You are on page 1of 10

ISSN 1517-6916 CAOS - Revista Eletrnica de Cincias Sociais Nmero 14 Setembro de 2009 Pg.

156 - 165

A viso do Feminino nas Religies Afro-brasileiras1 Ivana Silva Bastos2

Resumo Discute-se, a partir de pesquisa feita em Joo Pessoa, o papel que a mulher e o feminino ocupam nas religies afro-brasileiras, especialmente, no candombl. Palavras-chave: Religies afro-brasileiras, gnero, sexualidade, poder e classe.

Introduo: sobre mulheres e religio O estudo sobre religio fundamental, pois mesmo com o processo de secularizao pelo qual estamos passando, ela continua sendo uma das bases importantes para a (re)construo scio-cultural da identidade do povo brasileiro. Em nosso pas, o aspecto religioso sempre foi muito influenciador, e continua sendo. Quando h o cruzamento de religio e gnero, muito pode ser discutido. Quando a se inserem questes tnicas e de classe, mais questes surgem e, no universo das religies afrobrasileiras, todos esses pontos esto entrelaados.
A religio , antes de tudo, uma construo scio-cultural. Portanto, discutir religio discutir transformaes sociais, relaes de poder, de classe, de gnero, de raa/etnia; adentrar num complexo sistema de trocas simblicas, de jogos de interesse, na dinmica da oferta e da procura; deparar-se com um sistema scio-cultural permanentemente redesenhado que permanentemente redesenha as sociedades (SOUZA, 2004, p. 122-123).

Nas religies afro-brasileiras, particularmente, o sexo feminino parece ocupar uma posio de maior destaque em comparao s outras religies. Podemos perceber que na religio catlica, no permitido s mulheres dirigir a cerimnia de maior destaque, que a missa. Nos templos evanglicos e pentecostais a situao se repete, pois a grande maioria de bispos do sexo masculino. H pouco tempo, comearam a surgir timidamente, algumas mulheres nessa posio. E isso percebido em outras religies como o budismo, onde as prticas e instituies budistas no so neutras quanto ao gnero (ROSADO-NUNES, 2005, p. 365). Tambm no islamismo que uma das mais restritivas no que diz respeito s mulheres (ROSADO-NUNES, 2005, p. 364/365), dentre outras.
Se o pblico de fiis que engrossam as fileiras das instituies religiosas majoritariamente feminino, como explicar que s mulheres ainda seja vetada a participao como ministras ordenadas na Igreja Catlica e em um sem nmero de igrejas protestantes clssicas e pentecostais? (ORTNER E WHITEHEAD, 1981, p. 16 apud SEGATO, 2000, p. 88).

A tradio judaico-crist, ingerenciou a cultura universal, sendo os homens superiores em toda a sociedade conhecida (Idem). Contudo, chama a ateno um grupo (adeptos (as)

CAOS Revista Eletrnica de Cincias Sociais, n. 4, Setembro / 2009 www.cchla.ufpb.br/caos

Pgina 156

das religies afro-brasileiras) que destoa num tipo de comportamento que parece generalizado e, por isso, ser o foco de investigao neste trabalho. Numa pesquisa realizada em Joo Pessoa entre agosto de 2007 e agosto de 2008 (O Perfil dos Terreiros de Joo Pessoa Programa de Iniciao Cientfica PIBIC/CNPq), foram visitados 28 terreiros e, entrevistados(as) os(as) seus(suas) dirigentes. Como resultado, foi constatado que, nesta capital o nmero de mulheres predomina sobre o de homens nos terreiros. Este assunto j foi, inclusive, abordado por vrios autores. Teixeira, por exemplo, afirma que a religio predominantemente feminina: Os terreiros de candombl tm sido percebidos por estudiosos, literatos e pblico de maneira geral como espaos primordialmente femininos (TEIXEIRA, 2000, p. 197). Fenmeno curioso que acontece, como se pode perceber com certa naturalidade, esse da predominncia numrica feminina tambm em outras religies. Ao adentrarmos uma das muitas igrejas ou templos que se espraiam nesse Brasil de religiosidade plural e foradamente ecumnico, notamos de imediato a forte presena feminina. As mulheres compem, de fato, a maioria da populao de fiis (ROSADONUNES, 2005, p. 364). No entanto, significante dizer que essa participao no se d na definio das regras e doutrinas dessas religies, a interao das adeptas se d, principalmente, na prtica religiosa (Idem, p. 363). Porm, isso parece se diferenciar nas prticas dos cultos afro-brasileiros.
Historicamente, os homens dominam a produo do que sagrado nas diversas sociedades. Discursos e prticas religiosas tm a marca dessa dominao. Normas, regras, doutrinas so definidas por homens em praticamente todas as religies conhecidas. As mulheres continuam ausentes dos espaos definidores das crenas e das polticas pastorais e organizacionais das instituies religiosas. O investimento da populao feminina nas religies d-se no campo da prtica religiosa, nos rituais, na transmisso, como guardis da memria do grupo religioso (ROSADO-NUNES, 2005, p. 363).

