You are on page 1of 8

Psicanlise e Clnica do Social

Sujeito-Cidado

* Clio Garcia

Porque Clnica do Social: A clnica surge como aquisio valiosa trazida pela Medicina, pela Psicanlise, frente a outros mtodos ditos macro na abordagem do social. Temos que pens-las, no entanto, inserida numa efetiva estratgia de ao, associada agora s necessidades de ordem coletiva, poltica, evidenciadas nos novos servios, postos de trabalho, programas a serem executados no espao urbano da grande cidade.

Porque Cidadania: A grande cidade cenrio tentacular ainda mal conhecido, espao pblico com seus fluxos, refluxos, seus fixos, lugares de isolamento e excluso, por onde circulam, sofrem e convivem os cidados, atores individualizados do espetculo em que estamos cada dia includos. O combate anomia visa tanto o manicmio, quanto a escola tradicional, tanto o hospital de velhos quanto a priso; se for o caso, a famlia isolada, outros lugares de excluso, sero por sua vez objeto de estudo e trabalho de interveno. O cidado em questo tem dimenso biolgica, psquica, social e poltica; suas questes no podem ser reduzidas a um problema social. Ele surge como sujeito, seu horizonte poltico.

Sujeito-Cidado? Cidado-Sujeito? Tenso entre os dois. As noes sujeito, cidado, comunidade, organizam habitualmente um espao poltico que vamos chamar anexado. Tentaremos pensar o lao social sem necessriamente pass-lo pelo espao anexado. O sujeito no o cidado. Um e outro representam duas posturas, emergncia ou constituio de um sentido. O cidado de incio, um, qualquer um; o sujeito singularidade que se afirma por ocasio de um acontecimento a quem ele passa a dever fidelidade. O em-comum da cidade teria que ser um espao onde os cidados se cruzam, sem outro critrio de inificao a no ser a exterioridade de suas relaes. De certa maneira, a cidaddania seria mundial. Se a referncia for a Revoluo Francesa do fim do sculo XVIII, o cidado tem dimenso internacional, cosmopolita. O sujeito poltico ou a poltica segundo o Sujeito consiste na apropriao da exterioridade constitutiva da cidade. O cidado se faz sujeito no momento exato em que h representao/apresentao de um acontecimento. A soberania do sujeito surge, e no se contenta em residir no contrato ou no aspecto jurdico-formal.

Por sua vez, o sujeito se faz cidado quando o espao cvico desdobra e expande as particularidades subjetivas. A idia de repblica representa esse ponto de reciprocidade. Soberania e comunidade so os dois termos que tradicionalmente enfeixam as questes que tentamos pontuar. Fraternidade igualmente seria um termo que pretende resolver as mesmas questes. Poderamos nos contentar com o cidado, abandonando a questo do sujeito, desistindo de fazer do cidado um sujeito? Um programa de defesa do cidado-consumidor-usurio-de-servios parece estar sendo bem aceito pela democracia de mercado, pelo capitalismo de investimento em massa, controle de qualidade, que adotasse a qualidade total em nossos dias propugnada e j com numerosos adeptos. Aqui ao prosseguirmos essa anlise, vamos admitir que h tenso entre cidado e sujeito. No fundo, seria essa tenso que daria um novo lao, a ser pensado longe da dependncia do espao anexado a que aludimos no incio do presente pargrafo. Lao socialproveniente da prpria tenso, lao socialde carter poltico j que marcado pela soberania do sujeito.

Como abordar a tenso? Qual a fronteira entre o humano e o desumano?

Ao mesmo tempo que sabemos que a angstia vem a ser uma tortura para o homem, ao refletirmos sobre o estatuto terico e o valor atribudo na prtica ao conceito de angstia, podemos pensar que ela uma funo do humano; sem ela o humano em questo no faria a experincia do real em toda sua dimenso, nem tampouco sua travessia. Se de um lado, difcil definir o que propriamente humano, pois a humanidade se inventa a cada travessia do real acima nomeado, por outro lado, o desumano imediatamente reconhecido. Concluso os princpios ticos inspiradores de movimentos de defesa do cidado, certamente movimentos responsveis, seriam necessariamente negativos, pois que seu fundamento capaz de discernir o que desumano, mas teramos que nos confessar incapazes de definir o que seja o humano. Se assim , o mal acaba sendo a grande preocupao da tica; o imperativo tico se exerceria cada vez que o mal despontasse no horizonte da experincia humana. Pergunta bastaria identificar o homem, de maneira essencialmente negativa, e contabilizarmos os males que lhe so infligidos? O problema o seguinte: se o desumano o argumento de peso inspirador da tica, se o humano a negao de desumano, a loucura (e outros aspectos da experincia humana) estaria restrita a um campo onde o humano se recusa a reconhecer-se nele. Em outras palavras, para formular uma nova questo que nos far progredir em nossa reflexo, que relao vamos admitir entre o humano e a experincia do desumano? Que limite fixar no tratamento dessa no-humanidade?

