You are on page 1of 12

IMMANUEL KANT E A EDUCAO MORAL: CUIDAR, DISCIPLINAR E INSTRUIR Trcio Incio Jung1

Resumo Kant, no livro Sobre a Pedagogia, apresenta a educao como um processo, que inicia com o cuidado na infncia, a disciplina na adolescncia e a instruo na juventude e vida adulta: 1. na infncia a criana precisa apenas ser cuidada, pois a natureza agir por conta prpria fazendo com que o infante se desenvolva at um determinado ponto, quando ser necessrio uma interveno maior do adulto; 2. a segunda etapa caracterizada pela disciplina, isto , se o adolescente ficar a merc de suas vontades, provavelmente desenvolver um carter vicioso, preocupado apenas em satisfazer seus caprichos egostas, o que comprometer o amadurecimento moral, dificultando a vida em sociedade; 3. a terceira etapa a instruo. Atravs dessa, Kant quer abarcar o que ele considera como educao positiva, ou seja, enquanto as etapas anteriores tratavam da educao negativa, assim conceituada por tratar da selvageria no homem que precisa ser dominada para que ele progrida at a humanidade, a positiva diz respeito questo da cultura, isto , aquilo que dever ser construdo a partir do desenvolvimento da razo. Inclusive, a razo desenvolvida o pressuposto fundamental para a moralizao do homem. Apesar de dedicar poucas pginas ao estgio da disciplina, nota-se claramente sua fundamental importncia para passar do cuidado instruo, ou seja, sem disciplina torna-se muito dificil a moralizao das pessoas.

1. Immanuel kant e a educao moral: cuidar, disciplinar e instruir Kant, no escrito Sobre a Pedagogia, distingue o homem do animal. Enquanto o animal nasce predestinado instintivamente, o homem pode criar seu destino atravs do uso da razo, que por sua vez, precisa ser desenvolvida. Segundo Pinheiro, a passagem da animalidade para a humanidade situa-se em ns mesmos, implicando no estabelecimento de princpios bons, disciplinar nossas tentaes e,
1

tercioinacio@ibest.com.br IESA Santo ngelo / RS

2 sobretudo, desenvolver a razo para que essa atue sobre nossos instintos (PINHEIRO, 2003, p.139); entretanto, Eidam procura deixar claro que a razo no simplesmente uma substituio do instinto, pois aquela superior qualitativamente. Atravs da razo prpria ele pode determinar o que , o que faz de si e o que ainda far de si, isso evidencia sua posio particular em relao aos outros seres naturais (EIDAM, 2005, p.105).
Um animal por seu prprio instinto tudo aquilo que pode ser; uma razo exterior a ele tornou por ele antecipadamente todos os cuidados necessrios. Mas o homem tem necessidade de sua prpria razo [...] e precisa formar por si mesmo o projeto de sua conduta (Kant, 2006, p.12).

Os animais cumprem o seu destino espontaneamente e sem o saber. O homem, pelo contrrio, obrigado a tentar conseguir o seu fim (Kant, 2006, p.18). Fim esse que no a morte ou uma velhice feliz, mas o fim de toda espcie humana: o desenvolvimento das disposies naturais para alcanar a perfeio da natureza humana. Na obra Idias de uma Histria de um Ponto de Vista Cosmopolita, Kant se prope a descobrir um propsito da natureza, um fio condutor para a histria de um determinado plano da natureza (fim).

A natureza no faz verdadeiramente nada suprfluo e no perdulria no uso dos meios para atingir seus fins. Tendo dado ao homem a razo e a liberdade da vontade que nela se funda, a natureza forneceu um claro indcio de seu propsito quanto maneira de dot-lo. Ele no deveria ser guiado pelo instinto, ou ser provido e ensinado pelo conhecimento inato; ele deveria, antes, tirar tudo de si mesmo (KANT, 2004, p.6).

