You are on page 1of 3

1/3

Faculdade de Comunicao e Artes Curso Rdio e TV 6 ciclo Direo de Arte e Cenografia Prof. Flvia Neves Dantas.

A influncia das cores


No h dvida de que a cor exerce papel importante no psicolgico de cada um. As cores so usadas para estimular, acalmar, afirmar, negar, decidir, curar e, no caso da propaganda, vender. sabido que temos reaes e sensaes diferentes para cada cor. Entretanto, por mais que estudiosos e psiclogos afirmem que a cores tm influncia direta em nossa percepo, muitos fatores so levados em conta: o modo de vida, a situao de calma ou estresse, o ambiente, a iluminao, a saturao da cor, etc. Modesto Farina, em seu livro Psicodinmica das cores em comunicao 1, afirma que o homem tem buscado e encontrado significado psicolgico para as cores desde a antigidade. Sem dvida, tomar como base os estudos e as associaes psicolgicas do homem diante das cores importante no momento da criao de um anncio, uma embalagem, ou qualquer que seja a pea publicitria. Mas, como eu j disse, as reaes perante as cores dependem de muitos fatores. Em seguida, voc vai descobrir as associaes das cores. Use-as, mas no se prenda a elas. Bom senso, gosto pessoal, harmonia e adequao so to importantes quanto qualquer pesquisa.

Associao das cores:


Branco - paz, pureza, batismo, casamento, hospital, neve, frio, palidez, vulnerabilidade, dignidade, divindade, harmonia, inocncia, etc. Preto - noite, sujeira, carvo, enterro, medo, morte, maldio, pessimismo, negao, tristeza, opresso, dor, etc. Pode parecer contraditrio, mas o preto na publicidade, na maioria das vezes, est associado nobreza e seriedade. Isto um pouco caracterstico das cores escuras. O azul-petrleo, por exemplo, causa a mesma sensao. Cinza - p, mquinas, neblina, chuva, tdio, tristeza, frieza, sabedoria, sobriedade, seriedade, etc. O bom do cinza que se trata de uma cor que praticamente no interfere junto s cores em geral. Vermelho - guerra, sangue, perigo, vida, fogo, sol, mulher, conquista, masculinidade, fora, energia, movimento, violncia, excitao, emoo, ao, etc. O vermelho bastante usado em propaganda por ser uma cor muito atrativa e que possibilita

2/3 contrastes interessantes, especialmente se combinado com branco e amarelo. Laranja - outono, pr-do-sol, calor, luz, raios, robustez, euforia, alegria, apetite, prazer, senso de humor, etc. Em propaganda, tambm uma cor forte. Salta aos olhos. Muito usado em embalagens de alimentos. Amarelo - ouro, sol, calor, palha, luz, vero, conforto, idealismo, espontaneidade, euforia, alegria, expectativa, etc. O amarelo possui uma fora de contraste tima. Combinado com vermelho, azul-violeta, roxo, verde e preto torna-se to atrativo que no h como no olhar. Verde - primavera, natureza, floresta, flores, folhas, mar, vida, bem-estar, tranqilidade, segurana, liberdade, juventude, firmeza, coragem, esperana, etc. O verde considerado uma cor que desencadeia paixes. Dependendo da tonalidade, pode estar associado energia. O guaran possui tima combinao exatamente por isso. uma planta forte, energtica. O verde usado nas peas grficas e nas embalagens do guaran Antrctica simboliza a natureza e a energia. Alm, claro, de juventude. Especialmente pela tonalidade vibrante do verde-limo. Azul - cu, frio, mar, feminilidade, tranqilidade, espao, fantasia, infinito, afeto, noite, serenidade. Dependendo da tonalidade, sobriedade, seriedade, credibilidade. Roxo - igreja, sonho, mistrio, dignidade, egosmo, grandeza, espiritualidade, sexualidade, etc. Em contraste com o amarelo ou o laranja, fica uma cor muito atrativa. Marrom - chocolate, caf, terra, frio, melancolia, sensualidade, desconforto. No uma cor que se possa usar em comunicao para jovens. Todo o cuidado pouco. Mas se combinado com a cor dourada, o creme, o bege, o vinho, pode resultar numa sensao de elegncia e requinte. Rosa - feminilidade, criana, calma, afeto, delicadeza.

A cor na publicidade
O principal papel da publicidade vender. Todos os dias, a televiso, as revistas, os jornais, as malas-diretas, os outdoors e tantos outros meios disputam espaos para a conquista dos consumidores. Nessa batalha pelas vendas, as regras so pouco respeitadas. Vale tudo. s vezes, ganha a criatividade; outras, a contabilidade. Um dia, a emoo. Outro, a razo. A verdade que qualquer artifcio, bom ou no, explorado. A cor, como voc j sabe, fator predominante nessa guerra, exatamente pela influncia psicolgica que exerce sobre ns, simples mortais.

3/3 Para que o resultado do trabalho seja positivo na luta entre concorrentes x consumidores, a primeira coisa que o Diretor de Arte tem que saber ao definir a cor que ser usada na comunicao se o produto identifica-se com o psicolgico ou com o racional. Isso faz toda a diferena. Os consumidores compram por emoo e por razo. A compra pela emoo aquela em que o consumidor pego de surpresa. Identifica-se com o produto, gosta; atrado por ele. No planeja a compra. conquistado, fisgado pelo produto. A compra pela razo, embora amparada pela emoo nalguns casos, aquela que envolve o planejamento e a necessidade. Nos dois casos, a cor tem um importante papel. Quando a compra determinada pelo racional, a cor tem influncia muito maior sobre o consumidor. Geralmente, ao escolher um produto, ele sabe o que quer, onde vai us-lo e para qu. Por exemplo: se o consumidor est planejando decorar a casa, as cores dos tapetes, cortinas e sofs no sero decididas pela emoo. Como as cores precisaro combinar entre si, a escolha ser muito mais pela razo do que pela emoo. O mesmo acontece para roupas, carros. Claro que a influncia psicolgica conta, mas se o consumidor no gosta de carro branco, dificilmente comprar um. Outra coisa que preciso saber antes de ser definida a cor na comunicao de determinado produto, a que pblico se destina. Crianas, jovens, idosos, qual? Mas no fique preocupado, para esclarecer essas coisas que servem as pesquisas. Quanto maior o nmero de informaes, maior a possibilidade de acerto na publicidade, dizem. S que informao, futuro Diretor de Arte (agora voc pode se preocupar), quase um sonho. , a bem da verdade, uma conversa mais acadmica do que qualquer coisa, desculpem-me os professores e as agncias estruturadas. Sero raros os dias em que voc trabalhar com pesquisas. Enquanto elas no chegam, faa o melhor com as informaes que possui.
CESAR, NEWTON Direo de arte em propaganda Futura. 5. ed. So Paulo, SP 2003

Modesto Farina. Psicodinmica das cores em comunicao. 3. ed.. So Paulo. Edgard Blcher, 1987.

You might also like