You are on page 1of 139

0

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO SUPERINTENDNCIA DE PLANEJAMENTO E APOIO EDUCAO COORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL CAMPO GRANDE-MS

ESCOLA ESTADUAL ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA

JURIADA-2012
JRI SIMULADO DA ESCOLA ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA

Uma releitura de fatos jurdicos modernos e picos da nossa histria

Campo Grande - MS 2012

SUMRIO
Apresentao...................................................................................................................03 Justificativa......................................................................................................................04 Objetivos gerais...............................................................................................................,...............05 Objetivos especficos.......................................................................................................................05 Metodologia....................................................................................................................06 Recursos...........................................................................................................................07 Desenvolvimento.............................................................................................................08 Culminncia.....................................................................................................................09 Estratgias de Divulgao......................................................................................................................10 Anexos.............................................................................................................................11

APRESENTAO
Este projeto tem como objetivo promover o estudo dos problemas sociais de forma mais dinmica e ldica, integrando vrias disciplinas envolvendo sociologia, filosofia, histria, lngua portuguesa, geografia, biologia, fsica, qumica e o uso da sala de tecnologia educacional. Nesta 3 edio, tnhamos o compromisso de inserir o projeto Tosco no jri, ento, nosso foco foram assuntos bem recentes veiculados na mdia como: Reformulao do cdigo penal As novas leis de trnsito como a do descanso para os caminhoneiros As condies fsicas de nossas rodovias na adequao da nova lei O trnsito e as drogas (principalmente a droga lcita) Os crimes cometidos no trnsito e que toma um rumo bem diferente dos crimes comuns nos julgamentos. E a desagregao familiar (2B) A seguir descrevemos cada etapa do desenvolvimento deste, seus objetivos, recursos e culminncia. Entendemos quo importante foi o desempenho dos alunos na formao de cada jri apresentado, como a riqueza dos detalhes na montagem do processo e da fala dos componentes na simulao. Portanto, consideramos de suma importncia colocar nos anexos alm de fotos das apresentaes dos alunos, tambm o material usado por eles como: texto da releitura do caso por eles julgados, os depoimentos dos personagens, a documentao criada pelos alunos para cada personagem do caso, os formulrios desenvolvidos para compor o processo e principalmente os da avaliao do desempenho dos alunos.

4 JUSTIFICATIVA

Este projeto permite mostrar a escola como produtora de conhecimento onde ela consegue fazer a transposio didtica de situaes ocorridas no cotidiano para dentro de sua cultura escolar, FILHO (2004)1. Pensando em mostrar uma possibilidade de unir teoria e prtica, o modelo que mais nos atraiu foi a constituio de um jri simulado. Este permitiria numa nica atividade, explorar o potencial criativo dos alunos, leva-los a pesquisar e estudar uma temtica direcionada, demonstrar o poder de raciocnio, argumentao e exercitar a expresso e principalmente desenvolver o senso crtico. Importante tambm foi a forma de auto avaliao utilizada por ns com o objetivo de promover a autonomia e o trabalho em equipe demonstrando o que ocorreu nos bastidores, assim como o empenho dos componentes que representaram cada personagem da dramatizao. Numa parceria com professores que assumiram o projeto dentro de sua disciplina, ficando assim distribudos as tarefas de acordo com o contedo ministrado em sala de aula, dividimos da seguinte forma: No turno matutino Coordenao do projeto: prof Vanja Marina Prates de Abreu, que tambm ministra as disciplinas de Sociologia e Filosofia em todo o Ensino Mdio. Sala de Tecnologia Educacional: prof ngela Shimabukuro. Professores Colaboradores: Ana Carla Chimenes e Andra de Paula Lngua Portuguesa; Iasson Histria e Sociologia/filosofia; Milene Qumica; Akira Matemtica; Wilson Vernal Geografia; Caio Lima Histria e sociologia; Suly Copini - Fsica. No turno Vespertino2 Os trabalhos desenvolvidos neste turno so desenvolvidos pelos professores Iasson Prestes e Caio Lima.

1 2

http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a08v30n1.pdf As resenhas produzidas pelos alunos do turno vespertino, no foram disponibilizadas para serem anexadas nesta produo.

OBJETIVOS GERAIS
Que nossos alunos reflitam sobre as questes sociais contemporneas; Pesquisem causas e efeitos; Sejam crticos e reflexivos; Projetem suas reflexes publicamente.

OBJETIVOS ESPECFICOS
Definimos nossos objetivos especficos a partir dos contedos que so trabalhados em sala de aula, seguindo as orientaes dos referenciais.

Sociologia/Filosofia: Questes e problemas sociais contemporneos: tipos de violncia, marginalidade/ excluso social, desigualdade social, uso de drogas lcitas no trnsito, estudos sobre a reformulao do Cdigo Penal. Histria: Caracterizar e comparar perodos histricos de maior incidncia de violncia. Geografia: Situar geograficamente cada evento pesquisado. Fsica: Clculos do impacto dos veculos nos acidentes. Qumica: Estudos sobre o efeito do lcool no organismo. Lngua Portuguesa/Redao: Produo textual, as novas regras ortogrficas.

METODOLOGIA

Procedimentos Utilizados para Incio da Ao: Pesquisa na internet; Palestras com os acadmicos de direito; Leitura do resumo processo dos casos simulados (cedidos pelo juiz dr. Aluisio Pereira da 2 vara). Pesquisa de campo: entrevistas com motoristas (somente com os alunos dos 1A/B e 2A, o 2B criou um caso de homicdio fictcio). Planos de ao estabelecidos. 1 semana de agosto: Discusso do tema, pesquisa, designao dos papis de cada personagem e incio das visitas ao frum pelas turmas.

2 semana de agosto: Palestras por profissionais de direito, produo textual (construo da resenha) e ensaios. 27 de agosto 2012: Culminncia dos alunos do matutino Jri moderno - (apresentao dos alunos: Plenria do Tribunal de Justia Frum de Campo Grande-MS). 06 de setembro 2012: Culminncia dos alunos do vespertino Jri pico (apresentao no ptio da prpria escola)

7 RECURSOS Humanos Alunos do 1 e 2 anos do Ensino Mdio, professores de

Sociologia, Filosofia, Histria, Geografia, Lngua Portuguesa, da Sala de Tecnologia, Direo e Coordenao Escolar, Acadmicos de Direito, recursos humanos disponibilizados no frum (cerimonial, TI). Tecnolgicos Computador, TV, DVD, Datashow, cmara fotogrfica, Fsicos Sala de aula (estudos/debates), sala de tecnologia (para

filmadora.

pesquisa usando a internet w construo da resenha), sala de multimeios (filmes), quadra de esportes (para ensaios), frum (para assistirem julgamentos de casos reais e apresentao da simulao)

8 DESENVOLVIMENTO

Operacionalizao do projeto.

Os professores participantes do projeto fizeram uma breve avaliao dos resultados da realizao das duas primeiras edies do jri simulado realizado ano de 2010 e 2011 consecutivamente, e, das sugestes do que deveria ser melhorada para esta 3 edio do jri foi a incorporao do Projeto Tosco em Ao, nas aes do Juriada 2012. O Projeto Tosco tem objetivos especficos em relao s drogas e pretende aumentar a participao dos pais de alunos nas aes educativas de preveno do uso de lcool e outras drogas realizadas na escola, assim como inserir temas sobre lcool e outras drogas em disciplinas curriculares de forma integrada. O Juriada 2012 manteve a realizao de um jri pico (devido s caractersticas prprias dele), no turno vespertino simulando situaes histricas mais antigas. O passo seguinte foi combinarmos em quais aulas a temtica combinaria nos contedos distribudos no bimestre em cada turma. Como a realizao do jri estava prevista para acontecer no terceiro bimestre, foram feitos ajustes nos planejamentos para contemplar os contedos por disciplina. Consultamos os referenciais e os temas escolhidos pelos alunos e comeamos a nos mobilizar cada professor com seu contedo. Revezamo-nos na visita, ao frum no caso dos alunos do turno matutino. Aps o agendamento feito pelos alunos no Tribunal de Justia, um professor acompanhava a turma e outro assumia (subia o tempo de aula dos que ficaram na escola). O mesmo ocorreu com as palestras dos acadmicos do curso de direito e nos dias de ensaio de cada sala com sua apresentao.

9 CULMINNCIA O jri do turno vespertino ocorreu dia 06 de setembro de 2012 no ptio da prpria escola, os trabalhos dos dois turnos nas modalidades moderno e pico, contou com a participao da direo e coordenao do NTE3, professores da escola que no estavam diretamente envolvidos na realizao do projeto, para compor a banca dos avaliadores dos trabalhos. No turno matutino a culminncia ocorreu dia 27 de agosto de 2012 e por ser a realizao de julgamentos modernos, foi realizado na Plenria do Tribunal do Jri no Frum de Campo Grande-MS, e contou a presena do Dr. Aluizio Pereira dos Santos, juiz de direito da 2 Vara da Comarca de Campo Grande-MS.

ESTRATGIAS DE DIVULGAO Indicadores de avaliao utilizados para definir o sucesso da ao empreendida. Estamos tambm procedendo divulgao do nosso projeto nos blogs e sites dos alunos e da escola e os vdeos foram postados no Yutube, conforme links abaixo: Jri Moderno (matutino): http://www.vanjamarina.blogspot.com/, (Link Projetos) http://youtu.be/-w6dFGExTzo http://youtu.be/MNYcuQ4EqKc http://youtu.be/pCZeq7q9K54 Jri pico (vespertino): Os alunos do vespertino retrataram casos picos sob a coordenao dos professores Caio Lima (http://caiolimahist.blogspot.com.br/) e Iasson Prestes (http://professoriasson.blogspot.com.br/ ). Para avaliar a real participao dos alunos no processo de preparao do jri simulado foi desenvolvida uma ficha que ficou encarregada de ser preenchida pelo lder de cada sala, de acordo com a realizao de cada participante. A criao da ficha foi necessria porque da saiu a nota do bimestre de cada aluno. Na coluna como participou?, eles descreveram suas atividades no processo da forma mais variada possvel como, por exemplo: escreveu o caso que foi julgado, escreveu a fala do juiz, emprestou o
3

Ncleo de Tecnologia Educacional

10 notebook, pesquisou sobre a doena da vtima, organizou o figurino, foi a defensoria, foi a promotoria, emprestou a casa para ensaios e outras das quais compilamos estes dizeres. No dia da apresentao do jri pelos alunos, organizamos uma banca para avaliar a apresentao deles. Esta banca foi composta por um representante do NTE, professores que no estavam diretamente participando do projeto (para garantir imparcialidade) e acadmicos de direito, ao todo foram cinco avaliadores que por meio de uma ficha com os critrios preestabelecidos pontuavam as apresentaes das turmas. A escola achou justo que cada aluno participante do projeto, independente se sua participao foi de bastidores ou na simulao do jri, que receba um certificado de participao. Fatores positivos: A empolgao deles nos preparos e na apresentao do jri simulado; a participao, comportamento e ateno deles ao assistirem os julgamentos no Tribunal do jri; o desafio de realizarem um julgamento simulado num ambiente real (o Tribunal do Jri) e com a presena de um juiz. No jri pico foi a encenao e preparao dos cenrios de poca, pensar nos detalhes, na criao de num possvel dilogo entre os personagens.

11

ANEXOS

12

FOTOS JRI MODERNO

13

FOTOS JRI PICO

14

Abaixo foros dos professores que desenvolveram o projeto com suas turmas:

Iasson Prestes Resp: 1 D, E e 2 ano C (pico) turno vespertino

Caio Lima Resp: 1 ano C (pico)

Vanja Marina - Coord. do projeto Resp: 1 ano A, B, 2 A, B (moderno)

Turno matutino

FICHAS DE AVALIAO
Ficha de avaliao da participao da turma na simulao do jri. Jri simulado Matutino - 2012
Critrios
(de 0 a 100 pontos por cada critrio) Professor avaliador:

1 ano
Turma A

1 ano
Turma B

2 ano
Turma A

2 ano
Turma B

Desenvolvimento do jri como um todo (mais prximo do real) Promotoria Argumentao Persuaso Oratria Defensoria Argumentao Persuaso Oratria Juiz Oratria Desenvoltura Criatividade Adereos
Total por turma

Ficha 2 ficha de avaliao da apresentao das turmas na simulao do jri.

15

Ficha de avaliao da participao individual do aluno no processo. Jri simulado 2012 1 ano A( ) B( ) C ( ) D ( ) E ( ) 2 A( ) B( ) C ( )- Devolver dia 30/08/12
Como participou? Responsvel: Aluno Nota

Ficha de avaliao da participao da turma na simulao do jri. Jri simulado Vespertino 2012
Critrios
(de 0 a 100 pontos por cada critrio) Professor avaliador:

1 ano
Turma C

1 ano
Turma D

1 ano
Turma E

2 ano
Turma C

Desenvolvimento do jri como um todo. Participantes Desenvoltura Representao dos personagens da poca Atuao Cenrio Montagem/desmontagem Criatividade Representao da poca Resenha Normas de um trabalho acadmico (mais prximo possvel) Apresentar os fatos histricos Apresentar os componentes e funes
Total por turma

16

RESENHAS DOS ALUNOS JRI MODERNO MATUTINO

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida

Jri Simulado 1 ano A


Caso: Fernando Paiva da Cruz Neto

Agosto de 2012 Campo Grande- MS Escola Estadual Adventor Divino de Almeida

Jri Simulado 1 ano A


Caso: Fernando Paiva da Cruz Neto

Trabalhos apresentado como avaliao parcial as disciplinas de: Sociologia e Filosofia: Vanja Marina Prates de Abreu Histria: Caio Lima Lngua Portuguesa: Andra Paula Redao: Ana Carla Chimenes Qumica: Milene Martins Fsica: Suly Copini

Agosto de 2012 Campo Grande- MS

Sumrio
1. Introduo .................................................................................................................03 2. Enredo.......................................................................................................................05 3. Personagens ..............................................................................................................06 4. Cronograma de apresentao do Jri ........................................................................07 4.1. Apresentao dos Jurados...............................................................................07 4.2.Termo de Advertncia aos jurados ..................................................................09 4.3. Juramento da verdade .....................................................................................09 4.4. Pronunciamento da Juza ................................................................................09 5. Depoimento de ru....................................................................................................11 6. Debates Orais ............................................................................................................13 7. Votao Secreta dos Jurados ....................................................................................17 8. Perfil do acusado ......................................................................................................18 9. Perfil vtimas ............................................................................................................19 10. Exame de sangue ....................................................................................................20 11 Prova Pericia ............................................................................................................21 12. Boletim de ocorrncia .............................................................................................27 13. Sentena ..................................................................................................................28 14. Encerramento ..........................................................................................................29

1. Introduo
Este trabalho foi elaborado para informar sobre as novas leis de trnsito com a imparcialidade de mostrarmos os dois lados a qual foi dirigida Uma nova lei foi criada a lei n 12.619/2012, que visa regulamentar a jornada de trabalho dos motoristas do transporte rodovirio de cargas e de passageiros. Foi criada com o objetivo de diminuir os acidentes no transito j que a infraestrutura pouca para o fluxo de veculos devido ao aumento do poder aquisitivo. A nova lei exige que os caminhoneiros tirem 11 horas de descanso, pois a maioria dos acidentes em rodovias e causada por caminhes, mas no pensaram que para criar uma lei e preciso observar as condies que ela tem pra poder ser cumprida. Os caminhoneiros j fizeram protestos e manifestaes para melhorar as condies das rodovias e postos de paradas alegando que no tem iluminao, nem segurana nas paradas, e escassez de postos. O caminhoneiro Denlson Casagrande, que est na estrada h mais de 20 anos, tambm se preocupa com os locais de parada. A lei muito boa, porque tem muito louco dirigindo por a, mas se vo exigir um tempo de descanso, que nos ofeream um local adequado. Tem que conversar com as concessionrias e exigir a construo dessas paradas, diz. Para Adriano Jos Camargo, motorista profissional h 18 anos, hoje os caminhoneiros sofrem para conseguir locais para descansar. No trecho entre Curitiba e So Paulo (BR -116) no tem onde parar. Se quiser parar, preciso colocar no mnimo 200 litros de diesel. Se no, vai e volta sem poder parar para descanso, conta. - Pela nova legislao do setor, os motoristas devem fazer uma jornada de trabalho de oito horas dirias, com no mximo duas horas extras, alm de pausa de 30 minutos a cada quatro horas trabalhadas. - O Movimento Unio Brasil Caminhoneiro quer o adiamento por um ano da vigncia dessa lei alegando que as exigncias impostas so "inviveis por falta de infraestrutura nas estradas" - A nova regra tambm determina descanso sem interrupo de 11h a cada dois dias trabalhados - Porm, os caminhoneiros argumentam que as rodovias brasileiras no tm infraestrutura adequada para cumprir a norma.

4 - Outra reclamao envolve a entrada de mais de 600 mil veculos no setor, "levando concorrncia desleal que jogou o frete rodovirio a valores que no cobrem as despesas", dizem os manifestantes. - O carto-frete alvo de outra reivindicao por impedir o recebimento de dinheiro ou de cheque. Tambm foram coletas informaes que indicam o numero de acidentes de transito entre homens e mulheres. 42% das mulheres j sofreram acidente de trnsito. Contra 78 % dos homens. Com base nos dados recolhidos, formulamos esse Jri simulado, que uma releitura do caso Cristiano Pacheco de Sousa Pereira dos Santos. julgado pelo excelentssimo Juiz Aluzio

2. Enredo
No dia 15 de maio de 2010 (sbado) o acusado Fernando Paiva da Cruz Neto condutor do veiculo marca Renault, modelo Logan, cor preta, placa FHN-4896, por volta das 23h40min., na Rodovia BR-262, km 319,3 invadiu a pista contrria e colidiu frontalmente com a motocicleta marca Honda/CG 150 Titan KS , cor azul, placa HKL-3952, ocupada pelas vtimas Marcio da Silva Ferreira e Maria de Ftima Souza Alcntara causando-lhes o morte por hemorragia interna.

3. Personagens
Juza Promotora Assistente da promotoria Defensoria Assistente da defensoria Escriv Policial Oficial de justia Ru Fernando Paiva da Cruz Neto Brenda Alexia Elton Rodrigues Zyon Johann Jurados selecionados Gssica Aguero Elen Mayara Thaynara Clovacki Thaynara Santos Vtima Marcio da Silva Glauber Rosseto Ferreira Vtima Maria de Fatima Souza Alcantra Percia Organizao Daniele Fernandes e Kaliup Dias Bianca Gleizer e Ktura de Souza 3 A Loislene Bernal Thalita Mendes Cavalcante Mariana Bertolucci Ingrid Dorneles Ravane da Graa Almeida Deise Nathaly Fernanda Gouveia Maikon Torres Larissa Hoff Leonardo Pontes

4. Cronograma de apresentao do jri


4.1. Apresentao dos jurados
(Todos entram na sala. Vinte e cinco jurados esto sentados na primeira fila dentre os espectadores e jornalistas. O juiz senta-se em seu devido lugar no mesmo momento em que a escriv, que esta sentada ao seu lado esquerdo, levanta-se e comea a sortear os nomes dos sete jurados que formaro o Conselho de Sentena. Ela sorteia o primeiro nome e o d para o juiz, que l o nome da pessoa). A mesma levanta e o promotor ou o defensor podem negar ou aceitar a sua participao no conselho. Vamos fazer a seleo dos jurados. A escriv Fernanda Gouveia ir ler o termo de advertncia para os senhores jurados para que fiquem cientes das regras do jri. Se acaso algum jurado quiser desistir, no quiser perder o seu tempo, que seja... Por favor, no se acanhem.

