You are on page 1of 2

Escrever preciso!

Escrevo porque medida que escrevo vou me entendendo e entendendo o que quero dizer, entendo o que posso fazer. Escrevo porque sinto necessidade de aprofundar as coisas, de v-las como realmente so...
Clarice Lispector

A escrita um ato difcil. Escritores, compositores, jornalistas, professores e todos os profissionais que tm na escrita um instrumento de trabalho, em geral dizem que "suam a camisa" para redigir seus textos. Mas dizem tambm que a satisfao do texto pronto vale o esforo de produzi-lo. H muitas falsas idias sobre a escrita. H quem pense que os que gostam de escrever tm o dom das palavras, e que para estes as palavras "saem mais fcil". No verdade. Escrever no depende de dom, mas de empenho,dedicao, compromisso, seriedade, desejo e crena na possibilidade de ter algo a dizer que vale a pena. Escrever um procedimento e, como tal, depende de exercitao: o talento da escrita nasce da freqncia com que ela experimentada. H quem pense que s os que gostam devem escrever. No verdade.Todos que tm algo a dizer, que tm o que compartilhar, que precisam documentar o que vivem, que querem refletir sobre as coisas da vida e sobre o prprio trabalho, que ensinam a ler e escrever... precisam escrever. Por isso, ns, professores, precisamos escrever: porque temos o que dizer, porque temos o que compartilhar, porque precisamos documentar o que vivemos e refletir sobre isso, e porque ensinamos a escrever somos profissionais da escrita! Se a escola no nos ensinou a intimidade com a escrita e o gosto por escrever, s nos resta dar a volta por cima, arregaar as mangas e assumir os riscos: escrever preciso! Lus Fernando Verssimo, escritor talentoso, declara-se um gigol das palavras e nos incentiva e aconselha*: "[] a linguagem, qualquer linguagem, um meio de comunicao e que deve ser julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras bsicas da Gramtica, para evitar os vexames mais gritantes, as outras so dispensveis. [] Escrever bem escrever claro, no necessariamente certo. Por exemplo: Dizer "escrever claro" no certo mas claro, certo? O importante comunicar. (E quando possvel surpreender, iluminar, divertir, comover...)

[] Minha implicncia com a Gramtica na certa se deve a minha pouca intimidade com ela. Sempre fui pssimo em Portugus. Mas [] vejam vocs, a intimidade com a Gramtica to dispensvel que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocncia na matria. Sou um gigol das palavras.Vivo s suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cften profissional. Abuso delas. S uso as que conheo, as desconhecidas so perigosas e potencialmente traioeiras. Exijo submisso. No raro, peo delas flexes inominveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dvida. E jamais me deixo dominar por elas. No me meto na sua vida particular.No me interessa seu passado, suas origens, sua famlia,nem o que os outros j fizeram com elas. As palavras, afinal, vivem na boca do povo. So faladssimas. Algumas so de baixssimo calo. No merecem o mnimo respeito. Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical de suas palavras seria to ineficiente quanto um gigol que se apaixonasse pelo seu plantel. Acabaria tratando-as com a deferncia de um namorado ou com a tediosa formalidade de um marido. A palavra seria sua patroa! Com que cuidados, com que temores e obsquio ele consentiria em sair com elas em pblico, alvo da impiedosa ateno de lexicgrafos, etimologistas e colegas. Acabaria impotente, incapaz de uma conjuno.A Gramtica precisa apanhar todos os dias para saber quem que manda." O Caderno de Registro para que todos os participantes do Programa de Formao de Professores Alfabetizadores possam mostrar "quem que manda" na linguagem escrita, e desenvolver o talento de documentar o processo pessoal de formao e o talento de refletir sobre a prtica com a ajuda da escrita, um poderoso recurso nesse sentido. Este Caderno ser utilizado em todo o Curso e ser uma testemunha documental do processo de aprendizagem de cada um. Nele, sero impressas as marcas pessoais que revelam olhares diferentes em diferentes momentos: impresses, perguntas, comentrios, sentimentos, angstias,orientaes, reflexes, teorizaes... Prioritrio lembrar que o tempo e o espao no fazem parte de uma arena imutvel, que somos agentes transformadores e que podemos energizar o Caderno, gota a gota, como memria nascente. "Enquanto eu tiver perguntas e no houver resposta continuarei a escrever."
Clarice Lispector

Equipe Pedaggica do Programa de Formao de Professores Alfabetizadores

You might also like