You are on page 1of 38

Natalika Guilherme de Almeida Glossrio, estudo, recolha do texto Natalika, de Guilherme de Almeida

SINOPSE Publicada pela primeira vez em 1924, esta obra estruturada por narrativas que ilustram a busca da imortalidade pela via do amor e da criao. Nela, o autor opta por uma forma e um estilo que renem a concepo clssica moderna.

FICHA TCNICA ISBN Edio Ano Pginas Dimenses Peso 85-268-0256-9 1 1993 102 11x18 cm 0,13 kg

GLOSSRIO

Para facilitar a leitura e a compreenso de Natalika, pareceu interessante acrescentar um glossrio que esclarecesse as referncias culturais existentes em grande nmero neste livro. Suzi Frankl Sperber Abdula rose-tipped = Tipo de cigarro com ponteira perfumada. Anatole France = Anatole France (1844-1924), escritor francs, pseudnimo de JacquesFranois-Anatole-Thibault. Recebeu o prmio Nobel em 1921. Escreveu: Crainquebille, Le crime de Sylvestre Bonnard (1881); Les dieux ont soif (1912); Histoire contemporaine (18971900); L'le des pingouins (1908); La rvolte des anges; La rtisserie de la reine Pdauque (1893 - obra prima da poca); Thas (1890); Vie de Jeanne d'Arc (1908); Pierre Nozire (1899 - romance biogrfico). Em Histoire Contemporaine Anatole France revela ser inimigo da Igreja, dos militares, bem como das foras polticas e sociais reacionrias. socialista e pacifista. Seu estilo, considerado dos melhores da lngua francesa, marcado por uma fina ironia. Apis = Touro reverenciado como deus pelos antigos egpcios. Apoximenos = Escultura de Lisipo. Apsras = Na obra de Beda, as Apsras so espritos femininos, originalmente ninfas aquticas, que tambm brincam no ar e nos cus. Trazem a felicidade, mas tambm a loucura. Numa verso posterior, trazem a felicidade aos habitantes do cu de Indras, de modo semelhante s huris do Islo. Beda, chamado Venerabilis, um santo da igreja crist. Sua festa no dia 27 de maio. Seu atributo o livro. Foi telogo, nascido em 673, ou 674 em uma regio do Northumberland, Gr Bretanha. Faleceu em 26 de maio de 735. Escreveu obras teolgicas e

gramticas, assim como uma "Historia ecclesiastica gentis Anglorum" e a "Chronicon de sex aetatibus mundi" na qual Beda introduziu a contagem do tempo a partir do nascimento de Cristo, servindo de base para a maioria das crnicas medievais. Aquiles = Personagem da Ilada, de Homero. Principal heri grego da guerra de Tria, tal como narrada na Ilada de Homero; filho de Peleu e da deusa do mar Tetis, lder dos mirmides. Vence e mata o heri troiano Heitor, mas, de acordo com autores posteriores, morto por Paris, que o fere no calcanhar direito, nico lugar em que seu corpo vulnervel. ara = altar. Armanagar = No texto consta Error: Reference source not found. No consta de atlas, nem enciclopdia. Assur-Naziz-Bal = Rei assrio. Provavelmente Assur-Nasir-Pal. A Assria foi reino da antiguidade que se estendeu da atual fronteira entre o Ir e a Turquia at a Sria, o atual Israel, o norte da Arbia, parte do Egito, a ilha de Chipre e algumas ilhas do golfo Prsico. Existiu desde o sc. XIX AC at o sc. VII AC. Assurbanipal = Rei assrio. Tambm chamado de Sardanpalo. at the corner = Palavra inglesa: na esquina. at-home = Palavra ingls: em casa. aulia = Palavra latina: ptio, adro de uma casa. badaud = Palavra francesa: pateta. baiaderas = danarinas de templos da ndia. Em portugus, tambm bailadeiras, do verbo bailar, que vem do latim tardio ballare = danar. Batalha de Isso = Antiga cidade da sia Menor onde o rei persa Dario I combateu em famosa batalha, que houve em 333 AC, em que foi vencido por Alexandre Magno, rei da Macednia. Blaise Cendrars = Romancista e poeta francs, pseudnimo de Frdric Sauser-Halle (18871861). Autor de Bourlinguer (1948 - romance autobiogrfico); Emmne-moi au bout du monde!...(1956 - romance); Moravagine (1926 - romance) et L'or (1925 - biografia do general Johann-August Suter). boudoir = Palavra francesa: toucador; quarto de vestir e de fazer a maquiagem, onde ficava o toucador ou penteadeira. Broadway = Rua onde se encontra a maior parte dos teatros de variedades de Nova York. Burlington = Bairro elegante londrino. cake = Palavra inglesa: bolo. Caldia = Antigo reino da Mesopotmia, cuja capital foi a Babilnia. Calicrates = Arquiteto grego que, com Ictino, trabalhou sob a chefia de Fdias na construo do Prtenon grego (447-432). Czanne = Czanne, Paul (1839-1906). Pintor impressionista francs. Chamonix = Localidade da Sua onde se pratica o esqui. Fica nos Alpes, estando coberta de neve em boa parte do ano. cheviotes = Palavra dicionarizada, grafada em francs, no original. Tecido ingls de l. Origem: de uma cadeia de montes da Esccia, onde h carneiros de cuja l se faz este tecido. Cinco-s-sete = Horrio convencional do ch.

Civa = Civa (que Guilherme de Almeida grafou em francs: iva) representa, na arte hindu, o No-manifestado, o Pai, o elemento masculino, fazendo contraponto com o elemento feminino de todos os seres, que simboliza a energia csmica, qual a arte hindu se identifica: Shakti. Shakti precisa refundir-se em Civa a fim de encontrar a unidade original. Civa e Shakti so um s no Absoluto, os aspectos masculino e feminino da unidade. iva do domnio lunar. Corot = Corot, Jean Baptiste Camille (1796-1875). Pintor pr-impressionista francs. Coty = Marca de perfume francs. cristal de Lalique = Lalique, Ren, artista plstico francs, famoso por suas obras em cristal (1860-1945). croque = Palavra francesa do verbo croquer, que significa comer, mastigar. Dario = Dario I, o Grande, rei da Prsia. V. Error: Reference source not found. Dauphin = Delfim. Nome dado, desde 1140, aos senhores da regio denominada Dauphin, mais tarde, genericamente, ao prncipe herdeiro da monarquia francesa. O ltimo que levou o ttulo de Delfim foi o Duque de Angoulme, filho mais velho de Carlos X. Lus XIV ordenou que Bossuet e Huet reeditassem, entre 1674 e 1730, uma coleo de 64 volumes de autores clssicos, expurgada de todos os trechos que pudessem ferir a estrita moral da poca. Da a expresso "ad usum Delphini", que significa [boa] para o uso do Delfim, isto , sem trechos erticos. Debussy = Debussy, Claude, compositor francs (1862-1918). Dricos = Um dos trs principais estilos da Grcia antiga. Dorforo = Escultura de Policleto. douairire = Palavra francesa. Viva rica. duvet = Palavra francesa. Penas de ganso com as quais se recheia uma coberta leve e muito quente. Ecbatana = Antiga capital dos medas, hoje Hamadhan, cidade e provncia da antiga Prsia, hoje Ir. eider (Escandinvia) = Espcie de pato encontrado no Atlntico Norte. Suas penas so utilizadas para rechear o acolchoado chamado edredom. Esta palavra uma corrutela da expresso inglesa eider-down, penugem deste tipo de pato. Eros = Deus do amor, na mitologia grega. Cupido, na mitologia latina. face--main = Palavra francesa. Luneta, lornho, par de culos que no se sustentam nas orelhas, mas num cabo que se segura com a mo. fjords = fiordes, em portugus atual. Golfo estreito e profundo, entre montanhas altas, especialmente na Noruega e Sucia. flirt = Palavra inglesa. Flerte, namoro, paquera. fondant = Palavra francesa. Bombom que derrete na boca. footing = Palavra inglesa: passeio a p. Fox-trot = Palavra inglesa. Foxtrote: dana de salo, de par, oriunda dos EUA. Ficou na moda mais tempo do que o shimmy. fustes = Parte principal da coluna, entre o capitel e a base. gentleman = Palavra inglesa. Cavalheiro, senhor.

girl = Palavra inglesa. Garota. Golconda = Nome de uma antiga cidade na provncia de Hiderabad, na ndia, famosa pela lapidao de diamantes no sculo XVI; por extenso, um local de grande riqueza. goundja = Pronuncia-se tambm "gandcha". So as pontas do cnhamo, que servem para a preparao do haxixe e para fumar. Hanover Square = Praa de Londres. Hathor = Deusa egpcia do amor, da alegria e da felicidade, representada com orelhas ou cabea de vaca. Havstramb = Encontra-se explicado no prprio texto: "parece um homem sem braos e tem o corpo verde como os gelos velhos". Hearn, Lafcadio = Escritor de famlia europia e americana que viveu longamente no Japo e acabou adotando a cidadania japonesa (1850-1904). Autor de Chita: A Memory of Last Island (Chita: uma lembrana da ltima ilha), novela publicada em 1887 com o ttulo Torn Letters (Cartas rasgadas). Hermes = Deus grego. O mensageiro. Na Roma antiga tinha o nome de Mercrio. Hyde = Hyde Park, grande parque de Londres. ice-cream-peach = Palavra inglesa. Sorvete de pssego. Ictino = Arquiteto grego que, com Calicrates, trabalhou sob a chefia de Fdias na construo do Prtenon grego (447-432). Iliseetsut = Explicado no prprio texto: "criadores do Tupilek, o monstro imenso feito de pele de baleia, de ossadas gigantescas, de coraes e crebros de criaturas da terra e do mar". impedimenta = Bagagem, equipamento que se carrega durante uma viagem, acessrios de vestimenta. Palavra de origem latina, que significa "tudo que atrapalha". No texto tem o sentido de acessrios. Indra = Divindade hindu que originalmente representava o cu, ou a transcendncia, e que era cultuada no perodo vdico como o deus supremo, apesar de ter assumido, posteriormente, uma posio subordinada no panteon hindu. Ele representado de muitas formas, especialmente com quatro braos e quatro mos e montado num elefante. Ipsambul = Cidade presumivelmente egpcia, no encontrada no mapa. Isis = Deusa do antigo Egito, considerada como irm ou esposa de Osiris e me de Horus. Os egpcios a viam como civilizadora, deusa da fertilidade e a representavam com chifres de vaca e um disco solar como coroa. Istakar = Templo da antiga Prsia. Jermyn Street = Rua de Londres. Jiamshid = Provvel cidade persa. Joana D'Arc = Herona francesa (1412-1431), santa da igreja catlica. jungle = Palavra inglesa e origem snscrita, aportuguesada como jngal. O mesmo que floresta, selva, mata. Kajarisst = Est explicado no prprio texto: "espritos maus das geleiras, que fascinam e atraem os kayaks (caiaques) para a gua negra". Kalak = Cidade assria.

Karnak = Cidade egpcia beira do Nilo, frente s runas de Tebas. famosa pelos seus templos, construdos ao longo de mais de dois mil anos: o templo festivo de Tutmosis III; um templo dedicado coragem e outro templo dedicado a Amom, com dez colunas majestosas, chamadas piles. Karun = Rio no sudoeste do Ir, que surge perto de Isfahan, a 3.380 metros de altitude e desemboca perto de Mohamera, no golfo de Shat-el-Arab. kayaks = Palavra de origem esquim: pequena embarcao originalmente feita de peles de foca, costuradas sobre uma armao de ossos de baleia, envolvendo toda a embarcao, inclusive por cima e que amarrada na cintura do remador. Escreve-se, hoje, caiaque. Khan-Tchelminar = Talvez, Cania, cidade da Grcia, conquistada pelos turcos em 1646. Krishna = Importante deus, uma das encarnaes de Vishnu, segundo deus da trindade hindu. o oitavo avatar de Vishnu. Uma histria conta que foi filho de Vasudeva e Devaki e que seu tio Kansa, deus-demnio de Mathura tentou mat-lo enquanto era criana, devido a uma advertncia divina de que algum dia o seu sobrinho o mataria. Graas ajuda divina, a criana escapou, foi criada por pastores, e depois de muitas aventuras hericas e amorosas, matou Kansa e ocupou seu trono. Mais tarde Krishna foi morto por uma flecha atirada por um caador. lame = Tecido, em geral de seda, que contm alguns fios metlicos. Lancret = Nicolas Lancret (1690-1743). Pintor rococ, interessado em cenas de teatro italiano de mscaras. latet anguis = Latet anguis in herba, expresso latina que significa: uma vbora jaz escondida na grama (no capim). lawn-tennis = Palavra inglesa. Jogo de tnis em gramado. Lzaro = Personagem bblica. Tendo falecido, ressuscitado por Jesus Cristo (Lucas 16.20). "L'indiffrent" de Watteau. "O indiferente", quadro do pintor francs Antoine Watteau (1684-1721). Louqsor = O mesmo que Lxor, cidade do Egito que existe at hoje, onde se encontra importante templo. Lysipo = Escultor da poca de Alexandre Magno. Mae Murray = Talvez se trate da atriz de cinema Mae West, a primeira loira sexy do cinema americano. Maghreb = Regio do norte da frica, que abrange a Tunsia, o Marrocos e o norte da Arglia e se constitui no extremo ocidental do mundo rabe. Malbrough = Marlborough, John Churchill, duque de - General e estadista ingls (16501722). Provavelmente, nome de teatro londrino. manchon = Regalo, agasalho para as mos, em geral feito de pele, muito usado em pases frios. Marquise de Sevign = Marquesa Marie de Rabutin-Chantal, escritora francesa, famosa tambm pela sua beleza (1626-1696). Medinet-Habou = Cidade presumivelmente egpcia, no encontrada no mapa.

mosassauros = Gnero extinto de rpteis marinhos, dos quais alguns exemplares mediam 15 metros. muezim = [Do rabe al-muadhdham; pelo turco muezzim e pelo francs muzim. O mesmo que almuadm: pessoa que, na religio islmica anuncia em voz alta, do alto dos minaretes, i. , das torres das mesquitas, as horas das oraes. Nakh-i-Roustaim = Rustam, heri da Prsia, personagem da epopia Chahnam (Livro dos Reis), datado do sc. XI DC, do poeta Firdusi. Trata-se de poema histrico narrativo, em cerca de 60.000 dsticos, que conta toda a histria da Prsia, desde os tempos lendrios at a conquista maometana. nas = Palavra grega que significa templo. Mas tambm a cela, ou cmara simples para a divindade, que no incio da civilizao grega constitua o prprio templo. Hoje em dia se diz ainda nave de igreja. ne = Palavra francesa que significa nascida; neste caso: bem nascida. ngligs = Descuidados (os cabelos). O sentido de que os cabelos tm um descuido chique. Nereidas = Na mitologia grega as Nereidas so ninfas do mar. So as cinqenta filhas de Nereu, um deus do mar, e Doris. Dentre as Nereidas mais famosas e celebradas esto: Anfitrite, mulher de Netuno; Tetis, a me de Aquiles; Galatia e Doto. Nnive = Cidade da antiga Assria, beira do rio Tigre. O retrato de Dorian Gray = Pea de autoria do teatrlogo irlands Oscar Wilde. ondulation = Palavra francesa; o mesmo que ondulao, i. , permanente. Opistdomo = Espao fechado na parte traseira dos templos gregos. Orient-Express = Famoso trem de passageiros que ia de Paris at Istambul. Oscar Wilde = Autor e teatrlogo irlands, autor de grandes comdias (1854-1900). Osiris = Deus egpcio do mundo inferior, juiz dos mortos, esposo e/ou irmo de Isis. Inicialmente foi um deus agrrio, simbolizando o poder inesgotvel da vegetao. Depois, identificado ao sol, na fase noturna, simbolizava a continuidade dos nascimentos e renascimentos. Osiris a atividade vital universal, seja ela terrestre ou celeste. Sob a forma visvel de um deus, ele desce ao mundo dos mortos para lhes permitir a regenerao e, mesmo, a ressurreio na glria osiriana, visto que toda morte justificada representa um germe de vida nas profundezas do cosmos, exatamente como um gro de trigo o no seio da terra. Palas = Nome de Atena, a deusa da sabedoria, do conhecimento, na mitologia grega. Tambm chamada de Palas Atena. Pall-Mall = Rua de Londres, onde antigamente era jogado o Pall-Mall, um jogo com uma bola de madeira que era batida com um martelo, sendo o alvo um anel de ferro. A palavra de origem italiana - palla (= bola); maglio (= martelo) Palm-Beach = Praia de Miami. Partenon = Templo drico construdo no sculo 5 AC na Acrpole (o centro fortificado) de Atenas, dedicado deusa Palas-Atena. As esculturas do templo so atribudas ao maior escultor grego: Fdias. "Penseur" de Rodin = "O pensador", escultura famosa de Auguste Rodin, escultor francs (1840-1917). H cpias da esttua em Buenos Aires e em So Paulo.