Ao que parece, nas religies afro-brasileiras isso se d de maneira diferente. Para averiguar a suspeita, sero utilizadas entrevistas feitas com uma me de santo pessoense, com o intuito de investigar mais especificamente sobre os papis femininos nesses espaos religiosos. Para compreender as afirmaes feitas pelos autores e o resultado da pesquisa que garantem o predomnio de mulheres, necessrio mergulhar no passado e investigar os possveis motivos que justifiquem este fenmeno. Quando questionada a este respeito, a sacerdotisa entrevistada diz o seguinte:
A nossa religio, na frica comandada por homens, no Brasil se deu o inverso, porque aqui as mulheres foram as primeiras a conseguir as alforrias. Quando elas conseguiam as alforrias, elas j se tornavam comerciantes, elas vendiam jias, vendiam mugunz, elas vendiam acaraj, as chamadas negras vendeiras, que na Bahia, botaram o nome de mulheres do partido alto (...) ento, com essas vendas, elas comearam a comprar os seus pares e tambm a comprar seus companheiros tanto maritalmente como companheiros da escravido (...). A partir da, elas conseguiam a alforria e a independncia econmica primeiro do que os homens (...) talvez tenha sido Iemanj que deu essa fora pra elas e Oxum, as Iabs certo, porque eu acredito que, como vieram pelo oceano, Iemanj que deixou elas chegarem aqui, ento eu acho que Iemanj olhou assim e disse Na frica quem comanda so os homens, mas quem vai comandar no Brasil somos ns as mes, as mulheres. A houve essa troca, as mulheres vo e formam os primeiros candombls, porque a maioria era tudo sacerdotisa ou iniciada na religio dos antepassados dos orixs divinizados - e com a escravido eles tinham que fazer mil peripcias,

157

s vezes at faziam um samba, os senhores de engenho pensavam que era um samba, mas na verdade eles estavam louvando os orixs - a essas velhas, que ficaram trs famosas na Bahia foram Iyanass, Adet e Iyakal. Adet faleceu, Iyakal voltou para a frica e Iyanass permaneceu no Engenho da Casa Branca, no Engenho Velho, em Salvador. Dessa casa matriz, a vocs j sabem a histria n, surgiram as principais casas de Salvador, que regem soberanas: o Gantois, o Afonj e a Casa Branca (Entrevista com me de santo do candombl, 04/04/2008).

Na citao acima, a me de santo fala da importncia das mulheres na origem das chamadas religies de matriz africana, no Brasil. Nessas religies, o maior posto na hierarquia, ocupado tanto por homens quanto por mulheres, porm, a maioria dos adeptos do sexo feminino e, na entrevista realizada, a dirigente confirma esta informao, dizendo que em seu terreiro a presena feminina predominante. Retomando a citao feita pela entrevistada, a sacerdotisa menciona nomes de trs africanas que ficaram famosas pela ligao com o surgimento dos primeiros terreiros, em Salvador. Veremos adiante que o que dito por ela reafirmado por Vagner Gonalves da Silva.
O terreiro Il Iy Nass (Casa de Me Nass), conhecido popularmente como Casa Branca do Engenho Velho, localizado em Salvador. Este terreiro, at onde se sabe, foi fundado no sculo passado por trs ex-escravas iorubas, cujos nomes africanos eram Adet, Iyakala e Iyanass, vindas da cidade de Keto (SILVA, 1994, p. 59).

