You are on page 1of 18

Como organizar um programa de Garantia da Qualidade E os aspectos mais relevantes das Boas Prticas de Fabricao (GMP) da Produo e Controle

de Qualidade
Antonio Celso da Costa Brando Coordenador de Sistemas da Qualidade de FarManguinhos/FIOCRUZ

PROGRAMA DE GARANTIA DA QUALIDADE


O desenvolvimento e a implementao de um sistema de Garantia da Qualidade necessita de um suporte documental que reflita a poltica, a organizao, as aes, as estratgias e as instrues do servio. Tudo que se faz tem que ser escrito segundo normas estabelecidas, depois de muito discutido e segundo o conhecimento e as possibilidades tcnicas e cientficas de cada momento. E aquilo que se faz o que foi estabelecido que cada um deve fazer, como fazer, segundo procedimentos escritos.

Manual da Qualidade:
Expe a poltica da qualidade da direo e a organizao do servio. Deve conter o seguinte: Responsabilidade da direo. Sistema de qualidade. Reviso do contrato. Controle do projeto. Controle de documentao e dos dados. Compras. Controle dos processos. Inspeo e ensaio. Controle dos equipamentos de inspeo, medio e ensaio. Estado de inspeo e ensaio. Controle dos produtos no conformes. Aes corretivas e de preveno. Manipulao, armazenamento, embalagem, conservao. Controle dos registros de qualidade. Auditorias internas da qualidade

Procedimentos Operacionais Padro:


Dizem obrigatoriamente quem faz o qu, quando, como e onde. So aqui definidas as responsabilidades de cada indivduo, a forma como deve executar, interpretar e registrar cada procedimento.

Instrues de trabalho:
Descrevem um equipamento, uma tcnica ou um procedimento.

Documentos Gerais:
So todos documentos resultantes do registro de atividades, CQ, certificados, relatrios, formao de pessoal, registro de produtos no conformes, etc.

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES


Uma vez definida a linha de produo e o elenco de produtos que se pretendem fabricar, a partir de estudos de mercado, identificao de uso, custos, etc, ser necessrio obter informaes sobre a composio de cada produto, o processo de manufatura, as condies de conservao e o perodo de vida til dos mesmos. Para tanto, elabora-se o Programa de Garantia da Qualidade que permitir o acompanhamento desses produtos desde a sua concepo at o consumo, mediante as seguintes etapas:

Desenvolvimento dos Produtos


Definio dos Processos de manufatura e especificaes Estabelecimento de uma cadeia de documentao em que se inclua os procedimentos operacionais, arquivos, de lotes, protocolos, etc. Qualificao de Fornecedores de matrias primas e materiais de embalagem Qualificao do pessoal tcnico e operacional Desenho do protocolo de Validao Qualificao das Instalaes e Equipamentos Calibrao de aparelhos e estabelecimento do Programa de Calibrao peridica Validao dos processos e mtodos analticos Estudos de Estabilidade acelerada

Planejamento de estudos de estabilidade de longa durao Programa de Auto-inspeo

DETALHES DO PROGRAMA
As instalaes desenhadas devero ser compatveis com os atributos dos produtos que ali se pretende fabricar. Baseado nas caractersticas intrnsecas de cada produto (princpios ativos), se estabelece o desenho da produo, os requerimentos das instalaes e equipamentos, os cuidados para evitar contaminao cruzada, os procedimentos e instrues, a qualificao de pessoal, requerimentos de limpeza, dentre outros. Partindo-se da premissa de que o Programa de Garantia da Qualidade dever assegurar a qualidade dos produtos, mediante o cumprimento das Boas Prticas de fabricao em todas etapas, torna-se de fundamental importncia definir as etapas em que os controles devero ser aplicados, que essencial para prevenir ou eliminar riscos para o produto, e poder lev-los a um nvel de qualidade dentro do grau de aceitabilidade prefixado. Para a linha de produo escolhida, foi estabelecido um diagrama de fluxo que permitiu seguimento detalhado do processo e a identificao das fontes de risco potencial para que se possa implementar os controles das variveis do processo de produo que podem modificar os padres de qualidade propostos, por exemplo, na elaborao dos comprimidos e cpsulas, etapas como a reduo do tamanho das partculas, dos grnulos, a mistura, a secagem, a compresso, podem exercer efeitos sobre a uniformidade de contedo, dureza, friabilidade, perfil da dissoluo e a biodisponibilidade dos produtos.