4.2. Termo de advertncia aos jurados


A) Os senhores Jurados, uma vez sorteados, no podero comunicar-se com outras pessoas nem manifestar sua opinio sobre o processo, sob pena de excluso do conselho; B) A funo da acusao e defesa fornecer esclarecimentos aos jurados, at porque cada parte possui 1h 30min; acrescida de mais 1h em razo da rplica, podendo ao final dos debates, chegar soma de 5h de explicao dos fatos constantes do processo; C) O jurado que tiver alguma dvida dever avisar, levantando a mo, sinalizando que pretende fazer pergunta(s). Neste caso, o serventurio entregar-lhe- uma prancheta, com caneta e papel sulfite para escrever a pergunta para evitar que venha a influenciar os demais jurados ou transparecer predisposio para condenar ou absolver; D) Tero nova oportunidade de perguntar ou tirar dvida ao final dos debates; E) No podero fazer ligao em celular, devendo deslig-lo. Em caso de necessidade, deve consultar o juiz;

8 F) Durante os debates, o jurado no poder interagir com as partes, por exemplo, sorrir, acenar positivamente ou negativamente com gestos; G) Aps o trmino do julgamento no fazer comentrios com as partes, Promotor e Defesa, sobre o resultado, seja ele absolvio ou condenao, nem fazer comentrios de outros processos que julgou; H) Caso o jurado tenha envolvimento em processo-crime de homicdio (ou tentativa), ou conhecimento de familiar envolvido em processo desta natureza como acusado ou vtima,dever comunicar ao Juiz de Direito antes do sorteio do conselho de sentena, com o fim avaliar a sua iseno para participar do jri; I) O tribunal de justia ou qualquer superior poder anular a deciso dos jurados manifestamente contrario prova dos autos, sujeitando o ru a novo julgamento. Se anulada outros jurados devero ser convocados ;

OBS: No poder compor o corpo de sentena o jurado que for impedido ou suspeito de imparcialidade, conforme artigo 448 e 449 do CPP,consoante situaes a seguir: I marido e mulher II ascendentes (pai, av, neto, bisneto, etc.) III descendentes (filho, neto, bisneto, etc.) IV sogro e sogra com genro ou nora. V irmos VI cunhados. VII Tio e sobrinho. VIII padrasto ou madrinha com enteado.

Juza: _Vamos fazer o sorteio

1.Brenda Alexia Juza:_ Promotoria? Promotoria: _Aceito. Juza: Defensoria. Defensoria: _Aceito. Priscila Macedo Juza:_ Promotoria?

9 Promotoria: _Recuso. 2.Elton Rodrigues Juza:_ Promotoria? Promotoria: _Aceito. Juza: Defensoria. Defensoria: _Aceito. 3. Thaynara Clovacki Juza:_ Promotoria? Promotoria: _Aceito. Juza: Defensoria. Defensoria: _Aceito. 4.Gssica Aguero Juza:_ Promotoria? Promotoria: _Aceito. Juza: Defensoria Defensoria: _Aceito. 5.Elen Mayara? Juza:_ Promotoria? Promotoria: _Aceito. Juza: Defensoria. Defensoria: _Aceito. Daniele Fernandes Juza:_ Promotoria? Promotoria: _Aceito. Juza: Defensoria. Defensoria: _Recuso. 6. Zyon Johann Juza:_ Promotoria? Promotoria: _Aceito. Juza: Defensoria. Defensoria: _Aceito. 7.Thaynara Santos Juza:_ Promotoria? Promotoria: _Aceito.

10 Juza: Defensoria. Defensoria: _Aceito.

4.3. Juramento da verdade


Bom, creio que est tudo certo, prosseguindo. Peo que todos os participantes do jri se levantem para que eu possa ler o juramento. Em nome da lei, concito-vos a examinar esta causa com imparcialidade e a proferir a vossa deciso de acordo com a vossa conscincia e aos ditames da justia. Todos sentam novamente. Brenda Alexia. ( Diz o juiz.) Assim o prometo! ( O jurado levanta e responde; e assim por diante.) Declaro aberto esse jri tributrio. ( a juza levanta diz isso arruma os documentos presentes em sua mesa e inicia o julgamento).

4.4. Pronunciamento da juza


Bom, ns temos o nmero suficiente de jurados para dar incio sesso de julgamento. ( uma pausa ) Prego

Audincia do Jri Popular de Fernando Paiva da Cruz Neto acusado pelo art. 121, 2, inciso IV do cdigo penal por 2 (duas) vezes art.306 e art. 309 do cdigo de transito brasileiro , sendo todos c/c art. 69 do cdigo penal . Juza: Thalitta Mendes Cavalcante Ru: Fernando Paiva da Cruz Neto Ministrio Pblico Estadual: Mariana Bertolucci Promotora Publica Ingrid Dorneles Assistente Da Promotoria Vtimas: Marcio da Silva Ferreira Maria de Fatima Souza Alcantra Advogada: Ravane da Graa Almeida Assistente da Advogada: Deise Nathaly

11

5. Depoimento do ru
Ento gostaria de chamar, por gentileza, o ru, Sr. Fernando Paiva da Cruz Neto. Pode sentar aqui no banco. Devo adverti-lo que o senhor tem o direito constitucional de permanecer calado, mas devo lembr-lo que esse o momento certo para dar a sua verso sobre os fatos aqui julgado. A qualquer momento se por acaso no quiser responder umas das perguntas pode ficar em silncio e responder s prximas.

Interrogatrio 1.Nome ? Fernando Paiva da Cruz Neto

2.Nome do pai? Joaquim Paiva Ribeiro

3.Nome da me? Dolores Cardoso Paiva Cruz

5.O que voc estava fazendo na noite de 15 de maio de 2010? Ah eu tava numa festa na casa de uns amigos meus l em Terenos

6.Com quem o senhor estava no carro? Eu estava com meu amigo Gustavo Junqueira.

7.Nesse dia voc colidiu com uma moto honda prata? Sim senhora, eu fui fazer uma ultrapassagem e no vi a moto e o acidente acabou acontecendo.

8.A que horas voc chegou em Terenos?

12 Eu cheguei l pelas 10 horas da manh, porque teve um churrasco do aniversrio de um chegado meu.

9.Que horas acabou essa festa? Umas dez e meia.

10.O senhor conhece Ronaldo Vieira? Sim senhora. o amigo que eu fui no churrasco.

11.O senhor ingeriu alguma bebida alcolica nesse evento? No senhora.

Vou falar o nome das vtimas e o senhor responde se conhece ou no. 12.O senhor conhece Debora Nogueira? No senhora 13.Flavio Andrade? No senhora 14.Rafael Junqueira? No senhora 15.Claudineia Brizich? No senhora.

16.O senhor gostaria de acrescentar mais alguma informao fora o que foi perguntado? No senhora.

A Promotoria gostaria de fazer alguma pergunta?

13 No tenho mais perguntas a formular. Obrigada.

A Defensoria gostaria de fazer alguma pergunta?

Tudo bem, no tenho mais perguntas a formular. Obrigada.

Comearemos com os debates. Dada a palavra promotoria.

14

6. Debates orais
Bom, que se iniciem os debates orais. Por gentileza promotora.

Argumentaes da Promotoria

Primeiramente gostaria de agradecer a presena da meritssima juza Thalitta Mendes Cavalcante por sua competncia para com este jri tribunal. A senhora que uma mulher de carter e imparcialidade, que est sempre de acordo com os ditames da lei. Sei que mais uma vez est comprometida com a verdade e que avaliar este jri da maneira correta, tambm quero agradecer a presena dos senhores jurados e a minha colega de trabalho Ravane da Graa Almeida. No dia 15 de maio de 2010 por volta das 23hs40min na Rodovia BR-262, o acusado Fernando Paiva Cruz Neto estava dirigindo um veculo da marca Renault e invadiu a pista contrria colidiu frontalmente com a motocicleta ocupada pelas vtimas Marcio da Silva Ferreira Junior e Maria de Ftima Souza Alcntara causando-lhe a morte conforme os ferimentos descritos nos laudos necroscpicos. Marcio morreu com hemorragia interna na regio torcica, e Maria de Ftima com hemorragia interna na regio frontal e temporal, e uma fratura na perna direita. Segundo o depoimento de Fernando ele estava atrs de um caminho, estava com faris ligados, pois, j era noite e ao tentar fazer a ultrapassagem, colidiu com a moto que vinha em alta velocidade e com as luzes apagadas, Fernando confessou estar dirigindo veiculo do acidente. Segundo o depoimento do motorista do caminho que trafegava frente do carro de Fernando, ele estava visivelmente alcoolizado, pois Fernando vinha fazendo o movimento de zig zag na pista a mais ou menos 1 km, colocando em risco alem de sua vida, mas tambm a de qualquer um que por ventura se colocasse em seu caminho. O motorista do caminho tambm disse em seu depoimento que viu a moto, e ela estava parecendo ser bem cautelosa, provavelmente pelo horrio, pois se estivesse em alta velocidade quem teria causado o acidente teria sido ele e no Fernando o acusado. Portanto em uma breve interpretao desses depoimentos lidos podemos ver que em nenhum momento dito que a moto estava com os faris apagados, pelo contrario ele

15 deixou bem claro 1: Marcio estava sendo bem cauteloso, 2 Fernando estava visivelmente alterado. As provas so visveis, com o laudo da percia que ser entregue aos senhores peo para que os senhores acompanhem a leitura da concluso da percia face aos exames realizados e interpretados, infere o perito relator que a causa determinante do acidente em questo deveu-se ao brusco desvio direcional esquerda, do veiculo auto passeio RENALT/LOGAN, que invadiu a pista de rolamento oposta que trafegava vindo a obstar a passagem retilnea e prioritria do veculo MOTO/HONDA que trafegava corretamente em sua mo de direo, bem como do veculo, que trafegava em sua retaguarda. A velocidade excessiva desenvolvida pelo veculo RENALT/LOGAN foi o fator agravante do acidente de trfego, com duas vitimas fatais. Com isso fcil concluir que Fernando estava embriagado, para ser mais exato ele estava com 5x a mais de lcool em seu sangue do permitido por lei, estava em alta velocidade e tambm estava com sua CNH apreendida h alguns dias praticamente uma semana, e no tinha autorizao para trafegar sem ela. Se existe limite para tamanho falta de responsabilidade os senhores sabero distinguir teatro de realidade, sei que no ser necessrio eu chegar frente dos senhores e inventar mentiras, pois as provas e os depoimentos das testemunhas faro isso por mim. Para finalizar quero compartilhar com os senhores algo que aprendi em minha faculdade Todo individuo tem o direito de gozar e desfruta de sua vida, incumbindo ao estado o dever de proteg-la, sendo ela de importantssima relevncia, a ponto de tratar-se de um dos direitos indisponveis do homem, ento em nome dos falecidos Marcio e Maria de Ftima eles tm o direito de justias, de o que for certo ser levado em conta, o que for certo far ser culpado, far a justia ser feita, far a famlia destes jovens ficarem mais aliviados, far crimes como esses no serem mais comuns e mostrara que o dever do estado foi cumprido. Bem meu trabalho aqui foi feito meu tempo acabou, mas confio aos senhores a deciso certa sei que ela ser tomada da melhor maneira.

Dada a palavra a defensoria.

16

Argumentaes da Defensoria

Primeiramente, quero agradecer pela presena da Excelentssima Juza Thalitta Mendes, que mais uma vez vem ao tribunal do jri para julgar os fatos ocorridos de acordo com os ditames da lei. Vossa exelncia, que uma pessoa conhecida pela sede de justia e pela boa ndole. Quero agradecer tambm a presena da minha colega de trabalho Mariana Bertolucci, e aos senhores jurados. Vou relembrar aqui apenas um resumo dos fatos: na noite do dia 15 de Maio de 2010 o senhor Fernando Paiva da Cruz Neto trafegava pela rodovia BR-262 em um Renault Logan quando ao tentar fazer uma correta ultrapassagem colidiu com uma moto Honda que estava em situao irregular. O artigo 244, IV, do Cdigo de Trnsito Brasileiro prev como infrao de natureza gravssima conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor com os faris apagados. Portanto ao no manter o farol aceso, tornou pouco provvel as chances de serem vistos pelo meu cliente... E mais, ainda estavam em alta velocidade!!! Meu cliente tem completa conscincia das consequncias que proferiram essa ultrapassagem, porm no tem culpa de nada, no assumindo assim a inteno de mat-los. Tentou de todas as formas possveis fazer com que o carro se desviasse para a esquerda de modo a evitar que tal fatalidade no acontecesse, porm isso no foi possvel. No sendo justificvel o ru no momento do acidente estar conduzindo um veculo sem carteira de habilitao peo a vocs relevncia por este ser uma pessoa humilde e honesta, que no mentiu nem omitiu qualquer informao, no o condenem a uma pena mxima antecipadamente, coloquem-se no lugar dele, por um crime que o mesmo no teve a menor inteno de provocar. Irei pedir agora para a escriv deste plenrio ler apenas um trecho do depoimento do Sr. Gustavo Junqueira amigo do ru que estava junto com o mesmo no momento do fato ocorrido: (neste momento a escriv l a parte que lhe foi designada: Eu e o Fernando estvamos tranquilos fazendo o nosso trajeto sem qualquer que fosse a interrupo. Ele tomando refrigerante e eu tomando cerveja, quando de repente resolveu fazer uma ultrapassagem e logo aps deu o sinal, buzinou e como no houve nenhuma manifestao seguiu em frente. Subitamente apareceu uma moto em alta velocidade, e num espao

17 relativamente impossvel de recuar devido ao horrio de pico dos caminhes na estrada. Pego de surpresa o meu amigo no teve sada para evitar esse acidente, eu estava l e vi todo o sufoco pelo qual passou, conheo ele, sei que nunca seria irresponsvel de viajar numa rodovia to movimentada bbado. Ele estava perfeitamente lcido.)

Viram jurados? Meu cliente no estava sob o efeito de bebida alcolica, at porque, logo aps o acidente no foi feito nenhum teste do bafmetro e sim um detalhado exame de sangue que constata a ingesto de bebida alcolica h trs semanas ou mais, ou seja, no h como provar a autenticidade deste exame de sangue. Portanto vossa excelncia peo a anulao do mesmo.

(Neste momento, a Juza olha alguns papeis e concede o pedido).

H tambm o depoimento de outra testemunha que estava transitando no mesmo local do acidente: Sra. Claudineia Brizich. Segundo ela, o veculo do Renault Logan estava apenas um pouco acima da velocidade permitida, mas nada que atrapalhasse o trnsito, portanto o piv e causa do acidente foi a motocicleta estar num local desapropriado e inadequado para a mesma. Peo a vocs que no se deixem levar por um discurso e sim por suas emoes, afinal o meu cliente tambm humano, tambm erra, e principalmente, tem sentimentos. Ele esta profundamente arrependido de ter feito aquela ultrapassagem. Olhem para ele: ele tem cara de algum que sai matando pessoas? Tem cara de algum de m ndole? No. Ele s mais um homem que tem uma famlia que estava no lugar errado e na hora errada. Tenham compaixo! Uma vida inteira est em suas mos. Sejam justos para os dois lados da histria. Sem mais delongas excelncia, obrigada! Gostaria de ter uma rplica promotora?

Sim Meritssima.

Dada a palavra a promotora.

18

Rplica
Concordo com o que foi dito pela defensoria, realmente nas mos dos senhores no dia de hoje est em jogo vida de algum, a vida de Fernando, essa pode ser a maior chance da vida dele, mas Fernando pelo menos esta tendo uma chance, algo que Marcio e Maria de Ftima no tiveram sorte de ter, eles no escolheram estar naquele local, eles no escolheram ter a infelicidade de cruzar o caminho de Fernando eles no tiveram a chance de escolher entre a vida e a morte eles simplesmente foram os culpados pela irresponsabilidade de um homem ou uma criana usem o termo que preferirem que resolveu ingerir bebida alcolica e assumir o controle de um caro em uma rodovia, pois tenho certeza de que se no fosse Marcio e Maria de Ftima ali existiriam outras vitimas, e se no fosse as testemunhas presentes, este caso talvez no estaria em julgamento no dia de hoje, pois ao contrario do que foi dito pela defensoria, Fernando no prestou socorro segundo ele, ele foi tomado pela emoo, se ser tomado pela emoo pegar o carro e deixar duas pessoas mortas sem nem se quer prestar socorros, imagino como seria se ele no tivesse sido tomado pela emoo.

Dada a palavra a defensoria.

Trplica

claro senhores jurados que meu cliente Fernando est tendo sim mais uma chance para sobreviver e tm conscincia de que uma vida levada jamais ser trazida, e concordo plenamente com a frase hoje citada neste tribunal por minha colega promotora, entretanto devo adverti-los que meu cliente no indiferente de ningum, ele tambm tem o direito de gozar e desfrutar de sua prpria vida, possui livre arbtrio para dela fazer o que bem entende. E se o mesmo abandonou o local foi por medo, vocs sabem o que medo? O que sentir pavor de ver dois corpos estirados num asfalto sem saber o que fazer? No tinha como, no tinha como ele enxergar uma coisa to pequena sem visibilidade o suficiente. Imaginem-se dentro de um carro entre dois caminhes, o que qualquer pessoa normal faria para continuar

19 seu trajeto? Uma ultrapassagem obvio. Ele no diferente de ningum, no possua uma bola ds cristal para advinhar que ali estariam dois passageiros em uma moto, em alta velocidade. Portanto peo aos senhores que analisem cautelosamente as provas, depoimentos, testemunhas e evidencias chegando a concluso correta de quem verdadeiramente provocou o acidente. Sem mais delongas termino aqui minha trplica torcendo para que a deciso certa seja tomada nesta Comarca de Campo Grande.

20

7. Votao secreta dos jurados


Senhores jurados, iremos sala secreta a fim de comear a votao que decidira o destino do ru. Pausa de 2 minutos. (- a votao dos jurados.)

21

8. Perfil do Acusado
Acusado: Fernando de Paiva Cruz Neto Nome das vtimas: Maria de Ftima Souza Alcntara e Marcio da Silva Ferreira Junior O que houve: No dia 15 de maio de 2010 por voltas 23h40min, na rodovia Br- 262, km 319,3. Dirigindo um veculo marca Renault, modelo Logan, cor preta, placa FHN-4896. Invadiu a pista contrria e colidiu frontalmente com uma motocicleta honda/cg 150 Titan Ks , cor azul HKL-3952. Ocupada pelas vtimas Maria de Ftima Souza Alcntara e Marcio da Silva Ferreira Junior Pontes que morreram no local. A aparncia do acusado: Ele tinha uma tatuagem na mo esquerda, vestia uma camiseta de cor escura, o cabelo arrepiado e tinha uma cicatriz no canto direito superior do rosto. A velocidade do acusado: Com efeito, no caso, os indcios do conta de que o acusado estava em alta velocidade, segundo a concluso do laudo pericial de fls. 187/207. O acusado trabalhava em: Ele era mecnico, tinha uma loja na Rua Calgeras, Villa Aparecida, N 1.395. CPF: 568.963.406-45 Moradia: Vila Tabajara O que ele estava fazendo antes do ocorrido: Em uma festa de seu amigo. - No tem antecedentes criminais.

