You are on page 1of 28

DEFINIO E OBJETO DA ECONOMIA

A Sociedade na sua formao necessita de variveis que compe a sua formao, economicamente, encontramos duas variveis bsicas: Necessidades individuais: que satisfazem os indivduos isoladamente para garantir sua sobrevivncia. Ex. roupa, calado, casa etc... e os alimentos, o ar, a gua etc. (de natureza biolgica, necessrias a sobrevivncia); Necessidades coletivas: que satisfazem a sociedade como um todo, decorrentes da vida gregria. Ex. transporte coletivo, educao etc... Estas necessidades so atendidas pelos Bens e Servios Econmicos, que compe em seu conjunto a Produo Econmica, que obtida com a combinao dos equipamentos, trabalho, capital, tecnologia etc., que so denominados Fatores de Produo e que se agrupam tradicionalmente, em trs itens: Trabalho + Capital + Recursos Naturais Trabalho + Capital + Recurso Natural

No entanto, na atualidade, pode-se considerar a Tecnologia como um Fator de Produo, por sua insero na atividade econmica atravs da robotizao, da ciberntica etc... que vieram alterar o perfil tradicional dos Fatores de Produo. Graficamente, os Fatores de Produo tradicional podem ser apresentados da seguinte forma:

Trabalho + Capital + Recurso Natural = Bens e Servios

De posse desses elementos, podemos definir economia como sendo um processo que combina Fatores de Produo para criar Bens e Servios. Entretanto o ramo do conhecimento humano que estabelece as leis que regem a produo, a distribuio, o consumo e a circulao de bens e servios para a sociedade.

Uma boa parte desses Bens e Servios consumida, mas h outra parte que no , permanecendo por muito tempo entre as pessoas. Os bens que permanecem ao longo do tempo, entre as pessoas, introduzem um novo conceito, o de Riqueza. A riqueza de um pas, num determinado momento, formada pelos fatores de produo disponveis, pelos bens que esto sendo produzidos e pelos que j foram produzidos, mas ainda no desapareceram. A riqueza compe-se, ainda de elementos como: A populao do pas (fator trabalho); A terra, as reservas minerais etc. (recurso natural); As estradas; As redes de energia etc...

Os elementos que participam do processo econmico e so representados por pessoas fsicas ou jurdicas que desenvolvem diferentes papis na economia, que so: O consumidor: que adquire bens e servios; O empresrio: que organiza os fatores de produo; O trabalhador: que vende sua fora de trabalho um fator de produo; A empresa: que combina os fatores de produo para produzir bens e servios.

ASPECTOS DEMOGRFICOS DO BRASIL


So as pessoas que organizam e executam a produo econmica e, conseqentemente, essa produo satisfaz as necessidades dessas pessoas pela produo dos bens e servios que elas necessitam. A Demografia a cincia que estuda o estado, o movimento, o desenvolvimento das populaes e os fenmenos demogrficos. O trabalho o Recurso Natural onde encontra inserida a populao, que oferece fsica e mentalmente sua contribuio para a Produo Econmica.

Como fenmeno de produo a populao pode ser dividida, em: Populao dependente: aquela que no tem condio de oferecer fora de trabalho, seja porque ainda no tem idade, ou seja, porque j perdeu as condies. Compreende nesta faixa as crianas de 0 a 14 anos e os velhos com mais de 65 anos. Populao ativa: compreende as pessoas na faixa de 15 a 64 anos, que possuem condies de oferecer sua fora de trabalho para a produo. tambm denominada de Populao Produtiva e Populao Economicamente Ativa. Engloba a esta populao as pessoas que no exercem atividades no remuneradas, como as donas de casa e os estudantes.

A ECONOMIA COMO CINCIA


O conhecimento humano fruto do esforo e do trabalho dos indivduos ao longo do tempo. Os ramos do conhecimento humano, como a qumica, a fsica, a matemtica etc..., como conhecidos na atualidade, so cincias trabalhadas no passar do tempo. A Economia, como cincia, tambm tem sido objeto de estudo e de trabalho ao longo do tempo. Sendo que os primeiros registros de natureza econmicos, de quem se tm notcia data da Grcia antiga, filsofos gregos j incluam em seus escritos aspectos da economia da sociedade em que viviam. Ex: Aristteles (384-322 a.C.), considerado um dos primeiros pensadores econmicos. Sua obra denominada Poltica, utilizou tanto o mtodo dedutivo quanto o indutivo; o aparecimento da moeda inspirou discusso a respeito da crematstica natural ou economia domestica e da crematstica no natural ou economia mercantil; suas idias influenciaram nas doutrinas econmicas da Idade Mdia e em doutrinas mais recentes. Ao filosofo Xenofante, na Grcia antiga, atribuda a obra OikosNomos (governo da casa), sendo uma das primeiras obras de economia que se tem conhecimento.