A sacerdotisa fala tambm sobre a autonomia feminina no perodo ps-escravido, quando as negras comercializavam principalmente alimentos para seu prprio sustento e de seus filhos e, alm disso, libertavam outros escravos e escravas, pagando-lhes as alforrias. Sobre as negras vendeiras Silva diz:
As mulheres negras, tidas por exmias cozinheiras, quando no continuaram como empregadas domsticas na casa de seus antigos donos se estabeleceram vendendo, em seus tabuleiros, doces, acarajs, abars e outras comidas da culinria africana feitas na hora, ali mesmo na rua (Idem, p. 52).

Podemos, assim, verificar, que h semelhanas entre as falas do autor e da entrevistada e ambos fazem aluso autonomia feminina em oposio masculina, no que concerne questo econmica. Para compreender melhor esse processo, voltemos ainda um pouco mais no tempo, para entender o que muitos autores chamam de matriarcado na religiosidade afro-brasileira. Verger fala que na sociedade nag-iorubana (na frica) um homem podia casar com at quatro mulheres, mas mesmo nessas circunstncias, a mulher gozava de certa independncia.
Estas mulheres podem circular livremente e fazer os mercados das cidades vizinhas ou relativamente afastadas. Como so geralmente boas comerciantes, tornam-se, em pouco tempo, mais ricas do que o respectivo marido e muitas vezes, amealham fortunas considerveis. O que, no entanto, no dispensa este da obrigao de assegurar a subsistncia das suas mulheres e filhos (VERGER, 1992, p. 100).

O autor diz ainda que a influncia das mulheres no candombl se fazia sentir mais do que a dos homens, porque elas eram mais numerosas a poder comprar a sua liberdade (como eram boas comerciantes, conseguiam dinheiro com mais facilidade que os homens) e uma vez emancipadas, elas podiam mais facilmente dispor do dinheiro necessrio prtica dos cultos africanos (Idem, p. 102).
Por toda a frica mulher se deu tradicionalmente grandes oportunidades (como propriedade e controle de hortas e pomares, mercados, negcios

158

domsticos, sociedades secretas) e reconhecimento oficial (de sacerdotisa e mdium, os paos da rainha e outras entidades que tratam de interesses femininos); por vezes a mulher as partilhava com os homens. Este era bem o caso nas complexas sociedades da frica Ocidental de onde veio, ou descendia, grande parte da populao escrava (...). Por toda parte onde o negro vive no Novo Mundo, as mulheres ainda lavram a terra e controlam os mercados e nas cidades trabalham como domsticas (LANDES, 1967, p. 313/314).

A ateno, at o momento, foi focada mais intensamente no aspecto econmico, mas existem outros aspectos nele embutidos e passaremos a discuti-los agora. Nas primeiras dcadas do sculo XVI, quando teve incio o trfico de negros para o Brasil, os donos de escravos vendiam separadamente homens e mulheres, inclusive aqueles que eram cnjuges (DEGLER, 1971, p. 37 apud SEGATO, 2000, p. 80). Alm disso, a maior parte da populao escrava jamais se casou ou viveu maritalmente.
Antes de 1869 (...) a lei no dava proteo alguma famlia escrava no Brasil (...) um vigoroso comrcio interno com escravos desfez muitas famlias, seja com unies legitimadas pela Igreja ou no. O comrcio interno de escravos foi especialmente ativo depois de 1850, quando o trfico externo estava fechado (...) (DEGLER, 1971, p. 37-38 apud SEGATO, 2000).

Observa-se que no foi estimulada, muito pelo contrrio, a formao de famlia entre os escravos e, diante disso, o comportamento entre esse grupo comea a se diferenciar do modelo familiar patriarcal predominante na sociedade brasileira. Se bem que significante ressalvar que a questo da estabilidade no casamento uma atitude politicamente correta, que significa uma defesa intransigente do reconhecimento de comportamentos morais resguardadas pelos brancos e suas famlias. Alm do mais, tambm crianas eram separadas de suas mes pelo trfico e ocorreram situaes em que os donos venderam seus prprios filhos com mulheres escravas (DEGLER, 1971, p. 38 apud SEGATO, 2000, p. 80). Diante dessas condies, ficava impossvel para a maior parte dos escravos ter unies estveis ou constituir famlia.
As relaes entre mulheres e os homens de raa negra (...) eram tensas e escassez numrica das primeiras somaram-se outros inconvenientes. (...) os homens no podiam oferecer proteo ou qualquer outro benefcio a suas possveis mulheres; pelo contrrio, muito provavelmente eles poderiam tornar-se seus dependentes e uma carga para elas. Assim, muitas mulheres negras rejeitaram casar-se ou tentar qualquer tipo de unio com escravos ou seus descendentes (SEGATO, 2000, p. 82).

