You are on page 1of 6

FASE DAS CRIANAS DE 0 A 10 ANOS. 100% concludo FASE DAS CRIANAS DE 0 A 10 ANOS.

Com a ajuda da psicloga Fernanda Roche, especialista em Educao Infantil e coordenadora do Espao de Desenvolvimento Criana em Foco, e da psicloga e psicopedagoga Karin Bruckheimer, especialista em psicologia clnica infantil e do adolescente, mostramos como funcionam esses padres em cada faixa etria e o que os pais podem fazer para proporcionar o desenvolvimento saudvel da criana, preservando sua autoestima com limites e amor. Os pais acreditam que alguns comportamentos principalmente os difceis s acontecem com seus filhos. Quando se renem e conversam, veem que no esto sozinhos, conta Karin.

Lembre-se que as faixas etrias so apenas uma separao para efeitos de organizao. O desenvolvimento infantil um processo, com avanos e retrocessos. H caractersticas que aparecem mais cedo, outras mais tarde, as fases se misturam e se sobrepem, o que perfeitamente normal, afirma Fernanda. Aos pais ansiosos em contabilizar os avanos de seus pequenos , a psicloga recomenda comparar a criana com ela mesma nos meses anteriores, e no com outras de mesma idade. E, para chegar adolescncia com dilogo aberto com os pais, esse canal deve existir desde o incio. A comunicao deve ser desenvolvida desde a gestao. Assim a criana vai se sentir vontade para falar com os pais, diz Karin rika Busani

0 a 1 ano O beb acabou de chegar e est se adaptando aos ritmos da famlia e vice-versa. Seu desenvolvimento nessa poca mais veloz que em qualquer outra da vida. Ele leva tudo que estiver ao alcance boca, seu jeito de descobrir o mundo. Por isso a amamentao um importante meio de troca de afetividade entre me e beb. A partir do sexto ms, comea a descobrir a movimentao do corpo, ficando mais ousado em seus movimentos. J coloca o outro na brincadeira adora o jogo de esconde e mostra e interpreta a fisionomia dos pais. Aos oito, expressa seus desejos. Quando comea a engatinhar, mexe em tudo, tomadas, objetos proibidos, a movimentao fica mais perigosa. Explora tudo de forma muito intensa. Aos nove, descobre a relao causa/efeito lanando objetos ao cho. Nessa poca, j e mais sensvel aos tons de voz dos adultos. Ele testa os limites em relao ao sono, sendo importante ensin-lo a dormir no bero. absolutamente autocentrado, o interesse focado no prprio corpo e no que ele est sentindo. Tem curiosidade em relao s outras crianas, gosta de estar ao lado, tocar, explorar, mas no brinca junto.

Desafios dos pais

importante estabelecer uma rotina para dar segurana emocional ao beb. Estimular a experimentao sensorial, protegendo tomadas e tirando objetos perigosos do caminho. O jeito que ele carregado, olhado e cuidado far parte de seu mundo afetivo, por isso importante lidar com ele sempre de forma carinhosa. 1 a 2 anos Emocionalmente, o incio da separao de corpos para o beb: ele comea a fazer a diferenciao de quem so as outras pessoas da famlia. Isso gera angstia quando h separao dos pais. uma criana muito ativa. Ainda no tem sentimento de posse, por isso divide suas coisas mais facilmente. Tambm pega pertences alheios sem pedir licena. Surgem as primeiras palavras, muito prprias, daquelas que s a me entende. Com a habilidade motora mais desenvolvida, a criana tenta fazer coisas por conta prpria que no consegue, acabando em ataques de raiva. Ainda explora muito colocando objetos na boca. Por volta dos 15 meses comea a entender o no, ordens claras e curtas e uma de cada vez. a fase do negativismo, gosta de falar no para tudo. mais um ato poltico. Elas dizem no para tomar banho, mas esto indo para o banheiro, exemplifica Fernanda. Ainda brinca ao lado e no com outras crianas. As brincadeiras so muito volteis: muda seus interesse o tempo todo. Mais prximo ao segundo ano, comea a brincar de esconder e encontrar objetos, adora mexer em gavetas e caixas. Tambm amplia o repertrio do vocabulrio. Desafios dos pais A criana chora quando se separa dos pais. Isso natural. Sair escondido ou separar-se por muito tempo so atitudes que podem piorar a situao. Estimular a afetividade para prevenir a fase seguinte que mais arredia. No chega a ser propriamente um desafio encher bebs fofos de beijos... Cuidar com o excesso de estmulo para que os interesses no fiquem ainda mais volteis. preciso muita pacincia para lidar com a irritao dos pequenos.