22

9. Perfil das Vtimas


Maria de Ftima Souza Alcntara: Maria de Ftima Souza Alcntara tinha 24 anos de idade, com cabelos castanhos, comprido e lisos , vestia uma blusa roxa, usava um shorts jeans e chinelos, tinha olhos verdes e no usava brincos.

Marcio da Silva Ferreira Junior: Marcio da Silva Ferreira Junior tinha 25 anos de idade, cabelos negros, curtos e encaracolados, usava uma camisa preta e uma bermuda xadrez azul com branca. Descrio: Marcio da Silva Ferreira Junior era uma pessoa boa que curtia rock, nunca foi de arrumar brigas nem de beber, normalmente saia com sua namorada. Maria de Ftima Souza Alcntara que tambm curtia rock, eles j namoravam h 2 anos, no tinham passagem pela policia e sempre foram amorosos com todos a sua volta. Ambos no fumavam nem usavam qualquer tipo de drogas, eram extrovertidos e esforados na faculdade. Marcio fazia faculdade de medicina e Maria fazia faculdade de Direitos.

23

10. Exame de sangue

Laboratrio de Anlises Clnicas Integrado Ltda Rua Dionsio Nogueira, 6987 Centro Campo Grande-MS CEP 10000-888 Protocolo: 0000000-GF (67) 3333-3333 CNPJ: 22.333.444/0000-00 Em: 16/04/2010 Sexo: Masculino Idade: 31 Impresso: 26/04/2010 Resultado 0,9 g de lcool por litro de sangue

Paciente: Fernando de Paiva Cruz Neto Mdico: Dr. (a) Gabriel Queiroz Convnio: xxxxxxxx Fone: 4040-4040 Exame Quantidade de Grama de lcool por Litro de sangue

Concluso: Quantidade de lcool superior a permitida segundo as leis de trnsito.

_____________________ Dr. Gabriel Queiroz CRF/AA 0000

24

11. Prova Pericia

Moto das vtimas -1 (Imagem Fictcia)

Moto das vtimas 2 (Imagem Fictcia)

25

Maria de Ftima Souza Alcantra 1 (Imagem Fictcia)

Maria de Ftima Souza Alcantra -2 (Imagem Fictcia)

26

Marcio da Silva Ferreira 1 (Imagem Fictcia)

Marcio da Silva Ferreira 2 (Imagem Fictcia)

27

Maria de Ftima Souza Alcantra (Imagem Fictcia)

Marcio da Silva Ferreira (Imagem Fictcia)

28

Local do acidente (Imagem Fictcia)

Mapa topogrfico Maria de Fatima Souza Alcantra

29

Mapa topogrfico Marcio da Silva Ferreira

30

12. Boletim de ocorrncia


MINISTRIO DA JUSTIA5 Departamento de Polcia Rodoviria Federal Sistema de Informaes Operacionais Boletim de Acidente de Trnsito Ocorrncia: 369.568 Comunicao: CS89752 *STATUS DA OCORRNCIA: Encerrada

CONDUTOR ENVOLVIDO Veculo: FHN-4896 Nome/Apelido: Fernando Paiva da Cruz Neto Nome do pai: Joaquim Paiva Ribeiro Nome da me: Dolores Cardoso Paiva Cruz Endereo: R, Antnio Luz n:49 Vila Tabajara Municpio /UF: CAMPO GRANDE/ MS CEP: 49100-000 Telefones:65 3365-4258 Data de nascimento:30/10/1979 Naturalidade: BELO HORIZONTE Nacionalidade: BRASILEIRA CPF:568.963.406-45 Documento de Identificao:16547328 Orgo Expeditor: SSP/MS Estado civil: Solteiro Grau de instruo: Mdio Ocupao Principal: Mecnico Origem: TERENOS/MS BRASIL Destino: CAMPO GRANDE/MS BRASIL Estado Fsico: Leses Leves Socorridos pela PRF? No Usava cinto? SIM Existem Declaraes em Anexo: No

_____________________
JAIR Pereira Junior Chefe do Nc. Pol. Fiscalizao 4 DPRJ 2 SR/DPRF/MS

31

13. Sentena
Peo que todos se levantem para que assim ouam o resultado.

Senhoras e senhores membros do jri, fico grato pelo vosso tempo e pacincias. Obrigado Promotora Mariana Bertolucci por sua competncia para com este jri, de modo que do inicio ao fim, defendeu seus ideais e a sua definio da verdade. Agradeo tambm defensora Ravane da Graa Almeida por seus esforos em provar para nossos jurados que seu cliente inocente. Mais uma vez este jri est de parabns. Fernando Paiva da Cruz Neto pronunciado pela justia pela infrao na disposio do artigo 121, inciso IV do Cdigo Penal, por duas vezes, art. 306 e art. 309 do Cdigo de Transito Brasileiro, pois no dia 15 de maio de 2012, por volta das 23hs40min. Ter invadido a pista e contraria e colidido com a motocicleta ocupada pelas vtimas, tirando suas vidas.

Submetido a julgamento nessa data o conselho por maioria de votos reconheceu a materialidade e autoria dos fatos.

De acordo com a Lei 11,750 que alterou o novo cdigo penal Brasileiro fao a aplicao de pena de 2 anos 6 meses de recluso sobre regime fechado , multa de 2.345,65 e suspenso da CNH. Na qual deve ser ressaltado tanto pelas condies que se deu o fato quanto pela sua gravidade. E que dever ser cumprido desde logo.

32

14. Encerramento
Declaro encerrados os presentes trabalhos referentes a 5 sesso da 10 reunio peridica recorrente ao ano de 2012, do Tribunal de Jri dessa comarca. Agradeo a Promotora Mariana Bertolucci, a advogada Ravane da Graa Almeida e a todos que de fizeram presentes. Gostaria de agradecer primeiramente o Dr. Aluzio Pereira dos Santos, pois sem sua ajuda nos no estaramos aqui. Ele foi a pea fundamental para a realizao desse trabalho. Tambm no poderia esquecer de agradecer as alunas do 3 ano A, Bianca Gleizer e Ktura de Souza que nos auxiliaram em grande parte do trabalho. Caso encerrado.

33

Bibliografia

http://www.paranaonline.com.br/editoria/cidades/news/615640/?noticia=MOTORISTAS+DO+TRANSPORTE +RODOVIARIO+TERAO+QUE+FAZER+INTERVALO http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201208012237_TRR_8146136 1

ESCOLA ESTADUAL ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA PLENRIO DO TRIBUNAL DO JURI

JRI ADA

Campo Grande MS 27 de Agosto de 2012

E.E. Adventor Divino de Almeida

JRI SIMULADO

Trabalho apresentado com avaliao parcial das disciplinas de Sociologia, Filosofia ( Prof Vanja Marina Prates de Abreu), Histria (Prof Caio), Literatura, Redao (Prof Ana Carla) e Geografia (Prof Wilson).

Caso: Benvindo Teixeira da Silva Ano: 1 Turma: B Turno: Matutino

Campo Grande - MS 27 de Agosto de 2012

SUMRIO

Introduo...........................................................................................................4 Prego..................................................................................................................5 Resumo do caso...................................................................................................6 Termo de Advertncia aos jurados......................................................................7 Seleo de Jurados...............................................................................................9 Juiz.....................................................................................................................10 Interrogatrio do Ru (juiz)...................................................................................................................10 Interrogatrio do ru (promotor)........................................................................11 Debates..............................................................................................................12 Questionrio para aferimento de Sentena............................................................................................................15 Sentena............................................................................................................16 Concluso..........................................................................................................17 Evidncias.........................................................................................................18 Leis infringidas pelo ru.....................................................................................................................19 Personagens......................................................................................................20 Alunos..............................................................................................................21 Bibliografia......................................................................................................23

Oficial de Justia: INTRODUO O 1 ano B da Escola Estadual Adventor Divino de Almeida, ligados no projeto Jri Ada, tem o objetivo de apresentar por meio desta, uma releitura do caso de Benvindo Teixeira da Silva, ocorrido em 2008. Visamos retratar e refletir, atravs da simulao de um julgamento deste caso, a ocorrncia dos acidentes de trnsito. Afinal, logo aps a implantao da Lei Seca, que se relaciona com o caso, Benvindo foi um dos primeiros acusados por ter infringido tal lei. Relacionada prpria Lei Seca gostaramos de comentar que hoje em dia, blitz dirias aumentam em apenas 7% nmero de autuaes por embriaguez. De acordo com o DETRAN foram contabilizadas 7.145 autuaes nos quatro primeiros meses de 2012. Em relao ao mesmo perodo de 2011, houve aumento de 36%. Aprofundando a questo do trnsito no dia-a-dia, resolvemos citar a Lei do Descanso. Descanso para caminhoneiros agora lei. Os trabalhadores da classe tero direito a repouso de onze horas para cada 24 horas e intervalo mnimo de uma hora para cada quatro ininterruptas ao volante. A nova lei ainda prev o pagamento de verba indenizatria pelo tempo de espera e a obrigatoriedade de o motorista profissional se submeter a teste de controle de uso de drogas e bebidas alcolicas institudo pelo empregador. E j que estamos absorvendo bsicas noes de como funciona a lei, muito importante falar da reformulao do Cdigo Penal, que tambm se relaciona com o caso, sendo que houve homicdio. O Cdigo Penal foi aprovado em 1940, e no momento, uma comisso de Juristas escolhidos pelo Senado se reuniu para reform-lo completamente. Da nossa parte, concordamos plenamente e declaramos que leis de punio no trnsito devem ser includas. O 1 ano B realizou uma pesquisa junto professora Vanja Marina, sobre os acidentes de trnsito. Os homens com carteira de habilitao AB, com mais de 10 anos de carteira, se envolveram em acidentes e cometeram alguma infrao, a maioria teve danos materiais somente. As mulheres com carteira de habilitao B, com mais de 10 anos de carteira, no tiveram um alto ndice de acidentes, mais cometeram o mesmo ndice de infraes dos homens. Esperamos absorver atravs deste projeto, e atravs da anlise do cotidiano no trnsito, grande aprendizado.

PREGO Audincia do Jri Popular de YAN RICHEL, denunciado por infrao do artigo 121, 2, incisos IV e arts. 121 2, inciso IV c/c art. 14, inciso II (por duas vezes) e art. 132, todos do Cdigo Penal e arts. 304, 306, 309 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. Ru: Yan Richel. Advogada de Defesa: Mariana Machado Promotor Pblico. Luis Felipe de Souza Queiroz Assistente de Promotoria. Karoline Rodrigues. Assistente do Advogado de defesa: Karolaine Leonel. Testemunha: Gabriel Snayder.

Juiz: RESUMO DO CASO No dia 04 de dezembro de 2008, por volta da 01h15min, na Rua Zacarias, n324, bairro Z Pereira, nesta capital, defronte Lima Mveis Usados, na conduo de um veculo Voyage, com placas MLR 1861, alcoolizado e sem habilitao, Yan Richel atropelou a vtima Paulo Oliveira, que veio a bito e, na mesma ocasio, feriu gravemente a filha deste Julia Oliveira, bem como a pessoa de Gabriel Snayder, ferido levemente por uma parte do automvel D-10 de propriedade de Paulo, quando na ocasio pilotava sua motocicleta MD 121, cor preta. A porta do veiculo de propriedade da vitima foi lanada 15 metros no momento da coliso, em direo Gabriel. O ru evadiu-se do local sem prestar socorro, no entanto, foi capturado algumas horas depois por policiais militares.

Oficial de Justia: TERMO DE ADVERTNCIA AOS JURADOS Os senhores Jurados, uma vez sorteados, no podero comunicar-se com outras pessoas nem manifestar sua opinio sobre o processo, sob pena de excluso do conselho; A funo da acusao e defesa fornecer esclarecimentos aos jurados, at porque cada parte possui 1h30min; acrescida de mais 1h em razo da rplica, podendo ao final dos debates, chegar soma de 5h de explicao dos fatos constantes do processo; O jurado que tiver alguma dvida dever avisar, levantando a mo, sinalizando que pretende fazer pergunta(s). Neste caso, o serventurio entregar-lhe- uma prancheta, com caneta e papel sulfite para escrever a pergunta para evitar que venha a influenciar os demais jurados ou transparecer predisposio para condenar ou absolver; Tero nova oportunidade de perguntar ou tirar dvida ao final dos debates; E no podero fazer ligao em celular, devendo deslig-lo. Em caso de necessidade, deve consultar o juiz; Durante os debates, o jurado no poder interagir com as partes, por exemplo, sorrir, acenar, positivamente ou negativamente com gestos; Aps o trmino do julgamento no fazer comentrios com as partes, Promotor e Defesa, sobre o resultado, seja ele absolvio ou condenao, nem fazer comentrios de outros processos que julgou; Caso o jurado tenha envolvimento em processo-crime de homicdio (ou tentativa), ou conhecimento de familiar envolvido em processo desta natureza como acusado ou vtima, dever comunicar ao Juiz de Direito antes do sorteio do conselho de sentena, com o fim avaliar a sua iseno para participar do jri; O tribunal de justia ou qualquer superior poder anular a deciso dos jurados manifestamente contrario prova dos autos, sujeitando o ru a novo julgamento. Se anulada outros jurados devero ser convocados; OBS: No poder compor o corpo de sentena o jurado que for impedido ou suspeito de imparcialidade, conforme artigo 448 e 449 do CPP, consoante situaes a seguir: marido e mulher ascendentes (pai, av, neto, bisneto, etc.). descendentes (filho, neto, bisneto, etc.). sogro e sogra com genro ou nora. irmos cunhados, durante o cunhadio. Tio e sobrinho. padrasto ou madrinha com enteado.

8 o mesmo impedimento em relao s pessoas que mantenham unio estvel reconhecida como entidade familiar o ascendente, descendente, o sogro, o genro, o irmo, o cunhado, durante o cunhadio, o sobrinho, o primo-irmo do juiz, do promotor, do advogado de defesa, do assistente de acusao, do ru ou da vtima. tiver funcionado em julgamento anterior do mesmo processo, independentemente da causa determinante do julgamento posterior. no caso de concurso de pessoas, houver integrado o conselho de sentena que julgou o outro acusado. tiver manifestado prvia disposio para condenar ou absolver o acusado. JURAMENTO DA VERDADE Bom, creio que est tudo certo, prosseguindo. Peo que todos os participantes do jri se levantem para que eu possa ler o juramento. Em nome da lei, concito-vos a examinar esta causa com imparcialidade e a proferir a vossa deciso de acordo coma vossa conscincia e aos ditames da justia.

Juiz: Vamos dar inicio ao sorteio dos jurados. SELEO DE JURADOS Juiz: Anny Gabrielly Acosta. Defesa: Aceito. Juiz: Julio Csar. Defesa: Aceito. Jos Nilson. Aceito. Juiz: Maria Luiza Lino Ferreira. Aceito. Sthefany. Defesa: Aceito. Thaysa Campos. Aceito. Diniz.

Juiz: Defesa: Defesa: Juiz: Michelle Juiz: Defesa: Juiz: Victria Defesa: Aceito.

Juiz: Vou chamar os nomes e os jurados devem prometer obedecer ao juramento citado anteriormente. Juiz: Anny Gabrielly Acosta assim prometo. Juiz: Jlio Csar assim prometo. Juiz: Jos Nilson assim prometo. Juiz: Maria Luiza Lino Ferreira assim prometo. Juiz: Michelle Sthefany assim prometo. Juiz: Thaysa Campos assim prometo. Juiz: Victria Diniz assim prometo.

Juiz: Qualquer tipo de questionamento, qualquer tipo de solicitao, faa por escrito e direcione a mim na hora. Se houver qualquer interferncia por parte do jri ou defesa, no importa, ns iremos pedir que se retire, no cometa essa atitude, por favor. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

10

INTERROGATRIO DO RU (JUIZ) JUIZ: Na hora do acidente, o senhor estava em qual velocidade? Ru: Eu tava, mais ou menos, doutor, uns 70 por hora. Eu vi o quebra-mola eu fui desviar do quebra-mola, e fui passar meio de lado no quebra-mola, o carro dele tava parado um pouquinho pra frente do quebra-mola. Ele abriu a porta e saiu, foi aonde que comeou o atropelamento. JUIZ: O que tem a ver o quebra-mola? Ru: No. que o quebra-mola , eu tava indo reto , eu dei uma tiradinha nele assim pra mim passar ele de lado, o carro tava carregado. O carro dele tava estacionado. Ele abriu a porta, ele j abriu a porta e j saiu com a menina do carro, foi onde eu atropelhei ele. Acho que ele me viu, quando tava saindo do carro, tava tempo dele esperar eu passar . JUIZ: O senhor reconhece que o senhor estava em alta velocidade ? Ru: Olha, doutor, eu estava correndo dez a mais do que o permitido ali. Mas, quando eu fui passar pelo quebra-mola tive que reduzir, acho que para uns quinze quilmetros por hora a menos. JUIZ: Qual era mesma a velocidade que o carro estava ? RU: Eu tava a 70 km/h, antes de passar no quebra-mola. JUIZ: Segundo consta, tambm provado por percia, a batida foi to forte que chegou a arrancar a porta da D-10 da vtima. RU: Isso. Arrancou a porta devido ele ter aberto ela, entendeu? Ele a abriu e ele tava andando, a onde arrancou ela, a porta da caminhonete dele. JUIZ: O senhor tinha inteno de matar essa vtima e machucar as demais? RU: Doutor, jamais. Jamais. Porque eu acho que eu tirei a vida de um pai de famlia como eu tambm sou, n? Como eu tambm sou. Eu tenho trs filhos pra tratar, tenho uma nova famlia aqui tambm. Ento, o que eu fiz no foi justo, n? Aconteceu aquilo l, aconteceu, mas eu no... Jamais eu teria inteno de matar algum. Minha vida sempre foi toda trabalhar, nunca roubei, nunca precisei de fazer essas coisas. JUIZ: Dada a palavra ao promotor de justia. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

11

INTERROGATRIO DO RU (PROMOTOR) PROMOTOR: Sr. Yan, o senhor tem algum antecedente criminal no registrado? INTERROGANDO: No, no tenho Senhor. PROMOTOR: Por que logo aps o acidente o senhor no prestou socorro s vtimas? INTERROGANDO: Eu entrei em desespero, no conseguia acreditar o que tinha acabado de fazer. PROMOTOR: E o que o senhor diz a respeito do envolvimento de Gabriel Snayder como vtima? INTERROGANDO: Ele passava ali perto distrado, falando no celular. PROMOTOR: Ento porque o excessivo consumo de lcool? INTERROGANDO: Era aniversrio do meu garoto mais velho, eu no percebi a quantidade. Mas estava completamente consciente dos meus atos. PROMOTOR: Obrigado, sem mais perguntas.

Juiz: A defesa deseja fazer perguntas ao ru? Defesa: No senhor. Juiz: Neste momento se iniciaro os debates orais, passo a voz para a promotoria...