J que no houve uma figura paterna de onde emergisse poder, estabilidade, proteo e segurana, este papel acabou sendo atribudo s mes, j que delas provinha o sustento da famlia. Enquanto isso, depois de terminada a escravido, os homens foram condenados ao desemprego e at expulsos dos trabalhos que executaram por tanto tempo, para serem substitudos pelos imigrantes (Idem, p. 83).
De fato, o poder e a autoridade que os homens tradicionalmente podiam exercer sobre suas mulheres e descendentes mesmo naquelas sociedades africanas onde elas tm mais acesso independncia econmica e a posies de alto status, foram minados no Brasil pelas leis da escravido. Estes homens, ento, perderam qualquer tipo de controle sobre esposas e filhos e foram expulsos dos papis sociais que sempre haviam desempenhado. Nenhuma identidade alternativa foi deixada ao seu alcance no que diz respeito s relaes familiares (...) Com isto, um dos produtos sociais da escravido foi, provavelmente, no s a mudana dos padres de comportamento, mas, sobretudo, no que se refere s concepes do que homens e mulheres

159

representam culturalmente e do que se espera que faam socialmente. Esta situao foi prolongada depois do fim da escravido como conseqncia da marginalidade econmica a que ficaram condenados os homens de cor (SEGATO, 2000, p. 84).

No perodo ps-escravido, as mulheres conseguiram trabalhar com mais facilidade do que os homens e quase no se casavam, entretanto, no se pode esquecer que o modelo, de certa maneira imposto pelo catolicismo e pela influncia portuguesa, atingiu tambm estes grupos e, claro, existiram casos em que havia uma estrutura familiar semelhante aos padres predominantes, esperando-se do homem o sustento de sua famlia. Predominncia feminina na liderana de terreiros Segundo Verger, as mulheres preservaram o mesmo esprito de iniciativa que tinham na frica. Isto explica j em parte a tradio das mes autoritrias, visveis em alguns candombls de origem nag da Bahia (VERGER, 1992, p. 101). Landes comenta ainda, num artigo publicado originalmente em 1940, sobre a predominncia de mulheres na direo dos terreiros, em Salvador.
Esses sacerdcios nags na Bahia so quase exclusivamente femininos. A tradio afirma, redondamente, que somente as mulheres esto aptas, pelo seu sexo, a tratar as divindades e que o servio dos homens blasfemo e desvirilizante. Embora alguns homens se tornem sacerdotes, a razo, ainda assim, de um sacerdote para cinqenta sacerdotisas (LANDES, 1967, p. 285).

Em 1971 foi realizada uma pesquisa por Vivaldo da Costa Lima, investigando a quantidade de mulheres como sacerdotisas lderes de terreiros no candombl da Bahia, resultando na seguinte proporo: 75% de mulheres contra apenas 25% de homens chefiando terreiros:
(...) nas 136 casas estudadas nas duas fases da pesquisa 102 so dirigidas por mulheres e 34 por homens. O percentual aumentou consideravelmente desde a pesquisa de Carneiro, que dava, nos anos 40, um pouco mais de 50% para as mulheres, num total de 67 terreiros registrados na Unio das Seitas Afro-Brasileiras da Bahia (LIMA, 2004, p. 79).

Na pesquisa realizada em Joo Pessoa, citada no incio do texto, entre os 28 terreiros mapeados, 16 eram dirigidos por homens e apenas 12 por mulheres. Por outro lado, foram localizados mais 50 terreiros (acreditamos que exista um nmero bem maior que este s na capital paraibana) que no foram visitados e a amostra muito pequena para que sejam tiradas maiores concluses. Mesmo assim, os dados apontam para a possibilidade de que, em Joo Pessoa, no ocorra a predominncia feminina na direo dos terreiros (entre os/as adeptos/as a maioria de mulheres foi comprovada pelos informantes), situao que, se confirmada, necessitaria de explicao. Em alguns terreiros, nos mais conservadores, a supervalorizao das mulheres como dirigentes de terreiro ainda predominante. Neles, h restries para homens. A sacerdotisa entrevistada revela que na Casa Branca, uma das mais tradicionais de Salvador, no h iniciao de homens provveis pais de santo, h somente iniciao de ogs.
Elas no iniciam homens, porque a casa totalmente feminina, como na casa da minha me de santo no Afonj. A minha me de santo inicia homens, mas jamais quando ela fechar os olhos, homem nenhum senta naquela cadeira, senta-se mulher (...) a casa da minha me completa 100 anos em 2010, ela a 5 mulher que est no poder (Entrevista realizada dia 04/04/2008).