O maior desafio ter energia fsica e mental para acompanhar a intensa movimentao da criana. Ela est testando os limites do prprio corpo e quer subir aonde no consegue, correr sem ter habilidade suficiente. Ajudar a decodificar o mundo volta da criana, passando naturalmente conceitos de alto, baixo, quente, frio...

2 a 3 anos De repente seu filho no para de perguntar por qu?. a fase da curiosidade, ele quer entender o funcionamento das coisas. Seu pensamento muito mais rpido que sua habilidade verbal, tem impulsos fortes que no consegue traduzir em palavras. Preparese para novos acessos de fria. Esse o motivo tambm das mordidas, chutes e pontaps. Ele comea a perceber que os adultos estabelecem limites e tenta manter o mundo de acordo com suas vontades. O que explica a cena clssica: voc falou no mexa e ele vai aproximando o dedinho enquanto olha pra voc. Tudo agora meu, a fase da possessividade. A necessidade de repetio surge como um mecanismo de defesa saudvel. Ele vai pedir a histria ou desenho, at conseguir controlar o medo, por exemplo. Comea o treinamento higinico, que tem uma correlao ntima com o controle emocional. Eles descobrem os genitais. Perto do terceiro ano, a linguagem avana bastante e a criana comea a imitar comportamentos alheios. Fica mais tmida, arredia com estranhos. Desafios dos pais Ajudar a interpretar os sentimentos: voc est assim porque est com raiva. conter os impulsos de chutar ou morder as pessoas. Ter muita sensibilidade na retirada das fraldas, pois um momento crucial do desenvolvimento infantil. No supervalorizar, chamando a famlia toda para ver o coc, nem passar a ideia de nojo. 3 a 4 anos Um dia sua filha a Branca de Neve, no outro a Pocahontas. a fase da fantasia, quando a criana cria um mundo imaginrio. Ela adora vestir suas roupas, brincar de imitao e conversa o tempo todo com o seu amigo imaginrio. Sua sociabilidade fica mais clara e comea a aprender a partilhar mais, ainda que por interesse. Na medida em que sua habilidade verbal aumenta, a parte emocional se

acomoda. uma fase de calmaria, na qual a criana gosta muito de brincar sozinha. Tem noo de ambivalncia de sentimentos de amor e dio, por isso fica mais claro que ela pode amar a me, mas ach-la chata de vez em quando.

Ainda no tem noo das convenes sociais e bastante sincera. Esteja preparado para saias-justas no elevador, daquelas que rendem histrias para o resto da vida.

Nessa idade a criana no tem noo de tempo, no entende antes e depois, por isso quer tudo para agora. Comeam os jogos com regras, mas ela ainda tenta fazer com que as regras obedeam a ela. Desafios dos pais Conseguir lidar com a diferena entre fantasia e realidade. As crianas contam pequenas mentiras sem maldade, numa tentativa de subverter o mundo a seu favor. bom embarcar um pouco nessa fantasia, para conhecer mais seu mundo e para que ela no perca a capacidade de criar e sonhar. Ao mesmo tempo, importante trazer pequenas doses de realidade. No d para deixar seu filho pular da janela porque pensa que o super-homem. Colocar limites sem dar grandes explicaes o que j abre para questionar esses limites. Ser consistente nas regras estabelecidas e combin-las entre os pais para no deixar a criana confusa e manipuladora. 4 a 5 anos Voc j no tem um beb: ele perde aquele barrigo caracterstico. Informalmente, a fase chamada de adolescncia da infncia. A criana quer guardar as vantagens de ser beb, o colinho, e ganhar as regalias dos mais velhos: dormir fora de casa, sair com os amigos. o fim do pensamento mgico e o inicio do lgico. A criana fala muito e tem arroubos de autonomia. Quer fazer tudo sozinha. O negativismo volta, mas agora para marcar posio, algo como vamos ver quem manda aqui. O lar ainda muito importante como referncia, mas ela descobre a casa dos amigos, dos avs. Pela primeira vez, vai brincar com interesse no outro, no amigo que gosta e vai convidar para brincar. As meninas se identificam com a me, os meninos com o pai. Desafio dos pais uma fase que exige bom humor, negociaes e inventividade. Mudar o foco da situao atravs da brincadeira. Se entrar no embate com eles, pior. Passar a noo de cautela sem desencorajar a ousadia.

