You are on page 1of 6

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

INFORMTICA PARA CONCURSOS Noes de Informtica 100 questes comentadas MS CONCURSOS Fernando Nishimura de Arago

Organizadora de concursos sediada no estado de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Integrante do grupo Sarmento, organizou concursos do Instituto Federal de Esprito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Companhia Docas do Rio de Janeiro, e Polcia Civil do Estado do Par, entre outros concursos de prefeituras por todo o pas. As questes de Informtica so de nvel fcil e mdio, inclusive nas avaliaes que exigem formao superior. No possui semelhana com outras bancas organizadoras (estrutura de questes, padro de respostas, macetes genricos), sendo possvel a realizao das provas a partir do conhecimento superficial dos aplicativos e uma leitura atenta do enunciado da questo. No apresenta caractersticas de banca especializada, como as questes da FCC, e no rol de questes aplicadas anteriormente, algumas questes antigas de informtica foram anuladas aps recursos dos candidatos, devido especialmente existncia de duas alternativas corretas em uma nica questo. Bons estudos. Questes de Concursos 01. (2013) Acerca de ortografia e gramtica do Word 2010, analise as proposies abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I possvel corrigir o erro utilizando palavras sugeridas pelo aplicativo. II No possvel ignorar todas as ocorrncias de uma mesma palavra com ortografia incorreta. III Quando se utiliza o verificador ortogrfico, ele compara as palavras no seu documento com as do seu dicionrio principal. a) Apenas as proposies I e II esto corretas. b) Apenas as proposies I e III esto corretas. c) As proposies II e III esto incorretas. d) Apenas a proposio III correta. e) Todas as proposies esto corretas.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 1

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

02. (2013) Acerca de grficos do Excel 2010 assinale a opo INCORRETA: a) possvel vincular os ttulos do grfico e dos eixos ao texto correspondente nas clulas da planilha, criando uma referncia a essas clulas. b) Alguns tipos de grfico (tais como grficos de radar) possuem eixos, mas eles no podem exibir ttulos de eixo. c) Os dados organizados em colunas ou linhas em uma planilha podem ser plotados em um grfico de colunas. d) Em grficos de colunas, as categorias so geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal, e os valores ao longo do eixo vertical. e) Em grficos de bolhas e em todos os grficos 3D, s possvel alterar o tipo do grfico parcialmente. 03. (2013) Como denominado uma pasta dentro de outra pasta? a) Pasta b) Arquivo c) Subpasta

d) Biblioteca

04. (2013) Qual comando do Excel 2010 alterna entre guias da planilha, da esquerda para a direita? a) CTRL+SHIFT+( b) CTRL+SHIFT+& c) CTRL+PgDn d) CTRL+PgUp 05. (2013) No Excel 2010, qual guia utilizada para inserir quebra automtica de linha em uma clula? a) Pgina inicial b) Referncia c) Inserir d) layout de Pgina 06. (2013) Acerca do Word 2007, correto afirmar que a) possvel mudar a aparncia do texto alterando seu alinhamento e formas ou adicionando efeitos, como sombras, reflexos ou brilhos. b) se existir um grfico no documento do Office 2007, no ser possvel substituir o ttulo do grfico pelo WordArt para fornecer nfase adicional ao ttulo. c) por padro o Word 2007 abre um documento em branco. d) antes de imprimir um lote de envelopes, no possvel verificar se as opes da impressora esto configuradas corretamente. 07. (2013) Qual recurso do Windows 7 pode ser utilizado para acessar arquivos e pastas e organiz-los de diferentes maneiras? a) Bibliotecas. b) Boto Iniciar. c) Painel de Controle. d) Barra de Tarefas. 08. (2013) As frmulas so equaes que podem executar clculos, retornar informaes, manipular o contedo de outras clulas, testar condies e mais. Uma frmula sempre comea com um sinal de igual (=). Das alternativas abaixo, qual frmula testa a clula A1 para determinar se ela contm um valor maior do que 0? a) =RAIZ(A1) b) =SE(A1>0) c) =RAIZ(A1>0) d) =HOJE (A1>0) 09. (2013) cones so imagens pequenas que representam arquivos, pastas, programas e outros itens. Ao iniciar o Windows 7 pela primeira vez, qual cone ser visualizado na rea de trabalho? a) Lixeira. b) Meu computador. c) Windows Explorer. d) Painel de Controle.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 2