12

DEBATES PROMOTOR: Bom dia a todos! Neste Plenrio, declaro ao Meritssimo Juiz Marcos Wellington de Souza, que o vejo como um grande exemplo de carter, integridade e fidelidade para com a lei! Parabenizo a Defensora Pblica Mariana Oliveira Machado pelo seu admirvel e eficiente trabalho exercido a favor da justia. Meus cumprimentos aos jurados, e a todos os demais aqui presentes. Senhores jurados! O acusado Yan Richel na noite do dia 4 de dezembro de 2008, s 01h15min, dirigia um veculo Voyage na Rua Zacarias, no Bairro Z Pereira a mais de setenta quilmetros por hora. Enquanto isso, na mesma rua, Paulo Oliveira de 47 anos, com sua filha Julia Oliveira, em seu colo, descia de sua camionete D-10 para ir pizzaria. O veculo localizava-se estacionado um pouco frente de um quebra-mola. Nesse instante, Yan vinha correndo, ultrapassou o quebra-mola e acabou atropelando as vtimas. Com a coliso, a porta da camionete foi arremessada a quinze metros de distncia, atingindo tambm, Gabriel Snayder que estava com sua motocicleta prxima ao local do acidente. Paulo no resistindo ao impacto veio a bito por Politraumatismo, Ao Contundente como consta em seu exame necroscpico. Sua filha Julia fraturou gravemente as pernas, tendo que submeter-se a uma cirurgia. Gabriel teve ferimentos leves. O ru fugiu do local e no prestou ajuda s vtimas. Alm de estar acima da velocidade permitida e dirigir sem Carteira de Habilitao, foi comprovado que o ru estava embriagado! O teste de bafmetro registrou 0,88 miligramas de lcool por litro de sangue, que comprova claramente tal embriaguez! Um pai de famlia honesto, que estava apenas passeando com sua filha, pagou a prpria vida por imprudncia. Imaginem o perigo que a criana sofreu. A famlia que sente a dor da perda. Paulo tinha 37 anos, muito novo ainda. Com certeza tinha muitos sonhos, muitos planos. O ru que tambm pai de famlia, no deve ter pensado nas conseqncias. Coloquem-se no lugar dele. Ele no se importou com a dor alheia. No houve compaixo. As conseqncias so graves. Sempre so! raro ver um acidente de trnsito sem mortes. E em todo acidente de trnsito sempre h um grande impacto, no s fsico, mas emocional tambm. O acusado agiu descaradamente com indiferena e desprezo a respeito desta situao. Ele no pensou que poderia destruir uma famlia, lgico no tinha como adivinhar, claro. Mas tinha como evitar! Este sujeito, que passa por processo de julgamento alegou diante de todos no ter nenhum antecedente criminal. Porm, no ter antecedentes criminais no argumento nenhum para inocent-lo. Quero deixar bem claro que no estou crucificando ningum. Pelo contrrio, quero demonstrar a todos que ningum est livre de cometer delitos. Entendam que tudo isso poderia no ter acontecido. Uma famlia poderia ter sido poupada de dor, sofrimento e lamentao! Uma criana de dois anos, praticamente um beb, poderia no ter sofrido o grande choque que sofreu. Todos esses fatos no aconteceriam se o ru no infringisse a lei. Se o ru prestasse o mnimo de prudncia e respeito s normas, no seria essa a realidade pela qual a famlia da vtima est vivendo! Creio eu, que em qualquer lugar que houver injustia algum tem que pagar o preo! Exatamente aquele que for responsvel por tal circunstncia! Este indivduo diante de todos ns a pessoa responsvel pela injustia da qual eu me refiro. Permitam-me agora ressaltar algo muito srio. A importncia da lei. Qual a sua importncia e para que ela serve? Exatamente para tentar reparar situaes constrangedoras como essa. A lei exerce e determina uma ordem para a sociedade. Ordem essa que deve ser obedecida por todos. A lei no faz sentido se no caminhar ao lado da justia. O artigo 165 do Cdigo de Trnsito Brasileiro determina infrao gravssima para todo aquele que dirigir sob a influncia de lcool ou qualquer substncia psicoativa que determine dependncia.

13 Havia 0,88 miligramas de lcool no sangue do acusado. Teor de lcool altssimo! Qualquer pessoa que esteja sobre o efeito de tal substncia no tem conscincia nenhuma do que faz. O Sr. Yan Richel declarou ser ciente de que dirigir alcoolizado proibido em lei. Adianta saber que errado e praticar mesmo assim? No h como inocentar algum que contradiz a lei e a ordem de tal maneira. Afirmo que o ru no merecedor de absolvio pela justia.

Juiz: Passo agora, a voz para a defesa...

DEFESA Extremo senhor Juiz, que preside essa seo de instruo e jri, caro colega da promotoria, Luis Felipe de Souza Queiroz, caros jurados, SENHORES, aqui reunidos, cumprimos, mais uma vez, uma difcil misso. O que levaria um homem considerado honesto e pacato a matar um pai de famlia? Porque a desgraa se abateu sobre um lar, antes feliz? Anteriormente, ns seres humanos no somos bons nem maus. Somos movidos por circunstncias. At a sade e disposio do nosso corpo interfere em nossas aes. Julgar muito fcil para ns que somos humanos. Se fossemos ao Juzo final, julgados por nossos semelhantes, todos ns, sem exceo, iramos para o inferno. Ainda bem que o ultimo julgamento cabe a Deus, e ele justo. Ns sabemos misericordioso. S Deus conhece particularmente a cada um dos seus filhos. Bom , a vitima tinha acabado de brigar com sua esposa, perdeu o controle e para implicar com a mesma, levou a filha do casal para um passeio. Menina essa com menos de 2 anos de idade. O que leva um pai de famlia levar sua famlia para passear de madrugada? Acho que um ndice de que o senhor na estava em seu melhor estado. Sem ateno, talvez causados pela briga em casa, e sem reflexos potentes causados pela ingesto de bebida alcolica. Que na pericia apontou. Desceu do veiculo sem sequer prestar ateno na movimentao da rua. Rua esta, que meu cliente, vinha a 70 quilmetros por hora, dez quilmetros apenas acima do permitido. Quem numa madrugada, numa rua pacata, no acelera um pouco mais? E Quem imaginaria que desceria do carro no escuro, um pai com sua filha no colo? Acho que sejamos coerentes com a realidade do dia a dia, e enxerguemos tambm as probabilidades das atitudes da vitima. O Sr. Yan, no um filhinho de papai batendo racha, ou algo do tipo. Ele um pai de famlia trabalhador e responsvel. Vindo do aniversrio do seu filho mais novo, poucas ruas dali. Ansioso para chegar em sua casa, pois trabalhava no dia seguinte cedo. Ingeriu um pouco de lcool no momento de descontrao. Percebeu sim que havia sado sem habilitao, pois quando entrou no carro, deu falta de sua carteira. Mais logo pensou logo ali, volto rpido. Enfim senhores, no estamos lidando aqui com um caso cruel. No foi mais que uma fatalidade, um acidente. Meu cliente um homem do bem. Que no pretende fugir com suas responsabilidades, s quer ser julgado com coerncia, levando em conta a pessoa que ele e o carter que possui. No como outros marginais que passam neste tribunal e devem sim, receber devidas penalidades. Acho que j disse tudo, e tudo que eu disse, est muito claro para todos aqui. Mas talvez escondidos nos argumentos usados pelo meu colega, que aqui lhes disse. Muito obrigado. -

14 Juiz: A promotoria deseja rplica? Promotor: No senhor. Juiz: Encerramos os debates e peo que os jurados se retirem para realizar a votao na sala secreta.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Juiz: QUESITOS PARA AFERIMENTO DA SENTENA

1)O crime aconteceu? 2)Yan Richel teve autoria no crime? 3)Yan Richel deve ser absolvido? 4)O motivo alegado pela defesa para diminuio da pena deve ser acatado? 5)O motivo alegado pela promotoria para aumento de pena deve ser acatado? 6) Yan Richel deve receber o direito de recorrer e responder o processo em liberdade?

Juiz: Peo a todos que fiquem de p e no realizem manifestaes... Juiz:

15

SENTENA No dia 04 de dezembro de 2008, por volta das 01h15min, na Rua Zacarias, n 324, bairro Z Pereira, nesta capital, defronte a Lima Mveis Usados, Yan Richel, na conduo do veculo Voyage, com placas MLR-1861/MS, alcoolizado e sem habilitao, atropelou a vtima Paulo Oliveira, que veio a bito e, na mesma ocasio, feriu gravemente a filha deste Julia Oliveira, bem como Gabriel Snayder, no lhes causando as mortes em razo do pronto atendimento mdico. -Por razes, com esteio no art. 413 do CPP, pronuncio Yan Richel, no art. 121, 2, inciso IV e art. 121 2 inciso IV c/c art. 14, inciso II, este ltimo por duas vezes e art. 132, todos do Cdigo Penal e arts. 304 306 e 309 estes previstos no Cdigo de Trnsito Brasileiro. -Iniciada a sesso no plenrio de julgamento, sem leituras de peas, passando para o interrogatrio os altos e na seqncia deu-se incio aos debates orais. O promotor de justia Luis Felipe de Souza Queiroz requereu a condenao, nos termos da pronuncia de defesa tcnica realizado pelos advogados de defesa, Mariana Machado e Karolaine Leonel. -Reunido na sala secreta o conselho de sentena, por maioria dos votos declarados, decidiu absolver o acusado, nos termos da pronuncia... A sala da sesso do Tribunal do Jri de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, aos 27 de Agosto de 2012, declaro encerrado esse plenrio.

16

CONCLUSO Agradecemos a todos os professores que nos auxiliaram e nos apoiaram a realizar este projeto, com a iniciativa da professora Vanja Marina Prates de Abreu. Agradecemos a direo da escola por nos dar a oportunidade de realizar projetos como este. Escolhemos esse caso, depois da sugesto da professora Vanja de demonstrar como esse tipo de caso impune hoje em dia. Chamou-nos a ateno por ser o primeiro caso depois da implantao da lei seca. Tambm nos da oportunidade de encenar e expressar ao extremo a ao do juiz, promotor, defensor, jurados, etc. Seu trabalho em um jri e a difcil deciso de julgar uma pessoa. Agradecemos especialmente ao Doutor Aluisio Pereira, por nos dar a oportunidade de realizar e por nos auxiliar neste projeto no Plenrio. Agradecemos tambm ao Plenrio do Jri de Campo Grande MS.

17

EVIDNCIAS ANEXOS - A causa mortis e os ferimentos provocados nas outras vtimas provam que se tem nos autos para fundamentar o crime de homicdio (art. 121) e leses corporais (art. 132) so os laudos emitidos pelo IML, bem como a prova de que dirigia embriago (teste de alcoolemia). - Em relao a vitima Paulo Oliveira realizou-se exame necroscpico (f.287 e verso), o qual atestou que a causa de sua morte foi "POLITRAUMATISMO, AO CONTUNDENTE"; - Teste de alcoolemia (f.26); - Prova tambm a confisso dele, Dentro desta perspectiva, relembro que nas duas oportunidades em que foi ouvido, YAN RICHEL admitiu a autoria do fato imputado, ou seja, de que conduzia o veculo Voyage, alcoolizado e sem habilitao quando se envolveu no acidente descrito na denuncia.

18

LEIS INFRINGIDAS PELO RU Cdigo de Trnsito Brasileiro CTB Lei n 9.503 de 23 de Setembro de 1997 Art. 304. Deixar o condutor do veculo, na ocasio do acidente, de prestar imediato socorro vtima, ou, no podendo faz-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxlio da autoridade pblica. CTB - Lei n 9.503 de 23 de Setembro de 1997 Art.306. Conduzir veculo automotor, na via pblica, estando com concentrao de lcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influncia de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia. CTB Lei n 9.503 de 23 de Setembro de 1997 Art.309. Dirigir veculo automotor, em via pblica, sem a devida Permisso para dirigir ou Habilitao ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano.

19

PERSONAGENS Juiz: Marcos Wellington Assessores: Higor, Karoline , Karolaine. Promotor: Luis Felipe Defensoria: Mariana Machado Escriv: Letcia. Policiais: Victor de Andrade e Matheus Santos. Ru (Benvindo Teixeira da Silva): Yan Richel Testemunha (WillianAparecido): Gabriel Snayder Jurados selecionados: Anny Gabrielly, Jlio Csar, Jos, Maria Luiza, Michelle, Thaysa e Vitria. Roteiristas: William Yarzon, Mariana Machado e Karolaine Leonel. Impresso e Encadernao de resenhas: Karolaine e William. Oficial de Justia: Luca Jara. Provas: Ana Carolina e Larrisa Leite. ALUNOS 1 ano B Ana Carolina Anny Gabrielly Bruna Amaro Charles Christopher Cristiano Daniel Fernando Gabriel Gean Giuliana Gustavo Higor Julio Csar Karolaine

20 Karoline Larissa Leticia Luca Jara Lucas Germinaro Luis Felipe Marcos Maria Luiza Mariana Matheus Alves Matheus Souza Matheus Santos Mayara Michelle Rafael Thaysa Vanessa Victor Victria Wellington William Yan Thais Jos

21

BIBLIOGRAFIA http://www.campograndenews.com.br/cidades/motorista-e-condenado-a-prisao-por-morteno-transito-07-17-2010 Frum de Campo Grande MS (caso Benvindo Teixeira da Silva)

ESCOLA ESTADUAL ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA

2 ano A

JRI SIMULADO Caso: Famlia Rodriguez

Campo Grande 2012

2 ano A

JRI SIMULADO Caso: Famlia Rodriguez

Trabalho apresentado como avaliao parcial das disciplinas de Sociologia, Filosofia (Professora Vanja Marina Prates de Abreu), Histria (Professor Iasson Prestes Gelatti), Fsica (Professora Suly Copini)

Orientadora: Professora Vanja Marina Prates de Abreu

Campo Grande 2012

SUMRIO

1 Introduo ............................................................................................................................. 1 2 Resumo ................................................................................................................................. 2 3 Personagens que no vieram a bito ..................................................................................... 3 3.1 Perfil Fictcio do Ru ....................................................................................................... 3 3.2 Perfil Fictcio da Vtima .................................................................................................. 4 3.3 Perfil Fictcio da Vtima ................................................................................................. 5 4 Depoimentos .......................................................................................................................... 6 4.1 Depoimento de Mrio Alves de Sousa ............................................................................. 6 4.2 Depoimento de Felipe Martins Rodriguez ...................................................................... 7 4.3 Depoimento de Joo Paulo Duarte Rodriguez ............................................................... 8 5 Julgamento ............................................................................................................................. 9 5.1 Prego ............................................................................................................................... 9 5.2 Interrogatrio ................................................................................................................ 10 5.3 Debates ......................................................................................................................... 11 5.4 Sentena ...................................................................................................................... 15 6 Anexos ................................................................................................................................. 19 6.1 Laudo de Exame Necroscpico ...................................................................................... 19 6.2 Personagens da Simulao ............................................................................................ 20 6.3 Alunos que ajudaram na montagem da resenha ........................................................... 21 7.0 Referncias ........................................................................................................................ 22

1 INTRODUO

Atualmente o trnsito brasileiro um dos mais violentos do mundo. Perguntamo-nos se isso devido ao aumento do nmero de carros, adquirido pela populao que ascenderam socialmente. Sob este ponto de vista, parece-nos uma coisa boa, entretanto, nossas ruas e rodovias no esto preparadas para tamanha mudana, o que tem gerado constantemente grandes congestionamentos. Estas grandes movimentaes nas cidades, aliados falta de estrutura fsica de nossas ruas e avenidas e a imprudncia dos motoristas, tm causado grandes transtornos. Por ter uma lei que no puni casos graves de imprudncia no trnsito, muitos motoristas adotaram um estilo violento de dirigir, causando srios problemas, chegando a causar acidentes graves e mortes. Uma lei que entrou em vigor h pouco tempo a LEI N 12619 DE 30 DE ABRIL DE 2012, que regulamenta a profisso de motorista do transporte de cargas e de passageiros. Na prtica, as regras probem os profissionais de dirigir por um perodo superior a quatro horas sem descanso de no mnimo 30 minutos. Um pouco da violncia no trnsito a imprudncia, e o outro motivo a falta de sinalizao, de melhorias nas ruas e estradas do Brasil. Quando criaram a lei do descanso dos caminhoneiros, no pensaram na falta de estrutura que as estradas brasileiras tm, no pensaram no perigo que vai ser para um caminhoneiro parar na beira de uma rodovia que muitas vezes no possui iluminao nem acostamento. Este trabalho tem por objetivo, alm de mostrar uma possibilidade de discutir/imputar uma penalidade ao infrator, aproveitar o momento de discusso sobre a reformulao do novo cdigo penal brasileiro. Por ser uma releitura de um caso real, ns omitimos a identidade dos personagens envolvidos e realizamos algumas adaptaes que permitiram a simulao e aplicao das penalidades dentro de uma viso inovadora do cdigo. O relato de um acidente de transito acorrido na BR 163 onde um senhor que dirigia um caminho Mercedes Benz faz uma ultrapassagem indevida e colide com um carro (Uno Mille) de cor vermelha onde estava uma famlia inteira, causando a morte de 3 (trs) dos 5 (cinco) ocupantes.

2 RESUMO

No dia 25 de julho de 1997, por volta das 18h, na BR 163, sada para So Paulo, ao realizar manobra de ultrapassagem com o veculo que conduzia, Mrio Alves de Sousa colidiu com outro automvel em que se encontrava Camila Nunes Rodriguez, Beatriz Benites Rodriguez, Fernanda Duarte Rodriguez, Joo Paulo Rodriguez e Felipe Martins Rodriguez, causando a morte das trs primeiras e leses nos outros.

3 PERSONAGENS QUE NO VIERAM A BITO

3.1 Perfil fictcio do ru

Nome completo: Mrio Alves de Sousa Sexo: Masculino Filiao: Maria Alves de Sousa e Mario Sousa RG: 2.977.269 SSP/MT CPF: 591.135.135-83 Estado civil: Casado Cnjuge: Juliana Grande Sousa Escolaridade: Ensino Mdio completo Idade: 50 anos (13/01/1962) Ocupao: Caminhoneiro Natural de: Vera (MT) Mora atualmente em: Campo Grande (MS)

3.2 Perfil fictcio da vtima

Nome completo: Felipe Martins Rodriguez Sexo: Masculino Filiao: Darcia Rodriguez e Romrio Martins RG: 41.875.789-6 SSP/MS CPF: 141.470.853-00 Estado civil: Vivo Escolaridade: Ensino Superior completo Idade: 44 anos (05/04/1968) Ocupao: Arquiteto autnomo No dia do ocorrido: Condutor Natural de: Campo Grande (MS) Mora atualmente em: Campo Grande (MS)

3.3 Perfil fictcio da vtima

Nome completo: Joo Paulo Duarte Rodriguez Sexo: Masculino Filiao: Felipe Martins Rodriguez e Camila Nunes Rodriguez RG: 91.122.534-1 SSP/MS CPF: 301.164.184-60 Estado civil: Solteiro Escolaridade: Ensino Mdio completo Idade: 19 anos (26/03/1993) Ocupao: Estudante No dia do ocorrido: Passageiro Natural de: Campo Grande (MS) Mora atualmente em: Campo Grande (MS)

4 DEPOIMENTOS

4.1 Depoimento de Mrio Alves de Sousa

DELEGADO: Qualificao da parte. MRIO: Meu nome Mrio Alves de Sousa, casado, tenho 50 anos, caminhoneiro, RG n 2.977.269 SSP/MT, moro na Rua Jatica n 609 - Campo Grande - MS. DELEGADO: H quanto tempo voc trabalha no ramo dos transportes de carga? MRIO: A pouco mais de 20 anos, comecei a trabalhar com aproximadamente 30 anos. DELEGADO: Voc tem o habito de cometer infraes no transito? MRIO: No. J cometi algumas, mas foram poucas, e isso faz muito tempo. DELEGADO: Como era a relao com a empresa dona do caminho? MRIO: Eu no possua muito contato com a empresa, pois viajo muito e essas viagens ocupam muito o meu tempo. A nica hora que conversava com algum da empresa era quando recebia as ordens de entrega de carga. DELEGADO: Qual era o estado do caminho da empresa que voc dirigia? MRIO: Precrio. Na maioria das viagens ocorriam problemas mecnicos nele. Sempre que era possvel eu avisava a empresa para solucionar o problema, mas nada foi feito. Eu levei em uma mecnica por conta prpria, mas eu no tinha muito dinheiro e no pude pagar por um trabalho melhor do que foi feito. DELEGADO: O que aconteceu na hora do acidente? MRIO: Eu j havia dirigindo durante umas 20 horas seguidas. Estava cansado, queria logo chegar ao posto de gasolina que havia alguns quilmetros frente para poder descansar. Na metade do caminho meu caminho teve problemas mecnicos e acabei indo para a pista contrria. Tentei desviar do Uno, mas nada adiantou porque o motorista do Uno tambm desviou para o acostamento e acabamos batendo. DELEGADO: Qual foi sua atitude aps a coliso acontecer? MRIO: Demorei um pouco para acordar, o impacto da batida me fez bater a cabea e acabei desmaiando. Quando acordei j estava cheio de ambulncias no local.

