You are on page 1of 13

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Mdulo2:: CAPTULO 6: Problemas mdicos, psicolgicos e sociais associados ao uso abusivo de lcool e outras drogas
Marcelo Santos Cruz e Marisa Felicssimo

1. Introduo Como visto no Mdulo anterior, grande parte da populao brasileira faz uso de lcool, tabaco ou de outras drogas. O uso dessas substncias, muitas vezes, associado a atividades culturais, informais e prazerosas e pode ocorrer sem causar danos, como o caso de festas e confraternizaes, nas quais a pessoa usa de modo controlado e limitado. No entanto, o uso prolongado ou mesmo a utilizao em quantidade excessiva, em uma nica situao, pode provocar problemas graves, tanto para a pessoa que usa, como para as demais. Estes problemas, que podem ser sociais ou relacionados sade fsica ou mental, so o tema desta seo. A Organizao Mundial da Sade classifica os danos em crnicos e agudos (World Health Organization, 2004). Os crnicos incluem as doenas e os problemas sociais; os agudos se referem a acidentes, violncia e doenas agudas. Os danos podem ser provocados pelos efeitos psicoativos das drogas no funcionamento mental (como o caso de um acidente em que a vtima ou o agressor perde a capacidade de avaliao dos riscos pelo uso do lcool); pela dependncia (um indivduo pode deixar progressivamente de realizar atividades e at de cumprir com suas responsabilidades, porque s consegue agir sob efeito da substncia de que dependente) ou pelos efeitos txicos da droga no corpo (como o caso do cncer de pulmo, relacionado ao uso do tabaco). Esquema sobre a relao entre uso de lcool e outras drogas e problemas sociais, de sade fsica ou mental. Adaptado de Babor, Caetano, Casswell et al., 2003

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento. Em cada caso, a ocorrncia de danos pode ser relacionada a um ou mais mecanismos diferentes e depende do tipo e da forma de uso da substncia e da quantidade utilizada. A gravidade dos danos vai depender de fatores, que variam de pessoa para pessoa e que podem ser fatores de proteo ou de maior vulnerabilidade (fsica, psicolgica ou social).

2. Carga global do uso de lcool e outras drogas O relatrio da Organizao Mundial da Sade (OMS) sobre a sade no mundo aborda a carga global de doenas decorrente do uso de lcool e outras drogas. Segundo a OMS (2001), considerando pessoas de todas as idades e todos os locais do mundo, o uso de lcool est associado a 1,3% da carga geral de anos de vida perdidos por incapacidade ou morte, relacionadas ao uso abusivo de drogas. Para homens, a taxa quase dobra. Se considerarmos apenas a incapacidade para pessoas entre 15 e 44 anos de idade, de ambos os sexos, o lcool responsvel por 5,5% de perda de anos por incapacidade, sendo esta a segunda causa de perda mais importante. O mesmo relatrio informa que, nos pases de alta renda, 6 a 15% dos custos anuais da ateno sade so relacionados ao tabagismo (Banco Mundial, 1999). O fumo foi responsvel por 4 milhes de mortes no mundo em 1998. Em 1998, o custo econmico anual com o abuso do lcool nos Estados Unidos da Amrica foi de 148 bilhes de dlares, sendo 19 bilhes relacionados ateno sade. No mesmo perodo, o gasto naquele pas com relao aos problemas causados pelo consumo das drogas ilcitas foi de 98 bilhes de dlares. O relatrio da OMS mostra tambm que os gastos hospitalares com os problemas de sade provocados pelo lcool ultrapassam a arrecadao com impostos sobre o lcool (OMS, 2001).
NOTA: DALY que significa anos de vida ajustados pela incapacidade - uma medida elaborada conjuntamente pela OMS, Banco Mundial e Universidade de Harvard. Os DALY medem o peso global de uma doena associando, de um lado, os anos de vida potencial perdidos em conseqncia da morte prematura devida doena, e de outro, os anos de vida produtiva perdidos em conseqncia da incapacidade resultante da doena.

Dados da OMS sobre a prevalncia do uso de substncias ilcitas "O consumo de substncias e as farmacodependncias representam um importante fardo para indivduos e sociedades em todo o mundo. O Relatrio sobre a Sade no Mundo de 2002 indicava que 8,9% da carga global das doenas resultaram do consumo de substncias psicoativas. O mesmo relatrio mostrava que, em 2000, o tabaco representava 4,1%, o lcool 4% e as drogas ilcitas 0,8% da carga global das doenas. Uma grande parte dessa carga, que se pode atribuir ao consumo de substncias e s farmacodependncias, resulta de vrios problemas sanitrios e sociais incluindo HIV/AIDS, que em muitos pases so causados pelo uso de drogas injetveis."