ATIVIDADES QUE ANTECEDEM A PRODUO PROPRIAMENTE DITA Recepo e Armazenagem de Materiais


A rea de recepo de matrias primas regida por um mecanismo administrativo que regula todas as operaes de entrada de materiais, onde se realiza inspeo visual de cada unidade, verificando-se limpeza, rotulagem, inviolabilidade, etc. Aps amostragem em local adequado, as matrias primas so armazenadas em almoxarifado robotizado, sendo os materiais colocados no depsito de forma automtica.

Com o auxlio de elevadoras, procedendo-se a entrada e a sada dos mesmos por sistema informatizado, bem como seus status de materiais em quarentena, rejeitados e aprovados. O depsito est localizado em uma zona no comeo do fluxo de fabricao e da pesagem dos materiais. O armazenamento se faz de maneira a prevenir degradao, contaminao e contaminao-cruzada, especialmente de produtos de alta atividade (hormnios, corticides, antibiticos, etc). O almoxarifado de materiais de embalagem clssico, base de estantes metlicas de armazenamento normal.

Amostragem
A amostragem das matrias-primas feita segundo um plano estatstico para a abertura dos containers para retirada das amostras, exceto para os testes de identificao dos princpios ativos, onde so retiradas amostras de 100% dos recipientes. As amostragens so efetuadas nos mesmos boxes de pesagens (fracionamento) das matrias-primas para os produtos comuns (baixa atividade) e outro para os produtos antibiticos da classe dos penicilnicos; no primeiro so pesados e amostrados tambm, todos os expientes. As caractersticas fundamentais de uma rea de elaborao de slidos so dadas pelos fluxos de fabricao que devem apresentar a seguinte ordem seqencial: pesagem, mistura, preparao da forma farmacutica (granulao mida ou seca), envase, encartuchamento, embalagem.

Pesagem
Considera-se a pesagem, como sendo uma das operaes mais importantes do processo produtivo. A fim de evitar-se problemas de contaminao cruzada, ou danos ao pessoal, estes vestem uniformes que so colocados e retirados em vesturios exclusivos operao, para o caso da pesagem dos princpios ativos. Os boxes possuem sistema de exausto independentes.

PRODUO
A rea de produo, destinada granulao, mistura e secagem e envase de comprimidos e cpsulas formada por dois mdulos, sendo um destinado aos produtos de baixa atividade e outro para os antibiticos penicilnicos, de acordo com as normas da BPF estabelecidas na RDC 210. O mdulo de produtos antibiticos possui um box para compresso, na seqncia da sala de granulao e dois boxes para envase de cpsulas, contgua sala de mistura de ps. O mesmo modelo est instalado no mdulo de slidos em geral.

As salas possuem presso negativa em relao s reas de circulao e so segregadas entre si. Estes cuidados destinam-se a evitar contaminao cruzada. Tambm para evitar contaminao cruzada, em todas as reas produtivas, inclusive pesagem. fornecido ar filtrado, atravs de filtros HEPA, classe 100.000. O ar filtrado fornecido distintamente aos mdulos, com entradas correspondentes, individuais, assim como os retornos, para evitar cruzamentos. Em razo das linhas de embalagem serem manuais, este se constitui num ponto de estrangulamento do processo produtivo; para garantir um fluxo adequado, os tamanhos de lotes foram definidos de forma a compatibilizarse com essa limitao; h uma linha de embalagem secundria em linha como mquina de embalagem primria, permitindo assim, fluxo contnuo e unidirecional para as operaes.