Evidencia-se, pois, a importncia e a necessidade da educao no processo de desenvolvimento da razo, j que atravs do uso da razo (e no de maneira instintiva) que o homem pode e deve formar o projeto de sua conduta: O homem no pode se tornar um verdadeiro homem seno pela educao. Ele aquilo que a educao dele faz (KANT, 2006, p.15). No livro Sobre a Pedagogia ele apresenta a educao como um processo, dividindoa, primeiramente, em cuidado e formao. Esta ltima, ainda separada em disciplina e instruo: Por educao entende-se o cuidado de sua infncia (a conservao, o trato), a disciplina e a instruo com a formao ( KANT, 2006, p.11). O cuidado pode ser entendido como a primeira etapa e estgio da educao, na fase inicial da vida, ou seja, enquanto criana (infante), ela requer cuidados: Por cuidados

3 entendem-se as precaues que os pais tomam para impedir que as crianas faam uso nocivo de suas foras ( KANT, 2006, p.11). O cuidado com a criana faz parte do desenvolvimento natural e acontece basicamente, no primeiro estgio da vida humana. A segunda etapa da educao compreende a formao (disciplina e instruo). Podese afirmar que a parte mais intensa no processo educativo pelo fato de tratar da disciplina e da instruo, e por incluir a moralizao, fim de todo processo educativo. O segundo estgio refere-se disciplina. Esse perodo muito valorizado e de vital importncia para o estgio seguinte, que a instruo. Inclusive, a falta de disciplina dificulta e at compromete a instruo: A falta de disciplina um mal pior que a falta de cultura/instruo, pois esta pode ser remediada mais tarde, ao passo que no se pode abolir o estado selvagem e corrigir um defeito de disciplina ( KANT, 2006, p.16). A instruo para ser bem sucedida, necessita do cuidado e da disciplina enquanto estgios anteriores, ou melhor, o cuidado seria como que o projeto de uma obra/construo, a disciplina seria os fundamentos e a instruo seria a obra em si, que ser tanto mais perfeita e forte, quanto mais srio e bem feito for o projeto e os fundamentos. Apesar de dedicar poucas pginas disciplina, possvel notar sua funo intermediadora entre o cuidado (princpio e base) e a instruo, que o fim do processo, ou seja, a moralizao. No seria muito produtivo semear algo sem antes preparar o terreno. Disciplinar significa, para Kant, transformar a animalidade no homem em humanidade, ou seja, o homem nasce em estado bruto e precisa ser polido para que a humanidade nele possa sobrepor-se aos seus instintos animais.

Um animal por seu prprio instinto tudo aquilo que pode ser; uma razo exterior a ele tornou por ele antecipadamente todos os cuidados necessrios. Mas o homem tem necessidade de sua prpria razo [...] e precisa formar por si mesmo o projeto de sua conduta (KANT, 2006, p.12).

Como o homem nasce em estado bruto, ele no pode de imediato construir o seu destino ou, parafraseando Kant, formar por si mesmo o projeto de sua conduta ( KANT, 2006, p.12). Primeiro ele precisa desenvolver a razo, com a ajuda dos outros, para depois extrair da prpria espcie humana todas as qualidades naturais que pertencem humanidade e avanar em direo da perfeio da natureza humana, atravs do desenvolvimento - pela educao - de todas as disposies naturais no homem.

