You are on page 1of 31

ESTRUTURA ATMICA

CONCEITOS FUNDAMENTAIS ELTRONS NOS TOMOS

ESTRUTURA ATMICA
teoria atmica foi o ponto de partida da qumica como cincia
MATERTON, W.L.; SLOWINSKI, E. J. STANISTSKI, 1990

PLANO DE AULA
2. OBJETIVOS
2.1 Gerais O objetivo desta aula fornecer informaes sobre a estrutura da matria e determinar suas caractersticas e propriedades atravs da contextualizao sobre a evoluo dos modelos atmicos, compondo conhecimento da diferenciao das partculas fundamentais do tomo e a distino entre ons.

2.2 Especficos
O que o tomo Qual a relao entre nmero de prtons e eltrons no tomo eletricamente neutro Diagrama de Pauling A ordem crescente de energia Os subnveis de energia: seus smbolos e o mximo de eltrons que comportam. Qual a condio para que um tomo se torne um ction ou um nion

PLANO DE AULA
Referncias: ATKINS, PETER, Princpios de qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente, Bookman, 3 ed. Porto Alegre, 2006. MATERTON, W.L.; SLOWINSKI, E. J. STANISTSKI, Princpio de Qumica, Livros tcnicos e cientficos, Rio de janeiro. 1990.

HISTRICO
tomo Demcrito
Modelo de Dalton

primeiro Modelo Atmico, 1807.

O tomo era rgido, indivisvel, indestrutvel e tinha uma forma esfrica.

Baseado em reaes qumicas e pesagens minuciosas

- Lei da massas Modelo Filosfico: baseado apenas na intuio e na lgica.

Conservao

das

- Lei da Composio Constante

Modelo de Dalton Teoria Atmica


Um elemento composto por minsculas partculas chamadas tomos. Todos os elementos de um determinado elemento apresentam as mesmas propriedades qumicas tomos de elementos qumicos diferentes apresentam propriedades diferentes. Em uma reao qumica comum, nenhum tomo de qualquer elemento desaparece ou transformado no tomo de outro elemento; Compostos so formados pela combinao de tomos de dois ou mais elementos. Em um determinado composto, os nmeros relativos de tomos de um certo tipo so definidos e constantes. Fonte: MATERTON, W.L.; SLOWINSKI, E. J. STANISTSKI, 1990.

Modelo de Thomson

A descoberta do eltron
A descoberta do eltron- Corrente de partculas carregadas negativamente m/e = 5,69 x 10-9g/Coulomb - O eltron uma partcula bsica A massa do eltron 9,1 x 10-31kg e = -1,602,1 x 10-19C Em 1904 Modelo do Pudim de passas. Thomson, props um novo modelo (Modelo Atmico de Thomson).

Modelo de Rutherford (1911)

1. A grande maioria dos raios passou pela lmina. 2. Pouqussimos raios passaram pela lmina sofrendo desvio

Modelo de Rutherford Modelo Planetrio

1. Observao que a massa d ncleo era maior que sua carga- Partculas neutras ( Provado em 1932 por James Chadwick ).

Mecnica Ondulatria
O comprimento de onda guarda relao com a energia. Os menores comprimentos de onda de luz significam vibraes mais rpidas e maior energia.
= c/v = comprimento de onda; v frequncia hertz ; c velocidade da luz 2,998 x 108 m/s E fton = hv h constante de Plank 6,63 x 10-34 J/s hv = E superior E inferior E = hv= hc/ hc/ =mc2

Fundamento na Teoria Quntica da Radiao (1900) de Max Planck:

=h/ mv
l: s p d f (n-1) n numero quantico 0, 1, 2, 3

2r=n

Modelo de Bohr (1913)

Perda de energia

Modelo de Bohr 1913.


