You are on page 1of 35

MADE IN AFRICA Gilberto Freyre, Cmara Cascudo e as continuidades do Atlntico Negro Antonio Motta Luiz Oliveira

Este ensaio pretende refletir sobre o tema das continuidades socioculturais entre a frica e o Brasil no pensamento social brasileiro. Detendo-se aqui e ali na obra de Gilberto Freyre e Cmara Cascudo, o ensaio busca discutir em particular a questo da frica em casa como leitmotiv na histria da antropologia brasileira e que mobilizou a ateno de intelectuais de sensibilidades diversas, em contextos diferenciados, como foi o caso de Silvio Romero, Nina Rodrigues, Edison Carneiro e Arthur Ramos, bem como motivou, posteriormente, deslocamentos transatlnticos, a exemplo do que ocorreu com Pierre Verger, Roger Bastide, Gilberto Freyre e Cmara Cascudo.

A frica em casa

Momento decisivo na formao da antropologia brasileira, o final do sculo XIX representa a configurao de uma tradio antropolgica nacional 1. nessa poca que, superada a fase das manifestaes anteriores, consolida-se um sistema intelectual marcado, organicamente, por um ideal nacional. Ideal partilhado por homens de cincias e de letras, ainda que a partir de posicionamentos polticos diversos e no obstante as polmicas que lhes cercavam. O certo que, na poca, se desenhava os contornos de uma identidade nacional brasileira que se queria moderna, de acordo com os ditames europeus de civilizao, mas que no se desvencilhava dos problemas de uma sociedade racialmente diversa e desigual, o que, segundo o corolrio ento vigente, ameaava a concretizao dos projetos de futuro comum almejado. desse modo que os intelectuais brasileiros, numa obsessiva busca pela formao da nao, voltaram-se para o desbravamento das alteridades internas. Essa tradio autocentrada dos estudos sobre os problemas nacionais diacrtico das cincias sociais e antropologias perifricas (STOCKING 1982) passa ento a
1

Usamos aqui o termo tradio para referenciar, conforme sugesto de Antonio Candido (1959), a constituio de um sistema articulado entre obras, autores e pblico leitor.

evidenciar, cada vez mais, as descobertas de um Brasil profundo ainda desconhecido. assim que o processo de autoconscincia da intelligentsia brasileira, entre o final do sculo XIX e incio do XX, ser caracterizado pela busca da alteridade no em terras distantes, mas nas fronteiras do prximo. movido por tal propsito que os pensadores da nao, ao investigar as mestiagens dos tipos raciais brasileiros, a partir da segunda metade dos oitocentos, construram as imagens da frica em casa como uma das principais representaes das alteridades internas. Com efeito, a busca pelo outro geograficamente prximo, sem a necessidade de deslocamentos ultramarinos, converteu, no mbito nacional, a tradio das grandes viagens em incurses nos limites do prprio pas. A compreenso era a de que a diversidade encontrava-se em casa e, por essa razo, no se fazia necessrio busc-la em priplos extraterritoriais ou alm mar. Sendo assim, os intelectuais brasileiros, ainda nos sculos XVIII e XIX, ao atravessarem o Atlntico, ao invs da evaso e contato com paisagens de outros continentes, preferiram buscar na civilizao europia, notadamente no espao metropolitano das grandes cidades, o cobiado processo de ocidentalizao e de modernidade (MOTTA 1998). Com isso, a questo das viagens, na histria das ideias no Brasil, assumiu um carter particular, pois o que as mobilizavam era o desejo de civilizao, acompanhado de certa recusa pela cultura de pertencimento nacional, ento associada imagem da natureza e da primitividade. Basta lembrar a referncia anedtica de Arthur Azevedo ao poeta parnasiano brasileiro, do final do sculo XIX, Olavo Bilac, um verdadeiro dpays em seu prprio pas:
Se [Bilac] ficar aqui [no Rio de Janeiro] a passear entre o Beco das Cancelas e a Rua da Vala, morre da pior das nostalgias, a nostalgia de Paris (...) S no incio do sculo XX havia de iniciar um ciclo de viagens anuais a Paris. L confessaria Bilac que detestava a natureza. Nunca dissera isso a pessoa alguma, porque lhe ficaria muito mal como poeta, no Brasil, revelar tais sentimentos, mas a verdade era essa: s apreciava ambientes urbanos e civilizados. 2

A parisina que acometia Bilac levou alguns intelectuais brasileiros a se sentirem estrangeiros em seu prprio pas. Tais sentimentos esto na origem da recorrncia de vises pessimistas a respeito da realidade sociocultural brasileira, especialmente desde a
2

Nota de Arthur Azevedo no Correio do Povo ao comentar o regresso de Olavo Bilac de Paris em 1891, onde fora correspondente, a convite de Jos do Patrocnio, de A cidade do Rio (BROCA 2004).

segunda metade do XIX. Mas, paradoxalmente, foi a partir das viagens internas mais no tempo do que no espao que os intelectuais brasileiros efetivamente construram o sentido da nao como unidade prpria. A chamada gerao de 1870, por exemplo, preocupada com a viabilidade de uma nao mestia nos trpicos, iria descobrir na figura do mestio brasileiro a expresso do dilema nacional. Vendo com desconfiana as singularidades nacionais romnticas em favor de um universalismo positivista, que ento orientava os projetos de civilizao e nacionalidade europias fundados em elementos biolgicos como raa e sangue , seus representantes buscavam as sadas para a construo de uma comunidade de sangue e de esprito brasileira. 3 Todavia, a condio primitiva dos outros internos, bem como as resultantes evolutivas de tais representaes na construo do Estado Nao, fizeram com que a adoo da filosofia do progresso resultasse no etnopessimismo que caracterizou esta gerao e suas linhagens (MOTTA 1998). A despeito do seu matiz negativo, foi no mbito destes desbravamentos internos que Slvio Romero inaugurou uma tradio da antropologia nacional ao reconhecer a importncia fundamental do negro na formao da sociedade brasileira, em detrimento da presena indgena, cujo estudo lhe parecia j ter sido iniciado. 4 Para o polemizador da Escola do Recife, o negro, mais do que uma mquina econmica e malgrado sua ignorncia, era um objeto de cincia que deveria ser estudado antes que desaparecesse (ROMERO 1888: 11). Ao por em evidncia a influncia do negro na formao da cultura e sociedade brasileiras, Romero ajudava a descobrir a frica no Brasil que, a partir de ento, ocuparia lugar de destaque nas gestas da nacionalidade brasileira. Provavelmente, a converso da alteridade mestia brasileira em objeto de pesquisa e, por conseguinte, expresso da identidade da Nao concorreu, de forma decisiva, para uma posterior ecloso dos africanismos e da busca de legitimidade dos negros no Brasil ps abolio. Isto levou tambm ao estabelecimento de uma ligao mtica do pas com o continente africano, tornando-a comum nas formaes discursivas que efetuaram a traduo do popular em nacional.

Lembra Lucia Lippi (1990: 45), ao refletir sobre a questo nacional na Primeira Repblica, que Esta idia de nacionalidade vai trazer problemas para os pases onde o Estado e a nao cobrem grupos diferentes. Assim, os desafios postos para os Estados politnicosno final do sculo XIX estava ligado ideia de unidade que o sentido tnico dos Estados nacionais ento pressupunha. 4 Em Etnologia Selvagem de 1875, Histria da Literatura Brasileira, Estudos sobre a Poesia Popular do Brasil e Etnografia Brasileira, os trs de 1888, Romero faz aluso, por exemplo, obra do general Couto de Magalhes, ainda que, de um modo geral, em desacordo com as suas teses indianistas.

Vale ressaltar, contudo, que no contexto finissecular as imagens da frica em casa, moeda corrente no que ulteriormente se chamaria pensamento social brasileiro, compunham uma espcie de pathos nacional, em que as sobrevivncias dos africanismos brasileiros, enquanto sintoma da pujana metafsica das culturas africanas (FRY; VOGT 1996: 25), marcavam o passado, o presente e o futuro da nao. Fundamentadas num passado de longa durao, calcado na escravido, tais imagens estabeleceram, de certo modo, o modelo para se pensar as relaes entre a frica e o Brasil. Na frmula espacial desenhada por Romero na Revista Brasileira, 3 fase, ainda em 1879, em que foram socialmente cartografadas as matrizes constituintes da nao, a frica desempenharia importante papel na formao da cultura brasileira, a partir da cozinha. Para o autor de Histria da Literatura Brasileira, ir frica, ento, parecia-lhe completamente intil, pois ela j se encontrava em casa e, portanto, constitua elemento intrnseco da propalada identidade nacional brasileira:

uma vergonha para a cincia no Brasil que nada tenhamos consagrado de nossos trabalhos ao estudo das lnguas e religies africanas. Quando vemos homens, como Bleek, refugiarem-se dezenas e dezenas de anos nos centros da frica somente para estudar uma lngua e coligir uns mitos, ns que temos o material em casa, que temos a frica em nossas cozinhas, como a Amrica em nossas selvas, e a Europa em nossos sales, nada havemos produzido nesse sentido! uma desgraa (ROMERO 1888: 10-11).

O apelo de Romero, ao converter-se em tradio antropolgica nacional, vinculava o projeto de construo de uma cincia no Brasil que, no custa lembrar, tambm se confundia com o projeto de construo da nao compreenso do universo cultural do negro, com destaque para as lnguas e religies africanas. Assim, transformado em objeto de cincia a partir do folclore e da literatura oral incluindo tambm os campos da medicina e do direito , o negro e sua influncia na formao social e cultural brasileira passava a se constituir em um problema racial que colocava em primeiro plano a questo do mestio como expresso, nos termos usados por Nina Rodrigues em 1890, de uma antropologia patolgica (CORREA, 2000). Fazendo escola, as reflexes rodriguianas a respeito das religies africanas e as de seus auto-declarados discpulos, como Arthur Ramos e Afrnio Peixoto, ajudaram a construir a imagem j apontada por Romero da frica como sinal diacrtico do Brasil.

Todavia, seria a partir das pistas deixadas por Nina Rodrigues que os estudos a respeito do negro, na primeira metade do sculo XX, fundariam a linhagem africanista nacional preocupada em referendar a pureza e autenticidade das manifestaes culturais negras no Brasil por meio da busca de prticas similares no continente africano. desse modo que os estudos sobre os negros, ao tentar naturalizar sua condio ou herana africana, instituem um movimento de aproximao mtica com a frica tornada comprovante ou passaporte de autenticidade da cultura afrobrasileira e, por metonmia, da prpria cultura brasileira. De fato, Nina Rodrigues foi o primeiro estudioso brasileiro a realizar pesquisas de campo urbanas, atravs da observao, do registro oral de seus informantes, da classificao e da descrio sistemtica do material disponvel em diferentes terreiros de candombl em Salvador. Seu interesse pela sobrevivncia das religies africanas na Bahia resultou, em 1896, em O Animismo Fetichista dos Negros Baianos, publicado inicialmente em oito nmeros da Revista Brasileira, 4 fase, e em seguida traduzido e ampliado para o francs pelo prprio autor, com o ttulo de LAnimisme Ftichiste des Ngres de Bahia , publicado em 1900, provavelmente sob o auspcio do autor, pela editora baiana Reis & Companhia. Convm lembrar que a verso francesa, contendo vrios acrscimos ao original, serviu de referncia para a edio brasileira definitiva, publicada somente em 1935, sob a responsabilidade de Arthur Ramos5. Embora acreditasse na presumida inferioridade do negro e em sua incapacidade para se integrar na civilizao ocidental, coube, entretanto, a Nina Rodrigues o grande mrito de ter antecipado evidentemente por razes que ele nunca poderia imaginar a noo de sincretismo que, como lembra Roger Bastide, as antropologias norte-americana e europia somente chegariam a desenvolv-la e aprofundar em seus repertrios temticos quase meio sculo depois (BASTIDE 1960, 1970). No entanto, a descoberta precursora de Rodrigues de certo modo j pressentida por Slvio Romero nos trabalhos sobre os Cantos Populares do Brasil, em 1883, e nos Contos Populares do Brasil, em 18856 acabou assumindo em seus textos etnogrficos um valor negativo, levando esse autor a enxergar as diversas formas de sincretismo como uma ameaa permanente cultura espacialmente
5

interessante assinalar que o livro de Nina Rodrigues, publicado em francs, mereceu a ateno de Marcel Mauss que o resenho no nmero 5 do LAnne Sociologiue, em 19011, fazendo elogio a descrio etnogrfica realizada por Rodrigues: Transplantados para fora de seu pas natal, que , na grande maioria, a nao iorub, os negros, atualmente catlicos, da Bahia e de seus arredores, oferecem um conjunto de cultos e crenas de carter verdadeiramente extraordinrio (MAUSS, 1901: 224-225). 6 Ambos publicados em Lisboa pela Nova Livraria Internacional, sendo o primeiro em dois volumes.

