You are on page 1of 27

Medicina Nuclear

Medicina Nuclear uma especialidade mdica que emprega fontes abertas de radionucldeos com finalidade diagnstica e teraputica. Habitualmente os materiais radioativos so administrados in vivo e apresenta distribuio para determinados rgos ou tipos celulares. Esta distribuio pode ser ditada por caractersticas do prprio elemento radioativo, como no caso das formas radioativas do iodo, que a semelhana do iodo no-radioativo captado pela tireide que o emprega na sntese hormonal. Outras vezes o elemento radioativo ligado a um outro grupo qumico, formando um radiofrmaco com afinidade por determinados tecido, como no caso dos compostos a base de fosfato ligados ao tecncio-99m que so captados pelos ossos. Nas aplicaes diagnsticas a distribuio do radiofrmaco no corpo do paciente conhecida a partir de imagens bidimensionais (planares) ou tomogrficas (SPECT), geradas em um equipamento denominado cmara cintilogrfica. A maior ou menor captao dos compostos permite avaliar a funo dos tecidos, ao contrrio da maioria dos mtodos radiolgicos que do maior nfase na avaliao anatmica dos rgo. A avaliao funcional realizada pela medicina nuclear traz, muitas vezes, informaes diagnsticas de forma precoce em diferentes patologias. A radioatividade da maioria dos elementos empregados cai para a metade (tempo denominado de meia vida) em questo de horas ou dias e a radiao emitida do tipo gama, similar aos raios X. O tempo de permanncia dos materiais radioativos no corpo do paciente ainda mais reduzido considerando-se que muitas vezes ocorre eliminao deste pela urina. Tomando como exemplo o tecncio-99m, istopo empregado para a marcao da maioria dos radiofrmacos, verificamos que sua meia-vida de apenas 6 horas e emite radiao gama com energia de 140 keV. A dose de radiao baixa dose de radiao dos procedimentos diagnsticos , de forma geral, similar ou inferior de outros mtodos diagnsticos que empreguem raios X. Alguns radioistopos emitem radiao beta, com muito maior poder de ionizao dos tecidos que a radiao gama. Estes materiais tambm tm sua captao dirigida para certos tecidos, como no j citado exemplo do iodo-131 que captado pela tireide. Quando administrados em altas atividades, estes istopos podem ser empregados com finalidade teraputica (no exemplo citado, o iodo-131 permite a reduo seletiva do parnquima glandular em casos de hipertireoidismo ou mesmo o tratamento de metstases do carcinoma bem diferenciado da tireide).

Medicina Nuclear
O objetivo principal do Curso a formao de profissionais para atuar na rea de Medicina Nuclear, utilizando adequadamente e de forma segura e otimizada, as radiaes ionizantes e os equipamentos de alta tecnologia, disponveis para o diagnstico e para terapia. Os alunos so capacitados para: - Conhecer o processo de oncognese, identificar a anatomia topogrfica, a localizao e classificao dos tumores; - Manipular equipamentos e acessrios de tratamento, zelando por sua manuteno; - Manusear segura e adequadamente os elementos radioativos utilizados em Medicina Nuclear; - Executar os protocolos dos exames em Medicina Nuclear, aplicando os princpios bsicos de radioproteo e avaliar a imagem radiolgica obtida; - Administrar rigorosamente as prescries mdicas (doses de radiao propostas); - Prestar assistncia ao paciente oncolgico buscando a melhoria da qualidade do atendimento. Importante: Os alunos que completarem este curso podem optar por cursar adicionalmente o Ncleo de Formao Especfica em Radioterapia (em um 3 semestre letivo), completando assim as disciplinas de uma 2 especializao (curso este que requer a realizao de um segundo/novo TCC). Pblico Alvo: Profissionais que possuem experincia em radiodiagnstico por imagem e que desejam ampliar o seu campo de atuao profissional. O Curso de Medicina Nuclear indicado, portanto, para graduados em diversas reas, principalmente: Tecnologia em Radiologia, Biomedicina, Medicina, Enfermagem, Fsica Mdica e Biologia.

Estrutura do Curso
O curso est estruturado em um Ncleo de Formao Geral e um Ncleo de Formao Especfica, com as seguintes disciplinas: Ncleo de Formao Geral (1 semestre) Fsica das radiaes Anatomia Humana e Fisiologia Humana

Produo de fontes abertas e seladas Proteo Radiolgica Biotica Aplicada Sade Metodologia Cientfica Ncleo de Formao Especfica (2 semestre) Instrumentao em Medicina Nuclear Medicina nuclear - diagnstico Medicina nuclear - terapia Legislao Profissional Nacional e Internacional Visitas Tcnicas Obs. : Em complemento s disciplinas acima, os alunos tero orientao para desenvolvimento de Trabalho de Concluso de Curso, em adio carga horria total prevista. Importante: As informaes acima podem sofrer alteraes/atualizaes, sem aviso prvio.

Curso De Radioproteo Em Medicina Nuclear

Nome do Curso:
Radioproteo em Medicina Nuclear

Nome do Coordenador:
Dra. Lidia Vasconcellos de S

Nome dos Docentes:

Prof. Lidia Vasconcellos de S; Prof. Daniel Alexandre B. Bonifcio; Prof. Dr. Alexandre da Fonseca Velasco.

Nmero de Vagas:
30 vagas

Horrio do Curso:

08h s 16h

Carga Horria:
40 horas

Valor do Curso:
R$ 200,00

Objetivos Gerais:

Aperfeioar os conhecimentos em radioproteo aplicados prtica de Medicina Nuclear Diagnstica e Teraputica; Fornecer conhecimentos bsicos em licenciamento e controle de instalaes de Medicina Nuclear pelas normas da CNEN e ANVISA. Discutir a introduo de novas tecnologias e de novos radiofrmacos, ressaltando o impacto das mesmas nos controles e na execuo da radioproteo em uma instalao. Realizar treinamento prtico em monitorao de rea e de superfcie e dos conceitos de contaminao.

Objetivos Especficos:

Ao final do curso o aluno dever ser capaz de executar as tarefas de radioproteo, avaliar os riscos radiolgicos envolvidos nas diversas etapas de manipulao e administrao de radiofrmacos, no controle de qualidade dos equipamentos e, ainda, no gerenciamento de rejeitos de um servio de Medicina Nuclear.

Pblico Alvo:
Responsveis e executores de programas de radioproteo em atividade na prtica de medicina nuclear, estudantes dos cursos de Fsica Mdica com interesse na rea de Medicina Nuclear.

Pr-Requisito para Inscrio:


Curso superior em andamento ou completo na rea de exatas.

Apresentao:
Com o grande desenvolvimento da prtica de Medicina Nuclear nos ltimos anos, novas tecnologias e regulamentos foram introduzidos no pas. Sendo uma tcnica que utiliza materiais radioativos, a rea

encontra-se sob o controle regulatrio da CNEN e, no aspecto sanitrio, sob o controle da ANVISA. Neste curso busca-se introduzir os principais conceitos de radioproteo aplicados a essa prtica com fontes no seladas, desde os aspectos de projeto e licenciamento at o trabalho na rotina clnica, visando destacar os fatores que influenciam na radioproteo do trabalhador, do paciente, do pblico e do meio ambiente.

Contedo Programtico:
Fundamentos de Radioproteo; Efeitos Biolgicos da Radiao; Licenciamento de Servios de Medicina Nuclear; Fundamentos de Controle de Qualidade na Radiofarmcia; Requisitos da terapia com radiofrmacos; Controle de Qualidade da Instrumentao; Monitorao de rea e de superfcie; Gerncia de Rejeitos; Novas Tecnologias em Medicina Nuclear; Requisitos de Blindagem em instalaes de Medicina Nuclear; Aulas prticas de monitorao de rea e de superfcie. Lies aprendidas.

