You are on page 1of 14

A HISTRIA DE SAKASHIMA Vamos todos morrer , Hojo disse calmamente por isso no adianta nos escondermos.

s. As chamas que danavam na fogueira iluminavam a sua face com luz tremeluzente enquanto ele olhava para cada um dos outros. Sei que Sakashima est nesta fortaleza, e ns somos os ltimos sobreviventes. Descobrirei qual de vocs ele. Voc poderia me poupar o trabalho e revelar-se agora mesmo. Um rugido bestial ecoou de algum lugar fora da sala e as paredes tremeram, com isso uma chuva de poeira fina verteu do teto. Keimi, trmula, se envolveu com mais fora em seu kimono sujo e esfarrapado que outrora fora o galante uniforme da aluna de Minamo. No acha que se sentiria melhor enfrentando o seu fim sob a luz da verdade? A face de Saite no se alterou isso raramente acontecia , mesmo quando as terrveis possibilidades do grupo esfarrapado ficaram claras. Era como se permanecesse imutvel no olhar estico e escamoso de todos os orochis. No acredito em voc rosnou Niseno. A essa altura, a pintura no seu rosto, que o identificava como um xam yamabushi, j havia h muito sido apagada por seu suor, que mesmo agora escorria por seu peito nu. Ns estamos prestes a ser aniquilados, e voc est preocupado com um inimigo fantasma que provavelmente fugiu h muito tempo, como qualquer ser racional? Eu sei que ele est entre ns contestou o capito samurai com frieza. E meu dever encontr-lo. Dever repetiu Focinho-Negro, incrdulo. Os pulsos do nezumi torciam-se em seus grilhes, enquanto ele se arrastava dolorosamente palmo aps palmo na direo do fogo. O seu dever ir nos resgatar deste inferno antes que os kamis nos matem a todos? O seu dever ir satisfazer o seu senhor, que provavelmente est morto h muito tempo? Ou ser que o seu dever ir nos alimentar e nos dar gua para que possamos esperar at os imortais fecharem o cerco sobre ns? Diga-me, samurai, para que serve o seu dever exatamente? Hojo abriu sua boca e depois a fechou novamente. Levantou-se e saiu da sala sem pronunciar nenhuma outra palavra. O orochi lanou um olhar vazio para o nezumi, e ento levantou para seguir o humano que se afastava. Niseno riu com desdm. Belo discurso, para um rato. Cale a boca. Estou estranhamente calmo, apesar das circunstncias. Sakashima, digo para mim mesmo, voc j esteve em situaes piores que esta.

claro que, quando eu realmente penso sobre isso, me sinto pressionado a citar pelo menos uma. Por isso, tento no pensar sobre isso. Dizem que antes de morrer a sua vida passa diante de seus olhos. Se isso for verdade, ento este no um bom pressgio para mim. Lembro-me de Natsumi, ela tinha mais ou menos a minha idade quando chegou ao orfanato onde eu vivia. Ns brincvamos juntos, pescvamos juntos, s vezes dividamos uma tigela de arroz, nada de especial. Num dia tedioso, de repente percebi uma coisa: Natsumi na verdade parecia um pouco com um menino. Naquela poca, eu no sabia que muitas crianas de cinco anos de idade pareciam um tipo de pr-humano sem gnero definido, mas, para a minha jovem mente, essa foi uma grande e importante revelao. Lembro-me de examinar o meu reflexo no rio e pensar que, se cobrisse meu rosto com um pouco de lama e penteasse meu cabelo da maneira certa, eu poderia ficar igualzinho a Natsumi. Eu entendo porque os cozinheiros do orfanato ficaram extremamente confusos quando Natsumi teve sua crise, chorando porque no tinha recebido nenhuma bola de arroz. Eles juraram para a governanta que tinham dado uma para ela havia apenas alguns minutos. Natsumi teve que ir para a cama sem jantar por ter mentido e por causa de seu ataque de clera. Eu me senti um pouco culpado, mas s um pouco. Oras, eu estava com duas bolas de arroz. Apenas o crepitar da fogueira perturbava o pesado silncio que envolvia a sala. Keimi olhou para Niseno e Focinho-Negro, os seus olhos marejados e cheios de perguntas. Os seus lbios se abriram, mas nada saiu deles. O yamabushi sorriu. Qual a sua pergunta, pequena? An Nada importante ela respondeu num tom de sussurro. Eu s estava me perguntando quem seria esse Sakashima que o capito mencionou. Focinho-Negro bufou. Um tormento e um ladro. Ah! Se um nezumi fala isso de algum, voc pode ter certeza de que ele deve ser mau mesmo riu Niseno. Ele se voltou novamente para Keimi, a expresso subitamente sria. Sakashima um tipo de espectro, s que ele real. Dizem que um mestre do disfarce, que ele se disfarou at de kitsune e andou entre os soratamis como um deles. Ningum sabe porque faz isso, ou quais segredos descobriu, mas ele bom no que faz. To bom, que a maioria dos seres, at mesmo os kamis, o temem. Keimi observava com os olhos arregalados. Ele enganou os soratamis? No sabia que isso era possvel! Nem eles sabiam, e por isso que eles o odeiam tanto. Como que ele faz?