160

O que impressiona como, na mitologia que d base ao candombl e umbanda, a mulher est, em muitos casos, acima do homem, em posio principal em grau de importncia. Essa posio ajuda a explicar mais sobre a respeitvel posio feminina presente na religiosidade hoje. Sobre as mes ancestrais, importantes entidades das religies afrobrasileiras, que so muito temidas, diz-se:
O seu marido desempenha rpido papel fecundante, qual zango, e depois ela o mata. Ela o poder em si, tem tudo dentro do seu ser. Ela pode tudo. Ela um ser auto-suficiente, ela no precisa de ningum, um ser redondo, primordial, esfrico, contendo todas as oposies dentro de si. Awon Iy wa so andrginas, elas tm em si o Bem e o Mal, dentro delas elas tm a feitiaria e a antifeitiaria, elas tm absolutamente tudo, elas so perfeitas (CARNEIRO DA CUNHA, 1984, p. 8 apud AUGRAS, 2000, p. 20).

A pioneira nesse tipo de discusso foi Ruth Landes (1967), que argumentou a respeito das relaes de gnero transgressoras que predominavam nos cultos afro-brasileiros e que colocavam as mulheres em funes centrais nas casas religiosas. Alm da promoo do empoderamento feminino, h outros aspectos da viso de mundo do povo de santo que chamam ateno e que merecem um maior desdobramento. Um deles o que mencionei anteriormente sobre a relao conflituosa entre homens e mulheres negros, pois enquanto elas conseguiram trabalho e independncia financeira, eles ficaram desempregados (substitudos pelos imigrantes no perodo ps-escravido) e isso dificultava as unies conjugais, pois para essas mulheres a unio com homens dependentes no parecia interessante. Isso ocasionou uma aparente desvalorizao do casamento e uma mudana na percepo sobre estrutura familiar entre os antecedentes do grupo estudado. Outro fator que corrobora com o que est sendo indicado que no h (originalmente) cerimnias de casamento no culto. Ao mesmo tempo, o culto exige responsabilidade e dedicao que muitos companheiros no aceitam e deve haver prioridade do orix sobre estes, o que repetido inmeras vezes pelos pais e mes de santo nos terreiros (SEGATO, 2000, p. 62). Essa viso diferenciada no que tange estrutura familiar ganha maior visibilidade e interessa-nos um maior aprofundamento, devido possvel relao com outro elemento que tambm merece ateno: a predominncia da famlia de santo em detrimento da famlia de sangue (ver SEGATO, 2000). Alm da promoo do empoderamento feminino e do aspecto divergente no que tange ao matrimnio, h outros aspectos da viso de mundo do povo de santo que so vistos como prticas transgressoras pela sociedade em geral, como por exemplo, o pensamento aparentemente diferenciado no que diz respeito a aspectos de gnero e sexualidade (principalmente a descentralizao do papel da heterossexualidade). Esses assuntos so contemplados sob uma outra tica, vistos com mais naturalidade pelo grupo religioso. Nas religies em geral e nas afro-brasileiras, em particular, no se falou sobre sexualidade durante muito tempo, porque os estudiosos faziam suas pesquisas em terreiros cujos valores morais e sociais eram compatveis com os seus (um tipo de modelo ideal de terreiro). Quanto aos outros, no eram considerados autnticos e, dizia-se que eram chefiados por charlates (BIRMAN, 2005, p. 406). Felizmente essa viso veio aos poucos se desfazendo e outros estudos foram realizados sobre sexualidade. Dessa maneira, pesquisadores comearam a notar que enquanto a viso de gnero inata na sociedade em geral, o povo de santo v de um panorama diferente e, pelo que foi apreendido at agora, realmente na concepo do grupo estudado, o gnero no inato. No predomina entre eles o pensamento essencialista biolgico. H a compreenso de gnero como algo influenciado scio-culturalmente e, nos hbitos do grupo, essa obrigao 161