Metodologia de Ensino:
Aulas expositivas Aulas prticas em laboratrio Exerccios

Material Didtico:
Apostila do professor.

Critrios e Instrumentos de Avaliao:


Prova escrita;

Relatrios.

Certificado:
Certificado de participao para alunos com aproveitamento mnimo de 70% na mdia das avaliaes e frequncia mnima de 75% das aulas.

Introduo Medicina Nuclear


Objetivo Capacitar o participante a reconhecer as principais prticas em medicina nuclear, estabelecendo relaes com os princpios fsicos e biolgicos aplicados e identificando os procedimentos correspondentes de acordo com a funo e os limites de atuao de cada um dos profissionais envolvidos, a fim de auxiliar na realizao de exames da modalidade. (Carga horria: 30 horas) Mercado de Trabalho Atuao no mercado de trabalho O profissional formado por este curso dever ser capaz de: - Compreender os princpios fsicos e biolgicos aplicados medicina nuclear, reconhecendo os principais exames da modalidade, os recursos tecnolgicos utilizados e a funo a ser desempenhada por cada integrante da equipe multidisciplinar envolvida; - Auxiliar a equipe multidisciplinar na preparao e administrao do radiofrmaco, desenvolvendo os procedimentos correspondentes de acordo com a funo e os limites de atuao de cada um dos profissionais envolvidos; e - Auxiliar a equipe multidisciplinar na aquisio e tratamento das imagens, desenvolvendo os procedimentos correspondentes de acordo com a funo e os limites de atuao de cada um dos profissionais envolvidos. Panorama de mercado O diagnstico por imagens considerado uma rea estratgica dentro do sistema de sade, com impactos na deteco precoce das doenas, diagnstico das patologias, contribuindo significativamente para a teraputica no processo de sade e doena. Na rea de sade, os maiores investimentos em tecnologias so relacionados ao diagnstico por imagens, que em contrapartida nem sempre dispem de profissionais capacitados para a maximizao dos recursos tecnolgicos, bem como para a otimizao dos processos de trabalho.

Pr-requisito e pblico-alvo Pr-requisitos Idade mnima: 18 anos. Escolaridade mnima: ser formado ou estar cursando o tcnico ou superior em radiologia ou reas relacionadas (medicina, fsica, enfermagem, farmcia, etc.). Pblico-alvo Profissionais e estudantes da rea de radiodiagnstico ou reas relacionadas (medicina, fsica, enfermagem, farmcia, etc.).

Mtodo Proposta metodolgica Sero realizadas discusses de casos, exposies dialogadas, trabalho com vdeos, dramatizaes e simulaes relativas aos procedimentos de realizao de exames de medicina nuclear.

Programa - Princpios fsicos e biolgicos aplicados medicina nuclear; - Principais exames e recursos tecnolgicos da modalidade; e - Atuao em equipes multidisciplinares.

Certificao O Senac confere o certificado de concluso do curso aos alunos aprovados.

Observaes Para que o Tcnico em Radiologia obtenha o direito ao respectivo exerccio profissional em Medicina Nuclear, necessria a formao em curso de especializao, conforme resoluo do CONTER n 13, de 22 de outubro de 2009.

Tags Curso de medicina nuclear sp; aperfeioamento em medicina nuclear sp; atualizao em medicina nuclear sp; curso de mn sp; aperfeioamento em mn sp; atualizao em mn sp; workstation senac sp; laboratrio radiologia senac sp; curso radiologia senac sp.

medicina nuclear

Medicina nuclear
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Imagem obtida atravs de tomografia por emisso de positres.

A medicina nuclear permite observar o estado fisiolgico dos tecidos de forma no invasiva, atravs da marcao de molculas participantes nesses processos fisiolgicos com istopos radioactivos. Estes,

denunciam sua localizao por emitirem radiao nuclear (onda eletromagntica de comprimento de 0,01nm a 1nm = espectro dos raios gama). A deteco localizada de muitos ftons gama com uma cmara gama permite formar imagens ou filmes que informem acerca do estado funcional dos rgos. A maioria das tcnicas usa ligaes covalentes ou inicas entre os elementos radioactivos e as substncias alvo, mas hoje j existem marcadores mais sofisticados, como o uso de anticorpos especficos para determinadaprotena, marcados radioactivamente. A emisso de partculas beta ou alfa, que possuem alta energia, pode ser til do ponto de vista teraputico, para destruir clulas ou estruturas indesejveis mas no formam imagem. Centros de Medicina Nuclear existem em regra apenas nos hospitais centrais, ou em clnicas privadas.
ndice
[esconder]

1 Tipos de Radiao Utilizados 2 Tipos de Radiofrmacos Utilizados 3 Utilidade e Risco 4 Sistema Nervoso Central: Cintilografia Cerebral 5 Endocrinologia 6 Pneumologia: Cintilografia Pulmonar 7 Cardiologia Nuclear 8 Nefrologia Nuclear 9 Osteoarticular 10 Cancro: Cintilografias Oncolgicas 11 Ver tambm 12 Ligaes externas

Tipos de Radiao Utilizados


1. Partcula Beta: consiste num Eltron, podendo portanto ser utilizado em terapia como por exemplo no tratamento de hipertiroidismo e do cancro da tiroideia, doena de Plummer, atravs do uso do Iodo-131 (teraputica com Iodo radioactivo). 1. Postron: a antipartcula do eltron. Consiste num "eltron" de carga positiva. o tipo de radiao utilizada nos exames de PET (Positron Emission Tomography - Tomografia por Emisso de Postrons). O principal radiofrmaco utilizado nesse tipo de exame o FDG (Glicose marcada com Fluor-18). 1. Radiao Gama: um fton, ou seja, energia (onda eletromagntica). Os raios gama tm origem nos ncleos atmicos, e so utilizados na grande maioria dos exames em medicina nuclear. Os raios gama so detectados por um equipamento apropriado, a Cmara Gama. O principal radionucldeo emissor de radiao gama utilizado em medicina nuclear o Tecncio.

[editar]Tipos

de Radiofrmacos Utilizados

Um radiofrmaco incorpora dois componentes. Um radionucldeo, ou seja, uma substncia com propriedades fsicas adequadas ao procedimento desejado (partcula emissora de radiao beta, para teraputica; ou partcula emissora de radiao gama, para diagnstico) e uma vector fisiolgico, isto , uma molcula orgnica com fixao preferencial em determinado tecido ou rgo. Essencialmente, os radionucldeos so a parte radioactiva dos radiofrmacos. Mas estes tambm possuem uma molcula (no radioactiva) que se liga ao radionucldeo (marcao radioactiva) e o conduz para esse rgo ou estrutura que se pretende estudar. Tecncio-99-metaestvel: um radionucldeo artificial, criado pelo homem. Tem vida-mdia de aproximadamente 6 horas, isto , a sua Actividade, ou "quantidade de radioactividade" reduz-se para metade a cada 6 horas. Emite um fton gama com 140.511keV de energia, ideal para a Cmara Gama. muito reactivo quimicamente, reagindo com muitos tipos de molculas orgnicas. Esta grande versatilidade qumica permite que hoje em dia a grande maioria dos estudos em Medicina Nuclear sejam efectuados com base no uso de radiofrmacos Tecneciados. Iodo-123 ou Iodo-131: importantes no estudo da Tiroideia. Tm emisso de radiao gama e beta, respectivamente. Semi-vida de 8 dias para o I131, 13 horas para o I123. Tlio-201: tem propriedades qumicas semelhantes ao Potssio, tendo sido utilizado durante muitos anos para imagiologia cardaca (integrava a bomba de sdio-potssio). Os seus ftons gama tm energias baixas, mas as imagens eram menos ntidas e a sua interpretao mais complexa. Semi-vida de 3 dias. Actualmente os estudos com Tlio-201 tm cado em desuso, face ao aparecimento de novos radiofrmacos marcados com Tc-99m. Glio-67: tem propriedades semelhantes ao io Ferro. um emissor gama de mdia energia e apresenta semi-vida de 3 dias. utilizado em estudos de Infeco e em Oncologia. ndio-111: semi-vida 3 dias. um emissor de radiao gama de mdia energia. Xnon-133 e Crpton-81m: gases nobres radioactivos que podem ser usados na cintigrafia de ventilao pulmonar. No entanto, a maior parte dos estudos de ventilao pulmonar so feitos com um aerossol marcado com Tc-99m. Flor-18: emite positres. usado no exame PET.