Pentesilia = Nos comentrios homricos e em Virglio, rainha das Amazonas. Prgamo = Cidade da antiga Grcia, onde hoje se localiza a cidade de Bergama, na Turquia. Peri = Certo gnio benfazejo da mitologia persa. Philoe = Cidade presumivelmente egpcia, no encontrada no mapa. Picasso = Picasso, Pablo; o mais importante e notvel pintor espanhol moderno (1881-1973). Pierre Nozire = Romance biogrfico de Anatole France (1899). Poiret = Nome prprio, provavelmente de loja que vendia peles, i. , uma peleteria. Policleto = Escultor da antiga Grcia, ativo entre 450-405 AC. Entre suas obras, o Dorforo e o Diadmeno procuram definir a postura que melhor valorize o equilbrio sutil e vigoroso do corpo masculino em repouso, mas pronto para a ao. Poltrona Mapple = Tipo de poltrona de famosa loja de mveis de Londres. Pomernia = Cachorro de pequeno porte, com pelo longo e sedoso, orelhas pontudas e focinho achatado, cujo rabo faz uma curva sobre as costas. potin = Palavra francesa: mexerico. praline = Palavra francesa: bombom recheado de amndoas. Praxitles = Praxitles, ou Praxteles, escultor grego da poca helenstica, do sc. III AC. pronos = [Do grego pro, antes, e de nas, templo] O prtico ou vestbulo de um templo. O pronos constituiu, de fato, o vestbulo que seguia ao nas, no templo grego, em uma fase posterior. Pullman-car = Vago "pullman". Leva o nome de George Pullman (1831-1897), inventor de um vago de estrada de ferro com compartimentos privados que tm poltronas convertveis em camas. Quinta Avenida = Avenida importante de Nova York, onde esto localizadas as lojas finas da cidade. Ramayana = Um dos dois grandes poemas picos da ndia, escrito em snscrito, algum tempo depois do Mahab-harata, ou seja, aps o ano 200 AC. Ramesseum = Cidade presumivelmente egpcia, no encontrada no mapa. A construo do templo dos Ramseses II e III Ramss = Nome de um fara do antigo Egito. Rei dos chifres de ouro = Alcunha de Alexandre Magno, rei da Macednia, vencedor da Batalha de Isso, contra o rei persa Dario I. Rodin = Escultor francs. V. Error: Reference source not found. Sarghon = Rei assrio. satin Crsus = Palavras francesas: cetim Crsus, sendo Crsus a marca do cetim. shampooing = Palavra inglesa: lavagem dos cabelos com xampu. shimmy = Dana na moda na dcada de 20 deste sculo. Sinfonia Pastoral de Beethoven - Trovoada e Tempestade: Quarto movimento (allegro) da Sinfonia n 6 de Ludwig van Beethoven, compositor alemo (1770-1827). Sonata de Kreutzer. Pea musical para piano solo de Ludwig van Beethoven. Sublime Porta = Nome dado ao governo turco no tempo dos sultes. Swift = Jonathan Swift, escritor satrico irlands (1667-1745). Autor, entre muitas outras

obras, das famosas "Viagens de Gulliver", publicado inicialmente de forma annima em 1726. Nesta obra, os partidos polticos ingleses so retratados como os anes do reino de Liliputh, os cortesos como patetas gigantescos, os cientistas afastados da realidade prtica como senhores da ilha de Laputa e os homens em geral como seres semelhantes aos macacos, que vivem num reino ideal dominado pelos cavalos. Swift um dos mais peculiares e misteriosos caracteres da literatura inglesa, com um estilo soberbo e inigualado em sua capacidade satrica. T.S.F. = Abreviao das palavras francesas "Tlgraphe sans fils": telgrafo sem fios. talhe = Feitio de um corpo; tronco. Neste contexto, porm, parece provir da palavra francesa tailleur, que significa conjunto de saia e casaco. Tebas = Antiga cidade egpcia, beira do Nilo, perto da cidade de Lxor. Existiu outra cidade com o mesmo nome na regio da Becia, na Grcia antiga. Tempestade = V. Error: Reference source not found. Teoria de Einstein = Teoria da relatividade. th-tango = Conjunto de palavras que rene th, palavra francesa para "ch" e tango, nome de dana argentina, em moda ento. a reunio da tradio (tomar ch s cinco da tarde) com a modernidade do tango. thyrorion - Thyreo , em grego, uma ampla proteo, como uma porta. Deve ser a porta de entrada da casa. Tirouvicaray = No texto G. de Almeida fala nas Error: Reference source not found e no Error: Reference source not found. No consta de atlas, nem enciclopdia. touriste = Palavra francesa: turista. trousse = Palavra francesa: estojo. Tupilek = Palavra explicada no prprio texto: "monstro imenso feito de pele de baleia, de ossadas gigantescas, de coraes e crebros de criaturas da terra e do mar, e que anda com ps inumerveis, e v com olhos mltiplos e devora com dentes infinitos...". Vitria de Samotrcia = Escultura de extraordinria beleza, exposta no museu do Louvre, em Paris, de autor desconhecido da escola de Rodes (aproximadamente 200 AC). Representa uma mulher com asas. Faltam-lhe, na escultura que nos chegou, a cabea e os braos. voil = Expresso francesa, freqentemente usada como interjeio: literalmente significa eis a wagon = Palavra inglesa: vago. warlocks = Palavra inglesa: pessoa de quem se presume que tenha poderes sobrenaturais obtidos atravs de um pacto com os maus espritos. No texto, Guilherme de Almeida identifica diretamente o pacto com o pactrio e diz que so "feiticeiros maus". Werther = Personagem de romance homnimo do escritor alemo Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). Werther um jovem estudante doentiamente sentimental que acaba se suicidando por causa do seu amor no correspondido pela esposa de um amigo. White = Teatro londrino. Yama = Senhor da morte para os hindus. yankee = Ianque; norte-americano. zibelina = Animal semelhante marta, de cor castanho escura, da qual se obtm uma pele extremamente valiosa para a confeco de casacos.

Zut = Interjeio francesa de espanto.

tico = Em arquitetura, um estilo de base de colunas utilizado pelos arquitetos jnicos e corntios. trios = Em geral, grande sala central de distribuio da circulao num edifcio; nas casas romanas, nome dado ao segundo vestbulo. caritide = Em arquitetura, escultura de mulher totalmente vestida, que assume, na construo a funo de uma coluna ou pilar. cornijas = Molduras sobrepostas que formam salincias na parte superior de uma parede, porta etc. frontispcios = Em arquitetura, fachada principal. jnico = Estilo da arquitetura grega clssica, caracterizado pela presena de volutas nos capitis das colunas. mausolu = Originalmente, tmulo esplendidamente decorado do rei Mausolo; por extenso, qualquer tmulo especialmente luxuoso, em geral para o sepultamento de uma s famlia. Nike Apteros = Error: Reference source not found significa Vitria e Error: Reference source not found significa Error: Reference source not found, em grego. o nome usado para Atena quando se falava dela ou fazia oraes para ela a fim de conseguir vitrias. H tambm o templo de Nike Apteros em Atenas. prostilo = (Lat. prostylus; Gr. prostylos; pro, antes e stylos, pilar). Arquitetura: prtico cujas colunas se estendem em uma linha apenas na fachada, em nmero de 4, em geral, como nos templos gregos. Teseu = Figura lendria. O principal heri grego, filho de Egeu e rei de Atenas. Famoso por seus feitos, sobretudo por matar o Minotauro, monstro lendrio com corpo humano e cabea de touro que foi confinado por Minos em uma caverna labirntica construda por Ddalo, em Creta, o qual Minotauro era anualmente alimentado com 7 rapazes e 7 moas. tetrastilo = Edifcio com 4 colunas na fachada. Zeus = Nome grego de Jpiter, supremo deus de gregos e romanos, filho de Saturno.

Si l'homme dpend de la nature, elle dpend de lui. Elle l'a fait; il la refait. Incessamment il crit nouveau son antique cratrice et lui donne une figure qu'elle n'avait pas avant lui. Anatole France. Pierre Nozire, 1899. Se o homem depende da natureza, ela depende dele. Ela o fez; ele a refaz. Ele reescreve incessantemente sua antiga criadora e lhe d uma imagem que ela no tinha antes dele. Traduo de Suzi Frankl Sperber.

NATALIKA, ou a lenda de uma esttica modernista hegeliana.

Suzi Frankl Sperber (UNICAMP)

Natalika obra de Guilherme de Almeida 1, h tempo esgotada e muito pouco conhecida. Publicada em 1924, neste texto ainda ecoa a Semana de Arte Moderna e a busca de definio de uma esttica modernista. Como seria esta esttica? Quais os seus paradigmas? Talvez j os do futurismo? Ou haveria ainda nela uma viso acadmica? A fim de localizar Natalika em seu tempo, farei antes de mais nada um histrico.

Modernismo

O nome Modernismo aparece num primeiro momento em pases hispnicos da Amrica Latina e no no Brasil. Mas ali usado para um movimento literrio bem diferente daquele que conheceramos aqui. As primeiras manifestaes do movimento aparecem no Mxico, por volta de 1875, onde o cubano Jos Mart, ento com 22 anos e Manuel Gutirrez Njera, com 16, apresentam novos recursos de estilo e nova sensibilidade. Os criadores desse Modernismo ainda esto sob o signo romntico. Morrem jovens. A partir de 1896, ponto culminante do Modernismo hispano-americano, seguem-se publicao de Prosas profanas e Los raros do nicaragense Rubn Daro (1867-1916), sem interrupo, at 1915 aproximadamente, os livros importantes do movimento, tanto no Mxico, como em Buenos Aires, Bogot, Lima, Caracas e Montevidu, e Rubn Daro passa a ser uma espcie de chefe da literatura em lngua espanhola
. Guilherme de Andrade e Almeida (* Campinas, S.P., 1890 - + So Paulo, S.P., 1969) formou-se em Direito em 1912. J ento vivia em So Paulo, onde advogou, foi jornalista literrio e funcionrio. Participou ativamente da Semana de Arte Moderna e cedeu seu escritrio para a redao da revista Klaxon. Viveu no Rio de Janeiro entre 1923 e 1925, ligado ao grupo que cercava Graa Aranha. Em 1925 dedicou-se a fazer propaganda do Modernismo, excursionando pelo Rio Grande do Sul, Pernambuco e Cear. Fez conferncias sobre a literatura modernista e lia poemas seus e de outros poetas de 22. Neste ano escreveu Meu e Raa, . Foi o primeiro modernista a entrar para a Academia Brasileira de Letras, em 1930. Combateu na Revoluo Constitucionalista de 1932. Foi exilado em seguida, por haver-se feito arauto da Revoluo, viajando por longo tempo na Europa, mas preferindo Portugal, onde se sentiu especialmente acolhido. Voltou ao Brasil, continuando a escrever. Foi eleito Prncipe dos Poetas Brasileiros em 1958, por morte de Olegrio Mariano. Obras: Poesia: Ns, 1917; A Dana das Horas, 1919; Messidor, 1919; Livro de Horas de Sror Dolorosa, 1920; Era uma vez... , 1922; A Frauta que eu Perdi , 1924; Meu, 1925; Encantamento, 1925; A Flor que foi um Homem, 1925; Raa, 1925; Sheherazade, 1926; Simplicidade, 1929; Cartas minha Noiva, 1931; Voc, 1931; Acaso, 1939; Cartas do Meu Amor, 1941; Tempo, 1944; Poesia Vria, 1947; Toda a Poesia, 7 vols., 1955; Camoniana, 1956; Pequeno Cancioneiro, 1957; A Rua, 1962. Prosa: Natalika , 1924; O Sentimento Nacionalista na Poesia Brasileira e Ritmo Elemento de Expresso , 1926; Gente de Cinema, 1929; Nossa Bandeira e A Resistncia Paulista, 1932; O Meu Portugal, 1933. Tradues: Eu e voc, de Paul Geraldy, 1932; Poetas de Frana, 1936; Suite Brasileira , de Luc Daurtain, 1936; O Jardineiro e O Gitanjali , de Rabindranat Tagore, 1943; O Amor de Bilitis , de Pierre Louys, 1943; Flores das Flores do Mal, de Baudelaire, 1944; Entre quatro paredes, de Jean Paul Sartre, 1950; Antgona, de Sfocles, 1952.
1

na Amrica. Para se ter uma idia deste Modernismo, em Los raros, coletnea de estudos, Rubn Daro divulgou as principais figuras literrias do momento, que eram os parnasianos e os simbolistas franceses, alm de Poe e Ibsen. Ainda que seja visto como um movimento que toma conscincia de seu tempo, o Modernismo hispano-americano cria uma mitologia temtica de evases exticas para uma Grcia parnasiana, para um Oriente imaginrio, para uma tradio de figuras e mitos medievais-wagnerianos. O nome Modernismo, quando aparece no Brasil, empregado para um movimento cultural que acolhe as novas tendncias europias de incios do sculo XX, com o sentido de atualidade, de ruptura e de combate. A verdade que se intua mais do que se sabia da cristalizao, do imobilismo, da mumificao de antigos smbolos, formas, retricas - algum dia no passado europeus tambm - que perderam contornos, produzindo desejo de mudana, ruptura, transformao. A trajetria at o Modernismo, no Brasil, leva de 20 a 30 anos. Comecemos a resumi-la a partir do fim do sculo XIX. Na literatura o grande nome em fins do sculo passado Machado de Assis, que publica seus livros em Portugal, por falta de editoras nacionais que o editem. Machado de Assis morre em 1908. Cruz e Sousa, poeta simbolista (ou novista, j que o simbolismo tambm foi chamado de novismo), morre em 1898. Mas no tinha conseguido grande aceitao nacional, ainda que a rigor, se examinarmos a produo simbolista no Brasil de fim do sculo, notamos que pululam poetas simbolistas por todas as partes, pouco, ou mal publicados, mas que, mesmo assim, produziram sua obra. Euclides da Cunha publica Os Sertes em 1902, levando discusso mtodos polticos, preconceitos, uma imagem do homem e da terra brasileira. Lima Barreto publica no primeiro e segundo decnio do sculo XX. Seus livros se inserem dentro de uma esttica que poderia ser melhor denominada de neo-naturalista, ou neo-realista, seguidora de Machado e com uma temtica moderna, ousada, ainda que suas personagens, voltadas para os problemas brasileiros, mas sem a perspectiva da organizao coletiva, se auto-imolam de formas diferentes. Lima Barreto era negro, como Cruz e Sousa, e a negritude afeta a recepo e a produo. A produo afetada na medida em que so escritores que, cada um dentro de seu estilo, na medida em que escrevem para um pblico branco, tm um certo desajeitamento para exprimir sua perspectiva pessoal. No por serem negros, mas por serem negros no Brasil, vivendo naquele momento da histria brasileira. A rejeio cria barreiras para a publicao, para o reconhecimento pblico e, pois, afeta a auto-estima. E este estado emocional afeta a produo. Seja como for, prevalece, na produo cultural do Brasil de fins do sculo XIX e comeos do sculo XX, o marasmo intelectual como o diz Raimundo Correia, em 1892. Este