4.2 Depoimento de Felipe Martins Rodriguez

DELEGADO: Qualificao da parte. FELIPE: Meu nome Felipe Martins Rodriguez, vivo, tenho 44 anos, arquiteto, RG n 41.875.789-6 SSP/MS, moro na Rua Hamburgo, n 113 - Campo Grande - MS. DELEGADO: Como era o seu relacionamento com sua famlia? FELIPE: Era tima, sempre nos reunamos para festejar, cada final de semana revezvamos de casa. ramos muito unidos. DELEGADO: Voc dirige h quanto tempo? FELIPE: Desde os meus 18 anos. DELEGADO: Para onde vocs estavam indo no dia do acidente? FELIPE: Estvamos voltando de viagem, indo para Campo Grande. DELEGADO: Antes da viagem voc havia feito reviso do veculo? FELIPE: Sim, fao reviso do meu veculo sempre que saio de viagem. DELEGADO: O que aconteceu na hora do acidente? FELIPE: No me lembro muito bem, eu estava dirigindo rumo a Campo Grande, durante o trajeto avistei um caminho que estava tentando fazer vrias ultrapassagens, mas no obtinha sucesso e ento voltava para a pista. O motorista tentou fazer mais uma ultrapassagem, e dessa vez vindo para cima do meu carro. Tentei desviar para o acostamento, mas foi em vo. A batida ocorreu do mesmo jeito. DELEGADO: Voc se lembra de algo depois da batida? FELIPE: No me lembro de muita coisa. A ltima coisa que me lembro foi do farol do caminho se aproximando e do barulho de vidro quebrando. Depois acordei na ambulncia e perguntei como estava minha famlia.

4.3 Depoimento de Joo Paulo Duarte Rodriguez

DELEGADO: Qualificao da parte. JOO: Meu nome Joo Paulo Duarte Rodriguez, solteiro, tenho 19 anos, estudante, RG n 91.122.534-1 SSP/MS, moro na Rua Hamburgo n 113 - Campo Grande - MS. DELEGADO: Seu pai dirigia perigosamente? JOO: No. Ele sempre foi um motorista responsvel. No fura os sinais, no faz ultrapassagens perigosas, no dirige alcoolizado e no dirige em alta velocidade. DELEGADO: Antes de viajarem, seu pai ingeriu alguma bebida alcolica? JOO: No me lembro direito, mas creio que no. DELEGADO: Onde voc estava sentado na hora do acidente? JOO: No banco de trs. DELEGADO: O que voc se lembra do acidente? JOO: No me lembro de muita coisa. Estava olhando pela janela do carro, como sempre fao nas viagens. De repente ouvi todo mundo gritando e um claro vindo em nossa direo. Depois disso s lembro-me de quando estavam me levando para o hospital.

5 JULGAMENTO

5.1 Prego

A Promotora De Justia, Maria Luiza Freitas, denunciou Mrio Alves de Sousa no art. 121, 2, inciso IV (por trs vezes) c/c art. 121, 2, inciso IV, c/c art. 14, inciso II (por duas vezes), ambos do Cdigo Penal, porque no dia 25 de julho de 1997, por volta das 18h, na BR 163, sada para So Paulo, ao realizar manobra de ultrapassagem com o veculo que conduzia (Caminho Mercedes Benz) colidiu com outro automvel (Uno Mille) em que se encontrava Camila Nunes Rodriguez, Beatriz Benites Rodriguez, Fernanda Duarte Rodriguez, Joo Paulo Duarte Rodriguez, Felipe Martins Rodriguez, causando a morte das trs primeiras e leses nos outros. A Defesa ser feita atravs da Advogada Gabriella Fernandes.

10

5.2 Interrogatrio

Juiz

JUIZ: Qual sua idade? MRIO: 50 (cinquenta) anos. JUIZ: Qual o nome completo de seus pais? MRIO: Maria Alves de Sousa e Mario Sousa JUIZ: Voc assume a autoria do crime? MRIO: Sim. JUIZ: Voc conhecia as vitimas? MRIO: No. JUIZ: Voc poderia relatar o acontecido? MRIO: Eu estava dirigindo quando meu caminho deu problema e foi para outra pista. Um carro estava vindo na direo contrria. Eu desviei para o acostamento, mas o motorista do outro carro foi para o acostamento tambm e acabamos batendo.

Defesa

ADVOGADA: Voc casado? MRIO: Sim. ADVOGADA: Tem filhos? MRIO: Sim. ADVOGADA: Quantos? MRIO: 2 (dois). ADVOGADA: A idade deles? MRIO: 1 (um) de 10 (dez) e outro de 16 (dezesseis). ADVOGADA: Tem antecedentes criminais? MRIO: No. ADVOGADA: Quem o responsvel pela reviso do veculo? MRIO: A empresa.

11

5.3 Debates

Promotoria (Promotora Maria Luiza Freitas) Bom dia Meritssimo. Desde j gostaria de cumpriment-lo e parabeniz-lo pelo excelente trabalho que vm sendo feito neste plenrio. Estendo meus cumprimentos plateia, a Advogada Gabriella Fernandes e tambm aos senhores, nobres jurados, pessoas de bem, grandes excelncias neste plenrio. Pois bem. Venho me dirigir a vocs, afirmando que no existe acidente, existe infrao. Afinal, todo acidente s gerado porque algum ultrapassou em um local proibido, porque algum furou o sinal vermelho, estava dirigindo bbado ou estava desatento, etc. Acidente na verdade para vtima que no espera que surja um condutor imprudente do nada. Senhores, j notaram que somos convencidos de que se fosse um crime que tivesse grande repercusso da mdia, como crimes hediondos, chacinas e etc., ns j tomaramos as dores das vtimas automaticamente e acusaramos o ru? Mas quando um caso de acidente de trnsito, em vez de se colocar no lugar da vtima, nos colocamos no lugar do ru. Sentimo-nos cmplices do ru. Ns nos encontramos do outro lado da situao, afinal somos ou seremos condutores de algum veculo e como tambm cometemos infraes, quando culpamos o ru, tambm nos sentimos culpados. Como se tivssemos condenando a ns mesmos, e ningum gosta de se autocondenar, afinal, quem condena a si mesmo? Ns temos que mudar essa viso, afinal, crime crime. E tem que ser punido. Por ano acontecem inmeros acidentes na BR 163. E a maior causa dessas mortes por causa do que? Da imprudncia! Muitos dos senhores devem estar se perguntando: Que tipo de imprudncia?. As pessoas, quando falam em imprudncia, acreditam que isso se limita a alta velocidade, falar ao celular enquanto dirige ou dirigir alcoolizado. Mas, uma infrao gravssima no revisar seu carro. E isso de extrema importncia e de total responsabilidade do condutor. Esse homem cometeu um homicdio justamente por sua falta de considerao e cuidado com os outros condutores, pois em uma ultrapassagem proibida, o ru levou a bito uma grande parte da famlia, e lesionou os demais que restaram. Ele alega que o acidente aconteceu por falha mecnica, essa que se deu por falta da referida reviso mecnica, que a pouco expliquei

12

aos senhores. Vejam como o prprio ru assume sua imprudncia ao admitir falha mecnica no veculo que ele conduzia!

12

Senhor jurados, a questo aqui no atenuar a atitude irresponsvel do ru, mas sim incrimin-lo por 3 (trs) vidas perdidas. As vidas em questo nem podem se defender aqui neste plenrio porque foram silenciadas para sempre. Devido imprudncia do Mrio, pela irresponsabilidade do Mrio! O pai, o filho e a sociedade em geral contam com a justia, que s cabe aos senhores realizarem-na! Digo e repito: crime crime, e deve ser punido, independentemente de como seja!

Defesa (Advogada Gabriella Fernandes) Bom dia Meritssimo, quero parabeniza-lo pelo excelente trabalho feito com tamanha competncia. Agradeo a presena da plateia e quero cumprimentar minha colega de trabalho Promotora Maria Luiza, e a vocs queridos jurados, agradeo pelo importantssimo papel que vocs iro realizar. Antes de dizer sobre o caso, quero que vocs reflitam sobre como ser um caminhoneiro. Eles trabalham quase o dobro de sua carga horria para conseguir melhores condies para sua famlia e no so recompensados devidamente. As empresas cobram e cobram cada vez mais. Eles tm hora para comear e no tm hora para acabar. Cobram os menores tempos em cada viagem e se esquecem das necessidades de um ser humano, como comer em horrios corretos, dormir 8 horas por dia. Mas nada disso acontece. Eles vivem em condies desumanas! Ai todo mundo se pergunta: Se to desumano assim, se to horrvel assim ser um caminhoneiro, porque que ele continua? Porque ele trabalha pra sustentar a famlia, um homem honesto! Nunca precisou roubar ou algo parecido para trazer o sustento de sua famlia, ele sempre conquistou tudo com seu esforo, o esforo do seu trabalho! Em um final de tarde meu cliente estava na rodovia quando ocorreu um problema mecnico; vou repetir, um problema mecnico, que ocasionou a sada da pista e logo em seguida o acidente. Ele esta sendo acusado por ser o responsvel pela morte de 3 (trs) pessoas e a prova de que no houve inteno que ele desviou o caminho e infelizmente o condutor do Uno, Felipe, tambm desviou para o acostamento e assim acabaram colidindo. Onde est a culpa nisso? Se ele tentou desviar do Uno, onde est a culpa? Se ele tivesse a inteno de matar ele no teria desviado! Ele no jogou o caminho em cima do Uno! Agora um acidente pe um pai de famlia sentado em uma cadeira de ru como se fosse um assassino?

13

No cometam essa injustia, no privem esse pai dos melhores momentos de sua famlia, de ver seus filhos se formar, casar, ter filhos. E no tirem o companheiro de uma esposa. No faam com que todos esses anos trabalhados nas rodovias sejam jogados no lixo por culpa de uma fatalidade. Ele poderia estar morto agora, s no est porque o caminho era maior do que o carro, mas se no fosse ele poderia estar morto tambm. Pensem nisso.

Rplica Inesperado acidente? Inesperado acidente causado pelo Mrio! Problema mecnico? Se ouve problema mecnico porque no houve a manuteno, certo? Ele est dizendo que no foi culpa dele, que foi problema mecnico. Isso no deve ser considerado, pois se houve realmente falha mecnica, porque no consta nos autos o relato das condies do caminho? E se realmente o caminho estava em condies precrias, ele no deveria nem ter sado para uma viagem, pois ele sabia que isso poderia provocar um acidente, e no caso provocou. Muito mais que um acidente, provocou uma tragdia, uma famlia foi destruda por causa do Mario! muito fcil voc dizer que ele no teve culpa, que foi acidente, que ele no merece tamanha acusao. Realmente isso muito fcil quando a vtima no foi algum da sua famlia. Difcil mesmo ter que continuar vivendo sem pessoas queridas que morreram, ter que conviver dia aps dia com a ausncia. E tudo isso por culpa da imprudncia de um caminhoneiro. Mrio destruiu uma famlia, levou os sonhos e os planos, as alegrias da Famlia Rodriguez. Agora est em suas mos jurados, porque se ele for absolvido ou condenado por homicdio culposo, ele ainda ter sua famlia e seus sonhos. Lembremo-nos da Famlia Rodriguez que ser punida duplamente. Se ele for absolvido, ser como dizer: Vocs foram punidos uma vez com a morte de 3 (trs) pessoas de sua famlia e sero punidos novamente com a absolvio do assassino que matou essas pessoas. Ns, como sociedade, temos que mudar esse cenrio de que crime de trnsito no leva a condenao dos culpados, de que um crime de trnsito s pagar uma fiana e t tudo resolvido! No assim no! Se matar, se ferir, tem que pagar pelo que fez! Tem que haver justia nesse pas, pois quando julgamos um caso como esse, no estamos julgando somente o crime em si, mas estamos julgando as leis de nosso pas. Hoje eu estou clamando por justia, nada mais que justia! Eu espero justia, a sociedade espera justia, a Famlia Rodriguez espera justia, mas cabe aos senhores essa deciso. Est em suas mos senhores jurados.

15

Trplica Caros jurados, est sim nos autos as condies precrias do caminho. E mais, ele levou o caminho em uma oficina mecnica, mas no uma das melhores. Afinal, ele uma pessoa com uma renda muito baixa e infelizmente no tem recursos suficientes para conseguir tudo do bom e do melhor. Jurados, ponham a mo na conscincia e vejam: ele estava apenas tentando trazer um futuro melhor para sua famlia, ele no saiu de casa naquele dia pensando Hoje vou matar trs pessoas!. Ele tambm tem filhos, tem uma esposa, e se meu cliente for condenado por algo que no teve culpa, ele poder passar at 30 anos em uma cadeia! E por conta de algo que no teve culpa, por um problema mecnico! Vemos casos hoje em dia de pais matando filhos, filhos matando os pais, polticos corruptos e muitos deles no so condenados. Muitos premeditam o crime durante meses e no so condenados! Este homem aqui no morreu por pouco! No condenem Mario Alves de Sousa! No destruam essa famlia! Est em suas mos isso! No condenem esse homem por algo que ele no teve inteno, no teve culpa!

15

5.4 Sentena Estado de Mato Grosso do Sul Poder Judicirio Campo Grande 2 Vara dos Crim.Dol. Contra a Vida e Trib.do Jri.
Processo n Parte Autora: Parte R: Vtima: Juiz Prolator: 001.99.087594-5 Ministrio Pblico Estadual Mario Alves de Sousa Felipe Martins Rodriguez e Joo Paulo Duarte Rodriguez Alisson Willian da Silva

Vistos, etc.... Mrio Alves de Sousa, qualificado nos autos foi pronunciado como incurso nas penas do art. 121, 2, inciso IV, por trs vezes, c/c art. 121, 2, inciso IV, c/c art. 14, inciso II (por duas vezes), porque, no dia 25 de julho de 1997, por volta das 18h, na BR 163, o ru Mrio Alves de Sousa colidiu seu veculo em ntido caso de dolo eventual contra cinco vtimas, causando trs mortes e ferimentos graves em outras duas vtimas. O Conselho de Sentena decidiu, conforme termo de quesitao retro, pela ocorrncia dos crimes tipificados na denncia em todos os seus termos, para o fim de: a) Condenar Mario Alves de Sousa, brasileiro, casado, caminhoneiro, campo-grandense, nascido em 13 de janeiro de 1962, filho de Maria Alves de Sousa e Mario Sousa, RG 2.977.269 SSP/MT, CPF 591.135.135-83, nas sanes do art. 121, 2, inciso IV, do Cdigo Penal, contra as vtimas Camila Nunes Rodriguez, Beatriz Benites Rodriguez, Fernanda Duarte Rodriguez; b) Condenar Mario Alves de Sousa, brasileiro, casado, caminhoneiro, campo-grandense, nascido em 13 de janeiro de 1962, filho de Maria Alves de Sousa e Mario Sousa, RG 2.977.269 SSP/MT, CPF 591.135.135-83, nas sanes do art. 121, 2, inciso IV, do Cdigo Penal, contra as vtimas Joo Paulo Rodriguez e Felipe Martins Rodriguez.

16

Passa-se dosimetria das penas: A pena em abstrato para o delito de homicdio doloso qualificado de recluso, de 12 a 30 anos. Crime contra as vtimas Camila Nunes Rodriguez, Beatriz Benites Rodriguez, Fernanda Duarte Rodriguez, Joo Paulo Rodriguez e Felipe Martins Rodriguez. Das circunstncias judicias: Culpabilidade: normais ao tipo. Antecedentes: no h registro. Conduta social: no h elementos para aferir. Personalidade: no h nos autos elementos para aferio e em contato pessoal, no foi possvel verificar se tem personalidade voltada para a atividade criminosa. Motivos: normais ao tipo. Circunstncias: normais ao tipo. Comportamento da vtima: as vtimas no contriburam para o resultado lesivo. Fixa-se, pois a pena-base em 12 (doze) anos de recluso. Atenuante e agravantes: Pela atenuante da confisso espontnea (art. 65, III, d, CP), a pena ser reduzida em 6 (seis) meses. Com a reduo a pena intermediria est fixada em 12 (doze) anos de recluso. No h agravantes. Causas de diminuio e aumento de pena No h causas de diminuio e de aumento de pena.

17

Pena Definitiva e Regime de Cumprimento. Por se tratar de 5 (cinco) vtimas, sendo 3 (trs) homicdios consumados e 2 (dois) na forma tentada, em c/c art. 70 (concurso formal), h que se ressaltar que a pena dever ser acrescida em sua metade, pela aplicao do crime mais grave. Destarte, fixa-se em definitivo, em 18 (dezoito) anos de recluso, por ser o mnimo a ser diminuda a pena, apesar da atenuante da confisso do ru. O regime inicial de cumprimento da pena ser o fechado, nos termo do pargrafo 1 do artigo 2 da Lei n 8.072/90.

DISPOSIES GERAIS I- Concede-se ao ru o direito de apelar em liberdade, por que assim permaneceu por toda a tramitao processual (inexistentes os requisitos da priso preventiva, art. 312, CPP). II- Condena-se o ru Mrio Alves de Sousa ao pagamento das custas processuais, cuja cobrana ficar suspensa, nos termos do art. 12 da Lei n 1.060/50, em razo da gratuidade que ora se defere pela hipossuficincia econmica dos rus. III- Com o transito em julgado expeam-se os respectivos mandados da priso; lancem os nomes dos rus no rol dos culpados; expeam-se as necessrias guias de recolhimento. IV- Comunicaes e anotaes necessrias, de acordo com o Cdigo de Normas da Corregedoria-Geral de Justia, principalmente: a) Justia Eleitoral (arts. 37 e 216); b) ao Instituto de Identificao deste Estado e ao de Nascimento da parte condenada, com certides nos autos (art. 215); c) ao distribuidor e Secretaria de Segurana Pblica, com cpia de sentena delegacia de polcia de origem ou ao Departamento de Investigao Criminal, observada a qualificao completa da parte condenada (art. 217); d) com a remessa do boletim individual do condenado ao Servio de Identificao Criminal do Estado. Encaminhem-se eventuais objetos apreendidos.