de ser s e somente heterossexual aparenta no ter grande aceitao. Esses e outros pontos nos fazem inferir que h entre os adeptos uma maior abertura para expor aspectos da sexualidade, que geralmente so reprimidos tanto por motivos religiosos quanto morais, baseados numa viso de mundo onde predomina o ocultamento da sexualidade, imposto pela sociedade e denominado pecado pelo cristianismo. Esse pecado deve ser controlado nica e exclusivamente pela instituio do matrimnio e com a finalidade da reproduo, sendo este aspecto muito forte j que um princpio da Igreja Catlica, num pas catlico. A nossa hiptese que precisa ser melhor esquadrinhada que a heterossexualidade no naturalizada no ponto de vista do povo de santo, como o no ponto de vista da sociedade em geral (se bem que muitas discusses tm sido levantadas a este respeito). H na viso de mundo dos ditos normais um discurso de anti-natureza dos homossexuais, um essencialismo moldado culturalmente pela religio (principalmente a evanglica), subsumido s concepes cosmolgicas e doutrinrias. A natureza de que se fala natureza divina (NATIVIDADE, 2006, p. 122). A homossexualidade apreendida como algo anormal, esse principalmente o discurso usado por adeptos da maioria das outras religies. Retomando o tema do casamento, as adeptas dos cultos tratados aqui so apontadas nos estudos como mulheres independentes que no do tanta importncia para o matrimnio, por todos os motivos acima mencionados e pelo fato de essas mulheres no terem nenhuma segurana no que diz respeito ao compromisso do homem sustentar sua famlia. Creio que essa desvalorizao do casamento continue acontecendo por dois motivos: o primeiro que a secularizao tem impulsionado uma vida diferente para homens e, principalmente para mulheres, pois hoje h uma tendncia maior a se pensar em estudar mais, trabalhar e buscar uma independncia financeira antes de qualquer outra coisa (e essa tendncia tambm atinge as religiosas dos cultos afro-brasileiros, pois este grupo est inserido num grupo maior e, claro, por ele tambm influenciado); segundo, porque, como vimos, o grupo em questo foi aproximado com uma cultura (como tivemos a oportunidade de ver acima) que no valorizava o casamento legal, pois, desde a escravido as unies estveis no eram estimuladas e alm disso, as mulheres no viam vantagem em ter um parceiro fixo, pois estes s dificultariam suas vidas e a unio seria uma desvantagem para elas. Como conseqncia de tudo isso, descobrimos nos terreiros, mulheres que so donas de si, que no se sentem propriedades dos seus companheiros e que s devem reverncia aos seus orixs. Landes, por exemplo, aponta o exemplo de uma de suas principais informantes, Zez: Ela sempre se referia a si mesma como Zez de Ians, e no como Sra. Silva, para demonstrar que pertencia sua deusa e no a Manuel (seu companheiro). Todas as sacerdotisas assim faziam e isso refletia a sua independncia pessoal (LANDES, 1967, p. 158; grifos meus). Acredito, contudo, que Ruth Landes se limitou muito ao fazer tal comentrio, porque os homens tambm fazem esse tipo de referncia, associando seus nomes aos de seus orixs. Isso pode acontecer por trs motivos: o primeiro a importncia dada famlia de santo; o segundo que esse nome adotado acaba sendo o mais conhecido por todos na comunidade (na Paraba e no Nordeste isso muito comum, inclusive em diferentes grupos sociais, com diferentes nveis de renda); e o terceiro que o nome um ttulo, conferindo maior status quela sacerdotisa, at mesmo em outros espaos fora da comunidade de santo. Nesse contexto, um outro exemplo, exposto pela mesma autora, o de Me Menininha (Escolstica Maria de Nazar), sacerdotisa do Gantois, a mais conhecida dirigente de terreiro no mundo do Candombl (e fora dele), reforando essa viso bem diferenciada das adeptas do candombl, em relao ao casamento. Landes conviveu muitos meses com Me Menininha e diz a seu respeito que apesar de ela ter um companheiro fixo, o advogado lvaro MacDowell de Oliveira, ela optou por no se casar. 162

Menininha no se casou legalmente com ele pelas mesmas razes por que as outras mes e sacerdotisas no se casavam. Teria perdido muito. De acordo com as leis daquele pas catlico e latino, a esposa deve submeter-se inteiramente autoridade do marido. Quo incompatvel isto com as crenas e a organizao do candombl! Quo inconcebvel para a dominadora autoridade feminina! (LANDES, 1967, p. 164).

