You are on page 1of 5

1 Fase Modernista

Introduo
Realizada a Semana de Arte Moderna e ainda sob os ecos das vaias e gritarias tem incio uma primeira fase modernista, que se estende de 1922 a 1930, caracterizada pela tentativa de definir e marcar posies. Constitui, portanto, um perodo rico em manifestos e revistas de vida efmera: so grupos em busca de definio. Nessa dcada, a economia mundial caminha para um colapso, que se concretizaria com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque(New York), em 1929. O Brasil vive os ltimas anos da chamada Repblica Velha, ou seja, o perodo de domnio poltico das oligarquias ligadas aos grandes proprietrios rurais. No por mera coincidncia, a partir de 1922, com a revolta militar do Forte de Copacabana, o Brasil passa por um movimento realmente revolucionrio, que culminaria com a Revoluo de 1930 e a ascenso de Getlio Vargas. De 1930 a 1945, o movimento modernista vive uma segunda fase, a qual reflete as transformaes por que passou o pas, que inaugura uma outra etapa de sua vida republicana.

Caractersticas
O perodo de 1922 a 1930 o mais radical do movimento modernista, justamente em consequencia da necessidade de definies e do rompimento com as estruturas do passado. Da o carter anrquico dessa primeira fase e seu forte sentido destruidor, assim definido por Mrio de Andrade:
(...) se alastrou pelo Brasil o esprito destruidor do movimento modernista. Isto , o seu sentido verdadeiramente especfico. Porque, embora lanando inmeros processos e idias novas, o movimento modernista foi essencialmente destruidor.(...) Mas esta destruio no apenas continha todos os germes da atualidade, como era uma convulso profundssima da realidade brasileira. O que caracteriza esta realidade que o movimento imps , a meu ver, a fuso de trs princpios fundamentais: o direito permanente pesquisa esttica; a atualizao da inteligncia artstica brasileira e a estabilizao de uma conscincia criadora nacional.

Ao mesmo tempo que se procura o moderno, o original e o polmico, o nacionalismo se manifesta em suas mltiplas facetas: uma volta s origens, a pesquisa de fontes quinhentistas, a procura de uma lngua brasileira (a linha falada pelo povo nas ruas), as pardias numa tentativa de repensar a histria e a literatura brasileira e a valorizao do ndio verdadeiramente brasileiro. tempo do Manifesto da Poesia Pau-Brasil e do Manifesto Antropfago, ambos nacionalistas na linha comandada por

Oswald de Andrade, e do Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta, que j traz as sementes do nacionalismo fascista comandado por Plnio Salgado. Como se percebe j no final da dcada de 1920, a postura nacionalista apresenta duas vertentes distintas: de um lado, nascionalismo crtico, consciente, de denncia da realidade brasileira, politicamente identificado como as esquerdas; de outro, um nacionalismo ufanista, utpico, exagerado, identificado como correntes polticas de extrema direita. Dentre os principais nomes dessa primeira fase do Modernismo e que continuariam a produzir nas dcadas seguintes, destacam-se Mrio de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Antnio de Alcntara Machado, alm de Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida e Plnio Salgado.

Escritores
Mrio de Andrade
Mrio Raul de Morais Andrade, o chamado papa do Modernismo, nasceu em So Paulo, na rua Aurora, em 9 de outubro de 1893. Na capital paulista, aps o grupo escolar e o ginsio, matriculou-se na Escola de Comrcio lvares Penteado, abandonando o curso depois de uma briga com seu professor de portugus. No ano seguinte se forma em piano. Jovem ainda, inicia suas crticas de arte, escrevendo para jornais e revistas. Em 1917, ano em que trava amizade com Oswald de Andrade, publica seu primeiro livro e descobre Anita Malfatti, transformando-se numa das figuras mais importantes de nossa vida cultural. Foi diretor do Departamento de Cultura do Municpio de So Paulo e professor de Histria da Msica no Conservatrio Dramtico de So Paulo. Lecionou Histria e Filosofia da Arte na Universidade do Distrito Federal (Rio de Janeiro). Voltando a So Paulo, trabalhou no Servio de Patrimnio Histrico. Morreu em sua casa, em So Paulo, na rua Lopes Chaves, em 25 de fevereiro de 1945. O volume de estria de Mrio de Andrade H uma gota de sangue em cada poema retrata a I Guerra Mundial e mostra o autor ainda influenciado pelas escolas literrias anteriores Semana, com poesias que obedecem a normas de esttica, como a metrificao e a rima, de ntida influncia parnasiana. O prprio poeta afirmou que, ao visitar a exposio de Anita Malfatti, em 1917, ficou to maravilhado com suas pinturas modernas, revolucionrias, inovadoras, que lhe dedicou um...soneto Parnasiano! Sua poesia manifesta-se modernista a partir do livro Paulicia desvairada , que rompe com todas as estruturas ligadas ao passado. O livro tem como musa

