You are on page 1of 7

ENTREVISTA DE TRIAGEM: RESUMO EXPLICATIVO Profa.

Carla Carotenuto I Introduo As instituies privadas, os centros de sade e os hospitais recebem uma significativa demanda de pacientes que trazem suas queixas, seus traumas e seus sofrimentos com o intuito de livraremse dos sintomas que os atormentam. Essas pessoas, muitas vezes, no tm a menor idia do tipo de tratamento de que necessitam. Elas vm em busca, neste primeiro momento, de um espao no qual possam ser acolhidas, aceitas e respeitadas em sua dor psquica. Necessitam do olhar e da escuta de uma outra pessoa que se disponha a auxili-las a compreender o que se passa com elas, ajudando-as a encontrar uma sada para sua situao atual. Este um momento particular na vida de quem busca atendimento emocional, por isso a entrevista de triagem pode representar para a pessoa o lugar de continncia de que ela precisa. II Caractersticas A entrevista de triagem, baseada no referencial terico psicanaltico, envolve um processo de avaliao que no se refere necessariamente a uma nica entrevista. As entrevistas de triagem so entrevistas clnicas semiestruturadas ou semi-dirigidas. Neste tipo de entrevista, o entrevistador tem clareza de seus objetivos e do tipo de informao de que necessita para atingi-los; do tipo de interveno que facilita a coleta dos dados e dos temas que so relevantes avaliao. Essa forma de entrevista aumenta a confiabilidade dos dados obtidos, favorecendo o trabalho de pesquisa e o estabelecimento de um planejamento de aes de sade e de orientao teraputica. Por isso, as entrevistas semi-estruturadas so freqentemente utilizadas em locais como clnicas sociais, nos ambulatrios de psicologia dos hospitais, nos postos de sade pblica, entre outros.

III Os papis As entrevistas de triagem compreendem uma interao, face a face, entre duas pessoas, em um tempo delimitado, com objetivos especficos e papis diferenciados. Para atingir esses objetivos, o entrevistador deve manter um estilo de entrevista flexvel, passando da busca estruturada de fatos a uma atitude no-estruturada de escuta de associaes do pensamento de entrevistado. O entrevistador

O entrevistador tem a funo de conduzir o processo de triagem, dirigindo os diversos momentos da entrevista em funo de seus objetivos primordiais de diagnstico e de indicao teraputica. Cabe a ele garantir um ambiente de sigilo, confortvel e livre de interrupes a fim de que o entrevistado se sinta vontade para falar sobre seus problemas e dificuldades. Sua primeira tarefa a de transmitir que o entrevistado aceito e valorizado como pessoa nica. Baseado em seus conhecimentos terico-tcnicos e em seus recursos emocionais, profissional ir avaliar os aspectos pessoais, relacionais e internos do paciente, com o intuito de conhec-lo o mais profundamente possvel. Partindo das associaes do entrevistado, o entrevistador busca, de forma ativa, as informaes necessrias para compreender seu estado atual. Ele deve ser capaz de mover-se com espontaneidade ao longo dos temas trazidos pelo paciente nas entrevistas. No entanto, no deve perder de vista a sua funo de observar as comunicaes no-verbais e as diversas outras formas de apresentao do entrevistado, como sua postura, forma de vestir, maneira de falar, entre outros aspectos. O entrevistador pode auxiliar o entrevistado a iniciar seu relato e utilizar-se de intervenes como: perguntas, comentrios, confrontaes, esclarecimentos, explicaes, assinalamentos e interpretaes, a fim de reunir dados necessrios, no s para o seu entendimento do caso, mas tambm para auxiliar o entrevistado a obter uma maior conscincia de suas dificuldades e uma motivao para aderir ao tratamento recomendado.