[editar]Utilidade

e Risco

A importncia deste tipo de exames tem merecido cada vez mais reconhecimento. A principal limitao maior utilizao da medicina nuclear o custo. No entanto impossvel observar muitos processos fisiolgicos de forma no invasiva sem a Medicina Nuclear. A quantidade de radiao que o paciente recebe num exame de medicina nuclear menor que a radiao recebida numa radiografia ou uma Tomografia Axial Computadorizada que visualize as mesmas estruturas. A quantidade de substncia estranha normalmente to baixa que no h perigo de interferir significativamente com os processos fisiolgicos normais. Os casos mais graves so muitas vezes os casos de hipersensibilidade (alergia) com choque anafiltico do doente em reaco ao agente qumico estranho. [editar]Sistema

Nervoso Central: Cintilografia Cerebral

Cintigrafia de Perfuso Cerebral: avalia a perfuso sangunea das vrias regies do crebro. injectado um radionucldeo lipoflico no sangue do paciente, que seja capaz de atravessar aBarreira hematoenceflica. Ele depois integrado nas membranas celulares dos neurnios.

usado para indicar leses causadas por enfartes - AVCs, ou para descobrir artrias parcialmente obstrudas que tenham um risco de enfartes futuros. [editar]Endocrinologia Cintigrafia da Tireoide: A principal aplicao da Medicina Nuclear nesta rea o diagnstico e terapia do Carcinoma bem diferenciado da Tireoide. As clulas normais da Tireoide assim como as do carcinoma bem diferenciado desse rgo, concentram o Iodo at concentraes muito superiores a outros rgos, uma vez que o Iodo uma parte importante das hormonas produzidas nessa glndula, a T3 e a T4. Este facto permite usar os istopos radioactivos do Iodo, o I-123 (preferido porque tem semi-vida curta, energia mais adequada s Cmaras Gama e ausncia de emisso beta, mas muito mais caro) e o I-131 para formar imagens funcionais da Tiroideia. Terapia com I-131: O I-131 pode alm disso ser usado para terapia do carcinoma bem diferenciado da tiroideia. Em muito altas concentraes, a emisso de partculas beta pelos radionclidos destri as clulas ao redor. Uma vez que a Tiroideia concentra muitas vezes mais o io que os outros rgos, ela o rgo alvo. Esta terapia usada aps tireoidectomia para eliminar focos de metstase do cancro. feita terapia de substituio das hormonas tiroideias (so ingeridas regularmente sob a forma de medicamento). Cintigrafia Corporal com 123I-MIBG: uma tcnica de estudo dos tumores neuroendcrinos. O radiofrmaco utilizado, metaiodobenzilguanidina-Iodo-123, um anlogo da guanetidina que captada para os grnulos cromafins das clulas neuroendcrinas. So indicaes para este exame a suspeita de feocromocitoma, tumores carcinides neuroblastoma peditrico, carcinomamedular da Tiroideia e outras neoplasias derivadas da crista neural. O 123I-MIBG tambm usado, em maiores concentraes, na terapia de algumas destas condies. Cintigrafia do Crtex das Suprarrenais com 131I-Iodocolesterol: tm afinidade para o crtex da glndula supra-renal. Utilizado no diagnstico de Sndrome de Cushing,hiperaldosteronismo e hiperandrogenismo. Detecta leses da supra-renal. Cintigrafia das Paratiroideias: permite avaliar a funcionalidade das glndulas paratiroideias. preparado um Radiofrmaco com afinidade para estas glndulas (geralmente o 99mTc-sestaMIBI ou o 99mTc-Tetrofosmina) que depois administrado ao paciente por via endovenosa. So realizadas duas sries de imagens: umas cerca de 15min aps a injeco, que permite a visualizao das glndulas paratiroideias, bem como a glndula tiroideia; outras cerca de 2h aps a injeco, onde j no suposto visualizar as glndulas paratiroideias, nem a glndula tiroideia. A ideia averiguar sobre o "washout" do radiofrmaco. Em casos de Adenoma das Paratiroideias, continua a visualizar-se actividade nas glndulas paratiroideias, mesmo 2h aps a administrao do radiofrmaco. Por vezes exigido que este exame seja comparado com uma Cintigrafia da Tiroideia.

[editar]Pneumologia:

Cintilografia Pulmonar

Cintilografia de Perfuso e Ventilao: so duas tcnicas que devem ser executadas sempre que possvel (frequentemente de emergncia). o principal mtodo de avaliao da grave condio potencialmente mortal que a tromboembolia pulmonar. A parte de perfuso uma

avaliao do fluxo sanguneo por todo o pulmo, ou seja, se h obstrues nos vasos, como em casos de tromboembolia pulmonar. Ela efectuada pela injeco de aglomerados de albumina marcados com tecncio-99m no sangue. Qualquer rea que no seja irrigada ficar plida (zona fria) na imagem obtida. A cintigrafia de ventilao indica as reas do pulmo que ventilam convenientemente. Ela feita pela inalao de marcadores radioactivos gasosos ou sob a forma de aerossis, como istopos de gases nobres radioactivos ou microparticulas marcadas com tecncio (technegas). O resultado do exame vem da comparao entre as zonas frias (pouco radioactivas) da perfuso e as da ventilao. Se houver grandes e mltiplas defeitos de perfuso no consonantes com reas de defeitos de ventilao, provvel o diagnstico de tromboembolismo pulmonar. De outro modo poder haver obstruo de um brnquio ou bronquolo (apenas zona fria na ventilao), ou outras condies. [editar]Cardiologia