marasmo no provm da falta de produo, mas de os intelectuais no reconhecerem na produo existente algo dinmico e novo. O parnasianismo est esgotado como proposta esttica j no incio do sculo, ainda que Bilac, a Musa Perfeita, esteja vivo e produza. Conta-se, ainda, com a produo de Raimundo Correia e Alberto de Oliveira. E do poeta Mrio Pederneiras, cantor do quotidiano, da vida familiar, do clima suburbano, das ruas e arrabaldes do Rio de Janeiro. E do prosador Adelino de Magalhes. Alphonsus de Guimares, poeta parnasiano, chamado de a Musa Mstica. Tambm ele no serve de modelo para os novos. Na segunda dcada deste sculo, os grandes mestres estavam mortos e no se apresentavam novos. Em 1912, o irrequieto Oswald de Andrade importa o Error: Reference source not found, Paul Fort, prncipe dos poetas franceses e, com ele, o verso livre. O prprio Oswald revela-se encantado com o verso livre, no s por sua novidade, mas tambm porque no sabe metrificar, como ele prprio confessa. Oswald escreve poema que se perde - Error: Reference source not found - poema sem mtrica, nem rima, que lhe custa muitas caoadas. A estas alturas, o padro esttico em pintura continua sendo figurativo e os temas so os que, na cabea dos artistas brasileiros, se apresentam como paradigmas de beleza europia. Almeida Jnior tem horror paisagem brasileira: Error: Reference source not found Os temas que causam horror em um momento sero usados num momento seguinte: Tarsila do Amaral toma temas da paisagem brasileira, dentre eles os coqueiros. A novidade esttica, formal, artstica est na Europa. Os artistas que podem, buscam nutrir-se em solo europeu. Oswald trouxe tambm o futurismo de Marinetti, alm do de Paul Fort. Anita Malfatti trouxe o impressionismo. Paulo Prado traz da Europa uma primeira pintura cubista de Fernand Lger. Em maio de 1914 Anita Malfatti, que passara dois anos em Berlim, expe no 1 andar da Casa Mappin. Na Europa, em Colnia, havia visto uma exposio em que ficara conhecendo Pissarro, Monet, Sisley, Picasso, o Douanier Rousseau, Gauguin, Van Gogh, Czanne e Renoir. Estes artistas causam-lhe um grande impacto que se converte em uma nova esttica, revelada por seus quadros. Nestor Rangel Pestana, crtico de pintura de O Estado de So Paulo, escreve elogiosamente sobre a exposio de Anita Malfatti. A situao animadora e estimulante. Por causa da guerra que eclode em 1914, Anita no volta Europa e viaja para os EUA. L os artistas refugiados da Europa s falam no cubismo. E o cubismo que aparecer com suas influncias na exposio seguinte de Anita Malfatti no Brasil, inaugurada em 12 de dezembro de 1917.

Em 20 de dezembro desse mesmo ano, Monteiro Lobato publica sua famosa (famigerada?) crtica exposio de Anita Malfatti Error: Reference source not found, tambm em O Estado de So Paulo. O artigo suscita grande celeuma, porque os intelectuais se dividem. Apiam Anita Malfatti Oswald de Andrade, Mrio de Andrade, Di Cavalcanti, Guilherme de Almeida, Agenor Barbosa, Ribeiro Couto, George Przyrembel, Cndido Mota Filho e Joo Fernando de Almeida Prado. A partir de ento estende-se o debate pr e contra o novo, novo que havia sido batizado como Error: Reference source not found. Neste perodo Guilherme de Almeida tem uma atuao decidida em prol dos Error: Reference source not found, perodo em que na provinciana So Paulo h os que sofrem na carne com os debates e os preconceitos (compradores dos quadros de Anita Malfatti os haviam devolvido, para no possurem objetos de arte duvidosa; pais de alunos de Mrio de Andrade retiraram seus filhos da influncia do mestre futurista, o que levou Mrio de Andrade a precisar se defender publicamente). Guilherme de Almeida mantm-se o tempo todo favorvel ao novo e aos novos. Na medida em que ele prprio sucesso de pblico, seu apoio de extrema valia para o grupo. Nesta poca, diz Mrio da Silva Brito, Guilherme de Almeida Error: Reference source not found2. Assim, nos trs dias de funo distribudos na clebre Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de So Paulo, Guilherme de Almeida l poemas, assim como lem poemas Oswald de Andrade, Mrio de Andrade, Srgio Milliet. Ronald de Carvalho l o poema Sapos, de Manuel Bandeira. Em 1924 Guilherme de Almeida empreende uma viagem pelo Brasil a fim de promover o Modernismo, lendo poemas de poetas modernistas em algumas capitais. Aparentemente h homogeneidade de posies. Pareceria que os artistas se dividem em dois grupos de opes estticas opostas, a favor e contra o novo. Mas a cena mais complexa e se mistura com aspectos explicveis historicamente, mas superpostos; s vezes, contraditrios.

A HISTRIA POLTICA, ECONMICA E SOCIAL: ALGUNS DADOS.

Em 1888 abolida a escravatura, por forte influncia e mesmo presso internacional, que dizia tratar-se de uma questo humanitria, de liberdade, igualdade e fraternidade, mas que na verdade estava interessada em acabar com a concorrncia Error: Reference source not found de uma nao que produzia, por exemplo, 82,5% do caf mundial com brao escravo, mais barato do que o do trabalhador assalariado. Em 1889 proclamada a Repblica. Assumem o poder os militares, Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, e seu governo autoritrio, ditatorial, persecutrio, arbitrrio. O Brasil se endivida durante os anos anteriores ao fim do sculo. D-se o chamado Error: Reference source not found, que consiste em um movimento extraordinrio de
2

. Mrio da Silva Brito. Histria do Modernismo Brasileiro. So Paulo: Saraiva, 1958: 144.

especulao na Bolsa. Do perodo do Error: Reference source not found diz Alusio Azevedo: Depois da bancarrota, o pblico brasileiro divide-se apenas em duas ordens: a dos que tudo perderam e a dos que tudo ganharam. Os primeiros choram de fome e os segundos tremem de medo pela sua riqueza mal adquirida. So Paulo, em sua era agrria, festeja o apogeu da cultura do caf. Note-se que a riqueza pode ter mudado de mos, devido ao encilhamento, ou ao caf, ou ainda mudana de mos do poder. Mas o poder, propriamente, no muda de ideologia, nem de rumos. A rigor, pois, no h mudana do poder. As mudanas superficiais criam a iluso da mudana profunda. E esta iluso gera outras. No continente, cresce desde fim do sculo XIX a doutrinaError: Reference source not found de Monroe 3, que quer a Amrica (Latina) para os americanos (do Norte). Os dois Congressos Panamericanos o atestam e revelam os esforos americanos para a independizao (econmica) dos pases latino-americanos (dos pases europeus), para criar novas dependncias e relaes, estas com os EUA. Em todo o caso, o movimento internacionalista brasileiro, comeado na segunda dcada deste sculo, tem suas origens - pelo menos parcialmente - nestes interesses estrangeiros. A outra - e fortssima - razo do internacionalismo brasileiro uma conseqncia da Lei do Povoamento do Solo, de Miguel Calmon, de 1907. Em 8 anos entra no Brasil quase um milho de imigrantes: italianos, alemes, eslavos, saxes. inevitvel suspeitar que havia desejo de Error: Reference source not found o Brasil, clareando sua populao, para alm de criar a tal poltica de assimilao e integrao do adventcio. Um texto de Carneiro Leo, ao mesmo tempo que aponta para os perigos da tal poltica, revela tambm a idia de pureza da raa.

Cerca de um milho de italianos (raa relativamente pura, unida e patriota), para uma populao de trs milhes e meio, dos quais uns quinhentos mil sero filhos de outras nacionalidades, constitui uma reao formidvel na conscincia, no pensamento e na direo geral da massa. Tamanha multido de elementos estranhos, ignorantes dos nossos feitos, e, cujas descendncias - sem uma hereditariedade que as predisponha a zelar e amar os nossos antepassados - constitui, talvez, um perigo para o nosso esprito tradicional. 4

A Primeira Grande Guerra (1914-1918) contribui para afastar, pelo menos provisoriamente, o Brasil dos pases europeus, ainda que com os olhos postos na produo de l. Este fator, assim como as palavras de ordem de Marinetti, no obstante ele no ser brasileiro, levam ao recrudescimento de um novo nacionalismo. A tenso entre os dois movimentos contrrios, um em prol da europeizao, outro favorvel ao nacionalismo, comear a ser diversificada com o advento Henri Barbusse. Henri
3 4

. O Primeiro Congresso Panamericano ocorre em 1888. O Segundo Congresso Panamericano em 1903. . A. Carneiro Leo. S. Paulo em 1920. Rio: Anurio Americano, 1920, p. 29-30.

Barbusse escreve em 19l4 o livro Le Feu. Em 1919 publica Clart, que vem a ser um comentrio terico de Le Feu. Neste livro, Henri Barbusse considera que h um nico remdio contra a guerra: o triunfo do socialismo internacional. (A Revoluo Russa, com a vitria do comunismo, estimula a difuso e aceitao das idias socialistas, com a criao de dois grupos de esquerda oponentes entre si, os maximalistas e os minimalistas). Para chegar l preciso um trabalho poltico prolongado. Dentro deste esprito, o romance funcionaria como instrumento de apostolado poltico. Em Clart Barbusse faz diversas propostas, tais como desmascarar a guerra, o imperialismo, o Error: Reference source not found e, j ento, o armamentismo internacional. Ao lanar um movimento pacifista, Barbusse congrega ao seu redor um grupo respeitvel de intelectuais, liderados por Anatole France, Romain Rolland e Vaillant-Couturier. O movimento se espraia por outras partes do mundo, para alm da Frana. No Rio de Janeiro, Nicanor Nascimento funda a revista Claridade. Em So Paulo criado o Grupo Zumbi, que se entende como movimento renovador, do qual faziam parte Afonso Schmidt, Edgard Leuenroth, Astrogildo Pereira, Raymundo Reys e outros. O Grupo Zumbi inicia, entre ns, a politizao literria de objetivos socialistas. Por outro lado fala-se, em 1915, do nacionalismo como Error: Reference source not found. Desde 1915 o grupo de direita que compe a Ao Social Nacionalista (lvaro Bomlcar, Jackson de Figueiredo, Arnaldo Damasceno Vieira, Alcebades Delamare, o Conde Afonso Celso e outros) faz oposio a Portugal e aos portugueses no Brasil 5. O conjunto de idias e acontecimentos da poca que antecede o Modernismo leva no to somente ao pluralismo e complexidade de veios polticos e ideolgicos, mas tambm a superposies ou cruzamentos que poderiam ser considerados esprios. Basta que acrescentemos a poderosa penetrao do primeiro Manifesto Futurista de Marinetti, com uma proposta esttica na qual estava embutida uma ideologia fascista, para entendermos que os cruzamentos possam ter levado, s vezes, confuso entre direita e esquerda; entre engajamento nacional e social; entre tomada de posio frente clientela provinciana, cristalizada em seu gosto, autoritria e segregadora, de obras de arte parnasianas, ou pelo menos classicizantes e tomada de posio frente realidade. Diante desta falta de discernimento dos limites ideolgicos, estticos, sociais, no surpreende que o pblico confundisse futurismo com revoluo esttica, e esta com revoluo scio-poltica, criando uma homologia imprpria. Alm disto, ficou dito que determinadas medidas Error: Reference source not found que pretendiam a Error: Reference source not found do Brasil, substituindo a mo-de-obra negra pela branca (e loira em boa parte) depois da abolio da escravatura, quando bastaria formar a mo de obra negra, adequando-a para o trabalho inclusive em indstrias, so indcios de como estava arraigado, forte e inconsciente o desejo da arianizao
. Jackson de Figueiredo. O nacionalismo na hora presente. Rio de Janeiro: Ed. da Livraria Catlica, 1921, p. 53: O Brasil libertou-se do governo portugus; continua, contudo, a suportar, agora sem mais impacincia, a ascendncia dos lusitanos no seu comrcio, indstria, imprensa e at nas letras.
5

da populao brasileira 6. Um outro fenmeno est na base do desejo de mudana. a vergonha do prprio pas, do passado poltico, econmico, social, esttico, cultural: o desejo do novo, que corresponde ao desejo de ser outro. O conflito do que ser eu ou o outro aparece forte e claramente mais tarde. No momento, o eu deve ser moderno, industrializado, da fbrica e do carro, da locomotiva e do movimento - mas tambm da luta, da esperana, da confiana no futuro e em si, da confiana na capacidade de transformao do seu mundo. O intelectual ainda no tem exatamente o senso da fraternidade. A funo que o intelectual v para si no Brasil a da construo e a da luta, que so, ao mesmo tempo, responsabilidade e privilgio. A complexidade cultural do Modernismo brasileiro advm tambm da situao mpar em que este grupo de intelectuais se encontra. Mais clara e fortemente que em qualquer outro momento de nossa histria, artistas e intelectuais em geral, ansiosos em fazer o Brasil liderar a Amrica Latina e confiantes em sua capacidade de vencer o atraso econmico (em So Paulo), de superar o atraso educacional e cultural, agem confiantes, eufricos mesmo, ingnuos tambm, como desbravadores intelectuais. Nunca havia sido to importante o papel do intelectual na construo da cultura brasileira. Da a fluidez no conflito. Ainda no era tempo de acirrar as diferenas, que no ficam muito claras, apesar de presentes. difcil discernir entre os diferentes aspectos em conflito, que puxavam para lados contr rios. Como, por exemplo, entre o impulso para o localismo (nacionalista, mas tambm agr rio, em alguns casos dentro da misria da pequena industrializao) ou para o cosmopolitismo. Ou como o conflito racista: apesar de tudo, a origem negra e indgena vista como vergonhosa. melhor esquec-la, ou torn-la simblica, e lutar pela internacionalizao integradora do imigrante europeu, branco, mas no portugus. De que outra forma entender a generosidade extraordinria de um povo que d mais facilmente emprego para o estrangeiro branco do que para o brasileiro negro? Em qualquer outra nao proteger-se-ia o prprio. Aqui, protegia-se o outro. H outro conflito mais entre o eu e o outro. o conflito do eu-Autor, ou intelectual, que representa a conscincia superior, o olhar que abrange o todo, discerne e julga, mas que ao mesmo tempo, exercendo um to relevante papel na cena cultural, muito diferente do outro que julgado: o povo. Este mesmo papel de criadores do mundo cultural leva a um certo tipo sutil de aristocratismo, que pouco se coaduna com o engajamento barbussiano, ou maximalista. (O mais coerente dos
. Mais indcios vo abaixo: O repdio pelos modernistas afirmao de que trs grupos tnicos fundamentaram a raa brasileira, prende-se ainda negao ao parnasianismo, que, atravs de clebre soneto de Bilac, consagrava o ndio, o negro e o portugus como fatores constitutivos da gente braslica e faziam da nossa msica a "flor amorosa de trs raas tristes". (Cf. Olavo Bilac. Poesias. "Msica brasileira". Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1930, p. 287, In Brito 1958: 178). Menotti del Picchia tem por ingenuidade e convencionalismo "que o tipo racial brasileiro uma mistura do aborgene, do portugus e do negro" (Menotti del Picchia. "A questo racial". Correio Paulistano. 10.05.1921, In Brito 1958: 179). O cosmopolitismo, enfim, leva os modernistas a descrerem da "velha lenda da trindade racial formadora, do clssico tringulo tnico, sobre o qual repousavam as origens da gente da nossa terra: luso, negro e ndio..." (Hlios. "Capacetes cossacos". Correio Paulistano. 15.07.1921, In Brito 1958: 181).
6

maximalistas foi, sem dvida, Lima Barreto). No de admirar que haja mecanismos assistencialistas e paternalismo tanto direita como esquerda.