CONTROLE DE QUALIDADE
O Controle de Qualidade das matrias-primas e produtos acabados baseia-se nas especificaes estabelecidas para cada material, de acordo com as monografias oficiais vigentes e aquelas estabelecidas pela empresa, quando cabveis. So redigidas especificaes adequadas, de forma precisa, completa, com detalhes especficos dos mtodos de ensaios, tipo de instrumento a ser utilizado, mtodos de amostragem. Cada matria prima amostrada de acordo com procedimentos de amostragem padronizados e as amostras enviadas ao Controle de Qualidade para serem testadas de acordo com procedimentos escritos. As matrias-primas sendo aprovadas passam para rea de aprovados do armazm, aps ter sido identificada com cdigo do material, nome do material, n. do lote, data de aprovao, data de reanlise e a assinatura do inspetor da Qualidade. As matrias-primas so reanalisadas sempre que necessrio, de acordo com um programa pr-estabelecido. As amostras das substncias ativas so conservadas em quantidade superior ao dobro daquela que necessria para realizar todos os testes requeridos, para determinar se o material est de acordo com as especificaes estabelecidas. Os materiais aprovados so usados de forma que aqueles que esto armazenados a mais tempo so aqueles que so usados primeiros.

As matrias-primas que no estejam conformes com as especificaes so isoladas em do material aprovado, marcada com um rtulo de rejeitado e devolvida ao fornecedor ou destruda imediatamente. Para verificar se o fornecedor cumpre as especificaes definidas, so feitas inspees peridicas ao local para garantir a qualidade das matrias primas. As amostras de referncias devem ser conservadas durante pelo menos sete anos. So realizadas as seguintes anlises fsico-qumicas nas matriasprimas: solubilidade, identificao, doseamento, intervalo de fuso, perda por secagem, resduo de ignio, metais pesados, pesquisa de impurezas especificas que so pertinentes de acordo com o mtodo de sntese de cada matria -prima individual. Para a realizao dos testes especficos nas matrias primas o C. Q fsico-qumico dispe de instrumentao especfica, tal como: espectrofotmetro UV-VIS, potencimetro condutivmetro, TOC, CG, Sistema de cromatografia em papel, HPLC, dentre outros. Nos produtos acabados so realizadostestes fsico-qumicos (aspecto, tamanho e forma, peso mdio, marcas de identificao prprias, propriedades organolpticas, dureza, friabilidade, teor, desintegrao, dissoluo, dentre outros) e controle microbiolgico ( contagem microbiana, pesquisa de patgenos). Para o controle de qualidade do material de embalagem levado em conta as caractersticas intrnsecas de cada tipo de material, processo de fabricao dos mesmos e o grau de qualificao dos fornecedores. O material de embalagem no deve interagir fsica ou quimicamente com o produto acabado modificando-lhe a potncia, a qualidade, ou a pureza, alm dos limites especificados.

So verificadas as seguintes caractersticas:


1. Embalagem primria: Barreiras: transmisso de vapor d'gua , transmisso de oxignio, transmisso de gases (CO2 e outros), transmisso de luz. Resistncia qumica: inrcia de reao, ph.

Sistema de fechamento: interferncia entre componentes (dimensional), integridade da vedao(toque, selagem, etc.)

2. Embalagem Secundria: Informaes corretas: textos atualizados, texto indelvel Propriedades mecnicas: resistncia mecnica, adesividade Sistema de fechamento: inviolabilidade

Amostras de reteno
No recebimento, o sistema informatizado gera um nmero sob o qual a amostra ser arquivada. So guardadas amostras suficientes para trs anlises completas, utilizando-se como tempo de guarda o produto de maior prazo de validade acrescido de mais um ano.

Inspeo da Qualidade
A reviso de todos os produtos e o conseqente controle estatstico se d atravs de inspees nos diferentes nveis. A prioridade e o nvel da reviso estabelecido pelo responsvel da Garantia da Qualidade. No caso da reviso resultar em rejeio do lote, ser feita a reviso total, buscando os defeitos mais crticos encontrados durante a primeira reviso.