Ningum sabe ao certo. Provavelmente envolve alguma mgica complexa. Mas se ele est aqui, eu quase no consigo culpar Hojo por sua parania. O silncio tornou a cair sobre ns. Ele fazia ccegas nas gargantas, exigindo que falssemos, mas ao mesmo tempo nos sufocava. Vocs acham que sairemos a salvo daqui? Keimi perguntou, como se as palavras tivessem sido arrancadas de dentro dela. Ningum respondeu. Ser que eu conseguiria? Seria eu, o grande Sakashima, capaz de sair daqui, disfarado como um kami? Provavelmente. Mas com aquela horda imensa aos portes, apenas esperando para destruir qualquer coisa mesmo que remotamente mortal, no posso arriscar. Idiota! No acredito que eu pensei que seria fcil me infiltrar nesta fortaleza! Eu sabia muito bem o que acontecera a apenas alguns quilmetros daqui, em Eiganjo. Mas eu achei que com os homens de Konda dizimados pelo O-Kagachi e os kamis fora procurando seus prmios, seria moleza, certo? Idiota! Entrar foi fcil, como eu esperava. Aqueles estranhos soldados e refugiados que continuavam vivos estavam distrados demais com todos os corpos que os kamis deixaram para trs. Alm disso, meu disfarce muito bom, se que eu posso dizer isso sem me gabar. Mas no acredito que eu no tenha previsto que aquela legio de kamis estivesse espreitando as redondezas! Se no fosse por aqueles selos protetores (porque eles no estavam erguidos quando OKagachi apareceu pela primeira vez?), ns todos estaramos mortos. Mas quem sabe quanto tempo eles iro agentar contra aquele exrcito l fora? E, para piorar as coisas, eu acabarei morrendo sem ter encontrado a informao que vim aqui procurar. Idiota! Os dedos de Hojo deslizaram sobre os portes de ferro frio da fortaleza, acariciando os parafusos e entalhes, o enorme sinete pintado com sangue na superfcie. Tentou lembrar-se por um momento a quem pertencia aquele sangue. Ah, sim, o mago kitsune Ele ainda no tinha certeza se o mago estava mentindo quando afirmou que suas feridas, do qual o sinete jorrou, no foram infligidas por ele mesmo. Ele considerou as opes: a fortaleza estava cercada por montanhas pelos dois lados bom para a defesa, no to bom para uma fuga. Mas nenhuma fora do daimyo esperava que uma fora esmagadora como essa fosse cerc-los. Um dos portes estava enterrado sob um deslizamento de rochas induzido por um kami, por isso s restava o porto a sua frente, com uma legio de kamis vigiando e aguardando. Foi somente um leve sussurro, quase abafado pelo rudo inumano do outro lado do porto. Mas foi um sussurro. Hojo virou-se, j desembainhando a sua katana Saite ficou parado, a sua face de rptil ainda relaxada e passiva. Hojo relaxou, embainhando sua arma. Oh, voc.

