You are on page 1of 5

GLOBALIZAO

Desenvolvimento no rima necessariamente com crescimento


A busca de um crescimento econmico infinito no compatvel com a manuteno dos equilbrios naturais e nem sempre resolve os problemas sociais. Mas no se deve perder de vista que o conceito de desenvolvimento muito mais amplo do que o faz supor o capitalismo Jean-Marie Harribey O "desenvolvimento durvel" ou "sustentvel", doutrina oficial das Naes Unidas, visto como garantia do bem estar das geraes presentes sem comprometer o das geraes futuras. uma tbua de salvao qual se apegam todos os governos ardentes partidrios e provedores da agricultura intensiva, os chefes das empresas multinacionais esbanjando os recursos naturais, derramando sem vergonha no meio ambiente seus dejetos e fretando barcos-lixeiras, as organizaes nogovernamentais no sabendo mais o que fazer e a maior parte dos economistas sendo pegos em flagrante delito de ignorncia dos determinantes naturais. No entanto, o programa do desenvovimento durvel est manchado por um vcio fundamental: a busca de um crescimento econmico infinito se supe compatvel com a manuteno dos equilbrios naturais e a resoluo dos problemas sociais. "O que precisamos de uma nova era do crescimento, um crescimento vigoroso e, ao mesmo tempo, socialmente e ambientalmente sustentvel1", enunciava o relatrio Brundtland. Ora, este postulado est fundamentado sobre duas afirmaes muito frgeis. A primeira de ordem ecolgica: o crescimento poderia seguir seu curso porque a quantidade de recursos naturais necessria por unidade produzida diminui com o progresso tcnico. Poderamos ento produzir sempre mais, com menos matrias-primas e energia. Ora, a queda da intensidade do uso de recursos naturais infelizmente mais do que compensada pelo aumento geral da produo; a puno sobre os recursos e a poluio continuam assim a aumentar, como reconhece o relatrio do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD): "No mundo todo, os processos de produo se tornaram mais econmicos em energia h alguns anos. No entanto, dado o aumento dos volumes produzidos, estes progressos so claramente insuficientes para reduzir as emisses de dixido de carbono em escala mundial" 2. A Agncia Internacional de Energia (AIE) se alarma com a desacelerao dos progressos conseguidos em matria de intensidade energtica3: entre 1973 e 1982, ela havia diminudo em mdia 2,5% por ano nos pases representados na AIE, depois apenas de 1,5% por ano de 1983 a 1990 e de 0,7% por ano desde 19914.

A desigualdade inerente ao capitalismo


A segunda afirmao contestvel est no plano social: o crescimento econmico seria capaz de reduzir a pobreza e as desigualdades e de reforar a coeso social. Ora, o crescimento capitalista necessariamente desigual e destrutivo, na mesma medida em que criador, alimentando-se das desigualdades para suscitar ininterrruptamente frustraes e novas necessidades. H quarenta anos, apesar do considervel crescimento da riqueza produzida no mundo, as desigualdades explodiram: o abismo entre os 20% mais pobres e os 20% mais ricos era de 1 para 30 em 1960, e hoje de 1 para 80. Isto no surpreendente: a passagem para um regime de acumulao financeira provoca uma deformao dos mecanismos de repartio do valor produzido. De fato, a elevao das exigncias de remunerao das classes capitalistas, principalmente pelo vis da alta dos dividendos, condena a parte do valor adicional atribuido aos salrios a decrescer, tanto na forma de salrios diretos quanto de benefcios sociais. O prprio Banco Mundial confessa que o objetivo da diviso por dois do nmero de pessoas que vivem na pobreza absoluta at 2015 no ser atingido5: mais de 1,1 bilho vive ainda com o equivalente a menos de um dlar por dia. O ltimo relatrio da Conferncia das Naes Unidas sobre o Comrcio e o Desenvolvimento (Cnuced) estabeleceu que os pases pobres menos abertos mundializao so os que mais progrediram em termos de renda por habitante, ao contrrio dos pases mais abertos vtimas de extraverso6.