Monitoramento Ambiental
O monitoramento do ar ambiental se faz por exposio de placas Rodac, utilizando amostrador de ar. Nas reas no crticas (vesturios, salas de descanso) a amostragem feita quando no h pessoal. Nas reas crticas feita em funcionamento. A frequncia do monitoramento est estabelecida no Programa de Garantia da Qualidade.

GARANTIA DA QUALIDADE
A Garantia da Qualidade tem suas Polticas definidas e registradas em Manuais e em padres pr- estabelecidos que podem ser relacionados com a fabricao: controle de matrias primas, controle de processos, controle de desvios de resultados, reviso de documentao analtica, liberao, controle de reclamaes e recolhimentos.

Pessoal
H um plano de formao estabelecido em mdulos para o pessoal que ingressa na empresa, respeitadas as diferentes funes. Um plano anual individualizado por departamento. de treinamento est estabelecido e

Desenvolvimento de novos produtos


A empresa dispe de uma rea especfica, equipada, onde so desenvolvidas novas formulaes.

Estudos de Estabilidade
As condies climticas a que devem ser submetidas as amostras esto estabelecidas nos protocolos e de acordo com as diretrizes das Portarias e Regulamentos da Anvisa. So realizados estudos de estabilidade acelerados e de longa durao. Para produtos novos so avaliados os trs primeiros lotes: um de tamanho normal e dois lotes pilotos (1/10 do tamanho normal ou 100.000 unidades).

Qualificao dos fornecedores


Os fornecedores so classificados em duas categorias: Aprovados: avaliados partir da anlise de amostra enviada, questionrio e auditoria na planta; e Certificados: avaliados mediante o histrico de 24 meses de fornecimento, auditoria. As requalificaes so feitas pela investigao da incidncia de reclamaes. So feitas auditorias nas plantas dos fornecedores, conforme programa pre-estabelecido pela Garantia da Qualidade.

Qualificao de equipamentos
Para cada instrumento estabelecido: faixa total, faixa de trabalho, sensibilidade, tolerncia, e o PNT de calibrao a utilizar. As requalificaes so feitas mediante anlise de risco e as especificaes definidas pelo controle de mudanas.

Validaes
Existe um comit de validao formado por pessoas da Garantia da Qualidade, Produo, Manuteno e Segurana. Foi elaborado um plano master de validao dos processos e dos mtodos analticos, no qual so definidos os critrios de aceitao atravs da anlise de risco. As revalidaes ocorrem com periodicidade pr-definida no plano master. A cada ano feita uma verificao dos dados obtidos para avaliao das tendncias partir dos histricos de fabricao.

Avaliao e guarda de documentao


Existe um setor, pertencente ao departamento de Garantia da Qualidade que se encarrega da guarda de toda a documentao pertencente ao sistema. H um procedimento de gesto de todos os POP's. O perodo de guarda da documentao dos lotes obedece o preconizado no regulamento de Boas Prticas vigente.

Reclamaes e Devolues
Um comit responsvel pelo recebimento de reclamaes, e local especfico na parte superior do armazm para os produtos devolvidos. Um protocolo define as aes para cada caso. Um SAC funciona sob a responsabilidade de determinadas pessoas, tanto no horrio normal de trabalho quanto fora deste.

Recolhimento de produtos.
Existe um comit de recolhimentos, com os nomes e contatos telefnicos dos seus membros, disponveis numa lista. Os produtos retirados recebem uma etiqueta prpria do status e so colocados em rea especfica aguardando as providncias.

Transporte
H um departamento que controla o transporte dos produtos. Durante os estudos de estabilidade, so definidas as condies de temperatura e umidade a que podero ser submetidos os produtos durante o transporte.