TEMAS MODERNISTAS

bom recordar o teor do Manifesto do Futurismo de 1909, o primeiro dos manifestos futuristas de Marinetti.

Manifesto do futurismo. 1. Ns queremos cantar o amor ao perigo, o hbito energia e temeridade. 2. Os elementos essenciais de nossa poesia sero a coragem, a audcia e a revolta. 3. Tendo a literatura at aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o xtase e o sono, ns queremos exaltar o movimento agressivo, a insnia febril, o passo ginstico, o salto perigoso, a bofetada e o soco. 4. Ns declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automvel de corrida com seu cofre adornado de grossos tubos como serpentes de flego explosivo... Um automvel rugidor, que tem o ar de correr sob a metralha, mais belo que a Vitria de Samotrcia. 5. Ns queremos cantar o homem que tenha direo, cuja haste ideal atravessa a Terra, arremessada sobre o circuito de sua rbita. 6. preciso que o poeta se desgaste com calor, brilho e prodigalidade, para aumentar o fervor entusistico dos elementos primordiais. 7. No h mais beleza seno na luta. Nada de obra-prima sem um carter agressivo. A poesia deve ser um assalto violento contra as foras desconhecidas. O encantamento com Marinetti e com o futurismo corresponde, no Brasil, antes s perspectivas de mudana e de renovao abertas pelo futurismo do que aceitao da esttica e ideologia de Marinetti. Seu manifesto apresenta palavras de ordem, que sero interpretadas conforme as opes de cada um. Convm lembrar que se via em Marinetti um revolucionrio, mas que custou para perceber nele um revolucionrio de direita. Durante a Primeira Grande Guerra comeam a crescer ideologias contrrias, inicialmente at mesmo pouco diversificadas. O nacionalismo, que se empenha na construo de uma imagem autntica de Brasil, tambm convive com contradies. Os temas do manifesto so abstratos: a beleza da velocidade, perigo, energia, temeridade, audcia, revolta, movimento agressivo, calor, brilho, prodigalidade. O nico tema realmente concreto o automvel, o que tambm envolve, latu sensu, a mquina. Os temas do modernismo (mquina, automvel, indstria, massa, povo, operariado, cidade, locomotiva, energia, velocidade e movimento) refletem no s o Manifesto Futurista,

mas tambm o desejo de um grupo de fazer o Brasil ingressar na era da industrializao. Mas aqui tais temas convivem com lendas e mitos indgenas O desejo de desenvolvimento econmico e poltico no mbito da Amrica Latina leva o grupo de intelectuais brasileiros a rejeitar a era agrria e festejar uma era industrial que estava fundamentalmente mais nos anseios de cada um do que na realidade do momento. 7 O anseio fundo de integrao com o estrangeiro que imigrou para So Paulo leva a um racismo antipurista, exaltao da miscigenao. O fim da era agrria orienta a ao narrativa para a cidade.

FORMAS

O verso livre conquistado para a poesia. Tambm os temas novos interessam poesia. E que mais? Lembremos que na Europa, l pelos idos de 1920, Jakob van Hoddis, Arthur Drey, Kasimir Edschmid e tantos outros eram expressionistas. Apollinaire, Paul Derme, os autores que publicavam na revista L'Esprit Nouveau eram cubistas, como o chileno Vicente Huidobro. Francis Picabia, Andr Breton, Paul Eluard, Louis Aragon, Tristan Tzara eram dadastas. Tristan Tzara havia feito uma "receita" de poema dadasta: Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que voc deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com ateno algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedao, um aps o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas so tiradas do saco. O poema se parecer com voc. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do pblico.

Recorte, colagem, nonsense, escrita automtica, enumerao catica, so ingredientes da nova forma potica proposta na Europa. No Brasil, o movimento contrrio retrica vigente at ento leva oralidade na sintaxe, a uma colocao pronominal mais condizente com a fala, fluncia da linguagem e s frases curtas. Na poesia aparecem os temas modernistas e usado o verso livre.
. Leia-se, para confirmar o que foi dito, informao sobre o Juca Mulato: Error: Reference source not found. E ainda mais o que dizia Oswald de Andrade: roximao definitiva com as naes sul-americanas uma necessidade quer para o equilbrio continental, quer para a nossa eficaz atuao na vida internacional. (Papel e Tinta "Ns" - Ano I - n I - 31-5-1920, So Paulo e Rio. In Brito 1958: 125). Deseja-se o fim da era agrria (que nem sequer hoje foi integral e unicamente substituda pela indstria), assim como se sonha com um Brasil que lidere o continente sul-americano.
7

Guilherme de Almeida procurou transformar em uma esttica ilustrada o modo como entendeu a proposta da arte no mimtica, at mesmo anti-mimtica modernista. o que encontramos em Natalika.

Natalika

A narrativa inicial tem funo metalingstica, esclarecendo o papel e o valor da arte: a perenidade. A busca da imortalidade pela via do amor e da criao ilustrada por narrativas sugestivas. O criador no um andarilho, porque ao flanar ele s v a natureza. Ele mgicocriador. Ao contrrio do andarilho, ele precisa da quietude e da contemplao. O mundo no o interessa. A recriao sim, capaz de produzir Error: Reference source not found 8. Apesar de Guilherme de Almeida pleitear para a arte a liberdade formal, que lhe garanta ser Error: Reference source not found 9, seus poemas (que no aparecem em Natalika) oscilam entre a renovao e a tradio. Ele discute o conceito de arte, colocando-a como o nico valor, como o nico universo verbalizvel (a natureza inconfessvel), como personalidade. Uma concepo esttica que nega a fotografia e a natureza: esta era a nova palavra de ordem. Os modernistas combatem a transcrio mida e literal da realidade. O apego ao objetivismo parece-lhes limitador da faculdade criadora. Oswald, baseado em concluses de Mrio de Andrade, defende o conceito de que Error: Reference source not found 10. Vrios trechos deste texto oswaldiano referem-se a esta concepo de arte, semelhante em muito enunciada por Guilherme de Almeida: Error: Reference source not found 11. [...] a arte no uma grosseira e intil reproduo de exemplares de Zoologia 12. Error: Reference source not found 13.

A esttica enunciada por Guilherme de Almeida em Natalika lembra a esttica hegeliana, cujo objeto o belo artstico, criado pelo homem, e no o belo criado pela natureza.
. Almeida 1924: 31-32. . Guilherme de Almeida. Natalika. Rio de Janeiro: Candeia Azul, 1924, p. 94. 10. Oswald de Andrade. "Questes de Arte". Jornal do Comrcio. Ed. de SP. 25.07.1921, p. 183. 11. Andrade 25.07.1921: 183. 12. Andrade 25.07.1921: 184. 13. Andrade 25.07.1921: 184.
8 9

Para Hegel, o belo artstico, produto do esprito, verdadeiro porque o esprito e s ele verdadeiro. A arte, manifestao do esprito, precisa encontrar a idia de beleza no esprito, partindo desta idia para a sua definio. A aparncia da arte, diz Hegel, faz entrever algo que a ultrapassa. A arte expresso do divino, mas no a suprema manifestao da verdade, porque limitada pela matria e s pode ter por contedo certo grau espiritual de verdade. A imperfeio ou limitao da arte est nela mesma, na utilizao do sensvel e material para exprimir o inteligvel e o espiritual. Hegel considera que a razo de ser da arte no a imitao da natureza, porque, limitando-se a imit-la, o homem no a ultrapassa. O contedo da obra de arte deve ser espiritual. Se no fosse assim, a arte no exprimiria o belo, que seria substitudo pela memria. O belo deve ser definido pelo pensamento conceitual, segundo Hegel. O pensamento conceitual media dois mundos: o sensvel e o inteligvel. A arte apresenta-se como sntese dos termos abstratos e contraditrios.

Este nome tem perfume longo, duradouro. Um perfume que atravessou muitos sculos e que vem de muito longe: vem das runas do Tirouvicaray, que so onde foi o pas de Golconda. A, o sbio branco, que veio das terras de cinza onde o sol se apaga como um carvo, e que tinem olhos imprudentes, descobriu a estatueta de uma virgem, toda de mrmore preto e toda maravilhosamente esculpida. O seu corpo era fino e era liso e era nu como o corpo das mulheres de Krishna; e seu rosto era puro, e o seu gesto era suave como rosto e como o gesto das baiadeiras de Armangar, a cidade eterna, onde Indra, de barbas azuis entronado no seu elefante de trs trombas, assiste dana volante das Apsras celestes. Sobre a sua linda de cabea 1 Foi o estranho e maravilhoso Lafcadio Hearn quem me ensinou a histria havia uma tiara de princesa; e das suas mos juntas escapavam flores que vinham cair perto dos seus ps exguos. E a esttua tinha uma tabuleta com o seu nome que era NATALIKA. E nessa tabuleta tambm estava escrito um versculo do Santo Ramayana, que na nossa lngua diz assim: Porque eu fui testemunha deste milagre: as flores que ela esmagou com suas mos exalaram um perfume ainda mais doce. NATALIKA era a filha de um raj e a amada de um prncipe. A sua lenda conta que ela matouse porque no pde ser desse homem moreno de olhos lricos, que tinha um turbante de prolas e era feroz e lindo como um tigre. Ele achou intil a vida sem NATALIKA e no quis mais o trono ao qual sonhara elevar a virgem nas asas quentes de um beijo. E ficou margem do mundo: e fez-se um santo mendigo do Templo de Tirouvicaray. Quando sentiu que devia partir para a cidade branca de cristal, onde impera Yama, o Senhor da Morte, o Maraj dos Reinos Desaparecidos, o prncipe mendicante convocou os talhadores de pedra do seu pas e mandou formar a esttua preta que esmagava rosas. Depois, cavou uma sepultura e pediu que pusessem de p, sobre o seu corao, quando ele partisse, a figura de pedra que sacrificava flores, como NATALIKA sacrificara a sua mocidade lmpida. Assim, a esttua eterna feita pela arte, que representava a mulher efmera feita pela natureza, ficou embelezando a inutilidade teatral de um suicdio. Ficou, porque s o que a arte faz que fica. Eu tenho aqui, sob os meus olhos, uma poro de afirmaes. So paradoxos, isto , so

verdades absolutas. Muita gente pensa que paradoxo frase: Paradoxo no frase. Qualquer menino que come a soletrar sabe muito bem que, em grego, parado: quer dizer "ao lado da opinio": "pra", ao lado, "doxa", opinio; isto , uma verdade que ningum ainda ousou afirmar e que fica margem das coisas sabidas, vendo passar as outras popularmente. Par doxo espectador malicioso, observador aristocrata da vulgaridade. D na vista. Evidentemente, porgi paradoxo uma verdade bem vestida. Longo, fim nas suas cheviotes moles do Arquiplago talhada por um alfaiate digno que aperta a mo de lorc Lansdale e l Swift na primeira edio, parado+ vive em Burlington, que o nico lugar do mune onde um gentleman tem o direito de viver. Compi nos magazines de Hanover Square e de Jermy Street; tem a sua poltrona no White ou n Malbrough; o seu chapu da casa do velho Loc de St. James; a sua echarpe e mais impedimenta s do Scott, at the comer, ou dos interessantes irmc Horner, ou dos Hope. Assim dignificantemente apresentado, paradoxo vem s vezes ao Hyde e, pc sando "L'Indiffrent" de Watteau, com um narcis estilizado de Caron nos seus linhos puros, fica, cc mo uma jia, dentro do estojo envernizado de su limusine, a ver passar a plebe: a senhora Opini Geral, o coronel Lugar Comum, a senhorita ChapE o doutor Uso Corrente, a professora Rotina... malvestidos e tristes, de organdis, panos pretos guarda-chuva. Paradoxo sorri. E, com um desprez lnguido e um gesto plido, faz: "Pouah!" pc isso que aquela gentinha toda tem raiva dele. Pois eu tenho uma poro desses dndis aqui enfileirados. Eles vo desfilar agora, molemente num footing lento, como baronetes na nvoa, sob a sacadas de Pall-Mall. PRIMEIRA AFIRMAO Tudo passa n natureza; tudo fica na arte. A natureza proviss ria; a arte definitiva. Porque a natureza conhece o tempo que a arte no conhece. DEMONSTRAO (Consultar a teoria de Einstein). Como simples a histria de NATALIKA! Houve uma mulher natural, houve um prncipe natural, houve um romance natural, houve um suicdio natural, houve uma pedra estupidamente natural, houve um escultor natural... e todas essas naturalidades passaram: e s ficou uma criatura artificial. NATALIKA! Morreu a mulher; morreram as rosas que os artistas copiaram para pr nas mos d2 esttua; mas a virgem de mrmore preto est viva, e as rosas de mrmore preto esto vivas. NATALIKA! Se o prncipe apaixonado nc fizesse o voto lrico de mandar talhar a esttua; mai ates, por economia e conforto, mandasse embalsamar a virgem morta e colocar sobre o seu sarcfago humilde a mmia trgica... Que horror! No h nada to medonho, to apavorante e to repulsivo como uma mmia. Uma mmia uma amostra de natureza conservada. No, a natureza no deve ser conservada, no tem o direito de durar, porque... SEGUNDA AFIRMAO Uma coisa s tem razo de ser enquanto encerra uma inteno ci beleza. A Natureza no tem boas intenes. DEMONSTRAO A natureza uma inimiga mesquinha, sinuosa, desleal, de todos, de tu do, principalmente da arte. Quando uma obra de arte se deforma ou se arruna, sem dvida porque o material, o elemento fornecido pela natureza, ser, imperfeito. Uma tela que bambeia ou estala sob a tinta que desbota ou salta; um mrmore que se fendo pelo filo de uma veia infalvel; um pergaminho que se encarquilha e murcha; uma corda que se parte sobre os silncios espertos que habitam o bojo oco dos banjos a runa de qualquer obra de arte provm sempre de uma traio da natureza. Porque ela uma inimiga mesquinha, sinuosa e desleal. Filtra velhacamente no zarco com que o pintor vai ensangentar a boca vertiginosa de uma deusa, o tanino adstringente que far encolher-se e quebrar-se mais tarde a pincelada justa; no seio frio da pedra ilustre destila clandestinamente a gota d'gua pequenina, que tempos depois deve congelar-se e dilatar-se para fazer romper-se e cair esfarelado o gesto branco de um deus; na pele esticada que um homem tirou do carneiro e em que o poeta vai escrever um poema, aninha secretamente os .grmens ruins, os pequeninos seres corrosivos que tm o destino vergonhoso de carcomer o velino iluminado; ardilosamente tmpera de presses desfavorveis atmosfera, para que a corda de um instrumento se retraia e rebente ao toque mgico da mo sbia... A natureza trabalha com essas foras covardes que lhe d o tempo. Mas inutilmente. Porque se no existissem tintas nem telas, mrmores nem bronzes, estiletes nem

