You are on page 1of 2

STRONGMAN

Por: Marlia Coutinho

Provas e competies
parte 1

o preciso repetir que feitos de fora existiram desde sempre. Temos os registros antigos, j comentados nas edies anteriores, mas podemos tambm usar a imaginao e retroceder ainda

As provas variam conforme a criatividade e recursos dos organizadores. Quase todas, no entanto, tm em comum a utilizao de objetos comuns, a execuo de tarefas de fora sem uma codicao motora precisa, o desao de criar rapidamente uma estratgia para a execuo das mesmas e uma enorme demanda de coordenao, equilbrio e agilidade. Alm disso, quase todas requerem uma combinao de potncia, fora mxima e fora de resistncia de altssima intensidade. Vamos analisar trs provas: Atlas Stones, Fingals Fingers e Tracionamento de veculo.

mais: se jogo algo intrnseco cultura, eu imagino um pessoal reunido (numa savana africana, para dar um tom pr histrico cena) para ver quem conseguia levantar determinada pedra. Ou jogar um tronco de rvore mais longe. Voc no?? Faa um esforo. No entanto, entre as pedras irregulares da prhistria imaginria ou antiguidade registrada, e as Atlas Stones do moderno Strongman, h uma grande diferena. Como em qualquer esporte de alta performance, o resultado excelente do atleta no depende apenas de sua fora bruta, mas de muita tcnica. Os eventos de Strongman so constitudos por uma variedade de provas escolhidas entre um menu de opes mais ou menos bem estabelecidas. Nesta e nas prximas edies, vamos examinar as caractersticas destas provas e os desaos que elas representam. As provas so variadas e criativas. Incluem objetos comuns do dia a dia moderno como refrigeradores, bujes de gs ou carros. Outras so adaptaes de exerccios e provas comuns dos esportes de fora padronizados.

ATLAS STONES
O equipamento so esferas slidas de peso varivel, sendo as mais pesadas utilizadas em provas, de 180kg. uma das provas mais complexas do Strongman, envolvendo uma habilidade precisa para agarrar o objeto esfrico, levantlo do cho, trazlo em contato com o corpo e projetlo para a plataforma de altura tambm varivel. Atletas mais altos tm uma vantagem natural. No entanto, essa vantagem pode ser compensada pela potncia do movimento de extenso rpida de quadril (snap) envolvido na tarefa de erguer a bola. Observe a sequncia a seguir:

Provas mais comuns:


Caminhada do fazendeiro os competidores carregam objetos pesados (entre 130-200kg), um em cada mo, com uma ala, por um determinado percurso. Ganha quem o percorrer mais rpido. Caminhada da cangalha uma cangalha, composta de uma barra com dois pesos, carregada por uma determinada distncia. Carregamento - objetos pesando entre 100-160kg (tambm varivel) so colocados na carroceria de um caminho ou plataforma semelhante e empurrados/arrastados num percurso de cerca de 15m. Pedras de Atlas pedras (objetos esfricos de cimento) de pesos crescentes, entre 80-180kg so levantadas e colocadas em plataformas elevadas. Pedra de Husafell uma pedra chata, mais ou menos triangular, em torno de 170kg carregada no peito por certa distncia. Caminhada do Pato um pote de cerca de 200kg com uma ala carregado por certa distncia. Trao de caminho veculos como caminhes, vans, nibus, carros ou mesmo avies so puxados por cerca de 30m o mais rpido possvel, com um arreio preso ao corpo do atleta e ao veculo, e uma corda, frente, para que o atleta puxe. Desenvolvimento a carga mais pesada possvel levantada sobre a cabea, ou uma carga mais leve usada para repeties. Arremesso de tronco um tronco de cerca de 5m arremessado distncia (lembrem-se dos Highland Games, a mesma prova!). Levantamento terra levantar pesos ou veculos de cerca de meia tonelada a partir do cho e at que os joelhos fiquem travados. Levanta-se o maior peso ou o maior nmero de repeties com um peso fixo. Pilares de Hrcules o atleta se coloca entre dois pilares instveis, segurando alas de modo a impedir que os pilares caiam para os lados. Os pilares devem ser mantidos em p pela maior durao de tempo. Fingals Fingers uma srie de postes presos numa das extremidades so erguidos a partir da posio horizontal e virados para o outro lado. O nome Fingal deriva do guerreiro mitolgico galico. Arremesso de barril os competidores devem arremessar dez barris de 25kg acima de uma barreira. Carregar um carro colocando-se dentro de um veculo sem teto e sem fundo, com um arreio, o atleta deve carregar um carro pela maior distncia ou menor tempo. Tombamento de pneus pneus de trator so tombados um nmero de vezes pelo menor tempo possvel.