Basicamente, so dois os mtodos de investigao cientifica, para a construo da Teoria Econmica: Mtodo dedutivo: investigao dos pressupostos gerais, para chegar ao fato isolado. Parte do conhecimento da realidade geral para chegar ao particular. Isto , do Geral para o Particular; Mtodo indutivo: segue o caminho inverso do anterior, pela observao do fato isolado da realidade, procura estabelecer princpios gerais para o entendimento do objeto de estudo. Isto , do Particular para o Geral. No entanto, ambos os mtodos podem ser utilizados paralelamente, no se excluem e podem ser usados nas diferentes fases do processo de investigao. No sculo XVIII, economistas ingleses usavam o mtodo dedutivo para o seu trabalho na formulao da Teoria Econmica, em razo de ser a sociedade seu objeto de estudo, um corpo complexo, onde a utilizao do mtodo indutivo exigia registros sistemticos do comportamento dos agentes econmicos estatisticamente confiveis, o que no era possvel naquela poca. No entanto a partir do sculo XIX, novos conceitos e tcnicas foram introduzidos para a elaborao da Teoria Econmica. A razovel disponibilidade de dados numricos sobre as atividades econmicas estimulou o uso da Matemtica e da Estatstica pelos economistas, com isto, surgiu a Econometria. Na atualidade com o avano tecnolgico, o sistema de informao, a ciberntica e a nova ordem global econmica, encontra-se em plena expanso empreendedora a Web-Economia, com regras e princpios reformuladores da Teoria Econmica do sculo XXI. A preocupao da economia esta estreitamente ligada ao comportamento humano, pois estuda a relao entre as pessoas em uma sociedade enquanto trabalham com o propsito definido, que a produo de bens e servios. No entanto um indivduo que estuda a economia de uma sociedade, depois de certo tempo tem condies de saber com certo grau de preciso como ocorre a produo, a distribuio e o consumo nesta sociedade. Esse mesmo indivduo pode julgar que a produo, a distribuio e o consumo nesta sociedade, no esta ocorrendo da maneira justa e correta.

A partir desses dois aspectos, da observao desse individuo, pode dividir a Teoria Econmica e em dois ramos: Economia positiva: o ramo da Teoria Econmica que se preocupa com a realidade como ela ; Economia normativa: o ramo que tem a preocupao voltada para como deveria ser a atividade econmica. Portanto, apesar do enfoque diferenciado entre os dois ramos, eles possuem um ponto em comum: Precisam estabelecer esquemas tericos que expliquem a realidade como ela , pois a interferncia e a modificao exigem o seu conhecimento pleno.

O PROBLEMA FUNDAMENTAL DA ECONOMIA


Em razo da prpria natureza do ser humano, suas necessidades se ampliam continuamente, aumentando, em conseqncia, das exigncias de consumo. No entanto, a produo de bens e servios exige a organizao e combinao dos fatores de produo existentes e que esto disposio da sociedade. Entretanto, os fatores de produo so limitados e escassos, exemplificando, a rea agricultvel de um pas limitada, finita, o mesmo ocorrendo com a quantidade de pessoas que podem trabalhar em relao a mquinas, ferramentas e equipamentos em geral. Temos, ento, colocado o conflito que explica e justifica a existncia da Teoria Econmica: De um lado, as necessidades das pessoas ilimitadas e, de outro, os fatores de produo disponveis limitados. Esse o problema fundamental de economia, que os economistas denominam Lei da Escassez.

Na histria da humanidade o homem no ficou aguardando a Teoria Econmica e os economistas, para solucionar esse problema, pois sempre foram encontradas solues. No entanto no processo de desenvolvimento do conhecimento humano, surgiu a Teoria Econmica, procurando estabelecer regras, conhecer e sistematizar normas para as solues do problema atravs da anlise do comportamento dos agentes econmicos. Em razo do Problema Fundamental de Economia , isto , o Problema da Escassez, quatro questes so levantadas e fundamentais para soluo dessa questo: O que produzir? Identificao das conseqentemente, o que ir satisfazer. necessidades e,

Quanto produzir? Essa questo complementa a anterior, haja vista a equao: condies de produo limitada versus necessidades ilimitadas, tornando necessrio adequao da questo a um denominar comum. Como produzir? Para a obteno dos bens e servios, necessria a combinao dos fatores de produo recursos naturais, trabalho e capital, dependendo da abundncia ou escassez de cada um no sistema econmico. Para que produzir? A resposta a essa pergunta resolve o ltimo problema da questo da satisfao das necessidades humanas. Ela vai dizer de que forma ser distribudo o produto do trabalho coletivo aos elementos da sociedade.

CURVA DA POSSIBILIDADE DE PRODUO


Em razo da Lei de Escassez, das limitaes e possibilidades naturais de produo do sistema econmica, em face da necessidade contnua da sociedade e da limitao do processo produtivos, temos a Curva da Possibilidade de Produo. Hipoteticamente uma economia produz apenas dois tipos de bens: alimentos e roupas. Se todos os fatores de produo disponveis fossem destinados produo de alimentos, poderia ser obtida a quantidade de 10 milhes de toneladas de alimentos. Naturalmente, nessas 6

circunstncias, no seria obtida uma nica pea de vesturio. Por outro lado, se todos os fatores disponveis fossem alocados na produo de roupas, poderia ser obtidas 20 milhes de peas de vesturio. Neste, caso, igualmente, no seria produzida uma nica tonelada de alimento. Esse exemplo esclarece os limites de que a economia tem para produzir o necessrio para o atendimento das necessidades das pessoas. No entanto, sabe-se que as pessoas gostariam de consumir roupas e alimentos. Neste caso, a economia iria empregar seus recursos disponveis na produo de dois tipos de bens e, conseqentemente, seriam obtidas quantidades menores de alimentos e roupas que as enumeradas anteriormente. Demonstrao grfica da Curva da Possibilidade de Produo: Curva da Possibilidade de Produo Alimentos (milhes de toneladas) 10 P

B 7,5 .D

Q 0 5 10 20 (milhes de peas)

No eixo das abscissas (horizontal), representamos a quantidade de peas de vesturio; No eixo das ordenadas (vertical), representamos a quantidade de alimentos que pode ser produzida. A linha que une os pontos P e Q e denominada Curva da Possibilidade de Produo e indica as diferenas dos dois bens que podem ser produzidos em uma economia, quando todos os recursos disponveis so utilizados. O ponto C indica que os fatores de produo disponveis encontram-se ociosos, j o ponto D indica a inexistncia de fatores de produo disponveis e impossibilidade de produo de bens e servios.