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Fonte: Organizao Mundial da Sade 2004 - Neurocincia de consumo e dependncia a substncias psicoativas: resumo. WHO Library Cataloguing-in-Publication Data ISBN 92 4 859124 8 Disponvel em http://www.who.int/substance_abuse/publications/en/Neuroscience_P.pdf

Dados da OMS sobre o impacto do uso de substncias na sade da populao, avaliada pelos Anos de Vida Ajustados por Incapacidade (DALY) Carga das doenas H atualmente uma tendncia crescente de se avaliar a contribuio do consumo de lcool, tabaco e substncias ilcitas carga global das doenas. A primeira tentativa importante, nesse sentido, teve lugar no mbito do projeto da OMS sobre carga global das doenas e traumatismos. Com base num padro de medida conhecido como Anos de Vida Ajustados por Incapacidade (DALY), avaliou-se a carga imposta sociedade por mortes prematuras e anos vividos com incapacidades. O projeto sobre a carga global das doenas mostrou que o tabaco e o lcool eram causas importantes de mortalidade e incapacidade em pases desenvolvidos, com o aumento previsto do impacto do tabaco em outras partes do mundo. De acordo com os dados da Tabela 3, fica evidente que a carga das doenas devidas ao consumo de substncias psicoativas consideradas em seu conjunto importante: 8,9%, em termos de DALYs. Contudo, os resultados da carga global das doenas realam o fato de que a maior parte dos problemas de sade no mundo so devidos mais a substncias lcitas do que ilcitas. Entre os dez principais fatores de risco, em termos da carga das doenas evitveis, o tabaco era o quarto e o lcool, o quinto em 2000, e continuam no alto da lista nas previses para 2010 e 2020. O tabaco e o lcool contriburam com 4,1% e 4,0%, respectivamente, para a carga das doenas em 2000, enquanto as substncias ilcitas contriburam com 0,8%. Os danos atribudos ao tabaco e ao lcool so especialmente graves entre homens, nos pases desenvolvidos (principalmente na Europa e na Amrica Norte).

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Fonte: Organizao Mundial da Sade 2004 - Neurocincia de consumo e dependncia a substncias psicoativas: resumo. WHO Library Cataloguing-in-Publication Data ISBN 92 4 859124 8 Disponvel em http://www.who.int/substance_abuse/publications/en/Neuroscience_P.pdf

3. Problemas Sociais No mundo todo, nas ltimas dcadas, observa-se o crescimento do consumo de lcool e outras drogas paralelamente ao agravamento de muitos problemas sociais. Nesse caso, possvel pensar na influncia para os dois lados, pois os problemas sociais (desemprego, ms condies de sade e educao, falta de opes de lazer etc...) contribuem para o aumento do consumo de lcool e outras drogas, enquanto este aumento do consumo agrava os problemas dos indivduos, famlias, comunidades e pases, criando um crculo vicioso.

No Brasil, da mesma forma que em outros pases, nas ltimas dcadas, tm ocorrido aumento da criminalidade, da violncia, da superlotao das prises, com rebelies nas cadeias. Nesta situao, jovens e seus familiares se vem envolvidos por uma mistura de ausncia de emprego estvel com remunerao justa, falta de opes de lazer, dificuldades escolares, dificuldades nos relacionamentos da famlia e convivncia constante com atividades criminosas, violncia, represso policial e carncia de polticas de assistncia pblica. Essas condies sociais precrias podem contribuir para o aumento do uso e venda de lcool e outras drogas nas comunidades carentes (Cruz e Ferreira, 2001). Nas famlias que tm melhores condies de vida, os problemas nos relacionamentos familiares tambm se associam ao aumento do consumo de lcool e outras drogas que, por sua vez, agravam a situao. Os danos pelo uso do lcool so claramente relacionados ao padro de consumo (quantidade e freqncia de uso). Assim, quanto mais uma pessoa bebe, maior o risco de provocar ou sofrer danos. Isto se observa, por exemplo, nos estudos internacionais que comprovam a relao entre os acidentes de automveis e o consumo do lcool (Babor, Caetano, Casswell e colaboradores,