Eu estava ah verificando os selos protetores. provvel que fiquemos aqui por um tempo, ento vital que as protees mantenham os kamis para fora o maior tempo possvel. Claro Saite respondeu, num tom que o samurai quase desconfiou conter um vestgio de dvida. Voc realmente acha que deveria se preocupar tanto com Sakashima? Como disse, fui encarregado pelo prprio Daimyo de encontr-lo. E cumprirei as minhas ordens. Mesmo que seu senhor esteja morto? Especialmente se meu senhor estiver morto veio a resposta categrica. Os olhos de Saite brilharam. Ento voc no tem mais esperana? No! Mas Antes que Hojo pudesse continuar, o porto tremeu. Uma sinfonia penetrante de gritos explodiu do outro lado. O selo de sangue reluzia com um brilho branco ofuscante enquanto toda a muralha da fortaleza se encrespava. Mas a proteo vacilou, voltando, por apenas um momento, a ser do mesmo vermelho que era alguns segundos atrs. Aquela leve flutuao foi o suficiente. Um longo kami em formato de serpente passou pelo porto naquele instante, as suas dzias de olhos cheios de dio e seu estmago pingando veneno. As suas escamas de bano brilhavam sob o luar, enquanto esferas imperfeitas de lama brilhante do pntano orbitavam o seu corpo. Hojo sacou sua katana e Saite seu arco. O kami sibilou em expectativa. Com um movimento incrivelmente rpido, Saite colocou a flecha no arco e disparou. O kami gritou, recuando com dor e raiva. Hojo atacou, desferindo trs golpes extremamente velozes, entrecruzando o corpo do kami com listras descoloridas. Outra flecha se seguiu, depois outra e mais outra, disparadas mais rpido do que o olho de Hojo era capaz de discernir. O kami caiu para trs, a sua cabea pendendo erraticamente. Silenciosamente, Hojo deu uma passo para frente e o golpeou. A cabea do kami balanou duas vezes antes de desaparecer num lampejo de energia espiritual. O corpo, rapidamente, teve o mesmo destino. Hojo suspirou. Voc acha que mais algum conseguir passar? Sei que sim respondeu Saite calmamente. O samurai meneou a cabea. Ento precisamos escapar deste lugar.

Mas como? A zombaria dos kamis que os cercavam foi a nica resposta. Ns cinco estamos em volta da fogueira novamente. Que bando de gentalha. curioso o tipo de pessoa que consegue sobreviver a uma catstrofe como essa. Ns nunca nos associaramos se tivssemos escolha, ou se a situao no fosse to implacvel. Mas o fato de sermos os nicos sobreviventes, agarrando-nos vida com as pontas dos dedos, tem um estranho efeito agregador. Acredito que no h mais nenhuma razo para continuar com a charada, mas no consigo evitar. Fora do hbito. Alm do mais, eu posso precisar das habilidades que este disfarce me proporciona. Certamente no far mal a ningum. Sob o manto de iluso que contm meu disfarce, ningum pode ver minhas mscaras. Humano, ogre, kitsune Posso colocar qualquer uma delas e me tornar outra pessoa. Aprendi, tempos atrs, que isso no nem um pouco diferente do que a maioria das pessoas de todos os lugares faz todos os dias. Quando coloco uma delas, eu esvazio minha mente, transformando-me num pergaminho novo, esperando ser escrito. No a mscara que altera minha forma superei esses acessrios amadores h muito tempo. Ela um foco para o disfarce real: transformar-me mentalmente em meu alvo, para que eu possa projetar essa imagem para os outros. Eles me enxergam como me vejo, ento mergulho na minha nova identidade como em uma fonte aquecida. feitiaria, atuao e um pouco de instinto embrulhados juntos numa embalagem aparentemente simples. Na verdade no assim. Eu fao com que parea fcil. Uma outra coisa est pendurada no meu cinto: um pequeno smbolo, com o timbre da famlia Sakashima gravado nele. Ele prendia a trouxa na qual eu estava embrulhado quando fui entregue ao orfanato. Mantenho-o comigo sempre, como lembrana de quem realmente sou, e de quem ainda poderei vir a ser. Ser que conseguiramos deixar os kamis para trs? No muito provvel. Algum conhece alguma mgica que poderia permitir que escapssemos? Keimi balanou sua cabea. Eu tenho um amuleto de Minamo que lana uma mgica de teleporte, mas s restam mais duas cargas. E o efeito tem um apenas um alcance pequeno. No poderamos enfrentar todos logo de uma vez? bradou Hojo com frustrao. A maioria dos que esto l fora so kamis inferiores. Entre ns cinco, poderamos Destruir talvez um quarto deles Saite interrompeu calmamente. E depois ser aniquilados pelo restante.