pergaminhos, cordas nem vcuos acsticos a pintura, a escultura, a poesia, a msica existiriam da mesma maneira. A natureza oferece apenas um material insignificante, de pssima qualidade, para que o artista exprima a beleza. E nem a expresso que d realidade ao belo, como no a lgrima que d realidade dor. Pelo contrrio: a dor, em si, bela; a lgrima antiesttica porque desmancha a maquilagem... O belo existe de per si, fora de tudo, acima de todos, abstratamente. NATALIKA! Inutilmente, a natureza sempre mal-intencionada quis destruir o mrmore hindu. L, nas runas do Tirouvicaray que so onde foi o pas de Golconda, ao passo pesado dos elefantes na jungle, a terra estremeceu como se engendrasse um cataclismo. E o templo ruiu. Uma erva ruim teceu um sacrilgio nos altares de pedra santa; houve, sobre as colunas partidas, galhos que se debruaram com os frutos do goundja, lindos, mas venenosos; os lagartos verdes fizeram ninho entre os lbios de iva; os homens que roubam arrancaram os olhos de jias dos dolos, e na rbitas vazias a aranha peluda 48 esticou a teia prfida... Mas a pequena coisa de a resistiu ao trabalho intil de destruio. Qualquer homem desinteressante, quando cl gasse a este ponto, havia de escrever: resistiu her camente. Mas eu tenho a tentaozinha de escreN exatamente o contrrio: resistiu covardemente. Pc que uma covardia da arte toda-poderosa resistir natureza toda-impotente. Toda-impotente, sim, porque no bela, nunca foi bela, nunca poder ser bela. Pois... 49 TERCEIRA AFIRMAO Se a natureza: fosse bela, a arte no teria razo de ser. DEMONSTRAO Era uma vez uma mulher que queria ver a beleza. E era uma vez tambm: um homem que amava essa mulher. E como a mulher no quisesse ser sua, o homem lhe disse, um dia: Pede-me o que quiseres! A mulher esquiva respondeu: Mostra-me ento a beleza! O homem pensou, pensou muito, e levou mulher pelo mundo, em toda parte onde as terras os climas tinham fama de beleza. Uma vez, fazia crepsculo, o homem subi com a mulher o caminho areo do Po de Acar E, do alto do morro inevitvel, mostrou-lhe, emba ao, a natureza sensual, vestida de distncia, qu transpirava, abafada, morna, escandalosa, mulata 51

sob um cu de cobre incandescente. O mar, dentro da cintura dos globos eltricos que se acendiam, era uma jia lquida, enorme, que bolia dentro de um colar de prolas... Mas a mulher fez vibrar com fora as asas civilizadas do leque, abriu a troasse, riscou os olhos com o lpis azul, e suou esta frase desconsolada: Uff! que calor! O homem no desanimou. Partiu com ela para Chamonix. E, no inverno, noite, quando os pinheiros brancos de neve pareciam dedos que as estrelas levavam aos lbios para fazer silncio, mostrou-lhe, do fundo do vale cndido, o Monte-Branco, todo pintado de lua, como um grande gelo que parecia ficar no espao, solto, leve como um floco, como uma enorme nuvem baixa, e alvo, alvo, alvo... Mas a mulher tiritou. E, sob a volta quente de zibelina, com um gesto nervoso do manchon de Poiret, disse esta coisa insuportvel: Brr! que frio! Mas o homem no desanimou. Levou a mulher, pelo Orient-Express . Sublime Porta e, do alto de um minarete santo, onde o muezim gutural acabava de mandar as gentes piedosas descalar as sandlias para o maghreb, mostrou-lhe o Bsforo curvo e polido como um alfanje, todo cheio de barcos de ouro finos como crescentes, que levavam odaliscas adormecidas sonhando com colares de rubis e traies excitantes. Mas a mulher ergueu o face--main de

jade e cristal, cerrou muito, como uma gata, os olhos estreitos, e assobiou isto: Zut! que maada! Mas o homem no desanimou ainda. E foi correndo mundo, e foi exibindo, aos olhos indiferentes da sua dama, todos os pedaos da terra em que a 52natureza fingia ser bela. Esteve no vale do Reno, i Danbio Azul, no golfo napolitano, no Japo, pe festa da flor de cerejeira, nas costas muito "lua-d mel" do Mediterrneo, nos fjords de Ibsen, no Pd Norte, quando eram mais demoradas e mais colo das as auroras boreais... E era sempre com uma a tude de enfado elegante que a mulher via as cois da natureza. Afmal, uma noite, porque o desalento ace desse mais forte o inferno da sua paixo, o homem teve uma idia. Lembrou-se de que fora artista, a tes de se fazer touriste e quis mostrar mulher sua loucura a beleza na sua arte. Era por uma noite negra, negrssima, sem li nem estrelas, sem natureza: uma grande treva absi luta, nada mais. E ele levou a mulher para um pa que invisvel; disse-lhe que esperasse, e sumiu r veludo areo da noite. A mulher viu, muito longe um pequenino fogo sem claridade, que oscilou, o cilou, e acabou por fixar-se. O homem voltou a e disse-lhe: Fita bem, bem aquela brasa! A mulher, que j sentia a obsesso vertiginosa: dos pontos fixos, comeou a ficar inquieta, assustada, sem saber, sem nem poder imaginar o que pr tendia o homem. De repente, houve um estalo longo, um silo rpido. E miraculosamente, maravilhosamente, u drago imenso de fogo verde enroscou-se pelo pa que todo, ondulante das suas escamas de brasas, terrvel das suas garras de flamas. Os seus olhe enormes eram duas bolas vermelhas girando, girando... E as rbitas saltaram, acesas, pelo espao negro; estouraram no alto e de dentro delas sara milhes de bolas de fogo de todas as cores, que foram rodando no ar e formando luas impossveis de chifres vermelhos, estrelas inverossmeis de pontas verdes, cometas incrveis de cauda violeta, sis escandalosos de raios azuis toda uma astronomia nova, indita, contrariada, incoerente. E o drago espirrou um castelo de chamas que foi at as nuvens, todo armoriado, com bichos herldicos corcoveando no campo dos brases... E aos ps do drago rasgou-se um mar afogueado, com sereias douradas, de olhos vermelhos e cabelos verdes, peixes alados, de fsforo, com escamas de cobre e barbatanas de mica, navios altos de bano com velas azuis bordadas de aafro e ncoras brancas cobertas de prolas... E pelas margens do mar de fascas, ergueu-se uma selva impossvel de rvores roxas com frutos pretos, onde vieram pousar grandes aves de chispas amarelas e de asas estilizadas, feitas de madreprola e seda, com desenhos de Lancret, como velhos leques... Eis a a beleza! E a mulher respondeu: A beleza! E entregou-se ao homem poderoso, que criou com suas prprias mos uma natureza original, sua, prpria, individual; uma natureza que no se parecia com a natureza e que era bela porque era nova, inesperada, imprevista. Um pirotcnico! Um fogo de artifcio! Mas o pirotcnico o mais completo dos artistas; e um fogo de artifcio a mais completa das obras de arte. No h quem contrarie, quem negue mais a natureza do que esse homem que no precisa do sol, nem das estrelas, nem da lua, nem do ar, nem da terra, nem da gua, nem do fogo digo e repito: nem do fogo ; que no precisa de nenhum dos quatro elementos da natureza para fazer ui universo novo. O fogo, o nico elemento que lhe parece indispensvel, j no fogo: o artista joga com ele vontade; d-lhe a cor, o movimento, forma, a intensidade, a beleza, enfim, que lhe apra dar e que o fogo natural nunca teve, nunca ter. No, decididamente a natureza no bela. No entanto... NATALIKA! Se a natureza fosse bela, tu n terias razo de ser, pois o teu prncipe, muito comc damente, em vez de mandar esculpir-te, mandari mumificar-te. No h nada mais insignificante nem mai prejudicial do que isso a que por a se d o nome d beleza natural. Por exemplo: o nico defeito qu tem o Rio de Janeiro a tal beleza natural. No s pode mais compreender aquilo: ou bem uma cidade ou bem uma paisagem. Ao lado de morra imensos e de baas muito exploradas, os homens construram palcios. Resultado: a natureza, grandiosa demais, amesquinhou os palcios; e os palcios, prosaicos demais, com

seus ascensores, sua mquinas, seus fraques e suas cartolas, acanalhara f a natureza. Duas coisas igualmente estragadas. como misturar-se vinho- com gua: estraga-se o vinho, estraga-se a gua, estraga-se o estmago e e, traga-se a reputao. Ou arrasem-se aqueles morre todos e aterrem-se aquelas baas todas, ou faa-se vontade da Constituio: construa-se uma cidade bem Los Angeles no planalto central. 55 QUARTA AFIRMAO s a arte quer valor s coisas. A natureza no vale nada. DEMONSTRAO NATALIKA! No fi pelas qualidades muito discutveis da pedra suspei em que foi talhada que NATALIKA chegou a nossos dias. A pedra, em si, simples natureza, nac vale; mas a arte valorizou-a. O brilhante bruto, antes do trabalho pacient do lapidrio, uma pobre coisa insignificante feia. Uma boa ma, bem vermelha, bem Califrnia, pode custar, quando muito, uns dois e quinhentos, e a nica coisa que deve despertar nus homem sensato um apetite muito relativo; um ma pintada por Czanne h de custar, pelo menos uns dois mil francos, e capaz de arrancar interjeies, revolucionar a alma e arruinar as finanas d qualquer homem sensato. A ilha do Urubuqueaba em Santos, foi comprada, h pouco tempo, por seis contos de ris; se Corot tivesse vindo a esta terra e tivesse tido a idia de pintar esse rochedo verde, o quadro de Corot poderia ser vendido a por uns sessenta contos de ris. Se a natureza valesse mais do que a arte, ningum se abalaria e embrulhar-se em peles e rodar na carruagem fechada, por uma noite agreste de chuva, para ir a uma sala de audies ouvir o "Jardin sous la pluie" de Debussy. No; ficana muito comodamente em casa, bem-aquecido, bem-fechado, bem at honre, junto ao janelo, pregado aos vidros foscos de chuva, ouvindo a msica da gua estpida sobre as folhas inconscientes do jardim. Se a natureza valesse mais do que a arte, ningum daria nada por um cristal de Lalique em que Coty sepultou o esprito moderno de uma rosa qumica. No: compraria, pela metade do preo do perfume, todo um canteiro de rosas naturais, incomodativas, e ficaria a aspir-las, desconfortavelmente, com espinhos, bichinhos e tudo. Se a natureza valesse mais do que a arte, ningum daria uma fortuna por uma natureza morta de Alexandrino. No: colocaria sobre uma mesa trs frutos e um metal brilhante, e ficaria olhando, olhando como um bobo. Um ndio descrito, ou pintado, ou esculpido, ou posto em pera, uma coisa que pode ser bela; um ndio real, sujo, de maus costumes, antropfago, um ndio autntico, um ndio do General Rondon uma coisa que no pode de maneira alguma ser bela. Todo brasileiro, quando era moo e ainda acreditava em florestas virgens com tribos guerreiras, vitrias-rgias, e versos de Gonalves Dias, amou, amou patrioticamente a Iracema de Alencar. Por qu? Porque a viu apenas atravs de letras e imagens. O escritor quis, para valorizar a ndia, atribuir-lhe aos olhos, ao sorriso, aos cabelos, tu (quanto na natureza ambiente lhe pareceu bastante doce e bom. E iludiu os leitores. Iludiu, porque 1 coisas artificiais, feitas pelo homem, que so mui melhores do que as naturais e se prestam muito ma para, como imagens, valorizar uma mulher. Eis aqui como que Alencar descreve a criatura selvagem: Alm, muito alm daquela serra, que ainc azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lbios de mel, que tini os cabelos mais negros que a asa da grana mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati no era doce como seu sorriso (nem a baunilha rescendia no bosque como sc hlito perfumado. Mais rpida que a ema selvagem, a morena virgem corria o serto e as matas do Ipu, onde campeava a sua guerreira tribo, da grande nao Tabajara... Etc. Ora, os elementos naturais a invocados par comparaes absolutamente no acrescentaram beleza nem fascinao alguma virgem brasileira. H coisas artificiais muito mais gostosas e mais significativas do que o mel, a asa da grana, o talhe d palmeira, o favo da jati, a baunilha, a ema etc. Eis aqui como, pelo mesmo sistema, se pode ria descrever uma beleza deste sculo, servindo-se para as imagens, s de elementos artificiais, que s muito mais precisos e tm muito mais fora que c naturais:

Alm, muito alm daquele arranha-cu higinico que civiliza o horizonte, nasceu Mae Murray. Mae Murray, a girl dos lbios de praline, que tinha os cabelos mais oxigenados que o seu luluzinho degenerado da Pomernia e mais negligs que o seu talhe esportivo de lawn tennis. Um ice-cream-peach no era doce como seu sorriso, nem um Abdula rose-tipped rescendia no boudoir como seu hlito perfumado. Mais rpida que a T. S. F., a decotada girl corria a Broadway e as modistas da Quinta Avenida, onde se reunia para o potin a sua cl cinematogrfica da grande nao yankee... Etc. Isso tambm tem cor local. Os elementos naturais, quer empregados como matria-prima, quer como smbolos. ou imagens, no valorizam de forma alguma a obra de arte. Porque a natureza... no mesmo bela. Alm disso, a natureza... QUINTA AFIRMAO A natureza inconfessvel. DEMONSTRAO Tudo que achamos belo, temos imediatamente uma tentao irresistvel humana, de exibir, de comentar. No entanto, a natureza uma coisa que s nos envergonha, que vive mos escondendo a todo mundo. Todos os atos naturais, verdadeiramente naturais de nossa vida ss praticados em segredo, entre quatro paredes, fecha das chave. ... inconveniente dar exemplos... Os atos que aparecem, que praticamos publicamente diante de todo mundo, no so naturais: so simples: atitudes que tomamos. Ns comemos com um linhi sobre a mesa, com talheres, com porcelanas, com cristais, complicadamente. Ora, isso no natural eu garanto que no natural, eu juro que no natural! O natural seria comermos com as mos, rudemente, primitivamente, peludamente, como na caverna. A natureza inconfessvel! O primeiro homem comeou a ser o primeiro artista no dia em que se convenceu disso: foi no dia em que cobriu a sua nudez. A natureza inconfessvel: se ns fazemos a barba! A natureza inconfessvel: se ns polimos as unhas! A natureza inconfessvel: se ns tomamos banho! NATALIKA! Se a tua esttua perfeita se animasse, e vivesse, e fosse, como antes, pelo mundo, como serias diferente! Nem o teu prprio prncipe te reconheceria. Como todas as esttuas, no guardas as propores exatas nem os detalhes naturais, porque se a natureza, na vida, inconfessvel, o que no ser na arte?! Eu conheci um homem, todo mundo conheceu esse homem, que parecia um bicho esquisito e que se dizia "O Homem da Natureza". Andava sempre a p, veio mesmo a p da Polnia, com uma tnica branca, alpercatas, cabelos longos e barba ass fria. Parecia um rabino. Era um anacronismo desgostante sobre o asfalto, sombra cinzenta dos arranha-cus. Pregava, como um profeta: "A cidade um cemitrio aberto. A verdadeira vida est no seio da natureza". Toda a cidade, apressada, com o corpo bem-lavado dentro de jogos claros de Palm-Beach, com letras vencendo-se no Banco, com um th-tango no carn e com a possibilidade de uma aventura em cada txi fechado que rodava; ouvia, olhava de alto o homem, fazia um sorriso, acendia o cigarro frvolo e ia para a vida que o artifcio, que a futilidade, a divina, a sria futilidade. Ningum podia acreditar naquele homem natural, que pregava o rumo natureza, mas tinha os ps calados, o corpo velado por um linho branco, a barba bblica bem friccionada por barbeiros de punhos fortes, e fora surpreendido mais de uma vez fazendo manicure e ondulation Marcelle em casa de Monsieur Gaston. Isso sugere-me a... SEXTA AFIRMAO Ningum deve acre ditar na natureza. Ela est fora da moda, porque no tem elegncia, nem conforto, nem estilo. DEMONSTRAO Uma vez, falando d Oscar Wilde (o meu querido, o meu lindo Wilde), e contei o caso de um ingls purssimo que conhece em viagem e que armou uma mscara protestante d repugnncia quando lhe mostrei, da poltrona vestida de branco do pullman-car, um livro amarelo que e' ia lendo: O retrato de Dorian Gray. Foi h pouco tempo: o prefeito de Cork estava morrendo de fome e eu lembrei-me de que Wilde tambm era irland. O ingls falou-me: Livro infame! "Ele" foi um homem que co meteu crimes contra a natureza. No wagon banal aparecia de novo aquel, mesmo esprito que soprou a fogueira de Joana d'Arc