94 MUSCULAO & FITNESS

TRACIONAMENTO DE VECULO
O veculo acoplado ao atleta atravs de um cabo forte preso a um arreio. Este arreio, feito de tiras que envolvem o corpo do
1 2 3 4

atleta, permite que ele tire o veculo da inrcia projetando seu prprio corpo para frente. Assim que o veculo sai da inrcia, o atleta passa a tracionlo caminhando para frente com o arreio, puxando o veculo, ao mesmo tempo em que puxa a si mesmo (com a carga do veculo) por uma corda frente.

Sequncia do movimento da prova de Atlas Stones, cada fase ilustrada por um atleta diferente. Fig. 1: retirada da bola do cho, Marcos Menezes; 2 a 4: movimento de trazer a bola para o corpo com agachamento e extenso de joelhos e quadril, Marcos Mohai;

6 7

8 1 2

5: snap do quadril, projetando a bola para cima, Marcos Feitosa; 6: continuidade do movimento potente do quadril, onde a bola dirigida ao suporte, Marcos Menezes; 7 e 8: finalizao do movimento, bola em acelerao e fase area, Marcos Mohai.

Fig. 1 e 2: atleta tirando o veculo da inrcia - note o ngulo do corpo do atleta em relao ao cho, dando maior eficincia aos movimentos de propulso, Marcos Mohai;

FINGALS FINGERS
Os postes so articulados numa dobradia pela ponta. Tm pesos variados e so erguidos pelo atleta at tomblo para o lado contrrio, em direo vertical. O movimento iniciase como um sti ou terra, retirando o poste do cho. Assim que possvel, o atleta entra embaixo do poste e o empurra/arremessa para cima, tarefa que se torna cada vez mais difcil na medida em que se aproxima da dobradia. Quanto mais potente for o arremesso da carga e a habilidade em andar com as mos, aproveitando a acelerao do objeto, mais eciente ser o movimento.
3 e 4: veculo comea a se mover, momento em que o atleta imprime mais esforo de propulso, comeando a caminhar, Marcos Feitosa e Marcos Menezes; 5: atleta traciona veculo j em movimento, Marcos Feitosa. 3 4 5

NOTCIAS DO STRONGMAN NACIONAL


Dia 22 de janeiro foi realizada a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Strongman na cidade de Perube, SP. Na categoria at 100kg os trs primeiros colocados foram, na sequncia, Marcos Menezes, Marcos Feitosa e Cleiton Gaspar. Na categoria absoluta, os trs primeiros colocados foram Marcos Mohai, Thiago Hadad e Nilson Prado. Mais notcias no site: www.strongmanbrazil.com Nosso grande Ricardo Nort foi promovido categoria Pro no Strongman Internacional, j convocado para o British Grand Prix, dia 20 de maro, no Excel Centre, Londres. Parabns a ele!

1 2

Fig. 1: movimento de erguer o poste do cho, Marcos Mohai; 2: movimento de entrar embaixo do poste, Thiago Hadad;

3 a 5: caminhando com as mos no poste, Thiago Hadad; 6 e 7: finalizao do movimento e tombamento do poste. 5 6 7

Agradecimentos: a autora agradece os atletas Marcos Menezes, Marcos Feitosa, Marcos Mohai e Thiago Hadad pelas imagens.

MUSCULAO & FITNESS 95

You might also like