You are on page 1of 6

1. Configurando a HP 50g.

A calculadora geralmente vem de fbrica com configuraes para uso padro, porm para o nosso uso em sala de aula, devemos fazer alguns ajustes para podermos trabalhar com ela. Toda HP 50g trabalha no modo Algbrico sequncia de entrada 1+1, resultado 2 - e no modo RPN* Notao Polonesa Reversa sequncia de entrada 1 ENTER 1 + , resultado 2. Para trabalharmos bem em nossas aulas recomendvel que a calculadora fique em modo RPN, por que a maioria dos programas usados por ela funciona somente neste modo, no comeo pode parecer estranho (principalmente para quem usava as Casios), mas depois se acostuma. aparecer primeira tela com as configuraes da HP 50g. Operating Mode (modo de operao) aqui mudamos o modo de operao de Algbrico para RPN. Number Format (formato do nmero) aqui define o formato com que os nmeros vo aparecer na sua tela Standard (padro), Fixed (fixo), Scientific (cientfico) e Engineering (Engenharia). ___FM, aqui devemos deixar marcado para que a vrgula seja o nosso separador decimal e o ponto para separar centenas. (estamos no Brasil e usamos o SI e no devemos usar ponto como separador decimal) Angle Measure (Media do ngulo) Aqui mudamos de radiano para graus ou grados. Na maioria dos casos usamos graus (degrees). Coord System (Sistema de coordenadas) Devemos definir o nosso sistema de coordenadas que o Retangular. As outras opes so relevantes. Para acessar as opes de cada item desta tela deve-se apertar o boto (repare que h um menu de funes na parte inferior da tela). Sua primeira tela dever ficar assim: Explicando Number Format. Em number format deixei em modo fixed com quatro zeros depois da vrgula. Ex.: 1,0000. Voc pode definir a sua preciso com quantos zeros quiser. Se quiser deixar dois ou apenas um zero ficar a seu critrio. Para marcarmos FM, v com o cursor no campo onde ser marcado e perceba que agora no lugar de CHOOS apareceu CHK (check), aperte o boto para marcar. Se deixarmos em scientific ou engineering o mesmo procedimento de nmeros de zeros deve ser tomado. Ex.: 2,3435E10. Nota: Scientific e Engineering so os modos onde usaremos para trabalhar com nmeros elevados a uma potncia. Ex.: 2x10^-5 = 2,0000E-5. Sempre que o resultado de um nmero em fixed aparecer assim: 0,0004, podemos entrar em MODE e mudar o number format para scientific ou engineering para termos um resultado mais coerente com a resposta pretendida: 4,5434E-5, por exemplo. Segunda tela DISPLAY Agora aperte o boto que corresponde a opo DISP do menu inferior. Esta tela dever ficar como a imagem abaixo: Em DISPLAY MODES ajustamos as configuraes que vo aparecer no display da sua calculadora, como: tamanho da fonte do nmero texto, relgio e etc. O procedimento para as mudanas so os mesmos apresentados at agora. Clique em CHK para marcar as opes mostradas. Quando terminar as marcaes clique em OK para voltar tela principal. que corresponde opo CHOOS 1 Passo Clique na tecla

2 Passo Agora entraremos em FLAGS (Sinalizadores) Em flags esto as opes que realmente controlam a calculadora. So centenas de flags, portanto s vou deixar aqui a lista dos mais importantes. Aqui est a tela do System Flags com alguns flags marcados. Ento vamos marcar os seguintes flags 01, 03, 27, 33, 34, 36, 40, 41, 42, 51, 56, 60, 69, 75, 90, 105, 117 e 128. Aps o trmino das marcaes clique em OK para voltar a tela anterior.

3 Passo CAS MODES na primeira tela clique em CAS, boto . Iremos para a tela abaixo: CAS significa sistema algbrico do computador. Este o centro matemtico da calculadora onde as operaes e funes matemticas simblicas e funes so programadas. Deixe a sua tela igual a esta. Clique em OK para voltar a tela anterior e agora clique em OK ou ENTER para sair de MODE.

2. Calculando com a HP 50g. Bom, acabamos de configurar nossa amiguinha, agora vamos calcular um pouco. Repare que deixamos nossa HP 50g em modo RPN e vamos mant-la assim. Vamos resolver este clculo: 54+10+(35x10)/5 resultado 134. Primeiro entramos com 54 10 resultado 64. O nmero 64 ficar na pilha (em modo RPN os nmeros ficam nas chamadas pilhas), agora vamos entrar com o restante: 35 10 resultado final 134. resultado 350. 350 ficar na pilha, agora digite 5 e resultado 70, agora

Vamos calcular de outra maneira? Clique shift direito laranja e depois aparecer a seguinte tela:

Equation Whriter: Vamos escrever a nossa equao 54+10+(35x10)/5

Digitamos normalmente os nmeros 54+10+, para entrar com parnteses clique em shift esquerdo branco (35 conforme segue:

10). Agora para podermos dividir os nmeros entre parnteses devemos fazer o seguinte

Clicamos duas vezes com o cursor direito diviso e depois 5.

para selecionarmos conforme a figura, ento clicamos na tecla de

Agora devemos selecionar toda a equao. Para isso clique no cursor cima Para resolv-la clique na opo no menu inferior EVAL ( Clique ENTER para sair da tela. ).

at selecionar toda a equao.