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

10. (2012) Em redes de computadores e na internet so utilizados diferentes tipos de protocolos que atendem funes especficas. Assinale a sentena que faz uma afirmao incorreta quanto utilizao do protocolo. a) HTTP o protocolo utilizado na transferncia de hipertexto. b) IP o protocolo utilizado para o endereamento das informaes na internet. c) FTP o protocolo utilizado em download e upload de arquivos. d) POP o protocolo utilizado no envio de mensagens de e-mail. e) WAP o protocolo utilizado em aplicaes sem fio. 11. (2012) Analise as seguintes proposies sobre correio eletrnico e assinale a alternativa correta: I possvel enviar e receber mensagens de forma sncrona. II necessrio um programa de correio eletrnico para ler, escrever e organizar os e-mails. III Webmail um servidor de correio eletrnico. IV Spam uma mensagem de correio eletrnico com fins publicitrios, indesejada e no solicitada. a) Somente as proposies I e II so falsas. b) Somente as proposies I e III so falsas. c) Somente as proposies II e IV so falsas. d) Somente as proposies I, II e III so falsas. e) Somente as proposies II, III e IV so falsas. 12. (2012) Tem-se trs planilhas em um arquivo Excel: cliente (cdigo, nome), produto (cdigo, descrio, preo unitrio) e pedido (cdigo do cliente, nome do cliente, cdigo do produto, descrio do produto, quantidade e preo total). Qual funo deve ser aplicada na planilha pedido, a fim de que, ao digitar o cdigo do produto, tenha-se automaticamente as informaes de descrio e preo unitrio registrados na planilha produto? a) Funo SE b) Funo PROCV c) Funo CORRESP d) Funo ESCOLHER e) Funo BDEXTRAIR 13. (2012) Analise as seguintes afirmaes com relao a alocao de arquivos e assinale a alternativa correta: I Na alocao contgua, necessrio desfragmentao peridica. II Na alocao encadeada, o tamanho dos arquivos pode ser alterado facilmente. III Na alocao indexada, no h fragmentao externa. IV Na alocao encadeada e indexada, todo o disco pode ser utilizado. a) Apenas as afirmativas I, II e IV so verdadeiras. b) Todas as afirmativas so verdadeiras. c) Apenas a afirmativa II falsa. d) Apenas as afirmativas I e III so verdadeiras. e) Apenas as afirmativas II e III so falsas. 14. (2012) O backup ____________________ copia somente os arquivos novos e alterados, gerando um arquivo que ir acumular todas as atualizaes desde o ltimo backup. Qual alternativa apresenta a palavra que preenche corretamente a lacuna? a) Total. b) Incremental. c) Diferencial. d) De cpia. e) Dirio.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 3

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

99. (2009) Dentre as opes abaixo, qual tipo de filme no pode ser adicionado ao Power Point 2007? a) Apple QuickTime (.mov) b) Windows Media File (.asf) c) Microsoft Recorded TV Show (.dvrms) d) Movie File (.mpeg) 100. (2009) Um assessor precisa enviar um email ao seu diretor, contendo uma planilha de dados financeiros da entidade. Sabendo que sua planilha foi elaborada no Excel 2007 e seu diretor utiliza o programa na verso anterior, o eficiente funcionrio salvou o arquivo no formato compatvel ao Excel 972003. Em consequncia, a planilha enviada por email ter a seguinte extenso: a) xlsx b) xlt c) xml d) xls

Gabarito Comentado
1. Letra B. O item II est errado porque quando estamos na janela de correo ortogrfica, podemos Ignorar as (prximas) ocorrncias da palavra que foi identificada como incorreta. Palavra incorreta significa que no existe no dicionrio do editor de textos. Boto Ignorar todas. Veja na imagem.