e fechou os olhos de Hudson Lowe. Crime contra a natureza! Contra a natureza de quem? 1) muitos, sem dvida, mas no contra a "sua" natureza. E Wilde foi condenado por crimes contra a natureza, ele que teve sempre o bom gosto de nunca acreditar na natureza, porque s acreditava na arte. Ele dissera: "Uma lapela bem-talhada eis o nico trao de unio que conheo entre a arte e a natureza". Mas o ingls tinha razo: acreditava ainda na natureza. Eu via a natureza passar, rpida e mltipla nas janelas do carro. A poltrona em que eu estava era confortvel; os cigarros que eu queimava tinham uma elegncia de ouro na ponta; o perfume do meu leno era uma flor estilizada. E fui pensando que a natureza no tem conforto nem elegncia nem estilo. NATALIKA, pequeno mrmore hindu, o teu suicdio, como todas as coisas naturais, foi um gesto vulgar, sem elegncia, porque a morte sempre desgraciosa; nem estilo, porque todas as mortes so iguais; nem conforto, porque... Mas poder haver uma morte confortvel? No entanto, como a arte deu elegncia ao teu sacrifcio, simbolizando-o nas flores que esmagas entre os dedos; e como te deu estilo, pois desde logo se v que foste feita no pas lnguido dos elefantes e dos ltus; e com que conforto ests instalada agora na sala bem-guardada, bemabrigada, do museu em que vives! Um gentleman nunca tem ocasio de se pr em contato direto com a natureza. Um homem regular comete s vezes essa imprudncia. Um gentleman s conhece de perto a natureza quando vai caar, porque vai com a idia premeditada de destru-la; um homem regular gosta de piqueniques. No h nada mais incomodativo do que um piquenique. No se usa mais piquenique. No se pode usar mais piquenique. horroroso. Damas e homens sentados sobre relvas, comendo com as mo. suando sob o sol, sofrendo todos os vexames a qu a natureza os expe. Eu admitiria um piquenique, mas nas seguintes condies: 12) que se mandassem uns homens prticos limpar bem a grama, e mata todos os bichinhos perversos e arrancar todos os es pinhos traioeiros que se escondem no verde; 2 que se cobrisse todo o cho de boas almofadas, ber. estofadas de duvet, com lindos delrios blgaros pa ra distrair os olhos e enlanguescer o tato; 32) que si armasse um grande plio de seda lame para velar sol maleducado que queima a pele e faz suar; 42 que se queimassem umas pastilhas ou uns carves aromticos de Bichara num perfumador indiano par disfarar o cheiro duvidoso do mato. Pois eu duvido, eu nego absolutamente que haja algum que com sinceridade, prefira ao conforto moderno, ac artifcio, a natureza bruta... A natureza uma agresso constante aos nossos sentidos educados. S artifcio pode satisfazer comodamente os cinco sentidos de um homem de boa companhia. I) A VISTA no h ningum no mundo capaz de provar que um homem nu, sentado, pensando na morte de Luiz XVI, seja mais belo do que o "Penseur" de Rodin II) O PALADAR: no h ningum no mundo capa, de provar que uma fruta incmoda, que tem casca sumos e cidos, e que suja as mos, e que pode esconder no interior surpresas desagradveis, seja mais gostosa do que um bombom fondant da Marquise de Sevign ou um cake du Dauphin. III) O OUVIDO: no h ningum no mundo capaz de provar que o estrondo perigoso de uma tempestade com ribombos ensurdecedores seja mais agradvel de ouvir-se do que a Tempestade da Sinfonia Pastora de Beethoven. IV) O OLFATO: no h ningum no mundo capaz de provar que o perfume perigoso de uma rosa, com bichinhos quase invisveis que podem matar atletas, seja superior ao perfume de uma rosa ambreada por Guerlain. V) O TATO: no h ningum no mundo capaz de provar que o contato de uma pedra suspeita e suja, ou de um monte de feno, ou de uma erva em que latet anguis, seja mais confortvel do que uma poltrona Mapple de couro da Rssia, dessas que abraam e sugam a vtima como um polvo bom, e fazem perder a noo da gravidade; ou do que uma almofada de batique ou mesmo de satin Crsus; ou do que um tapete do Teer grosso e convidativo, com vertigens azuis de peri... Isso indiscutvel. Isso indiscutvel, porque indiscutvel que a natureza no tem conforto, nem elegncia, nem estilo. E a natureza no tem conforto, nem elegncia, nem estilo, porque o aspecto de um homem nu, sentado, pensando na morte de Luiz XVI, um aspecto que no tem o estilo que Rodin ps no seu "Penseur", nem o conforto decente com que se pode ver muito bem a esttua num salo qualquer, nem a elegncia de atitudes contidas que a obra de arte reclama e exige do observador... A natureza no tem conforto, nem elegncia, nem estilo,

porque uma pessoa que croque um bombom entre um foxtrot e um shimmy, ou que saboreia um calce no cinco-s-sete de uma douairire, comete uma ao perfeitamente digna e nobilitante; ao passo que uma pessoa, que devora uma fruta selvagem, arrisca-se a uma poro de perigos desagradveis: sujar as mos, o que falta de elegncia; encontrar dentro da fruta uma pequena fera voraz, o que falta de conforto; ou achar no seu gosto um amargor imprevisto, que pode provocar incidentes lamentveis, o que falta de estilo... A natureza no tem conforto, nem elegncia, nem estilo, porque quemouve a Tempestade de Beethoven num grande 1itro, com um flirt ao lado e um lustro de peitilho bre o corao comovido, nunca mais poder ac interessante o ronco estpido de uma tempestade verdade, pois um barulho sem estilo, que a ge ouve sem conforto, expondo-se a molhar-se todo traio eltrica de um raio autntico que rr mesmo; e que a gente no pode ouvir em sociedade isto , com elegncia... A natureza no tem coni to, nem elegncia, nem estilo, porque um perfume artificial de rosa, em que um droguista da Rua Paz ps um mbar educado, vem bem acondicionado, num cristal puro, com um lindo estilo, que u rosa natural no tem; e a gente aspira sem o risca ferir os dedos em espinhos hipcritas, o que conforto que uma rosa natural no tem; e peritamente porttil, num linho ou numa jia, o que uma fina elegncia que uma rosa natural no tei A natureza no tem conforto, nem elegncia, r estilo, porque uma poltrona inglesa perfeitamente confortvel, ao passo que uma pedra nunca 1 conforto; uma almofada de seda admite qualquer estilizao, ao passo que um monte de feno nui ter estilo; um tapete do Ir pe uma elegr muito rica em qualquer interior, ao passo que campo de capim nunca ter elegncia... por isso tudo que no se deve acreditar natureza. E porque ela inconsciente, e porque incoerente. A gente chega a uma idade de ai em que no pode perdoar certas incoerncias: nunca mais poderei acreditar numa natureza q com as mesmas mos e a mesma estesia com que uma rosa, faz tambm um comendador. Foi qual pensei nisso que comecei a preferir as flores artificiais. As flores artificiais! Meu Deus! STIMA AFIRMAO Em Arte, como tudo, o nico artifcio imperdovel a naturalidade. ANTES DA DEMONSTRAO inii observar aqui a diferena muito sabida entre arte artifcio. suficiente notar que, gramaticalmente tm a mesma raiz. Pois basta que duas coisas 1 nham gramaticalmente a mesma raiz para no terem a mnima analogia. Agora a... DEMONSTRAO No resta dvida que naturalidade um artifcio. exatamente o que justifica o rtulo de arte dramtica que por a se d teatro. Quem representa deve, em primeiro lug, representar com naturalidade. Entretanto, um at tem que estudar muito, tem que se contrariar mui para ser.., o qu? Natural! Ns somos organicamente artificiais. H di fui assistir o ensaio de uma pea de teatro por u grupo da nossa mocidade ne. O ensaiador, um velho ator, bradava sempre, impaciente: No assim, que diabo! Faam isso com mais naturalidade! Mas como era difcil, como era difcil ser natural! Se a naturalidade, na vida, difcil, na arte um absurdo. uma pose sem esprito. Quando se diz de um homem que ele escreve, ou recita, ou pinta, ou canta com muita naturalidade, sinal evidente de que no se trata de um artista, mas de um simples habilidoso. Porque naturalidade imitao, cpia, arremedo, decalque, macaqueao; arte personalidade, e personalidade, e personalidade. "N, i, ni: flui"! NATALIKA! A tua verdadeira beleza est apenas na atitude artificial de smbolo que te quis dar o artista que te criou. Com certeza, nunca, em tua vida real, tiveste a volpia doentia de martirizar rosas com teus dedos... Exceto a naturalidade, todos os outros artifcios so de efeito em qualquer arte. O artista um artificial por natureza. Ele nunca exprime as suas alegrias ou as suas dores: toma atitude diante de uma alegria, faz pose diante de uma dor, para poder exprimi-las com beleza. Porque o grito natural de um homem, diante, por exemplo, da dor infinita de encontrar um cabelo branco durante o shampooing, um simples "AH!". E o grito natural de um homem, diante, por exemplo, da alegria infinita de ver passar no footing um ltimo modelo da casa Redferne, um

simples. "OH!". No se segue da que essa expresso monossilbica, espontnea, natural, que traduziu, com a maior naturalidade, uma sensao de beleza, seja uma obra de arte. Nunca! Ento, toda arte seria interjectiva e todos badauds serian artistas. Voil! E, com isso, eu passo agora ltima, que a... 71 OITAVA AFIRMAO No princpio, arte era a natureza mesma; depois a arte foi a cG pia da natureza, depois, a interpretao; depois, aperfeioamento e, agora, a negao da natureza. DEMONSTRAO Nas idades primitivas quando o mundo era maravilhoso porque tinha dinossauros, iguanodontes, megatrios, plesiossauros mamutes e mastodontes, e tinha selvas estranhas mares incompreensveis e cus impenetrveis, homem era um contemplativo entrada do dlmen Peludo e forte, apoiado clava macia, junto pe dra lascada da anta megalftica, o troglodita ficava olhar, a olhar perdidamente tudo: o cu alegrico furado de planetas annimos, e nebulosas inexplicveis, ou movimentado de galopadas de nuvens: foscas, grandes, pesadas como montanhas; e a terra inicial, incerta, confusa, gelatinosa e trmula, onde (bichos altos e surpreendentes pisavam com medo assustados, ou descambavam em manadas tontas atolando-se pelas charnecas; e as rvores conferas, escuras, quase pretas, de folhas rijas como espadas, que espetavam o ar e agrediam o vo curvo dos lagartos alados; e as guas torvas, grossas, em que buliam seres problemticos de corpos flcidos e viscosos, e mosassauros bravos, barbudos, de barbatanas brutas. Tudo era indito para o homem que era novo e olhava e no podia fazer mais do que olhar. E porque indito, era belo: a natureza era a beleza, a arte mesma. O homem mais artista era o que mais sabia olhar e melhor sabia ver. A natureza bastava para o homem tosco. A arte era a natureza. Depois, nos climas brancos, das terras inacabadas do norte, quando o tempo dos grandes gelos matava o que podia e espantava para longe o que sobrava, o homem, s, sem mais a viso da beleza que o frio exilara, esticou a tenda de couro, cobriu-se de peles, acendeu o lume e, saudoso, ao p do fogo, ficou lembrando, lembrando... Ento, com uma matria mais dura do que a pedra, que arrancara do fundo da terra, comeou a gravar a figura das coisas que vira e que achara belas. Na renda branca das costas escandinavas, onde o eider risca o ar frio com seu papo quente e, num soeler casual, o sopro dos anjos loiros do gelo faz abrir s vezes o milagre de uma corola hbrida; a ou nas terras malfeitas da Groelndia ou do Labrador, que os deuses se esqueceram de acabar, dentro das grutas de neve onde ardia a candeia de leo de peixe, pela primeira vez o homem cismador e desolado sentiu necessidade de rever a beleza emigrada. E desenhou num dente de foca a silhueta de uma rena passante ou de um peixe arisco e fez disso uma arma; num chifre de biso abriu o relevo de um urso ou gravou um ramo de pinheiro e fez disso um olifante; num crnio de morsa cavado fundo pintou uma atitude de pesca ou um vo reto de ave e fez disso uma candeia... homem nostlgico reproduzia simplesmente, par consolo nas horas agrestes, a natureza que morrer ou fugira das calamidades brancas do gelo. A arte era ento a cpia da natureza. Depois, a natureza j no bastou, porque o homem sonhou. Mstico do seu isolamento, qui uma coisa superior sua selvageria: e fez o primei ro deus, e teve o primeiro medo. A mesmo, no; abandonos alvos do pas esquim, o homem gritos para o cu gelado, na sua linguagem rasgada, tod1 cheia de vogais como o vento, a sua primeira prece expresso do seu primeiro receio. E comeou a vi ver no temor de Havstramb que parece um homem sem braos e tem o corpo verde como os gelos velhos; e de Margiga que parece uma mulher gemendo de noite sob os gelos que mal sustm a cabana; e do Urso Fantasma; e dos Kajarisst, os espritos mau; das geleiras, que fascinam e atraem os kayaks para gua negra; e do misterioso Caador de Marfins conduzindo o seu tren que to silencioso e etreo que nem chega a partir a lmina de gelo mais fim que uma escama de peixe; e do Veado de Olho: Brancos; e do Espectro Alvo, que espera e ronda o: que se perdem na noite; e dos warlocks, os feiticeiros maus; e dos Iliseetsut, os criadores do Tupilek, o monstro imenso feito de pele de baleia, de ossada. gigantescas, de coraes e crebros de criaturas & terra e do mar, e que anda com ps inumerveis, e v com olhos mltiplos e devora com dentes infinitos... Criou mitos bons e mitos maus, fora da