dominante, isto , a branca. Enquanto Nina Rodrigues descobria nas ruas e na periferia de Salvador o seu objeto de interesse antropolgico, transformando terreiros em terrenos de observao, Manuel Querino, outra figura totmica da proto-etnologia afrobrasileira, exercitava tambm, no mesmo tecido urbano, suas observaes etnogrficas, no entanto, a partir de uma perspectiva mais otimista em relao integrao da cultura africana no Brasil (MOTTA, 2003). Como em regra geral ocorreu com os primeiros africanistas brasilianistas, Querino descobriu desde cedo uma frica bastante prxima e familiar: em casa, j que era negro descendente de africanos, e na rua, se iniciando como observador no terreiro de Gantois na cidade de Salvador, no final do sculo XIX. Longe da postura de scholar adotada por Raymundo Nina Rodrigues, Manuel Querino deixou-se apenas guiar pela intuio etnogrfica, buscando apreender e registrar vrios aspectos da cultura africana em pleno processo de adaptaes ao cotidiano urbano de Salvador, atravs de festas populares, de ritos e cerimnias nos cultos afros, da culinria, das indumentrias, entre outros aspectos. Com algumas excees, a maior parte de suas monografias aparece publicada em nmeros esparsos da Revista do Instituto Geogrfico e Histrico da Bahia , entre 1916 e 1922. Somente em 1935, doze anos aps a morte de Querino, que Arthur Ramos iria reunir alguns de seus trabalhos mais significativos, publicando-os em livro intitulado Costumes Africanos no Brasil. Ainda no mesmo perodo, um jornalista sem maiores pretenses etnolgicas, conhecido por Joo do Rio e descrito por seus bigrafos como mulato, empreenderia verdadeiras incurses pelo bas-fond da cidade do Rio de Janeiro: na zona porturia, entre prostitutas, estivadores, ex-criminosos, ou ainda pelos subrbios cariocas, povoados por simpatizantes das religies afrobrasileiras. Como o Slvio Romero de Estudos Sobre a Poesia Popular do Brasil, Joo do Rio foi tambm um dos primeiros a se interessar em decifrar o significado de algumas expresses culturais prprias das camadas desprestigiadas do povo (da plebe) que ento emergia nas cidades brasileiras. Alm da simples crnica de costumes, como o caso de A Alma Encantadora das Ruas, publicado em 1908, o cronista carioca realizou um nico trabalho de interesse propriamente etnogrfico envolvendo o campo religioso afro-carioca, intitulado As Religies do Rio, publicado em 1904. Desprovido de qualquer preocupao terico-metodolgica, como imperativamente costumava ocorrer com Nina Rodrigues, o foco das observaes de Joo do Rio resultou

apenas em descrio informativa de algumas prticas mgicas, assim como na dinmica de organizao interna dos cultos e de suas relaes com o contexto social da cidade do Rio de Janeiro. A importncia de seu nome no repertrio da proto-etnologia afrobrasileira deve-se ao fato de ter sido ele praticamente o primeiro autor brasileiro a chamar a ateno para a importncia desse fenmeno religioso na cidade do Rio de Janeiro. Convm lembrar que nenhuma outra investigao sobre o assunto viria a ser completada, pelo menos na mesma proporo, nos sessenta anos subseqentes ao aparecimento de As Religies do Rio. Vale ressaltar que os estudos proto-etnogrficos a respeito do negro no Brasil tiveram por efeito legitimar a sua presena no perodo ps-escravido, motivando a j aludida aproximao com a frica dos seus ancestrais, o que, a posteriori, instituiria a idia da afrodescendncia como patrimnio cultural brasileiro. Mas, para que o negro constitusse parte do ns, foi preciso antes transform-lo em estrangeiro. Assim, partindo da premissa de que o negro era um estrangeiro primeiro ele apreendido atravs das manifestaes de vida mais caracteristicamente africanas, e com especialidade nas suas religies, atitudes que, segundo Edison Carneiro (1964: 104), desgraaram os estudos sobre o negro no Brasil. Na condio de ex-escravo, ento tornado estrangeiro em sua prpria casa. apenas aps sua africanizao que pode entrar novamente no Brasil juntamente com a sua bagagem de equipamentos culturais para que assim fosse reconhecida a dignidade de suas origens, ao mesmo tempo em que era convertido em guardio de uma memria em desapario (FRY; VOGT 1996: 32-33). No obstante o vezo sedentrio da intelligentsia brasileira avessa ao exotismo de plagas distantes a aproximao mtica com a frica estimulou, durante os movimentos de reafricanizao dos cultos religiosos afrobrasileiros, as viagens Costa Ocidental do continente africano de babalorixs do Nordeste, seguidos por estudiosos preocupados com a preservao das crenas e rituais dos candombls mais puros (DANTAS 1982). Com efeito, a questo da pureza nag dos candombls, como prova de resistncia dos africanismos brasileiros, emergiu com os deslocamentos de pais de santo baianos em direo terra de seus ancestrais ainda em finais dos oitocentos.7 Os
7

Dentre estas viagens destacam-se as de Martiniano Eliseu do Bonfim, colaborador de Nina Rodrigues e personagem importante no movimento de reafricanizao dos terreiros na Bahia, que por volta dos 14 anos de idade inicia as viagens frica que lhe conferem o prestgio advindo da reciclagem, in situ, do saber da tradio religiosa nag. Assim, Martiniano, negociando mercadorias trazidas da Costa e levadas do Brasil, retornou de Lagos cheio de saber e razo, para integrar-se pelo resto da vida na comunidade baiana que permeava com naturalidade e orgulho (Lima: 1987:52). Sobre o assunto ver, dentre outras referncias, OLIVEIRA; LIMA (1987); LIMA (2004), DANTAS (1982).

deslocamentos, tornados capitais simblicos nas disputas entre os terreiros em torno da pureza primitiva dos rituais, em voga na dcada de 1930, ajudou a construir as imagens especulares da frica no Brasil e do Brasil na frica, descritas na bibliografia etnogrfica e folclrica a respeito do negro e suas tradies culturais nesta e nas dcadas seguintes. Neste sentido, o modelo nag, prevalecendo no conjunto dos estudos sobre as religies afrobrasileiras como categoria analtica privilegiada para se encontrar a frica no Brasil (DANTAS 1982), formou um campo da nostalgia na tradio africanista nacional. Seus pesquisadores, pelo menos at a dcada de 1970, teriam se voltado apenas para o problema da sobrevivncia dos africanismos do lado de c do Atlntico, vistos como exemplos de uma tradio africana ancestral e genrica preservada (BIRMAN 1997). Esta valorizao da tradio e da pureza dos terreiros, compreendidos como expresso mxima da presena da frica no Brasil, d um matiz romntico a estas abordagens que, conforme j apontamos, possui um valor heurstico importante na construo da narrativa nacional (DANTAS 1982; FRY, VOGT 1996). Vale salientar que na mesma dcada de 1930, em que a volta s origens se destacava como bem simblico no mercado religioso afrobaiano, os ensasmos e redescobertas do Brasil, celebrando as virtudes da mestiagem, sobremaneira a partir da repercusso da obra de Gilberto Freyre, fazia a problemtica do negro e de suas heranas culturais ganhar novos contornos no pensamento social brasileiro 8. Sendo assim, com matizaes diversas, as representaes da frica no Brasil deslizaram do etnopessimismo que prevaleceu no final do sculo XIX, caracterizando as geraes de Romero, Nina Rodrigues, Oliveira Vianna, entre outros, para o etnoufanismo culturalista, como fez Gilberto Freyre, Artur Ramos, Edison Carneiro e tantos outros a partir dos primeiros decnios do XX. Ao descrever o quadro da antropologia no Brasil neste perodo, lembra Castro Faria (1984) que a dcada de 1930 foi marcada por estudos sobre a problemtica do negro, tendo a produo intelectual deste campo uma acolhida certa nas editoras e um pblico consumidor assegurado9. Beatriz Gis Dantas (1982: 148-151) sugere que os pais e mes
8

Lus Rodolfo Vilhena (1997), buscando descrever a presena da frica na tradio das cincias sociais brasileiras, lembra dos trs modelos em que esta presena teria sido apreendida: aquele da raa, representado por Silvio Romero, a partir de 1870, o modelo culturalista de Gilberto Freyre em voga na dcada de 1930 e a idia de estrutura social presente nos escritos de Florestan Fernandes a partir de 1950. 9 Como exemplo da prevalncia da problemtica do negro no campo intelectual brasileiro neste perodo, Castro Faria (1984: 232-233) destaca o surgimento, nas editoras, das colees devotadas aos Estudos Brasileiros, onde era escoada a produo sobre o assunto. Destaca a Biblioteca de Divulgao Cientfica

de santo, representantes dos terreiros mais africanizados do Nordeste, a exemplo de Me Aninha do Ax Op Afonj, eram os leitores interessados desta bibliografia, conforme j haviam tambm registrado Edison Carneiro, Roger Bastide e Ren Ribeiro.

Rota Brasil frica Brasil No mbito do pensamento social brasileiro, o retorno frica acompanhado por um interesse sempre renovado sobre a temtica, estimulando o trnsito de antroplogos, especialmente estrangeiros, entre a Costa Ocidental da frica e a cidade de Salvador. Com o estabelecimento desta rota acadmica e de outros interesses, as redescobertas da frica no Brasil passaram a dar lugar, sobretudo a partir dos anos de 1950, a sua contrapartida do outro lado do Atlntico. As viagens realizadas com o intuito de retraar, histrica e culturalmente, os trajetos do trfico negreiro, iro agora por em evidncia a presena brasileira no continente africano. Sob a influncia das teses correntes a respeito das origens africanas nos costumes nacionais, os viajantes, quando brasileiros, sentiam-se em casa. A maioria deles, divisando na frica portuguesa as imagens pretritas de um Brasil colonial, isto , um Brasil que se pretendia made in Africa, no qual se refazia a ponte histrica, ideolgica ou mtica entre o continente africano e o Brasil tal questo ser retomada adiante quando analisarmos os priplos transatlnticos de Gilberto Freyre e Cmara Cascudo, assim como seus rebatimentos polticos e intelectuais. na pista deixada pelos desbravadores da rota Brasil-frica-Brasil, a exemplo do babalorix Martiniano Eliseu do Bonfim, que Pierre Verger, preocupado com os fluxos e refluxos culturais, se estabelece em Salvador em 1946 como ponto de apoio para suas sucessivas travessias do Atlntico. Dedicando-se inicialmente ao registro fotogrfico e
da editora Civilizao Brasileira, do Rio de Janeiro, dirigida por Arthur Ramos, personagem importante na definio dos rumos da antropologia brasileira naquele momento. Nesta coleo foram publicados alguns de seus trabalhos (O Negro Brasileiro em 1934 e As Culturas Negras no Novo Mundo em 1937), alm dos de Nina Rodrigues (O Animismo Fetichista dos Negros Baianos em 1935 e As Coletividades Anormais em 1939), Edison Carneiro (Religies Negras em 1936 e Negros Bantus em 1937) e Gonalves Fernandes (Xangs do Recife em 1937). Nesta mesma coleo foram publicados tambm os trabalhos apresentados nos Congressos Afro-brasileiro de Recife (1934) e de Salvador (1937). Na produo bibliogrfica a respeito dos negros, disposio nesta dcada, havia ainda, de Nina Rodrigues, Os Africanos no Brasil, publicado na coleo Brasiliana, da Companhia Editora Nacional, em 1932. Alm de Arthur Ramos, outro afamado representante da Escola mdico-legal de Nina Rodrigues, Afrnio Peixoto, tambm dirigia uma coleo, a Biblioteca de Cultura Cientfica da Editora Guanabara, na qual foram publicados trabalhos de Arthur Ramos e de Nina Rodrigues junto a ttulos de medicina, medicina legal e criminologia.