O SISTEMA ECONMICO
Conceito: a reunio dos diversos participantes da produo de bens e servios que satisfazem as necessidades da sociedade, organizada no apenas do ponto de vista econmico, mas tambm social, jurdico, institucional etc. Os elementos integrantes de um sistema econmico no so apenas as pessoas, mas todos os fatores de produo. As instituies onde esto organizados os fatores de produo so denominadas Unidades Produtoras. Ex: fbrica, banco, fazenda etc. Nem tudo aquilo que for obtido pelas Unidades Produtoras ser destinado diretamente para o consumo das pessoas. Existem bens e servios que no tem as pessoas, em geral, como consumidores, so utilizados no processo de produo das Unidades Produtoras. Ex: as chapas de ao, utilizadas na produo de outros bens; uma empresa de processamento de dados, que confecciona holerites e folha de pagamento etc. A produo econmica pode ser classificada em trs categorias, de acordo com sua destinao:

Bens e Servios de Consumo: so aqueles destinados satisfao das necessidades das pessoas e so consumidos no estado em que se encontram. Ex. alimentos, roupas, servios mdicos etc; Bens e Servios Intermedirios : so aqueles que no atendem diretamente s necessidades das pessoas, pois precisam ser transformadas para atigirem suas formas definitivas. Ex. chapa de ao, que ser empregada na produo de automvel; os servios de computao, que preparam folhas de pagamento para as empresas etc; Bens e Servios de Capital : so aqueles que tambm no atendem s necessidades dos consumidores, mas destinam a aumentar a eficincia do trabalho humano no processo produtivo, como as mquinas, as estradas, as escolas etc.

COMPOSIO DO SISTEMA ECONOMICO


No Sistema Econmico de uma nao, encontramos um grande e diversificado nmero de unidades produtoras, cada qual organizando os fatores de produo para obteno de um determinado produto ou para a prestao de um servio. Entretanto, apesar da diversidade de objetivos das inmeras unidades produtoras, podendo classifica-las de acordo com as caractersticas fundamentais de sua produo. Utilizando esse critrio, veremos que as unidades produtoras podem ser agrupadas em trs setores bsicos, que compem o Sistema Econmico: Setor Primrio: constitudo pelas unidades produtoras que utilizam intensamente os recursos naturais e no introduzem transformaes substncias em seus produtos. Neste setor, esto as unidades produtoras que desenvolvem atividades agrcolas, pecurias e extrativas, sejam minerais, animais ou vegetais; Setor Secundrio: constitudo pelas unidades produtoras dedicadas s atividades industriais, atravs das quais os bens so transformados. Caracteriza-se pela intensa utilizao do fator de produo capital, sob a forma de mquinas e equipamentos. Industria de automveis, de refrigerantes e de roupas so exemplos de unidades produtoras includas no Setor Secundrio;

Setor Tercirio: este setor se diferencia dos outros pelo fasto de seu produto no ser tangvel, concreto, embora seja de grande importncia no Sistema Econmico. composto pelas unidades produtoras que prestam servios, como os bancos, as escolas, as empresas de transporte, o comrcio etc.

Poderemos ter uma idia do grau de desenvolvimento de um pas se observarmos a importncia relativa dos trs setores em seu sistema econmico. Uma economia em que o Setor Primrio tem um maior peso revela, quase sempre, um nvel de desenvolvimento no satisfatrio, enquanto aqueles em que o Setor Secundrio preponderante apresenta um maior grau de desenvolvimento.

OS FLUXOS DO SISTEMA ECONMICO


Durante o processo produo, em que so obtidos bens e servios, as unidades produtoras remuneram os fatores de produo por eles empregados. Por exemplo, pagam salrios aos seus trabalhadores; aluguel pelas instalaes que ocupam; juros pelo financiamento obtidos e distribuem lucros aos seus proprietrios (essa remunerao recebida pelos proprietrios dos fatores de produo e permite-lhes adquirir os bens e servios de que necessitam). Este um aspecto fundamental do Sistema Econmico e que garante sua eficincia: as unidades produtoras, ao mesmo tempo em que produzem bens e servios, remuneram os fatores de produo por elas empregados, permitindo que as pessoas adquiram bens e servios produzidos por todas as outras unidades produtoras. Exemplificando, uma pessoa que trabalha numa fbrica de roupas, no vai adquirir apenas o produto do seu trabalho roupa, com o salrio que recebe. Precisa, tambm, comprar alimentos, alugar ou comprar uma casa, tomar conduo etc. Portanto, atravs da remunerao de sua fora trabalho fator de produo, que concorreu para a produo de roupas, que ela poder adquirir outros bens e servios de que necessita para viver. Pode-se dizer, portanto, que num Sistema Econmico existem dois fluxos, que so: Fluxo Real: formado pelos bens e servios produzidos no Sistema Econmico, que denominado de Produto;

10

Fluxo Nominal ou Monetrio: formado pela remunerao que os Fatores de Produo recebem durante o processo produtivo, que denominado de Renda.

Esses dois fluxos tm um significado muito importante para a Teoria Econmica, sendo que: O Fluxo Real, formado pelos bens e servios produzidos, constitui a Oferta da economia, ou seja, tudo aquilo que foi produzido e est disposio dos consumidores; O Fluxo Nominal ou Monetrio, formado pelo total de remunerao dos fatores produtivos, a Demanda ou Procura da economia, ou seja, tudo aquilo que as pessoas procuram para satisfazer suas necessidades e desejos.

A Oferta e a Procura so as duas funes mais importantes de um Sistema Econmico. Essas duas funes formam o Mercado onde as pessoas que querem vender se encontram com as pessoas que querem comprar. O termo Mercado, na Teoria Econmica, no significa apenas o lugar fsico onde as pessoas esto localizadas, como uma feira livre, por exemplo. Seu significado mais amplo, o termo Mercado se refere a todas as compras e vendas realizadas no Sistema Econmico, tanto de bens de consumo, intermedirios e de capital, como de servios. Em sntese, sintetiza a essncia do Sistema Econmico, em que as necessidades so satisfeitas atravs da relao de compra e venda de bens e servios. Os Fluxos Real e Nominal ou Monetrio do Sistema Econmico podem ser sintetizados no esquema a seguir:

11

SISTEMA ECONMICO

SETOR PRIMRIO SETOR SECUNDRIO SETOR TERCIRIO A SALRIOS JUROS LUCROS ALUGUIS B
ALIMENTOS VESTURIOS SERVIOS MQUINAS ETC.