natureza, e, obsedado, supersticioso, ps-se a reproduzi-los como pde e a ador-los e a temlos na arte. O homem estava fantasiando a natureza e ia, inconscientemente, interpret-la na arte. Iam aparecer os estilos antes impossveis: copiando apenas a natureza, era impossvel imprimir ao decalque uma originalidade que a natureza no tem. O estilo a interpretao da natureza. Ento o mundo j era do homem. Comeavam a rebentar as primeiras cidades e, nas primeiras cidades, as primeiras civilizaes. Onde o sol era forte e o homem violento, a geometria petrificou-se em grandiosidades. E houve o Egito. E veio a Tebas das Cem Portas, e os templos de Louqsor, de Karnak, de Medinet-Habou, de Philoe, de Ipsambul, de Ramesseum; e veio a Esfinge, e vieram as Pirmides. E, nos detalhes dos templos, a arte fixou homens e deuses: Ramss no seu carro de guerra de rodas rpidas e cavalos direitos, finos e frisados; soldados simtricos de perfil reto e atitudes subtis; escribas sentados em teorias sistemticas; messes exageradas; Fara entronado; Isis Hathor e Osiris flexveis, com corpos longos de junco e cabeas pequenas de ave; escaravelhos morturios, e Apis, o grande Apis ornamental dos cornos pintados e dos cascos cravejados de jias tudo corria ligeiro nos frisos, ou subia pelos pilones, ou enroscava-se nos obeliscos ou enfaixava sarcfagos de mmias... E houve tambm a Caldeia. E veio a Nnive estranha com o palcio maldito de Assurbanipal todo esculpido de demnios e de touros alados, e o templo de Kalak com seus tijolos esmaltados, e o relevo do Rei Sarghon de barbas tranadas e o de Assur-Naziz-Bal de cabelos trabalhados... E houve tambm a Prsia. E veio a Istakhar de Jiamshyd, com o Kabrestn-Karum, onde Nakhi-Roustaim, o retrato de Roustaim, fixava a compreenso iraniana da beleza; e o palcio de Ecbatana dentro das sete muralhas de sete cores; e o Khan-Tchelminar, a casa das quarenta colunas, em que saltavam, em relevo, por toda parte, globos alados com cabeas de serpe; elefantes, touros, lees e hipogrifos de cara humana; fmges de asas e de barbas que despencavam da: frisando-se em cascatas de cinco degraus; e cab (de lees com trombas na testa tudo convulsior do-se pelos pilastres, pelas platibandas, pelos fi tes, pelos capitis das colunas pintadas de ver. lho, azul e ouro... Era o Oriente que se erg com o sol, para a beleza. Esculpindo ou pintai deuses, homens e monstros, a arte oriental inter tava a natureza. No era bastante: com a interprf o da natureza tinha aparecido o estilo, verdade mas s o estilo. Faltava a personalidade. O Ram oblongo de um pilone de Ipsambul no era difere do Ramss esguio de um friso de Karnak. O artista revelava a arte, mas a arte ainda no revelava o artista. No bastava revelar a arte interpretando a natureza: era preciso que o artista, aperfeioando natureza, a fixasse em arte. E a arte, assim, havia revelar o artista. Para tanto, era indispensvel Grcia. E houve a Grcia. E veio a primeira casa primeira cidade. Pela casa grega, desde a "aulia` o "thyrorion" at a "kepia", passava um mesr esprito de beleza simples de linhas claras. E da c sa veio o "nos": da habitao do homem veia habitao dos deuses. E pelos templos, desde "pro-no" at o "opistdomo", passava aini aquele mesmo esprito de beleza simples de linhas claras. E veio a Acrpole: era o templo de "Ni] pteros", a vitria sem asas, pequeno, prostilo e t trastilo jnico; e logo adiante o Partenon, branco mrmore, onde Ictino e Callicrates puseram di anos de arte: quarenta e seis fustes dricos, e Pala no fronto, nascendo da cabea de Zeus; mais acima, o Eretheo, o mais maravilhoso jnico-tic :.om suas seis caritides virgens; e o templo de Teseu, e o altar de Prgamo, e o mausolu das Nereidas... E dentro desses templos, e pelas suas cornijas, e pelas suas escadarias, e pelos seus trios, e pelos seus frontispcios, e pelas suas aras, o Dorforo e a Amazona Ferida de Policleto, o Eros e o Hermes de Praxitles, o Apoximenos de Lysppo, a Vitria de Samotrcia, a Luta dos Deuses e dos Gigantes na escultura; e, na pintura Media que medita a morte dos filhos, Aquiles e Pentesila, a batalha de Isso entre Dano e o Rei dos chifres de ouro... Em tudo, um aperfeioamento da natureza. Um aperfeioamento duradouro e longo: duradouro demais, longo demais. To duradouro e to longo, que passou pelas cpulas de ouro e pelas arcadas de mrmore de Roma; roou as flechas gticas da Idade Mdia eriadas de trevos de pedra e grgulas de bronze e iluminadas de milagres de vidro e estanho; emaranhou-se nas volutas complicadas da Renascena; enroscou-se, em Frana, pelas torres e pelas ardsias fidalgas dos palcios dos Luzes fez toda essa corrida de obstculos para chegar at ns decrpita, esfarrapada, imprestvel, caindo

aos pedaos. Ento, uma voz subterrnea que subiu e assoou na ventania de ao dos obuses e trepidou no vo metlico do avio, a voz de algum que agonizou cinco anos na lama das trincheiras, mascarado contra os vapores de uma qumica assassina, as mos roxas partidas de frio e trabalho, os ps descalos suando na terra apodrecida de sangue, a boca vida contorcida de fome e deformada de sede, o corao incrdulo abatido e doente a voz desse cego, desse aleijado, desse Lzaro, desse enterrado vivo; a voz desse algum to infinitamente desgraado quanto infinitamente glorioso, ergueu-se e gritou que era preciso reagir, que era preciso reagir. E reclamou, e exigiu uma arte nova. J se tit visto, copiado, interpretado, aperfeioado a m no poder a natureza: agora era necessrio cont ri-la, neg-la mesmo se preciso fosse. E veio a a nova. Veio essa arte estranha, inquieta, infantil, i ciai, ingnua, confusa, deformada, mrbida, ince preendida, negada; essa arte que parece uma pol troa, mas que profundamente dolorosa na aparncia insignificante de blague doentia. 1 poema de Blaise Cendrars, um quadro de Pica, so pequenas negaes cerebrais da natureza. At agora a arte estava copiando a natureza: agora a natureza que comea a copiar a arte. h dito assim, como Wilde o disse, com displicn (e languidez, parece brincadeira. srio; serssimo. Exemplo: Tema: "Um rouxinol cantando". 12) Interpretao da natureza: o msico de h um sculo comps uma melodia e a gente disse: " assim mesmo que o rouxinol canta". 22) Aperfeioamento da natureza: o msico de h dez anos - comps uma melodia e a gente disse: " assim mesmo que o rouxinol deveria cantar". 32) Negao da natureza: o msico de hoje compe uma melodia e a gente diz: "Que vem a ser isso?". O msico explica, desconcerta e tmido, que aquilo um canto de rouxinol. E gente no concorda absolutamente. Que conch da? Que aqueles dois primeiros msicos fora incapazes de fazer alguma coisa sem o auxilio romntico do bichinho empenado e melodioso; passo que o artista incompreendido nunca ouviu i rouxinol, nem acredita mesmo em rouxinis, m criou "o seu" rouxinol, um rouxinol novo, inteligente, original, bem-educado, que os outros rouxinis, se pudessem, imitariam. Imitariam, sim; porque a natureza comea a imitar escandalosamente a arte. France escreveu em Pierre Nozire: Si 1'homme dpend de la nature, elle dpend de lui. Elle l'a fait; il la refait. Incessamment il ptrit nouveau son antique cratrice et lui donne une figure qu'elle n'avait pas avant lui. No h quem no esteja convencido INCONSCIENTEMENTE desta verdade. Um homem srio diz muito seriamente diante de uma paisagem que lhe agrada: "Que linda! At parece um quadro!". Um homem srio diz muito seriamente diante de uma rosa que ele acha belssima: "Que beleza! Parece artificial!". Um homem srio diz muito seriamente mulher que ele v com ms intenes: "Que perfeio! s a Vnus de Milo em carne e osso!". No resta dvida: a natureza est ficando parecida com a arte. Alis, a respeito de um quadro de Rubens, j Carlyle teve o mau gosto de dizer estas mesmas coisas antes de mim. Sinceramente, aqui entre ns, porque que achamos lindo o cair de uma folha morta, o pequeno minuto roxo de um poente, o cu rico de uma noite estrelada, a morte branca de uma onda numa pedra? Reflita-se bem antes de responder. Rebusque-se bem na memria e h de se encontrar logo uma reminiscncia qualquer de qualquer coisa lida, vis ou ouvida um poema, um quadro, uma melodia que se descobre estar sendo imitada, plagiada se escrpulos pela natureza atual. Acha-se que aquela folha morta, aquele crepsculo, aquele cu, aque onda so iguais, esto arremedando uma folha mc ta, um crepsculo, um cu, uma onda que leme num poema, ou vimos num quadro, ou escutam numa melodia. ou no ? NATALIKA, linda coisa indiana de arte e pensamento, que o relmpago de um instante fim definitivamente e que a cavalgada de tantos sculos e a conspirao de tantos flagelos ainda no conseguiram destruir! Quando penso que a tua morte l c tem sido to plagiada pela gente estica da tua terra de mistrio; quando penso que o Werther c Goethe causou tantos suicdios quantas letras contm; quando penso que a "Sonata de Kreutzer" c conde santo tem desfeito

tantas perfeitas felicidade conjugais; quando penso que eu, eu mesmo, inocentemente escrevi, h tempos, um primeiro liei virginal que s depois, s muito depois comecei viver de verdade; quando penso que, assim, a natureza humana nada mais tem feito do que imitar, i vida, o que v na arte ento que mais e mais n conveno de que a arte um bom exemplo que natureza segue, inconsciente. NATALIKA! * Se o homem depende da natureza, ela depende dele. Ela o fez; ele o refaz. Ele reescreve incessantemente sua antiga criadora e lhe d uma imagem que ela no tinha antes dele. Traduo de Suzi Frankl Sperber.

GLOSSRIO Suzi Frankl Sperber A Abdula rose-tipped = Tipo de cigarro com pontei perfumada. Anatole France = Anatole France (1844-1924), e critor francs, pseudnimo de JacquesFranoi Anatole-Thibault. Recebeu o Prmio Nobel e 1921. Escreveu: Crainquebille, Le crime de Sylve tre Bonnard (1881); Les dieux ont soif (1912 Histoire contemporaine (1897-1900); L' fle des pis gouins (1908); La rvolte des anges; La rtisser de la reine Pdauque (1893 obraprima da poca Thais (1890); Vie de Jeanne d'Arc (1908); Pien Ngzire (1899 romance biogrfico). Em Histoii contemporaine Anatole France revela ser inimil da Igreja, dos militares, bem como das foras polft cas e sociais reacionrias. socialista e pacifist Seu estilo, considerado dos melhores da lngt francesa, marcado por uma fina ironia. 83 Apis = Touro reverenciado como deus pelos antigos egpcios. Apoximenos = Escultura de Lisipo. Apsdras = Na obra de Beda, as Apsras so espritos femininos, originalmente ninfas aquticas, que tambm brincam no ar e nos cus. Trazem a felicidade, mas tambm a loucura. Numa verso posterior, trazem a felicidade aos habitantes do cu de Indras, de modo semelhante s huris do Islo. Beda, chamado Venerabilis, um santo da igreja crist. Sua festa no dia 27 de maio. Seu atributo o livro. Foi telogo, nascido em 673, ou 674 em uma regio do Northumberland, Gr-Bretanha. Faleceu em 26 de maio de 735. Escreveu obras teolgicas e gramticas, assim como uma "Historia ecclesiastica gentis Anglorum" e a "Chronicon de sex aetatibus mundi" na qual Beda introduziu a contagem do tempo a partir do nascimento de Cristo, servindo de base para a maioria das crnicas medievais. Aquiles = Personagem da Ilada, de Homero. Principal heri grego da guerra de Tria, tal como narrada na Ilada de Homero; filho de Peleu e da deusa do mar Tetis, lder dos minnides. Vence e mata o heri troiano Heitor, mas, de acordo com autores posteriores, morto por Paris, que o fere no calcanhar direito, nico lugar em que seu corpo vulnervel. ara = altar. Armanagar = No texto consta "cidade eterna de Armanagar". No consta de atlas, nem de enciclopdia. AssurNaziz Bal = Rei assrio. Provavelmente Assur-Nasir-Pal. A Assria foi reino da Antiguidade que se estendeu da atual fronteira entre o Ir e a Turquia at a Sria, o atual Israel, o norte da Ar84 bia, parte do Egito, a ilha de Chipre e algumas ill; do golfo prsico. Existiu desde o sculo XIX

a. at o sculo VII a.C. Assurbanipal = Rei assrio. Tambm chamado Sardanpalo. at the comer = Palavra inglesa: na esquina. at-home = Palavra inglesa: em casa. tico = Em arquitetura, um estilo de base de co! nas utilizado pelos arquitetos jnicos e corntios. trios = Em geral, grande sala central de distribi: o da circulao num edifcio; nas casas romana nome dado ao segundo vestbulo. aulia = Palavra latina: ptio, adro de uma casa. B badaud = Palavra francesa: pateta. baiaderas = Danarinas de templos da ndia. E portugus, tambm bailadeiras, do verbo bailar, qt vem do latim tardio ballare = danar. Batalha de Isso = Antiga cidade da sia Menc onde o rei persa Dano I combateu em famosa bati lha, que houve em 333 a.C., em que foi vencido pc Alexandre Magno, rei da Macednia. Blaise Cendrars = Romancista e poeta franc pseudnimo de Frdric Sauser-Halle (1887-1861 Autor de Bourlinguer (1948 - romance autobiogr,1 fico); Emmne-moi au bout du monde!... (1956 romance); Moravagine (1926 romance) L'or (1925 - biografia do general Johann-Augu; Suter). boudoir = Palavra francesa: toucador; quarto d vestir e de fazer a maquiagem, onde ficava o touca dor ou penteadeira. 85 Broadway = Rua onde se encontra a maior parte dos teatros de variedades de Nova Iorque. Burlington = Bairro elegante londrino. C calce = Palavra inglesa: bolo. Caldia = Antigo reino da Mesopotmia, cuja capital foi a Babilnia. Calicrates = Arquiteto grego que, com Ictino, trabalhou sob a chefia de Ffdias na construo do Partenon grego (447-432). caritide = Em arquitetura, escultura de mulher totalmente vestida, que assume, na construo a funo de uma coluna ou pilar. Czanne = Paul Czanne (1839-1906). Pintor impressionista francs. Chamonix = Localidade da Sua onde se pratica o esqui. Fica nos Alpes, estando coberta de neve em boa parte do ano. cheviotes = Palavra dicionarizada, grafada em francs, no original. Tecido ingls de l. Origem: de uma cadeia de montes da Esccia, onde h carneiros de cuja l se faz este tecido. Cinco-s-sete = Horrio convencional do ch. Civa = Civa (que Guilherme de Almeida grafou em francs: iva) representa, na arte hindu, o No-manifestado, o Pai, o elemento masculino, fazendo contraponto com o elemento feminino de todos os seres, que simboliza a energia csmica, qual a arte hindu se identifica: Shakti. Shakti precisa refundir-se em Civa a fim de encontrar a unidade original. Civa e Shakti so um s no Absoluto, os aspectos 86masculino e feminino da unidade. iva do dc nio lunar. cornijas = Molduras sobrepostas que formam lincias na parte superior de uma parede, porta e: Corot = Jean Baptiste Camille Corot (1796-18' Pintor pr-impressionista francs. Coty = Marca de perfume francs. cristal de Lalique = Ren Lalique, artista pls francs, famoso por suas obras em cri (18601945). croque = Palavra francesa do verbo croquer, significa comer, mastigar. 0 Dario = Dario I, o Grande, rei da Prsia. V."] talha de Isso". Dauphin = Delfim. Nome dado, desde 1140, senhores da regio denominada Dauphin, mais 1 de, genericamente, ao prncipe herdeiro da mon quia francesa. O ltimo que levou o ttulo de D fim foi o Duque de Angoulme, filho mais velho Carlos X. Lus XIV ordenou que Bossuet e H

reeditassem, entre 1674 e 1730, uma coleo de volumes de autores clssicos, expurgada de todos trechos que pudessem ferir a estrita moral da po Da a expresso "ad usum Delphini", que signif [boa] para o uso do Delfim, isto , sem trechos e ticos. Debussy = Cloude Debussy, compositor fran (1862-1918). Dricos = Um dos trs principais estilos da GrE antiga. 87

Dorlforo = Escultura de Policleto. douairire = Palavra francesa. Viva rica. duvet = Palavra francesa. Penas de ganso com as quais se recheia uma coberta leve e muito quente. E Ecbatana = Antiga capital dos medas, hoje Hamadhan, cidade e provncia da antiga Prsia, hoje Ir. eider (Escandinvia) = Espcie de pato encontrado no Atlntico Norte. Suas penas so utilizadas para rechear o acolchoado chamado edredom. Essa palavra uma corrutela da expresso inglesa eiderdown, penugem deste tipo de pato. Eros = Deus do amor, na mitologia grega. Cupido, na mitologia latina. de par, oriunda dos EUA. Ficou na moda mais ter po do que o shinuny. fustes = Parte principal da coluna, entre o capitel a base. G gentieman = Palavra inglesa: cavalheiro, senhor. girl = Palavra inglesa: garota. Golconda = Nome de uma antiga cidade na provir cia de Hiderabad, na ndia, famosa pela lapida de diamantes no sculo XVI; por extenso, um loca de grande riqueza. goundja = Pronuncia-se tambm "gandcha". So a pontas do cnhamo, que servem para a preparao do haxixe e para fumar. face--main = Palavra francesa: luneta, lornho, par de culos que no se sustentam nas orelhas, mas num cabo que se segura com a mo. fjords = fiordes, em portugus atual. Golfo estreito e profundo, entre montanhas altas, especialmente na Noruega e Sucia. flirt = Palavra inglesa: flerte, namoro, paquera. fondant = Palavra francesa: bombom que derrete na boca. footing = Palavra inglesa: passeio a p. frontispcios = Em arquitetura, fachada principal. Foxtrot = Palavra inglesa. Foxtrote: dana de salo, 88 H Hanover Square = Praa de Londres. Hathor = Deusa egpcia do amor, da alegria e de felicidade, representada com orelhas ou cabea de vaca. Havstranb = Encontra-se explicado no prprio texto: "parece um homem sem braos e tem o corpo verde como os gelos velhos." Hearn, Lafcadio = Escritor de famlia europia e americana que viveu longamente no Japo e acabou adotando a cidadania japonesa (1850-1904). Autor de Chita: a memory of last island (Chita: uma lembrana da ltima ilha), novela publicada em 1887 com o ttulo Tom letters (Cartas rasgadas). 89