Incapacidade paradigmtica
A incapacidade de se pensar o futuro fora do paradigma do crescimento econmico permanente constitui sem dvida a falha principal do discurso oficial sobre o desenvolvimento durvel. Apesar ds desgastes sociais e ecolgicos, o crescimento, do qual nenhuma autoridade poltica ou econmica quer dissociar o desenvolvimento, funciona como uma droga pesada. Quando ela est presente, mantida a iluso de que ela pode resolver os problemas que na maior parte das vezes ela origina e que assim, quanto mais forte a dose, melhor o corpo social vai se portar. Quando est ausente, a falta aparece e se revela mais dolorosa na medida em que nenhuma desintoxicao foi prevista. Tambm, por trs da "anemia" atual do crescimento se esconde a "anomia7 " crescente nas sociedades minadas pelo capitalismo liberal. Ele se mostra incapaz de indicar um sentido vida em sociedade alm do consumismo, do desperdcio, do saque dos recursos naturais e da renda oriunda da atividade econmica, com, no fim das contas, aumento das desigualdades. Era premonitrio o primeiro captulo do "Capital" de Marx, criticando a mercadoria: o crescimento se torna este novo pio dos povos, cujas referncias culturais e as solidariedades coletivas so despedaadas para que eles se precipitem no abismo sem fundo da "mercadorizao". O dogma dominante bem traduzido por Jacques Attali que, bom profeta, acredita entrever no incio de 2004: "uma agenda de crescimento fabulosa" que apenas "fatores no-econmicos, por exemplo um ressurgimento do SRAS8" poderiam fazer fracassar. Para todos os idelogos do crescimento tomados pela cegueira, a ecologia que significa levar em conta as relaes do ser humano com a natureza no existe: a atividade econmica se efetua in abstracto, fora da biosfera.

A idia do "decrescimento"
fazer pouco caso do carter entrpico9 das atividades econmicas. Ainda que a Terra seja um sistema aberto recebendo luz solar, ela forma um conjunto no interior do qual o homem no pode ultrapassar os limites de seus recursos e de seu espao. Ora, o impacto ecolgico, ou seja, a superfcie necessria para receber todas as atividades humanas sem destruir os equilbrios ecolgicos, j atinge 120% do planeta e, levando-se em conta as grandes disparidades do desenvolvimento, quatro ou cinco planetas seriam necessrios se toda a populao mundial consumisse e produzisse tantos dejetos quanto os habitantes dos Estados Unidos10. Nestas condies, a idia de "decrescimento" lanada por Nicholas Georgescu-Roegen11 encontra eco favorvel no seio de uma parte dos ecologistas e dos altermundialists. Levando mais longe a projeo terica, alguns autores pregam a renncia ao desenvolvimento, j que este no poderia ser dissociado de um crescimento mortfero. Eles recusam qualquer qualificativo que vise reabilitar o desenvolvimento que ns conhecemos seja humano, durvel ou sustentvel pois ele no pode acontecer de maneira diferente do que j ocorreu at aqui, a saber, o vetor da dominao ocidental sobre o mundo. Assim, Gilbert Rist denuncia o desenvolvimento como sendo uma palavra fetiche 12; e Serge Latouche condena o desenvolvimento durvel por ser um oxmoro 13. Por que, j que ns criticamos, como eles, o produtivismo implicado pelo reino da produo de mercado, esta recusa do desenvolvimento no nos convence ?

Necessidades essenciais
No plano poltico, no justo ordenar uniformemente o decrescimento queles que transbordam de bens e queles que tm falta do essencial. As populaes pobres tm direito a um tempo de crescimento econmico e a idia de que a extrema pobreza remete a uma simples projeo dos valores ocidentais ou a um puro imaginrio inaceitvel. Seria preciso construir escolas para suprimir o analfabetismo e centros de sade para permitir a todas as populaes que se tratassem e seria preciso criar redes para levar gua potvel a todo lugar e para todos. ento perfeitamente legtimo continuar a chamar de desenvolviemnto a possibilidade para todos os habitantes da Terra de ter acesso gua potvel, a uma alimentao equilibrada, sade, educao e democracia. Definir as necessidades essenciais como direitos universais no equivale a endossar a dominao da cultura ocidental, nem aderir ao credo liberal dos direitos naturais como o da propriedade privada. Com