MERCADO
Lado A (Direita): FLUXO NOMINAL DEMANDA/PROCURA; Lado B (Esquerda): FLUXO REAL OFERTA. OU MONETRIO

CIRCULAO NO SISTEMA ECONMICO


Os elementos fundamentais do Sistema Econmico so: o Fluxo Real, o Fluxo Nominal ou Monetrio e o Mercado. No entanto, necessrio falar a respeito do funcionamento do Sistema Econmico, que caracteriza pelo permanente trnsito dos Fluxos Real e Nominal ou Monetrio, tanto no sentido do Mercado, como no sentido oposto. No entanto, para discutir melhor esse fenmeno, que corresponde Circulao no Sistema Econmico, necessrio que se introduzem alguns conceitos importantes, vejamos: Inicialmente, vamos admitir que o Sistema Econmico fechado, ou seja, no mantm relaes econmicas com outros sistemas;

12

Admitamos, ainda, que esse Sistema Econmico no possui Setor Pblico, ou seja, Governo; Essa suposio no de natureza poltica, mas econmica, pois o governo tem um papel importante no Sistema Econmico. E sua excluso, assim com a das relaes com outros Sistemas Econmicos, tem apenas a finalidade de tornar mais simples o raciocnio; Convm dizer, ainda, que nesse Sistema Econmico toda a renda recebida pelos proprietrios dos Fatores de Produo das empresas vendida, no havendo formao de estoques; Dessa forma, o nosso Sistema Econmico ser formado pelas empresas e pelas famlias.

As empresas e as famlias so entidades econmicas, formadas: pelas unidades produtivas, no caso das empresas; e pelas pessoas que consomem bens e servios e possuem os fatores de produo, no caso das famlias.

Normalmente, um Sistema Econmico formado por mais duas entidades: Setor Pblico, ou governo; Setor Externo, ou resto do mundo.

Entretanto, para facilitar o raciocnio, consideraremos apenas as empresas, cujo conjunto vamos chamar de aparelho produtivo, e as famlias. Agora, podemos recolocar a discusso do Sistema Econmico em termos de duas entidades econmicas: o aparelho produtivo contrata, junto s famlias, os fatores de produo: trabalho, capital e recursos naturais, originando-se, da o Fluxo Nominal ou Monetrio; por outro lado, o aparelho produtivo organiza os fatores de produo, de que agora dispe e estabelece o Fluxo Real, que equivale oferta de bens e servios produzidos;

13

esses dois fluxos se encontram no mercado, onde as famlias trocam sua renda (ou Fluxo Nominal ou Monetrio) pelo produto (ou Fluxo Real), para satisfazer suas necessidades.

Entretanto, o funcionamento do Sistema Econmico no termina aqui, observamos que mercado, os fluxos trocam de mos: o Fluxo Real passa para as mos das famlias, onde consumido, pois trata de bens e servios, enquanto o Fluxo Nominal ou Monetrio passa para as mos do aparelho produtivo, como pagamento pelos bens e servios vendidos; quando as famlias oferecer novamente os seus fatores de tiverem consumido os bens e servios adquiridos no mercado, precisaro produo ao setor produtivo, para receber em troca a renda que lhes permitira dirigirem-se novamente ao mercado; neste nterim, as empresas podem contratar novamente os fatores de produo com as famlias, pois agora esto de posse do Fluxo Nominal ou Monetrio, que foi obtido no mercado com a venda de sua produo de bens e de servios econmicos; tivemos, portanto, uma volta completa dos Fluxos Real e Nominal ou Monetrio, que saram, no primeiro instante, das mos das famlias e empresas, dirigiram-se ao mercado, trocaram-se de mos e, novamente, atravs da contratao dos fatores de produo, esto nas mos das entidades originais, ou seja, o Fluxo Real com o aparelho produtivo e o Fluxo Nominal ou Monetrio com as famlias, a partir da, eles se dirigem novamente para o mercado, onde o processo reiniciado.

importante observar que, na realidade, os Fluxos Real e Nominal ou Monetrio esto, ao mesmo tempo, tanto com as famlias e empresas como no mercado, no sendo necessrio haver uma volta completa para os mesmos se reiniciem. Portanto, cumpre destacar o carter dinmico do Sistema Econmico, em que os agentes econmicos exercem seu papel ininterruptamente. Essa movimentao dos fluxos o processo de circulao do Sistema Econmico, que importantssimo para que o sistema cumpra o seu papel, produzindo bens e servios e fazendo-os chegar s pessoas para satisfazer suas necessidades.

