You are on page 1of 3

EXPERIMENTO 3 MQUINAS SIMPLES

I - OBJETIVO Determinar parmetros que avaliem vantagens mecnicas e eficincia de mquinas simples. II - PARTE TERICA Uma mquina simples qualquer dispositivo mecnico simples pelo qual o mdulo, direo ou mtodo de aplicao de uma fora mudado de modo a obter-se alguma vantagem prtica. Elas so encontradas em muitas atividades em escritrios, oficinas e fbricas, sempre para ajudar as pessoas a realizarem determinadas tarefas. Exemplos de mquinas simples so a alavanca, o plano inclinado e a roldana. Na medida que as mquinas movem objetos atravs de alguma distncia pela aplicao de uma fora, elas podem tambm ser definidas como dispositivos que ajudam as pessoas a produzir trabalho. Uma mquina, todavia, no multiplica trabalho. O trabalho realizado por uma mquina nunca maior do que o trabalho fornecido a ela. Pelo princpio da conservao da energia, o trabalho fornecido a uma mquina igual ao trabalho realizado por ela mais o trabalho despendido com o atrito. Desde que mquinas so usadas para exercer uma grande fora pela aplicao de uma fora menor, uma mquina pode ser vista como tendo uma vantagem de fora ou vantagem mecnica. Para uma dada fora resistente, a quantidade de fora aplicada depender do tipo da mquina e da quantidade de atrito presente. Se uma mquina simples eleva um peso W atravs de uma altura h pela aplicao de uma fora F a qual movida atravs de uma distncia d, na ausncia de perdas por atrito o trabalho realizado W h igual ao trabalho fornecido F d. Havendo atrito, tem-se W h F d e, portanto, W / F d / h . Os parmetros que se seguem so alguns dos utilizados na avaliao mecnica de uma mquina simples. Vantagem Mecnica Ideal , VMI, a relao entre o deslocamento d realizado pela fora F s e o conseqente deslocamento vertical h produzido na carga W . Ento; d VMI = (3.1) h Vantagem Mecnica Real , VMR , a relao entre o mdulo W da carga e o mdulo F, da fora necessria para elevar a carga numa velocidade constante. Ento, W VMR = (3.2) FS Como a relao d / h no influenciada pelo atrito, VMI representa a vantagem mecnica sob condies ideais, ou seja, onde o atrito estaria ausente. Como o atrito est sempre presente temse VMI > VMR . Eficincia ou rendimento, (letra grega, pronuncia-se eta), duma mquina a relao entre o trabalho realizado pela carga W e o trabalho fornecido pela fora F, ou seja; VMR Wh = (3.3) = Fs d VMI Relao Entre Velocidades, Rv, a relao entre a velocidade vF do ponto de aplicao da fora Fs e a velocidade vw da carga. Assumindo-se que essas velocidades so pequenas de modo a poder-se consider-las como uniforme e como os tempos de deslocamento de Fs e W so iguais, tem-se;

vF d / t d = = = VMI vw h / t h V-se que, numa mquina, multiplica-se fora em detrimento de velocidade e vice-versa.
R v=

(3.4)

III - PARTE EXPERIMENTAL EXPERIMENTO - ROLDANA As roldanas podem ser utilizadas como fixas ( tm apenas movimento de rotao em torno de seu eixo) e como mveis (tm movimento de rotao em torno de seu eixo e de translao). A Fig. 3.1a e 3.1b mostra alguns sistemas constitudos de uma ou mais roldanas.
sistema 1 sistema 2

Fig. 3.1a
sistema 3 sistema 4

F F

Fig. 3.1b Nos sistemas 2, 3 e 4, o peso P que se deseja levantar pendurado numa roldana mvel, a qual tem um peso prprio Q, e este peso pode ou no ser considerado como carga til. Na Eq. (3.3), se a carga W apenas o peso P o rendimento assim calculado denominado rendimento verdadeiro (v); se a carga W inclui o peso da roldana, isto , W = P + Q, o rendimento dito rendimento falso (). Perdas devido ao peso da parte mvel, pp. O rendimento falso seria vlido se a roldana fosse carga til, o que no correto. Definem-se, ento, as perdas devido ao peso prprio da parte mvel como, pp = v (3.5)

Perdas devido ao atrito, pa. Existe atrito principalmente no eixo da polia e isto causa de perdas. Como o rendimento duma mquina simples sempre menor que 100 %, o que faltar para este valor devido a perdas por atrito. Temos, ento, v + pa + pp = 1, donde se conclui que

pa = 1

(3.6)

3.1.1 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTRAL 1. Monte o sistema de roldana desejado e ponha um porta-pesos na ponta do fio indicada por F. Pendure um peso P na outra ponta do fio e ponha pesos no porta-pesos para que o sistema permanea esttico. 2. Para determinar a VMI, produza um deslocamento d no porta-pesos e mea o deslocamento vertical h produzido no peso P. Para isso, ponha o sistema porta-pesos e peso P numa dada posio e mea as alturas d1 e h1 do pesos e do peso P, respectivamente, em relao a um referencial qualquer. Em seguida, com o sistema deslocado para uma outra posio, mea as alturas d2 e h2 relativas ao mesmo referencial. Tm-se, ento, os deslocamentos d = d2 d1 e h = h2 h1. Calcule VMI usando a Eq. (3.1). 3. Para determinar a VMR, estando o sistema esttico, anote o peso P e o peso da roldana mvel, caso ela exista. A carga W ser o peso P caso no haja roldana mvel e P mais o peso da roldana de sustentao, caso esta seja mvel. Agora, adicione pesos no porta-pesos e, dando nele leves toques, determine a fora FS (incluindo o peso do porta-pesos) para a qual a carga sobe com velocidade constante. Calcule VMR usando a Eq. (3.2). 4. Calcule as eficincias v , e as perdas pp e pa. Material por mesa: 2 roldanas simples, 2 roldanas mltiplas (no mnimo dupla), 2 cordes: um de 2,0m e um de 3,5m, 1 Porta peso, 1 massa com gancho de 200g (interrogao), Massas tipo pastilha: 1 de 100g , 1 de 50g, 10 de 10g e 5 de 5g..

Questionrio do Experimento 3
12345678O que VMI? Mostre sua formula e identifique as variveis envolvidas. O que VMR? Mostre sua formula e identifique as variveis envolvidas. Qual a diferena entre VMI e VMR? O que o rendimento ou rendimento falso ()? Mostre sua formula e identifique as variveis envolvidas. O que o Rendimento verdadeiro (v)? Mostre sua formula e identifique as variveis envolvidas. Qual a diferena entre o rendimento falso e o rendimento verdadeiro? Explique como so determinadas as perdas por atrito e as perdas devido parte mvel. Descreva o procedimento experimental para determinao do VMI e do VMR.

You might also like