pequenas anotaes, alm das descries das fricas brasileiras e as outras fricas nas correspondncias que trocava, por exemplo, com Roger Bastide e Alfred Mtraux, Verger aos poucos tambm vai adotando o ofcio de escritor que publica suas prprias pesquisas (PEIXOTO 2010; BOULER 1994). Foi Thodore Monod, do Institut Franais de lAfrique Noire (IFAN) a convite de quem Verger realizou algumas viagens de pesquisa no continente africano10 , que obrigou o fotgrafo francs a escrever seus primeiros textos (BOULER 1994; VERGER 1982). Suas resistncias iniciais para publicar, sob a justificativa de que as notas de campo eram destinadas aos seus amigos do candombl da Bahia e aos colegas pesquisadores alm da alegada ausncia de formao cientfica ou acadmica , comeam a ser vencidas a partir de 1953, quando o trabalho de fotgrafo se desdobra no de etnlogo e etnohistoriador. Esta resistncia fazia seus amigos, como Mtraux, duvidarem de sua disposio para continuar a carreira de etnlogo (BOULER 1994: 60-61). Mas, ainda que de forma tmida, ao ofcio de viajante e fotgrafo no incio da carreira, lhe rendendo o papel de mediador na rota entre as Costas do Brasil e da frica, acrescido depois um exerccio mais refletido da escrita, at ento constituda unicamente de dirios, cartas e manuscritos que encerravam suas descries e impresses dos priplos realizados. Foi ciceroneando os compatriotas Bastide e Mtraux em priplos afroamericanos (PEIXOTO 2010; LHNING 2002; BOULER 1994) que Pierre Verger se tornou o interlocutor privilegiado nos reencontros do Brasil com a frica, tendo em vista as suas dezenas de viagens costa ocidental africana, sobretudo entre as dcadas de 1940 e 1960. Seria numa destas travessias que, em 1958, Verger promoveria o encontro na frica de Roger Bastide com o Brasil por ocasio da misso do antroplogo francs no Daom e na Nigria, financiada pelo instituto francs de estudos africanos, realizada entre os meses de julho e setembro daquele ano. Verger e Bastide compartilhavam ento o interesse pela investigao dos prolongamentos ou continuidades africanas e brasileiras no Atlntico Sul. Emblemtico deste interesse de Bastide pelas extenses culturais entre o Brasil e a frica o texto sobre A burrinha do Uid, lembrado pelo prprio Verger (1993) ao rememorar as mltiplas atividades de Bastide em sua visita frica. Importante pesquisador da linhagem africanista no Brasil, Roger Bastide, nas palavras de Pierre Verger (1993: 32), lhe teria revelado, ainda na dcada de 1940, a frica
10

A primeira viagem de pesquisa de Verger no continente africano, em fins de 1948, se deu a partir do convite de Monod. Alm desta h duas outras, em 1952 e 1953, em que Verger teria se beneficiado de bolsas de estudo do instituto francs (PEIXOTO 2010).

no Brasil, mais exatamente a influncia da frica na regio Nordeste desse pas. 11 Vale lembrar que a descoberta de uma frica mstica no Nordeste brasileiro por Bastide teria ocorrido 14 anos antes da sua viagem, preparada juntamente com Verger, ao continente africano. Sentindo como se estivesse em plena frica, o antroplogo francs, nas incurses etnogrficas realizadas nos terreiros, maracatus, igrejas e celebraes africanas de Salvador e do Recife, no ano de 1944, descobre o mundo do candombl como objeto privilegiado para situar a frica no Brasil. Eram ento as cidades litorneas nordestinas que, mantendo um maior contato com a frica, pareciam-lhe melhor preservar os cultos de origem africana (BASTIDE 1945). Semelhante ao seu conterrneo francs, que tambm se africaniza no Brasil (PEIXOTO 2000), Verger ir influenciar o conjunto dos estudos sobre a religio afrobrasileira, preocupando-se, principalmente, com as trocas culturais entre o continente africano e o territrio brasileiro. Estes intercmbios, a partir de suas viagens, passam a ser postos em evidncia no apenas por meio da descrio das sobrevivncias dos nossos africanismos, preocupao obsessiva dos estudiosos de primeira gerao das pesquisas sobre os negros no Brasil, mas tambm atravs da figura dos ex-escravos e seus descendentes retornados frica que personificam, em uma nova perspectiva, a ideia dos fluxos, trnsitos e trocas. As evidncias etnogrficas destas relaes de troca, trazidas por Verger, do oportunidade para que Gilberto Freyre, no incio da dcada de 1950, encontre terreno apropriado para a divulgao de suas ideias nacionais e lusotropicais, a partir da descrio de uma frica abrasileirada ou abaianada.12 Os esforos de Verger e Freyre, ainda buscando comprovar o longo alcance das continuidades e prolongamentos entre Brasil e frica, estavam agora voltados para a presena dos retornados brasileiros em solo africano, apreendidos a partir de uma visada colonial que, de certo modo, ainda os prendiam ao passado da Casa Grande e da Senzala no Brasil. Destacando-se no cenrio local, por meio de costumes que contrastavam com os dos nativos das regies em que haviam chegado (muitas vezes lugares diferentes dos de suas origens ou de seus ancestrais), tais retornados, na viso culturalista do pensador pernambucano, abrasileiraram ou abaianaram a paisagem atravs de edificaes que
11

Acrescenta Verger que sua primeira viso sobre a regio tinha sido dada pela leitura, ainda na Frana, de Jubiab de Jorge Amado. 12 Em agosto de 1951 publicada uma srie de reportagens escritas por Gilberto Freyre e ilustradas com fotografias de Pierre Verger sobre a presena brasileira no Benin e na Nigria na revista O Cruzeiro. Estas reportagens foram reunidas por Freyre com o ttulo Acontece que so baianos para uma segunda edio de Problemas Brasileiros de Antropologia, publicado em 1959.

obedeciam ao modelo brasileiro, por meio do uso e o preparo de comidas tipicamente brasileiras, de danas e manifestaes religiosas catlicas, dentre outras expresses que levaram consigo na travessia de volta do Atlntico (FREYRE 1959). Assim, a rota Brasil-frica-Brasil, percorrida por Verger e os seguidores de seus passos na viso comparativa que adota, reconstri as ligaes mticas entre a Costa Ocidental africana e o litoral brasileiro, colocando em primeiro plano ora os africanos abrasileirados que retornaram s origens, para novamente voltarem frica da Bahia, ora os africanos abaianados que regressaram frica de suas origens, transportando novos costumes e estilos de vida brasileiros. Na segunda hiptese, aventada por Freyre (1959), os africanos brasileiros que voltaram frica estabeleceram um novo tipo de relao cultural com os pases de origem, ao introduzir, no continente africano, novos cdigos, por eles adquiridos na Bahia. Expresso de um comrcio significativo j estabelecido entre a costa brasileira e a africana, ligada por linhas regulares de cargueiros mistos que substituam os navios negreiros no final do sculo XIX, a rota Brasil-frica seria ento marcada pelas influncias recprocas nos dois lados do Atlntico (RALSTON 2010: 882). Vale ressaltar ainda que a presena de colnias ou comunidades brasileiras na costa ocidental da frica, apontadas e celebradas por Veger e Freyre na dcada de 1950, j era percebida e descrita no sculo XIX tanto por observadores estrangeiros, quanto por pensadores nacionais. Nina Rodrigues (1977), por exemplo, refere-se ainda em finais dos oitocentos, aos trabalhos do gegrafo anarquista francs Elise Reclus que, em 1887, em sua Nouvelle Gographie Universelle, assinalou e chamou a ateno para a presena e posio social dos brasileiros na costa ocidental da frica j a partir da primeira metade do sculo XIX. Observao que tambm j fizera Antonio Joaquim de Macedo Soares em 1874 destacando a presena do idioma portugus na comunidade de retornados. Um olhar comparativo entre a Bahia e o Daom tambm foi proposta por Yan de Almeida Prado no IV Congresso de Histria Nacional, promovido pelo Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro ocorrido em 1949. Neste, manifestando o intuito de revisar dados coligidos por Nina Rodrigues, o escritor paulista cita comentrios e descries sobre a vida de Francisco Flix de Souza, o Chach, bem como fala a respeito da relao dos brasileiros retornados com o trfico negreiro (SOUZA 2008: 74-75). O tema dos retornados e suas heranas culturais na frica Ocidental do sculo XIX motivaram tambm, no final dos anos de 1970, Marianno e Manuela Carneiro da Cunha a

empreenderem estudos sobre a arquitetura dos bairros brasileiros em cidades litorneas do Ocidente africano e a formao da identidade das comunidades ali formadas. No primeiro trabalho, ilustrado com fotografias de Pierre Verger, Marianno Carneiro da Cunha que estava na condio de professor visitante na Universidade de If entre 1975 e 1976 , tambm motivado por um interesse museal em trabalhos artsticos africanos, voltava-se para a questo dos fluxos culturais entre Brasil e frica e, com isso, buscava demonstrar, no trajeto da senzala no Brasil ao sobrado brasileiro em cidades costeiras da Nigria e do Benim, o processo de construo de distines dentro de um espao social iorub nas comunidades dos retornados, por meio da adoo do estilo arquitetnico brasileiro. J Manuela Carneiro da Cunha, em seu trabalho sobre os ex-escravos estrangeiros em seu retorno frica, enfatizava o processo de construo de identidade das comunidades de brasileiros na regio. Nele, a condio opressiva da situao social dos negros libertos no Brasil, a partir de 1835, apontada como razo para o movimento de retorno de muitos terra ancestral. Baseando-se em pesquisas histricas sobre a escravido negra no Brasil como as de Katia de Queiros Mattoso e Mary Karash, alm de documentos de arquivos ingleses e italianos, o trabalho de Manuela resultou num importante estudo sobre identidade tnica no qual destaca na formao das comunidades de brasileiros em lugares distintos dos de seus ancestrais o uso de diacrticos que remetiam s experincias coloniais brasileiras, como o caso dos Aguds instalados em Lagos, na atual Nigria, cujos costumes catlicos contrastavam com as tradies animistas, protestantes ou islmicas presentes na regio. As atividades comerciais e tcnicas que desenvolviam estes e outros grupos de brasileiros e africanos retornados frica lhes conferiam status diferenciado que os tornavam mediadores privilegiados no mbito de certas relaes coloniais. Nestes casos, religio, comrcio e etnicidade, como sugere Cunha (1986), constituam foras atuantes na definio da identidade dos grupos de descendentes de brasileiros em Lagos. Por meio desse exemplo visto que no processo de constituio de identidade as tradies culturais, embora residuais, so irredutveis (CUNHA 1986: 97-108).13

13

Mais recentemente, o percurso dos Aguds de africanos no Brasil a brasileiros na frica, tem sido alvo do interesse do fotgrafo e antroplogo brasileiro Milton Guran. Sobre o assunto ver, GURAN, Milton. Aguds: os "brasileiros" do Benim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