efeito, os direitos universais so uma construo social que resulta de um projeto poltico de emancipao permitindo a um novo imaginrio de se instalar sem que se reduza ao "imaginrio universalista dos direitos naturais" que criticava Cornelius Castoriadis14. Por outro lado, no racional opor ao crescimento econmico elevado ao grau de objetivo em si pelo capitalismo, o decrescimento, ele mesmo erigido como objetivo em si pelos anti-desenvolvimentistas15. De fato, trata-se de escolhas simtricas: o crescimento tenta fazer a produo tender ao infinito e o decrescimento s pode, pela lgica, faz-la tender a zero se no houver nenhum limite.

Crescimento pelo crescimento


O principal terico do decrescimento na Frana, Serge Latouche, parece estar consciente disso quando escreve: "A palavra de ordem do decrescimento tem por objeto principal marcar fortemente o abandono do objetivo insano do crescimento pelo crescimento, objetivo cujo motor a busca desenfreada do lucro para os detentores do capital. Evidentemente, ela no visa o desmoronamento caricatural que consistiria em pregar o decrescimento pelo decrescimento. Em particular, o decrescimento no o crescimento negativo, expresso antinmica e absurda que traduz bem a dominao do imaginrio do crescimento" 17...". Mas subsiste uma terrvel ambigidade: as populaes pobres podem aumentar sua produo, ou ser que as sociedades de no crescimento devem permanecer pobres ?

As relaes de foras sociais


Os anti-desenvolvimentistas atribuem o fracasso das estratgias do desenvolviemnto ao vcio supostamente fundamental de qualquer desenvolvimento e nunca s relaes de foras sociais que, por exemplo, impedem os camponeses de terem acesso terra em razo de estruturas fundirias desiguais. Da o elogio sem nuance da economia informal, esquecendo que esta ltima vive freqentemente sobre os restos da economia oficial. E da a definio da sada do desenvolvimento como sada da economia porque ela no poderia ser diferente daquela construda pelo capitalismo. A racionalidade da "economia", no sentido em que se economiza os esforos do homem no trabalho e os recursos naturais utilizados para produzir, colocada sobre o mesmo plano da racionalidade da rentabilidade, ou seja, do lucro. Qualquer melhora da produtividade do trabalho se encontra assim assimilada do produtivismo. Em suma, nos dito que a coisa econmica no existiria fora do imaginrio ocidental que a criou, sob pretexto de que certas culturas no conhecem as palavras "economia", "desenvolvimento", cujo uso nos familiar. Mas se as palavras no esto l, a realidade material, ou seja, a produo dos meios de existncia, est. A produo uma categoria antropolgica, mesmo se o contexto e as relaes nas quais ela realizada so sociais. resultado desta confuso que torna a fazer do capitalismo um dado universal e no histrico, lembrando curiosamente o dogma liberal uma incapacidade de pensar simultaneamente a crtica do produtivismo e a do capitalismo: apenas a primeira levada em frente, mas sem estar ligada das relaes sociais dominantes. Querer ento "sair da economia18" com a pretenso de reinserir "o econmico no social19" no mnimo curioso.

Impostura da lgica liberal


No plano terico, ou se considera que existe uma diferena entre crescimento e desenvolvimento, ou se v nos dois fenmenos uma mesma lgica de extenso perptua condizindo ao impasse. A segunda posio facilmente identificvel j que a dos partidrios do decrescimento que so ao mesmo tempo anti-desenvolvimentistas; mas a primeira posio reivindicada tanto pelos economistas liberais quanto pelos anti-liberais. Os liberais afirmam perseguir objetivos qualitativos no se reduzindo ao crescimento material, sobretudo desde o fracasso social dos planos de ajuste estrutural do FMI e do Banco Mundial. Mas esta distino entre crescimento (quantitativo) e desenvolvimento (qualitativo) representa uma impostura na lgica liberal, j que o crescimento considerado como uma condio necessria e suficiente do desenvolvimento, e de ampliao eternamento possvel. De

