You are on page 1of 6

Simulado de Linguagens e Cdigos Leia o texto a seguir para responder s questes de 1 a 3.

Fim de feira No hipersupermercado aberto de detritos, ao barulhar de caixotes em pressa de suor, 05. Leia osmulheres quadrinhos a seguir. 05. Leia os quadrinhos a seguir. magras e crianas rpidas catam a maior laranja podre, a mais bela batata refugada, juntam no passeio seu estoque de riquezas, entre risos e gritos.
Carlos Drummond de Andrade. As impurezas do branco. Rio de Janeiro: Ed. Jos Olympio, INL, 1978, p. 113.

05. Leia os quadrinhos a seguir.

01. De acordo com o texto, o que as pessoas esto pegando entre "risos e gritos"? (A) Caixotes vazios. (B) Moedas perdidas. (C) Sobras de refeio. (D) Restos de quitanda. (E) Laranjas frescas. 02. Em "entre risos e gritos", o autor do texto se refere emoo das mulheres e crianas encontrando o que comer. Que emoo essa? (A) Raiva. (B) Alegria. (C) Tristeza. (D) Comoo. (E) Perturbao. 03. No contexto do poema, qual das alternativas abaixo a mais adequada idia transmitida pela expresso "ao barulhar de caixotes"? (A) Agitao de mulheres e crianas quando disputam os restos de comida. (B) Tumulto de mulheres e feirantes quando selecionam os alimentos. (C) Confuso entre mulheres e crianas quando disputam os caixotes. (D) Alvoroo das mulheres quando elas arrumam os caixotes. (E) Agitao dos feirantes quando eles arrumam os caixotes. 04. Em "Ele sabia de tudo, mas ficou na dele", a expresso negritada tem sentido equivalente a (A) foi discreto. (B) ficou atento. (C) foi ignorado. (D) ficou paralisado. (E) ficou apreensivo.

Qual a funo da linguagem predominante nos quadrinhos? (A) Metalingstica. (B) Apelativa. (C) Potica. (D) Emotiva. (E) Ftica. 06. Em qual das alternativas abaixo a palavra negritada um advrbio que modifica um adjetivo? (A) Aqui est o cheque. (B) Nunca vi este homem. (C) O filme era muito longo. (D) Sempre escrevo com ateno. (E) Aproximei-me lentamente de voc. 07. Leia o poema abaixo. A vs queridas dos meus desejos A todas, todas, louco e febril, Envio beijos, mas tantos beijos Quantas estrelas h no Brasil.
Martins Fontes

Nos dois ltimos versos, o autor utiliza, para dar nfase expresso, uma figura de linguagem denominada (A) metfora. (B) hiprbole. (C) metonmia. (D) pleonasmo. (E) onomatopia.

08. Leia a anedota abaixo. Um rato corre pela casa com um enorme gato em seu encalo. Para sua sorte, o pequeno roedor encontra um buraco na cozinha e se esconde. Depois de algum tempo de silncio, o rato ouve latidos do lado de fora e pensa: "Deve ter aparecido um cachorro, que espantou o gato. Estou salvo". E sai do esconderijo. Imediatamente apanhado pelo gato. Assustado e curioso, o rato pergunta: Mas como voc pode estar aqui? Ouvi uns latidos de cachorro! E o gato: Ah, meu amigo, quem no falar pelo menos dois idiomas est perdido.
Frio Lanza. Revista Caras.

10. O Pr-Modernismo foi um movimento literrio que (A) teve, entre seus principais temas, a denncia dos problemas sociais da vida nacional. (B) valorizava a forma, em que predominava a comunicao no-verbal. (C) teve como marco brasileiro a Semana da Arte Moderna de 1922. (D) colocava Deus e as divindades como o centro das atenes. (E) defendia uma literatura simples, buclica e pastoril. 11. Leia os quadrinhos a seguir.

O humor da anedota consiste no fato de (A) o rato no falar outro idioma. (B) o rato ser capturado. (C) o gato se esconder. (D) o gato mentir. (E) o gato latir. 09. Leia o texto a seguir. Carta de amor de um qumico Ouro Preto, Zinco de agosto de 1995. Querida VALNCIA: Sinto que ESTRNCIO perdidamente apaixonado por ti. Ao pensar que tudo comeou com um ARSNIO de mo, CLORO de vergonha. SABISMUTO bem que te amo, embora no o digas, sei que gostas de um tal de HLIO e tambm do HIDROEUGNIO VALNCIA! No PERMETAIS que eu cometa algo ERRDIO. Por que me fazer sofrer tanto assim, sabendo que tu s a luz que me ALUMNIO? Meu caso CRIO. Lembra-te que no me SAIS do pensamento. Se me deixar, vai dar o maior GLIO. ABRCIDOS COMOVIDROS deste que muito te ama. RNIO.
Texto adaptado. http://www.humornaciencia.com.br/quimica/cartaqui.htm

O vocabulrio inventado pelo autor caracteriza o texto acima como (A) tcnico. (B) cientfico. (C) poltico. (D) humorstico. (E) jornalstico.