4 Incansavelmente, Kant retoma e refora a idia de desenvolvimento, que subentende um processo a ser seguido para que de fato possa haver um crescimento e amadurecimento do ser humano. Portanto, torna-se vital ao homem o desenvolvimento de sua razo, pois ser atravs dela que se diferenciar dos animais e poder construir seu projeto de vida atravs de opes e decises racionais. Na Metafsica dos Costumes, Kant enfatiza que dever do homem progredir sempre mais, desde a incultura, prpria da natureza (da animalidade), at a humanidade, que a nica pela qual capaz de se propor fins: suprir sua ignorncia pela instruo e corrigir seus erros; e isto no apenas lhe aconselhado pela razo tecnicamente prtica, em vista de seus outros projetos (da habilidade), mas absolutamente ordenado pela razo moralmente prtica, e converte este fim em um dever seu para ser digno da humanidade que habita nele (PINHEIRO, 2003, p.143). A disciplina a parte negativa da educao, conforme Kant, no sentido em que seu primeiro emprego evitar que maus hbitos sejam desenvolvidos como opostos formao do pensar. Atravs da disciplina, a tendncia a selvageria do ser humano mantida sob controle at no mais prejudicar o agir moral. Inclusive, o homem precisa usar da razo para dominar sua selvageria. Selvageria que consiste na independncia de qualquer lei, ou seja, como o homem precisa de leis para viver em sociedade, tambm precisa habituar-se a elas, o que no impede o questionamento e/ou at sua mudana para melhor, mas jamais o liberta da observncia delas enquanto membro da dita sociedade.

A disciplina que submete o homem s leis da humanidade e comea a faz-lo sentir a fora das prprias leis. Mas isso deve acontecer bem cedo. Assim, as crianas so mandadas cedo escola, no para que a aprendam alguma coisa, mas para que a se acostumem a ficar sentadas tranqilamente e a obedecer pontualmente quilo que lhes mandado, a fim de que no futuro elas no sigam de fato imediatamente cada um de seus caprichos (KANT, 2006, p.13).

E, com certeza, depois de disciplinado, para no seguir todos os seus caprichos e habituado as regras, tambm se tornar mais fcil a educao para lei que est dentro dele, de cada ser humano, ou seja, o que Kant chama de lei moral, desenvolvida, sobretudo, no livro da Fundamentao da Metafsica dos Costumes e da Crtica da Razo Prtica.

5
As leis morais tm que ter um fundamento. O nico fundamento que sobra para elas a razo. Esta no mora nem no cu nem na terra. Justificando esta carncia de solo da razo, ele descartou-lhe todo fundamento externo: o mundo, a natureza, o sentido interno possuem to pouca autoridade moral quanto Deus. Por esse motivo a tica de Kant no pode ter outra base que a autonomia, demonstrada na Critica da Razo Prtica a partir da razo (KANT, 2003, p.XIV).

Pinheiro afirma que para Kant a coao dos deveres e a severidade das ordens servem para formar um carter na criana, indicando a importncia do respeito Lei. Essa coao, em um primeiro momento, exterior a criana, no caso, e deve ser aceita passivamente, porm, todo trabalho da educao consiste em torn-la uma coao interior, ou seja, transformar a natureza numa conscincia pura, orientada para a ao por dever, ou seja, para o agir moral (PINHEIRO, 2007, p.30). Conforme Kant, o homem est naturalmente inclinado para a liberdade, o que pode ser muito prejudicial quando ele se acostuma a ela e acaba querendo satisfazer todos os seus caprichos, seguindo geralmente, suas inclinaes animais e/ou seu instinto. Por isso, preciso recorrer cedo disciplina para que aprenda a submeter sua vontade aos preceitos da razo. Quando se deixou o homem seguir plenamente a sua vontade durante toda a juventude e no se lhe resistiu em nada, ele conserva uma certa selvageria por toda a vida (KANT, 2006, p.14).

Um dos maiores problemas da educao o poder de conciliar a submisso ao constrangimento das leis com o exerccio da liberdade [...] preciso habituar o educando a suportar que a sua liberdade seja submetida ao constrangimento de outrem e que, ao mesmo tempo, dirija corretamente a sua liberdade. Sem essa condio, no haver nele seno algo mecnico; e o homem, terminada a sua educao, no saber usar sua liberdade (KANT, 2006, p.32).