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

2003). Segundo Galduroz e Caetano (2004), o maior estudo sobre acidentes de trnsito e uso do lcool realizado no Brasil pela Associao Brasileira de Departamentos de Trnsito em Braslia, Curitiba, Recife e Salvador mostrou que 27,2% das vtimas de acidentes de trnsito apresentavam taxas de lcool no sangue maiores do que as permitidas pelo Cdigo Nacional do Trnsito. Outros estudos no Brasil tambm encontraram altas taxas de consumo de lcool em pessoas que dirigem (Nery-Filho, Miranda e Medina, 1995) e que se envolveram em acidentes de trnsito (Oliveira e Melcop, 1997). Alm disso, o efeito do uso do lcool aumentando o risco de acidentes de automveis maior em pessoas mais jovens e com menor experincia no volante. O nmero de mortes por acidentes relacionados ao uso do lcool diminui nos pases que usam a lei para aumentar o controle sobre o uso de lcool por motoristas (Babor, Caetano, Casswell e colaboradores, 2003). As pesquisas cientficas tambm demonstram que h relao entre o consumo de lcool e o aumento do nmero de suicdios e tentativas de suicdio. Neste caso, tambm o aumento de suicdios se correlaciona ao padro de consumo, sendo maior entre bebedores pesados. Danos sociais relacionados ao consumo do lcool:

Violncia Acidentes Vandalismo Desordem pblica Problemas familiares Outros problemas interpessoais Problemas financeiros Problemas no trabalho Dificuldades educacionais Custos sociais

Modificado de Babor, Caetano, Casswell e colaboradores. (2003)

Violncia No caso da violncia, o consumo do lcool pode ser observado tanto entre os agressores quanto entre as vtimas. Em processos de homicdio ocorridos entre 1995 e 1998, em Curitiba, 53,6% das vtimas e 58,9% dos autores dos crimes estavam sob efeito do lcool no momento do ocorrido (Duarte e Carlini-Cotrim 2000). Tambm se observa relao com o padro de consumo, ou seja, quanto mais se bebe, maior a ocorrncia de violncia.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Uso de lcool e os problemas de trabalho:

Absentesmo (alm das faltas ao trabalho, inclui os atrasos e retirarse do trabalho antes do final do expediente) Rotatividade de funcionrios, devido morte prematura Problemas disciplinares Baixa produtividade Problemas nos relacionamentos com os colegas e chefes no trabalho

Modificado de Babor, Caetano, Casswell e cols. (2003)

4. Problemas Psquicos e Comorbidades O uso abusivo de substncias que modificam o funcionamento mental aumenta o risco de surgimento ou agravamento de transtornos mentais. Tambm neste caso pode ser difcil identificar o que causa e o que conseqncia, pois pessoas que sofrem de problemas psquicos tendem a usar mais lcool ou drogas, que por sua vez agravam os problemas mentais. So chamados de comorbidades os quadros que ocorrem ao mesmo tempo. Voc ver adiante uma seo dedicada a este assunto. 5. Repercusses Mdicas do Uso Abusivo de lcool e outras Drogas Muitos pacientes usurios de drogas e principalmente alcoolistas e tabagistas procuram, primeiramente, as unidades bsicas de sade em busca de ajuda para tratar de problemas clnicos (mdicos) que vm apresentando. Uma boa parte desses pacientes no menciona o uso abusivo de substncias, se no for questionado pelo profissional de sade, e alguns chegam at a negar tal uso. Da a importncia do conhecimento das principais ocorrncias clnicas relacionadas ao uso crnico e abusivo de lcool e outras drogas, que vamos abordar aqui. LCOOL Sempre na lista dos maiores causadores de problemas de sade no mundo, o lcool afeta quase todos os sistemas orgnicos em diversos graus.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Fgado O fgado tambm um rgo comumente atingido pelo uso pesado de lcool. H vrios nveis de prejuzo e geralmente os sintomas no se correlacionam com a gravidade do dano.

Esteatose heptica A esteatose heptica uma infiltrao gordurosa do fgado que ocorre, geralmente, sem sintomas e que pode progredir para a cirrose heptica (invaso do fgado por tecido fibroso), que invariavelmente evolui para a falncia do rgo (insuficincia heptica).