Os eltrons s podem determinados nveis de energia. ocupar

Cada rbita corresponde um valor de energia. Os eltrons descrevem rbitas circulares estacionrias ao redor do ncleo, sem emitirem nem absorverem energia.
Fornecendo energia (eltrica, trmica, ....) a um tomo, um ou mais eltrons a absorvem e saltam para nveis mais afastados do ncleo. Ao voltarem as suas rbitas originais, devolvem a energia recebida em forma de luz (fenmeno de ferro aquecida ao rubro).

Os eltrons descrevem rbitas circulares estacionrias ao redor do ncleo, sem emitirem nem absorverem energia.

Em 1932,Chadwick - Descoberta das partculas neutras Estas partculas possuem massa relativa aos prtons igual a 1 e carga zero.

Estrutura Atmica
TOMO: ncleo muito pequeno composto por prtons e nutrons, que circundado por eltrons em movimento
Eltrons e prtons so eletricamente carregados com carga: 1,60 x 10-19 C

Os tomos
No modelo nuclear do tomo, todas as cargas positivas e quase toda massa esto concentradas no pequeno ncleo, e todos os eltrons com carga negativa circundam o ncleo. O nmero atmico o nmero de prtons do ncleo. Existe igual nmero de eltrons fora do ncleo
(ATKINS; JONES, 2006)

Em resumo...
No parece, mas tudo que conhecemos so cheios de nada!! Quase toda massa est num minsculo ncleo. O resto um vazio onde os eltrons voam loucamente
Adaptado de: Superinteressante. Abr-jun. 1999)

1.2 ELTRONS NOS TOMOS Princpio da incerteza de Heisenberg: impossvel determinar com preciso a posio e a velocidade de um eltron num mesmo instante.

Erwin Schrodinger: Orbital a regio onde mais provvel encontrar um letron

- Modelo Atmico de Sommerfeld (1916) Ao pesquisar o tomo, Sommerfeld concluiu que os eltrons de um mesmo nvel, ocupam rbitas de trajetrias diferentes (circulares e elpticas) a que denominou de subnveis, que podem ser de quatro tipos: s , p , d , f .

rbitas: 1circular e as demais elpticas

1.2 ELTRONS NOS TOMOS


Configuraes eletrnicas:
Princpio da excluso de Pauli: cada estado ou orbital eletrnico pode comportar um mximo de dois eltrons, que devem possuir valores de spin opostos.

1.2 ELTRONS NOS TOMOS


Diagrama de nveis energticos utilizando o modelo mecnico ondulatrio

TOMO E ELEMENTO QUMICO


Como o nmero de prtons define a espcie de tomo, ele passou a ser chamado de nmero atmico, simbolizado pela letra Z. Massa do tomo = expressa em unidades massa atmica = u ou uma

TOMO E ELEMENTO QUMICO


Hidrognio tomos que possuem 1 prton, 1 eltron: nmero atmico 1 Hlio tomos que possuem 2 prtons , 2 eltrons: nmero atmico 2 Oxignio tomos que possuem 8 prtons, 8 eltrons: nmero atmico 8 Enxofre tomos que possuem 16 prtons, 16 eltrons: nmero atmico 16

Molculas
Grupo de 2 ou mais tomos unidos por fortes foras denominadas ligaes qumicas HH H Cl (H2) (HCl)

ons
Quando um tomo perde eltrons, ele setorna um on positivo, tambm chamado de CTION.

Quando um tomo ganha eltrons, ele se transforma em um on negativo, tambm chamado de NION.

.... Parece-me provvel que Deus, no incio, formou a Matria sob forma de partculas mveis, slidas, com peso, duras, impenetrveis, com tamanhos e formatos, e com outras propriedades, tais propores em relao ao espao, de modo a serem mais adequadas para o fim para as quais elas foram formadas...
Palavras de Issac Newton (1642-1727) Fonte: MATERTON, W.L.; SLOWINSKI, E. J. STANISTSKI, 1990.

Boa Noite!!!

You might also like