Mas a disciplina tambm no escravizao, isto , no tratar as crianas como escravos, mas sim que faa que elas sintam sempre a sua liberdade, mas de modo a no ofender a dos demais ( KANT, 2006, p.50). Nem escravido nem libertinagem, mas conscincia das prprias aes, sempre inseridas em um contexto social. necessrio que ele sinta logo a inevitvel resistncia da sociedade, para que aprenda a conhecer o quanto difcil bastar-se a si mesmo, tolerar as privaes e adquirir o que necessrio para tornar-se independente ( KANT, 2006, p.33). Cabe educao buscar, sobretudo, pela disciplina, o meio para formar e possibilitar criana a compreenso das regras e prescries a serem seguidas, pois desse aprendizado

6 surgir a capacidade de o homem aceitar suas prprias leis autnomas e tambm o conjunto de leis do Estado (PINHEIRO, 2007, p.77). Torna-se fcil dar uma disciplina aos movimentos da alma, mas necessrio evitar uma atitude servil, que contrria dignidade do homem, dignidade que deve ser respeitada tambm na criana. Kant probe os castigos violentos; corre-se o risco da criana fechar-se em si mesma num estado psquico de rebeldia ao ouvir o mais sbio conselho que possa futuramente ser-lhe dirigido, ou ento, abandonar-se a uma hipcrita observncia exterior de todo conselho e preceito, mas no ntimo, tem outro desejo que manifestar numa ocasio propcia, impunemente ao exterior. Enfim, a disciplina prepara o terreno para a parte positiva da educao que a instruo ou a cultura. Kant novamente recorre a termos diversos para a questo da educao positiva (ou prtica, ou moral), ou seja, quela que diz respeito construo do homem, para que possa viver como um ser livre [...] educao de um ser livre, o qual pode bastar-se a si mesmo, constituir-se membro da sociedade e ter por si mesmo um valor intrnseco ( KANT, 2006, p.35). Kant afirma que vive em uma poca de disciplina, de cultura e civilizao, mas que tal poca no ainda a da verdadeira moralidade: ns vivemos em um tempo de treinamento disciplinar, cultura e civilizao, mas de modo algum em um tempo de moralizao ( KANT, 2006, p.28). Mas, por que a humanidade ainda no est moralizada? A moralizao , para Kant, a ltima etapa na educao do homem: Deve, por fim, cuidar da moralizao. Na verdade, no basta que o homem seja capaz de toda sorte de fins; convm tambm que ele consiga a disposio de somente escolher fins bons ( KANT, 2006, p.26). Bons so aqueles fins aprovados necessariamente por todos e que podem ser, ao mesmo tempo, os fins de cada um. A pessoa precisa, ento, adquirir certa disposio para que possa agir moralmente. Uma disposio distingue-se de um hbito, no sentido de que ela precisa envolver uma deliberao consciente, ou seja, racional acerca das mximas da ao e no ser meramente um reflexo instintivo do comportamento. A pessoa moralizada adquire uma disposio muito enraizada para escolher somente os fins bons, fins que precisam ser caracterizados pela aprovao de todos. A pessoa deve ser educada para escolher somente os fins que podem ser os fins simultneos de todos. O assim escolher deve tornar-se um modo de pensar arraigado, inerente, como que uma segunda natureza, muito mais do que um processo de deciso complicado, que pode ser utilizado em