O silncio se seguiu, cada rosto congelado, com pensamentos desesperados e desencontrados. Focinho-Negro rosnou, e olhou ferozmente para o orochi. Como pode estar to calmo numa hora como esta? Voc no sabe que vai morrer? E voc no? retrucou Saite displicentemente. Claro que no! Sobreviverei de algum jeito, mesmo que seja sobre os corpos de cada um de vocs! Mas olhe para voc! Voc est sentando a como se estivesse esperando o ch da tarde! No tem medo da morte? Cale a boca! Niseno falou bruscamente. Focinho-Negro balanava para frente e para trs, torcendo as cordas que o prendiam. Reaja, serpente! Mostre um pouco de emoo! Qualquer coisa! Medo, coragem, no me importo! Uma longa pausa. Maldito, reaja! Abruptamente, Keimi se ps de p e correu para fora da sala. Aps um momento de confuso, Hojo levantou-se e a seguiu. O que h de errado com ela? Niseno balanou a cabea. Voc me lembra algum, rato. Algum com quem eu cresci nessa vila em Sokenzan. Ele estava sempre esbravejando sobre como era bom e corajoso, como conseguia vencer qualquer um que vivia l, at mesmo os irmos Yamazaki. Voc est me chateando, humano. Claro, quando os kamis vieram mesmo at a vila, ele desapareceu. Puf. Os kamis destruram tudo naquele dia. E os sobreviventes, inclusive eu, demoraram apenas um ms para encontr-lo e pendur-lo pelas tripas por causa da sua covardia. Focinho-Negro rosnou. Voc est me ameaando, yamabushi? Apenas contando uma histria. Peixe? Ele enfiou um palito com um pouco de carne seca na cara de Focinho-Negro. O nezumi recuou. Niseno deu de ombros. Azar o seu. Ficou olhando para Saite enquanto comia. O orochi poderia muito bem passar por uma esttua. Foi sempre to fcil. A primeira vez que penetrei num templo, fingindo ser um kami inferior, meu corao estava batendo forte. Na verdade, eu estava com medo que algum me questionasse, me confrontasse. Quando sa, com os sacerdotes ainda se curvando em reverncia enquanto eu fugia, continuava com medo. No fico nervoso h anos. lgico que poucas pessoas prestem ateno numa jovem passando na estrada, ou no pastor tomando conta do seu gado. Mas, imagina-se que os samurais do daimyo iriam estranhar mudanas de

comportamento em seu general, ou que os monges de Jukai iriam questionar por que, subitamente, seu mestre profundamente espiritual exigiu um quinto de sua colheita recente. Mas eles nunca o fazem. Essa foi a primeira coisa que tive que aprender para me tornar mestre na arte. As pessoas querem ser enganadas. Elas querem acreditar em seus olhos, acreditar que seus companheiros so o que aparentam ser. No querem pensar sobre os monstros que podem estar ocultos abaixo da superfcie, mais terrveis que o kami mais vingativo. Alm do mais, aqueles que no conhecem a si prprios no podem conhecer aos outros. E existem muitos por a que no conhecem a si mesmos ou que no se importam em conhecer. Tentei entrar em lugares mais difceis e secretos, apenas pelo desafio. O Honden do Alcance Noturno? Simples. O povoado mais recndito dos akkis? Eu bocejei o caminho inteiro. A sala do trono do Daimyo Konda? Foi quase embaraoso, tamanha a facilidade. Com o tempo, eu comecei a introduzir pequenos deslizes nos meus atos, dando queles a minha volta a chance de me descobrir devido a um erro. Isso tambm no ajudou. O que sobra ento? O prprio kakuriyo? Enganar os kamis? Talvez eu o faa, algum dia. Talvez eles no me desapontem. Qual! Provavelmente eles tambm o faro. Hojo a encontrou no que costumava ser a sala do comandante do forte, cada sobre uma mesa. As costas de Keimi sacudindo por causa dos soluos e o seu rosto enterrado em suas mos. Hojo ficou parado na porta, mudo, por um longo momento. Ele tossiu, e as costas da estudante de Minamo endireitaram-se imediatamente. Arr Desculpe Queria saber se voc estava bem. No, no, eu que deveria pedir desculpas Keimi fungou, limpando seu rosto com a manga. que estou com medo. Ela se levantou da cadeira e foi at uma janela, a luz da lua brilhando em seu rosto banhado em lgrimas. Eu eu quase no consegui escapar de Minamo. Minha amiga Nozomi salvou a minha vida. Ela j havia ajudado muitas pessoas a escapar. Como os seus outros amigos, at mesmo aquele que no conseguia se mover sozinho, ele estava balbuciando tanto... Eu era a ltima. Um pouco antes de me desvanecer, eu vi um ogre andando atrs dela Tentei gritar, avis-la, mas Outra lgrima escapou e escorreu por sua face to lisa como uma ptala de rosa. Ela a enxugou rapidamente. Estou tentando ir para casa. Nem sei se meus pais esto vivos, mas no tenho nenhum outro lugar para ir. Quando soube que Eiganjo estava sendo atacada, pensei que estaria a salvo aqui. Ela