19

Publicada em sesso. Registre-se. Saem as partes intimadas. Oportunamente, arquivem-se com as cautelas de praxe. Campo Grande, 27 de agosto de 2012. Em seguida, foi efetuada a leitura da sentena em plenrio, na presena das partes e demais circunstantes. Nada mais. Eu, Paula Arajo, Assistente de Gabinete, que a digitei.

Juiz Alisson Willian da Silva Presidente do Tribunal do Jri

Dra. Maria Luiza Freitas Promotor de Justia

Dra. Gabriella Fernandes Advogada

19

6 ANEXOS

6.1 Laudo de Exame Necroscpico

SECRETARIA DE SEGURANA PUBLICA SUPERINTENDECIA DA POLCIA TCNICO-CIENTFICA INSTITUTO MDICO LEGAL

EPML CENTRO

Laudo de Exame Necroscpico n 4875209

LAUDO DE EXAME NECROSCPICO

Campo Grande, 26 de julho de 1997.

A) A causa da morte de CAMILA NUNES RODRIGUEZ foi TRAUMATISMO CRNIOENCEFLICO POR AO CONTUNDENTE COMPATVEL COM ACIDENTE DE TRNSITO. B) Em relao a vtima BEATRIZ BENITES RODRIGUEZ a causa mortis foi TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR POR AO CONTUNDENTE COMPATVEL COM ACIDENTE DE TRNSITO. C) A vtima FERNANDA DUARTE RODRIGUEZ teve como causa mortis POLITRAUMATISMO (CRNEO ENCEFLICO E TORACO ABDOMINAL) POR AO CONTUNDENTE EM ACIDENTE DE TRNSITO. D) JOO PAULO RODRIGUEZ sofreu LESES TRAUMTICAS CUJAS CARACTERSTICAS SO COMPATVEIS DE TEREM SIDO PRODUZIDAS CONFORME POCA RELATADA NO HISTRICO. E) FELIPE MARTINS RODRIGUEZ sofreu LESES TRAUMTICAS CUJAS CARACTERSTICAS SO COMPATVEIS DE TEREM SIDO PRODUZIDAS CONFORME POCA RELATADA NO HISTRICO.

______________________________________ Dr. Mateus Oliveira Santana CRM 90.567

20

6.2 Personagens da Simulao

Juiz: Alisson Willian Promotora: Maria Luiza Advogada: Gabriella Fernandes Escriv: Paula Arajo Ru: Giovanne Coelho Oficial de Justia: Andressa Liandra Copeira: Ingrid Aparecida Policiais: Daniel Evandro e Matheus Maciel

Lista de Jurados:

a) Jssica Oliveira b) Kananda Loriraynne c) Gerson Oliveira d) Sabrina Aguirre e) Bianca Gomes f) Diogo Felipe g) Aline de Mello h) Dilica Dias i) Jean Carlo j) Danielly Moreira

6.3 Alunos que ajudaram na montagem da resenha

Provas: Matheus Felcio; Tayn Bellan; Giovanne Coelho Reportagens sobre o acidente: Danielly Moreira Introduo: Ingrid Aparecida Sentena: Maria Luiza Resumo do caso: Michele Magalhes Impresso e Encadernao: Myrella Guizardi

OBS: todos os alunos contriburam com uma quantia em reais para o aluguel do figurino utilizado na simulao e para a encadernao da resenha.

7.0 REFERNCIAS

a) Site campograndenews.com.br b) Site bauru.unesp.br c) Site portaldotransito.com.br d) Imagens da Sentena e do Laudo de Exame Necroscpico retirados do google e) Histria baseada no caso real envolvendo Jaime Bertolino Beumer e a Famlia Ricardi

5 Escola Estadual Adventor Divino de Almeida

JRI SIMULADO

Campo Grande MS 2012 2 ano B do Ensino Mdio Escola Estadual Adventor Divino de Almeida

JRI SIMULADO
Caso: Isabella Nogueira Barretos Trabalhos apresentados como avaliao parcial das disciplinas: Sociologia e Filosofia Vanja Marina Prates de Abreu Histria Iasson Prestes Gelatti Lngua Portuguesa Ana Carla Ximenes Geografia Wilson Vernal

Campo Grande MS 2012 2 ano B do Ensino Mdio Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

SUMRIO Introduo ..................................................................................................................... 04 Prego ........................................................................................................................... 06 Seleo dos Jurados ...................................................................................................... 07 Abertura da Sesso......................................................................................................... 08 Histria do Caso............................................................................................................. 12 Debate - Acusao......................................................................................................... 14 Debate Defesa..............................................................................................................17 Quesitos para aferimento da sentena.............................................................................20 Sentena..........................................................................................................................21 Boletim de Ocorrncia.....................................................................................................25 Depoimentos....................................................................................................................27 Anexos ............................................................................................................................36

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

INTRODUO Casos de desagregao familiar ficam mais comuns a cada dia, estatsticas afirmam que nos dias de hoje 30% dos casamentos brasileiros terminam em divorcio. Depois do divorcio as mes e pais solteiros procuram algum para reconstruir a famlia e quem mais sofre com isso so as crianas que precisam se adaptar e muitas vezes so maltratado, exemplo disso o caso Nardoni, onde a filha foi jogada do 6 andar pelo pai e madrasta, ou como Paulo Roberto Amaral que teria estuprado e matado a enteada de dois anos. No nosso caso a me aps se separar do marido casa com outro homem quando sua filha tinha apenas quatro anos. Enquanto criana ela o via apenas como pai, mas quando cresceu comeou a v-lo com outros olhos. Todo esse amor que Isabella tinha por ele, comeou a afetar o seu relacionamento com outras pessoas, no saia muito de casa e nunca teve namorado, mas apenas relacionamentos passageiros, afetou tambm seu relacionamento com a me, estavam sempre brigando. Isabella tinha fotos do padrasto no seu computador, tentava seduzi-lo, e quando conseguiu acabou ficando grvida do mesmo. Acreditou ser possvel construir uma famlia com o padrasto, sem levar em considerao a destruio do relacionamento com a me, iniciando um processo de chantagens para que o homem contasse a sua me o que tinha acontecido, pensando que desta forma estaria construindo uma nova vida de sonhos e felicidade. O trabalho foi todo desenvolvido e ser apresentado por alunos do Ensino Mdio do 2 ano B Matutino, da Escola Estadual Adventor Divino de Almeida, a saber: Juiz Gabriel Vieira da Silva Teixeira Promotora Luana Delmond de Castro Assistente de Promotoria Patrick Viana Ricarde Advogado de Defesa Tamara Nicoletti da Mata Assistente da Advogada Sabrina Mann Oficiais de Justia Michelle Beatriz Barros, Letcia Amarante Almeida e Natlia Canavarros de Alburquerque. Delegado de Polcia Rubens Hanna Lemes Policiais Antnio Ribeiro de Souza Neto e Luan Araujo de Lucas Perito Mrio Henrique dos Santos Silgueiro Copeiro Mateus Oliveira de Moura Ru Jonas Alcntara de Barros - interpretado por Marco Aurlio Aranda Albernaz Vtima Isabella Nogueira Barretos interpretada por Hindyanara Pitthan da Silva Testemunha: Ceclia Nogueira, Luiza Francisca de Mello, Sebastio Souza e Silva, e Jorge Toledo da Silva. Jurados: 1 - Ana Paula Garcia Vieira.

5 2 - Bruno Vogado Bittencourt. 3 - Dbora Almeida Alves. 4 - Diego Adolfo Soares Freire. 5 - Gabriela Barbosa Herrerias. 6 Leonardo Toledo. 7 - Michael Arajo Braga. 8 - Tamara de Oliveira Souza. 9 - Walisson Gabriel Aguirre Rocha. 10 Pedro Ivo Cabral Bastos. 11 - Gabriel de Oliveira Moreira. 12 - Mickael Eduardo Curtolo Carneiro. 13 - Bruno Vieira Loureiro. 14 - Joo Pedro Rodrigues nascimento. 15 - Kaienny Bittencourt da Silva. Os alunos que trabalharam neste caso assistiram a um jri popular real, com anuncia do Excelentssimo Juiz de Direito, Doutor Aluzio Pereira dos Santos, e a uma palestra sobre jri, proferida pelo advogado Diego Marcelino. O trabalho desenvolvido pelos alunos inclui o desenvolvimento da histria, coleta de provas, depoimentos, prego e sentena, e foi elaborado atravs de estudo fundamentado na Constituio Brasileira e Cdigo Penal.

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

PREGO Audincia de Jri Popular de JONAS ALCANTARA DE BARROS, que esta sendo acusado de duplo homicdio qualificado ( 2, art. 121 CP) e ocultao de cadver (Art. 211). Ru: Jonas Alcntara de Barros Ministrio Pblico Estadual Promotora: Luana Delmond de Castro Assistente da Promotoria: Patrick Viana Testemunhas de acusao: Ceclia Nogueira Luiza Francisca de Mello Sebastio Souza e Silva Jorge Toledo da Silva Advogado de Defesa Tamara Nicoletti da Mata Assistente da Advogada Sabrina Mann Ru Jonas Alcntara de Barros

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

SELEO DOS JURADOS

Nome 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Ana Paula Garcia Vieira Bruno Vogado Bittencourt Dbora Almeida Alves Diego Adolfo Soares Freire Gabriela Barbosa Herrerias Leonardo Toledo Michael Arajo Braga Tamara de Oliveira Souza Walisson Gabriel Aguirre Rocha Pedro Ivo Cabral. Gabriel de Oliveira Moreira Mickael Eduardo Curtolo Carneiro Bruno Vieira Loureiro Joo Pedro Rodrigues Nascimento Kaienny Bittencourt da Silva

Status

ABERTURA DA SESSO Declaro abertos os trabalhos 2 da sesso da 1 reunio do Tribunal do Jri da comarca de Campo Grande no ano de 2012. Determino a Sr. Escriv que realize a chamada dos jurados sorteados. (Nesta hora a Escriv faz a chamada de todas as pessoas que so jurados). 1- Ana Paula Garcia Vieira. 2- Bruno Vogado Bittencourt. 3- Dbora Almeida Alves. 4- Diego Adolfo Soares Freire. 5- Gabriela Barbosa Herrerias. 6- Leonardo Toledo. 7- Michael Arajo Braga. 8- Tamara de Oliveira Souza. 9- Walisson Gabriel Aguirre Rocha. 10- Pedro Ivo Cabral. 11- Gabriel de Oliveira Moreira. 12- Mickael Eduardo Curtolo Carneiro. 13- Bruno Vieira Loureiro. 14- Joo Pedro Rodrigues nascimento. 15- Kaienny Bittencourt da Silva. Tendo comparecido o nmero de _15_ jurados declaro instalada a presente sesso. OU Aos jurados faltosos (nomear) aplico a multa de R$ 6 salrios mnimos, ficando os mesmos desde j sorteados para a prxima sesso. (art. 443, 1 e 445, 3). Vai ser submetido a julgamento o ru JONAS ALCANTARA DE BARROS, Que esta sendo acusado de Duplo Homicdio Qualificado ( 2 , art. 121 CP) e ocultao de cadver (Art. 211). Determino ao senhor porteiro dos auditrios que apregoe as partes e as testemunhas, colocando em salas separadas as da acusao, das de defesa, (art.447 e 454). Vou proceder ao sorteio dos sete jurados que devero compor o conselho de sentena. Devo adverti-los, entretanto, que so impedidos de servir no mesmo conselho: marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro ou genro ou nora, cunhados durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta. Tambm no podero servir os jurados que tiverem parentesco com o Juiz (Gabriel Teixeira), com o promotora (Luana Delmond), com as advogadas (Tamara Nicoletti da Mata e Sabrina Mann), com o ru (Jonas Alcntara de Barros) e com a vtima (Isabella Nogueira Barretos). (art. 448 CPP).

9 Aqueles que se encontrarem nestas situaes, queiram imediatamente se levantar! Advirto-os, ainda, que uma vez sorteados no poder comunicar-se com outrem, nem manifestar sua opinio sobre o processo, pena de excluso do conselho e de multa de um a dez salrios mnimos (art. 466, 1). A defesa e a acusao podero, ainda recusar, cada qual, imotivadamente, ate trs jurados. Procederemos agora ao sorteio dos jurados. (sorteia normalmente o prprio juiz) A cada nome consultar as partes, iniciando-se pela defesa, sobre recusas. Convidar os no recusados para tomar assento. Est formado o conselho de sentena, farei a exortao legal, e chamada, cada um dos senhores dever responder Assim prometo. Todos de p. da Em nome lei, concito-vos a examinar com imparcialidade esta causa e a proferir vossa deciso de acordo com a vossa conscincia e com os ditames da Justia (art. 472). - Entregar aos jurados, nesse momento, cpias da deciso de pronncia e de posteriores decises que julgaram admissvel a acusao, assim como cpia escrita do relatrio a respeito do processo. Podem sentar. Os senhores jurados no sorteados esto dispensados com nossos agradecimentos. Juiz explica regras para o ru: Voc no obrigado a responder as perguntas e nem falar a verdade caso no queira responder apenas dizer que no tem nada a declarar. Perguntas: Voc j se envolveu com outros processos? No. Conhecia a vtima? Sim. Qual a ligao voc tinha com a vtima? Eu era o padrasto dela. H quanto tempo vocs se conheciam? H 16 anos. O que aconteceu exatamente no dia do crime? Eu fui busca l na faculdade como de rotina, quando cheguei l, ela no estava presente ento esperei uns 30 minutos e fui embora porque achei que ela tinha sado com alguma amiga, depois fui at minha chcara levar um cloro para o caseiro e ento voltei para casa. Juiz: a promotoria gostaria de fazer alguma pergunta? Promotora: Sim. Como a vitima esperava um filho seu segundo os exames periciais? Pois ela me seduziu e infelizmente eu no sei se tinha tomado algo e acabei cedendo. Mais sabia que ela estava grvida? No s fiquei sabendo quando ela me mandou o email dizendo que estava grvida. E sabia que o filho era seu?

10 No, no vi nenhum exame que comprovava isso. Obrigada. S isso vossa Excelncia. Juiz: A defesa gostaria de perguntar algo? Defesa: Sim. O senhor recebeu ameaas da vitima? Sim, um e-mail. Ela te seduziu mais alguma vez? Depois do ocorrido, sim. E o senhor cedeu? No, foi apenas uma vez. E tinha ingerido algo na vez em que ocorreu a relao? No me lembro. Obrigada Vossa excelncia. Juiz: Algum do banco de jurados gostaria de fazer perguntas? Ningum aceita. Interrogatrio encerrado. Leitura do processo no ponto de vista da acusao: (feita pela escriv) Isabella Nogueira Barretos, jovem de 18 (dezoito) anos, estudante de Odontologia, fora vista com vida pela ultima vez no dia 07/08/2009 na companhia de seu padrasto e tambm ru; Jonas Alcntara de Barros, nas proximidades da Universidade UNIDERP, por volta das 18h00min. Fora encontrada aps 63 horas de seu desaparecimento na BR163, com um tiro no pulmo. Posteriormente, com o estudo da pericia, constatou-se que a mesma estava grvida de 8 (oito) semanas do Ru e padrasto Jonas. O Ru alega que sofria constante ameaas da vtima, entre elas a de um prazo de 1 (uma) semana para que o mesmo contasse a me da vitima (sua esposa) que estava apaixonado por Isabella e disposto a largar tudo e todos para viver uma vida de amores eternos com sua enteada. Como no sabia o que fazer com a mesma, o Ru envolveu a vitima em uma emboscada dizendo que iria fugir com ela, e assim a levou at a BR 163 e matou-a com um tiro no pulmo direito. Atravs dos laudos periciais foi constatado que o tiro partiu do revolver registrado em nome do ru. Encerrada a leitura do processo. Art.471_ dada a Palavra ao Promotor: Vossa excelncia Ter 10 minutos para a acusao. Art.462_ para a Palavra para a Dr. Defensora: Vossa excelncia Ter 10 minutos para a defesa. Art.473_A Dr. Promotora quer usar a faculdade da rplica? Resposta: Sim, Vossa Excelncia, estou com a Palavra. Dr.Defensora quer usar a faculdade da trplica. Resposta: Sim, Vossa Excelncia, estou com a Palavra.

11

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

HISTRIA DO CASO Isabella Nogueira Barretos, jovem de 18 anos, vitima de um amor platnico por seu padrasto que inconseqentemente a levou a bito por covardia dele em ter que assumir a gravidez da enteada. Comeou ento uma intensa rede de mentiras e iluses em que a menina chantageava o ru incessantemente, at que este, cansado de tantas ameaas resolveu por um ponto final naquela intrigante histria. Depois de planejar friamente um modo de se livrar daquela grande fardo, o padrasto planejou um crime aparentemente perfeito. Aguardando a vitima em frente a sua instituio de ensino, o ru Jonas Alcntara de Barros, como de costume buscou a vitima. Esta entrou no carro no desconfiando do homem que amava e confiava. Aps grandes promessas de fidelidade e amor eterno, a vtima j iludida pelas mentiras no desconfiou da sbita mudana da rota que ela muitas vezes traada. Levando a vitima para a BR-163, o acusado disse a Isabella que o pneu do carro havia furado. Ento descendo do carro, ele abriu a porta do passageiro e arrancou aos puxes Isabella de dentro do carro. Arrastando-a para um lugar ermo e sacou a revolver calibre. 38 e efetuou um disparo que perfurou o pulmo da mesma. Deixando a vitima agonizando ao relento o acusado friamente, entrou no carro e dirigiu sem aparar at a fazenda da famlia. Chegando l chamou o capataz supostamente apenas para entregar um produto, mas j pensando em usar o homem como prova de sua estadia no local. Ao voltar para casa, o mesmo limpou e escondeu a arma, agindo normalmente at a chegada da esposa, dizendo que Isabella no estava na faculdade. Aps 48h o boletim de ocorrncia foi registrado iniciando as investigaes do desaparecimento. Com a continuidade da investigao, foram encontrados indcios do comparecimento de Isabella a aula no dia do ocorrido, com testemunhas afirmando terem visto sua entrada no carro de Jonas. Analisando o depoimento do padrasto a policia encontrou falhas no documento, iniciando uma nova investigao baseando Jonas como suspeito. Foi encontrando uma multa em nome do ru na BR 163. Desconfiando da total mudana de rota a policia comeou a procurar indcios do crime nos arredores do local. Com as buscas foram encontrados seu crach de identificao e seu material didtico e aps 63h de busca o corpo foi encontrado. A percia encontrou vestgios da pele de Jonas na unha de Isabella, junto com as digitais do mesmo na regio dos braos e antebraos. Jonas Alcntara de Barros foi acusado de assassinar Isabella e diante das provas irrefutveis foi condenado perante o tribunal do jri a 18(dezoito) anos de recluso para homicdio duplamente qualificado e 01(um) ano e 06(seis) meses de recluso por ocultao de cadver.

