na produo so criadas as utilidades consumveis.

7.1. Propenso a Consumir e Poupar

a) Repartio de Renda: um dos mais importantes fatores objetivos determinantes da propenso ao consumo ou a poupana. Quanto maior a concentrao de renda menor o consumo.

b) Poltica Fiscal do Governo: a presso tributria do governo exerce influncia sobre o nvel de propenso. Primeiro, porque o nvel da renda disponvel dos consumidores depende das alquotas dos impostos diretos aplicados s suas rendas brutas; segundo, porque os impostos indiretos, incorporados aos preos de mercado dos produtos finais, influenciam os nveis nominais dos dispndios de consumo.

c) Nvel dos Estoques dos Consumidores: considerando-se que uma expressiva parcela da renda agregada aplicada na aquisio de bens de uso durvel, provvel, que se a coletividade dispe de elevados estoques desses bens, a propenso ao consumo tende a declinar.

240 d) Nvel da taxa Real de Juros: exerce influncia em duplo sentido. Sua elevao tanto pode acarretar uma alterao para mais ou para menos na propenso ao consumo.

e) Outros Fatores: o nvel das transferncias governamentais, a poltica de reteno de lucros praticada pelas empresas, as expectativas dos consumidores quanto ao nvel futuro dos preos e continuidade do abastecimento de gneros indispensveis podem exercer marcante influncia sobre suas tendncias de consumo e de poupana.

Bens Complementares e Bens Substitutos

Dois ou mais bens so considerados COMPLEMENTARES, do ponto de vista do consumidor, quando precisam ser consumidos juntos para que a satisfao do consumidor seja mxima. A complementaridade no est na natureza dos bens, mas sim nos hbitos das pessoas que se acostumou a consumi-los ao mesmo tempo.

Ex: arroz e feijo; po e manteiga; usque e gelo; carne seca e abbora;

J os BENS SUBSTITUTOS so aqueles que, do ponto de vista do consumidor, podem ser trocados no momento do consumo, proporcionando satisfao semelhante, pois ambos cumprem o mesmo papel no hbito do consumidor.

Ex: manteiga e margarina; carne de vaca e carne de porco; chopp e cerveja.

241 Obs.1: Bens Inferiores: So aqueles cuja quantidade demandada diminui quando aumenta a renda.

Obs.2: Bens Normais: Quando a renda sobe, o seu consumo aumenta.

242 ANEXO I

EXERCCIO DE FIXAO

1) Explique as principais relaes do mercantilismo com a globalizao. 2) Faa um comentrio sobre a Lei de Jean Baptista Say na era industrial e na era virtual. 3) Comente sobre 3 metas da economia. 4) Qual a importncia dos bens intermedirios no preo final dos produtos? 5) Porque os bens durveis so to importantes para a economia? 6) Comente sobre a lei dos rendimentos decrescentes? 7) Porque a produtividade fundamental na globalizao? 8) Comente sobre os fatores que influenciam na produtividade. 9) Qual a relao da produtividade com o desemprego? 10) Comente a abordagem Keynesiana: renda/consumo/poupana para o crescimento de um pas. 11) Faa uma anlise da utilidade marginal e o marketing. 12) Faa uma anlise da inflao no atacado e no varejo. 13) Comente sobre a dificuldade de gerao de emprego no Brasil. 14) Explique a diferena entre inflao de demanda e inflao de custo. 15) Porque o emprego o ltimo indicador a reagir no processo de recuperao da economia? 16) Explique os fatores de produo? 17) Qual a relao entre escassez e pobreza? 18) A diviso do trabalho um fato normal. Por qu? 19) Faa uma anlise sobre a importncia do supervit na balana comercial. 20) Explique porque os bens durveis dependem das taxas de juros.

243 21) Explique porque os bens no durveis dependem da renda do consumidor. 22) Comente sobre como a poltica fiscal, poltica monetria e poltica cambial ajudam no combate (ou controle) da inflao. 23) Explique a importncia da microeconomia para as empresas. 24) O que leva aos agentes econmicos a consumir ou a poupar. 25) Faa um comentrio sobre os reflexos da formao educacional para a economia de um pas. 26) Quais as consequncias se a economia estiver operando a pleno emprego, e ocorrer um aumento na demanda agregada? 27) Quais polticas podem ser adotadas caso uma economia apresente uma inflao de demanda? 28) Porque o conceito de desenvolvimento econmico considerado mais abrangente que o conceito de crescimento econmico? 29) Faa um comentrio sobre a diminuio ou aumento do supervit primrio, hoje em x. 30) Faa uma anlise sobre o Custo Brasil. 31) Comente a Teoria de Valor. 32) Qual a diferena entre bens inferiores e bens normais? 33) Porque o governo precisa reduzir os juros para diminuir a carga tributria? 34) Faa uma anlise da tabela abaixo: Transaes correntes Itens Balana comercial Viagens Juros Remessa de lucro ano I US$ 44 bi - US$ 990 mi - US$ 13 bi - US$ 12 bi ano 2 US$ 46 bi -US$ 1.500 mi -US$ 11 bi -US$ 16 bi