2. Letra E. A letra E est errada porque a alterao de um grfico (seja o de Bolhas, como todos os grficos 3D) poder ser total, mudando para outro modelo completamente. 3. Letra C. Uma pasta um diretrio, uma diviso lgica do disco, que permite organizar arquivos e outras pastas. Estas sero chamadas de Subpastas. Arquivo uma informao gravada no computador, que pode ser um texto, uma imagem, uma msica, um vdeo, etc. Biblioteca uma forma de organizao presente no Windows 7, sinnimo de Pastas ou Diretrios, que possui divises como Documentos, Imagens, Msicas e Vdeos. O usurio poder adicionar novos itens na Biblioteca do Windows, exceto itens de mdias removveis somente leitura (como DVD-R). 4. Letra C. Ctrl+PgDn muda da planilha atual para a prxima planilha nas abas disponveis, ou seja, da esquerda para a direita. Ctrl+PgUp muda da planilha atual para a planilha anterior, ou seja, da direita para a esquerda.
Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor mediugorie@hotmail.com Pg. 20

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Ctrl+PgDn

Ctrl+PgDUp 5. Letra A.

6. Letra C. A letra A est errada porque os efeitos visuais de reflexos ou brilhos est disponvel no WordArt, no no texto simples. A letra B est errado, porque a troca possvel. Na letra D, assim como em qualquer opo de impresso (envelopes, cartas, etiquetas) possvel verificar as configuraes da impressora antes de iniciar a impresso. 7. Letra A. As Bibliotecas so pastas/diretrios que possibilitam a organizao de arquivos do usurio em Documentos, Imagens, Msicas e Vdeos. 8. Letra B. A letra A a funo para calcular a raiz quadrada de um valor informado em seus argumentos. A letra C est construda de forma incorreta, porque nos argumentos da funo RAIZ no deve existir um teste condicional. A letra D est errada, porque a funo HOJE no possui argumentos. A letra B, a resposta, est construda de forma correta, mas pouco comum. A funo SE possui trs argumentos, a saber: =SE(teste;verdadeiro;falso) onde apenas o teste obrigatrio. Caso seja usada a funo =SE(A1>0) e o teste for verdadeiro, ser mostrado o valor lgico VERDADEIRO. Se o teste retornar falso, ser mostrado o valor lgico FALSO. 9. Letra A. Na primeira execuo do Windows 7, somente o cone da Lixeira ser mostrado na rea de Trabalho.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 21

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

www.registro.br 88. Letra E. O item III est errado porque a perda de tempo, a perda de informaes e at a perda do computador podem acarretar prejuzos financeiros para os usurios que devem lidar com uma quantidade cada vez maior de mensagens no solicitadas. Uma estimativa recente diz que 90% das mensagens que circulam na rede mundial spam. 89. Errado. O item II est errado porque a lista de Numerao ser composta por nmeros ou letras, no marcadores. 90. Certo. 91. Certo. 92. Errado. Substituindo os valores, temos =1+(2*2)-(8/4) que ser =1+4-2, resultando em 3. 93. Certo. 94. Letra C. Um arquivo aberto no poder ser excludo, porque quando est aberto, uma cpia do arquivo est na memria RAM, e o arquivo em disco no possui mais a marca de final de arquivo, sendo ignorado na hora de uma possvel excluso por estar aberto, prestes a receber as alteraes efetuadas pelo usurio. 95. Letra C. O compartilhamento ser realizado sobre as opes de segurana do arquivo especfico, apenas. 96. Letra B. O item II est errado porque o caminho Layout da Pgina, Configurar Pgina, e no Exibio.

97. Letra B. Ao copiar ou recortar, este item ser armazenado temporariamente na rea de Transferncia, um espao da memria RAM que opera como uma fila de 1 posio, onde a entrada de um novo item elimina o item anterior. 98. Letra B. O erro 400 indica que o endereo do site no pode ser encontrado, por no existir. O erro assinalado na letra A acesso proibido, quando o usurio tenta acessar uma pgina que ele no tem permisso. O erro da letra C um erro de direcionamento. E a letra D apresenta um erro interno do servidor, que no tem relao com o navegador de Internet do usurio. 99. Letra D. As trs primeiras opes no so suportadas pelo PowerPoint, apesar de serem vdeos, devido a falta de decodificadores no aplicativo de edio de apresentaes. 100. Letra D. A extenso da letra A padro do Office 2007 ou superior. A extenso da letra B um template, um modelo de planilha do Excel 2003. A letra C apresenta a extenso XML, padro de compartilhamento de arquivos que podem ser abertos por navegadores de Internet para leitura, no para modificao.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 30

You might also like