Auto-inspees
So realizadas auto-inspees semestrais, sendo gerados relatrios. A equipe de auto-inspeo multisetorial, havendo sistema de rodzio de profissionais. Anualmente, at 31de dezembro, so encaminhados relatrios anuais ANVISA, em atendimento ao preconizado pela legislao vigente.

Desvios de Qualidade
Os desvios de processo so justificados atravs de informe prprio, fechado e aprovado pelos responsveis pela Garantia da Qualidade. Um procedimento contm as linhas gerais para a investigao, avaliao e tratamento dos erros analticos e dos passos a seguir para o descarte ou confirmao dos resultados suspeitos. As resolues tomadas so relatadas e arquivadas junto com a documentao do lote.

SISTEMA AUXILIAR
Tratamento de gua
Todo o sistema de gua utilizada na empresa esta disposto no procedimento operacional especifico onde traz as informaes necessrias para sua operao.

A indstria possui um sistema para produo de gua Purificada, que atenda s especificaes definidas nas Farmacopias adotadas pelo Ministrio da Sade. Existe pessoal capacitado para operar o sistema; Todas as atividades executadas nesta rea atende aos POPs previamente definidos; no existe depsito da gua purificada, sendo a mesma distribuda para os pontos de uso atravs tubulao adequada, de forma contnua. gua potvel proveniente da rede pblica estadual; A empresa possui duas caixas de gua com capacidade de 10000 litros; feito um pr-tratamento da gua potvel antes de ser armazenada, passando por filtro de areia/pedras/ carvo ativado com retrolavagem semanal com registro em planilha especifica; feita a limpeza das caixas de gua duas vezes ao ano com registro em planilha especifica; utilizando hipoclorito de sdio; So feitos testes fsico-qumicos da gua potvel, semanalmente com registros; So feitos testes microbiolgicos da gua potvel, semanalmente com registros;

Num segundo estgio, a gua tratada para obter-se gua Purificada. Esse sistema composto por um sistema de troca inica e um sistema de Osmose Reversa, passo simples; existindo tambm um sistema para adio de NaOH, o qual facilita a eliminao do CO2 dissolvido na gua. A planta tem capacidade para produzir 1000 l/h; So feitos testes fsico-qumicos, microbiolgicos; com registros; A partir da purificao, a gua conduzida atravs de tubulao de ao inox 316 L; So colhidas amostras de gua em diversos pontos da fbrica, inclusive nos bebedouros, para efetuar a contagem microbiolgica, semanalmente com registros; Existe procedimento para a liberao da gua utilizada na produo, com registros;

feita a sanitizao do sistema de gua semanalmente com registros; feita manuteno preventiva nos equipamentos do sistema de gua de acordo com programa de manuteno dos sistema da indstria; Existem registros de troca dos meios filtrantes feita sanitizao dos meios filtrantes Existem registros da regenerao das resinas de troca inica O sistema de gua purificada, est validado, com registros.

Manuteno
O departamento de Engenharia Industrial responsvel pela Manuteno Preventiva de todos os equipamentos de produo e infra-estrutura. A Manuteno Preventiva pode tambm ser executada por contratados externos. Toda manuteno preventiva ou corretiva efetuada devidamente registrada em livros prprios. O controle de temperatura na planta feito por sistema informatizado. No final de cada jornada, comprova-se os valores das temperaturas e faz-se o registro com data e hora. Existe um sistema de alarme para o caso de variaes significativas. O servio de manuteno avisado para as aes necessrias.

Segurana e Tratamento de resduos


Existem normas prprias para o tratamento de resduos. Os resduos so classificados como recuperveis (papel, metal, vidro, plstico, paletes de madeira) e no recuperveis (produtos farmacuticos). As substancias e produtos considerados resduos so neutralizados e enviados atravs de uma ordem de seguimento e transportadas em transporte autorizado, externo, ao destino para destruio. H uma brigada composta incndio treinada e periodicamente reciclada a ttulo de primeira interveno, funcionando em toda a jornada de trabalho.