Os priplos transatlnticos de Gilberto Freyre e Cmara Cascudo

As trocas culturais e econmicas entre as costas do Brasil e da frica, motivando as constantes buscas das permanncias ou continuidades entre as fricas do Brasil e as do Ultramar, animou alguns intelectuais brasileiros a aventurarem-se na travessia do Atlntico. Foi o caso de Gilberto Freyre e Lus da Cmara Cascudo que, nas dcadas de 1950 e 1960, respectivamente, empreenderam viagens ao continente africano, com o intuito de referendar suas teses a respeito da contribuio do negro na formao da cultura brasileira. Em Freyre, tal contribuio sofreu a refrao da capacidade lusa de indefinio e mistura, princpios de suas teses lusotropicais desenvolvidas ao longo dos anos de 1940 a 1960. J para Cmara Cascudo esta refrao remonta, alm de Portugal, a outros tempos e espaos, como a ndia e os pases orientais, alm das antiguidades clssicas, de onde muitas das manifestaes culturais encontradas nos dois lados do Atlntico assentariam suas razes. Das misses de visita do pernambucano e do potiguar ao continente africano e demais colnias portuguesas na sia, resultaram relatos e estudos que reeditaram as ligaes mticas entre Brasil e frica. Para Freyre, as viagens a Portugal e suas possesses africanas e asiticas originou a publicao, em 1953, de Aventura e Rotina e Um Brasileiro em Terras Portuguesas. O primeiro, um dirio scioantropolgico da viagem que Gilberto Freyre empreendera entre agosto de 1951 e fevereiro de 1952 a estas regies, a convite de Sarmento Rodrigues,14 ministro de Ultramar do governo de Antonio de Oliveira Salazar, constitui rico relato etnogrfico da imagem especular entre Brasil e frica, ideologicamente orientado por suas teses lusotropicais. J o segundo ttulo se refere ao conjunto de conferncias que Freyre proferiu em praticamente todas as cidades por onde passava, uma vez que ele estava, para todos os efeitos, em visita oficial (MIRANDA 2002: 79). O que fez com que, nestas conferncias, seu lusotropicalismo fosse

14

Manuel Maria Sarmento Rodrigues, que j governara Bissau de 1945 a 1949 e criara o Centro de Estudos da Guin Portuguesa em 1946, teve a iniciativa de convidar o pensador pernambucano afim de que este viesse a confirmar as teses a respeito do carter democrtico da colonizao portuguesa na frica e na sia. Em retribuio, Freyre (2001: 25), ao definir suas viagens como sendo de observaes e de estudos, aponta para as afinidades intelectuais com Sarmento Rodrigues reconhecido incentivador de africanlogos portugueses descrevendo-o to homem de estudo, cioso de suas responsabilidades intelectuais, quanto homem de Estado devotadamente a servio de Portugal.

constantemente invocado e definido15, dando mostras da importncia de suas idias para o projeto colonial da ditadura portuguesa. Convm assinalar que tais ideias j lhe havia rendido dois outros convites para visitar Portugal, estes vindos do jornalista e articulador poltico Antonio Ferro que, frente do Secretariado de Propaganda Nacional do Estado Novo portugus rebatizado para Secretariado de Informao Nacional a partir do fim da Segunda Guerra , havia criado a poltica do esprito do regime salazarista com o fito de promover os feitos atlnticos do processo colonizador portugus. Assim, no mbito de uma manifesta poltica de propaganda do Estado Novo lusitano que surgiram os primeiros convites para que Freyre visitasse Portugal, recusados sob a alegao de receio de comprometimentos polticos com os Secretariados Nacionais de Informao, mesmo quando deixam de se intitular de Propaganda (FREYRE 2001: 41). Mas, o terceiro destes convites, originado do Ministrio de Ultramar descrito por ele como sendo to apoltico em Portugal como o o Itamaraty no Brasil aceito sob a justificativa de que estava endereado ao homem de estudo para observar as colnias portuguesas com independncia e olhos sociologicamente clnicos. assim que Freyre ir aceitar o convite oficial do governo de Salazar, afirmando que recus-lo desta vez no obstante tratar-se do mesmo regime ditatorial que lhe endereara as outras duas convocaes significava colocar-se na situao de um purista em matria de gramtica poltica, condio que diz nunca ter pretendido cultivar (FREYRE 2001: 4142). Na verdade, os vnculos de Freyre com o salazarismo, expressos nas relaes intelectuais com os idelogos do regime, como Sarmento Rodrigues e Adriano Moreira bem como naquelas assumidas com a ditadura militar brasileira na dcada de 1960 fizeram com que o autor de O Luso e o Trpico ganhasse o apodo de conservador e reacionrio frente aos intelectuais de esquerda nos dois lados do Atlntico. Na matria de gramtica poltica, desse modo, Freyre estava situado direita dos regimes ditatoriais, embora costumasse se autoproclamar conservador-revolucionrio, numa suposta manifestao de antidogmatismos polticos. Nestas questes, o que se destaca, de fato, o

15

Principalmente naquelas ocorridas em Goa e Coimbra. Na primeira, proferida no Instituto Vasco da Gama em novembro de 1951, intitulada Uma cultura moderna, a luso tropical , Freyre primeiro apresenta oficialmente sua nova teoria a respeito da colonizao portuguesa nos trpicos. A segunda destas conferncias em que sistematiza e apresenta em pblico as teses logo incorporadas s imagens da identidade nacional portuguesa se deu na Universidade de Coimbra no ano seguinte, com o ttulo Em torno de um novo conceito de lusotropicalismo.

ajustamento de sua interpretao favorvel colonizao portuguesa nos trpicos aos esforos de legitimao do colonialismo salazarista. Diante do exposto, ao falarmos sobre a viagem de Freyre s provncias ultramarinas de Portugal somos logo levados a considerar o alcance ou uso poltico de suas ideias, convertidas em ideologia colonial do Estado Novo portugus no ps Segunda Guerra Mundial. Vale lembrar que o convite oficial aceito por Freyre para visitar O mundo que o portugus criou, do qual vinha falando mais especificamente desde a dcada de 1940, data do incio da dcada seguinte. Foi apenas dois meses depois de sancionada a Lei 2.048 de 11 de junho de 1951 que integrou Constituio da Repblica Portuguesa as disposies do Acto Colonial institudo desde 1930 e afirmou a unidade nacional do imprio luso que Freyre iniciou suas visitas s provncias ultramarinas de Portugal. Estas questes nos levam a pensar, conforme j sugerimos, que a visita de Freyre se confunde com a ao de propaganda do imprio colonial portugus que, no incio da dcada de 1950, necessitava justificar sua reforma constitucional, buscando dar visibilidade internacional s suas virtudes democrticas e propenses mistura racial. As ideias de Freyre, neste momento, servem como nenhuma outra aos interesses coloniais e nacionalistas do governo portugus, preocupado em defender sua soberania ultramarina. No sem motivo, portanto, o recorrente uso das ideias de Freyre, principalmente entre os anos de 1950 e 1960, nos discursos intelectuais e polticos de cunho nacionalista em Portugal que exaltavam o passado glorioso do povo luso, visando promover a crena na misso histrica do seu imprio colonizador. Com isso, o lusotropicalismo gilbertiano estende-se do campo cultural para o poltico e deste para o das mentalidades (CASTELO 1999: 14). 16 A respeito da posio do pensador pernambucano frente s aes coloniais portuguesas importante ver o depoimento de Franco Nogueira (1986: 47) em seu dirio ntimo:
Lisboa, 22 de Novembro Almoo no Ritz em honra de Gilberto Freyre. Parece vido de honrarias, homenagens, elogios de cinco em cinco minutos. Diz-me que concorda inteiramente com a nossa poltica africana.
16

Lembra Cludia Castelo (1999: 69-107) que a incorporao e adaptao das ideias de Freyre pelo discurso oficial do salazarismo data dos anos de 1950 e 1960, sendo o campo poltico portugus das dcadas anteriores (1930-1940) marcado por reticncias em relao a elas, oscilando entre a rejeio implcita e a crtica aberta. Cita, por exemplo, a considerao da miscigenao como prtica reprovvel e a se evitar no I Congresso de Antropologia Colonial realizado na cidade do Porto em 1934. Sugere, ento, que a partir dos esforos de propaganda do regime ditatorial portugus que o lustropicalismo se converte em matria ideolgica constituinte de uma identidade cultural portuguesa imune ao racismo.

Poltica que era internacionalmente alvo de crticas, dado o crescimento do movimento de descolonizao afro-asitica do ps Guerra, isolando Portugal no contexto poltico internacional. Tendo em vista suas recentes medidas de reforo do controle colonial, quando adere Organizao das Naes Unidas em 1955 apoiado pelo Brasil , Portugal se acha no centro de um debate anticolonial que reclamava a promoo do governo prprio das suas colnias. Vale lembrar ainda que a concordncia de Freyre com a poltica colonial portuguesa na frica vai lhe render a encomenda de pelo menos duas obras: Integrao Portuguesa nos Trpicos, publicado em 1958 na coleo Estudo de Cincias Polticas e Sociais, a pedido da Junta de Investigao do Ultramar, e O Luso e o Trpico, solicitado pela Comisso Executiva das Comemoraes do Quinto Centenrio da Morte do Infante D. Henrique, no mbito do Congresso Internacional de Histria dos Descobrimentos, publicado em 1961. Como era de se esperar estes livros foram usados como instrumento de propaganda e de legitimao da poltica colonial salazarista. Mas, o prestgio intelectual de Freyre, demandando a realizao de estudos sobre relaes raciais em contextos coloniais, no se limitava aos organismos do Estado portugus. Em 1954, a Comisso das Naes Unidas para o Estudo da Situao Racial na Unio da frica do Sul j lhe havia convidado a realizar um estudo sobre o problema do Apartheid, resultando em relatrio publicado pela ONU no mesmo ano. Sob o ttulo de Elimination des conflits et tensions entre les races , Freyre estabelece neste relatrio a distino entre a colonizao inglesa e holandesa, baseada na separao entre civilizao e raa, e a colonizao portuguesa e espanhola, fundada na crena de que a civilizao europia poderia ser transferida para no europeus ou outras raas. Assim, a lgica colonial ibrica, evitando a distino entre colonos e colonizados e sendo orientada por princpios catlicos reforados por influncias islmicas , ao converterem negros e indgenas em cristos os transformavam em espanhis e portugueses (DVILA 2010: 136138). De fato, diante de tal recepo de suas ideias, convertidas em instrumento ideolgico de sustentao do ltimo imprio colonial na frica, que Freyre far o priplo de Lisboa a sia, passando por Cabo Verde, Guin, Angola, Moambique indo at Goa. Numa busca quase proustiana de uma frica perdida nas travessias do Atlntico, o pensador pernambucano evoca costumes, cheiros, sabores e paisagens africanas,

