You are on page 1of 8

MDULO 2 IMPACTES DAS ACTIVIDADES

Slide 1. Impactes das Actividades do Sector Secundrio Indstria e Energia

Fonte: Palavras Chave: impactes

MDULO 2_3 IMPACTES DAS ACTIVIDADES DO SECTOR SECUNDRIO Indstria e Energia

Este mdulo pretende identificar os impactes positivos e negativos que o sector secundrio tem no ambiente, nomeadamente no que toca Indstria e Energia. Os slides que so apresentados em seguida, contm: Indstrias aspectos ambientais positivos e negativos que a actividade industrial tem no ambiente; Produo/Consumo de Energia identificao dos impactes induzidos pelo produo/consumo das energias no renovveis e pelas energias renovveis, salientando as vantagens e desvantagens do recurso s energias renovveis.

IPAMB - Novembro 2001

MDULO 2 IMPACTES DAS ACTIVIDADES

Slide 2. INDSTRIA

Fonte:
INDSTRIA
Vantagens: desenvolvimento econmico nacional (aumento do PIB); assegurar a produo de bens

Palavras Chave: impactes

Variao do PIB (%) em alguns pases da UE

A indstria tem um peso muito relevante no que toca ao crescimento econmico do pas, principalmente porque dela depende toda a produo de bens (primrios e secundrios, entendendo-se por bens primrios os que se destinam a satisfazer as necessidades bsicas do consumidor). O grfico que se apresenta neste slide mostra a importncia que o sector secundrio, nomeadamente a indstria, representa no que toca ao crescimento econmico do pas. Claro que quando comparado com os restantes pases da UE, o crescimento econmico que se sentiu nos ltimos anos no to elevado, devido a factores associados ao factor populao e tambm relacionadas com o desenvolvimento de novas tecnologias

IPAMB - Novembro 2001

MDULO 2 IMPACTES DAS ACTIVIDADES

Slide 3. INDSTRIA

INDSTRIA

Fonte: Palavras Chave: impactes

Principais Impactes:
Poluio atmosfrica; Produo de resduos; Explorao de calcrio na Serra da Arrbida Poluio das guas; Aumento de trafego de veculos pesados; Rudo; Impacto visual; Depleo de recursos / destruio de ecossistemas.

Central trmica de Setbal

O sector da Industrial no s um dos principais responsveis pela produo de bens a diferentes nveis como tambm por alguns dos danos provocados ao ambiente e sade pblica, devido libertao no controlada de poluentes. Para que a actividade industrial se torne mais sustentvel importante adoptar tecnologias mais limpas e mais eficientes do ponto de vista energtico inseridas em processos de fabrico que reutilizam ou reciclam matrias primas e que minimizem a quantidade de resduos produzidos. tambm importante que se implementem sistemas de tratamento de poluentes. Os principais impactes resultantes das indstrias transformadoras e extractivas constam de: Poluio atmosfrica devido ao uso de combustveis fsseis como fonte de energia e descarga de emisses atmosfricas perigosas (sobretudo da indstria qumica); Depleo de recursos associada destruio de ecossistemas devido explorao de matrias primas, que muito grave na indstria extractiva. A indstria transformadora indirectamente responsvel, porque precisa de matrias primas e de energia para laborar;

IPAMB - Novembro 2001

MDULO 2 IMPACTES DAS ACTIVIDADES

Rudo um impacte importante quando as indstrias se localizam prximas de reas residenciais. O rudo pode ter origem na laborao das mquinas ou no transporte de materiais.

Impacte visual a desfigurao da paisagem representa um impacte muito significativo em quase todas as indstrias extractivas, sendo ainda importante em grandes indstrias transformadoras. Este impacte pode inviabilizar o desenvolvimento de outras actividades na regio em que se insere.

Aumento do trfego de veculos pesados seja para distribuio de produtos ou para transporte de resduos ou de matrias primas, este trfego tem um impacte importante quando passa dentro de localidades.

Poluio das guas A indstria transformadora tem sido o maior responsvel pela poluio dos rios, lagos e oceanos, devido ao despejo de efluentes muito txicos. A actividade de minerao tem tido ao longo da histria graves impactes ambientais.

Produo de resduos muitos dos resduos resultantes da indstria, nomeadamente da indstria transformadora so muito txicos, cuja incorrecta deposio ou tratamento pode dar origem a problemas graves de poluio dos solos e guas.

