You are on page 1of 9

PLANO DA VALIDADE DO NEGCIO JURDICO

- O artigo 104 do Cdigo Civil enumera os pressupostos legais de validade do negcio jurdico.

a) agente capaz; b) objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; c) forma prescrita ou no defesa em lei.

Art. 104, Cdigo Civil. A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - forma prescrita ou no defesa em lei.

Obs.: A doutrina afirma que o rol do artigo 104 do Cdigo Civil insuficiente, lacunoso e impreciso.

Pablo Stolze traz os seguintes pressupostos gerais de validade do negcio jurdico.

a) manifestao de vontade livre e de boa-f; b) agente emissor da vontade capaz e legitimado para o negcio; c) objeto lcito, possvel e determinado (ou determinvel) d) forma adequada (livre ou legalmente prevista)

MANIFESTAO DE VONTADE LIVRE E DE BOA-F

- A manifestao de vontade h que ser livre e no estar impregnada de malcia.

- Vcios do negcio jurdico atingem a liberdade de manifestao da vontade ou da boa-f. Desta forma, o ordenamento jurdico comina pena de nulidade ou anulabilidade, para os negcios jurdicos portadores destes defeitos.

- Vcios do negcio jurdico: erro, dolo, coao, leso, simulao, estado de perigo e fraude contra credores.

- Para que se tenha uma manifestao de vontade vlida, devem-se observar os seguintes princpios:

a) Princpio da autonomia privada;

Este princpio est ligado noo de liberdade negocial. A declarao deve conter a livre manifestao da vontade humana.

b) Princpio da boa-f

A atuao da autonomia da vontade no pode mais ser considerada irrestrita, devendo respeitar o ordenamento e seus princpios tutelares.

Art. 113, Cdigo Civil. Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao.

Trata-se da boa-f objetiva. Obs.: Reserva mental artigo 110 do Cdigo Civil

-Art. 110, Cdigo Civil. A manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento.

-Ocorrer a reserva mental quando um dos declarantes oculta a sua verdadeira inteno, ou seja, quando no quer um efeito jurdico que declara querer.

- Reserva mental a emisso de uma declarao no querida em seu contedo, tampouco em seu resultado, tendo por nico objetivo enganar o declaratrio. (Nelson Nery)

- Caso, a outra parte no saiba da reserva, o ato subsiste e produz os efeitos que o declarante no desejava.

- A reserva mental desconhecida da outra parte irrelevante para o direito. Considera-se somente o que foi declarado.

- A reserva na verdade o que se passa na mente do declarante e que no coincide com a manifestao feita por este.

- A reserva mental conhecida da outra parte no torna nula a declarao de vontade; esta inexiste, e, em conseqncia, no se forma o negcio jurdico. Ou seja, configura-se ausncia de vontade e, consequentemente, de inexistncia do negcio jurdico.

AGENTE EMISSOR DA VONTADE CAPAZ E LEGITIMADO PARA O NEGCIO

- preciso ainda que no este circunstancialmente impedido de celebrar o ato no obstante goze de plena capacidade.

- necessrio, portanto, haver legitimidade.

- Impedimento- falta de legitimidade para a prtica de um ato especfico.

- Art. 105, Cdigo Civil. A incapacidade relativa de uma das partes no pode ser invocada pela outra em benefcio prprio, nem aproveita aos co-interessados capazes, salvo se, neste caso, for indivisvel o objeto do direito ou da obrigao comum.

Trata-se da hiptese de as partes serem, de um lado, pessoa capaz, e de outro, simultaneamente, um capaz e um relativamente incapaz, s este poder anular parcialmente o ato, s a ele aproveitando a anulao, salvo se indivisvel o objeto.

Representao

- A representao a atuao jurdica em nome de outrem.

- a forma de manifestao de vontade do representado atravs do representante.

- Pode nascer da lei ou do contrato.

Art. 115, Cdigo Civil. Os poderes de representao conferem-se por lei ou pelo interessado.

- Portanto, a representao pode ser: a) legal; b) convencional ou voluntria;

- Art. 116, Cdigo Civil. A manifestao de vontade pelo representante, nos limites de seus poderes, produz efeitos em relao ao representado.

- O representante atua em nome do representado, vinculando-o a terceiros com quem tratar.

- O representante deve agir na conformidade dos poderes recebidos.

- Caso ultrapasse os limites ora conferidos, pode ser responsabilizado pelos atos que assim praticar.

- Art. 118, Cdigo Civil. O representante obrigado a provar s pessoas, com quem tratar em nome do representado, a sua qualidade e a extenso de seus poderes, sob pena de, no o fazendo, responder pelos atos que a estes excederem.

- Art. 119, Cdigo Civil. anulvel o negcio concludo pelo representante em conflito de
interesses com o representado, se tal fato era ou devia ser do conhecimento de quem com aquele tratou.

Pargrafo nico. de cento e oitenta dias, a contar da concluso do negcio ou da cessao da incapacidade, o prazo de decadncia para pleitear-se a anulao prevista neste artigo.

- Art. 117, Cdigo Civil. Salvo se o permitir a lei ou o representado, anulvel o negcio jurdico que o representante, no seu interesse ou por conta de outrem, celebrar consigo mesmo.

Pargrafo nico. Para esse efeito, tem-se como celebrado pelo representante o negcio realizado por aquele em quem os poderes houverem sido substabelecidos.

a figura do contrato consigo mesmo ou autocontratao.