14

O processo de circulao no Sistema Econmico est esquematizado abaixo, onde os Fluxos Reais so representados por linhas continuas e os Fluxos Nominais ou Monetrios, por linhas segmentadas: CIRCULAO NO SISTEMA ECONMICO

Aparelho Produtivo

Famlias

Bens e Servios

Fluxo Real Fluxo Monetrio ou Nominal

Mercado

MACROECONOMIA E MICROECONOMIA
Em conseqncia do conhecimento e da idia do que um Sistema Econmico e como nele se produzem e se distribuem os bens e servios, necessrio saber alguma coisa a respeito dos esforos dos economistas para entender mais profundamente, e em detalhes, o funcionamento do Sistema Econmico. Atualmente, a Teoria Econmica dividida em dois ramos bsicos que no se excluem, mas pelo contrrio, se complementam: Microeconomia o ramo da Teoria Econmica que se preocupa em estudar os elementos mais simples do Sistema Econmico, como o consumidor individual, ou seja, a pessoa que se dirige ao mercado com uma determinada renda para adquirir bens e servios econmicos. Outro exemplo do objeto de estudo da Microeconomia a Unidade Produtora tomada isoladamente, que pode ser denominada de empresa. A Microeconomia estuda a maneira como o consumidor gasta a sua renda, de forma a ter um maior grau de satisfao possvel. Estuda, tambm, a maneira como a empresa emprega os fatores de produo para obter o

15

maior lucro possvel, bem como o preo dos bens e servios econmicos; Macroeconomia o ramo da Teoria Econmica que se preocupa em estudar o conjunto dos consumidores de uma sociedade, assim como o conjunto de empresas dessa mesma sociedade. Seu interesse determinar os fatores que influenciam o nvel total da renda e do produto do Sistema Econmico. RAMOS DA TEORIA ECONMICA Microeconomia Estuda os agentes Econmicos individualmente

Observao

Atividade Econmica

Teoria Econmica

Macroeconomia Estuda os fatores que determinam o nvel de renda e do consumo

INTRODUO TEORIA DA MOEDA Histria da Moeda Antes da existncia da moeda, o fluxo de trocas de bens e servios da economia dava-se atravs do escambo, com trocas diretas de mercadorias por mercadorias (economia de troca). Com a evoluo da sociedade, certas mercadorias passaram a ser aceitas por todos, por suas caractersticas peculiares ou pelo prprio fato de serem escassas. Por exemplo, o sal, que por ser escasso era aceito na Roma Antiga como moeda. Em diversas pocas e locais diferentes, outros 16

bens assumiram idntica funo, Portanto, a moeda mercadoria constitui a forma mais primitiva de moeda na economia. Os metais preciosos passaram a assumir a funo de moeda por diversas razes: So limitados na natureza; Possuem durabilidade e resistncia; So divisveis em peso etc.

Para exercer o controle sobre os metais em circulao, foi implantada a cunhagem da moeda pelos governantes, o que deu origem a nossa atual moeda metlica. O papel-moeda, hoje utilizado, teve sua origem na moeda-papel. Que por sua vez originou-se pela necessidade que as pessoas de posse de ouro, por razes de segurana, o guardavam em casas especializadas (embrio do atual sistema bancrio), onde os ourives que eram pessoas que trabalhavam o ouro e a prata emitiam certificados de depsitos de metais. Ao adquirir bens e servios, as pessoas podiam ento fazer os pagamentos com esses certificados, j que, por serem transferveis, o novo detentor do ttulo, podia retirar o montante correspondente do metal junto aos ourives. Como o depositrio do metal merecia confiana de todos, esses certificados foram ganhando livre circulao, passando a ter aceitao, j que possuam lastros e podiam ser convertidos a qualquer instante em ouro. Ao longo do tempo, entretanto, o lastro tornou-se menor que 100%, os ourives percebendo o montante de metais preciosos sobre os quais no havia comando, passaram a emitir moeda-papel em proveito prprio, sem nenhum lastro. Mais tarde, com a criao dos Estados aparece o papel-moeda, onde cada um passou a emitir seu papel moeda, tendo como lastro o ouro padro-ouro. O ouro, contudo, era um metal com reservas limitadas na natureza, e como a capacidade de emitir moeda estava vinculada quantidade de ouro existente, o padro-ouro passou a apresentar um obstculo expanso das economias nacionais e do comrcio internacional, ao impor um limite oferta de monetria.

17

Dessa forma, a partir de 1920 o padro-ouro foi abandonado, e a emisso de moeda passou a ser livre, ou a critrio das autoridades monetrias de cada pas. Assim, a moeda passa a ser aceita por fora de lei, denominada moeda de curso forado ou moeda fiduciria (de fidcia, confiana), no sendo lastreada em metais preciosos. Funes da moeda e tipo de moeda Funes: a) Instrumento ou meio de troca: por ter aceitao geral, serve para intermediar o fluxo de bens, servios e fatores de produo da economia; b) Denominador comum monetrio Unidade de Conta : possibilita que sejam expressos em unidades monetrias os valores de todos os bens e servios produzidos pelo sistema econmico. um padro de medida; c) Reserva de valor: a posse da moeda representa a liquidez imediata para quem a possui. Assim, pode ser acumulada para a aquisio de um bem ou servio no futuro. Claro est que o requisito bsico para que a moeda funcione como reserva de valor sua estabilidade diante dos preos dos bens e servios, j que a inflao corri o poder de compra da moeda, e a deflao (queda de preos) a valoriza. Tipos de moeda: a) Moedas metlicas: emitidas pelo Banco Central, constituem pequena parcela da oferta monetria e visam facilitar as operaes de pequeno valor e/ou com unidade monetria fracionada (troco); b) Papel-moeda: tambm emitida pelo Banco Central, representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do pblico. O papel-moeda e as moedas metlicas em poder do pblico (famlias e empresas) so denominadas moeda manual; c) Moeda escritural: representada pelos depsitos a vista (depsitos em conta corrente) nos bancos comerciais ( a moeda contbil, escriturada nos bancos comerciais).