Nuclear

Angiografia de radionucldeos de Equilbrio (ARNE): usada para avaliar a funo ventricular, especialmente a do ventrculo esquerdo. O tecncio-99m feito reagir quimicamente com ahemoglobina dos eritrcitos injectado no sangue. Estes eritrcitos marcados espalham-se por todo o sangue da pessoa rapidamente o que torna possvel ento fazer um filme do batimentos cardacos a partir das emisses e avaliar a quantidade de sangue que permanece nos ventrculos aquando da sstole e da distole (clculo da fraco de ejeco). Estes filmes do indicaes sobre a performance cardaca em casos de miocardiopatias, valvulopatias e outros. Cintigrafia de Perfuso do Miocrdio em Esforo e em Repouso: indicada para avaliar doentes com enfartes do miocrdio prvios, dispneia de esforo, ou angina pectoris. feito um estudo por SPECT ou Tomografia Computorizada de Emisso de Ftons Simples. Basicamente a cmara gama roda e tira imagens de vrias posies, que o computador ento reconstri em imagens 3D. So usados os compostos Tlio-201 (um anlogo do io Potssio, K+, em cujo transportador os micitos so ricos), 99mTc-Tetrofosmina (absorvida pelas clulas ricas em mitocndrias, como os micitos) ou 99mTc-SestaMIBI, todos absorvidos pelas clulas do miocrdio (se houver fluxo sanguneo prximo). So efectuadas duas medies da radioactividade: em repouso e em esforo mximo. Se houver zona fria ou de radioactividade muito reduzida em ambas as situaes, haver apenas tecido fibroso derivado de um enfarte prvio nesse ponto do corao (j no existem micitos); se houver zona fria em esforo, mas no em repouso, ento dever haver limitaes ao fluxo sanguneo para essa regio, ou seja ele suficiente para o repouso mas a artria est obstruda parcialmente e quando h vasodilatao devido ao esforo, o volume nas outras artrias desobstrudas aumenta muito mais (porque num tubo o aumento do raio de 2 para 3 mm corresponde a muito mais volume extra que de 1 para 2mm)- logo essa rea est com menos radioactividade comparativamente. Estudo de Viabilidade do Miocrdio (Repouso sob Nitroglicerina) : um estudo idntico Cintigrafia de Perfuso do Miocrdio, sendo apenas realizado o estudo em Repouso. A injeco do Radiofrmaco precedida pela administrao oral de um comprimido de Nitroglicerina. Desta forma, obtida uma imagem do corao em condies ptimas de fluxo sanguneo. Desta forma, todas as clulas viveis (vivas) tero acesso irrigao coronria.

[editar]Nefrologia

Nuclear

Cintigrafia Renal com 99mTc-DMSA: o Parnquima do Rim estudado com a molcula DMSA (cido dimercaptosuccinico) que feita reagir in vitro com Tecncio-99m radioactivo. O DMSA-

Tc99m injectado no sangue do paciente, de onde simultaneamente filtrado, reabsorvido e secretado a nvel glomerular, e do Tubo Contornado Proximal. O frmaco fica na sua maioria localizado no Crtex renal desde que este esteja funcional e capaz de filtrar, reabsorver e secretar. As zonas frias (plidas) de pouca actividade radioactiva obtidas no filme correspondero assim a zonas do crtex do Rim que estejam em insuficincia ou no estejam a funcionar a 100%. Este mtodo tem sensibilidade maior que a Ecografia para deteco depielonefrites, malformaes ou cicatrizes, nomeadamente em Pediatria. Cintigrafia Renal com 99mTc-DTPA: o DTPA, mesmo acoplado ao tecncio, quase totalmente eliminado por filtrao glomerular sem quase nenhuma secreo ou reabsoro. uma tcnica de avaliao do Glomrulo Renal e sua capacidade de filtrao efectiva, nomeadamente das Glomerulopatias. Renograma Basal com 99mTc-MAG3: o 99mTc-MAG3 ou mercaptoacetiltriglicina-99mTc eliminada principalmente por secreo tubular. A sua rpida excreo permite a avaliao no s dessa funo renal mas tambm da perfuso, e integridade do sistema colector. usada na monitorizao da insuficincia renal, obstruo dos canais colectores e refluxo de urina. Renograma com prova diurtica: usado no diagnstico diferencials entre a obstruo das vias urinrias, nomeadamente por clculos ("pedra dos rins"), e a Estase funcional dessas vias. A administrao de um diurtico como a furosemida acelera a excreo de urina pelo rim. Qualquer dificuldade de mico que no seja obstruo mecnica das vias pode ser distinguido aumentando suficientemente o volume de urina secretada pelos rins. Se houver obstruo mecnica o radiofrmaco na urina se concentrar proximalmente ao ponto bem definido da obstruo, e pouco ou nenhum passar. Se for estase funcional (e.g. se o msculo do ureter no propelir a urina), o aumento de volume ser suficiente para fazer avanar a urina nas vias por si mesmo, e o radiofrmaco ocupar toda a via urinria. Renograma com Captopril: usada como teste de deteco de hipertenso arterial devido a estenose (causada pela aterosclerose ou placa de colesterol) da artria renal. administradoCaptopril, um inibidor da enzima conversora da angiotensina, que tem o efeito de diminuir a perfuso (fluxo sanguneo) renal. O radiofrmaco utilizado o 99mTc-DTPA. Se a radioactividadevinda do rim diminuir consideravelmente, a artria correspondente j deveria estar estenosada antes da vasocontrio devida ao captopril (porque um tubo de 3mm que diminui para 2 perde muito menos volume que um de 2 que diminui para 1mm). Cistocintigrafia Directa ou Indirecta: usada no diagnstico do refluxo vesico-ureteral (da bexiga de volta ao ureter) da urina. H dois tipos. Na cistocintigrafia directa, o doente cateterizado (tubo colocado no ureta) e a soluo radioactiva introduzida na bexiga. Na indirecta o rdiofarmaco injectado no sangue e as imagens feitas aquando do percurso da urina radioactiva pelas vias urinrias inferiores. Em qualquer caso, o imagiologista verifica se h refluxo da urina radioactiva.

[editar]Osteoarticular Cintifragia ssea de Corpo Inteiro: usada So usados derivados de disfosfatos resistentes s enzimas fosfatases, quelados com Tecncio-99m como o 99mTc-metilenodifosfonato (99mTcMDP) e o 99mTc-hidroximetilenodifosfonato (99mTc-HMDP), os quais so injectados no sangue. Rapidamente fixam-se com clcio ao mineral apatite do osso. Uma vez que os processos de

cristalizao normais dos sais de clcio e fosfato no osso so os mesmos da fixao do radiofrmaco, esta tcnica permite detectar reas de grande ou insuficiente formao de mineral dentro dos ossos. Assim detectam-se reas frias ou hipofixantes, com pouca radioactividade, que correspondem a grande actividade destruidora de osso como a osteoclstica ou baixa actividade geradora de osso como a osteoblstica. Causas possveis de hipofixao so a necrose ssea (por isqumia, enfarte ou infeco-osteomielite), isqumia por anemia falciforme, ou metstases agressivas. esta ltima a indicao mais importante, uma vez que permite detectar leses causadas por metstases de cancros de outros rgos ou do prprio osso muito mais precocemente que o raio-x, e permite fazer o estadiamento da neoplasia. Os cancros que mais frequentemente metastizam para o osso so os da prstata, mama epulmo. Cintilografia ssea com estudo de trs fases Estudo sseo Tomogrfico (complementar)

Cintilografia da Medula ssea com 99mTc-Colides

[editar]Cancro:

Cintilografias Oncolgicas
3+

Cintigrafia com Glio-67: o Glio-67 comporta-se como o io Ferro e portanto liga-se transferrina plasmtica. A maior vascularizao das neoplasias e a sua maior necessidade de ferro leva acumulao do radiofrmaco nas clulas neoplsicas, associado ferritina. possvel colher informaes de muitos tipos de tumores com esta tcnica mas ela principalmente indicada para estadiamento de linfomas. Uma vez que o Glio no se concentra em leses necrosadas ou fibrticas ele permite detectar tumores activos de forma superior Tomografia computadorizada ou Ressonncia Magntica. Cintilografia com 123I-MIBG Cintilografia com 131I-Iodocolesterol ou NP-59 Cintilografia dos Receptores da Somatostatina com 111In-Pentatretido: o 111-ndioPentatretido um anlogo radioctivo da hormona somatostatina. Usado no estadiamento de tumores neuroendcrinos, como os do ilhu do pncreashipfise e carcinides. Cintilografia com 99mTc-sestaMIBI: este radiofrmaco concentra-se nas mitocndrias, logo marca a viabilidade celular (a falta de integridade das membranas mitocondriais indicativa de stress celular). no entanto usado como indicador da susceptibilidade quimioterapiade uma neoplasia, porque ele excretado da clula pelo mesmo transportador membranar que excreta os qumicos citostticos (quanto mais transportador menos radioactividade e menos susceptibilidade quimio). Cintilografia Mamria: a primeira tcnica de deteco de tumores mamrios a mamografia, uma forma de radiografia. A cintigrafia s usada se houver dvidas aps mamografia. So usados o 99mTc-MIBI ou o 99mTc-Tetrofosmina. Linfocintigrafia: tcnica de determinao do gnglio sentinela. O gnglio sentinela o primeiro gnglio linftico que drena uma neoplasia, e o primeiro a receber clulas metastticas.

essencial aps descoberta de tumor maligno verificar se o gnglio sentinela est invadido, pois o inicio de matastizao determina estratgias teraputicas mais agressivas. So usados derivados da albumina com Tecncio radioactivo em soluo, que so injectados no tumor. Este radiofrmaco ento drenado pelos vasos linfticos at ao gnglio mais prximo. Indicaes frequentes so o carcinoma da mama e o melanoma. [editar]Ver

tambm

Camera gama - equipamento de deteco de raios gama usado na medicina nuclear. PET - exame de emisso de positres usando Flor-18 radioactivo. SPECT - exame tomogrfico nuclear.

[editar]Ligaes

externas

Associao Portuguesa de Tcnicos de Medicina Nuclear Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem molecular Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear Nuclear Medicine Information Associao Biomdica em Radiodiagnstico e Radioterapia

Cmara gama
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.
(Redirecionado de Camera gama)

A cmara gama um equipamento usado na Medicina nuclear e no PET (exame mdico), que usado para detectar e localizar a origem espacial de raios gama emitidos pelos radiofrmacos ingeridos pelo paciente. Ela produz uma imagem dos rgos do paciente com zonas frias que emitem poucos raios gama e zonas quentes que emitem muitos comparativamente.

[editar]Funcionamento
Ela constituda por um detector de raios gama, como um cristal de cintilao (de Oxiortosilicato de Lutcio, germanato de bismuto ou mais frequentemente de iodeto de sdio activado comTlio) contido numa caixa escura, que transforma a energia de cada raio gama em muitos fotes de luz e infravermelhos (fenmeno de fluorescncia). Estes so detectados com vrios tubos fotomultiplicadores em redor do cristal e electrnica associada que computa as diferentes intensidades medidas. Um colimador (grelha) de chumbo usado entre o paciente e o detector para eliminar raios gama que no tenham direco perpendicular a ele (o que torna a imagem mais ntida). As imagens so produzidas com a ajuda de um computador integrado no equipamento.

[editar]Imagem
Uma cmera gama tpica tem uma resoluo de cerca de 4 milmetros, captando vrias centenas de milhares de fotons por segundo. Para cada um destes ela mede a posio do emissor. Estes dados so ento organizados pelo computador numa imagem ou filme.

Na tomografia computadorizada de imagens gama ou SPECT, vrias (duas ou trs) cmeras gama rodam em torno do alvo, o que proporciona a terceira dimenso a dar s suas imagens bidimensionais, que com a ajuda de um computador so transformadas em trs dimenses.

[editar]Histria
A cmera gama foi desenvolvida por Hal Anger na dcada de 1960. No seu design original, a Anger camera ainda utilizada hoje. Ela composta de arranjos hexagonais de tubos fotodetectoresde vcuo, cada um com ~8 cm de dimetro em volta do cristal cintilante. O circuito elctrico detecta coincidncia de deteco entre os tubos e calcula a sua direco e posio de acordo com a posio dos tubos activados, correlacionando a voltagem produzida em cada um deles. No fim da dcada de 1990, a introduo do cintilador rpido de Crio activado com Oxiortosilicato de Lutcio (LSO:Ce), o qual tinha apenas 40 nanosegundos de fluorescncia em espectro visvel aps recepo de raio gama (contra 230 ns para Iodeto de Sdio activados com Tlio ou 300 ns para cristais de Germanato de Bismuto usados nos anos 1980), reduziu grandemente o tempo de renovao da capacidade de deteco de raios gama aps cada evento, o que aumentou o nmero de eventos detectveis em cada segundo. Esta inovao permitiu diminuir o tempo de exame do doente at cerca de metade.

Tomografia por emisso de positres


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

(Redirecionado de PET (exame mdico))

Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap.
fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Um scanner tpico de PET

A tomografia por emisso de positres (portugus europeu) ou tomografia por emisso de psitrons (portugus
brasileiro)

, tambm conhecida pela sigla PET, um exame imagiolgico da medicina nuclear que

utiliza radionucldeos que emitem um positro no momento da sua desintegrao, o qual detectado para formar as imagens do exame. Utiliza-se glicose ligada a um elemento radioactivo (normalmente flor radioactivo) e injecta-se no paciente. As regies que esto metabolizando essa glicose em excesso, tais como tumores ou regies do crebro em intensa actividade aparecero em vermelho na imagem criada pelo computador. Um exemplo de um grande utilizador de glicose o msculo cardaco - miocrdio. Um computador produz uma imagem tridimensional da rea, revelando quo activamente as diferentes regies do miocrdio esto utilizando o nutriente marcado. A tomografia por emisso de positres produz imagens mais ntidas que os demais estudos de medicina nuclear. A PET um mtodo de obter imagens que informam acerca do estado funcional dos rgos e no tanto do seu estado morfolgico como as tcnicas da radiologia propriamente dita. A PET pode gerar imagens em 3D ou imagens de "fatia" semelhantes tomografia computorizada.

ndice
[esconder]

1 Equipamento

o o

1.1 Segurana 1.2 Radionucldeos

2 Aplicaes do exame PET 3 Histria 4 Imagens adicionais 5 Ver tambm

[editar]Equipamento

Esquema do processo do exame PET

A imagem da PET formada pela localizao da emisso dos positres pelos radionucldeos fixados nos rgos do paciente. Contudo como o positro a partcula de antimatria do electro, ele rapidamente se aniquila com um dos inmeros electres das molculas do paciente imediatamente adjacentes emisso, no chegando a percorrer nenhuma distncia significativa. assim impossvel detectar os positres directamente com o equipamento. Contudo, a aniquilao positro-electro gera dois raios gama com direces opostas e cuja direco e comprimento de onda podem ser convertidos na posio, direco e energia do positro que os originou, de acordo com as leis da fsica. No exame PET detectores de raios gama (cmara gama) so colocados em redor do paciente. Os clculos so efectuados com umcomputador, e com a ajuda de algoritmos semelhantes aos da TAC, o computador reconstri os locais de emisso de positres a partir das energias e direces de cada par de raios gama, gerando imagens tridimensionais (que normalmente so observadas pelo mdicoenquanto srie de fotos de fatias do rgo, cada uma separada por 5 mm da seguinte). As PETs e TACs da mesma rea so

frequentemente lidos em simultneo para correlacionar informaes fisiolgicas com alteraes morfolgicas.

[editar]Segurana
O teste PET minimamente invasivo e as doses de radioactividade absorvidas por cada paciente (7 mSv) so semelhantes s dos outros estudos como a TAC (8 mSv).