sua parte, tendo em vista os estragos sociais e ecolgicos de um modo de desenvolvimento que parece indissociavelmente ligado ao crescimento, os economistas anti-liberais, oriundos do marxismo, do estruturalismo, ou do terceiro-mundismo dos anos 60 e 70, tm bastante dificuldade em fazer com que se possa distinguir as duas noes. Os adversrios de qualquer desenvolvimento tm ento facilidade em recusar crescimento e desenvolvimento, negando qualquer possibilidade de dissoci-los.

Distino concentual
Podemos ultrapassar esta contradio? O capitalismo tem interesse em fazer acreditar que crescimento e desenvolvimento esto sempre juntos, sendo que a melhora do bem-estar humano s pode acontecer com o crescimento perptuo da quantidade de mercadorias. Devemos ento fundar para o futuro porque, hoje, ela no existe de fato uma distino radical entre os dois conceitos: a melhora do bem-estar e a satisfao das potencialidades humanas se realizando fora da triha do crescimento infinito das quantidades produzidas e consumidas, fora da trilha da mercadoria e do valor de troca20, mas sobre o do valor de uso e da qualidade do tecido social que pode nascer sua volta. A palavra de ordem do decrescimento, se fosse aplicada indistintamente para todos os povos ou para todo tipo de produo, seria injusta e inoperante. Primeiro porque o capitalismo nos impe atualmente um certo decrescimento, principalmente o dos bens e servios dos quais teramos mais necessidade socialmente: transportes coletivos, sade, educao, auxlio aos idosos etc. Em seguida, porque toda produo no necessariamente poluente ou degradante. O PIB, avaliado monetariamente, marca o crescimento das atividades de servios mesmo os no mercadolgicos cuja presso sobre os ecossistemas no em geral comparvel da indstria e da agricultura. A natureza do crescimento importa ento ao menos tanto quanto sua amplitude. A urgente necessidade de diminuir o impacto ecolgico no implica no decrescimento de todas as produes sem distino entre elas e nem entre seus destinatrios.

Desenvolvimento emancipador
A utilizao planetria dos recursos deve ser organizada de tal maneira que os pases pobres possam dar partida no crescimento necessrio satisfao de suas necessidades essenciais e que os mais ricos se tornem econmicos. No que diz respeito aos pases pobres, qualquer modelo que lhes fosse imposto s poderia ser destrutor de suas razes culturais e constituiria num obstculo a um desenvolvimento realmente emancipador. Nos pases ricos, convm pensar as polticas em funo da transio para garantir o desligamento progressivo do crescimento do desenvolvimento. Isto no passa por um decrescimento cego, inaceitvel para a maioria dos cidados, mas por uma desacelerao dirigida, objetiva, que permita desencadear a transformao dos processos produtivos e tambm a das representaes culturais: a desacelerao do crescimento como primeira etapa antes de visar o decrescimento seletivo, comeando pelo das atividades nocivas, para uma economia reorientada para a qualidade dos produtos e dos servios coletivos, uma repartio primria de rendas mais igualitria e uma diminuio regular do tempo de trabalho na medida em que aumentam os ganhos de produtividade, nica maneira de promover o emprego fora do crescimento. Sabendo que todo questionamento do modelo de desenvolviemento atual s realista sob a condio de colocar em questo simultaneamente as relaes sociais capitalistas que so seu suporte21. Definir o desenvolvimento como a evoluo de uma sociedade que utilizaria seus ganhos de produtividade no para aumentar indefinidamente uma produo geradora de poluies, degradaes do ambiente, insatisfaes, desejos recalcados, desigualdades e injustias, mas para diminuir o trabalho de todos partilhando mais equitativamente as rendas das atividades, no constitui um passo para trs em relao crtica do desenvolvimento atual. Isto no condena a permanecer no interior do paradigma utilitarista, com a condio de que os ganhos em produtividade sejam obtidos sem degradar nem as condies de trabalho, nem a natureza. A partir do momento em que se admite que a humanidade no retornar jamais ao pr-desenvolvimento e que, com isso, os ganhos de produtividade existem e existiro, sua utilizao deve ser pensada e tornada compatvel com a reproduo dos sistemas vivos. Pode-se propor a hiptese de que a diminuio do tempo de trabalho pode contribuir para livrar nosso imaginrio do fantasma de ter sempre mais para estar melhor e que a extenso dos servios coletivos, da proteo social e da cultura subtrados do apetite do capital fonte de uma riqueza