Hepatite A hepatite (inflamao e morte das clulas do fgado) pode ocorrer pelo uso macio de lcool e tambm por infeco viral, causando dor e desconforto na regio superior direita do abdome, febre e ictercia (cor amarelada nos olhos, pelo aumento das bilirrubinas enzimas hepticas). Muitas vezes, a inflamao pode ocorrer de forma gradual e assintomtica. As hepatites virais ocorrem mais freqentemente em usurios de drogas e sero abordadas mais adiante. Repercusses Mdicas do Uso Abusivo de lcool e outras Drogas Hepatite Esta foto mostra efeitos do consumo prolongado de lcool no fgado. H esteatose difusa, fibrose e infiltrado inflamatrio nos espaos portais. Notam-se tambm delicados septos fibrosos separando lbulos e indicando progresso para cirrose. H proeminentes corpsculos hialinos de Mallory no citoplasma de muitos hepatcitos, caractersticos, mas no patognomnicos, da hepatite alcolica. O lcool tambm pode induzir a pancreatite (inflamao do pncreas) aguda ou crnica, que causa dor, vmito, constipao intestinal, que requer em alguns casos a hospitalizao do paciente para tratamento. A pancreatite crnica pode ainda levar falncia da produo de importantes enzimas, como a insulina, provocando diabetes mellitus.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

ATENO!! Por isto, muito importante orientar pacientes diabticos para que evitem o consumo de lcool.

Pancreatite A sndrome disabsortiva pode ocorrer por efeito deletrio do lcool sobre a mucosa intestinal, somada baixa produo de enzimas digestivas, produzindo diarria crnica e causando no paciente a deficincia de uma srie de nutrientes (folato, vitaminas, dentre outros).

Sistema Cardiovascular O uso abusivo de lcool parece aumentar significativamente as chances do indivduo apresentar hipertenso arterial, alm de ter ao txica direta sobre o msculo cardaco, levando miocardiopatia alcolica, que ocasiona sintomas de cansao aos mnimos esforos, falta de ar e sinais de edema (inchao nas pernas). Cerca de um quinto dos pacientes com arritmia atrial (alteraes do ritmo cardaco) apresenta diagnstico de uso abusivo crnico de lcool. Sobre possveis efeitos benficos para o corao e as artrias, relacionados ao uso de lcool, importante observar que eles s ocorrem quando o consumo permanece em baixas quantidades. O consumo pesado do lcool claramente relacionado ao aumento dos riscos de doenas cardiovasculares.

Sistema Nervoso O lcool capaz de causar diversos problemas neurolgicos, tanto no nvel central (Sistema Nervoso Central) quanto no nvel perifrico (Sistema Nervoso Perifrico). Dentre as doenas do SNC relacionadas ao alcoolismo, a sndrome de Wernicke-Korsakoff uma das mais relevantes. Caracterizada pela encefalopatia de Wernicke, com sinais de falta de coordenao motora, alteraes dos movimentos dos olhos e confuso mental. Geralmente, seguida da amnsia de Korsakoff, caracterizada por perda de memria recente (dificuldade de fixar fatos novos).

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Wernicke-Korsakoff A degenerao cerebelar, ou seja, a atrofia do cerebelo, importante parte do crebro responsvel pela coordenao dos movimentos e equilbrio, ocorre principalmente entre os usurios crnicos de lcool que so mal nutridos. A morte difusa de clulas nervosas (neurnios), por efeito direto e indireto do lcool, leva o indivduo a apresentar a demncia alcolica, de progresso gradual que, ao final, pode ser difcil de diferenciar de outras demncias (no induzidas pelo lcool). A neuropatia perifrica a principal disfuno do sistema nervoso perifrico encontrada em alcoolistas de longa data. causada pela deficincia de vitaminas do complexo B (como a tiamina) e caracterizada por alterao da sensibilidade das extremidades dos membros inferiores e superiores (distribuio conhecida como "em luvas e botas"), ocasionando dores e dormncia, principalmente nas pernas. TABACO O tabagismo a terceira maior causa de morte evitvel no mundo. Segundo a OMS, 4,9 milhes de pessoas morrem a cada ano por doenas causadas diretamente pelos componentes do cigarro. O tabagismo tem conseqncias graves para a sade dos fumantes e tambm das pessoas diretamente expostas fumaa (fumantes passivos).