inspiradora, ou melhor, como objeto de anlise e constatao, a cidade de So Paulo e seu provincianismo, o rio Tiet, o largo do Arouche, o Anhangaba, a burguesia, a aristocracia, o proletariado; uma cidade multifacetada, uma colcha de retalhos, uma roupa de arlequim uma cidade arlequinal. Demonstrando no ter sofrido influncia alguma, Mrio de Andrade dedica Paulicia desvairada a seu grande mestre, seu Guia, seu Senhor: ele mesmo, Mrio de Andrade! Em toda sua obra, Mrio de Andrade lutou por uma lngua brasileira, que estivesse mais prxima do falar do povo, sendo comum iniciar frases com pronomes oblquos e empregar as formas si, quasi, guspe em vez de se, quase, cuspe. Os brasileirismos e o folclore tiveram mxima importncia para o poeta, como bem atestam os livros Cl do jabuti e Remate de males. Ao lado disso, suas poesias, romances e contos revestem-se de uma ntida crtica social, tendo como alvo a alta burguesia e aristocracia.

Oswald de andrade
Jos Oswald de Sousa Andrade nasceu em So Paulo, em 11 de janeiro de 1890. Cursou a Faculdade de Direito do Largo So Francisco, bacharelando-se em 1919. Desde o retorno de sua primeira viagem Europa, em 1912, de onde trouxe as idias do Futurismo, Oswald de Andrade transformou-se em figura fundamental dos principais acontecimentos da vida cultural brasileirada primeira metade do sculo XX. Homem polmico, irnico, gozador, teve vida atribulada no s no que diz respeito s artes, como tambm poltica e aos sentimentos: foi o idealizador dos principais manifestos modernistas, militante poltico, teve profundas amizades e inimizades, rumorosos casos de amor e vrios casamentos ( com destaque para dois: com Tarsila do Amaral e com Patrcia Galvo, a Pagu). Mais do que a de outros escritores, sua vida irm gmea de sua obra, como afirma seu filho Rud em carta ao crtico Antonio Candido: Creio que a obra de Oswald no pode ser estutudada desvinculada de sua vida. E aqui cabe chamar ateno para dois fatos: primeiro, a vida de Oswald teve um verdadeiro divisor de guas, o ano de 1929, quando, fazendeiro de caf, vai falcia; seundo, criou-se em torno dele a imagem de um palhao da burguesia, o que ofuscou em muito o brilho de sua obra e amargurou o escritor nos ltimos anos de sua vida. A propsito, assim se manifestou o prprio Oswald:
Quando, depois de uma frase brilhante em que realizei os sales do modernismo e mantive contato com a Paris de Cocteau e de Picasso, quando num s dia da dbcle do caf, em 29, perdi tudo os que se sentavam minha mesa iniciaram uma tenaz campanha de desmoralizao contra meus dias. Fecharam ento num cochicho beiudo o diz-que-diz que havia de isolar minha perseguida pobreza nas prises e nas fugas. Criou-se ento a fbula de que eu s fazia piada e irreverncia, e uma cortina de silncio tentou encobrir a ao pioneira que dera o Pau-Brasil e a prosa renovada de 1922.