Por uma tica a partir de uma definio positiva do homem. Essa definio vai incluir o no-humano; para tanto, temos que romper com a concepo cada vez mais aceita na atualidade e que consiste em ver na maioria das vezes o homem como uma vtima; os direitos desse homem-vtima sero consequentemente, os direitos de uma vtima, e o tratamento a ele reservado ser um tratamento reservado a uma vtima. O estado de vtima, de desamparo, de infeliz, de humilhado, reduz o homem a sua condio animal. Certamente que a humanidade uma espcie animal, mortal e cruel. Mas, nem a mortalidade, nem a crueldade definem a singularidade humana. Lembremos Hannah Arendt enviada a Jerusalm para assistir ao julgamento do carrasco nazista Eichman: o mal banal, disse Arendt aps longas jornadas passadas no tribunal. O carrasco uma abjeo animal, devemos dizer; mas, a vtima no vale mais que o carrasco. Se o carrasco trata a vtima como animal, porque a vtima chegou ao ponto de se tornar um animal. Alguns que passaram pela prova do testemunho do esforo para no se deixarem assemelhar a um animal; os relatos dos campos de extermnio sob o regime nazista so nesse sentido contundentes. Assim, naquele que resiste, a resistncia no coincide com a identidade de vtima. Eis o homem, ele se obstina a permanecer o que ele ! Isto , outra coisa que no uma vtima, outra coisa que um ser para a morte. Outra coisa que um mortal, um imortal, portanto! H por conseguinte uma identidade do homem como imortal, a partir do instante em que ele se afirma contra o querer-ser-um-animal, estado a que as circunstncias (carncia, pobreza total) o expem. A subjetivao imortal, e faz o homem! Fora isso existe uma espcie biolgica sem singularidade. Imperativamente temos que contar com uma subjetivao sempre posvel. A tica deve avaliar o que pode um sujeito e o que desse poder ele capaz de querer. Necessrio se faz no ceder, em nome da impotncia da vontade, sobre a possibilidade do possvel. O inimigo da Clnica do Social seria a idia do pobre homem, de vtima a ser mantido sob proteo do sistema. Lidar com algum inapto subjetivao seria sustentar at o ltimo instante, em condies desfavorveis a possibilidade de que algo acontea, nfimo movimento faa surgir o sujeito, raro, pontual, sujeito enfim marcado pela imortalidade, capaz de denunciar qualquer tentativa de refrncia nica a um grande Outro tirnico, e unificador.

Meta social para uma clnica. Vamos tentar definir e propor o que seria uma Clnica do Social. De imediato a tentativa pretende reunir a acuidade da clnica, seu interesse, sua ateno voltados para a subjetividade de cada um, tudo isso aliado e articulado a um programa de ao poltica como prtica no dia a dia do cidado. Para tanto, teramos que contar com profissionais com alguma sensibilidade adquirida no atendimentoclnico, sensibilidade forjada e afiada no trabalho de psiclogos, psicanalistas, assistentes sociais, e demais trabalhadores sociais, sem deixar de lado experincia poltica eventualmente passada pelo crivo de revises

cruciais nesses ltimos anos em funo de redefinies da prpria atividade partidria ou militante.

Meta social e seu registro.

A presente elaborao s foi possvel aps criarmos um dispositivo programa, algo semelhante a um programa de computao, onde a ordenao permite manejo e princpio classificatrio automtico (revelador). O programa vem a ser um mapeamento de competncias detectadas, programa a ser exposto, posto a disposio do pblico interessado. Um novo universo de saberes emerge a partir de competncias a serem organizadas e reconhecidas como formando blocos a serem denominadas diplomas e logo registrados e atribudos. O universo em questo, amlgama de saberes j codificados pela escola ao lado de saberes malditos, saberes de vidae saberes de morte, surge a posteriori, isto , s depois que o programa for acionado. At ento estes saberes permaneciam numa situao de indiscernibilidade; foi necessrio um acontecimento para que eles viessem a ser reconhecidos como tal, uma nomeao para que deles pudssemos falar. O universo em questo pode mudar a cada vez que o programafor acionado, pois novos diplomas tero sido distribuidos, novos saberes registrados. Seu formato, a rigor, nos dado a partir de fragmentos graas a que o particular entra no programa sem privilegiar esse ou aquele detentor ou expert, sem idealizar proeza (ou transgresso) praticada por alguns. Vale lembrar que a dimenso macro quase sempre a nica vigente nas anlises dos nossos economistas e planejadores; o particular, uma vez devidamente trabalhado em termos de fragmento, aponta para outra dimenso jamais reconhecida pelo macro. Poderia dizer: o macro encobre o fragmento. O uso do programapermite uma administrao das competncias j agora consideradas em seu aspecto, em sua disposio de rede; aqui se passa de uma administrao que s conhece o macropara uma administrao fina das necessidades emergentes, sempre que possvel em seu tempo real. Os saberes codificados pela escola, reunidos na enciclopdia, no esgotam, nem podem dar conta da invencionice humana.