244 ANEXO II

MANCHETES PARA SEREM ANALISADAS O Banco Central elevou de US$9,4 bilhes para US$14 bilhes, sua previso de supervit em transaes correntes para este ano. As reservas cambiais em 2002 eram de US$13 bilhes e em 2005 chegaram a mais de US$50 bilhes. O saldo da balana comercial em 2002 era de US$14 bilhes, em 2005 chegou a US$42 bilhes. A remessa de livros e dividendos foi de US$7,3 bilhes em 2004, j em 2005 foi de US$9,7 bilhes, e em 2006 deve ficar em torno de US$12 bilhes. A dvida pblica lquida em 2002 chegou a 62% do PIB, em 2005 ficou em 51,5% do PIB. Crescimento econmico e distribuio de renda devem andar de mos dadas. A meta da infeco de 4,5% para o ano X. O crescimento econmico de 3,5% para o ano X. O supervit primrio foi de 5% este ano. O Banco Central comprou US$500 milhes. Real valorizado prejudica exportao brasileira. Banco Central comprou dlar no mercado vista. Previso do PIB caiu de 3,5% para 2,7%. O governo Lula gastou 7% do PIB em juros no ano de 2005, contra 2,6% em 2004.

245 O pas depende cada vez menos de poupana do exterior para fechar suas contas A poltica de juros altos troca inflao por dvida pblica O Rio de Janeiro a capital que cobra a alquota mais alta de ISS (5%) At 30/11/2005 apenas 21,1% dos recursos aprovados pelo congresso para investimentos foram pagos (do total de apenas R$ 21,3 bilhes aprovados pelo congresso, foram apenas R$ 4,4 bilhes de investimentos) O risco-pas bate recorde de pontos Os juros americanos sobem Pas vendeu 1.062 novos produtos de valor agregado (produtos requintados e produtos para o consumo, como carpaccio, carne curada, frango pr-cozido e temperado, caf solvel, cacau em p e manteiga). A produtividade das indstrias no Rio acumulou alta de 3,1% em 2006. Expanso do PIB base do desenvolvimento, mas no basta.

246 ANEXO III

FONTES DE INFORMAES NA INTERNET:

www.cofecon.org.br (Conselho Federal de Educao)

www.febraban.org.br (Federao Brasileira de Bancos)

www.bcb.gov.br (Banco Central do Brasil)

www.cvm.gov.br (Comisso de Valores Mobilirios)

www.bovespa.com.br (Bolsa de So Paulo)

www.fazenda.gov.br (Ministrio da Fazenda)

www.ipea.gov.br (Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada)

www.Ibge.gov.br (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica)

www.dieese.org.br (Dieese)

www.mtb.gov.br (Ministrio do Trabalho)

www.seade.gov.br (Seade)

247 www.eclac.org (Comisso Econmica para Amrica Latina e Caribe)

www.receita.fazenda.gov.br (Secretaria da receita federal)

www.fiesp.org.br (Federao das Indstrias de So Paulo)

www.iedi.org.br (Instituto de Estudo para o Desenvolvimento industrial)

www.econofinance.com.br (Economia e Finanas)

www.brasil.gov.br (Portal do Governo Brasileiro)

www.brasil.gov.br ou www.agenciabrasil.gov.br

www.aclame.com.br (Associao da Classe Mdia)

248 ANEXO IV

SIGLAS ECONMICAS OIT = Organizao Internacional do Trabalho. UNCTAD = Conferncias das Naes Unidas para Comrcio e Desenvolvimento. APEX = Agncia de Promoo das Exportaes e Investimentos. SPB = Sistema de Pagamento Brasileiro RTM = Rede de Telecomunicaes Para o Mercado STR = Sistema de Transferncia de Reservas CIP = Cmara Interbancria de Pagamento Codin = Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio Depin = Departamento de Operaes de Reservas Internacionais CEPAL = Comisso Econmica para a Amrica Latina e Caribe AMCHAM = Cmara Americanas de Comrcio do Brasil MBC = Movimento Brasil Competitivo WEF = World Economic Forum INVESTIMENT GRADE = Grau de Investimento PAC = Pacote de Acelerao do crescimento COMMODITY (COMMODITES) = Produtos primrios de grande importncia econmica, como algodo, soja e minrio de ferro CCG = Conselho de Cooperao dos Estados rabes do Golfo (bloco formado por Arbia Saudita, Bahrein, Kuwait, Emirados rabes Unidos, Om e Qatar)

249 CIADI = Centro Internacional de Arbitragem de Disputas sobre Investimentos, organismo do Banco Mundial (BIRD). ANVISA = Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria JUCERJA = Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro OIE = Organizao Mundial de Sade Animal COFECI = Conselho de Corretores de Imveis EMBI+BRASIL = Emerging Marketing Bonds - Brasil FIESP = Federao das Indstrias ddo Estado de So Paulo (representa cerca de 130 mil indstrias) CIESP = Centro das Indstrias de So Paulo ABP = Associao Brasileira de Propaganda CONAMA = Conselho nacional do Meio Ambiente ACC = Adiantamento de contrato de cmbio Feef = Fundo Europeu de Estabilidade Financeira.

You might also like