12

PRONUNCIONAMENTO DA PROMOTORIA Primeiramente gostaria de cumprimentar a todos os presentes no Tribunal do Jri, em especial ao Excelentssimo Juiz Gabriel Teixeira, aproveito para dizer que sempre uma honra estar em um caso presidido por Vossa Excelncia. Cumprimento os meus colegas da defensoria, ilustrssimas advogadas, Tamara Nicoletti e Sabrina Mann. Desejo um julgamento sereno, garanto que no tero uma acusao afoita e que respeitarei as posies de Vossas Excelncias. Aos senhores jurados, meus sinceros comprimentos, espero que os senhores desenvolvam com calma e esperteza o importantssimo papel que os senhores tero no dia de hoje. Um papel do qual os senhores devem se orgulhar, pois esto como representante da sociedade, onde vivem, representando-a na funo de jurado para com imparcialidade, fazer justia a quem devida. sempre um prazer ter pessoas como os senhores ao lado da justia. A palavra padrasto sempre foi usada num tom negativo, basta ouvi-la e muitas vezes lembramos-nos de histrias tristes, no entanto, a figura do padrasto como o substituto do pai, aquele que educa, brinca, ensina e d o exemplo nem sempre explorada. Infelizmente, o caso de hoje, se remete aos contos infantis, cujo padrasto tido como um vilo. Isabella Nogueira Barretos, jovem que na poca tinha 18 anos, soube bem disto. Aps ver o termino do relacionamento de seus pais, na poca com quatro anos de idade, teve sua casa ocupada por outro homem, o escolhido por sua me a ajud-la e servir de exemplo para a pequena garotinha que tinha sua vida toda pela frente. Porm, com o passar dos anos, a jovem Isabella no soube distinguir o amor paterno, mesmo que vindo de outro homem, do amor de homem e mulher. E ns sabemos que menina nova quando enjoa de boneca sinal que o amor chegou ao corao. Esta menina constituiu em sua cabea um pequeno conto de fada, onde iria finalmente viver o seu felizes para sempre com o seu padrasto. Infelizmente, o felizes para sempre do ru terminava com a jovem Isabella morta. Aps anos e anos constituindo um amor por Jonas Alcntara de Barros, a jovem Isabella resolveu comear a por em pratica seu conto de fadas. Durante certa noite, em que sua me Ceclia Nogueira estava de planto mdico no hospital onde trabalhava, a garota conseguiu convencer seu padrasto a ir para a cama com ela. Meus caros, j dizia o ditado: Quando um no quer dois no brigam. O acusado tinha na poca 47 anos, a meu ver, uma pessoa de 47 anos j tem maturidade e opinio suficiente para tomar algumas decises na vida, no? De qualquer modo ns no estamos aqui para julgar carter. Enfim, aps ter tido a relao sexual com Jonas, Isabella mandou um e-mail que dizia o seguinte: Tenho que te dizer que no aguento mais ver voc sem poder te tocar, te beijar, te abraar e ver voc agarrado com a minha me. o seguinte, te dou o prazo de uma semana para voc fazer alguma coisa. Caso contrrio, irei contar tudo o que aconteceu naquele dia, alm do mais est esperando um filho seu! Chegou a hora de sermos felizes juntos com o nosso bebe, que vai ser lindo igual voc! Eu te amo muito meu amor, minha paixo, fica comigo!. Uma semana se passara e ento o padrasto Jonas buscou sua enteada na sada da faculdade de odontologia que a mesma cursava como fazia de costume, j que a menina tinha acabado de completar seus 18 anos, e a me estava de planto mdico. A verso do ru diz que ele a esperou por volta de 30/45 minutos na frente da faculdade, porm a garota no apareceu. O que era uma situao atpica, porm compreensvel, para uma menina com seus 18 anos. Ento se dirigiu para a fazenda da famlia para entregar um produto qumico cujo capataz

13 havia pedido. Feito isso, voltou para a casa da famlia, e ficou no aguardo do termino do planto de sua esposa, e na volta de sua enteada. Como Isabella no aparecera, aps 48h do suposto desaparecimento, ele e dona Ceclia foram registrar o Boletim de Ocorrncia. Companheiros do tribunal do jri esta a verso dele. Com o inicio das investigaes os policias foram direto no local onde a vitima supostamente estivera pela ultima vez, a faculdade. A mesma esteve de fato presente na universidade at a ltima aula, pois a ficha de presena e as cmeras de segurana da faculdade nos provam isso. J em depoimento o Sr Jorge Toledo da Silva, porteiro da universidade UNIDERP e Luiza Francisca de Mello, melhor amiga de Isabella e companheira de classe, declaram que a viram entrando no carro de Jonas por volta das 18h20min. Luiza ainda mostrou uma mensagem de texto recebida de Isabela alguns minutos aps o termino da aula que dizia o seguinte: Agora sim amiga, estou indo ser feliz! Meus caros, por que motivos estes dois depoentes mentiriam? E mesmo que se eles no estivessem dizendo a verdade, a ficha presencial e as cmeras de segurana nos garantem que Isabella esteve sim na faculdade, e penso eu, que se ela tivesse sado para algum lugar aps a aula seria com sua melhor amiga j que e a mesma no tinha namorado. Sr. Jonas mentiu, j usando de m f quando disse em depoimento que sua enteada no estava presente. Essas duas testemunhas nos garantem isso. Isabela foi sim embora companhia de Jonas. Outro fato a ser debatido a ida de Jonas a fazenda da famlia. Companheiros, o Sr. Sebastio, capataz da fazenda da famlia, disse em depoimento que o acusado Jonas aparecera l por volta das 20h00min da noite, sozinho. A equipe investigativa fez questo de fazer o trajeto faculdade/fazenda para ver quanto tempo era necessrio. Eles usaram o mesmo modelo do carro do ru e saram da faculdade s 18h20min, horrio em que as testemunhas viram Isabella entrando no caro de Jonas e fizeram o percurso todo com a maior calma do mundo. O trajeto fora concludo em exatos 36 minutos. No sejamos ignorantes, se ele fora visto saindo da faculdade na companhia dela s 18h20min e se o trajeto faculdade/fazenda no leva mais que 40 minutos, porque razo s chegou l as 20h00min? Se ele de fato tivesse feito esse trajeto sem nenhuma pausa, chegaria l por volta das 19h10min. H um espao de tempo vago e no explicado pelo ru. O que de fato aconteceu para que Jonas chegasse fazenda as 20h00min e sem a companhia de Isabella? O corpo de Isabella foi encontrado na BR163, BR que coincidentemente a nica rota para acesso a propriedade rural da famlia. Com o estudo da pericia, constatou-se que sob as unhas de Isabella havia resduos de pele de Jonas Alcntara de Barros. Isabella fora morta com um tiro no pulmo, disparada por um revlver calibre 38, arma esta que pertencia a Jonas, pois o mesmo possui o Registro e Porte da referida arma. Est mais do que claro que Jonas Alcntara de Barros cometeu este crime. Este senhor que est sendo submetido a julgamento hoje matou sim sua enteada grvida de um filho seu! Digam-me se uma pessoa dessas pode e deve viver tendo os mesmos direito que ns, cidados de bem, que nunca fizemos mal a ningum, muito menos cometemos esta barbrie de tirar a vida de uma jovem e seu filho, com a agravante que este filho tambm era seu, filho do homem que ora est sendo acusado. Ele teve um comportamento brutal ao ceifar estas vidas, pois na realidade ele sabia da gravidez da enteada, portanto matou conscientemente o seu prprio filho, juntamente com a jovem que criara como filha. Ele poderia muito bem ter se portado como um homem de verdade e assumir a atitude imunda que teve, ao se relacionar sexualmente com sua enteada. Deveria ter conversado com a dona Ceclia e dito: Olha amor, aconteceu isso, isso e aquilo! Voc sabe, eu sou homem, difcil de resistir!. A prpria Isabella deixou que ele fizesse isto quando lhe enviou o e-mail! Ela disse, se voc no falar, falo eu! Ela acreditava que ele se portaria como um homem e tomasse a atitude que devia se tomada! Mesmo assim no justificaria a atitude imunda que ele teve em engravidar sua enteada, mas eu garanto, eu

14 aposto com vocs que a dona Ceclia preferira um milho de vezes lidar com esta situao, de ter a filha grvida do seu prprio marido, do que ter que ir reconhecer o corpo da sua filha no IML Se coloquem no lugar desta me por um minuto, pensem no que esta mulher sofreu quando soube o que tinha acontecido com sua filha, e mais ainda quando descobriu os motivos e quem era a pessoa que tinha feito tamanha crueldade. Agora multipliquem esta dor por um milho, porque isto que esta me vai sentir se este cidado, o mesmo que ela conviveu por cerca de 16 anos, que dividiu a mesma cama, e muito mais que isso, dividiu uma vida inteira com uma pessoa que foi capaz de tirar a vida de sua filha no for condenado! Ele foi capaz de ter relaes sexuais com a garota com quem conviveu por 16 anos, fazendo o papel de pai! A pessoa que viu Isabella se tornando uma mulher, se apaixonando pela primeira vez, sofrendo com as dores e consequncias de ser mulher, foi a mesma pessoa que no teve um pingo de d ao efetuar um disparo contra ela. Vou encerrando por aqui. Agora Vossas Excelncias ouviro a defesa do ru, e peo a todos que avaliem esta causa com clareza e imparcialidade, prestando bem ateno em todos os detalhes. Muito Obrigada.

PRONUNCIONAMENTO DA DEFESA Primeiramente gostaria de cumprimentar Excelentssimo Juiz Gabriel Teixeira, a meus caros amigos promotores Doutora Luana Delmond e seu auxiliar Doutor Patrick Viana, a minha amiga companheira de defesa Doutora Sabrina Mann, aos meus companheiros de plenrio, a guarda que nos protege aos excelentssimos jurados e todos os presentes nesse plenrio. Estamos aqui para decidir a vida desse cidado! O ru Jonas Alcntara de Barros era padrasto da vitima h 14 anos. Ele cresceu em uma famlia humilde, mais com sua luta completou seus estudos, trabalhou muito e chegou a ocupar o cargo de bancrio em um de tantos bancos de nossa cidade. Conheceu a me da vitima h uns 16 anos e fez dela sua esposa. Sempre a tratou com o carinho que merecia, chegando a ocupar o lugar de um pai para sua enteada! Ajudava muito em casa no media esforos por essa garota. Apesar dela no ter uma relao boa com sua me, meu cliente achou que isso seria um fato de adolescente, pois quando criana ela era uma filha normal, e tratava sua me normal. O que ele no esperava que essa menina se tornara obsecada por ele! E fez o mesmo estar sentado aqui nessa cadeira hoje. No dia do crime meu cliente esteve no trabalho o dia todo, como de costume foi at a faculdade s 18h00min horas buscar a vitima, ficou esperando-a uns 30 minutos e a mesma no apareceu. Ento ligou em seu celular que no atendeu, pensou que ela podia ter sado com as amigas ou coisa do tipo. Porque j havia o deixado esperando varias vezes. Aps isso seguiu para a fazenda da famlia levar o cloro que em depoimento seu prprio capataz fala que havia pedido: O delegado pergunta: DELEGADO: Na semana do ocorrido voc pediu que ele levasse alguma coisa? SEBASTIO: Aham faltava cloro pra limpar a piscina e ele precisava ver a contratao de um novo empregado. DELEGADO: E isso aconteceu? SEBASTIO: Sim, ele apareceu l pelas 20h00minh.

15 E por acaso do destino meu cliente recebe uma multa em um dos radares da BR 163 onde fica a entrada de sua fazenda. E por ele ter estado no local onde o corpo foi encontrado esta sendo acusado de ter matado a mesma. S esqueceu-se de relatar o outro lado da histria as ameaas! Em primeiro lugar temos o email que a vitima mandou ao meu cliente: (Leio o email) Leio aos senhores: Amor meu, Tenho que te dizer que no aguento mais ver voc sem poder te tocar, te beijar,te abraar e ver voc agarrado com a minha me. o seguinte te dou o prazo de uma semana para voc fazer alguma coisa. Caso contrrio, irei contar tudo o que aconteceu naquele dia alm do mais que estou esperando um filho seu! Chegou a hora de sermos felizes juntos, com nosso bebe que vai ser lindo igual a voc! Eu te amo meu amor, minha paixo, fica comigo! Bjos do seu amorzinho que te ama muito . Isabella Nogueira No email j vemos o quanto ela era obsecada por ele, tanto que faz ameaas e diz esperar um filho que nem o mesmo sabia que existia! A pericia no encontrou em lugar algum do quarto e das coisas da vitima, algum exame que comprovara que ela estava grvida e nenhum exame foi entregue ao meu cliente. Ele s ficou sabendo da gravidez por este email. Ele foi seduzido por esta garota, no temos provas para dizer que foi espontneo, ela pode muito bem ter colocado algum sedativo para o mesmo se entregar a ela, tanto que no prprio depoimento sua melhor amiga relata: DELEGADO: Eles tinham um caso? LUIZA: No, s tiveram relao uma vez, mais ela o amava muito. DELEGADO: Que tipo de relao? LUIZA: Sexual. DELEGADO: Ele que procurou ela? LUIZA: No, ela disse que insistiu muito. E ele cedeu. DELEGADO: Ele gostava dela? LUIZA: No sei. Ela corria muito atrs dele. DELEGADO: E foi a primeira vez dela? LUIZA: No, j teve outras, com outros caras. E ento, a prpria amiga diz que ela corria atrs dele, a prpria amiga diz que ela insistiu! E ento vamos julgar este homem, dizer que ele tinha relaes com ela sem saber ao certo o que aconteceu?

16 Mais no s isso temos mais provas! A vitima tinha um lbum de fotos do meu cliente em seu computador. Agora a moda ser fotografa do padrasto? A essa eu no conhecia! E o engraado que em nenhuma foto o meu cliente esta olhando diretamente para a maquina, e o mais engraado ainda ele nem sabia da existncia dessas fotos! Todas as fotos foram tiradas sem ele saber! As apresento para os senhores! (mostrar as fotos, apontando o que ele esta fazendo). Precisamos de mais provas para dizer o quanto ela era obsecada por ele? Ento meus caros se coloquem no lugar desse senhor. Que lutou na vida, e hoje est aqui tendo que passar por isso. Provando que qualquer um pode sentar naquela cadeira, tanto um justo como um injusto, tanto eu como qualquer um de vossas excelncias. Quero que se coloquem ali, no lugar dele, pois se ele cometeu um erro, ele vai pagar! Mas temos que analisar sua moral como se fosse a nossa. Pois ameaas no temos duvidas nenhuma que ele sofreu! O amor que ele sente por sua esposa esta estampando em seu rosto. A vtima no queria aceitar que ele amava a sua me e no ela. A mesma sofria por um amor platnico! Um amor que fez o mesmo estar aqui hoje! Deixo nas mos dos senhores! S peo que no enterrem esse senhor VIVO!

*Rplica e trplica decorrentes da espontaneidade do julgamento Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

QUESITOS PARA AFERIMENTO DE SENTENA 1) 2) 3) 4) H indicio de autoria? H materialidade do fato? O ru culpado? O motivo alegado pela defesa para diminuio de pena deve ser acatado?

17 5) O motivo alegado pelo ministrio pblico para aumento de pena deve ser acatado?

18 Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

SENTENA

Ao Penal: 0356884-64. 2009. 8. 7. 0001 Parte Autora: Justia Publica. Acusado(s): Jonas Alcntara de Barros. Vtima(s):Isabella Nogueira Barretos. Vistos, etc... JONAS ALCANTARA DE BARROS foi pronunciado no art. 121, 2, inciso IV por homicdio duplamente qualificado e art. Art. 211. Do Cdigo Penal porque no dia 7 de agosto de 2009, por volta das 18 horas, na BR 163, nesta capital, desferiu um tiro que causou a morte da vitima Isabella Nogueira Barretos e o feto que a mesma esperava de 8 (oito) semanas, causando-os a morte. Iniciada a sesso plenria de julgamento, no houve inquirio de testemunhas, nem leitura de peas, passando ao interrogatrio relatados os autos e, na sequncia, deu-se inicio aos debates orais. A Promotora de Justia, Luana Delmond, requereu a condenao nos termos da pronncia. A defesa tcnica realizada pelas advogadas, Tamara Nicoletti da Mata e Sabrina Mann, sustentou a tese de negativa autoria para ambos os crimes. Reunido em sala secreta, o Conselho de Sentena, por maioria de votos declarados decidiu condenar o acusado nos termos da pronncia, mais com atenuante. Isso quer dizer que a tese de defesa foi aceita. As circunstncias atenuantes foram aceitas por ser ru primrio, ter servio fixo, endereo fixo, e pelas ameaas comprovadas. Verifico que milita em favor do acusado a atenuante.

19

Embora se retratasse o juzo, passando a negar a autoria, inclusive, neste plenrio, tenho que deve merecer uma reduo de pena porquanto foi com base nela e outras provas que melhor se desvendou o crime, foi denunciado, pronunciado e condenado. Evidente que, neste caso, o quantum da reduo no pode ser igual dada a outro acusado que confessa o crime em todas as etapas do processo, questo a ser abaixo fixada. Noutra senda, incorrem circunstncias agravantes bem como causas especiais de aumento e diminuio de pena a serem ponderadas. Posto isso, condeno JONAS ALCANTRA DE BARROS nos artigos 121, 2, inciso IV, e art.211 todos do Cdigo Penal. Desta feita, passo a fixar pena, sistema trifsico (art. 68 do CP). As circunstncias judiciais do art. 59 do CP no lhe so amplamente favorveis. Isto porque a culpabilidade reprovvel, eis que se encontrava armado em meio sociedade e por ameaas e desentendimento, fez uma emboscada para a vtima a empurrou o que provocou sua queda, desferindo-lhe um tiro no pulmo direito, conduta essa que demonstra seu dolo intenso, representando, portanto, a ntida vontade de assassinar a vtima, sendo merecedor de elevada censura. No se pode, na fixao da pena-base tratar dolo desta natureza com a de outro ru que age com menor intensidade na execuo do crime. No possuidor de antecedentes. A conduta social e personalidade so normais. Os motivos e as circunstncias do crime foram sopesados pelo Conselho de Sentena, razo pela qual deixo de consider-los nesta fase.

20

As consequncias do delito so tpicas da espcie, ou seja, dor, sofrimento pela perda de um ente querido tanto dos familiares da vitima (pai, me, irmos, tios, etc.) como tambm seus amigos. Assim, sopesando tais circunstncias judiciais, fixo a pena base: A) Em 20 (vinte) anos de recluso para homicdio duplamente qualificado. B) Em 2 (dois) anos de recluso por ocultao de cadver.

Reduzo em 2 (dois) anos de recluso a atenuante de seus antecedentes favorveis a reduo em homicdio e 6 (seis) meses de deteno para o crime de ocultao de cadver, salientando que no merecedor de reduo maior porque a aludida confisso, como dito acima, no ocorreu em nenhuma fase do processo, tendo negado em juzo e hoje neste Plenrio, razo pela qual exigiu do Estado maior esforo para conseguir a condenao de ru na defesa dos interesses sociais. Assim, fica condenado em definitivo: Em 18 (dezoito) anos de recluso no crime de homicdio duplamente qualificado. Em 1 (um) ano e 6 (seis) meses de deteno para ocultao de cadver.

Embora se trate de concurso formal, impossvel aplicar as regras do art. 70 do CP, inclusive o seu pargrafo nico, porquanto as penas so de natureza diferente, ou seja, recluso e deteno. Atento s diretrizes do art. 33 e 59, inciso III do CP fixo o regime fechado. Deixo de fixar o valor mnimo para reparao dos danos, uma vez que tal matria no foi objeto de debate nos presentes autos, ficando para discusso na seara prpria.