espelhando-as, a partir de uma comum experincia de colonizao portuguesa, no passado nacional brasileiro. As continuidades no Atlntico negro propostas no seu lusotropicalismo aproximavam os processos de desenvolvimento sociocultural vivenciados pelo Brasil no passado daqueles a serem experienciados pelos pases africanos a partir do presente, uma vez que, sugere Freyre, apenas no alvorecer da dcada de 1950, Portugal comearia a dar maior ateno colonizadora as suas possesses africanas. Ressaltando as semelhanas entre frica e Brasil colonial, Freyre buscava, ento, por em evidncia o legado lusotropical da mistura e da assimilao, denominador comum nos seus processos de desenvolvimento. J no caso de Cmara Cascudo, tambm admirador do regime de Salazar, embora no tenha recebido do governo portugus as honrarias que Freyre desfrutou em suas visitas s provncias ultramarinas de Portugal, teve apoio e simpatia do Estado Novo portugus. De sua visita ao continente africano resultaram diretamente pelos menos trs livros: A cozinha africana no Brasil, opsculo publicado em Angola em 1964, Made in frica, notas de suas observaes africanas realizadas no ano de 1963, publicadas apenas em 1965 e a monumental Histria da Alimentao no Brasil, em dois volumes que saram entre os anos de 1967 e 1968. A viagem do folclorista potiguar ao continente africano tambm se deveu a um convite, desta vez de Assis Chateaubriand, magnata dos Dirios Associados, que lhe havia pedido em 1962 para escrever um estudo sobre aspectos da histria do Brasil que fossem do seu interesse, a partir de visitas a Portugal e Espanha. Diante da solicitao, Cascudo, que dizia vir se interessando pelo tema da alimentao popular, em sua normalidade ou dias festivos, desde a dcada de 1940, logo optou por fazer incurses folk-etnogrficas nos pases africanos de colonizao portuguesa, com o intuito de investigar as razes da alimentao brasileira na frica. O seu prestgio intelectual como estudioso das tradies populares brasileiras motivou o convite de Assis Chateaubriand que, frente da Sociedade de Estudos Histricos Dom Pedro II, j lhe havia encomendado dois outros trabalhos: Jangada, publicado em 1957, e Rede de Dormir, editado em 1959, ambos pelo Servio de Documentao do Ministrio da Educao e Cultura. 17 Em sua viagem de estudos pelas fricas portuguesas no ano de 1963, Cascudo, patrocinado por Chateaubriand, foi ainda acompanhado pelo reprter Ed Keffel da revista O Cruzeiro, dos Dirios Associados, que
17

na dcada de 1950 que Cascudo consolida sua posio de destaque no campo dos estudos do folclore nacional, publicando algumas de suas principais obras etnogrfico-folclricas, como Anbis e outros ensaios e Meleagro, ambos de 1951; Literatura Oral publicado em 1952; Cinco Livros do Povo de 1953 e o famoso Dicionrio do Folclore Brasileiro de 1954. Alm disso, desde os anos de 1940 comea a participar de sociedades de folclore internacionais tais como as de Londres (1944), Irlanda (1945), Chile e Bolvia (1950).

produziu um documentrio, gravado em Angola, Guin Bissau e Moambique, retratando histrias, costumes, msicas e danas destes pases. Produzido para tambm ser exibido na rede de televises Associadas de Chateaubriand, o documentrio intitulado Nossos irmos, os africanos que ao menos extra-oficialmente teria recebido patrocnio do Estado Novo portugus tambm foi divulgado, j no incio do ano seguinte, em programas da Emissora Nacional, rdio estatal do regime de Salazar, ainda com o intuito de fazer propaganda da democracia racial do ultramar portugus. Convm lembrar que a rdio portuguesa vinha desempenhando importante papel junto ao regime de Salazar desde a dcada de 1930, exemplificando o poder que a comunicao de massa tinha na instituio e legitimao de regimes autoritrios e ditatoriais na Europa na primeira metade do sculo XX (RIBEIRO, 2005). Sendo assim, ao falar da viagem de Cmara Cascudo ao continente africano, somos mais uma vez levados a pensar nas questes polticas que envolvem os estudiosos e suas obras frente ao regime ditatorial portugus. Simpatizantes do governo de Salazar, Cascudo e Chateaubriand, ainda que em menor medida quando comparados a Freyre, tambm expressam apoio poltica estatal portuguesa. O mecenas de Cmara Cascudo, por exemplo, importante personagem no cenrio pblico brasileiro entre o final dos anos de 1930 e incio da dcada de 1960, dono do maior conglomerado de mdia da Amrica Latina neste perodo, impediu seus jornais de noticiarem o seqestro do navio de luxo portugus Santa Maria em janeiro de 1961 por militantes portugueses e espanhis da Direo Revolucionria Ibrica de Libertao (DRIL) que fazia oposio aos regimes ditatoriais de Oliveira Salazar e de Francisco Franco. A importncia de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo no cenrio poltico e intelectual nacional reclama ateno parte. No comando da Sociedade de Estudos Histricos Dom Pedro II e dos Dirios Associados, Chat considerado como o Cidado Kane brasileiro , por exemplo, encomendava estudos e recomendava a criao de instituies de ensino, como uma escola de Antropologia e Sociologia no Recife no comeo da dcada de 1950, ento confiada a Gilberto Freyre que havia criado o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais em 1949.18 Sua influncia repercutia em diversas instncias do poder poltico nacional com rebatimentos internacionais. Mas, a questo de
18

Recomendao divulgada nas pginas do Dirio de Pernambuco entre os anos de 1950 e 1952. Sobre o assunto consultar: Desde ontem, no Recife, o deputado Gilberto Freyre. Dirio de Pernambuco. Recife, 30 ago. 1950; Fala-nos o escritor Gilberto Freyre sobre novas atividades culturais. Dirio de Pernambuco. Recife, 26 mar. 1952.

suas ligaes e as de Cmara Cascudo com o regime ditatorial portugus, aspecto nem sempre considerado quando se fala dos priplos do estudioso potiguar na frica, aqui apenas sugerida tendo em vista demandar uma pesquisa de maior flego sobre o assunto, incluindo estudos de documentos e correspondncias de ambos com intelectuais ou setores do governo portugus que excedem os objetivos e limites do presente ensaio.

A frica lusobrasileira de Freyre e a Cozinha afrobrasileira de Cascudo

O lusotropicalismo de Gilberto Freyre, definido em suas visitas aos continentes africano e asitico, transforma a sua viagem num deslocamento temporal entre dois mundos: aquele do passado sociocultural brasileiro, de onde parte nos anos de 1930, e o presente poltico dos pases africanos em que chega no incio da dcada de 1950 (DVILA 2010). Buscando estabelecer conexo entre ambos, prega a cogente extenso civilizatria de Portugal nos trpicos. Assim, nos sugere Freyre que, a despeito do pouco desenvolvimento sociocultural apresentado pelas colnias portuguesas na frica em meados do sculo XX face quele alcanado do outro lado do Atlntico , tais possesses lusas do continente negro comeavam a obter de sua metrpole colonizadora, a partir daquele momento, o mesmo amor a terra dispensado ao Brasil sculos antes, o que faria com que a civilizao lusotropical tambm ali aflorasse em todas as suas potencialidades. Desse modo, as colnias portuguesas na frica, por meio de um homocronismo freyreano, eram convertidas em futuros brasis. Estas so imagens que se fazem presentes no seu livro de viagens em que os pases africanos, numa espcie de histria regressiva, se converteriam em laboratrios ou espelhos para se entender o processo de desenvolvimento sociocultural brasileiro. Em sua visita Guin Portuguesa, por exemplo, vendo os prprios comeos africanos do Brasil entre os diferentes grupos guineenses que encontrou, como se tivessem parado no tempo, tem a impresso de dj vu, ocasio em que se pergunta se no andava procura deste negro ou daquela negra como se de algum modo me pertencessem e ao Brasil; e os tivssemos perdido (FREYRE 2001: 243-244). na busca desta sua frica antevista na herana patriarcal brasileira e perdida nas travessias do Atlntico Sul que o pensador pernambucano tenta ligar os destinos do Brasil, de Portugal e da prpria frica.

Ainda para o caso da Guin, reclama solues de ecologia social e econmica cujo modelo era dado pela colonizao portuguesa no Brasil. Ao invs de muralhas e fortificaes que paralisavam os europeus em tringulos militares, separando-os dos nativos, poder-se-ia ter adotado os tringulos rurais do norte aucareiro do Brasil, identificados pelo cronista, seu conterrneo, Pereira da Costa, ainda no sculo XIX, como marcas da ocupao social e econmica europeia na regio. A casa, a capela e o engenho ou, na configurao freyriana, casa-grande com capela integrada, senzala e engenho , desse modo, fez com que a colonizao do Brasil, feita por portugueses decididos a se fixarem em terras tropicais, como agricultores, superasse a da Guin, no obstante a anterioridade da ocupao portuguesa por l (FREYRE 2001: 246). Vivendo dias plsticos e por isto mesmo decisivos, a Guin ento deveria conhecer um processo colonizador semelhante ao brasileiro, um processo portugus de assimilao de valores tropicais; e no a pura explorao desses valores (FREYRE 2001: 255). Assim, tendo se limitado por um longo tempo a uma explorao apenas econmica e de superfcie na regio, no estabelecendo sua poltica colonial pansocial e democrtica e, por conseguinte, no efetivando plenamente sua misso lusotropical , Portugal necessitava enraizar ainda mais sua presena na Guin, ao contrrio do que defendiam os movimentos de descolonizao que comeavam a se propagar na frica e na sia. Uma insero portuguesa menos profunda, portanto, explicaria o pouco amadurecimento da civilizao lusotropical que Freyre encontrou na visita que fez quele pas africano. Civilizao apenas lanada, desde o sculo XV, por homens isolados, quase perdidos entre os nativos. Mesmo assim, tais homens mantiveram a Guin plasticamente predisposta ao domnio portugus apenas efetivado no sculo XIX (FREYRE 2001: 246). Todavia, este exemplo da Guin se no contradiz seu esquema analtico, ao menos nos faz pensar em certas ambiguidades de seu texto. Assim, decantando a capacidade lusa ou mesmo ibrica quase imediata de se misturar e de criar uma civilizao nova nos trpicos, define o modo portugus de estar no mundo pela predisposio para a aventura ultramarina ou tropical, para a miscigenao, para a interpenetrao de valores e costumes (CASTELO 1999: 35). Mas, neste caso, foram necessrios pelo menos quatro sculos para que a aventura da miscigenao e da interpenetrao de valores e de costumes portugueses e guineenses passasse, de fato, a lusotropicalizar a Guin. Alm disso, reconhece que mesmo o Brasil tem ainda Guins verdssimas dentro de si: amargamente verdes, at, como certas terras amaznicas (FREYRE 2001: 245). Desse modo, nem no

lado de c do Atlntico o processo de maturao da colonizao portuguesa e de sua civilizao lusotropical teria dado todos os seus frutos. Mas, na posio que projeta para o Brasil ao lado de Portugal no cenrio mundial que os destinos da frica e o nosso deveriam de fato se cruzar. Freyre defende a ideia de que ns deveramos nos alinhar poltica colonial portuguesa na frica, convertendo o Brasil em colaborador e continuador da empresa lusotropical pelo mundo. Assim, ao ser questionado por um separatista angolano se no era chegado o momento de Angola se tornar independente, como fizera o Brasil em 1822, responde negativamente, acrescentando: parece ter chegado o momento do Brasil reaproximar-se de Portugal e de Portugal reaproximar-se do Brasil. Para justificar sua posio invoca a tendncia das culturas de se articularem ou reatircularem em blocos transnacionais mais do que subnaes que se ergam em pequenos estados-naes cuja sorte seria a de vassalos dos grandes (FREYRE 2001: 436). Desta feita, a misso do Brasil era tornar-se no apenas exemplo da civilizao lusotropical e por extenso de sua democracia racial , mas tambm um de seus principais agentes. Assim, ao enxergar a frica com olhos de brasileiro que no sabe separar o destino do Brasil do de Portugal, Freyre (2001: 258) tenta reconstruir nossas ligaes com o continente africano a partir da ideia de misso civilizadora de que, herdeiros das aptides lusas para a miscigenao, tambm estvamos investidos. Esta capacidade de entrosamento psicossocial e psicocultural dos portugueses com os nativos estaria ligada a um arcasmo catlico dos ibricos que teria impulsionado suas conquistas territoriais, tendo, a este respeito, a presena rabe tambm papel importante na formao da plasticidade e da capacidade de sobreposio de culturas do povo luso (MIRANDA 2002: 31-36). Frente s outras metrpoles colonizadoras, esta caracterstica fazia com que Portugal tivesse um carter mais cristocntrico do que etnocntrico, informado ainda pelo mtodo mouro de conquista pacfica de povos, de raas e de culturas (CASTELO 1999: 35-36). Mtodo empregado pelos maometanos em sua explorao j secular do continente africano, lhe rendendo bons frutos em sua empresa civilizadora. A assimilao do mtodo mouro pelos portugueses catlicos, inclusive pelos frades em suas misses pioneiras no Oriente e no continente africano, ajudou a construir uma frica castiamente portuguesa em que Freyre divisa tambm o passado colonial brasileiro.