18

OFERTA DE MOEDA A oferta de moeda o suprimento de moeda para atender s necessidades da coletividade, so ofertadas pelas autoridades monetrias e pelos bancos comerciais. A oferta de moeda tambm chamada de meios de pagamentos, que constituem o total de moeda disposio do setor privado no bancrio, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transaes. Os meios de pagamentos em sua forma tradicional so dados pela soma da moeda em poder do pblico mais o depsito a vista nos banco comerciais, ou seja, pela soma da moeda manual e da moeda escritural. MONETIZAO E DESMOTIZAO Trata-se do comportamento das pessoas que se protegem em face dos processos inflacionrios intensos, ocorrem nas seguintes formas: a) Monetizao o processo em que quando inflao esta baixa as pessoas mantm em seu poder mais moeda que no rende juros em suas mos; Desmotizao um processo inverso, com a inflao alta, as pessoas aplicam as moedas em seu poder, em razo do rendimento de juros e, conseqentemente, procuram defenderem-se da inflao com a aplicao de sua moeda.

b)

CRIAO E DESTRUIO DE MOEDA (ou meios de pagamentos) Ocorre criao de moeda quando h um aumento do volume de meios de pagamento e da produo de bens e servios e a destruio de moeda quando ocorre uma reduo dos meios de pagamento e da produo. Alguns exemplos ilustram esses fatos: Aumento dos emprstimos ao setor privado : criao de moeda (os bancos comerciais tiram de suas reservas e emprestam ao pblico);

19

Resgate de um emprstimo no banco : destruio de moeda (reduz os meios de pagamentos, j que sai do pblico e retorna ao caixa dos bancos); Saque de um cheque no balco do banco : no h criao nem destruio de meios de pagamentos, pois simplesmente houve uma transferncia de depsitos a vista (moeda escritural) para a moeda em poder do pblico (moeda manual); Depositante retira depsito vista e o coloca em depsito a prazo: destruio de moeda, pois os depsitos a prazo so meios de pagamentos, dado que no so de liquidez imediata e rendem juros.

OFERTA DE MOEDA PELO BANCO CENTRAL O Banco Central (Bacen) rgo responsvel pela poltica monetria que tem como objetivo regular o montante de moeda e crdito e as taxas de juros, de forma compatvel com o nvel da atividade econmica, ou seja, o Banco Central deve procurar manter a liquidez da economia, atendendo s necessidades de transaes do sistema econmico. Compete ao Banco Central do Brasil cumprir e fazer cumprir as disposies que lhe so atribudas pela legislao em vigor e as normas expedidas pelo Conselho Monetrio Nacional. O Banco Central do Brasil o rgo executor da poltica monetria, alm de exercer a regulamentao e a fiscalizao de todas as atividades de intermediao financeira do pas.

DEMANDA DE MOEDA A demanda (procura) de moeda pela coletividade corresponde quantidade de moeda que o setor privado no bancrio retm, em mdia, seja com o pblico, seja no cofre das empresas, e em depsitos a vista nos bancos comerciais. O que faz com que as pessoas e empresas retenham dinheiro, que no rende juros, em vez de utiliz-lo na compra de ttulos, imveis etc.? Isto , quais os motivos ou razes para a demanda (procura) de moeda?

20

So trs as razes pelas quais as pessoas retm moeda: Demanda de moeda para transaes: as pessoas e as empresas precisam de dinheiro para suas transaes do dia-a-dia, para alimentao, transporte, aluguel etc. Demanda de moeda por precauo: o pblico e as empresas precisam ter uma certa reserva monetria para fazer face a pagamentos imprevistos ou atrasos em recebimentos esperados; Demanda de moeda por especulao : dentro de sua carteira de aplicaes (portfolio), os investidores devem deixar um cesta para moeda, observando o comportamento da rentabilidade dos vrios ttulos, para fazer algum novo negcio. Ou seja, moeda, embora no apresente rendimentos, tem a vantagem de ter liquidez imediata, e pode viabilizar aplicaes.

As duas primeiras razes (transaes e precauo) dependem diretamente do nvel de renda. de esperar que, quanto maior a renda (seja das pessoas, seja a renda nacional), maior a necessidade de moeda para transaes e por precauo. A ltima razo (especulao) representa a possibilidade de investimento em aplicaes financeiras, que depende das taxas de juros, as pessoas e as empresas com liquidez de moeda utilizam desse instrumento para o ganho por meio de aplicao financeira. O SISTEMA FINANCEIRO O mercado financeiro pode ser dividido em quatro setores: monetrio, crdito, de capitais e cambial. Atuam neste mercado as instituies financeiras: Bancrias: aquelas que operam com papel-moeda mais depsitos vista; No bancrias: demais instituies que operam no mercado financeiro com os diferentes tipos de ttulos que do sustentao s operaes que se realizam nos mercados de crdito e de capitais.

SEGMENTAO DO SETOR FINANCEIRO O mercado financeiro pode ser dividido em quatro setores essenciais:

21

Mercado monetrio: o mercado monetrio o segmento do mercado financeiro que tem as seguintes caractersticas: Operaes de curto e curtssimo prazo; A funo de suprir as necessidades de caixa dos agentes econmicos e dos prprios intermedirios; Sua liquidez regulada pelas autoridades monetrias.

Mercado de crdito: o mercado que tem a funo precpua de atender as necessidades de crdito nos curtos e mdios prazos. As operaes mais freqentes esto relacionadas ao crdito ao consumidor para as compras de bens durveis; E ao financiamento de capital de giro para as empresas;

Atuam neste segmento, principalmente, as instituies financeiras bancrias, e complementarmente, as instituies financeiras no bancrias; Mercado de capitais: o mercado que atende s necessidades de financiamento de mdio e, sobretudo, de longo prazo dos agentes econmicos produtivos. Estes financiamentos esto relacionados, essencialmente, em capital fixo e so supridos, em sua maior parte, por intermedirios financeiros no bancrios. Fazem parte deste segmento as operaes com aes realizadas nas bolsas de valores. O mercado cambial est sob a alada do Banco Central e onde se determina a taxa de cmbio, influenciada pela oferta e demanda de divisas (moedas estrangeiras) e pela poltica cambial que as autoridades tm em vista.