Ambas as partes se manifestam por meio do mesmo representante, configurando-se ento a situao de dupla representao.

Pode ocorrer ainda que o representante seja a outra parte no negcio jurdico celebrado, exercendo neste caso dois papis distintos: participando de sua formao como representante, atuando em nome do dono do negcio e como contratante, por si mesmo.

O que importante destacar, portanto, dentro dos limites da proposta deste captulo que o contrato consigo mesmo, enquanto manifestao de uma representao, em uma interpretao a contrario sensu do dispositivo legal, aceitvel, desde que permitida legalmente para a modalidade contratual adotada, ou omissa a norma legal, se houver manifestao de vontade do representado, nica acepo possvel de se interpretar a meno a permitir... o interessado.

Obs.: de se prever que, malgrado a omisso do novo Cdigo, a jurisprudncia continuar exigindo a ausncia do conflito de interesses, como condio de admissibilidade do contrato consigo mesmo, como vem ocorrendo.

O pargrafo nico do art. 117 do Cdigo Civil refere-se a mais uma forma de contrato consigo mesmo. Ocorrer tal hiptese quando o prprio representante atua sozinho

declarando duas vontades, mas por meio de terceira pessoa, substabelecendo-a para futuramente celebrar negcio com o antigo representante.

- Art. 120, Cdigo Civil. Os requisitos e os efeitos da representao legal so os estabelecidos nas normas respectivas; os da representao voluntria so os da Parte Especial deste Cdigo.

OBJETO LCITO, POSSVEL E DETERMINADO (OU DETERMINVEL)

O objeto do negcio jurdico h que ser:

a) lcito;

A licitude traduz a idia de estar o objeto dentro do campo de permissibilidade normativa, o que significa dizer no ser proibido pelo direito e pela moral.

Fixa-se uma premissa de que h uma sinonmia entre a licitude e a possibilidade jurdica do objeto.

Ex.: contrato de prestao de servios que tenha por objeto o cometimento de um crime; um contrato de prestaes de servios sexuais; no se admite que um particular celebre uma compra e venda que tenha por objeto um bem de uso comum do povo.

b) possvel (fsica e juridicamente);

O objeto deve respeitar as leis naturais.

fisicamente impossvel a alienao de um imvel situado na lua.

Obs.: A referida impossibilidade s invalida o negcio se for absoluta, uma vez que, se relativa, permite, em tese a realizao por terceiros, s custas do devedor. Ex.: prestao de um servio de limpeza de tubulao, contratado junto a uma empresa especializada, se o

encanador que deveria comparecer casa do cliente acidentar-se, no havendo sido a obrigao pactuada intuitu personae, a impossibilidade ser meramente relativa.

c) determinado ou determinvel.

Art. 106, Cdigo Civil. A impossibilidade inicial do objeto no invalida o negcio jurdico se for relativa, ou se cessar antes de realizada a condio a que ele estiver subordinado.

FORMA ADEQUADA (LIVRE OU LEGALMENTE PRESCRITA)

- Forma adequada = forma prescrita ou no defesa em lei.

Art. 107, Cdigo Civil. A validade da declarao de vontade no depender de forma especial, seno quando a lei expressamente a exigir.

Observa-se que os negcios jurdicos, como regra geral, podem ser realizados de acordo com a convenincia da forma preferida pelas partes. Ou seja, a forma, em regra, livre.

Art. 108, Cdigo Civil. No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas. Forma nica aquela que, por lei, no pode ser preterida por outra.

Assim, para um negcio jurdico, que vise constituir, transferir, modificar ou renunciar direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas, exige-se que ele se efetive mediante escritura pblica, sob pena de invalidade, desde que inscrita em registro competente, para dar-lhe publicidade e oponibilidade contra terceiro.

Art. 109, Cdigo Civil. No negcio jurdico celebrado com a clusula de no valer sem instrumento pblico, este da substncia do ato.

Previso contratual de forma especial.

a forma convencionada pelas partes.

A emisso da vontade dotada de poder criador, assim sendo, se houver clusula negocial estipulando a invalidade do negcio jurdico, se ele no se fizer por meio de escritura pblica, esta passar a ser de sua substncia. Logo, tal declarao de vontade somente ter eficcia jurdica se o ato negocial revestir a forma prescrita contratualmente.

Assim, os contratantes podem mediante conveno determinar que o instrumento pblico torne-se necessrio para a validade do negcio.

DEFEITOS DO NEGCIO JURDICO

So os vcios que impedem que seja a vontade declarada livre e de boa-f, prejudicando, por conseguinte, a validade do negcio jurdico.

Os defeitos dos negcios jurdicos se classificam em vcios de consentimento e vcios sociais. Vcios de consentimento so aqueles em que a vontade no expressada de maneira absolutamente livre. So eles:

a) Erro; b) Dolo; c) Coao; d) Leso; e) Estado de perigo. Vcios sociais a vontade manifestada no tem, na realidade, a inteno pura e de boa-f que enuncia. So eles:

a) Simulao; b) Fraude contra credores.

ERRO

a falsa percepo da realidade. um engano ftico, uma falsa noo, em relao a uma pessoa, ao objeto do negcio ou a um direito, que acomete a vontade de uma das partes que celebrou o negcio jurdico.

You might also like