No caso de Cmara Cascudo, a presena da frica em seus textos, mesmo no tendo a centralidade que lhe conferem Romero e Freyre no conjunto de suas obras, ainda est ligada reproduo das metanarrativas nacionais. principalmente a partir da cozinha, seguindo as pistas deixadas por ambos, que tal presena ser apreendida. Sendo assim, ao visitar a frica no comeo da dcada de 1960, o folclorista potiguar elege como motivo de investigao o papel da dieta africana na formao da cozinha brasileira. para os estudos decorrentes desta viagem em que se busca descrever a presena africana nas tradies alimentares brasileiras que nos voltamos agora. Mas, antes convm pensarmos a respeito do papel de Cascudo na tradio dos estudos afrobrasileiros. sabido que sua visita ao continente africano ir estreitar laos com pesquisadores do folclore do outro lado do Atlntico Sul, como Oscar Ribas, de Angola, com quem mantm intercmbio epistolar a respeito das continuidades culturais entre frica e Brasil.19 Alm disso, o mvel manifesto de seus estudos est ligado demonstrao de tais continuidades, por meio da descrio de tradies comuns no apenas alimentares, mas de gestos, crenas, rituais, oralidade, dentre outras. No entanto, isto no parece ser credencial suficiente para que Cascudo seja reivindicado ou ocupe lugar de maior destaque nas linhagens de estudos africanistas. Assim, devemos lembrar que, dentre as formaes discursivas que constroem a frica no Brasil, isto , as tradies africanistas nacionais, a obra de Cmara Cascudo assume uma condio sui generis. semelhana de Gilberto Freyre que, no obstante a sua leitura paradigmtica do negro e suas heranas culturais no pensamento social brasileiro, colocando-os, de uma vez por todas, a servio da construo da nao e de uma civilizao lusotropical,20 o universo de seus interesses no inclui investigaes mais sistemticas da religio afrobrasileira, denominador comum das linhagens afrobrasileiras. Mas, a marginalidade de Cascudo pode estar associada a duas outras questes. Primeiro, o lugar de sua atuao mais etnogrfica, o serto nordestino, mais especificamente o norte-riograndense, marcado, em sua opinio, pela inexistncia da escravido africana. Para Cascudo o inexpressivo contingente populacional do elemento
19

por meio da correspondncia trocada com pesquisadores nacionais e estrangeiros do folclore e da etnografia que Cascudo no apenas participa dos debates intelectuais de sua poca, mas, com o intuito de fazer comparaes e reunir informaes sobre determinados hbitos e costumes do povo, constri sua obra folclrica. 20 Outro aspecto que evidencia a importncia inconteste de Gilberto Freyre na consagrao dos estudos sobre o negro no Brasil dado pelo papel central que o pesquisador pernambucano desempenhou na realizao dos dois Congressos Afro-Brasileiros, de Recife, organizado por ele em 1934, e o de Salvador organizado por dison Carneiro trs anos mais tarde.

africano no serto parece implicar numa menor contribuio dos negros para a civilizao do couro que, diferente do litoral aucareiro, prescindia de mo de obra mais numerosa. O vaqueiro, personagem tipo do serto, no tinha a sua atividade baseada no trabalho coletivo que requer o universo dos engenhos, tornando-se, no isolamento do serto, heri autnomo e annimo. A matriz tnica mais apropriada para tais atividades seria a do indgena, conhecedor das terras e mais afeito a um trabalho livre. A formao do sertanejo, ento, era dada pela participao indgena e permanncia portuguesa (CASCUDO 1984). A negao da presena ou a negligncia de um maior registro dos negros na formao dos costumes e tradies sertanejos, alinhando o pesquisador potiguar a uma tradio interpretativa mais euclidiana do que romeriana reivindicada em vrios de seus escritos, talvez tenha lhe negado a possibilidade de incluso no rol dos africanistas nacionais mais afamados, ttulo outorgado, por exemplo, a dison Carneiro que, ao estudar as tradies religiosas afrobrasileiras, tambm inscreve seu nome no campo dos estudos do folclore. Cascudo, dessa forma, parece no se filiar a uma nica linhagem do pensamento social brasileiro, por um lado ao reeditar as teses de Euclides da Cunha, para quem o escravo africano estacou nos vastos canaviais da costa [...] determinando cruzamento de todo diverso do que se fazia no recesso das capitanias (CUNHA 1997: 105), e, por outro lado, ao se reconhecer, ao longo de toda sua obra folclrica, discpulo de Silvio Romero que inaugura a tradio de saber nacional em que o negro constitui elemento diacrtico da identidade brasileira. Todavia, isto no implica sumria excluso de referncias a Cmara Cascudo nos inventrios da contribuio africana para a cultura brasileira, tendo em vista a reedio das teses da mestiagem nacional em seus estudos folclricos. Conforme assinalado, ele no esquece da presena africana na cozinha da Casa Grande. Alis, Cascudo segue os passos de Gilberto Freyre ao se voltar para o ambiente aucareiro do litoral, campo em que a autoridade da interpretao freyriana era inequvoca.21 Talvez por isso Cascudo tenha se voltado mais para o serto, campo em que ele no reconhecia a presena africana, mas que lhe renderia bons dividendos simblicos no universo intelectual nacional e internacional. Um segundo motivo que distancia Cascudo das linhagens de estudos afrobrasileiros, com rebatimentos em suas interpretaes das prticas religiosas populares e seu menor interesse nos rituais de matriz africana, est ligado sua militncia religiosa
21

Em 1971, Cascudo escreve Sociologia do Aucar, invadindo o campo de estudos j conquistado com louvores por Gilberto Freyre no qual, com toda a pompa e circunstncia que lhe aprazia, era recorrentemente consagrado no cenrio intelectual brasileiro e estrangeiro.

catlica, de carter conservador e tambm ligada a sua participao nas fileiras da Ao Integralista Brasileira (AIB). Sob o lema Deus, Ptria e Famlia, o integralismo, cimentado por uma moral catlica nacionalista, com feies nazi-fascista, tambm englobava vises racistas, como a de seu fundador Gustavo Barroso, que chegou a defender a superioridade dos brancos sobre negros, mestios e judeus.22 Fora Barroso quem, ainda no incio do movimento convencera Cascudo a tomar parte nele. J em 1933, o mestre potiguar foi escolhido como lder da AIB no Rio Grande do Norte, chegando a publicar at 1937, poca do golpe varguista que institui o Estado Novo, artigos doutrinrios de crtica ao comunismo nos principais rgos de divulgao das ideias integralistas, como o jornal A Ofensiva e as revistas Anau e Panorama. Mas, com o advento do Estado Novo, Cascudo abandona o movimento e passa a silenciar sobre essa fase de sua biografia. No que diz respeito ao registro de seus priplos transatlnticos, diferente de Freyre que faz de Aventura e Rotina uma espcie de dirio de sua viagem pelo mundo portugus na frica e na sia, descrevendo pessoas, lugares e as recepes com seus inevitveis discursos compromissos de intelectual oficialmente convidado , Cascudo concebe Made in frica, no como livro-de-livro nem caderno de viagem, mas como um conjunto de ensaios, reunindo observaes africanas com reminiscncias de livros, cuja unidade Brasil nfrica e frica no Brasil. A manifesta busca de continuidades, motivando o trajeto de Cascudo nos cerca de 20.000 km que percorre do continente africano, estava ligada comprovao das clssicas teses da mestiagem racial e cultural brasileiras. Assim, na dupla nacionalidade sentimental dos motivos pesquisados, Cascudo estava menos preocupado com o processo de colonizao portuguesa ou de desenvolvimento africano do que descrever as origens e semelhanas das culturas africanas e brasileiras, reconhecidas e identificadas em suas razes imveis (CASCUDO 2002: 9-10).

22

importante lembrar que os adeptos do integralismo tentam desfazer a imagem racista do movimento, dizendo-se o primeiro movimento de massa no Brasil a ter lderes negros, acionando, no Manifesto de 13 de maio de 2009, os nomes de negros ilustres que vestiram a camisa verde, como o Almirante Negro Joo Cndido, o ativista negro, teatrlogo, escritor, artista plstico e ex-Senador Abdias do Nascimento, o socilogo Guerreiro Ramos, o escritor e militante negro Sebastio Rodrigues Alves, o professor de Direito, escritor e membro da Academia Sul-Riograndense de Letras Dario de Bittencourt, primeiro Chefe Provincial da AIB (Ao Integralista Brasileira) no Rio Grande do Sul, e o jornalista, escritor, advogado, militante negro e professor Ironides Rodrigues, que durante anos assinou uma coluna sobre cinema no jornal integralista A Marcha, dirigido por Gumercindo Rocha Dorea. Para consulta do documento, ver http://www.integralismo.org.br/?cont=825&ox=5.

So, desse modo, as sobrevivncias culturais que ligam os destinos do Brasil e da frica que lhe interessam buscando refazer esta ligao a partir da descrio de comidas, gestos, palavras, costumes, rituais, festas, personagens histricos e mitolgicos, dentre outros elementos africanos que permanecem no Brasil, alm dos motivos brasileiros que vivem nfrica, ambos modificados, ampliados, assimilados mas ainda identificveis e autnticos. Afirma ento que a banana, o papagaio colorido, o bzio, o anans e a rede fizeram a viagem do Brasil para a frica, ao passo que de l vieram o cafun, a umbigada, a farofa, o rebolado do andar das brasileiras, a rainha Jinga das congadas e a sereia Kianda de Angola. Lembra ainda que a misso restrita de sua viagem era estudar alimentao popular no continente africano, preferencialmente entre bantos, uma vez que os sudaneses orgulham-se de predilees eruditas, registradoras, minuciosas, indo at os cimos da interpretao orientadora (CASCUDO 2002: 9-10). Mas, questo da alimentao africana, de maneira particular, dedicaria duas outras obras, alm de organizar uma coletnea de textos, publicada em 1977, a respeito da alimentao no Brasil que, nos seus dizeres, completa e fecha o conjunto de seus estudos sobre o assunto. O material que constitui Made in frica, portanto, no se restringe descrio do passadio africano e suas influncias na cozinha brasileira, sendo constitudo de pequenos ensaios folk-etnogrficos sobre as continuidades entre a cultura popular africana e brasileira. no campo dos estudos a respeito da influncia da cozinha africana na formao das tradies alimentares brasileiras que o nome do mestre potiguar do folclore est associado. , alis, no desbravamento deste campo de estudos que, ao lado de Gilberto Freyre, Cascudo ser reconhecido como um dos precursores da histria e da antropologia da alimentao no Brasil, reas de pesquisa apenas recentemente redescobertas no pas. 23 Dedicando-se ao tema durante pelo menos quatro dcadas, o folclorista potiguar buscou informaes a respeito do passadio nacional, principalmente de um Brasil tradicional ou velho, nos relatos de cronistas de centrias passadas, nas conversas informais

23

importante lembrar que os primeiros estudos acadmicos na rea das cincias sociais que abordaram o tema da alimentao esto ligados aos chamados estudos de comunidade, realizados, sobretudo, entre as dcadas de 1940 e 1960, sob influncia do funcionalismo. a partir da dcada de 1970 que cresce o interesse pelos aspectos sociais do fenmeno em um contexto cada vez mais urbanizado, principalmente, entre as classes menos favorecidas, oriundas do meio rural. Nessa etapa, marcada pela expanso dos cursos de psgraduao na rea, os estudos se do sob a influncia de novas correntes de pensamento, como o estruturalismo, a fenomenologia, a etnometodologia, as correntes compreensivas, o marxismo etc. Sobre o assunto, ver, dentre outros, os estudos de CANESQUI (1998; 2005) e MACIEL (2004).