O entrevistado O entrevistado, em princpio, quem, por estar em sofrimento, vem em busca de algum tipo de ajuda. Nesse processo, ele no deve ficar na posio de colaborador passivo, que apenas responde s perguntas do entrevistador. Ele deve ser convidado a ter uma participao ativa e cooperativa , informando e comunicando a respeito de suas dificuldades, seus sentimentos e conflitos. importante que o entrevistado possa trazer a percepo que tem de seu problema, bem como as expectativas que traz em relao a um atendimento e suas fantasias associadas forma como deseja ser ajudado. IV Transferncia e contratransferncia O encontro, delineado em funo desses papis descritos, definem o campo relacional, construdo pela comunicao que se estabelece a partir dos sentimentos que circulam na transferncia e na contratransferncia. A transferncia a repetio dos sentimentos relacionados a figuras do passado do entrevistado, que so repetidos com o entrevistador na situao atual. A transferncia uma dimenso vital na avaliao, na medida em que afeta diretamente a cooperao entre paciente e terapeuta. O entrevistador pode desenvolver reaes de contratransferncia em relao ao entrevistado/paciente. Ele experimentar algumas respostas emocionais diante do entrevistado, semelhante s despertadas por este em outras pessoas. Mas, tambm, poder ter sensaes originadas de figuras importantes de seu prprio passado. Por isso fundamental que o entrevistador monitore suas reaes de forma a no atu-las, mas utiliz-las como uma fonte de informaes a respeito do entrevistado. Assim, tambm estar mais capacitado a tolerar as intensas ansiedades despertadas por temas relacionados a experincias dolorosas ou fatos que envergonham o entrevistado, podendo, de forma segura, falar abertamente sobre eles.

V Objetivos A entrevista clnica uma tcnica que pode ser estruturada de acordo com formas diferentes de abordagem, conforme os objetivos especficos do entrevistador e de seu referencial terico. Os objetivos de cada tipo de entrevista que iro determinar estratgias, intervenes, alcances e limites. As entrevistas de triagem, realizadas dentro do enfoque psicodinmico, objetivam primordialmente elaborar uma histria clnica, definir hipteses de diagnstico, de prognstico e de indicao teraputica. A histria de vida do entrevistado oferece dados necessrios para que o entrevistador possa chegar s hipteses de diagnstico. O entrevistador deve colocar sua escuta e sua ateno disposio do entrevistado e acompanhar a ordem em que so relatados acontecimentos, lembranas, interesses e preocupaes. Dessa forma obter pistas para as conexes inconscientes do entrevistado. A histria atual contempla o esclarecimento dos sintomas do entrevistado e as circunstncias em que surgiram, evidenciando a presena de estressores que desencadearam ou agravaram o quadro. indispensvel investigar como essa situao influencia as relaes sociais, sexuais, familiares e profissionais do entrevistado, assim como o grau de desconforto e de desadaptao que geram em sua vida. A histria pregressa ir complementar esses dados, na medida em que oportuniza uma viso do desenvolvimento evolutivo do sujeito. Nessa fase da coleta de dados importante que o entrevistado seja envolvido numa reviso de seu passado, por meio das possveis ligaes entre os acontecimentos e sentimentos atuais e os de sua infncia e adolescncia. Aps a realizao do trabalho avaliativo da triagem, possvel efetuar uma avaliao prognstica relativa ao quadro atual que motivou a busca de atendimento. A triagem, como um primeiro filtro, tem a funo de buscar as informaes bsicas a respeito do paciente, como o objetivo de formular recomendaes diagnsticas e teraputicas. Essa tarefa exige do entrevistador o conhecimento das possveis abordagens psicoterpicas, bem como de outras formas de atendimento que possam ser necessrias ao paciente (atendimento individual, familiar, psiquitrico, psicodiagnstico e outros).