riu amargamente, um som inadequado saindo de uma garganta como aquela. Agora parece que Nozomi morreu por nada. Hojo foi em direo garota, mas rapidamente recolheu seu brao. Voc no pode pensar dessa maneira ele disse por fim. No momento em que voc admitir que est perdida, voc realmente estar. Uma expresso de surpresa passou por seu rosto, como se tivesse se espantado com suas prprias palavras. Todos precisamos nos manter capazes de pensar com clareza para podermos escapar daqui. Voc tambm. Se morrermos, devemos morrer sabendo que fizemos nosso melhor para sobreviver. Mas o que posso fazer? Nunca fui uma boa aluna. No conseguia fazer muitas das coisas que meus amigos faziam. No que eu poderia ajudar? Voc uma aluna de Minamo. Eles no deixam idiotas imprestveis entrar em Minamo. Agora, tente se lembrar. Voc deve ter aprendido algo til em seus estudos. As lgrimas cessaram. A face de Keimi se crispou com o esforo para se concentrar. Eu no Espere Acho que lembro de uma mgica Sim? A face do samurai iluminou-se visivelmente enquanto ela a descrevia. Excelente! Esta a chave para a nossa sada! Keimi balanou sua cabea, infeliz. No. O alcance limitado Eu teria que estar praticamente no centro da horda para que ela fizesse algum efeito. Eles me matariam num piscar de olhos. Talvez no. Acho que tenho um plano Nunca fui um aluno talentoso. Nem era muito bom em arte, esgrima ou feitiaria. A melhor palavra para me descrever nas coisas que fazia era mediano. No muito ruim, mas tambm no muito bom. Resumindo, nunca me destaquei realmente. No que eu fizesse muita questo disso. Mas que eu j via todo meu futuro com clareza diante de mim: provavelmente seria aprendiz de algum mercador ou viajante, aprenderia o suficiente para comear meu prprio negcio, viveria uma vida confortvel. Com certeza eu moraria numa pequena vila, casaria e teria muitos filhos. Eu morreria e deixaria um negcio modesto para meus herdeiros. E nada mais. Todo meu mundo seria aquela vila, aquele negcio. Eu passaria a vida perdido num mar de rostos, e em um mar maior ainda de lpides na morte. Meu rosto, minha memria, todas as minhas realizaes se tornariam poeira no monte de cinzas da histria. Se isso que chamam de inferno realmente existe, ento essa era a descrio. Mas, se esse era o meu destino inescapvel, como poderia evit-lo? Passei longas tardes ponderando sobre essa questo, sombra de uma cerejeira perto do orfanato. Por anos, no obtive nenhuma resposta. Mas uma tarde, lembrei-me de Natsumi, e finalmente percebi Talvez Sakashima no pudesse mudar seu destino. Mas quem disse que eu deveria permanecer como Sakashima?