7 tempos de dvidas e incertezas. Isso porque, para Kant, a cultura moral deve-se fundar sobre mximas, no sobre a disciplina. Esta impede os defeitos; aquelas formam a maneira de pensar. preciso proceder de tal modo que a criana se acostume a agir segundo mximas ( KANT, 2006, p.75). Na educao moral kantiana, preciso cuidar para que o aluno aja segundo suas prprias mximas, e no por simples hbito, e que no faa simplesmente o bem, mas o faa porque bem em si: ... no suficiente treinar as crianas; urge que aprendam a pensar. Devem-se observar os princpios dos quais todas as aes derivam (KANT, 2006, p.27). Com efeito, todo o valor moral das aes reside nas mximas do bem. J para Eidam, educar muito mais que transmisso de saber. A educao tem um sentido poltico: [...] tomam como tarefa sua a produo de uma conscincia correta, e isso significa a formao e a promoo da capacidade de cada indivduo deciso consciente e autnoma, pois uma democracia que no quer apenas funcionar, seno que deve trabalhar a favor de seu prprio conceito... (EIDAM, 2005, p.112) De acordo com Kant, o primeiro esforo da cultura moral lanar os fundamentos do carter. Para ele, o carter consiste no hbito de agir segundo certas mximas. Estas so, em princpio, as da escola e, mais tarde, as da humanidade. Quando se quer formar o carter das crianas, preciso mostrar-lhes em todas as coisas sob certo plano, certas leis, as quais devem seguir fielmente. Assim, por exemplo, se lhes estabelecida uma hora para dormir, para trabalhar, para brincar, tais horrios no devem ser dilatados ou abreviados. Isto tudo porque Kant acredita na educao moral como fomentadora da confiabilidade entre os homens. Para ele, os homens que no se propuseram certas regras no podem inspirar confiana; no se sabe como se comportar com eles, e no se pode saber ao certo se se tem vez com eles ( KANT, 2006, p.77). Kant questiona a questo de querer apresentar as coisas s crianas de tal modo que as cumpram por inclinao, o que at pode ser bom em alguns casos. Entretanto, ele adverte: muitas coisas devem ser-lhes prescritas como dever, lio que inicia na adolescncia, para quando ingressar no mundo adulto (emprego, impostos, negcios...), no se perder e acabar revoltando-se contra tudo e todos. Ele divide a educao em cultura livre e cultura escolstica, ou seja, a primeira seria mais um divertimento enquanto a escolstica uma obrigao por implicar em trabalho, empenho, dedicao. Enquanto o divertimento agradvel em si, o trabalho s se torna agradvel conforme o fim proposto, ou seja, em si ele desagradvel e por isso to evitado.

8 Nesse sentido Kant pergunta, se no seria a Escola o melhor espao para cultivar essa tendncia ao trabalho e as questes srias? Certamente, aqui, ele no est se referindo aos infantes, que precisam apenas ser cuidados, mas aos adolescentes e jovens. E, nesse sentido, precisamos concordar que nossa educao escolar no avanou, pelo contrrio, para no dizer que regrediu ou se perdeu, vamos dizer que ela estacionou perante a cultura escolstica kantiana. Conforme o filsofo, querer que as crianas aprendam tudo por diverso pode ser muito prejudicial, pois tambm devem ser habituadas desde cedo a ocupaes srias. Ela deve brincar e se divertir, mas tambm deve aprender a trabalhar, afinal, um dia dever ingressar na vida em sociedade. Kant incisivo nesse aspecto e afirma que muito prejudicial querer acostumar a criana a considerar tudo como um divertimento. O gosto pela facilidade para o homem o mais funesto dos males da vida. Por isso sobremaneira importante que as crianas aprendam a trabalhar desde cedo [...] No que diz respeito aos prazeres, no devemos torn-las vidas nem deixar a elas a escolha ( KANT, 2006, p.72). preciso dirigir a vontade dos jovens de modo que aprendam a ceder e no querer dobrar sua vontade. Enquanto infante, a criana deve obedecer cegamente e jamais se deve ceder aos gritos dela quando pretende alguma coisa, exceto quando se achar alguma razo importante em contrrio, como ter-se machucado. Se elas conseguem tudo atravs de gritos podem tornar-se muito ms e se obtm tudo com splicas podem tornar-se suscetveis no futuro, segundo Kant. Ele est certo, entretanto, que o entendimento pleno do indivduo sobre o agir por dever somente ser possvel com o passar dos anos. E, sobre isso, Kant conclui que a obedincia do adolescente diferente da obedincia da criana. Aquela consiste na submisso s regras do dever e, fazer algo por dever, equivale a obedecer a razo.
As crianas, mesmo no tendo ainda o conceito abstrato do dever, da obrigao, da conduta boa ou m, entendem que h uma lei do dever e que esta no deve ser determinada pelo prazer, pelo til ou semelhante, mas por algo universal que no se guia conforme os caprichos humanos. (KANT, 2006, p.97).

