You are on page 1of 2

O desafio conseguir que os alunos, ao longo de sua escolarizao, progridam em suas aprendizagens, desenvolvendo as habilidades que caracterizam o que

e se pode chamar de investigao cientfica, ou seja, que possam: observar fenmenos de natureza cientfica, expressos de diversas maneiras (no mundo real, em situaes experimentais, descritos em textos, representados em ilustraes, grficos, etc.) formular hipteses para explicar os fenmenos observados; propor solues para determinados problemas, com base nos contedos especficos do currculo do Ensino Mdio. Um obstculo para que essas aprendizagens se consolidem a costumeira abordagem enciclopdica, que, ao tentar tratar tudo, restringe-se a informar e, em decorrncia, reduz o estudante inaceitvel passividade de observador (SEE). Portanto, segundo esse princpio, necessrio garantir, ao longo do processo de desenvolvimento e aprendizagem dos contedos: que as atividades sejam realizadas com a participao ativa dos alunos, preferencialmente demandando consulta e cooperao entre os colegas; temticas que dialoguem com o contexto da escola e com a realidade do aluno. Em outras palavras, recorrer aos contedos selecionados em situaes de aprendizagem, que tenham sentido para os alunos, que lhes permitam adquirir um instrumental para agir em diferentes contextos e em situaes inditas de vida. Caderno do aluno: desenvolvimento das habilidades de domnio da linguagem cientfica e de investigao cientfica, uma vez que as situaes de aprendizagem partem do princpio de que necessrio envolv-los numa aprendizagem ativa, por meio de atividades significativas, para alm da memorizao da mera observncia de receitas para pretensamente descobrir princpios cientficos. Em termos dos procedimentos, recomendvel recorrer, alm das situaes individuais, a discusses coletivas que contribuam para a elaborao pessoal e recproca comunicao entre o grupo e promovam a compreenso dos temas estudados. Nesse processo, os alunos encontram oportunidades para construir modelos explicativos, linhas de argumentao e instrumentos de verificao de contradies; so colocados em situaes em que so instigados ou desafiados a participar e questionar, valorizando as atividades coletivas que propiciem a discusso e elaborao conjunta de ideias e de prticas, assim como a participao em atividades ldicas, nas quais se sintam desafiados pelo jogo do conhecimento. Alm de promover uma nova postura didtica com a utilizao de uma variedade de linguagens e recursos, meios e formas de expresso, muitos deles propostos nos Cadernos dos Alunos, necessrio trabalhar com contedos relacionados ao universo vivencial comum de alunos, professores e da comunidade em geral. Dessa forma, permite-se fazer uma investigao do meio natural ou social real, a porta de entrada para a compreenso dos conceitos fundamentais da rea. Fica a recomendao do desafio: a curiosidade o motor da aprendizagem na rea de Cincias. H27 Identificar por meio de suas propriedades especficas e aplicar estes conhecimentos para escolher mtodos de separao, de armazenamento, do transporte, assim como seus usos adequados.

H18 Reconhecer os fatores que alteram os estudos de equilbrios qumicos: temperatura, presso e mudanas na concentrao de espcies envolvidas no equilbrio. Conhecer variveis que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformao qumica. H02 Descrever as transformaes qumicas em linguagem discursiva e represent-las por meio de frmulas e equaes qumicas (e vive-versa). H26 Reconhecer o nmero atmico como nmero de prtons, o qual caracteriza e elemento qumico, e o nmero de massa como o nmero de prtons e nutrons. H29 Relacionar nomes de compostos orgnicos com suas frmulas estruturais e vice-versa. Completa de crocodilo, chefia! Gordura do rptil vira alternativa barata de biodiesel.
Em algumas cidade brasileiras, os nibus movidos a diesel de cana j so uma realisdade. Nos Estados Unidos, possvel que vejamos, daqui a algum tempo, o nibus movido a diesel de crocodilo. que a Universidade Lousiana, estando onde comum criar o bicho em cativeira para comer, pesquisadores descobriram que 7 mil toneladas de gordura de carne do predador no so aproveitadas a cada ano. Foi assim que o grupo chefiado pelo engenheiro qumico Rakesh Bajpai deu um fim mais nobre s sobras do jantar do que a lata de lixo: o tanque do carro. Com solventes e um micro-ondas potente, o grupo extraiu 60% de lipdios de amostras congeladas para ento, transformar o resduo em leo essencial de cido graxo, a base do biodiesel. O estudo afirma que a descoberta gordurosa evita o desperdcio de alimentos, polmica associada soja brasileira e nutre a demanda dos Estados Unidos em energia alternativa, alm de ser uma opo mais barata para os combustveis renovveis atuais. A gordura do crocodilo pode render cerca de 1,25 milhes de gales de biocombustvel, ao custo de US$ 3 cada, diz Bajpai. Ingrid Tavares Revista Galileu, Novembro de 2011, n 244 I, pag. 32. Com base no texto acima responda as seguintes questes: 1 O texto menciona vrias substncias que so classificadas como funes orgnicas. Indique quais so essas substncias, a qual funo elas pertencem e qual a frmula geral. 2 Qual a diferena entre o etanol da cana de acar e o biodiesel de gordura de crocodilo em termos de estrutura qumica e de processo de obteno. 3 Explique porque o uso do biodiesel extrado da soja tornou-se o centro da polmica dos biocombustveis.

You might also like