Segundo as imagens e o texto escrito nos quadrinhos, correto afirmar que o autor faz uma crtica (A) s pedras. (B) ao balo. (C) poluio. (D) ao Sabi. (E) ao colega do Sabi. 12. Leia o texto abaixo. Recusei-lhe a mo de minha filha, porque o senhor ... filho de uma escrava... Eu?! O senhor um homem de cor! Infelizmente esta a verdade... Raimundo tornou-se lvido. Manuel prosseguiu, no fim de um silncio: J v o amigo que no por mim que lhe recusei Ana Rosa, mas por tudo! A famlia de minha mulher sempre foi escrupulosa a esse respeito, e como ela toda sociedade do Maranho! Concordo que seja uma asneira; concordo que seja um prejuzo tolo! O senhor porm no imagina o que por c a preveno contra os mulatos!...Nunca me perdoariam um tal casamento, alm do que, para realizlo, teria que quebrar a promessa que fiz a minha sogra, de no dar a neta seno a um branco de lei, portugus ou descendente direto de portugueses!...
Alusio de Azevedo. O mulato. Rio de Janeiro: Ediouro.

14. Em "Foi Deus que fez o cu, o rancho das estrelas", que funo da linguagem se evidencia? (A) Ftica (B) Potica. (C) Apelativa. (D) Referencial. (E) Metalingstica. 15. Leia o anncio abaixo.

O texto acima um fragmento do livro O mulato, de Alusio de Azevedo. Um problema social que o autor evidencia nesse trecho do livro o preconceito (A) poltico. (B) de cor. (C) religioso. (D) de gnero. (E) lingstico. 13. A obra O mulato, de Alusio de Azevedo, apresenta caractersticas do perodo literrio brasileiro denominado (A) Barroco. (B) Arcadismo. (C) Simbolismo. (D) Naturalismo. (E) Romantismo.

A palavra sublinhada no anncio acima classifica-se morfologicamente como pronome (A) oblquo. (B) pessoal. (C) indefinido. (D) possessivo. (E) demonstrativo.

16. Leia a seguinte afirmativa. Em muitos casos, os substantivos no variam conforme o gnero, apresentando, assim, uma nica forma para o masculino e o feminino. Nestes casos, as palavras que os acompanham que sofrem a mudana. Assinale a alternativa em que o substantivo exemplifica a afirmativa acima. (A) artista (B) fregus (C) vendedor (D) empregado (E) funcionrio Observe a charge abaixo para responder s questes 17 e 18.

19. Leia o seguinte poema de Augusto de Campos.

O poema acima pertence a uma tendncia da poesia brasileira da dcada de 1950 denominada (A) Realismo. (B) Simbolismo. (C) Concretismo. (D) Romantismo. (E) Trovadorismo. 20. Leia o poema a seguir. Bicho urbano Se disser que prefiro morar em Pirapemas ou em outra qualquer pequena cidade do pas estou mentindo (...) No quero viver em Pirapemas J me perdi (...) me perdi, necessito deste rebulio de gente pelas ruas e meu corao queima gasolina (da comum) como qualquer outro motor urbano A natureza me assusta. Com seus matos sombrios suas guas Suas aves que so como aparies (...)
Ferreira Gullar. Toda poesia (1950 1987). Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1991.

17. Em relao ao personagem que est esquerda na charge, correto afirmar que, de acordo com a figura, ele (A) realiza um trabalho que exige curso superior. (B) est satisfeito com o que faz no trabalho. (C) se sente incapaz de realizar o servio. (D) trabalha na rea em que se formou. (E) possui algum curso superior. 18. Na charge, qual o sentido do verbo "aspirar"? (A) Soprar. (B) Respirar. (C) Desejar, pretender. (D) Pronunciar com aspirao. (E) Sorver (por suco), sugar.

Segundo o poema, correto afirmar que o eu-lrico (A) prefere uma vida agitada. (B) gosta mais de viver no campo. (C) se sente tranqilo ao morar no campo. (D) vive bem sem o rebulio de gente nas ruas. (E) aprecia viver tanto na cidade como no campo.