Os outros estavam olhando para Hojo Keimi com medo, Focinho-Negro com nojo, Niseno com uma estranha mistura de dvida e espanto, e Saite com a sua falta de expresso usual. Audacioso disse Niseno finalmente. Eu gosto. Eu acho que suicdio Focinho-Negro murmurou. Tambm suicdio esperar que os kamis passem pelas protees disse Saite. No sei quais as chances de sucesso, mas no acho que temos outra escolha. ridculo! o nezumi insistiu. Impossvel! Primeiro, como a garota ir chegar longe o suficiente no meio da horda para completar a sua mgica? O que ela ir fazer, passar entre os kamis? Um leve sorriso se formou no rosto de Hojo. a que voc entra. Focinho-Negro piscou. Eu? Viajei muito em minha busca por Sakashima, aprendi muitas coisas. Uma delas reconhecer certas qualidades. Hojo fez uma pausa conforme o nezumi se contorcia, aborrecido. Voc um ninja, no ? Bando de Okiba? por isso que voc viajou para to longe de Takenuma ouvi dizer que o Devorador de Entranhas comeou um expurgo dos seus recentemente. O nezumi se contorceu mais forte. E se eu for? O que isso tem a ver com todo o resto? a chave para a nossa sobrevivncia. Dito isso, Hojo desembainhou sua wakazashi e se aproximou do nezumi que arregalou olhos. Com um golpe experiente, as amarras de Focinho-Negro caram. O ninja passou a mo em seus pulsos, e arreganhou os dentes. Tem certeza de que queria fazer isso? Hojo deu de ombros. Voc at poderia, eu suponho, fugir furtivamente, deixando o restante de ns aqui para morrer. Mas no acho que voc o far. No porque se preocupa conosco, mas porque voc sabe que talvez no consiga desviar dos kamis o tempo necessrio para escapar ileso. O meu plano oferece uma chance bem melhor de sobreviver do que qualquer coisa que voc pudesse fazer sozinho, e voc sabe disso. Voc presume demais, samurai Focinho-Negro respondeu. Eu deveria ir embora agora. Ento v em frente. No vou impedi-lo. A sala congelou. A maioria das pessoas me odeia. O problema delas que no conseguem agentar uma msera brincadeira. Esse o problema da guerra ela deixa todos muito srios. Eles nunca aprendem com o que eu fao. Apenas se irritam e descontam toda a sua ansiedade e raiva em mim, nunca refletindo se tambm no precisam de uma mudana.

Chinsen era diferente. Percebi desde o momento em que ele descobriu que eu no era o seu aprendiz que viera entregar alguns pergaminhos para o seu colega jushi. Ele riu e elogiou a minha bravata. Depois comeou uma extensa e detalhada crtica de como eu poderia ter melhorado meu embuste. No lembro se foi nesse exato momento que me ajoelhei, implorando para que ele me ensinasse. Acho que deve ter sido. No foi o meu momento mais digno, reconheo, mas um do qual nunca me arrependi. Estava claro, para comear, que eu tinha ido at onde era possvel com mscaras e maquiagem. Foi Chinsen que me ensinou a arte do pergaminho em branco, de como se tornar em nada para que se possa moldar seu pensamento e forma em algo totalmente diferente. Conforme eu me tornava mestre pouco a pouco nesta arte, percebi um dia que meus traos estavam se tornando indistintos. Eu estava um pouco curioso, mas no preocupado. Mesmo quando eles derreteram de vez, transformando minha face numa lousa limpa, eu no me preocupei. Chinsen sorriu quando viu o que estava acontecendo. Era um sinal, ele disse, de que minhas habilidades estavam quase em seu mximo. O engraado que no sinto muita falta do meu rosto. Assim como a maioria no veste as mesmas roupas o tempo todo, eu me pergunto como os outros conseguem ser a mesma pessoa, com o mesmo rosto, dia aps dia, quando h tanto para explorar Sabe, acho que isso pode at funcionar. Niseno levantou sua cabea enquanto observava Hojo afiar sua espada. Os outros estavam em outro local, preparando-se fsica e mentalmente para o desafio que se seguiria. Estou impressionado, samurai. A maioria dos homens de Konda iria simplesmente investir contra os kamis com suas katanas em punho, especialmente se isso resultasse em algum tipo de morte gloriosa. Bom, eu no estou pronto para morrer hoje Hojo disse, sem olhar para cima. E isso uma mudana, no ? O som de pedra de amolar contra metal cessou abruptamente. No fique to surpreso assim. Percebi desde o comeo. Enquanto voc estava se divertindo por a, perseguindo Sakashima, os seus amigos e companheiros estavam morrendo nas mos de OKagachi. Deve fazer um homem se sentir culpado, n? Como se ele devesse ter morrido com seus companheiros? Sim Hojo murmurou, numa voz que no era sua. Estou feliz que tenha ouvido o seu instinto de sobrevivncia e percebido. Este seu plano inspirado em algo insano. Niseno ficou em silncio por um momento. O que acha de Saite? Oh, ele conseguir cumprir a sua parte do plano bem o suficiente.