Um fluxograma destinado a monitorar a segurana dos locais, equipamentos, acesso de estranhos, aes no caso de emergncias com produtos, evacuao da fbrica, derrames, incndios e exploses, problemas com as guas residuais, pontos de reunio, dentre outros.

Controle de Pragas
Existe um contrato com empresa externa para o controle de pragas: desratizao, desinsetizao e desinfeco em vrios pontos.

Aspectos relevantes na GMP da Produo e Controle de Qualidade


GMP - PRODUO RDC 210 item 15:
As operaes de Produo devem seguir os POP`s definidos e aprovados em conformidade com o relatrio tcnico quando da concesso do registro junto ao rgo sanitrio competente. Manuseio de materiais e produtos Recebimento devem obedecer os seguintes POPs Quarentena Amostragem RDC 210 Armazenamento

Item 15.1.1
Suprimento Processamento Rotulagem Embalagem Se houver alguma modificao (desvio) das instrues ou procedimentos, este desvio deve ser aprovado por escrito por pessoa autorizada para tal, acompanhada da Garantia da Qualidade (RDC 210 15.1.2). Deve ser realizada a conferncia quanto reconciliao e procedimentos para assegurar que no haja discrepncia dos limites aceitveis estabelecidos (RDC 210 item 15.1.3).

A operao de produtos distintos de forma simultnea ou consecutiva na mesma sala deve ser evitada. Caso isto ocorra deve ser comprovada a ausncia de risco ou contaminao cruzada. (RDC 210 item 15.1.4). Durante todo o processo de produo os materiais, recipientes com produtos, os principais equipamentos, as salas utilizadas devem ser devidamente identificadas, esta identificao deve constar: nome do produto ou material que est sendo processado, sua concentrao ( quando aplicvel) e o n do lote. (RDC 210 item 15.1.5). O acesso s instalaes de produo devem ser restrito ao pessoal autorizado. (RDC 210 item 15.1.6). Medidas a serem tomadas a fim de evitar a contaminao cruzada: (RDC 210 item 15.2.4); a) Edifcios separados (penicilmicos e cefalospornicos); b) Produo em campanha (separao no tempo) no caso de sinistro (incndio, inundao etc.) e em situao de emergncia (guerra, etc), nesse caso acompanhadas de processo de limpeza e desinfeco, devidamente validados; c) Utilizao de ante-cmeras, com diferenciais de presso de ar; d) Utilizao de roupas protetoras nas reas onde estejam processados produtos que apresentam risco de contaminao cruzada; e) Utilizao de procedimento validado de limpeza e descontaminao; f) Utilizao de um "sistema fechado de produo". g) Ensaios de resduos; h) Identificao indicando o estado de limpeza nos equipamentos;

Produtos intermedirios e a granel. (RDC 210 item 15.3) Antes de iniciar qualquer operao deve ser adotadas providncias necessrias para que as reas trabalho e os equipamentos estejam limpos e livres de qualquer matria-prima, produto, rtulo que no sejam necessrio a nova operao a ser iniciada. (RDC 210 item 15.3.1); Todos os controles em processo devem ser realizados e registrados, (RDC 210 item 15.3.2); Os equipamentos utilizados devem ser limpos de acordo com os procedimentos estabelecidos. (RDC 210 item 15.3. 3); Os recipientes utilizados devem ser previamente limpos e esterilizados quando for o caso. (RDC 210 item 15.3.4);