Experincia de vida ou estratgia de sobrevivncia como forma de saber. Mapeamento de ttulos representativos de uma certa competncia encontrada. Este mapa pode ser completado, modificado, cada vez que ele for usado; ele no tem carater fechado. Ele uma tentativa de registrar saberes bem identificados habitualmente admitidos na escolarizao, assim como outros saberes certamente oriundos de experincias. Alm da escola, uma enciclopdia sempre foi uma tentativa de registrar em determinado momento tudo que aquilo que se sabia sobre os mais variados temas. claro que uma enciclopdia envelhece, torna-se desatualizada.

Porm, aqui fazemos especialmente aluso s mais variadas prticas encontradas em populaes fracamente escolarizados ou sem nenhuma escolarizao. A estes saberes fez meno Alba Zaluar em seus trabalhos quando estuda a populao negra no Rio de Janeiro. (Veja-se Cidados no vo ao paraiso). Alba Zaluar mostra a associao que se fez entre estes saberes, essa competncia, esses ofcios exercidos por essa populao, com a idia de contraveno. E assim foi; no Rio de Janeiro, como em outras grandes cidades que aos poucos foram se formando no Brasil, uma parte da populao no era assimilada aos padres da classe dominante, aos modos da urbanizao, aos padres morais vigentes, e assim o que aquela gente sabia fazer caia frequentemente na alada da contraveno. Os chamados camels, vendedores ambulantes so uma amostra do tipo de atividade inventada por pessoas fracamente integradas nas atividades mais bem remuneradas privilgio de uma classe escolarizada e detentora de habilitaes exigidas ou recomendadas no mercado de trabalho. Vamos tentar desta vez levantamento de competncia at ento marcadas pelo sinal de um saber maldito, passvel de ser reprimido pois tido como ligado contraveno. Foi importante pensar que a partir de um saber maldito (maldito porque repudiado, maldito j que articulado pelo canal da violncia) seria possvel chegar a articular politicamente esse saber por meio da participao nas instituies democrticas. Vamos cham-los saberes que tem a ver com a existncia em suas vertentes de vida e morte . O mapa inicialmente distribuido e logo completado por inmeras sugestes, um instrumento para pensar, fazer pensar. Ele um jogo, ele um artefato. O pro-jeto como direcionamento. O que um pro-jeto? Um pro-jeto um impulso que nos lana e relana a cada dia em nossa labuta diria. Vejam que eu escrevi separando as slabas para destacar o termo jeto (lanarse, lanamento), assim como o prefixo pro. At hoje, nossas famlias criaram em ns identificaes que carregamos em nossos ombros, por vezes, a duras penas; por causa delas nos sentimos culpados sob variados pretextos. Esta no a melhor soluo para criar um projeto de vida. Por isso vamos falar agora em pro-jeto, tal qual vamos propor nessa tentativa de definir com rigor o que pode visar o acompanhamento. Um pro-jeto de vida est isento das representaes habituais (escolhas de profisses por parte de filhos em casas de classe mdia e alta), possivelmente estas a que me referi acima quando mencionei as famlias onde se constroem as identificaes marcas por vezes indelveis, eventualmente por demais pesadas no destino de cada um. Um pro-jeto produz alguma coisa sobre a qual no temos controle absoluto, j que pensado at certo ponto sem insistncia nas identificaes encontradas na histria de cada um, pensado se possvel sem contar com a recuperao do recalcado (objetivo de um tratamento pela psicanlise), nem com reposicionamento do sujeito frente a formas de satisfao pulsional (o que tambm privilgio do tratamento em psicanlise). Acompanhar seria fazer alguma passagem na tentativa de insero no simblico, tais como instituies jurdicas, justia trabalhista, exerccio do voto por ocasio de eleies, discusso em grupo de comunidade de base, viabilidade de discurso poltico que no seja necessariamente o discurso do bando e a violncia; esto aqui nomeadas

as ocasies que incluem eventualmente fazer lao social, fazer parte da sociedade tal como ela est organizada. Vejam que no mencionei a insero na sociedade como nico e principal objetivo do acompanhamento. A insero resultado a que se chega por acrscimo, por consequncia; se ela for buscada atravs de argumentos diretos e convencimento, bastaria o que nos ensinam a moral ou a religio. Nem valeria a pena estarmos aqui tentando dar definio rigorosa para o acompanhamentoe nada restaria no plano terico de nossa Clnica do Social.