No isso que estou perguntando. Nunca vi um de sua raa antes de hoje. O que voc acha que ele est fazendo to longe de Jukai? Ele me disse que tinha apenas desejo de viajar, vontade de saber o que existia alm das fronteiras da floresta. Niseno sorriu. No sabia que esse tipo de impulso existia num orochi. Nem eu A porta se abriu. O objeto de sua especulao estava porta, com Focinho-Negro e Keimi a seu lado. Estamos prontos. Suponho que estar nesta situao seja completamente culpa minha. Sempre quis aventura. Por que outro motivo eu faria uma coisa to tola como andar pelo Palcio Oboro como se pertencesse quele lugar? Para saber o que os soratamis almoam? Na verdade, a resposta para essa pergunta bem interessante, provavelmente mais interessante do que o segredo que os cidados da lua acham valioso. Segredos militares, paixes secretas, conspiraes bem planejadas Tudo isso perde o valor em comparao aos atos mais simples como viver. Lembro-me de uma coisa que Chinsen me disse uma vez. Voc capaz de ver atravs de cem mil pares de olhos ele disse, andar com cem mil pares de sandlias. Espero que perceba que dom maravilhoso esse. Ele estava certo. Demorou anos para que eu percebesse isso, mas maldito seja, ele estava certo. Foi surpreendente, a primeira vez que realmente mergulhei em outra pessoa, como o mundo mudou. Foi como se cada um de ns vivesse num planeta diferente, cada um assemelhando-se com o outro superficialmente, cada um construdo atravs de anos de memrias e experincias completamente nicas. Cada ser uma rica tapearia de sonhos, desejos e mgoas, um conto de triunfo e tragdia que nunca termina. E eu sou um leitor voraz. Viver em Oboro foi uma grande experincia. Pela primeira vez, pude ver porque os soratamis so como so. Olhar desde o alto para a terra l embaixo, de onde at mesmo Eiganjo parecia uma baguna de brinquedos deixados para trs por uma criana descuidada Ver e experimentar o poder que controlam, a maneira pela qual eu conseguia fazer tanto a forma quanto o pensamento danarem ao menor capricho Eu passava tardes intei ras mudando uma flor de ltus, observando-a mudar de cor e forma conforme eu a manipulava como a um fantoche. Eu precisei fazer uma verdadeira viagem para voltar a ter os ps no cho, com a terra se desfazendo entre meus dedos e o sol aquecendo meu rosto, para lembrar quem eu realmente era.