colhidas na boca do povo, na literatura, nas cartas perguntadeiras lanadas para Norte, Centro e Sul. Para Europa e frica (CASCUDO 2004: 12). 24 Destes esforos resultaram estudos em que a mistura do cardpio indgena, da dieta africana e da ementa portuguesa so descritos como os formadores da cozinha brasileira, retomando as imagens da mestiagem como fundamento da identidade nacional. Os hbitos alimentares, desse modo, so apresentados por Cascudo como os alicerces sobre os quais se edificou a formao da nacionalidade. Em seus estudos sobre a alimentao Cascudo retoma ainda as teses freyrianas que celebram a capacidade do portugus de transmitir aos povos colonizados sua aptido para a mistura. A sntese das tradies culinrias amerndia, africana e europeia, formando o sistema alimentar brasileiro, ento, teria se dado a partir da cincia colonizadora do portugus (...) na transmisso do seu paladar aos aborgenes e sucessores. Desse modo, at a feijoada, prato mais gloriosamente nacional do Brasil, descrita como exemplo dessa mestiagem levada a cabo dentro de um modelo aculturativo portugus (CASCUDO 2004: 242). Seguindo os passos de Slvio Romero e de Gilberto Freyre, ao lembrar da participao familiar dos negros e negras na intimidade domstica da casa grande, Cascudo (2002: 50) reconhece a influncia envolvente e sedutora (...) do negro-de-casa, na vassalagem cotidiana para a formao das tradies populares brasileiras ainda que em menor medida no serto. ento, conforme j sugerimos, a partir da cozinha que, para Cmara Cascudo, a frica integra o Ns nacional, influenciando, portanto, os nossos padres alimentares. Da frica Ocidental importamos, dentre outros elementos culinrios, o dend, o coqueiro, o inhame, a galinha dangola nico animal africano a integrar o cardpio brasileiro. Mas, o continente africano tambm incorporou produtos e paladares brasileiros em seu sistema alimentar, levando o estudioso norte-riograndense a pensar nas continuidades e constantes de sua alimentao tomados de emprstimo do Brasil. Exemplo da mandioca que passou a reinar nas terras em que era ancestralmente cultivado o inhame; do milho americano que divide espao no passadio dos pases africanos ocidentais com os
24

O potiguar Pedro Vicente Sobrinho em artigo publicado na Revista da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras lista os textos de Cascudo dedicados ao tema. Cita os livros: Dante Alighieri e a tradio Popular (1963); A Cozinha Africana no Brasil (1964); Made in frica (1965); Histria da Alimentao no Brasil (1967/68); Preldio da Cachaa (1968); Sociologia do Acar (1971); Civilizao e Cultura (1973) e Antologia da Alimentao no Brasil (1977). Em sua lista acrescenta os artigos: Folk-lores da cachaa (1943); O coquetel do Visconde de Mau (1943); Doces de tabuleiro (1944); Um rito da cachaa (1949); Comendo formigas (1954); O bom paladar dos ricos ou dos pobres? (1964). Alm disso, Cascudo tambm ficou conhecido pelas tradues dos relatos dos viajantes estrangeiros Henry Koster e Ermanno Stradelli que deixaram descries de hbitos alimentares do sculo XIX.

milhetos nativos, dirios e vulgares; do amendoim e seu leo, por vezes substituindo o afamado azeite-de-dend, dentre outros alimentos incorporados dieta africana e no correr dos sculos tornados autctones. No interesse pelas continuidades afroatlnticas, Cascudo observa que as trocas entre as cozinhas africana e brasileira influenciaram no apenas a alimentao regular, mas tambm a dos dias festivos. Observa, por exemplo, que
A influncia destas permutas reflete-se no ritual jeje-nag da Bahia, atendendo-se a incluso do milho nas comidas de Oxossi, Iemanj, Omulu ou Xapan que tambm gosta de pipocas, o feijo para Oxum, o fumo no culto de Iroc, a farinha de mandioca no amal de Ians. Sero conquistas brasileiras e no fidelidades sudanesas no cardpio dos orixs. (CASCUDO 2004: 226)

Assim, na matria das tradies alimentares, Cascudo tambm nos remete ao universo religioso afrobrasileiro, em que as comidas de santo baianas ao redor dos candombls se constituiriam nos principais exemplos das sobrevivncias da cozinha africana no Brasil. Segue, nesta interpretao, as sugestes do mestre sergipano do folclore para quem a cozinha genuinamente brasileira, a cozinha baiana, toda africana, o que teria determinado a sua fama nacional e motivo de registro e propaganda (CASCUDO 2004: 823-824). Com isso, aguando a curiosidade pesquisadora da tradio africanista brasileira, a culinria afrobaiana, nos indica Cascudo, j tinha sido alvo do interesse de Manuel Querino em 1938, de Sodr Vianna no ano seguinte, de Darwin Brando no ano de 1948, de Hildegardes Vianna em 1955, de Arthur Ramos num ensaio encomistico em 1942, havendo ainda um estudo prometido por dison Carneiro no final da dcada de 1960, perodo em que foi publicada o obra de referncia do folclorista potiguar sobre o tema da alimentao. Devido a uma concentrao negra mais homognea, mais ntima e possibilitadora da defesa das velhas comidas africanas que em outras paragens, a cidade de Salvador, de acordo com Cascudo (2004: 824) em concordncia com a tese bastidiana da dcada de 1940 de que os espaos urbanos do litoral do Nordeste melhor preservariam os cultos de origem africana , teria mantido os elementos primrios da cozinha vinda da frica. Mesmo em Cuba, povoada pelos mesmos iorubanos e nags que deram prestgio e renome cozinha afrobaiana, os acepipes afroamericanos no conheceram a mesma

popularidade ou vigor capitoso que a culinria da capital baiana desfrutava no Brasil. Aqui, acrescenta o pesquisador potiguar que, do Nordeste ao Sul do pas, eram as mulheres negras as cozinheiras mais afamadas, sendo a cozinha brasileira o reino destas Jingas de espeto e pano. , portanto, soluo sul-americana, onde escravos foram associados famlia do colonizador, o entregar a cozinha aos negros (CASCUDO 2004: 835-836). Vemos que Cascudo, no estudo dos hbitos alimentares, no se distancia das tradies africanistas brasileiras que destacavam a importncia da presena africana na intimidade domstica da cozinha dos senhores de engenho ou mesmo, ainda que em menor medida, dos fazendeiros. Linhas mestras do pensamento freyriano a respeito da presena do negro na civilizao patriarcal do acar, a participao indispensvel e regular da negra na intimidade da cozinha teria atuado decisivamente para a sobrevivncia da culinria africana em nossas tradies alimentares.

Lusotropicalismo e Folclore

De um modo geral, os escritos de Freyre e Cascudo, ligados s viagens que empreenderam ao continente africano, sugerem interpretaes de uma frica brasileira ainda presa ao passado, servindo principalmente ao propsito de celebrao das virtudes da mestiagem do lado de c do Atlntico. importante lembrarmos ainda que as posies polticas de ambos, expressando uma postura qualificada de conservadora ou reacionria, ligada s estruturas oligrquicas de poder em franco declnio desde o fim do perodo colonial, tinham por base a valorizao de um lusitanismo que se faz sentir no conjunto de suas obras. Assim, seus posicionamentos polticos refletem o juzo que fazem da aventura colonial portuguesa nos trpicos, cujo legado para a formao da cultura brasileira estaria associado imagem da mestiagem como diacrtico nacional. A Lusotropicologia de Freyre, nesse sentido, vai alm, tornando a experincia colonial portuguesa processo civilizador paradigmtico, dada a sua moderao e plasticidade, exemplificada pela capacidade lusa de incorporao de influncias externas, de mistura mais horizontal, devido, sobretudo, a um comportamento catlico arcaico portugus. Catolicismo que tambm influenciou os posicionamentos polticos e interpretaes histrico etnogrficas de Cmara Cascudo.

Desse modo, quando nos voltamos para a inveno e o sentido da frica na obra freyriana, observamos que ela espelha o seu interesse nacional e lusotropical no qual o modelo portugus de colonizao exaltado e tornado exemplo a ser seguido pelos demais pases europeus. Caracterizada pela ausncia de preconceito racial, dada a aproximao dos colonizadores com os colonizados, a expanso portuguesa pela Amrica, frica e sia teria criado uma unidade de sentimento e de cultura que justificaria a considerao do imprio portugus como democrtico, seno politicamente, ao menos cultural e racialmente. A qualidade de povo etnicamente indefinido entre o continente europeu e o africano, mestiado com sangue mouro e judeu, conforme j havia sugerido desde Casa Grande & Senzala, reiteradamente acionada por Freyre para fundamentar as suas teses lusotropicais de uma colonizao portuguesa afeita miscigenao e s trocas culturais. Para Cmara Cascudo, herdeiro das preocupaes folcloristas de Silvio Romero, a frica, de fato, estava na cozinha ou no terreiro de casa. Mas, embora se filie linhagem folclrica de Romero e reproduza as teses da mestiagem nacional to fortemente presentes em Freyre, Cascudo, no conjunto dos seus estudos, parece no ter dado tanta nfase, como seus colegas sergipano e pernambucano, herana africana na formao cultural brasileira. Ao invs de africanos, d destaque a outras presenas na cultura popular brasileira (CASCUDO 2001).25 Para o folclorista potiguar, a frica integrava o ns nacional, ao lado da Amrica e da Europa, em proporo nem sempre de acordo com aquelas propostas por Romero e Freyre. No obstante tal discordncia, o folclorista potiguar chega a dedicar, excetuando as j citadas obras que decorrem de sua visita ao continente africano em que frica e Brasil esto difusionisticamente ligados, pelo menos um de seus livros temtica da religiosidade de matriz africana no Brasil: o catimb (CASCUDO 1978). Mas, neste caso, descrito como prtica sincrtica afroamerndia, o catimb visto como uma magia branca em mos negras orientado por mentes gregas, dando mostras da presena menos africana do que helnica na formao das tradies religiosas nacionais (ALBUQUERQUE Jr. 2010). Assim, diferente do que pregava a tradio africanista nacional de primeira gerao, o que parecia interessar ao estudioso potiguar no era a afirmao da pureza ou autenticidade dos africanismos brasileiros, mas prolongar a ancestralidade dos costumes afrobrasileiros a tempos e espaos longnquos. Em ambos autores h certamente o desejo de identificarem continuidades sincrnicas, interessados, como estavam, em autenticar um passado comum que ligasse
25

Em Mouros, Franceses e Judeus publicado em 1967, Cascudo rene cinco ensaios escritos ao longo da dcada de 1960, quatro deles publicados originalmente em revistas portuguesas.

Brasil e frica, por isso mesmo, convertendo esta ltima em projeo do passado colonial brasileiro.