. As imagens presentes neste slide so: Central trmica de Setbal que uma central termoelctrica do tipo convencional, que utiliza como combustvel o fuelleo para a produo de energia elctrica. Os principais impactes provocados por este tipo de central so a nvel positivo a produo de energia e emprega a nvel negativo a poluio atmosfrica e a poluio trmica dos cursos de gua, resultante da descarga de gua de arrefecimento. Explorao de calcrio da Serra da Arrbida o calcrio a explorado destina-se a alimentar as indstrias cimenteiras da regio. A explorao da pedreira deve ser feita em degraus, tal como se v na imagem, para permitir a sua posterior recuperao paisagstica. O principal impacte provocado por esta actividade extractiva reside na degradao dos habitats e na desfigurao da paisagem.

Bibliografia Guies de Explorao Impactes das actividades humanas sobre o Ambiente in Maleta Pedaggica, Impactes, 1999.

IPAMB - Novembro 2001

MDULO 2 IMPACTES DAS ACTIVIDADES

Slide 4. PRODUO / CONSUMO DE ENERGIA

PRODUO / CONSUMO DE ENERGIA


Energias No Renovveis

Fonte: Palavras Chave: impactes, fontes no renovveis

Gs

Carvo vegetal

Refinar ia de Petrleo

Impactes:
Poluio atmosfrica; Radioactividade; Poluio dos oceanos; Poluio das guas interiores; Reduo da biodiversidade; Degradao da paisagem.
Mar negra

Petr oleiro

A utilizao intensiva dos combustveis fsseis na produo de energia tem originado uma srie de problemas ambientais provenientes das emisses atmosfricas. Uma das formas de minimizar estes impactes atravs da adopo de dispositivos de controlo da poluio atmosfrica e de medidas para o aumento da eficincia energtica. imperativo que se faa uma gesto racional da energia e que se fomentem as energias renovveis. Este slide foca os principais impactes decorrentes da utilizao de fontes de energia no renovveis: Poluio atmosfrica a libertao de dixido de carbono e de xidos de azoto e de enxofre contribui para o aumento do efeito de estufa, para a formao das chuvas cidas e para formas de poluio local muito lesivas, como o smog fotoqumico; Radioactividade a fisso nuclear uma ainda uma das formas de produo de energia elctrica, e corresponde a 5% da produo de energia total. Este tipo de produo comporta riscos associados contaminao por radioactividade, no s devidos a acidentes como tambm deposio de resduos nucleares, tanto em terra como no mar. Estes resduos continuam radioactivos durante centenas de anos; Poluio dos oceanos o derrame de petrleo nos oceanos, quer por acidente, dando origem s chamadas mars negras, quer por descarga deliberada das guas de

IPAMB - Novembro 2001

MDULO 2 IMPACTES DAS ACTIVIDADES

lavagem dos tanques, uma das fontes poluentes dos oceanos e da costa, degradando ecossistemas; Poluio das guas interiores a descarga em rios, lagos ou esturios de guas utilizadas nos circuitos de refrigerao das centrais trmicas, produz poluio trmica nesses meios reduz o ndice de oxignio dissolvido na gua e produz alteraes ao nvel das espcies presentes nesses meios; Reduo da Biodiversidade esta reduo deve-se a factores como a degradao e a destruio total ou parcial de habitats e a poluio, sobretudo a atmosfrica; Degradao da paisagem Sobretudo em locais de extraco de carvo ou petrleo, bem como outras actividades mineiras. As imagens presentes neste slide so: Petroleiro neste tipo de embarcao efectua-se o transporte do petrleo entre continentes. Os impactes resultantes desta forma de transporte decorrem de acidentes e da lavagem ilegal dos tanques que, para alm de poluirem o litoral, deixam uma camada oleosa sobre as guas marinhas que dificultam as trocas gasosas entre a atmosfera e os oceanos. Utilizao de Gs para cozinhar o gs uma forma de energia limpa, j que no produz fumos, cinzas e fuligem como a utilizao da lenha e do carvo, produzindo apenas dixido de carbono. melhor alternativa que a electricidade para cozinhar, pois necessrio utilizar trs vezes menos energia para realizar o mesmo trabalho. Carvo Vegetal produzido a partir da madeira, geralmente madeira de azinho, neste tipo de fornos. um combustvel renovvel ou no, consoante o ritmo a que a madeira for consumida Refinaria de Petrleo situada em Sines. Os derivados do petrleo so produtos que resultam da destilao do crude. Nele encontra-se uma variedade de produtos que vo desde a gasolina e o gasleo aos leos lubrificantes e asfalto, passando pelos plsticos e fibras sintticas. Neste tipo de unidade procede-se triagem destes materiais. Mar Negra esta fotografia foi tirada em Itlia, e mostra um dos impactes resultantes de acidentes que ocorrem durante o transporte do petrleo. Quando ocorre uma mar negra a vida marinha gravemente afectada. Bibliografia Guies de Explorao Impactes das actividades humanas sobre o Ambiente.