[editar]Radionucldeos
Os radionucldeos usados na PET so necessariamente diferentes dos usados nos restantes exames da medicina nuclear, j que para esta ltima importante a emisso de fotes gama, enquanto a PET se baseia no decaimento daqueles ncleos que emitem positres.

Flor-18: marca a Fluorodeoxiglicose (FDG) radioactiva que um anlogo da Glicose. usado para estudar o metabolismo dos rgos e tecidos. Semi-vida de 2 horas.

Nitrognio-13: usado para marcar amnia radioactiva que injectada no sangue para estudar a perfuso sangunea de um rgo (deteco de isquemia e fibrose por exemplo).

Carbono-11 Oxignio-15: usado em estudos do crebro. Rubdio-82: usado em estudos de perfuso cardacos.

[editar]Aplicaes

do exame PET

Imagem de corpo inteiro obtida atravs do exame PET

PET oncolgico: injectado FDG com Flor-18 no sangue do paciente. O F18-FDG, um anlogo da glicose, transportado para dentro das clulas pelo mesmo transportador na membrana celular do acar, contudo dentro da clula ele no completamente metabolizado mas transformado em uma forma que conservada (fixada) no interior da clula. Assim ele pode ser utilizado para detectar clulas com alto consumo de glicose e que portanto contenham muitos transportadores membranares (hiperexpresso destes genes), como acontece nas clulas dostumores de crescimento rpido, os quais so frequentemente malignos (cancro). usado para distinguir (estadiar) massas benignas de malignas no pulmo, clon, mama, linfomas e outras neoplasias, e na deteco de metstases. Esta tcnica constitui 90% dos PET feitos actualmente.

PET do crebro: usado Oxignio-15. Usado para avaliar perfuso sangunea e actividade (consumo de oxignio) de diferentes regies do crebro. A F18-DOPA est em estudo enquanto anlogo do precursor de neurotransmissor dopamina.

PET cardaco: FDG-F18 usado para detectar reas isqumicas e fibrosadas, mas o seu benefciocusto em comparao com a tcnica de SPECTCintigrafia de Perfuso (discutida em medicina nuclear) duvidoso.

Tambm so usados PET em investigao em farmacologia. O frmaco marcado com radionucldeo de modo a estudar a sua absoro, fixao e eliminao.

[editar]Histria
O PET foi desenvolvido por Edward Hoffman e Michael E. Phelps em 1973 na Universidade de Washington em St. Louis, Estados Unidos. O exame PET ficou limitado a usos de investigao mdica at cerca de 1990. Hoje em dia frequente a combinao dos exames PET e TAC do mesmo rgo. Existem equipamentos que permitem efectuar ambos os exames simultaneamente, inventados por David Townsend e Ron Nutt. O exame de PET uma tcnica intensiva apenas praticada nos hospitais centrais. necessrio um ciclotro para produzir continuamente o Flor-18, que tem uma semi-vida curta de apenas algumas horas. Estudos realizados nos Estados Unidos, em 1994, demonstraram que, mesmo sendo um exame caro, o exame PET vantajoso quando includo nos protocolos para diagnsticos de diversas enfermidades, principalmente em oncologia. Como pode substituir vrios outros exames, o PET ao final se torna mais barato. Alm de ser uma das mais modernas e eficazes tcnicas dediagnstico por imagem, seu custobenefcio pode ser tambm salientado quando evita processos invasivos, como bipsias, eliminando assim os riscos inerentes a estes procedimentos.

[editar]Imagens

adicionais

Imagem PET de um crebro humano

Tomografia computadorizada por emisso de fton nico


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.
(Redirecionado de SPECT)

A tomografia computadorizada por emisso de fton nico, mais conhecida pelo acrnimo SPECT (em ingls: Single photon emission computed tomography) uma tcnica tomogrfica de imagem mdica da medicina nuclear que utiliza a radiao ionizante de raios gama. muito semelhante imagem "planar" da medicina nuclear convencional pelo facto que usa uma cmara gama. Contudo, ela capaz de fornecer verdadeiro dado biotopolgico em 3D. Esta informao tipicamente apresentada como cortes transversais do paciente, mas a potente elaborao da imagem computadorizada pode facilmente ser reformatada em cortes sagitais ou manipulada quando necessrio. No exame, injetado no paciente o radiofrmaco medicamento que contm radionucldeos, cuja utilizao tambm pode ser teraputica. Esse medicamento far com que, contrrio ao exame de raios-x, o paciente emita a radiao necessria para a aquisio da imagem. A cmara gama gira ao redor do paciente e gera imagens a partir de vrios ngulos diferentes.

ndice
[esconder]

1 Captao da Imagem

o o o

1.1 Conceitos Gerais 1.2 Sistema de Deteco 1.3 Formao da Imagem

2 Imagem 3 Aplicaes na Medicina

o o o o

3.1 Perfuso de Miocrdio 3.2 Cintilografia ssea 3.3 Cintilografia de Ventilao e de Perfuso 3.4 Perfuso Cerebral

4 Avano da Cincia

[editar]Captao [editar]Conceitos

da Imagem
Gerais

O radiofrmaco injetado no paciente, interage com os tecidos do corpo, e ento a radiao emitida. Ela captada pelos detectores da mquina e transformada em energia eltrica. O computador traduz essa energia em forma de uma imagem 2D que mostrada num monitor.

[editar]Sistema

de Deteco

O SPECT usa a gama cmara para adquirir as imagens. Os componentes do sistema de deteco da gama cmara so: Colimador: Os raios gama no esto unicamente se dirigindo em direo a mquina. Por isso, o colimador usado para permitir que apenas aqueles raios, que viajem numa certa direo, atinjam o detector. Existem trs principais tipos de furos de colimador: de furos paralelos, de furos divergentes e o de furos convergentes. Cristal: o receptor da radiao. A radiao, depois de colimada, atinge o cristal e interage com ele. Essa interao pode ser dada de quatro maneiras: A. O Evento Vlido: O raio gama emitido paralelamente aos buracos do colimador, atravessa um deles e interage fotoeletricamente com o cristal, depositando toda a sua energia em apenas um local. Essa interao seria a ideal, pois todo fton incidido seria convertido totalmente em energia eltrica. B. A Deteco de Espalhamento: O raio gama emitido paralelamente aos buracos do colimador, atravessa um deles e interage por espalhamento Compton com o cristal. O raio espalhado pode interagir uma segunda vez com o detector. Para a imagem, essa segunda interao malfica, pois pode causar perda da nitidez.

C. O Espalhamento do Objeto: O raio no emitido na direo dos buracos do colimador, mas espalhado pelo corpo e passa pelos buracos do colimador, sendo detectado. O raio perde energia durante o espalhamento e produzir um sinal menor detector. D. A Penetrao Septal: O raio gama emitido em direo do colimador, mas no paralelamente a ele. Por conta da atenuao incompleta, causada pelas paredes finas do colimador, h certa chance do raio atingir o cristal e interagir com ele. Fotomultiplicadores: Multiplicam o sinal produzido pela luz incidente mais ou menos 100 milhes de vezes possibilitando um nico fton ser detectado quando a luz incidente fraca. Amplificam o sinal e transformam em energia eltrica para ser processado pelo computador.

[editar]Formao

da Imagem

O sinal ampliado pelos fotomultiplicadores enviado a um circuito de posicionamento. Quando a energia chega a esse circuito, ele envia a informao ao computador da posio dela nos eixos X e Y. O valor da energia no posicionamento (X e Y) indicar a tonalidade do pixel para a formao final da imagem. Os programas de reconstruo de imagem tm corretor de linearidade e uniformidade. Esses programas tentam evitar o borramento e o aparecimento de artefatos.