Cncer Cerca de 85% dos cnceres de pulmo so causados pelo tabagismo. O uso crnico do tabaco tambm pode levar ao desenvolvimento de cncer na cavidade oral, laringe, faringe, esfago e estmago. Cncer no pncreas, rins e bexiga tambm so comuns entre tabagistas.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Sistema Respiratrio O tabagismo pode causar desde uma tosse crnica (pigarro), at doenas crnicas e graves do pulmo, como a doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC) e o enfisema pulmonar, que em estgio avanado levam o paciente a depender de aparelhos para respirar, a hospitalizaes prolongadas ou mesmo morte. Sistema Cardiovascular e Gastrointestinal O tabagismo sempre listado entre os principais fatores de risco para a ocorrncia de acidente vascular cerebral (AVC, derrame), infarto do miocrdio, aneurismas da aorta e doenas das artrias perifricas, alm de causar gastrite crnica e at lceras do estmago e duodeno. Na Gravidez As mulheres que fumam durante a gravidez tm 70% mais chances de sofrerem aborto espontneo, 40% a mais de risco de parto prematuro e nascimento de bebs de baixo peso. Os filhos de fumantes tambm esto mais sujeitos a desenvolver infeces respiratrias e ao agravamento dos quadros alrgicos, apenas pela exposio constante fumaa do cigarro. Lembre-se de alertar as gestantes para evitar o uso de tabaco! COCANA Os danos sade dos usurios de cocana esto concentrados principalmente no sistema cardiovascular. O efeito estimulante da droga, somado ao bloqueio de canais de clcio nas clulas cardacas altera o ritmo sangneo para o corao, o que pode ocasionar arritmias cardacas (taquicardia, extrassstoles, fibrilao, assistolia), hipertenso arterial e contraes das artrias que podem levar a isquemias (diminuio da quantidade de oxignio transportado pelo sangue at os rgos) e infarto do miocrdio. O crebro tambm pode ser atingido por problemas de origem vascular, que causam ataques isqumicos transitrios e acidentes vasculares cerebrais, que podem deixar seqelas motoras e cognitivas (memria). O efeito txico direto e continuado da cocana sobre o crebro pode aumentar as chances do indivduo apresentar convulses e mltiplos infartos silenciosos, que levam a prejuzos da memria em longo prazo. Com o uso crnico por inalao (aspira-se a droga pelo nariz) a mucosa nasal passa a apresentar leses ulcerosas e sangrantes e torna-se importante porta de entrada de microrganismos como o vrus da hepatite C, que pode ser contrado e disseminado pelo compartilhamento do canudo utilizado para aspirar o p. Pode ocorrer tambm necrose do septo nasal. O uso da cocana injetvel (bem como de outras drogas por essa via) expe o indivduo a inmeras doenas infecciosas como a AIDS, endocardite infecciosa, hepatites B e C, entre outras, ocasionadas pela introduo direta dos microrganismos no corpo por agulhas contaminadas.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Os usurios de Crack (tipo de cocana no refinada) tm os mesmos riscos dos usurios da cocana e ainda aqueles relacionados agresso do sistema respiratrio por inalao de fumaa txica em alta temperatura. Podem apresentar dor, tosse, hemoptise (escarro de sangue), bronquite, asma, pneumonia e edema pulmonar. caracterstica a ocorrncia do pulmo de crack, sintomas de pneumonia (dor intensa no trax, febre alta, dificuldade para respirar) sem evidncias de infeco na radiografia de trax. Pode levar morte. MACONHA Ainda so poucos os estudos a respeito dos efeitos, em longo prazo, do uso da maconha. Um "baseado" de maconha pode conter mais alcatro e outras substncias txicas que um cigarro comum, portanto o usurio estaria exposto aos mesmos riscos dos tabagistas, como o cncer de pulmo, bronquite e enfisema pulmonar. Podem ocorrer alteraes sbitas da imunidade, deixando o usurio sob o risco de contrair mais viroses e infeces. A diminuio da quantidade de espermatozides tambm j foi relatada. Alm disso, problemas de memria, alteraes no padro de sono e reduo da motivao tm sido relatados em usurios crnicos.

Opiides e Opiceos Vrios sintomas clnicos acometem os usurios dessas substncias, principalmente no perodo de abstinncia (no uso) e podem ser considerados desde de desconfortveis a graves. Os mais comuns so: dores musculares, constipao, diarria e sedao. Pneumonia pode ocorrer por aspirao, devido eliminao do reflexo da tosse (efeito direto da substncia) e outras infeces podem ser registradas, decorrentes do uso por via injetvel.

