You are on page 1of 5

CONCORDNCIA VERBAL

REGRA GERAL
O verbo concorda com o sujeito em nmero e pessoa. O tcnico escalou o time. Os tcnicos escalaram os times.

CASOS ESPECIAIS

Sujeito Composto

anteposto: verbo no plural. posposto: verbo concorda com o mais prximo ou fica no plural. de pessoas diferentes: verbo no plural da pessoa predominante. com ncleos em correlao: verbo concorda com o mais prximo ou fica no plural. ligado por COM: verbo concorda com o antecedente do COM ou vai para o plural. ligado por NEM: verbo no plural e, s vezes, no singular. ligado por OU: verbo no singular ou plural, dependendo do valor do OU.

Exemplos: O tcnico e os jogadores chegaram ontem a So Paulo. Chegou(aram) ontem o tcnico e os jogadores. Eu, voc e os alunos iremos ao museu. Tu, ela e os peregrinos visitareis o santurio. O cientista assim como o mdico pesquisa(m) a causa do mal. O professor, com os alunos, resolveu o problema.
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

O maestro com a orquestra executaram a pea clssica. Nem Paulo nem Maria conquistaram a simpatia de Catifunda. Valdir ou Leo ser o goleiro titular. Joo ou Maria resolveram o problema. O policial ou os policiais prenderam o perigoso assassino.

Sujeito constitudo por: a) um e outro, nem um nem outro: verbo no singular ou plural. b) um ou outro: verbo no singular. c) expresses partitivas seguidas de nome plural: verbo no singular ou plural. d) coletivo geral: verbo no singular. e) expresses que indicam quantidade aproximada seguida de numeral: verbo concorda com o substantivo. f) pronomes (indefinidos ou interrogativos) seguidos de pronome: verbo no singular ou plural. g) palavra QUE: verbo concorda com o antecedente. h) palavra QUEM: verbo na 3 pessoa do singular. i) um dos que: verbo no singular ou plural. j) palavras sinnimas: verbo concorda com o mais prximo ou fica no plural.

Exemplos: Um e outro mdico descobriu(ram) a cura do mal. Nem um nem outro problema propostos foi(ram) resolvido(s). A maioria dos candidatos conseguiu(iram) aprovao. Mais de um jogador foi elogiado pela crnica esportiva. Cerca de dez jogadores participaram da briga. O povo escolher seu governante em 15 de novembro.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

Qual de ns ser escolhido? Poucos dentre eles sero chamados pelo Exrcito. Alguns de ns seremos eleitos. Hoje sou eu que fao o discurso. Amanh sero eles quem resolver o problema. Foi um dos alunos desta classe que resolveu o problemas. Seu filho foi um dos que chegaram tarde. A tica ou a Moral preocupa-se com o comportamento humano.

Verbo + partcula SE

SE = pronome apassivador: verbo concorda com o sujeito paciente. Viam-se ao longe as primeiras casas. Ofereceu-se um grande prmio ao vencedor da corrida.

SE = ndice de indeterminao do sujeito: verbo sempre na 3 pessoa do singular. Necessitava-se naqueles dias de novas idias. Estava-se muito feliz com o resultado dos jogos. Morria-se de tdio durante o inverno.

Verbos impessoais Verbos que indicam fenmenos; verbo haver indicando existncia ou tempo; verbo fazer, ir, indicando tempo: ficam sempre na 3 pessoa do singular. Durante o inverno, nevava muito. Ainda havia muitos candidatos para a Universidade. Ontem fez dez anos que ela se foi.
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

Vai para dez meses que tudo terminou.

Verbo SER a) indicando tempo, distncia: concorda com o predicativo. Hoje dia 3 de outubro, pois ontem foram 2 e o amanh sero 4. Daqui at Jardinpolis so 316 quilmetros.

b) com sujeito que indica quantidade e predicativo que indica suficincia, excesso: concorda com o predicativo. Dez feijoadas era muito para ela. Vinte milhes era muito por aquela casa.

c) com sujeito e predicativo do sujeito: concorda com o que prevalecer. O homem sempre foi suas idias. Santo Antnio era as esperanas da solteirona. O problema eram os mveis. Hoje, tudo so alegrias eternas. Mulheres discretas coisa rara. A Ptria no ningum; somos todos ns.

Verbo DAR Verbo dar (bater e soar) + hora(s): concorda com o sujeito. Deram duas horas no relgio do campanrio. Deu duas horas o relgio do alto da montanha.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

Verbo PARECER Verbo parecer + infinitivo: flexiona-se um dos dois. Os cientistas pareciam procurar grandes segredos. Os cientistas parecia procurarem grandes segredos.

Sujeito = nome prprio plural.

a) com artigo singular ou sem artigo: verbo no singular. O Amazonas desgua no Atlntico. Minas Gerais exporta minrios.

b) com artigo plural: verbo no plural. Os Estados Unidos enviaram tropas zona de conflito. Os Lusadas narram as conquistas portuguesas.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

You might also like