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL O sistema financeiro nacional possui dois subsistemas: a) Subsistema normativo: Autoridades Monetrias Conselho Monetrio Nacional : o rgo mximo de todo o sistema financeiro nacional. Dentre suas atribuies, destacamse: autorizao da emisso de papel-moeda; a fixao dos coeficientes dos encaixes obrigatrios sobre depsitos vista e a prazo; a regulamentao das operaes de redescontos; o

22

estabelecimento de diretrizes ao Banco Central para operaes com ttulos pblicos; a regulamentao das operaes de cmbio e a poltica cambial e a aprovao do oramento monetrio elaborado pelo Banco Central; b) Banco Central do Brasil : rgo executor da poltica monetria, alm de exercer a regulamentao e fiscalizao de todas as atividades de intermediao financeira do pas.Dentre as suas atribuies, destacam-se: a emisso de moeda; o recebimento dos depsitos obrigatrios dos bancos comerciais e dos depsitos voluntrios das instituies financeiras em geral; a realizao de operaes de redescontos de liquidez seletiva; o controle de crdito e das taxas de juros; a fiscalizao das instituies financeiras e a concesso de autorizao para seu funcionamento e a administrao das reservas cambiais do pas; Comisso de valores mobilirios : esta comisso possui carter normativo. A sua principal atribuio a de fiscalizar a Bolsa de Valores e a emisso de valores mobilirios negociados nessas instituies, principalmente aes e debntures. Subsistema de intermediao financeira No subsistema da intermediao financeira existem instituies bancrias e no-bancrias. As primeiras so constitudas pelos bancos comerciais e atual mente tambm pelo Banco do Brasil, que deixou de ser autoridade monetria. As demais instituies de intermediao, alm dos bancos comerciais, completam o sistema financeiro brasileiro. a) Banco do Brasil: aps o Plano Cruzado, o Banco do Brasil deixou de ser Autoridade Monetria ao perder a conta movimento que lhe permitia sacar, a custo zero, volumes monetrios contra o Tesouro Nacional, e, com essa massa monetria, atender, notadamente, as demandas de crdito do setor estatal. Na atualidade, fundamentalmente um Banco Comercial, embora ainda conserve algumas funes que no so prprias de um banco comercial comum, tais como operar a Cmara de Compensao de Cheques, alm de executar a poltica de preos mnimos de produtos agropecurios; b) Bancos comerciais: a atividade bancria compreende duas funes bsicas: receber depsitos e efetuar emprstimos. Por lei, os bancos comerciais so obrigados a manter reservas obrigatrias iguais a um certo percentual dos depsitos a vista. Este percentual fixado pelo Banco Central do Brasil e faz parte

c)

23

dos instrumentos que essa instituio dispe para controlar os meios de pagamentos. Os bancos comerciais tambm mantm substancial volume de ttulos federais, estaduais e, em muitos casos, municipais. Mantm tambm encaixes voluntrios no Banco Central Bancen, com o intuito de atender a desequilbrios momentneos de caixa, em geral provocados pelo servio de compensao de cheques; c) Sistema Financeiro da Habitao: o SFH, que com a extino do Banco Nacional da Habitao (criado em 1964), tem na Caixa Econmica Federal seu rgo mximo, estando, porm, atrelado s decises do Conselho Monetrio Nacional. No SFH encontram-se tambm as demais caixas econmicas e as sociedades de crdito imobilirio; d) Bancos de Desenvolvimento: os bancos de desenvolvimento tm no BNDES a sua principal instituio financeira de fomento. O BNDES foi criado na dcada de 50, juntamente com o Banco do Nordeste do Brasil e o Banco da Amaznia. Antes da dcada de 60, foi criado o Banco de Desenvolvimento do Extremo-Sul. Mais tarde foram criados bancos estaduais de desenvolvimento, atuando para o fomento das atividades econmicas do pas, e, em particular, do Estado-sede; e) Bancos de Investimento e Companhias de Crdito, Financiamento e Investimento: os bancos de investimento foram criados para canalizar recursos de mdio e longo prazo para suprimento de capital fixo e de giro das empresas. Eles operam em um seguimento especfico do sistema de intermediao financeira. De maneira geral, so as seguintes as operaes dos bancos de investimento: efetuar emprstimos, a prazo mnimo de um ano, para financiamento de capital fixo e de giro das empresas; adquirir aes, obrigaes ou quaisquer outros ttulos e valores mobilirios, para investimento ou revenda no mercado de capitais (operaes de underwrinting); repassar emprstimos obtidos no exterior; prestar garantias em emprstimos no pas ou proveniente do exterior; repassar recursos de instituies oficiais no pas, notadamente programas especiais, tais Finame, Fipeme, PIS etc. As companhias de crdito, financiamentos e investimentos comearam a surgir no ps-guerra, em funo da mudana observada na estrutura de produo do pas, que se tornou mais complexa notadamente aps a dcada de 60, em face dos novos prazos de produo e financiamento das vendas dos bens de consumo durveis, exigidos pelas condies de mercado. Deste modo, as sadas encontradas, que conseguiram ajustar-se 24

demanda de crdito, que exigia prazos mais dilatados do que os proporcionados pelo sistema bancrio; f) Instituies auxiliares: alm das instituies anteriores, existem numa srie de instituies auxiliares, que complementam o sistema financeiro, tais como a Bolsa de Valores, Corretoras, Distribuidoras de Valores etc. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Conselho Monetrio Nacional

Comisso de Valores MobiliriosCVM

Banco Central

Banco Nacional de Desenvolvimento Nacional BNDES

Instituies Financeiras

Banco do Brasil

Instituies Financeiras

Bco.Desenvolvimento

Bcos. Com. e Mltiplos

Soc.Crd. Imobilir.