Inalantes (cola, "lol" e outros volteis) Inalar substncias txicas de forma crnica pode causar diversos danos sade. O crebro, a medula ssea, os nervos perifricos e os rins so os mais afetados. Anabolizantes O uso abusivo de esterides anabolizantes pode causar acne severa, reteno de lquido (edemas), dor nas articulaes, hipertenso arterial, ictercia e tumores no fgado. No homem, os testculos diminuem, pode levar impotncia e infertilidade e ao desenvolvimento de mamas (ginecomastia). As mulheres ficam virilizadas (mais masculinas) e a menstruao pode ser abolida. Em resumo, o uso de lcool e outras drogas pode resultar em variadas situaes, pois as mesmas dependem da associao de fatores pessoais, da droga consumida e do contexto social e familiar, ocasionando arranjos e possibilidades muito diferentes entre si, desde efeitos sem graves prejuzos, a graves danos fsicos, psquicos ou sociais s pessoas que as consomem e a seus familiares e comunidade. Assim, os Programas de Sade da Famlia tm um papel

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

fundamental na preveno, no tratamento e na reinsero social e para a resoluo dos problemas associados. Bibliografia Consultada 1. 2. 3. Babor T, Caetano R, Casswell S, et cols. Alcohol: No ordinary commodity. Research and public policy. NewYork: Oxford University Press, 2003. Banco Mundial. Development in practice-Curbing the epidemic: governments and the economics of tobacco control. Washington, Banco Mundial, 1999. Cruz MS, Ferreira SMB. Determinantes socioculturais do uso abusivo de lcool e outras drogas: uma viso panormica. In: lcool e drogas: usos, dependncia e tratamentos. Cruz, MS e Ferreira, SMB (organizadores). Rio de Janeiro, Edies IPUB/CUCA, 95-113, 2001. 4. Duarte PCAV, Carlini-Cotrim B. lcool e violncia: estudo dos processos de homicdio julgados nos Tribunais de Jri de Curitiba, PR, entre 1995 e 1998. Jornal Brasileiro de Dependncia Qumica 1(1):17-25, 2000. 5. 6. Galdurz JCF, Caetano R. Epidemiologia do uso do lcool no Brasil. Ver Brasileira de Psiquiatr. 26 (Supl I)3-6, 2004. Gigliotti AP. Hbitos, atitudes e crenas de fumantes em quatro capitais brasileiras: uma comparao com 17 pases europeus. Dissertao de mestrado. Universidade Federal de So Paulo Escola Paulista de Medicina, So Paulo, 2002. 7. Nery-Filho A, Miranda M, Medina MG. Estudo da alcoolemia numa amostra da populao urbana de Salvador: Seminrio Internacional: o uso e o abuso de drogas, CETAD, Bahia, 1995. 8. 9. Oliveira E, Melcop AG. lcool e trnsito. Instituto RAID/CONFEN-MS/DETRAN PE. Recife, p.120, 2004. Pomeroy et al. Medical Complications of Psychiatric Illness. American Psychiatric Publishing, 2002. 10. Organizao Mundial de Sade. Relatrio sobre a sade no mundo 2001: sade mental: nova concepo, nova esperana. Genebra: Organizao Mundial de Sade, 2001. 11. Organizao Mundial da Sade 2004 - Neurocincia de consumo e dependncia a substncias psicoativas: resumo. WHO Library Cataloguing-in-Publication Data ISBN 92 4 859124 8 Disponvel em: http://www.who.int/substance_abuse/publications/en/Neuroscience_P.pdf Atividades Teste seu conhecimento: 1. Pessoas que fazem uso abusivo no uso de lcool e outras drogas tm o risco do surgimento ou agravamento de transtornos psquicos como ansiedade, depresso, transtorno bipolar e esquizofrenia. a) aumentado b) diminudo

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

c) nem aumentado nem diminudo 2. Qual das frases abaixo descreve razes importantes para que os profissionais de Unidades Bsicas de Sade conheam os problemas de sade comuns entre usurios de lcool, tabaco e outras drogas: a) Muitas pessoas procuram os servios de sade com problemas de sade que so complicaes do uso de drogas muito antes de procurarem ajuda para o problema com as drogas b) A identificao precoce de problemas com lcool, tabaco e outras drogas possvel quando se levanta esta questo com pessoas que procuram os servios de sade por outros motivos c) Muitos pacientes escondem seus problemas com substncias psicoativas, mas respondem bem abordagem dos profissionais de sade que levantam esta questo respeitando as opes de cada um d) A ocorrncia de um problema de sade aumenta a motivao para a mudana do comportamento e falar sobre isso uma oportunidade que no deve ser desperdiada pelo profissional de sade e) Todas as anteriores 3. Qual das formas de uso de droga pode provocar problemas pulmonares como dor, tosse, hemoptise (escarro de sangue), bronquite, asma, pneumonia e edema pulmonar? a) Cocana injetvel b) Crack c) Cocana inalada d) Maconha e) Tranquilizantes

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

You might also like