Falar a respeito do dever s crianas um trabalho incerto, segundo Kant. Elas geralmente, concebem o dever como algo cuja transgresso acarreta castigo. A criana poderia ser guiada apenas por seus instintos, mas na medida em que cresce vai necessitando da idia do dever. Nesse sentido, torna-se fundamental o estgio da disciplina , ou seja, para formar um bom carter, preciso antes domar as paixes, o que j inicia com a disciplina. No

9 que toca s tendncias, os homens no devem deix-las se tornar paixes, antes devem aprender a privar-se um pouco quando algo lhes negado. Para se aprender a se privar de alguma coisa necessria a coragem e certa inclinao. preciso acostumar-se s recusas e resistncia. Mas no s com privaes e disciplina que se forma um bom carter. Kant assegura que este formado tambm na sociabilidade. O educando deve manter relaes de amizade e no viver sempre isolado. Esse importante no que se refere em conciliar a submisso ao constrangimento das leis com o exerccio da liberdade, isto , que perceba a prpria liberdade situada num contexto social, que a restringe para o bem de todos. necessrio que ele sinta logo a inevitvel resistncia da sociedade, para que aprenda a conhecer o quanto difcil bastar-se a si mesmo, tolerar as privaes e adquirir o que necessrio para tornar-se independente ( KANT, 2006, p.33). H em nossa alma algo que chamamos de interesse por ns prprios, por aqueles que conosco cresceram e pelo bem universal ( KANT, 2006, p.106). Enfim, com a educao moral preciso fazer os jovens conhecerem tais interesses para que eles possam por eles se animar, com eles se estimular. Eles devem alegrar-se pelo bem geral mesmo que no seja vantajoso para si prprio, nem mesmo para a ptria, o que considerado por Kant como sentimento cosmopolita. Para que possamos solidificar firmemente o carter das crianas, convm ensinarlhes, atravs de exemplos e com regras, os deveres a cumprir. Esses deveres so aqueles do cotidiano, que as crianas tm em relao a si mesmas e aos demais ( KANT, 2006, p.89). Os deveres para consigo mesmo consistem em conservar uma certa dignidade interior, a qual faz do homem a criatura mais nobre de todas; seu dever no renegar em sua prpria pessoa essa dignidade da natureza. Ora, renegamos esta dignidade quando, por exemplo, nos entregamos embriaguez, ou a vcios contra a natureza, ou a qualquer sorte de intemperana. A educao moral kantiana prev que o dever para consigo mesmo consiste em que o homem preserve a dignidade humana em sua prpria pessoa. O homem quando tem diante dos olhos a idia de humanidade, critica a si mesmo. Nessa idia ele encontra um modelo, com o qual compara a si mesmo. O processo educativo kantiano deve visar sempre a vida em sociedade. Quanto maior a maturidade moral de cada indivduo, melhor ser a sociedade. Isso no cai do cu, nem inspirao divina, mas deve ser tirado de dentro da pessoa. Para tal, no basta treinamento, ou querer comear na vida adulta, pelo contrrio, Kant deixou claro que preciso iniciar j na