21

Tendo em vista que o acusado se encontra beneficiado com liberdade provisria decorrente de Habeas Corpus concedido pelos Desembargadores do TJ/MS, continuar em liberdade da mesma forma, eis que esta sentena condenatria no considerada fato novo pelos tribunais superiores. Aps o trnsito em julgado da sentena, faam-se as comunicaes necessrias, inclusive nome no rol de culpados, providencie-se a G.R Definitiva, expedindo-se o respectivo mandado de priso. Encaminhem-se os objetos apreendidos para destruio. Aps, arquive-se. Sentena publicada em Plenrio, saindo s partes intimadas. Registre-se oportunamente. Sala das sesses da 2 Vara do Tribunal do Jri de Campo Grande-MS, aos 27 de agosto de 2012.

Gabriel Vieira da Silva Teixeira

Juiz presidente do Tribunal do Jri

22

Boletim de Ocorrncia
Dados da Ocorrncia: Endereo do fato: Av. Ricardo Brando Nmero: No consta Bairro: Itanhang Park Data do Fato: 07/08/2009 Dados do Declarante: Nome: Jonas Alcntara de Barros RG: 001 575,034 Emissor/UF: SSP/MS CPF: 07895307,53 Ponto de referencia: Casa de Luiza Francisca de Mello Cidade: Campo Grande Estado: MS

Hora aproximada: 18h30min s 19h00min

Data de Nascimento: 23/06/1965 Sexo: Masculino Naturalidade (Cidade/UF): Coxim- MS Profisso: Bancrio Endereo: Rua Pedro Martins Nmero: 236 Bairro: Carand Cidade: Campo Grande Estado: MS CEP: 79112-230 DDD+Telefone: 067-33655790

Dados da pessoa desaparecida: Nome: Isabela Nogueira Barretos RG: 001, 945, 458 Emissor/UF: SSP/MS Apelido: Isa CPF: 875 841 981-12

Nome do Pai: Joaquim Ricardo Barretos

23 Nome da Me: Ceclia Nogueira Data de nascimento: 04/08/1994 Estado Civil: Solteiro (a) Naturalidade: Campo Grande Idade Aparente: 18 anos Orientao Sexual: Heterossexual Informaes Gerais: Cor da Pele: Morena Cor dos olhos: Castanhos Cor dos cabelos: Pretos Tipo de Cabelo: Liso Obs.: Nunca Desapareceu antes. No usa de bebidas ou outras drogas ilcitas. Vestimenta: Cala azul escuro, blusa branca e sapatilhas azuis. Convivncia mais prxima: Nome: Luiza Francisca de Mello Endereo: Rua da Ilha n 948 Cidade: Campo Grande Telefone: (67) 3388-5693 Detalhes da Ocorrncia: Objetos que a pessoa desaparecida portava: bolsa e materiais escolares Conte-nos como aconteceu: Ela saiu para ir faculdade, e a hora que fui pega-l como de costume, ela no apareceu, esperei ela meia hora na frente da faculdade. Liguei no celular dela vrias vezes, mas no atendia. Ento pensei que ela tinha ido a algum lugar com suas amigas e fui resolver umas coisas. Bairro: So Jos Estado: MS CEP: 79186-452 Altura (em metros): 1,68m Sexo: Feminino Profisso: Estudante

Rubens Hanna Lemes Delegado Presente

Gabriela Haid Escriv Presente

24 Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

DEPOIMENTO DE CECLIA NOGUEIRA DELEGADO: Qualificao da parte. CECLIA: Meu nome Ceclia Nogueira, casada, 45 anos, mdica, RG n 001.935.947, moro na Rua Pedro Martins n 236 Campo Grande MS. DELEGADO: Como era sua relao com Isabella? CECLIA: Era muito complicada, nos ltimos meses estvamos brigando muito. DELEGADO: Quais os motivos das brigas? CECLIA: Ela dizia que me odiava, pois ela no era feliz na nossa casa, saa sem me avisar e no atendia meus telefonemas. DELEGADO: Ela sempre foi assim? CECLIA: No. DELEGADO: Quando ela comeou a ter este tipo de comportamento? CECLIA: Nos seus 14 anos. DELEGADO: A senhora tem alguma suspeita, desconfia de algo ou de algum que poderia estar envolvido no desaparecimento da Isabella? CECLIA: No, pois ela no dizia muitas coisas para mim! Nossa relao era muito complicada. Lutei muitas vezes para mudar isso, mas pareci ter muita raiva de mim. DELEGADO: A senhora acha que ela pode ter fugido de casa? CECLIA: S pode Doutor, pois ela j tinha ameaado fugir vrias vezes. DELEGADO: Como era a rotina dela? CECLIA: Fazia estgio no perodo da manh e a tarde ia para a faculdade, s retornava no final da tarde. Almoava fora de casa, com alguma amiga. No fim da tarde, meu marido a buscava, depois ficava em casa. s vezes saia nos finais de semana. DELEGADO: O seu marido o pai dela? CECLIA: No. padrasto. DELEGADO: Como era a convivncia dos dois? CECLIA: Tranquila, sempre conversaram e ela no discutia com ele. DELEGADO: Eles passavam muito tempo juntos? CECLIA: No, ele trabalhava durante o dia, s nos meus plantes ficavam sozinhos, mais ela nunca reclamou.

25 DELEGADO: Como sua relao com seu esposo? CECLIA: timo Doutor, ele me trata muito bem e me respeita muito tambm. DELEGADO: H quantos anos esto juntos? CECLIA: 14 anos. DELEGADO: E qual a relao de Isabella com o pai? CECLIA: Ela s vezes passava algum final de semana, ou almoava com ele. DELEGADO: E ela gostava dele? CECLIA: Nunca teve problemas. DELEGADO: Como foi a reao dela aps a separao? CECLIA: Ela era pequena, no comeo sentiu falta mais depois se acostumou. E meu marido sempre a tratou bem. DELEGADO: A senhora tem mais alguma coisa a dizer? CECLIA: S peo que encontre minha filha Doutor. DELEGADO: Faremos o possvel.

Rubens Hanna Lemes Delegado Presente

Gabriela Haid Escriv Presente

Ceclia Nogueira

26 Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

DEPOIMENTO DE LUIZA FRANCISCA DE MELLO DELEGADO: Qualificao da parte. LUIZA: Meu nome Luiza Francisca de Mello, solteira, 19 anos, estudante (estagiaria na rea de odontologia), RG n 001.947.748, moro na Rua da Ilha n 948 Campo Grande MS. DELEGADO: Qual era sua relao com Isabella? LUIZA: Eu era sua melhor amiga. DELEGADO: Ela comentou algo sobre sair ou fugir de casa? LUIZA: No DELEGADO: Tinha namorado? LUIZA: No. DELEGADO: J teve namorado? LUIZA: Sim. Faz tempo. DELEGADO: Saiam juntas? LUIZA: Sim. DELEGADO: Que lugares frequentavam? LUIZA: Baladas, barzinhos com amigos, shopping a vrios lugares. DELEGADO: Faz tempo que ela terminou seu ltimo namoro? LUIZA: De 2 ou 3 anos. DELEGADO: Ela no teve relao com mais ningum nesse tempo? LUIZA: Alguns caras de balada. DELEGADO: Que tipo de relao? LUIZA: Nada duradouro, s ficava. DELEGADO: Ela no gostava de ningum? LUIZA: No senhor. DELEGADO: Estranho, voc no saber, no era a melhor amiga? LUIZA: Sim DELEGADO: E qual o motivo do torpedo que ela te mandou dizendo: Estou indo ser feliz? LUIZA: No sei.

27 DELEGADO: No sabe mesmo? LUIZA: que ela amava o padrasto. DELEGADO: Eles tinham um caso? LUIZA: No, s tiveram relao uma vez, mais ela o amava muito. DELEGADO: Que tipo de relao? LUIZA: Sexual. DELEGADO: Ele que procurou ela? LUIZA: No, ela disse que insistiu muito. E ele cedeu. DELEGADO: Ele gostava dela? LUIZA: No sei. Ela corria muito atrs dele. DELEGADO: E foi a primeira vez dela? LUIZA: No. .J teve outras, com outros caras. DELEGADO: Faz tempo que ela gostava dele? LUIZA: Sim. DELEGADO: O que ela dizia sobre ele? LUIZA: Dizia que ele era perfeito, e que ele tinha que ficar com ela, pois a me dela no fazia ele feliz. Ela falava que ele era um homem que queria ter para o resto da vida. DELEGADO: O que ela falava de sua me? LUIZA: Odiava a me dela. DELEGADO: Nos ltimos dias, ela comentou algo de fugir ou coisa do tipo? LUIZA: No, s disse que em breve seria feliz. DELEGADO: Tem mais algo a dizer? LUIZA: No, Senhor.

28 Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

DEPOIMENTO DE SEBASTIO SOUZA E SILVA DELEGADO: Qualificao da parte. SEBASTIO: Meu nome Sebastio Souza e Silva, casado, 68 anos, capataz, RG n 001.549.458, moro na BR 163 quilometro 150 Campo Grande MS. DELEGADO: O senhor conhece Jonas Alcntara de Barros? SEBASTIO: Sim senhor DELEGADO: Qual a sua relao com ele? SEBASTIO: Eu trabalho na fazenda da famlia. DELEGADO: H quanto tempo? SEBASTIO: Uns 12 anos. DELEGADO: E qual tipo de servios? SEBASTIO: Um pouco de tudo. Eu meio que comando o que o pessoal t fazendo. Tenho que ficar vendo se falta alguma coisa e peo pra ele, repasso as ordens do patro pro pessoal. DELEGADO: Com que frequncia isso acontece? SEBASTIO: No sempre... De duas em duas semanas mais ou menos. DELEGADO: Na semana do ocorrido voc pediu que ele levasse alguma coisa? SEBASTIO: Faltava cloro pra limpar a piscina e pedi para ele levar e precisava ver a contratao de um novo empregado. DELEGADO: E isso aconteceu? SEBASTIO: Sim, ele apareceu l pelas 20h00min. DELEGADO: Ele estava acompanhado? SEBASTIO: No senhor. DELEGADO: Ele estava alterado? SEBASTIO: Olha... O seu Jonas no uma pessoa muito alegre... Ele trabalha demais. normal ver ele alterado. DELEGADO: Como o comportamento dele geralmente? SEBASTIO: Geralmente quando ele vai na fazenda ele fica mais relaxado, mas quando eu ligo pra ele pedindo alguma coisa ou quando ele vai l pra entregar alguma coisa o comportamento dele diferente... Deve ser por causa no servio... No sei. DELEGADO: Fora isso, voc no viu nada de estranho nele?

29 SEBASTIO: Ele tava estressado como sempre... S se preocupava com a hora de chegar em casa. DELEGADO: E a dona Ceclia, ela no tomava nenhum tipo de deciso nos afazeres da chcara? SEBASTIO: No... Desde que eles se casaram, isso tudo ficou por conta do doutor Jonas. DELEGADO: Ento ela confiava plenamente nele? SEBASTIO: Acredito que sim, pois durante todo o tempo que trabalho l nunca percebi nada. Parece que ela confia muito nele, at por que a fazenda muito importante pra ela... E ela no deixaria na mo de qualquer um. DELEGADO: Voc percebeu alguma mudana em relao famlia? Digo, a personalidade da Ceclia e da Isabella mudou em relao ao relacionamento anterior e esse? SEBASTIO: Quanto a Ceclia no, mas a Isabella era muito prxima a ele... s vezes at parecia que ele era o pai dela. Lembro que a dona Ceclia comentou com uma amiga, que ela no esperava esse tipo de reao dela e que tava sendo muito fcil pra ela. DELEGADO: E qual era a posio do Jonas quanto a isso? SEBASTIO: Ele tentava ser um pai pra ela. Tudo o que um de verdade faria, ele faz. Nunca vi tratando com maldade... Ela dava os puxes de orelhas que precisava, mas nunca chegou a bater. Como eu disse tudo o que um pai faria. DELEGADO: E que horas ele saiu de l? SEBASTIO: L pelas 20h30min no mximo.

Rubens Hanna Lemes Delegado Presente

Gabriela Haid Escriv Presente

Sebastio Souza e Silva

30 Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

DEPOIMENTO DE JORGE TOLEDO DELEGADO: Qualificao da parte. JORGE: Meu nome Jorge Toledo, divorciado, 55 anos, porteiro, RG n 001.638.973, moro na Rua Eduardo Santos Pereira n 479 Campo Grande MS. DELEGADO: Viu essa aluna na faculdade? JORGE: Sim senhor. DELEGADO: Viu-a entrando e saindo? JORGE: Na entrada ela bateu o carto, e na sada estava na frente da faculdade esperando algum pega-l. DELEGADO: Que horas mais ou menos? JORGE: L pelas 6h20min DELEGADO: O senhor viu quem veio busc-la? JORGE: Era o carro de sempre. DELEGADO: Quem estava no volante? JORGE: Um homem. DELEGADO: Era o mesmo de todos os dias? JORGE: Sim. DELEGADO: Tem mais algo a dizer? JORGE: No senhor.

Rubens Hanna Lemes Delegado Presente

Gabriela Haid Escriv Presente

Jorge Toledo

31

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

DEPOIMENTO DE JONAS ALCANTARA DE BARROS DELEGADO: Qualificao da parte. JORGE: Meu nome Jonas Alcntara de Barros, casado, 47 anos, bancrio, RG n 001 575,034, moro na Rua Pedro Martins n 236 Campo Grande MS. DELEGADO: O senhor sabia que ela esperava um filho seu? JONAS: Sim, quando ela me mandou um e-mail me chantageando. DELEGADO: Ento, o senhor quer que eu acredite que uma moa de dezoito anos tinha todo esse poder sobre voc? JONAS: S estou relatando o que acontecia, no isso que o senhor quer? DELEGADO: E voc sabia que o filho era seu? JONAS: Bom... Ela disse que sim, mas existe nenhum exame que comprove. DELEGADO: No primeiro depoimento, o senhor disse que no havia encontrado sua enteada na sada, mas como o senhor explica o fato de duas pessoas terem a visto saindo com voc? JONAS: No tem o que explicar, eu j disse o que aconteceu no primeiro depoimento. DELEGADO: E a mensagem que ela enviou para a amiga? JONAS: E o que dizia essa mensagem? DELEGADO: Parecia uma mensagem de despedida, e que ela estava muito feliz com isso. JONAS: Bom, se a mensagem no cita o meu nome, no tem como provar que ela estava falando de mim. DELEGADO: H uma semana, ela te manda um e-mail falando para voc fugirem, e no dia que ela morre ela manda uma mensagem de despedida, no muita coincidncia? JONAS: No tenho nada a declarar. DELEGADO: E como o senhor explica o fato de ter resduos da sua pele na unha dela? JONAS: Eu moro na mesma casa que ela, s vezes a gente se esbarra. Bom dia, boa tarde e boa noite, o senhor conhece? DELEGADO: melhor o senhor cooperar, porque sua situao no esta muito boa. Segundo depoimentos, o senhor s chegou fazenda as 20h00min, o que fez o senhor demorar tanto?

32 JONAS: Nada, eu fui direto da faculdade para a fazenda. DELEGADO: E qual a sua grande resposta, para o tiro que matou Isabella ser de sua arma? JONAS: No tenho nada a declarar.

Rubens Hanna Lemes Delegado Presente

Gabriela Haid Escriv Presente

Jonas Alcntara de Barros

33 Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Segurana Pblica Campo Grande-2012 Laboratrio Maria Bragana

Laudo de exame de corpo e delito n: 4265/2012 IMLCENTRO EXAME NECROSCPICO I. O rgo pulmonar foi perfurado por um projtil calibre 38 SPL ou longo, de liga de chumbo, massa 9,43g deformado por impacto. II. Foram constatadas leses corporais na regio dos braos e antebraos. III. Tambm foi encontrado em estado de crescimento um embrio com aproximadamente 8 (oito) semanas. IV. O tiro perfurou o rgo referido resultado na entrada de sangue. A vitima sofreu uma parada respiratria, agravada por uma hemorragia interna que a levou a bito. V. A vtima ficou em estado agonizante por aproximadamente 30 (trinta) minutos at a parada do funcionamento de seus rgos. RESULTADO: Morte ocasionada por disparo de arma de fogo, com perfurao e hemorragia pulmonar. Apresentao de diversas leses na regio dos braos e antebraos.

Dr. Csar Pinho Alcntara CRM:276376 Mdico Legista

Dr. Michel Gardenas Faria CRM:12275 Mdico Legista

34 Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP Campo Grande MS Turma de Odontologia 2009


N Aluno
Total de Faltas 01/08 02/08 03/08 04/08 05/08 06/08 07/08 08/08 09/09 10/08

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29

Ana Paula Braga Adeildo Anselmo de Souza Beatriz Monteiro Carlos Marques Fernando Concar Gabriele Saraiva Isabella Nogueira Barretos Luiza Francisca de Mello Miguel Vilas Boas Pedro Rafael dos Santo Paula Oliveira Rafaela Garcia Rafael Cristaldo Suzy de Arajo Tamires da Mata Talyson Rodrigues Talita Roque Victor Perreira Vitria Batista Wilson da Costa Lima Wagner Varella Wiliam Maynard Yan Paulo da Silva Yasmim Martins Ygor Baltazar Zlia Henriques Teixeira Zafira Alle Zaira Mendes Zlio Duarte

x x f x x x x x x x x x x x x x x x x x X x x x x x x x x

x x x x x x x x x f x x x x x f x x x x x x x x x x x x x

x x x f x x x x f x x x x x x x x f x x x f x x x x x x x

f x x x x x x x x x x x x x x f x x f x x x x x x x x x x

x x x x x x x x x x x x x x x f x x x x x x x x f x f x x

x x x x x x x x f x x x x x x x x x x x x f x x x x x x x

x x x f x x x x x x x x f x x x x x x x x x x x x x x x f

x x x f x x x x x x x x x x x x x f x x x x f x x x x x x

f x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x f x x x x

x x x x x x x x x x x x f x x x x f x x x x x x x x x x x

2 0 1 3 0 0 0 0 2 1 0 0 2 0 0 3 0 3 1 0 0 2 1 0 2 0 1 0 1

35 Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Comisso de sala 2 ano B do Ensino Mdio Campo Grande MS

Imagem - 01 Obtida atravs do circuito interno da Faculdade, gravao do dia do desaparecimento comprova a presena da vtima em sala de aula. (Imagem meramente ilustrativa)

36

Imagem - 02 E-mail enviado pela vitima Isabella para o Ru Jonas (Imagem meramente ilustrativa)

Imagem - 03 Mensagem enviada pela vitima Isabella para a amiga Luza Francisca de Melo

37

Imagem 04 Certificado de posse de arma e fogo do Ru (Imagem meramente ilustrativa)

38

Imagem 05 Multa recebida pelo ru na BR-163 na noite do crime. (Imagem meramente ilustrativa)

39

Imagem 06 e 07 06-Rota feita diariamente pela vitima e ru 07-Rota feita pelo ru no dia do crime

40

Imagem 08 e 09 08-Rota escrita do caminho dirio da vitima e ru 09-Rota escrita do caminho feito no dia do crime

41

Imagem - 10 Raio-X do trax da vitima (Imagem meramente ilustrativa)

42

Imagens 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18 Meramente ilustrativa - simulao feita pelos alunos do 2B

43

Imagens 19, 20, 21, 22, 23, 24 Meramente ilustrativa - simulao feita pelos alunos do 2B

44

Imagens 25, 26, 27 e 28 Fotos encontradas no computador da vtima (Imagem meramente Ilustrativa)

You might also like