Passei duas semanas como um fazendeiro humilde trabalhando em Araba. Acredito que tenha sido uma espcie de penitncia para me trazer de volta realidade. Mas eu no trocaria o tempo que passei nas nuvens por nada. Nem mesmo pela maior jia de kakuriyo. A horda de kamis percebeu a presena dos mortais pela primeira vez quando os portes da fortaleza norte se abriram e o samurai apareceu, espada em punho. Rindo interiormente de sua tolice, o exrcito avanou, agradecido pela chance de destruir os arrogantes. A katana brilhou e kamis foram abatidos, mas outros avanavam, passando por cima de seus semelhantes cados. Mas ento o orochi apareceu, no flanco do porto noroeste, surgido de uma mgica de teleporte dos mortais. O exrcito de kamis pensava como um, e uma parte deles imediatamente parou de avanar e foi em direo ao orochi, que j os estava abatendo com uma saraivada de flechas. O yamabushi apareceu num piscar de olhos no porto nordeste, surgido da mesma mgica de teleporte. Alguns dos kamis gritaram de medo, mas um tero da horda comeou a mover-se em sua direo. Alm do mais, ele era apenas um, e eles muitos. Talvez alguns morressem, mas o restante iria vingar essas vtimas cem vezes. Assim, o exrcito se dividiu em trs, como a massa de mochi sendo separada em trs partes. Um espao vazio surgiu no centro da horda, um espao que se tornava maior conforme os grupos comearam a rodear os mortais. Foi no meio desse caos de sangue, ao, feitios e flechas que Focinho-Negro investiu atravs dos agitados kamis, o suor enrolando o seu plo. Todos os nervos tensos, todos os msculos queimando, e as suas habilidades de ninjutsu no limite enquanto ele ziguezagueava pelo exrcito, aparecendo somente por um instante antes de desaparecer novamente. Finalmente, ele alcanou o centro e gentilmente depositou sua carga no cho. Keimi precisava de apenas um momento para fechar seus olhos e organizar seus pensamentos. Se alguns dos kamis mais poderosos tivessem prestado ateno, teriam visto ondas de energia mstica flurem da garota, em direo batalha ruidosa. Mas eles s perceberam quando as correntes espirituais que os prendiam ao utushiyo sumiram, levando suas formas de volta para o reino etreo. Os kamis gritaram de desespero e raiva, mas era apenas um gesto instintivo, enquanto desapareciam do plano material. Passados alguns momentos, apenas cinco mortais suados permaneciam no plat, olhando uns para os outros sem poder acreditar. No acredito Focinho-Negro sussurrou. Realmente funcionou. Ento para onde foi o nezumi? O sol estava nascendo, uma viso que enchia Hojo com uma leveza que o deixou espantado. Fugiu para algum lugar assim que teve certeza que os kamis se foram veio a resposta.

Ns provavelmente deveramos ficar felizes que ele no decidiu nos matar naquele momento. Por que ele se importaria? Conseguiu manter a sua vida miservel. Ele soube parar enquanto estava em vantagem. Uma pausa. E os outros? Saite est acompanhando Keimi at sua vila. Eu tenho a minha prpria casa para retornar. Prazer em conhec-lo. Hojo assentiu com a cabea. Ele esperou um momento enquanto a figura a sua frente virava de costas e se afastava. Ele no estava certo do porque talvez fosse um senso de poesia dramtica. Pegou um pergaminho de sua tnica e o segurou em direo aurora. Indo embora sem o documento pelo qual voc veio aqui, Sakashima-sama? O homem que Hojo conhecia como Niseno parou e virou devagar. Acho que no escutei direito. Acho que escutou sim. Ouvi o que voc disse para o nezumi. Como disse, viajei muito e aprendi muitas coisas. Eu at conheci os irmos Yamazaki quando eles serviram o daimyo. Sei que a sua vila no sucumbiu aos kamis. Voc sabe desde aquele momento? Voc me impressiona novamente. Ento por que no? Isso no era importante, no naquele momento. Suponho que ainda no importe. Sakashima parou, observando o pergaminho oferecido. Pegou-o e o desenrolou. Como sabia que eu estava procurando por isso? Apenas um palpite. Eu sabia que o forte no continha nada de valor real, somente suprimentos e informaes do censo. Vi o nome e achei que era um bom palpite. Bem Obrigado. No houve resposta. O que far agora? Voltar para Eiganjo, ver o que posso fazer para ajudar. Se o daimyo estiver vivo, e me quiser, retornarei ao seu servio. Quanto s minhas ordens Voc um homem difcil de encontrar, Sakashima. Acho que sim. Hojo acenou em sua direo. Adeus. Sakashima esperou at que Hojo desaparecesse no horizonte, e ento voltou sua ateno para o pergaminho. L, entre linhas e linhas de registros de nascimento, estava o nome que ele procurava: Kenshi Sakashima. Ento este meu primeiro nome ele murmurou. Nada mau. Meus pais tinham bom gosto.

Com um sorriso mais largo do que tinha h muitos anos, Sakashima guardou o pergaminho debaixo de seu cinto. Talvez fosse para a Fortaleza de Shinka, ser um ogre por um tempo. Ou, quem sabe, visitar os nezumis? A estrada se abria diante dele e tudo era possvel. Assobiando uma msica de viagem, Sakashima deu o primeiro passo para retomar sua jornada mais uma vez.

You might also like