10 infncia com o cuidado, depois, disciplina na adolescncia e incio da juventude, e, por fim, torna-se vivel a instruo/esclarecimento na juventude e na vida adulta, quando a moralidade encontra o terreno preparado para lanar suas razes profundas. Parafraseando Kant: a falta de disciplina a mais difcil de remediar no futuro, ela mais difcil que superar a falta de instruo/cultura. Aqui, ele referia-se a possibilidade de querer reeducar moralmente um adulto, ou seja, uma vez que ele no passou por todo processo kantiano (cuidado, disciplina e instruo) ser muito difcil refazer essas etapas mais tarde, ainda mais no que se refere disciplina, pois o indivduo j ter um carter vicioso internalizado. Entretanto, tambm no ajudar querer deixar de lado esse problema e centrar a reeducao moral s na etapa da instruo. Tal seria como construir uma casa sem fazer a base, os fundamentos. Seguindo a analogia, poder-se-ia dizer que o processo educativo kantiano assemelha-se a construo de uma casa: o projeto equivale a etapa do cuidado, os fundamentos representam a questo da disciplina e a edificao propriamente dita seria a etapa da instruo. Na etapa da disciplina, tambm temos questes intransferveis e de enorme responsabilidade dos pais, como as primeiras relaes afetivas com eles, ou seja, segundo Kant, depender da atitude dos pais perante o choro ou outras tentativas de dominao da criana, o incio da formao do carter, algo que poder condicionar toda vida futura. Pressupondo que a disciplina implica no domnio dos instintos e da selvageria presentes em cada ser humano, e que se refere mais ao perodo da adolescncia, notvel perceber que nessa fase da vida, a maioria est em Escolas, de forma que a Escola pode influenciar muito sobre essa etapa. No se deve esquecer, no entanto, que os pais e vrias outras pessoas tambm influenciam na construo do carter, que se destaca nesse perodo do desenvolvimento e to importante para a moralizao quanto a razo segundo Kant. O ser humano precisa progredir da animalidade humanidade e para tanto a etapa da disciplina vital. O desenvolvimento implica progresso, na medida em que busca a humanidade/maturidade ou, se no for assim direcionado, automaticamente ir em outra direo, isto , manter o ser humano na animalidade/imaturidade e, por sua vez, se radicar criar razes no carter da pessoa, o que, segundo Kant, ser mais difcil de reverter do que a falta da instruo/cultura. Mas, a questo da disciplina geralmente apenas tratada enquanto necessidade de bom comportamento, o que no est errado, mas deveria ser tratada com mais seriedade e sistematicidade, dando-lhe a devida importncia.

11 Inmeras vezes ouve-se falar que a crianada de hoje no tem mais limites e que os pais e os professores perderam a autoridade para exigir, ao menos, aquele bom comportamento de antes. At as instituies repressoras do governo (judicirio, policias, prises etc.) so diariamente questionadas quanto a sua competncia e autoridade. E sem a autoridade a disciplina tambm fica limitada, pois, enquanto o indivduo no tiver maturidade para se controlar (de dentro para fora), isso precisa ocorrer de forma inversa, isto , ser imposto de fora para dentro. O problema que essa dependncia da autoridade externa durar at que a autoridade interior (a razo esclarecida) passe a guiar a pessoa. Porm, segundo Kant, quanto mais tarde se investir na disciplina mais difcil ser seu desenvolvimento, chegando em alguns casos, a no ser mais possvel. razovel supor que no futuro a sociedade possa enfrentar graves problemas, afinal, as crianas, adolescentes e jovens indisciplinados de hoje estaro no auge da vida amanh. E a falta de autoridade interior, sobre si mesmo, acarretar a necessidade de muita autoridade externa (polcias, cadeias, cmeras filmadoras e/ou vigilncia contnua e em todos os lugares), tudo necessrio para tentar conter aquele ser que no se controla suficientemente para favorecer a constituio de uma sociedade moralizada, logo, verdadeiramente cosmopolita.

Referncia

EIDAM, Heinz. Educao e Maioridade em Kant e Adorno. In: DALBOSCO, Claudio e KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Traduo de Francisco Cock Fontanella. 5 ed. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2006 _______. Fundamentao da Metafsica dos Costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edies 70, 2005; _______. Idia de uma Histria Universal de um Ponto de Vista Cosmopolita. 2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2004; _______. Crtica da Razo Prtica. Trad. Valrio Rohden. So Paulo: Martins Fontes, 2003; ______. Resposta Pergunta: o que Esclarecimento? In: Textos seletos. Petrpolis: Vozes, 1985;

12 PINHEIRO, Celso de Moraes. A Finalidade tico-Poltica na Formao do Homem Ideal em Kant. Tese de doutorado. PUCRS, 2003; ROUSSEAU, Jean-Jaques. Emlio, ou da Educao; traduo Roberto Leal Ferreira. 3 edio. So Paulo: Martins Fontes, 2004.

You might also like