21. Leia o texto a seguir. H detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estgios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trnsito, no jogar papel na rua, no destruir telefones pblicos. Por trs desse comportamento, est o respeito coisa pblica... Gilberto Dimenstein. De acordo com a classificao morfolgica das palavras, os vocbulos negritados no texto so (A) substantivos. (B) pronomes. (C) advrbios. (D) adjetivos. (E) verbos. Leia os quadrinhos a seguir para responder s questes de 22 a 24.

24. Do primeiro ao quarto quadrinho, a transformao da gata, associada s palavras de Rnei, indica que ela est cada vez mais (A) irritada. (B) cansada. (C) chateada. (D) preocupada. (E) apaixonada. 25. Em "Gatinha, teus olhos me tentam, como negros rubis...", o termo negritado classifica-se como (A) sujeito. (B) aposto. (C) vocativo. (D) predicado. (E) objeto direto. Leia o texto abaixo para responder s questes 26 e 27. Co! Co! Co! Abriu a porta e viu o amigo que h tanto tempo no via. Estranhou apenas que ele, amigo, viesse acompanhado de um co. O co no muito grande mas bastante forte, de raa indefinida, saltitante e com um ar alegremente agressivo. Abriu a porta e cumprimentou o amigo. "Quanto tempo!" O co aproveitou as saudaes e entrou. Saltou sobre um mvel, derrubou o abajur, logo trepou com as patas sujas no sof. Os dois amigos tensos, agora preferiam no tomar conhecimento do dogue. E, por fim, o visitante indo embora o dono da casa perguntou: "No vai levar seu co? "Co? Co? Co? Ah, no! No meu, no. Quando entrei, ele entrou naturalmente comigo e eu pensei que fosse seu. No seu, no?
Texto adaptado. Millr Fernandes. In: Celso Pedro Luft e Maria Helena Correa. A palavra sua: lngua portuguesa (6 srie). So Paulo: Scipione, 1994, p. 30.

22. Nos quadrinhos apresentados, para expressar suas idias com nfase, o personagem Rnei faz comparaes. Que palavra estabelece estas comparaes? (A) do (B) teu (C) me (D) para (E) como 23. Em todos os quadrinhos, medida que Rnei elogia a gata, ela vai exclamando: OH!..., OOOH...!, OOOH!!... e, finalmente, "OBA". Em relao ao contexto, estas palavras demonstram que a gata est (A) sendo constantemente interrompida ao falar com Rnei. (B) gostando das palavras de conquista de Rnei. (C) duvidando do que Rnei fala. (D) sentindo-se envergonhada. (E) sentindo medo de Rnei.

26. Segundo o texto, correto concluir que (A) nenhum dos amigos era dono do cachorro. (B) o morador da casa era dono do cachorro. (C) o cachorro era obediente ao seu dono. (D) o visitante levou o cachorro embora. (E) o visitante era dono do cachorro. 27. Um co de "raa indefinida" tambm pode ser chamado de co (A) sem-vergonha. (B) abandonado. (C) agressivo. (D) vira-lata. (E) sem dono.

28. Assinale a alternativa em que o pronome "mim" est empregado corretamente. (A) Este texto para mim digitar. (B) Para mim, ler a maior diverso. (C) Traga este papel para mim desenhar. (D) Reserve uma entrada para mim assistir ao filme. (E) Meu primo emprestou uma caneta para mim escrever. So Paulo, 11 de abril de 2007. Ao Jornal Dirio Rua Baro de Cotegipe, 222 00100-010 So Paulo SP Prezados Senhores, Em maio de 2007, a empresa vai promover dois cursos para profissionais na rea de redao. Solicitamos sua especial gentileza no sentido de divulg-lo em seu prestigiado jornal. Informaes mais detalhadas podem ser obtidas no folheto que enviamos anexo. Agradecemos sua colaborao e colocamo-nos disposio para os esclarecimentos que se fizerem necessrios. Atenciosamente, Elsia Bora Coordenadora do Departamento de Cursos Rua Baro de Tatu, 1010 Fone/Fax 55666655 So Paulo 04050-040 SP

O texto acima (A) uma ata. (B) um bilhete. (C) um relatrio. (D) uma procurao. (E) uma carta comercial. 30. Na frase "Talvez possamos dar um jeito nisso", classifica-se como advrbio a palavra (A) dar. (B) jeito. (C) um. (D) Talvez. (E) possamos.

You might also like