Qualquer desvio significativo do rendimento esperado deve ser investigado. (RDC 210 item 15.3.5); As tubulaes utilizadas no transporte de produtos de uma rea para outra devem estar conectados de forma correta. (RDC 210 item 15.3.6); As tubulaes de gua devem estar limpas e descontaminadas, segundo os procedimentos escritos que determine os limites da contaminao microbiana e as medidas a serem adotadas. (RDC 210 item 15.3.7); Equipamentos e instrumentos utilizados nos procedimentos de medidas, pesagens, registros e controles devem ser submetidos manuteno e a calibrao a intervalos pr-estabelecidos e os registros de tais operaes devem ser mantidas. Os instrumentos devem ser verificados diariamente ou antes, de serem utilizados para ensaios analticos. As datas de calibrao, manuteno e as futuras calibraes devem estar claramente estabelecidas e registradas.(RDC 210 item 15.3.8); Operaes de Embalagem (RDC 210 item 15.4); Produtos diferentes no devem ser embalados prximos uns dos outros, ao menos que haja separao fsica, ou seja aplicado controles eletrnicos. (RDC 210 item 15.4.1) Antes de iniciar as operaes de embalagem devem ser adotadas medidas no sentido de garantir que as reas de trabalho, as linhas de embalagem, as mquinas de impresso e os demais equipamentos estejam limpos e liberados de qualquer produtos ou materiais anteriormente utilizados que no sejam mais necessrios para a nova operao a ser iniciada. A linha de embalagem deve ser liberada aps uma inspeo apropriada e ser registrada. (RDC 210 item 15.4.2); O n do lote e nome do produto em processo deve ser exibido em cada etapa de embalagem ou na linha de embalagem. (RDC 210 item 15.4.3); As etapas de envase e de fechamento devem ser imediatamente seguidas da etapa de rotulagem. Se no for possvel dever ter um procedimento especfico para este fim.(RDC 210 item 15.4 4); As operaes de impresso devem ser verificadas e registradas separadamente ou no decorrer do processo de embalagem. (RDC 210 item 15.4.5); Principais aspectos a serem inspecionados numa linha de embalagem (RDC 210 item 15.4.8):

a) b) c) d) e)

Aspecto geral das embalagens; se as embalagens esto completas; se esto sendo utilizados produtos e materiais de embalagem corretos; se as impresses realizadas esto corretas; se os monitores da linha esto funcionado corretamente;

Qualquer discrepncia significativa ou incomum, observada durante a reconciliao da quantidade de produto a granel, dos materiais de embalagem impressos e o n de unidades embalada, deve ser investigada e justificada satisfatoriamente antes de ser liberado o lote do produto. (RDC 210 item 15.4.11); Os materiais codificados com o n 730 do lote, no utilizados, devem ser destrudos. Este procedimento deve ser registrado. Para que os materiais impressos no codificados, sejam devolvidos ao estoque devem ser seguidos de procedimentos escritos (RDC 210 item 15.4.12);

GMP - CONTROLE DE QUALIDADE (RDC 210 item 16)


O Controle de Qualidade responsvel pelas atividades referentes amostragem, as especificaes e aos ensaios, bem como a organizao, documentao e aos procedimentos de liberao que garantam que os ensaios necessrios sejam executados. O controle de qualidade deve estar envolvido em todas as decises relacionadas qualidade do produto. O controle de qualidade deve ser independente em relao produo. Controle das matrias-primas, dos produtos intermedirios, a granel e terminados. (RDC 210 item 16.1); Todos os ensaios devem seguir as instrues pr-estabelecidas pelos procedimentos escritos e aprovados para cada material ou produto. (RDC 210 item 16.1.1); As amostras devem ser retiradas, segundo POP escrito e aprovado e devem ser representativas do lote. (RDC 210 item 16.1 2). Nas operaes de amostragem: a) Devem ser realizadas de forma a evitar contaminao ou outro efeito adverso que venha afetar a qualidade do produto amostrado. Os recipientes amostrados devem ser identificados e cuidadosamente fechados aps amostragem. (RDC 210 item 16.1.3);