O matrimnio no to estimulado porque o culto exige responsabilidade e dedicao que muitos maridos no aceitam e deve haver prioridade do orix sobre o marido, o que repetido inmeras vezes pelos pais e mes de santo nos terreiros. Esse argumento foi, inclusive, bastante mencionado por me Menininha, segundo Landes. A viso do feminino entre os adeptos do candombl e da umbanda, no s positiva. Como mencionamos no incio do texto, entrelaamento de temas como religio, gnero, etnia e classe podem denunciar estados de estigma muito dolorosos. Podemos iniciar falando do preconceito em funo da religio, por se tratar de prticas de possesso e poder que no se guiam pela ortodoxia religiosa e moral. Segundo a pesquisa realizada mencionada anteriormente, as religies afro-pessoenses predominam em bairros pobres (entre os 28 terreiros visitados, a maioria localiza-se em bairros populares), o que nos d elementos para discutir gnero e classe. Nesses espaos, prevalece o tipo de mulher que responsvel pelo sustento da famlia. Ali h muita rotatividade entre casais e o homem no assume o papel de responsvel pela sobrevivncia da famlia, cabendo mulher essa funo. Conhecemos vrios exemplos de famlias chefiadas por mulheres, principalmente nas classes mais carentes. Percebemos assim, uma redefinio das identidades de gnero, uma redefinio do que se espera que homens e mulheres faam socialmente. Religio afro-brasileira e condio econmica menos abastada se cruzam nesse ponto, pois alguns autores colocam tambm esse grupo religioso configurando uma classe especfica e menos favorecida economicamente (ver BRANDO, 1980). claro que as categorias no se fecham e existem, como pude verificar em Joo Pessoa, pais e mes de santo com empregos de maior status e alto grau de escolaridade. No obstante, a religio ainda predomina como tambm pude perceber na pesquisa em quantidade de terreiros que esto situados em reas perifricas. Sendo de tal modo superior o nmero de adeptos(as) do culto que so menos favorecidas economicamente. Oliveira (2003) fala sobre um ponto positivo para essas mulheres: o status que a religio lhes confere; j que so estigmatizadas duplamente, primeiro pela condio social, e depois, pela sua crena religiosa. At agora foi abordada aqui a viso predominante no candombl e, j que nos detivemos mais nos aspectos histricos isso se justifica, pois o candombl foi possui expresso significativa da religiosidade afro-brasileira. relevante lembrar que os primeiros estudiosos do assunto pegaram como modelo emprico o candombl da Bahia. J que esse se transformou no modelo terico seguido pela maioria dos pesquisadores do assunto, houve a necessidade (j que muitos deles fundamentaram teoricamente tambm essa pesquisa) de nos basearmos tambm nesse modelo. Assim, adentramos o universo das religies afro-brasileiras, focando no papel que a mulher desempenha nessas religies. Percebemos que esse papel se diferencia do que predomina na sociedade global, onde existe uma afirmao sociocultural da masculinidade, que passa pelo exerccio do poder do homem sobre a mulher e os filhos, e as religies tm colaborado com a reproduo dessa representao social da masculinidade. Porm, nas religies afro-brasileiras isso se d de forma diferente e essa diferena se justifica historicamente, j que desde a frica, as mulheres eram incentivadas a serem autnomas,