Lidar com transitar entre a criana pequena e grande, sem exigir demais, lembrando que ainda pequena. E dar limites: nessa idade, ela pode virar uma pequena tirana. As brincadeiras com regras so muito importantes: no deixe que ela as rompa. Ser um modelo correto e verdadeiro e educar pelo lado positivo. 5 a 7 anos As coisas se acalmam novamente. Seu filho comea a ter senso de justia e noo mais clara de valores. So comuns perguntas do tipo: por que essa criana mora na rua? Ele fica mais cuidadoso, tem mais zelo por suas coisas. Isso tambm se transfere para as relaes: cuida do amigo, sabe quando magoou algum, pede desculpas. Interessa-se muito pelas histrias de famlia e comea a ter noo de quem quem nas ralaes familiares. Ao mesmo tempo, j consegue se afastar dos pais por poucos dias sem sofrimento. A criana desenvolve a noo de tempo e comea a entender as tragdias. a que comea a curiosidade em relao morte. As brincadeiras passam a ser mais participativas, com papis definidos. Meninas brincam de casinha, meninos tm interesses parecidos ao do pai. A identificao sexual est mais clara. Gostam de colees. comum que desenvolvam um interesse especifico por planetas, por exemplo. Gostam de ter tarefas e colaborar. Cuidado com os exemplos: eles observam a maneira de agir e pensar das pessoas e argumentam com sagacidade. Desafios dos pais a poca ideal para trabalhar o senso de generosidade ensinar a emprestar, se desapegar materialmente e a gratido. Tambm a ter responsabilidade e capricho com seus pertences, zelo com seu material escolar. Dar noo da possibilidade de reparao. Deixar fazer pequenas tarefas em casa. a fase de formao de leitores aproveite o interesse pelos livros. Ter disponibilidade para conversar com a criana sobre suas angstias. Trabalhar muito para permitir a maior autonomia da criana. 7 a 10 anos Ela adora ficar ao telefone a paixo pelo celular confirma , trocar mensagens com os amigos que se tornaram inseparveis. H muita lealdade com os amigos. Fica irritada quando voc entra em seu quarto ou mexe em suas coisas. a era dos segredinhos, a busca pela privacidade escreve em dirios, se tranca no quarto. Mas muito companheira dos pais. Aproveite. Gosta de estar envolvida em esportes, mas

tambm consegue ficar mais tempo em atividades calmas como a leitura. Pergunta em casa sobre os conhecimentos adquiridos na escola. Marca os prprios gostos, no quer que voc escolha por ela, est mais ligada na roupa dos outros, gosta de escolher as suas. Meninos e meninas no se misturam. Comea o interesse pelo outro sexo, mas eles no falam sobre isso. a idade das paixes platnicas. Ficam mais preguiosos para ajudar em casa e os professores tornam-se figuras muito importantes. Desafios dos pais Incentivar a prtica esportiva. Ser bom negociante, enfrentar a insistncia sem ceder aos apelos da criana. Abrir a casa aos amigos dos filhos, conhec-los. importante para a fase seguinte, quando comeam as festinhas. Cuidado ao criticar os amigos, nessa idade eles ficam magoados. Respeitar a privacidade das crianas, sem abrir mo da superviso. Incentivar a responsabilidade por suas coisas. A escola assume grande importncia na questo social. Por isso importante que os pais mantenham contato direto para que falem a mesma lngua, dando segurana para a criana. Dar segurana para lidar com as frustaes de amizades, ajud-los a lidar com as angstias provenientes dessas relaes.

Gazeta do povo - viver bem - dezembro de 2006

You might also like