b) Deve ser tomado o cuidado de evitar contaminaes ou misturas do material que est sendo amostrado. Equipamentos devem estar limpos. Materiais perigosos ou potentes, requer precaues especiais. (RDC 210 item 16.1.4); c) Os equipamentos de amostragem devem estar limpos e se necessrio esterilizados antes e aps cada uso e guardados separadamente dos demais equipamentos laboratoriais.(RDC 210 item 16.1.5); d) Cada excipientes contendo amostra deve ser identificado e conter as seguintes informaes (RDC 210 item 16.1.6): Nome do material amostrado; N do lote; N do recipiente amostrado; Assinatura da pessoa que colheu a amostra; Data em que amostra foi colhida; Ensaios Necessrios (RDC 210 item 16.2); Matrias-primas e Material de Embalagem(RDC 210 item 16.2.1); Antes que as matrias-primas e material de embalagem sejam liberados para o uso, o responsvel pelo C.Q deve garantir, que os mesmos sejam testados quanto a conformidade com as especificaes de identificao, potncia, pureza e outros parmetros de qualidade.( RDC 210 item 16.2.1.1). Devem ser realizados ensaios de identificao nas amostras retiradas de cada recipiente de matria-prima. SPGV (Mtodo estatstico). (RDC 210 item 16.2.1.2); Cada lote de material de impresso a ser utilizado deve ser examinado aps o recebimento. (RDC 210 item 16.2.1.3); O fabricante pode aceitar o certificado de anlise emitido pelo fornecedor, desde que a sua confiabilidade seja estabelecida atravs da validao peridica dos resultados apresentados e atravs de auditorias s sua instalaes, o que no exclui a necessidade da realizao do teste de identidade. Os certificados emitidos pelo fornecedor devem ser originais e sua autenticidade assegurada . Devem conter as seguintes informaes (RDC 210 item 16.2.1. 4): a) Identificao de fornecedor, assinatura do funcionrio responsvel; b) Nome e N de lote do material testado; c) Descrio das especificaes e dos mtodos utilizados; d) Descrio dos resultados dos ensaios e a data em que tenham sido realizados. Controle em processo. (RDC 210 item 16.3); O controle em processo deve fazer parte do registro dos lotes. (RDC 210 item 16.3.1); Produtos terminados (RDC 210 item 16.4);

Antes de serem liberados os lotes de produtos farmacuticos devem ser assegurados mediante ensaios laboratoriais, sua conformidade com as especificaes estabelecidas. (RDC 210 item 16.4.1); Os produtos que no atenderem as especificaes estabelecidas, devem ser reprovados. Se vivel, podem ser reprocessados. Os produtos reprocessados devem atender a todas as especificaes e critrios de qualidade estabelecidos antes de ser aprovados e liberados.(RDC 210 item 16.4.2); Reviso dos Registros da produo (RDC 210 item 16.5); Os registros da produo e controle devem ser revisados. Se um determinado lote no atender s especificaes ou apresentar qualquer divergncia deve ser investigado. Se necessrio investigao deve ser estendida aos demais lotes do mesmo produto ou de outro produtos que possam ter vinculao com o desvio detectado.A investigao deve ser registrada e deve conter a concluso a que se chegou e as aes de acompanhamento necessrias. (RDC 210 item 16.5.1); As amostras de reteno de cada lote de produto devem ser mantidas por, pelo menos 12 meses, aps a data do vencimento do seu prazo de validade, exceto as solues parenterais de grande volume (SPGV), que devem ser conservadas por 30 dias aps o vencimento do seu prazo de validade. Em geral os produtos terminados devem ser mantidos em suas embalagens finais e armazenados sob condies recomendadas.(RDC 210 item 16.5.2); As amostras de substncias ativas devem ser retidas por, pelo menos, um ano aps o vencimento do prazo de validade dos produtos finais aos quais tenham dado origem. As amostras de outras matrias-primas (excipientes), exceto solventes, gases e gua devem ser retidas por pelo menos dois anos, se assim permitirem os seus estudos de estabilidade efetuados pelo fabricante da matriaprima. As quantidades de amostras de materiais e produtos retidos devem ser suficientes para possibilitar que sejam realizadas, pelo menos, duas reanlises completas. (RDC 210 item 16.5.3).

Antonio Celso da Costa Brando Assessor Executivo DIRETORIA EXECUTIVA Instituto de Tecnologia em Frmacos - Farmanguinhos FIOCRUZ - Ministrio da Sade 55-21-3348-5270

You might also like