Referncias bibliogrficas

BASTIDE, Roger. Imagens do Nordeste Mstico em Branco e Preto. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1945. BASTIDE, Roger. Les religions africaines au Brsil. Paris, PUF, 1960 BASTIDE, Roger. As Amricas negras. As civilizaes africanas no novo mundo . So Paulo, DIFEL, 1974. BASTIDE, Roger. Mmoire collective et sociologie du bricolage, in Bastidiana, n7-8, Juillet-Dcembre, 1994, pp. 209-242. BASTIDE, Roger. O candombl da Bahia. So Paulo: Editora Nacional, 1961. BIRMAN, Patrcia. O campo da nostalgia e a recusa da saudade: temas e dilemas dos estudos afro-brasileiros, in Religio e Sociedade, 18(2), 1997: 75-92. BOULER, Jean-Pierre. Le pied ltrier : du bon usage dune mtaphore. In : METRAUX, Alfred; VERGER, Pierre, in Le pied ltrier. Correspondance, 19461963. Paris: JeanMichel Place, 1994, p.53-66. BROCA, B. Vida literria no Brasil 1900. 4ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio; Academia Brasileira de Letras, 2004. CANDIDO, Antonio. Formao da literatura brasileira. So Paulo: Livraria Martins Editora, 1959. CANESQUI, Ana Maria. Antropologia e alimentao, in Revista de Sade Pblica. 22(3), 1998: 207-216. CANESQUI, Ana Maria. Comentrios sobre os estudos antropolgicos da alimentao, in: CANESQUI, Ana Maria; GARCIA, Rosa Wanda Diez (org.). Antropologia e nutrio: um dilogo possvel. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005. (Coleo Antropologia e Sade). CARNEIRO, Edison. Ladinos e crioulos: estudos sobre o negro no Brasil . Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1964. CASCUDO, Lus da Cmara. A cozinha africana no Brasil. Luanda: Imprensa Nacional de Angola / Museu de Angola, 1964. CASCUDO, Lus da Cmara. Histria da alimentao no Brasil. 3ed. So Paulo:Global, 2004. CASCUDO, Lus da Cmara. Made in frica. Pesquisas e notas. 4ed. So Paulo: Global, 2002. CASCUDO, Lus da Cmara. Meleagro: depoimento e pesquisa sobre a magia branca no Brasil. 2ed. Rio de Janeiro: Agir, 1978.

CASCUDO, Lus da Cmara. Mouros, Franceses e Judeus: Trs Presenas no Brasil, So Paulo, 2001. CASCUDO, Lus da Cmara. Viajando o Serto. 3ed. Natal: Fundao Jos Augusto, 1984. CAVIGNAC, Julie A., OLIVEIRA, Luiz A. Histria e etnografia nativas da alimentao no Brasil: Notas biogrficas de um antroplogo provinciano. Imburana. Ncleo Cmara Cascudo de Estudos Norte-riograndenses, UFRN, 1(2), 2010: 63-75. CORREA, Mariza. As iluses da liberdade: a escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil. Bragana Paulista: Ed. Universidade So Francisco, 2000. CUNHA, Euclides da. Os Sertes: Campanha de Canudos. 38ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1997. CUNHA, Manuela Carneiro da. Antropologia do Brasil: mito, histria, etnicidade. So Paulo: Brasiliense, 1986. CUNHA, Manuela Carneiro da. Negros, estrangeiros. Os escravos libertos e a sua volta frica. So Paulo: Brasiliense, 1985. CUNHA, Marianno Carneiro da. Da senzala ao sobrado: arquitetura brasileira na Nigria e na Repblica Popular do Benin From slave quarters to town houses: Brazilian architecture in Nigeria and the Peoples Republic of Benin . So Paulo: Nobel/EDUSP, 1985. DANTAS, Beatriz Gis. Vov Nag e Papai Branco. Uso e abuso da frica no Brasil. 1982. 225p. Dissertao (Mestrado em Antropologia Social) Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, UNICAMP/Campinas. DVILA, Jerry. Entre dois mundos: Gilberto Freyre, a ONU e o apartheid sul-africano . Histria Social, 19, 2010: 135-148. FABIAN, Johannes. Time and the other: how anthropology makes its object . New York: Columbia University Press, 1983. FARIA, Lus de Castro. A Antropologia no Brasil. Depoimento sem compromisso de um militante em recesso, in Anurio antropolgico 82. Edies UFC; Tempo Brasileiro, 1984. p. 228-250. FREYRE, Gilberto. Casa Grande y Senzala. Edio crtica, Coleo Archivos (1 ed.), Frana, 2002. FREYRE, Gilberto. O mundo que o portugus criou (Aspectos das relaes sociais e da cultura do Brasil com Portugal e as colnias portuguesas). Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1940. FREYRE, Gilberto. Em torno de um conceito de tropicalismo. Conferncia pronunciada na Sala dos Capelos da universidade de Coimbra, em 24 de Janeiro de 1952. Coimbra, 1952. FREYRE, Gilberto. Portugueses e brasileiros e luso-descendentes formamos um mundo s, in Dirio Popular, Lisboa, 1952. FREYRE, Gilberto. O portugus mestre de engenharia social, in Dirio Popular, Lisboa, 1952. FREYRE, Gilberto. Um Brasileiro em terras portuguesas (Introduo a uma possvel lusotropicologia. Acompanhada de conferncias e discursos proferidos em Portugal e em

terras lusitanas e ex-lusitanas da sia, da frica e do Atlntico). Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1953. FREYRE, Gilberto. Aventura e Rotina: sugestes de uma viagem procura das constantes portuguesas de carter e ao. 3ed. Rio de Janeiro: Topbooks; UniverCidade, 2001. FREYRE, Gilberto. Integrao portuguesa nos trpicos. Portugal, Junta de Investigao do Ultramar, 1958. FREYRE, Gilberto. O luso e o trpico (Sugestes em torno dos mtodos portugueses de investigao de povos autctones e de culturas diferentes da europia num complexo novo de civilizao: o lusotropical). Lisboa, Comisso Executiva das Comemoraes do V Centenrio da Morte do Infante D. Henrique, 1961. FREYRE, Gilberto. The Racial Factor in Contemporary Politics. Sucessex, McGibbon & Kee, 1966. O Brasil em face das fricas negras e mestias . Conferncia proferida no Gabinete Portugus de Leitura do Rio de Janeiro. Lisboa, 1963. FREYRE, Gilberto. FREYRE, Gilberto. Homens, terras e guas na formao agrria do Brasil: sugestes para um estudo de interrelaes. Boletim do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. Recife, 3, 1954: 3-12. FREYRE, Gilberto. Problemas Brasileiros de Antropologia. 2ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1959. Acontece que so baianos, p.263-313. FRY, Peter; VOGT, Carlos. Cafund: A frica no Brasil: linguagem e sociedade . So Paulo: Companhia das Letras, 1996. GONALVES, Jos Reginaldo Santos. A fome e o paladar: a antropologia nativa de Lus da Cmara Cascudo, in Estudos Histricos, 33, 2004: 40-55. JNIOR, Durval Muniz de Albuquerque. Mos negras, mentes gregas: as narrativas de Lus da Cmara Cascudo sobre as religies afro-brasileiras. Revista Esboos. 17(23), 2010: 9-30. LIMA, Vivaldo da Costa. O candombl da Bahia na dcada de 1930 . Estudos Avanados, 18 (52), 2004, p.201-221. LIMA, Vivaldo da Costa. O candombl da Bahia na dcada de 1930, in: OLIVEIRA, Waldir Freitas, LIMA, Vivaldo da Costa (org.). Cartas de Edison Carneiro a Artur Ramos. So Paulo: Corrupio, 1987. LHNING, Angela. Verger-Bastide: dimenses de uma amizade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. MACIEL, Maria Eunice. Uma cozinha brasileira, in Estudos Histricos, 33, 2004: 25-39. METRAUX, Alfred; VERGER, Pierre. Le pied ltrier. Correspondance, 19461963. Paris: Jean-Michel Place, 1994. MIRANDA, Rachel de Rezende. ALM MAR. Aventura e Rotina: o lugar do Brasil no mundo luso-tropical de Gilberto Freyre. 2002. 107p. Dissertao (Mestrado em Histria Social da Cultura) Programa de Ps-Graduao em Histria Social da Cultura. PUC/Rio de Janeiro.

MOTTA, Antonio. Lautre chez soi. Emergence et construction de lobjet anthropologique: le cas brsilien (1888-1933), Paris, EHESS, Tese de doutorado, 1998. MOTTA, Antonio . frica dentro de casa: el tema de la integracin cultural en el camp de formacin de la Antropologa en Brasil. In: ngel B. Espina Barrio. (Org.), Emigracin e integracin cultural. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2003, p. 421-430. MOTTA, Antonio . Raza, Cultura y Identidad: marcas de origen en el discurso socioantropolgico brasileo, in Jos Antonio Fernndez de Rota y Monter. (Org.) Integracin social y cultural. La Corua: Universidad Corua/Ministerio de Ciencia y Tecnologia, 2003, v. 1, p. 69-84. MOTTA, Antonio. Arquitctnica Patriarcal. Familia, uso y modos de apropiacin del espacio domstico en el Noreste brasileo del siglo XVIII, in gueda Rodrgues Cruz. (Org.) Cuestiones sobre eduacacin y familia en Espaa y Amrica latina . Salamanca: Edicin del Ministerio de Ciencia y Tecnologia, 2004, v. , p. 69-81. MOTTA, Roberto. De Nina Rodrigues a Gilberto Freyre: Estudos Afro-Brasileiros 18961934, in Revista do Arquivo Pblico, Recife, v. 31-32, n. 33-34, p. 50-59, 1978. NOGUEIRA, Franco. Um Poltico Confessa-se. Lisboa: Editora Civilizao: 1986. OLIVEIRA, Lucia Lippi. A questo nacional na Primeira Repblica. So Paulo: Brasiliense, 1990. OLIVEIRA, Waldir Freitas, LIMA, Vivaldo da Costa (org.). Cartas de Edison Carneiro a Artur Ramos. So Paulo: Corrupio, 1987. PEIXOTO, Fernanda Aras. Bastide e Verger entre fricas e brasis: rotas entrelaadas, imagens superpostas, in Revista IEB, 50, 2010, p. 13-66 PEIXOTO, Fernanda Aras. Dilogos brasileiros: uma anlise da obra de Roger Bastide . So Paulo: Edusp, 2000. RALSTON, Richard David. A frica e o Novo Mundo, in: BOAHEN, Albert Adu. Histria geral da frica VII: frica sob dominao colonial , 1880-1935. 2.ed. Braslia : UNESCO, 2010, p.875-918. RAMOS, Artur. As culturas negras no Novo Mundo. So Paulo, Ed. Nacional, 1979. RIBEIRO, Nelson. A Emissora Nacional nos Primeiros Anos do Estado Novo 1933 1945. Lisboa: Quimera Editores, 2005. RIO, Joo. A Alma Encantadora das Ruas. Rio de Janeiro: Garnier, 1908. RIO, Joo. As Religies do Rio. Rio de Janeiro: Simes, 1951. RODRIGUES, Raymundo Nina. LAnimisme Ftichiste des Ngres de Bahia . Bahia: Reis & Companhia, 1900. RODRIGUES, Raymundo Nina. Os Africanos no Brasil. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977. ROMERO, Silvio. Poesia Popular do Brazil. Rio de Janeiro: Laemmert & Cia, 1888. ROMERO, Silvio. Histria da literatura brasileira. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1949. SCHWARCZ, Lilia e Reis, REIS, Letcia V. de Sousa (org.). Negras Imagens. Ensaios sobre cultura e escravido no Brasil. So Paulo, EDUSP, 1996.

SILVA, Marcos (org.). Dicionrio Crtico Cmara Cascudo. So Paulo: Perspectiva; Natal: EDUFRN/Fundao Jos Augusto, 2003. SILVA, Vagner Gonalves da. Religies Afro-brasileiras: construo e legitimao de um campo do saber acadmico (1900-1960), in Revista USP, 55, 2002: 82-111. SOBRINHO, Pedro Vicente. mesa com Cascudo: da gua, do pasto, da horta e do pomar cozinha como fbrica de sonhos, in Revista da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Natal (RN): 34 (46), 2005: 11-20. SOUZA, Mnica Lima e. Entre margens: o retorno frica de libertos no Brasil 18301870. 2008. 270p. Tese (Doutorado em Histria) Programa de Ps-Graduao em Histria, UFF/Niteri. STOCKING Jr., George W. A View from the Center, in Ethnos. Stockolm, Vol.47:I-II, p.172-173, 1982. VERGER, Pierre F. 50 anos de Fotografia. Salvador: Corrupio, 1982. VERGER, Pierre. As mltiplas atividades de Roger Bastide na frica (1958), in Revista USP. 18, 1993: 43-54. VILHENA, Lus Rodolfo. LAfrique dans la tradition des sciences sociales en Brsil, in Journal des Africanistes, 67(1), 1997:47-83.

You might also like