incomensurvel. Por trs da questo do desenvolvimento esto em jogo as finalidades do trabalho e portanto o caminho para uma sociedade econmica e solidria. (Trad.: Fbio de Castro) 1 - Ibid., p. XXIII. 2 - Relatrio mundial sobre o desenvolvimento humano 2002, De Boeck, 2002, Bruxelas, p. 28. 3 - A intensidade energtica (e mais geralmente a intensidade em recursos naturais) da produo a quantidade de energia (ou de recursos naturais) necessria para produzir um euro de PIB. 4 - AIE, Oil crises and climate challenges: 30 years of energy use in IEA countries, 2004, http://www.iea.org. 5 - Declarao de seu presidente Jim Wolfensohn, citada por Babette Stern, Os objetivos de reduo da pobreza no sero atingidos, Le Monde, 24 de abril de 2004. 6 - Cnuced, Relatrio sobre os pases menos avanados, 2004, citado por Babette Stern, Nos pases menos avanados, a liberalizao comercial no suficiente para reduzir a pobreza, Le Monde, 29 de maio de 2004. 7 - Durkheim definia a anomia como a ausncia ou o desaparecimento dos valores comunitrios et das regras sociais. 8 - Jacques Attali, Uma agenda do crescimento fabuloso, Le Monde, 4 e 5 de janeiro de 2004. 9 - A entropia designa a degradao da energia. 10 - Redefining Progress, http://www.rprogress.org. 11 - Nicholas Georgescu-Roegen, O decrescimento: Entropia-Ecologia-Economia Sang de la terre, Paris, 1995. 12 - Gilbert Rist, O desenvolvimento: a violncia simblica de uma crena, in Christian Comeliau (dir.), Confundamos para o futuro, Contribuies ao debate sobre as alternativas, Les Nouveaux Cahiers de lIUED, Genebra, n 14, PUF, Paris, 2003, p. 147. 13 - Serge Latouche, As miragens da ocidentalizao do mundo: Acabar, de uma vez por todas, com o desenvolvimento, Le Monde diplomatique, maio de 2001. Um oxmoro a justaposio de dois termos contraditrios. 14 - Cornlius Castoriadis, O mundo fragmentado, As encruzilhadas do labirinto 3, Seuil, Paris, 1990, p. 193. 15 - Silence, Objetivo decrescimento, Rumo a uma sociedade harmoniosa, Parangon, Paris, 2003. 16 - Serge Latouche, preciso jogar fora o beb, em vez da gua do banho, in Christian Comeliau (dir.), op. cit. , p. 127. 17 - Serge Latouche, Por uma sociedade do decrescimento, Le Monde diplomatique, novembro de 2003, nota 11. 18 - Serge Latouche, Justia sem limites, O desafio da tica numa econimia mundializada. Fayard, Paris, 2003, p. 275. 19 - Serge Latouche, Justia sem limites, op. cit. , p. 278. 20 - O valor de uso a utilidade de um bem ou servio, noo qualitativa no mensurvel e no redutvel a um valor de troca monetria. Esta ltima a relao na qual duas mercadorias sero trocadas entre elas pelo vis da moeda. Sublinhar esta distino significa a recusa de que tudo seja colocado em termos de mercado. 21 - A economia econmica, O desenvolvimento sustentvel pela reduo do tempo de trabalho, LHarmattan, Paris, 1997; A demncia senil do capital, Fragmentos da economia, Ed. du Passant, Bgles, 2e d., 2004.

You might also like