[editar]Imagem
Para capturar a imagem de SPECT a gama cmara rotacionada em volta do paciente. So capturadas mltiplas imagens bidimensionais (2D) do corpo do paciente. A radiao captada em pontos definidos durante a rotao, normalmente a cada 36 graus. Na maioria dos casos dada uma rotao com a gama cmara de 360 graus para conseguir a otimizao na reconstruo. O tempo de captao, em cada ponto, varivel, mas normalmente de 15 a 20 segundos. O que d um tempo total de exame entre 15 e 20 minutos. Mas as mquinas mais modernas tm mais de uma cabea (parte da mquina que contm todo o sistema de deteco). Quanto mais cabeas a mquina tiver, uma maior rea ela captar a radiao simultaneamente. O que resultar num menor tempo total de exame. As imagens podem ser preto e branco ou coloridas, depende do exame. As imagens coloridas so mais comuns em exames que mostram o crebro e o corao. A resoluo pode ser de 64x64 ou 128x128 pixels, cada pixel representando uma parte de 3-6 milmetros do corpo do paciente. A resoluo da imagem depende: Da Energia: Se a energia for muito baixa, h uma maior probabilidade de acontecer os outros eventos de deteco que no o ideal (Deteco de Espalhamento, Espalhamento do Objeto e Penetrao Septal). Da Espessura do cristal: O cristal no pode ser muito grosso. Tem que ter uma espessura ideal, pois se no h uma maior probabilidade de acontecer, principalmente o evento de Deteco de Espalhamento.

Da Eficincia de Coleta: Se a coleta no for muito eficiente, haver prejuzo para a imagem. Conseqentemente, o mdico que analisar o exame poder no ver um cncer, por exemplo, que o paciente possa ter, mas, devido a baixa eficincia de coleta, a imagem no ficou a melhor possvel. Da Distncia: A distncia est ligada diretamente eficincia de coleta. Quanto menor a distncia, maior a eficincia de coleta. por isso que, no momento do exame, as cabeas da mquina so aproximadas do paciente. Do Tipo de Buraco do Colimador: Cada tipo de buraco tem o seu campo de captao. O colimador de furos paralelos capta radiao de uma rea exatamente do tamanho da sua. O colimador de furos convergentes capta radiao de uma rea menor do que a dele; ele tem uma forma de funil. E o colimador divergente capta radiao de uma rea maior do que a dele; ele tem a forma de um leque.

[editar]Aplicaes

na Medicina

O SPECT um exame largamente usado na medicina. Pois esse possibilita a visualizao da funcionalidade de todos os sistemas do corpo. O procedimento padro simples: aplicar o radiofrmaco no paciente, aguardar alguns minutos e realizar o exame. A seguir, explana-se sobre alguns desses exames.

[editar]Perfuso

de Miocrdio

Para a realizao desse exame, o paciente deve ter feito jejum de quatro horas. O radiofrmaco deve ter administrao intravenosa e com o paciente em p, se possvel. O exame feito em duas partes: o exame sob esforo e o exame em repouso. O sob esforo realizado primeiro, pois a maioria dos problemas so detectados nesse exame, muitas vezes sem a necessidade do outro. O paciente submetido ao esforo fsico em uma esteira ergomtrica. A atividade do frmaco, nesse caso, deve ser de 20 a 30mCi de 99mTc. E o exame deve ser realizado 15min aps a aplicao da radiao em posio supina (com as costas na mesa) com o brao esquerdo levantado e os eletrodos devem ser removidos da rea de captao da mquina. O em repouso, a atividade deve ser de 8 a 10mCi. Algumas vezes o paciente pode precisar de uma reinjeo; a dose pode no estar adequada para a realizao do exame e o paciente precisar de mais radiao. O exame deve ser realizado 30min aps a aplicao do radiofrmaco com o paciente estando, novamente, na posio supina. O exame de esforo tem indicaes e contra-indicaes. Em resumo, algumas delas apresentam-se abaixo: Indicaes: diagnstico de sndrome da dor torcica, avaliao de doena arterial coronariana conhecida, localizao e extenso da isquemia, avaliao do efeito da terapia medicamentosa, avaliao aps angioplastia coronariana transluminal ou cirurgia de enxerto arterial coronariano, avaliao e prognstico aps infarto do miocrdio, avaliao da reserva miocrdica, avaliao pr-operatria de cirurgias de grande porte no-cardacas, guia para terapia de reabilitao triagem de paciente de alto risco.

Contra-Indicaes: infarto agudo do miocrdio, angina instvel, arritmia cardaca severa com risco de morte, miocardite, valvulite, pericardite, estenose artica crtica, edema pulmonar / insuficincia cardaca congestiva, embolia pulmonar, hipertenso arterial severa, doena no-cardaca severa intercorrente, pacientes no cooperativos, incapacidade para dar consentimento. Esse exame de fundamental importncia, pois o exerccio fsico aumenta a carga cardaca. Esse aumento gera um aumento de consumo de oxignio. O que fariam as coronrias normais se dilatarem e o fluxo crescer. Porm, vasos com um estreitamento anormal no se dilatam e a reserva de fluxo limitada. Assim, a isquemia induzida. As imagens do exame seguem um padro de diagnstico de acordo com a tabela abaixo:

Padres diagnsticos Ps-esforo imediato Normal Defeito(s) Defeito(s) Defeito(s) Normal Normal Normal Defeito(fixo) Alguma normalizao com reas de defeito persistente Defeito Repouso tardio ou reinjeo Normal Isquemia transitria Infarto prvio com fibrose Infarto prvio com fibrose Redistribuio reversa Diagnstico

Termos Usados Comumente Para Descrever o Estado do Miocrdio Termo Definio e aspecto cintilogrfico Uma diminuio do fluxo de sangue para o miocrdio (msculo responsvel pela contrao do corao) abaixo das necessidades metablicas geralmente devido circulao inadequada resultante de doena arterial coronariana; miocrdio isqumico aparece na cintilografia de perfuso do miocrdio como rea de maior intensidade da imagem. Necrose (morte) do tecido miocrdico, frequentemente como resultado de obstruo coronariana; aparece nas imagens de perfuso e nos estudos de metabolismo como rea de menor intensidade da imagem. Necrose que envolve todas as camadas desde o endocrdio at epicrdio; cintilografia de perfuso miocrdica com alta sensibilidade para detectar esta leso. Necrose envolvendo apenas o msculo adjacente ao endocrdio; cintilografia de perfuso miocrdica com baixa sensibilidade para detectar esta leso.

Isquemia Miocrdica

Infarto do Miocrdio

Infarto Transmural Infarto Subendocrdico Fibrose Miocrdica

Resultado tardio do infarto; rea de maior intensidade da cintilografia.

Miocrdio Hibernante

Miocrdio vivel, mas cronicamente isqumico, com baixo controle da contrao; reversvel com a restaurao do fluxo sanguneo; rea de maior intensidade da cintilografia. Miocrdio com disfuno da contrao aps isquemia, mesmo aps a restaurao da perfuso; geralmente melhora com o tempo; imagem de aspecto normal ou levemente diminuda.