importante ressaltar que existem doenas fsicas que se fazem acompanhar de sintomas psiquitricos difceis de serem diferenciados de alguns transtornos emocionais. Dessa forma, indispensvel a busca de esclarecimentos da presena ou no de causas fsicas, bem como da utilizao de medicamentos. Durante realizao da entrevista de triagem til o entrevistador anotar as possveis doenas bem como o nome da medicao utilizada pelo entrevistado. VI O processo A entrevista de triagem desencadeia um processo cuja evoluo pode ser observada por meio das seguintes fases: 1) Fase inicial: aquela em que habitualmente o entrevistador analisa e discute com o entrevistado as razes que o levaram a procurar atendimento. Nesse momento importante que o entrevistador estabelea um rapport rpido e claro, explicando ao entrevistado os objetivos do encontro. Assim faz com que ele se sinta valorizado e aceito, o que favorece a construo de um vnculo de confiana. O entrevistador deve adotar uma atitude receptiva de escuta a fim de compreender o ponto de vista do entrevistado de uma forma efetiva e emptica. Nessa fase, a principal funo do entrevistador o estabelecimento da relao e do contrato de trabalho, que inclui a coleta de dados (nome, idade, profisso, escolaridade) e a estruturao da entrevista (objetivos, durao, horrio). Cabe ao entrevistador facilitar o desenvolvimento de um clima de confiana, por intermdio de sua disponibilidade emocional, em receber a demanda do paciente, mostrando-se interessado por seus problemas e disposto a lhe oferecer ajuda. Tambm tarefa do entrevistador estar atento s ansiedades, fantasias mobilizadas pelo incio da entrevista. O entrevistado poder utilizar-se de defesas expressas por meio de silncios, ou de perguntas relativas vida do entrevistador, ou de comentrios inadequados e expresses de desconfiana. Tais manifestaes se constituem em estratgias para evitar o contato com seus sentimentos e com os fatos a eles associados.

2) Fase intermediria: caracteriza-se por um perodo de maior aprofundamento da problemtica do paciente. Corresponde investigao detalhada daquilo que constitui as zonas de conflito do sujeito, encontrando elos entre as situaes atuais de desajuste com outras experincias que envolvem a histria de vida passada do entrevistado. Nessa fase de investigao mais profunda, o entrevistador deve utilizar algumas estratgias na tentativa de facilitar a conduo da entrevista, como: fazer perguntas abertas, clarificar e recapitular pontos, que podem favorecer a fluidez da entrevista e incrementar a interao entre ambos. 3) Fase final: remete a uma retomada do processo de avaliao com o intuito de se chegar a um fechamento. No momento do encerramento fundamental que o entrevistado sinta que o encontro foi produtivo e importante. Nessa fase, o entrevistador deve fornecer e explicar os passos futuros do paciente, como marcao de novas consultas, encaminhamento para outro profissional, incio de um processo psicoterpico ou outra medida que deva ser tomada. Na etapa final dada a oportunidade de o entrevistado expressar seus sentimentos e pensamentos em relao experincia vivida por meio da entrevista de triagem, bem como de suas expectativas em relao ao processo psicoterpico indicado. VII - Concluso A entrevista de triagem pode ser considerada um momento crucial no diagnstico e no encaminhamento teraputico em sade mental. Esse primeiro encontro, quando conduzido com competncia e sensibilidade pelo entrevistador, oferece ao entrevistado a experincia de ser respeitado, despertando-lhe sentimentos de confiana e de esperana de encontrar alvio para suas dificuldades e sofrimentos. Sendo assim, a entrevista de triagem mostra-se til, no s pelos fins diagnsticos e de indicao teraputica que almeja alcanar, mas tambm pelos seus efeitos teraputicos. A prpria forma como o entrevistado fala a respeito de suas dificuldades e conflitos, como conta e o que conta, seus temores, desejos, lembranas e projetos de vida aparecem mais ou menos estruturados durante a relao entrevistador-entrevistado.
6

Para tanto, o entrevistador deve treinar sua capacidade de observar, escutar e compreender a demanda de seu entrevistado, bem como aprofundar seus conhecimentos a respeito da teoria e da tcnica de entrevista. Deve ainda, desenvolver atitudes ticas e aprimorar seu autoconhecimento, uma vez que sua prpria personalidade ser seu principal instrumento de trabalho.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA: CUNHA, J.A. (2000) Psicodiagnstico- V. 5 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas. MARQUES,N. (2005). Entrevista de Triagem: espao de acolhimento, escuta e ajuda teraputica. In: MACEDO, M.M.K & CARRASCO, L.K. (org). (Con)textos de entrevista: olhares diversos sobre a interao humana. So Paulo: Casa do Psiclogo, cap.6 (p. 161-180).

You might also like