Quantoa sua obra, Oswald de Andrade apresenta, de maneira geral, as caractersticas j comentadas desta primeira fase do Modernismo, ou seja, um nacionalismo que busca as origens sem perder a viso crtica da realidade brasileira; a pardia como uma forma de repensar a literatura; a valorizao do falar cotidiano, numa busca do que seria a lngua brasileira (como falamos, como somos); uma anlise crtica da sociedade burguesa capitalista, notadamente nas obras produzidas aps 1930, como, por exemplo, o romance Serafim Ponte Grande e a pea O rei da vela. No aspecto formal, Oswald inovou a poesia com seus pequenos poemas, em que sempre havia um forte apelo visual, criando o chamado poema-plula; como afirma Paulo Prado no prefcio do livro de poesias Pau-Brasil: Obter em comprimidos, minutos de poesia. Os romances de Oswald de Andrade, especialmente Memrias sentimentais de Jo Miramar e Serafim Ponte Grande, quebram toda a estrutura dos romances tradicionais, apresentando captulos curtssimos e semi-independentes, num misto de prosa e poesia, que, ao final da leitura, formam um grande painel.

Manuel Bandeira
Manuel Carneiro de Souza e Bandeira Filho nasceu em Recife, em 19 de abril de 1886. Ainda jovem muda-se para o Rio de Janeiro, onde faz seus estudos secundrios. Em 1903 transfere-se para So Paulo, matriculando-se na Escola Politcnica. Acometido de tuverculose, abandona os estudos e volta para o Rio. A partir de ento, desenganado vrias vezes pelos mdicos, inicia uma peregrinao pelas melhores casas de sade de estncias climticas do Brasil e da Europa. Em 1917 publica seu livro de estria A cinza das horas, de ntida influncia parnasiana e simbolista. Em 1922 participa a distncia da Semana de Arte Moderna: apesar de a leitura de sua poesia Os Sapos, por Ronald Carvalho, ter sido um dos momentos altos da Semana, o poeta recusou-se a comparecer permanecendo em Recife, por no concordar com a intensidade dos ataques feitos aos parnasianos e simbolistas. Em apenas quatro anos (entre 1916 e 1920), Manuel Bandeira assistiu morte da me, da irm e de seu pai, ao mesmo tempo que lutava cotidianamente contra a prpria morte. Viveu solitariamente, apesar dos amigos e das reunies na Academia Brasileira de Letras, para a qual foi eleito em 1940. Morreu aos 82 anos, no dia 13 de outubro de 1968. Todas essas fatalidades deixaram cicatrizes profundas na obra do poeta, levando o crtico Alfredo Bosi a afirmar: A biografia de Manuel Bandeira a histria de seus livros. Viveu para as letras.... Com a publicao dos Livros Carnaval, em 1919, e O ritmo dissoluto, em 1924, Bandeira vai se engajando cada vez mais no iderio modernista, para explodir

definitivamente com a publicao de Libertinagem (1930), uma das obras mais importantes de toda a literatura brasileira, onde aparecem poemas como Potica, O Cacto, Pneumotrax, Evocao do Recife, Poema tirado de uma notcia de jornal, Irene no cu e Vou-me embora pra Pasrgada, entre tantos outros. E aqui aparece a palavra-chave de toda a sua obra modernista: Liberdade, seja de contedo, seja de forma. Buscou na prpria vida inspirao para seus grandes temas: de um lado, a famlia, a morte, a infncia no Recife, o rio Capibaribe; de outro, a constante observao da rua por onde se transitam os mendigos, as prostitutas, os pobres meninos carvoeiros, as Irenes pretas, os carregadores de feira-livre, todos falando o portugus gostoso do Brasil. E, em tudo, o humor, certo ceticismo, uma ironia por vezes amarga, a tristeza e a alegria dos homens, a idealizao de um mundo melhor enfim, um canto de solidariedade ao povo. A vida desses dois mundos o ideal, do sonho, onde habita o que est por ser atingido, e o material, da realidade das ruas transparece liricamente no poema Estrela da Manh.

You might also like