Usando a HP 50g para Resistncia dos Materiais. Aqui vou mostrar as equaes que esto escondidas dentro desse brinquedinho. Todas as equaes que o professor de Resistncia dos Materiais passou em sala de aula esto gravadas na sua HP 50g! verdade, olha s: Clique em aparecer um menu flutuante, v at o nmero 12 Equation Library e OK. Aparecer uma lista de opes no menu inferior, clique em EQLIB. Outro menu de opes, agora clique em EQNLI.

Agora sim apareceu o menu do EQUATION LIBRARY por isso que ningum acha as equaes! Deveriam melhorar isso, hein, Hewllet-Packard?

D dois cliques para cima com o cursor da HP e a gente j cai em Stress Analysis Anlises de Tenses (no de estresse no!). Repare que h um menu na parte inferior com SI, ENGL, UNIT e QUIT(SAIR) SI, sistema internacional, ENGL, sistema ingls e UNIT para usar as unidades (MPa, KPa, kN e por a vai). Deixe do jeito que est na tela. Clique ENTER agora.

Pronto! Normal Stress Tenso Normal; Shear Stress Tenso de Cisalhamento (Tangencial); Stress on an Element Tenso em um Elemento; Mohrs Circle Crculo de Mohr. Se clicarmos ENTER em cima da opo Mohrs Circle aparecero as suas equaes caractersticas. Para mudar as equaes clique com os cursores seta para cima ou para baixo da HP. Para voltar a tela anterior clique em EXIT.

Equaes do Crculo de Mohr.

Proceda da mesma forma para visualizar as outras equaes das outras opes. Exemplo de clculo para o uso das equaes de Analises de Tenses. Dado um estado plano de tenso apresentado na figura, calcular as tenses na direo designado pelo ngulo = 30 (sentido antihorrio).
10MPa

Temos: x = 20MPa, y = -10MPa, xy = -10MPa

30

20MPa

10MPa

Para resolvermos este problema escolheremos a opo Stress on na Element Tenso em um elemento. Com o cursor em cima da opo, clique em EQN, aparecer a tela com a equao. Perceba que na parte superior esquerda est escrito 1 of 3 isso quer dizer que possui mais duas equaes fora esta. Para visualizar as outras clique em NXEQ (NEXT EQUATION prxima equao). Na podemos escolher somente uma equao, pois as outras esto vinculadas entre si, ou seja, se voc escolher esta equao da figura abaixo, ela j lhe d o resultado de todos os valores.

Para resolvermos esta equao clicamos na opo SOLV e logo vem a seguinte tela:

No menu inferior esto as nossas variveis do exerccio. Clique em

(next prximo) para ver a prxima tela.

Opa! Que variveis so essas? Calma! So n, y e nt respectivamente. que na literatura, a maioria dos autores usa estes mesmos termos que a HP.

Voltando ao exerccio. Volte na tela anterior. Como? Aperte Agora digite o valor de x => digite 20 e

duas vezes.

. Faa o mesmo para os outros valores!

J devem estar se perguntando: Os nossos valores esto MPa, mas na HP est kPa. Como fao para mudar isso? Infelizmente no consegui mudar. Talvez tenha uma forma, mas no descobri ainda. Mas isso no interfere nos clculos, somente fique atento em passar os resultados para o caderno em MPa! Pronto! Agora vamos ao que interessa: OBTENO DOS RESULTADOS!

Obtendo os resultados. Com os valores j inseridos nas variveis, clique em para acessar a outra tela. e logo em

Para calcular x1 = n, clique com o shift esquerdo branco seguida que corresponde ao x1

Eis o resultado =>

Agora nt que a opo x1y1. Clique com o shift esquerdo branco Eis o resultado =>

e logo em seguida

Fim... Ou apenas o comeo! com satisfao que termino esta primeira parte deste minicurso bsico que preparei. Talvez muitos digam que o que est descrito aqui j saibam, mas mesmo os que sabem, um dia no sabiam nada. S sei que nada sei dizia Plato. Qualquer dvida ou crtica pode postar no meu e-mail eng.fabiormj@gmail.com. Meus agradecimentos ao meu amigo Carlo, a minha noiva Luana Lorca e a todos os colegas do curso de engenharia civil da Universidade de Mogi das Cruzes UMC.

Mogi das Cruzes, outubro 2011.

Fbio Ricardo Melo de Jesus

You might also like