>1-

xr Hermes = Deus grego. O mensageiro. Na Roma antiga tinha o nome de Mercrio. Hyde = Hyde Park, grande parque de Londres. I ice-cream peach = Palavra inglesa: sorvete de pssego. Ictino = Arquiteto grego que, com Calicrates, trabalhou sob a chefia de Fdias na construo do Partenon grego (447-432). Iliseetsut = Explicado no prprio texto: "criadores do T upilek, o monstro imenso feito de pele de baleia, de ossadas gigantescas, de coraes e crebros de criaturas da terra e do mar." unpedimenta = Bagagem, equipamento que se carrega durante uma viagem, acessrios de vestimenta. Palavra de origem latina, que significa "tudo que atrapalha". No texto tem o sentido de acessrios. Indra = Divindade hindu que originalmente representava o cu, ou a transcendncia, e que era cultuada no perodo vdico como o deus supremo, apesar de ter assumido, posteriormente, uma posio subordinada no panteon hindu. Ele representado de muitas formas, especialmente com quatro braos e quatro mos e montado num elefante. Ipsambul = Cidade presumivelmente egpcia, no encontrada no mapa. Isis = Deusa do antigo Egito, considerada como irm ou esposa de Osiris e me de Horus. Os egpcios a viam como civilizadora, deusa da fertilidade e a representavam com chifres de vaca e um disco solar como coroa. Istakar = Templo da antiga Prsia. 90 J Jernryn Street = Rua de Londres. Jiamshid = Provvel cidade persa. Joana D'Arc = Herona francesa (1412-1431) santa da Igreja Catlica. jnico = Estilo da arquitetura grega clssica, ca racterizado pela presena de volutas nos capitis das colunas. jungle = Palavra inglesa e origem snscrita, aportu guesada como jngal. O mesmo que floresta, selva mata. K Kajarisst = Est explicado no prprio texto: "es pfritos maus das geleiras, que fascinam e atraem o: kayaks (caiaques) para a gua negra." Kalak = Cidade assria. Karnak = Cidade egpcia beira do Nilo, em frent das runas de Tebas. famosa pelos seus templos construdos ao longo de mais de dois mil anos: templo festivo de Tutmosis III; um templo dedicada coragem e outro templo dedicado a Amom, cor dez colunas majestosas, chamadas piles. Karun = Rio no sudoeste do Ir, que surge perto d Isfahan, a 3.380 metros de altitude e desemboc perto de Mohamera, no golfo de Shat-el-Arab. kayaks = Palavra de origem esquim: pequena err barcao originalmente feita de peles de foca, co: turadas sobre uma armao de ossos de baleia, er volvendo toda a embarcao, inclusive por cima que amarrada na cintura do remador. Escreve-si hoje, caiaque. 91 Khan-Tchelminar = Talvez, Cania, cidade da Grcia, conquistada pelos turcos em 1646. Krishna = Importante deus, uma das encarnaes de Vishnu, segundo deus da trindade hindu. o oitavo avatar de Vishnu. Uma histria conta que foi filho de Vasudeva e Devaki e que seu tio Kansa, deus-demnio de Mathura tentou mat-lo enquanto era criana, devido a uma advertncia divina de que algum dia o seu sobrinho o mataria. Graas ajuda divina, a criana escapou, foi criada por pastores, e depois de muitas aventuras hericas e amorosas, matou Kansa e ocupou seu trono. Mais tarde Krish- na foi morto por uma flecha atirada por um caador. L larne = Tecido, em geral de seda, que contm alguns fios metlicos.

Lancret = Nicolas Lancret (1690-1743). Pintor rococ, interessado em cenas de teatro italiano de mscaras. latet anguis = Latet anguis in herba, expresso latina que significa: uma vbora jaz escondida na grama (no capim). lawn-tennis = Palavra inglesa: jogo de tnis em gramado. Lzaro = Personagem bblica. Tendo falecido, ressuscitado por Jesus Cristo (Lucas 16.20). ` L' indiffrent" de Watteau = "O indiferente", quadro do pintor francs Antoine Watteau (1684-1721). Lougsor = O mesmo que Ldxor, cidade do Egito que existe at hoje, onde se encontra importante templo. Lysipo = Escultor da poca de Alexandre Magno. 92 M Mae Murray = Talvez se trate da atriz de cingi Mae West, a primeira loira sexy do cinema amerii no. Maghreb = Regio do norte da frica, que abras a Tunsia, o Marrocos e o norte da Arglia e constitui no extremo ocidental do mundo rabe. Malbrough = Malbrough, John Churchill, duque General e estadista ingls (1650-1722). Pro' velmente, nome de teatro londrino. manchon = Regalo, agasalho para as mos, em ral feito de pele, muito usado em pases frios. Marquise de Sevign = Marquesa Marie de Ral tin-Chantal, escritora francesa, famosa tambm p sua beleza (1626-1696). mausolu = Originalmente, tmulo esplendi mente decorado do rei Mausolo; por extenso, qt quer tmulo especialmente luxuoso, em geral pai sepultamento de uma s famlia. Medinet-Habou = Cidade presumivelmente egpi no encontrada no mapa. mosassauros = Gnero extinto de rpteis marini dos quais alguns exemplares mediam 15 metros. muezim = Do rabe al-muadhdham; pelo h muezzim e pelo francs muzim. O mesmo que muadm: pessoa que, na religio islmica, anui em voz alta, do alto dos minaretes, isto , das tc das mesquitas, as horas das oraes. Nakh-i Roustaim = Rustam, heri da Prsia, p nagem da epopia Chahnam (Livro dos Reis 93

tado do sculo XI d.C. do poeta Firdusi. Trata-se de poema histrico narrativo, em cerca de 60.000 dsticos, que conta toda a histria da Prsia, desde os tempos lendrios at a conquista maometana. nas = Palavra grega que significa templo. Mas tambm a cela, ou cmara simples para a divindade, que no incio da civilizao grega constitua o prprio templo. Hoje em dia se diz ainda nave de igreja. ne = Palavra francesa que significa nascida; neste caso: bem-nascida. ngligs = Descuidados (os cabelos). O sentido de que os cabelos tm um descuido chique. Nereidas = Na mitologia grega as Nereidas so ninfas do mar. So as cinqenta filhas de Nereu, um deus do mar, e Doris. Dentre as Nereidas mais famosas e celebradas esto: Anfitrite, mulher de Netuno; Tetis, a me de Aquiles; Galatia e Doto. Nike Apteros = "Nike" significa Vitria e "Apteros" significa "sem asas", em grego. o nome usado para Atena quando se falava dela ou se faziam oraes para ela a fim de conseguir vitrias. H tambm o templo de Nike Apteros em Atenas. N(nive = Cidade da antiga Assfria, beira do rio Tigre. 0 O retrato de Dorian Gray = Pea de autoria do teatrlogo irlands Oscar Wilde. ondulation = Palavra francesa; o mesmo que ondulao, isto , permanente. Opistdomo = Espao fechado na parte traseira dos templos gregos. 94 Orient-Express = Famoso trem de passageiros qi ia de Paris at Istambul.

Oscar Wilde = Autor e teatrlogo irlands, autor i grandes comdias (1854-1900). Osiris = Deus egpcio do mundo inferior, juiz di mortos, esposo e/ou irmo de Isis. Inicialmente f um deus agrrio, simbolizando o poder inesgotv da vegetao. Depois, identificado ao sol, na fa noturna, simbolizava a continuidade dos nascime tos e renascimentos. Osiris a atividade vital ui versal, seja ela terrestre ou celeste. Sob a forma 1 svel de um deus, ele desce ao mundo dos mort para lhes permitir a regenerao e, mesmo, a ressi reio na glria osiriana, visto que toda morte jus ficada representa um germe de vida nas profundei do cosmos, exatamente como um gro de trigo c no seio da terra. P Palas = Nome de Atena, a deusa da sabedoria, conhecimento, na mitologia grega. Tambm chan da de Palas Atena. Pall-Mall =. Rua de Londres, onde antigamente jogado o Pall-Mall, um jogo com uma bola de n deira que era batida com um martelo, sendo o a] um anel de ferro. A palavra de origem itali: palla (bola); maglio (martelo). Palor Beach = Praia de Miami. Partenon = Templo drico construdo no sculc a.C. na Acrpole (o centro fortificado) de Atei dedicado deusa Palas-Atena. As esculturas templo so atribudas ao maior escultor grego: dias. 95 " `Penseur" de Rodin = "O pensador", escultura famosa de Auguste Rodin, escultor francs (1840-1917). H cpias da esttua em Buenos Aires e em So Paulo. Pentesilea = Nos comentrios homricos e em Virgflio, rainha das Amazonas. Prgamo = Cidade da antiga Grcia, onde hoje se localiza a cidade de Bergama, na Turquia. Peri = Certo gnio benfazejo da mitologia persa. Philoe = Cidade presumivelmente egpcia, no encontrada no mapa. Picasso = Pablo Picasso, o mais importante e notvel pintor espanhol moderno (1881-1973). Pierre Nozire = Romance biogrfico de Anatole France (1899). Poiret = Nome prprio, provavelmente de loja que vendia peles, isto , uma peleteria. Policleto = Escultor da antiga Grcia, ativo entre 450-405 a.C. Entre suas obras, o Dorforo e o Diadmeno procuram definir a postura que melhor valorize o equilbrio sutil e vigoroso do corpo masculino em repouso, mas pronto para a ao. Poltrona Mapple = Tipo de poltrona de famosa loja de mveis de Londres. Pomernia = Cachorro de pequeno porte, com plo longo e sedoso, orelhas pontudas e focinho achatado, cujo rabo faz uma curva sobre as costas. potin = Palavra francesa: mexerico. praline = Palavra francesa: bombom recheado de amndoas. Praxitles = Praxitles, ou Praxfteles, escultor grego da poca helenfstica, do sculo RI a.C. pronos = [Do grego pro, antes, e de nas, templo]. O prtico ou vestbulo de um templo. O pro96nos constituiu, de fato, o vestbulo que seguia o nas, no templo grego, em uma fase posterior. prostilo = (Lat. prostylus; Gr. prostylos; pro, antE e stylos, pilar). Arquitetura: prtico cujas colunas estendem em uma linha apenas na fachada, em m mero de 4, em geral, como nos templos gregos. Pulbnan-car = Vago "pullman". Leva o nome George Pullman (1831-1897), inventor de um vaga de estrada de ferro com compartimentos privada que tm poltronas convertveis em camas. L7 Quinta Avenida = Avenida importante de Nos Iorque, onde esto localizadas as lojas finas da c dade. R Ramayana = Um dos dois grandes poemas pic da ndia, escrito em snscrito, algum tempo depc de Mahab-harata, ou seja, aps o ano 200 a.C. Rconesseum = Cidade presumivelmente egpcia, n encontrada no mapa. Ramss = Nome de um fara do antigo Egito. Rei dos chifres de ouro = Alcunha de Alexan( Magno, rei da Macednia, vencedor da Batalha Isso, contra o rei persa Dano I.

Rodin = Escultor francs. V. "Penseur". S Sarghon = Rei assrio. satin Crsus = Palavras francesas: cetim Crs 97

sendo Crsus a marca do cetim. shampooing = Palavra inglesa: lavagem dos cabelos com xampu. shimmy = Dana na moda na dcada de 20 deste sculo. Sinfonia Pastoral de Beethoven Trovoada e Tempestade = Quarto movimento (allegro) da Sinfonia n 6 de Ludwig van Beethoven, compositor alemo (1770-1827). Sonata de Kreutzer = Pea musical para piano solo de Ludwig van Beethoven. Sublime Porta = Nome dado ao governo turco no tempo dos sultes. Swift = Jonathan Swift, escritor satrico irlands (1667-1745). Autor, entre muitas outras obras, das famosas Viagens de Gulliver, publicado inicialmente de forma annima em 1726. Nessa obra, os partidos polticos ingleses so retratados como os anes do reino de Liliputh, os corteses como patetas gigantescos, os cientistas afastados da realidade prtica como senhores da ilha de Laputa e os homens em geral como seres semelhantes aos macacos, que vivem num reino ideal dominado pelos cavalos. Swift um dos mais peculiares e misteriosos caracteres da literatura inglesa, com um estilo soberbo e inigualado em sua capacidade satrica. T T. S. F. = Abreviao das palavras francesas Tl graphe sans fzls: telgrafo sem fios. talhe = Feitio de um corpo; tronco. Neste contexto, porm, parece provir da palavra francesa tailleur, que significa conjunto de saia e casaco. 98Tebas = Antiga cidade egpcia, beira do perto da cidade de Lxor. Existiu outra cidade o mesmo nome na regio da Becia, na Grcia ga. Tempestade = V. "Sinfonia Pastoral". Teoria de Einstein = Teoria da relatividade. Teseu = Figura lendria. O principal heri g filho de Egeu e rei de Atenas. Famoso por feitos, sobretudo por matar o Minotauro, mc lendrio com corpo humano e cabea de touro foi confinado por Minos em uma caverna labir construda por Ddalo, em Creta, o qual Minc era anualmente alimentado com .7 rapazes e S.as. tetrastilo= Edifcio com 4 colunas na fachada. th-tango = Conjunto de palavras que retin palavra francesa para "ch" e tango, nome de o argentina, em moda ento. a reunio da tra (tomar ch s cinco da tarde) com a modennida tango. thyrorion - Thyreo , em grego, uma ampla o, como uma porta. Deve ser a porta de e] da casa. Tirouvicaray = No texto Guilherme de Al fala nas "runas de T." e no "templo de T." consta de atlas, nem de enciclopdia. touriste = Palavra francesa: turista. trousse = Palavra francesa: estojo. Tupilek = Palavra explicada no prprio "monstro imenso feito de pele de baleia, de o gigantescas, de coraes e crebros de criatu terra e do mar, e que anda com ps inumer v com olhos mltiplos e devora com dentes tos..." 99

v Vitria de Samotrcia = Escultura de extraordinria beleza, exposta no museu de Louvre, em Paris, de autor desconhecido da escola de Rodes (aproximadamente 200 a.C.). Representa uma mulher com asas. Faltam-lhe, na escultura que nos chegou, a cabea e os braos. voil = Expresso francesa, freqentemente usada como interjeio: literalmente significa eis a. w wagon = Palavra inglesa: vago. warlocks = Palavra inglesa: pessoa de quem se presume que tenha poderes sobrenaturais obtidos atravs de um pacto com os maus espritos. No texto, Guilherme de Almeida identifica diretamente o pacto com o pactrio e diz que so "feiticeiros maus". Werther = Personagem de romance homnimo do escritor alemo Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). Werther um jovem estudante doentiamente sentimental que acaba se suicidando por causa do seu amor no correspondido pela esposa de um amigo. White = Teatro londrino. Y Yama = Senhor da morte para os hindus. yankee = Ianque; norte-americano. 100Zeus = Nome grego de Jpiter , supremo deus d gregos e romanos, filho de Saturno. zibelina = Animal semelhante marta, de cor ca: tanho-escura, da qual se obtm uma pele extremo mente valiosa para a confeco de casacos. Zut = Interjeio francesa de espanto. 101

You might also like