IPAMB - Novembro 2001

MDULO 2 IMPACTES DAS ACTIVIDADES

Slide 5. PRODUO / CONSUMO DE ENERGIA

PRODUO / CONSUMO DE ENERGIA


Energias Renovveis
Painel Fotovoltaico Central Geotrmica Moinho de Mars

Fonte: Palavras Chave: energias no renovveis e nenergias renovveis

Gerador Elico

Moinho Elico

Vantagens:
M enos poluente; M enor destruio de ecossistemas; M ais econmica; Renov veis; Largamente dist ribudas a nv el mundial.

Desvantagens:
M enos concentradas do que o s combustv eis fsseis; D ificuldades de armazenamento; Incertas porque v ariam muito ao longo do tempo; Tecnologia pouco div ulgada.

Este slide foca essencialmente as vantagens e desvantagens da utilizao das energias renovveis. Vantagens: Menor poluio atmosfrica a utilizao da maioria destas energias no implica a libertao de poluentes atmosfricos, pelo que a sua utilizao em maior escala poderia ajudar a resolver problemas globais como o aumento do efeito de estufa e a formao das chuvas cidas; Menor destruio dos ecossistemas; Mais econmica uma vez que a maioria das fontes de energias alternativas esto disponveis gratuitamente (sol, vento) o custo da sua utilizao torna-se a longo prazo mais econmico. No entanto, um dos motivos porque a utilizao das energias alternativas no est mais difundida, decorre do facto de no serem competitivas face aos actuais preos do petrleo os investimentos iniciais so muito elevados, o que desmotiva a sua utilizao; So renovveis dado que se baseiam em fluxos de energia provenientes do sol e outros elementos, excepo da energia goetrmica; Largamente distribudas a nvel mundial pelo que so acessveis a grande nmero de pessoas , ao contrrio dos combustveis fsseis que se encontram localizados apenas em alguns locais do globo.

IPAMB - Novembro 2001

MDULO 2 IMPACTES DAS ACTIVIDADES

Desvantagens: Menos concentradas do que os combustveis fsseis mais fcil obter temperaturas elevadas renovveis; Dificuldades de armazenamento - como so fontes de energia que se apresentam pouco concentradas, so difceis de armazenar; Incertezas porque variam ao longo do tempo no esto sempre disponveis quando so necessrias; Tecnologia pouco divulgada como ainda so pouco rentveis, as energias alternativas ainda so pouco divulgadas, o que se alia (sobretudo para os pases menos desenvolvidos) elevados custos de investimento. As imagens presentes neste slide so as seguintes: Gerador elico situado na Ponta de So Loureno, permite transformar a energia cintica do vento em energia elctrica. A energia elica uma fonte de energia renovvel. A sua produo no implica poluio atmosfrica, embora no esteja isenta de impactes as aves de rapina podem colidir com elas se no forem pintadas de determinada maneira, pois as hlices em movimento no so visveis pelas aves. A grande desvantagem que esta fonte no constante e difcil de prever a sua ocorrncia. Painel fotovoltaco este um painel utilizado para a produo de energia fotovoltaca, e o seu aproveitamento da energia solar divide-se em dois grupos: o trmico e produo da energia elctrica. Esta fonte de energia envolve grandes custos, s se tornando competitiva em situaes de necessidade de electricidade em zonas em que sairia mais cara a instalao de linhas para o seu transporte. Central Geotrmica esta Central est localizada nos Aores e uma experincia piloto de aproveitamento da energia geotrmica para produo de energia elctrica. Moinho de Mars situado no Rio Tejo, antigamente, utilizavam a diferena de nvel entre a praia-mar e a baixa-mar para fazerem movimentar uma m, moendo cereais. Hoje em dia, existem aproveitamentos desta energia para produzir energia elctrica, segundo o mesmo princpio das barragens. Moinho elico estes moinhos eram utilizados tradicionalmente para moerem cereais. O baixo rendimento desta actividade face a outras tecnologias que utilizam a electricidade para accionar os motores faz com que esta actividade esteja em total declnio. Bibliografia Guies de Explorao Impactes das actividades humanas sobre o Ambiente. utilizando combustveis fsseis do que formas de energia

IPAMB - Novembro 2001

You might also like