163

principalmente no que diz respeito ao aspecto econmico. Isso interferiu na maneira como essas mulheres levaram suas vidas, depois que vieram para o Brasil. Apesar disso, percebemos tambm que, mesmo com o poder social e poltico das lderes de terreiro (principalmente as baianas), no h na maneira de pensar o mundo do grupo religioso em questo, ausncia dos valores androcntricos e uma viso de hierarquia de gneros. Mas no poderia ser de outra forma, j que esses princpios predominam na sociedade em geral e o grupo religioso nela est inserido e por ela , naturalmente, influenciado. Esse tipo de pensamento est realmente presente em vrios discursos a que tivemos acesso. Dessa forma constatamos que, apesar de nas religies afro-brasileiras o nmero de adeptas ser bem superior ao de homens (se destacando em cargos de liderana), e desse fenmeno se diferenciar em comparao s outras religies, os valores tradicionais da sociedade patriarcal acabam invadindo e se manifestando nesses espaos, nos quais, de forma notria, se exprime, no ideal, uma negao dos princpios oficiais vigentes, mas que no se desvinculam completamente destes princpios, uma vez que neles esto inseridos. Nossa sociedade de tradio extremamente conservadora, machista e permeada pela moral judaicocrist. As identidades sexuais e de gnero transitam entre a adeso norma sexual e de gnero dominante e a sua transgresso. Quero esclarecer que falamos de passado e de presente. So hbitos que continuam se mantendo, claro que em constante mudana, pois so religies de muita vitalidade. Mas persistem costumes que revelam um tipo de f que foge regra, onde mulheres no costumam ocupar a posio tradicional de subservincia dcil (se bem que, como vimos, mesmo os cultos tratados aqui no fogem totalmente a essas regras), to comumente exercida em setores diversos, inclusive no religioso. Referncias AUGRAS, Monique. De Iy Mi a Pomba-gira: transformaes da libido. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes (Org.). Candombl: Religio do corpo e da alma: tipos psicolgicos nas religies afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2000. BASTOS, Ivana S. O perfil dos terreiros de Joo Pessoa. Relatrio 2008. Joo Pessoa: UFPB, 2008. 22p. Mimeo. BIRMAN, Patrcia. Transas e Transes: sexo e gnero nos cultos afro-brasileiros, um sobrevo. Revista Estudos Feministas, Florianpolis, v. 1, Selected Edition 2006, p. 403414, maio-agosto 2005. Disponvel em: <http://socialsciences.scielo.org/scielo.php>. Acesso em: 23 ago. 2008. BRANDO, Carlos Rodrigues. Os deuses do povo: um estudo sobre a religio popular. So Paulo: Brasiliense, 1980. LANDES, Ruth. A cidade das mulheres. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1967. Publicado originalmente em 1947. LIMA, Vivaldo da Costa. Organizao do grupo de Candombl. Estratificao, Senioridade e Hierarquia. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes. O culto aos orixs, voduns e ancestrais nas religies afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2004. NATIVIDADE, Marcelo. Homossexualidade, gnero e cura em perspectivas pastorais evanglicas. Revista Brasileira de Cincias Sociais, So Paulo, v. 21, n. 61, 2006, p. 115223, junho 2006 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 28 Ago. 2008. OLIVEIRA, Rafael Soares (ORG). O candombl e as mulheres: papel e direitos. In: Candombl: dilogos fraternos contra a intolerncia religiosa. 2003. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 164

ROSADO-NUNES, Maria Jos. Gnero e religio. Revista Estudos Feministas, Florianpolis, v. 13, n. 2, 2005, p. 363-365, maio-agosto 2005. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 28 Ago. 2008. SEGATO, Rita Laura. Inventando a natureza: famlia, sexo e gnero no Xang do Recife. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de (Org.). Candombl: Religio do corpo e da alma: tipos psicolgicos nas religies afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2000. SILVA, Vagner Gonalves da. Candombl e umbanda: caminhos da devoo brasileira. So Paulo: tica, 1994. SOUZA, Sandra Duarte de. Revista Mandrgora: gnero e religio nos estudos feministas. Revista Estududos Feministas, Florianpolis, v. 12, n. spe, 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 24 Ago 2008. TEIXEIRA, Maria Lina Leo. Lorogum Identidades sexuais e poder no candombl. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes (Org.). Candombl: Religio do corpo e da alma: tipos psicolgicos nas religies afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2000. VERGER, Pierre. A contribuio especial das mulheres ao candombl do Brasil. In: Artigos. So Paulo: Corrupio, 1992.

ABSTRACT The feminine vision in the Afro-Brazilian Religions Starting from research conducted in Joo Pessoa, the place that woman and the feminine occupy in Afro-Brazilian religions, especially in candombl, is discussed. Keywords: Afro-Brazilian religions, gender, sexuality, power and class.

NOTAS
1

Este artigo uma verso resumida de Trabalho de Concluso de Curso, apresentado em 2007 para obteno do ttulo de bacharel em Cincias Sociais na UFPB. Agrega tambm contribuies da pesquisa de Iniciao Cientfica, da qual a autora foi bolsista do CNPq no mesmo ano. (Pesquisa intitulada: Os Terreiros de Joo Pessoa, coordenada pelo prof. Giovanni Boaes do Departamento de Cincias Sociais da UFPB). 2 Bacharel em Cincias Sociais, aluna de licenciatura em Cincias Sociais e mestranda em sociologia, todos pela UFPB.

165

You might also like