Miocrdio Atordoado

[editar]Cintilografia

ssea

A principal vantagem da cintilografia ssea a alta sensibilidade em detectar doena precoce de vrios tipos e a capacidade de poder avaliar rapidamente todo o esqueleto a um baixo custo. De uma forma mais ampla, a captao da imagem ssea do SPECT representa a atividade osteoblstica e o fluxo sanguneo. Qualquer condio mdica que altere algum desses fatores, sendo essa alterao positiva ou negativa, pode dar origem a uma cintilografia ssea anormal. Esta a sua maior limitao: a no-especificidade. Qualquer alterao na formao ssea resultar em localizao anormal da radiao. Para a realizao desse exame, pedido ao paciente que beba bastante gua horas antes da realizao. Essa hidratao recomendada para que minutos antes da realizao do exame o paciente urine bastante a fim de esvaziar a bexiga ao mximo, pois esse um rgo que atrai bastante radiofrmaco. E isso poderia indicar uma doena que o paciente no tenha realmente. A pessoa a realizar esse exame dever retirar os objetos de metal, como moedas, jias, chaves medalhas. Desse modo, evita que a radiao fique impregnada nesses materiais. A administrao da do radiofrmaco intravenosa. Para um adulto padro a dose de 20mCi (740MBq) de 99mTc, mas necessrio o ajuste da dose para paciente peditrico. O exame deve ser iniciado de 2 a 4 horas aps a aplicao da dose.

[editar]Cintilografia

de Ventilao e de Perfuso

A embolia pulmonar uma doena freqente e fatal. Uma das aplicaes da cintilografia pulmonar na avaliao de pacientes com suspeita dessa doena. Atualmente a abordagem para o diagnstico de embolia pulmonar requer uma boa avaliao clnica, a realizao de cintilografia de ventilao e de perfuso e uma indicao seletiva para angiografia. Para o exame de cintilografia de ventilao, o paciente no precisa ser preparado. Isso , ele pode chegar ao servio de medicina nuclear e receber a o radiofrmaco. Essa administrao dada com o paciente sentado, por inalao de 133Xe, de 10 a 20mCI (370 a 740MBq). Na realizao do exame o paciente orientado para expirar profundamente e inspirar profundamente e prender a respirao o mximo possvel. Nesse momento h a captao da imagem. Outras duas imagens so feitas com o paciente respirando normalmente. Por outro lado, no exame de cintilografia de perfuso alguns cuidados devem ser tomados. Se a paciente estiver grvida, a dose deve ser ajustada. Ou se a pessoa tiver hiper tenso pulmonar ou pneumectomia, o nmero de partculas radioativas deve ser ajustado. Nesse exame a dose, 4mCi (148MBq) de 99mTc, deve ser administrada intravenosa durante vrios ciclos respiratrios, com o paciente deitado na posio supina.

Caso as cintilografia de ventilao e de perfuso mostrarem concordncia nas imagens, ambas as cintilografias so anormais na mesma rea e o defeito tem o mesmo tamanho. Caso elas discordem, isso indica uma perfuso anormal numa rea de ventilao anormal ou um defeito de perfuso muito maior que o defeito de ventilao.

Condies associadas a Ventilao/Perfuso Discordantes Embolia pulmonar aguda Embolia pulmonar crnica Outras causas de embolia Carcinoma broncognico Adenopatia mediastinal ou hiliar com obstruo de uma artria ou veia Hipoplasia ou aplasia da artria pulmonar Sndrome de Swyer-James (alguns casos) Ps-radioterapia Vasculite Concordantes Doena pulmonar obstrutiva crnica Bronquite ou bronquiectasia Bolhas ou vesculas Insuficincia crdica congestiva

Edema pulmonar

Derrame pleural Asma Trauma pulmonar, hematoma Dano inalatrio Tampo mucoso Carcinoma broncognico (outros tumores)

[editar]Perfuso

Cerebral

A cintilografia cerebral foi muito importante na prtica da medicina nuclear. Durante muito tempo, antes da inveno da tomografia computadorizada (TC). Antigamente, a cintilografia cerebral convencional era a nica forma de adquirir uma imagem do crebro, e representava grande aplicao na medicina nuclear. Atualmente, a ressonncia magntica (RM) e a tomografia computadorizada apresentam papeis fundamentais por mostrarem melhores imagens anatmicas do sistema nervoso central. O papel da medicina nuclear hoje de obter uma imagem funcional do crebro. A imagem do crebro requer uma adeso estrita ao protocolo padro de realizao do exame. Essa padronizao importante para uma perfeita anlise do exame, caso contrrio podero surgir diferenas funcionais que no se aplicam a verdade entre metabolismo e perfuso. Um exemplo a ativao do centro visual occipital parassagital vai depender se o paciente estiver de olhos abertos ou no.

Para esse exame, no h necessidade de haver uma preparao prvia do paciente. O radiofrmaco deve ser injetado sempre nas mesmas condies de luminosidade, ambiente, rudo de fundo, posio do paciente. Deve ser anotado, tambm, o seu tempo de validade. A cintilografia de perfuso cerebral deve ser feita uma mquina de SPECT com trs cabeas. O paciente deve ser posicionado de maneira que o crebro esteja dentro do campo de viso dos trs detectores. Estando esses o mais prximo o possvel do paciente. O exame deve ser iniciado 15 minutos ou mais aps a aplicao do radiofrmaco.

Eficcia da Imagem SPECT nas Aplicaes Clinicas no Crebro Aplicao Acidente Vascular Cerebral (AVC) Deteco de isquemia aguda Determinao do subtipo de AVC Vasoespasmo aps hemorragia Prognstico de recuperao aps AVC Monitorao de tratamento Diagnstico de ataque de isquemia transitria Prognstico de ataque de isquemia transitria Neoplasias Graduao de gliomas Diferenciao entre necrose por radiao de recidiva tumoral Encefalopatia por Vrus HIV Traumatismo Craniano Epilepsia Localizao do foco epilptico Diagnstico diferencial do ctus Deteco interical do subtipo de convulso Promissor Investigao Investigao Investigao Investigao Investigao Investigao Estabelecido Promissor Promissor Investigao Investigao Investigao Investigao Estado Atual

Estudo de receptores Monitorao de terapia Mal de Alzheimer Coria de Huntington Estado Vegetativo Persistente Morte Cerebral [editar]Avano

Investigao Duvidoso Estabelecido Investigao Investigao Promissor

da Cincia

Na medicina nuclear, o SPECT foi e continuar sendo importante. A prova disso o avano da tecnologia. Com esse avano, j se pode ter uma mquina hibrida com o SPECT-CmT. Essa tecnologia visa acabar com o sofrimento de muitas mulheres que precisam ter seus seios comprimidos para poder ser realizado a mamografia. O hbrido ser a juno do SPECT, que mostrar a parte funcional da mama, com a Tomografia computadorizada, que mostrar a parte anatmica. Desse modo, o mdico poder identificar melhor quanto ao que aparece no exame.

PET-CT
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.
(Redirecionado de PET/CT)

O PET/CT um equipamento que une os recursos diagnsticos da Medicina Nuclear (PET) e da Radiologia (CT). O equipamento sobrepe as imagens metablicas (PET) s imagens anatmicas (CT), produzindo assim um terceiro tipo de imagem. Os exames PET (Tomografia por emisso de psitrons) e CT (Tomografia computadorizada) so ambos ferramentas padres de imagens que mdicos utilizam para identificar estados de doenas no corpo. Um exame PET demonstra a funo biolgica do corpo antes que mudanas anatmicas ocorram, enquanto que o exame CT fornece informaes sobre a anatomia do corpo como tamanho, formato e localizao. Pela combinao destas duas tecnologias de exames, um exame PET-CT permite que mdicos diagnostiquem e identifiquem com mais preciso o cncer, doenas do corao e desordens do crebro.

You might also like