Cia. Seguros

25

Colunas: Instituies Auxiliares: 1-Sociedade Financeira e Fundos de Investimento; 2Distribuidoras; 3-Corretoras; 4-Bolsas de Valores e 5-Agentes Autnomos. Bancos de Desenvolvimento: 1-Banco do Nordeste do Brasil; 2-Banco da Amaznia e 3-Bancos Estaduais de Desenvolvimento. Instituies Financeiras: 1-Bancos de Investimentos. Sociedade de Crdito Imobilirio: 1-Demais Instituies de Poupana; 2-Caixas Econmicas. Instituies Financeiras: 1- Sociedade de Crdito Financeiro e Investimento.

INFLAO
Conceito de Inflao A inflao definida como um aumento persistente no ndice de preos, ou seja, os movimentos inflacionrios so aumentos contnuos de preos, e no podem ser confundidos com altas espordicas de preos, devidas a flutuaes sazonais, por exemplo. Esses aumentos devem tambm ser generalizados estando todos os bens participando dessa escalada altista. As fontes de inflao costumam diferir em funo das condies de cada pas, como por exemplo: Tipo de estrutura de mercado (oligopolista concorrencial etc.), que condiciona a capacidade dos vrios setores repassarem aumentos de custos aos preos dos produtos; Grau de abertura da economia ao comrcio exterior, quando mais aberta a economia competio externa, maior a concorrncia interna entre os fabricantes, e menores os preos dos produtos; Estrutura das organizaes trabalhista: quanto maior o poder de barganha dos sindicatos, maior a capacidade de obter reajustes de salrios acima dos ndices de produtividade, e maior a presso sobre os preos.

Os principais efeitos provocados por esse fenmeno so os seguintes: Efeito sobre a distribuio de renda : reduz o poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, que possuem prazos legais de reajuste. Nesse caso, esto os assalariados que, com o passar do tempo, vo ficando com seus oramentos cada vez mais reduzidos, at a chegado de novo reajuste e os que auferem rendas de alugueis que perdem o rendimento real; Efeito sobre o balano de pagamentos : elevadas taxas de inflao, em nveis superiores ao aumento dos preos internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao 26

produzido externamente. Assim, provocam estmulo s importaes e desestmulos s exportaes, diminuindo o saldo da balana de comercia (exportao menos que importao); Efeitos sobre as expectativas: prende-se a expectativas sobre o futuro. Principalmente, o setor empresarial bastante sensvel a esse tipo de situao, dada a instabilidade e imprevisibilidade de seus lucros. Deixando de investir na expanso da capacidade produtividade que, conseqentemente, afetar no futuro nvel de emprego; Efeito sobre o mercado de capitais : em razo da desvalorizao da moeda, que se deteriora rapidamente, ocorre desestimulo ao mercado de capitais financeiros. As aplicaes em caderneta de poupana e os ttulos sofrem retrao. Por outro lado, a inflao estimula a aplicao em recursos de bens de raiz, como terras e imveis que costumam valorizar com o tempo.

Causas da inflao A forma mais tradicional para estudar a questo inflacionria distinguir a inflao provocada pelo excesso de demanda agregada (inflao de demanda) da inflao por elevao de custos (inflao de custos). Inflao de demanda: refere-se ao excesso de demanda agregada em relao produo disponvel de bens e servios. Intuitivamente, ela pode ser entendida como dinheiro demais procura de poucos bens. Para combater um processo de inflao de demanda, a poltica econmica deve basear-se em instrumentos que provoquem uma reduo da procura agregada por bens e servios (reduo dos gastos do governo, aumento da carga tributria, arrocho salarial, controle de crdito, aumento da taxa de juros etc.); Inflao de custos: a inflao de custos pode ser associada a uma inflao tipicamente de oferta. O nvel da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Com isso, ocorre uma retrao da produo, deslocando a curva da oferta do produto pra trs, provocando um aumento dos preos de mercado. As causas mais comuns dos aumentos dos custos de produo so: a) Aumento de salrios: um aumento nas taxas de salrios que supere os aumentos na produtividade da mo-de-obra acarreta um aumento nos custos unitrios de produo,

27

que so normalmente repassados aos preos dos produtos. Isso ocorre, normalmente, em setores que tm sindicatos com grande poder de barganha; b) Aumento do custo de matrias-primas : por exemplo, as crises do petrleo da dcada de 70, ao elevar sensivelmente os preos dessas matrias-primas, provocaram um brutal aumento nos custos de produo, em particular nos custos de transporte e de energia com base no diesel, que forosamente foram repassados aos preos dos produtos e dos servios. Os aumentos de preos agrcolas, no sazonais, devido a fatores como geadas, secas etc., tambm caracterizam uma inflao de custos. Os aumentos de preos de matrias-primas tambm so conhecidos na literatura econmica como choques de oferta; c) Estrutura de mercado: a inflao de custos tambm est associada ao fato de algumas empresas, com elevado poder de monoplio ou oligoplio, terem condies de elevar seus lucros acima da elevao dos custos de produo. Muitos economistas acreditam que o fenmeno da estagflao (estagnao econmica com inflao) pode ser devido ao fato de que, mesmo em perodos de queda da atividade produtiva, as firmas com poder oligopolista tm condies de manter suas margens de lucros sobre custos (mark-up), ao aumentar o preo de seus produtos finais.

Efeitos provocados por taxas elevadas de inflao


Se todos os preos se elevassem (impostos, salrios, aluguis, tarifas e preos pblicos, preos de bens e servios) s mesmas taxas, ningum perderia, ocorreria apenas uma elevao no nvel geral de preos, mas no se alterariam os preos relativos. Isso, contudo, no o que ocorre num processo inflacionrio intenso, onde a velocidade de aumento difere entre os vrios bens e servios, e, assim, alguns segmentos so mais onerados que outros. Os efeitos mais perversos do processo inflacionrio ocorrem no perfil da distribuio de renda, no balano de pagamentos, nas finanas pblicas e na formao de expectativas.

28

You might also like