Proponho o seguinte esquema para a clnica do pro-jeto: Primeira etapa: a localizao do problema trata de identificar o sofrimento do jovem infrator. O sofrimento aqui mencionado tem dimenso ampla, no se reduz a um episdio sobre o qual nos debrussemos ou pelo qual demonstrssemos compaixo. A impotncia atinge todas as reas, o sofrimento cobre todo o campo da experincia humana; Segunda etapa: da impotncia temos que passar dimenso impossibilidade. Alguma coisa se precipita ao alcanarmos esse nvel de apreenso. Mais uma vez, a funo simblica aqui invocada ao falarmos de impossibilidade; nem tudo est ao meu alcance (incesto, por exemplo); Terceira etapa: h um furo no que foi estabelecido na etapa anterior, furo a ser examinado quando introduzimos a questo da relao com o real, bem distinta do que habitualmente chamamos teste de realidade. A todo custo evitamos uma positivao do episdio em que se envolveu o jovem infrator; com isso asseguramos a dimenso subjetiva includa no ato do infrator; com isso damos nome ao real sem perder de vista a singularidade do caso.

Qual o objetivo do pro-jeto? Ser o pro-jeto ocasio para testarmos as reais possibilidades de cada um (sua posio frente ao ato), assim como incertezas quanto a vida ou sada apontada para cada um. O pro-jeto atesta orientao geral que o inspirou; ele mesmo marca de distino para o programa, j que em programas similares nem sempre encontramos investimento de tempo e recursos humanos no empreendimento de tal atividade. Concretamente, o pro-jeto se faz em entrevistas individuais, lugar privilegiado para uma postura reflexiva o que assegura claro objetivo.

O perodo de atendimento relativamente curto, se tivssemos em mente uma cura ou um tratamento psicolgico com objetivo psicoterpico tradicional. Por outro lado, a solicitao dirigida aos profissionais da clnica do social exercendo atividades na rea, tem limitado frequentemente essa contribuio ao laudo, ao relatrio. Tentei aqui elaborar proposta a ser submetida aos colegas.. Tratar-se-ia de interveno tpica da clnica do social no campo dito situao infracional, cujo objetivo ser definido como modalizao da lei. Interpretao da sentena, j se disse.

A sentena, a sano do juiz tero sempre carter regulador (legiferante) atestado pela linguagem em que exarada. Os enunciados da sentena referem-se a artigos do Cdigo infringido, a lei enunciada em carter impessoal. A lei a mesma para todos; a Lgica que preside a construo desses enunciados a Lgica Formal. Para a Lgica Formal os enunciados so verdadeiros ou falsos, no h meio termo. No s a lei civil que exige esse tipo de formulao; o orculo na tradio grega, frequentemente o que nos foi deixado pelos livros sagrados da religio, usam a mesma linguagem, obedecem ao mesmo tipo de construo. Nosso plano de trabalho inclui atividade de acompanhamento com o adolescente infrator no sentido de que a lei chegue at ele uma vez modalizada, isto , dita em termos que lhe digam respeito. A Lgica Modal se ocupa de expresses tais como possvel, impossvel, necessrio, contingente. Ao lado do enunciado da lei, h lugar para a enunciao que diz a lei formulada em termos modalizados. Sabendo-se que nossos adolescentes passaram por trajetria de exposio a situaes de risco social, uma ateno continuada no pode desconhecer, nem minimizar os efeitos desastrosos que atingiram a vida pessoal do adolescente. A revolta, a violncia, conhecidas e vividas em situao de desagregao do grupo familiar, ausncia do genitor, desemprego, precrias condies de sobrevivncia, atravessam a vida de cada um de seus membros. A violncia um comportamento que se torna uma linguagem, um modo de se comunicar, de resolver conflitos transmitido para os mais jovens. Diante de tal quadro, a interveno por parte do profissional da Clnica do Social busca efetividade dificilmente alcanada; por isso mesmo, sem desconhecer seus limites, o acompanhamento merece ser tcnica de interveno apurada.

Qual o destino do adolescente? O destino se faz a cada passo em nossa estratgia poltica, sobre o destino no guardamos nenhuma iluso, nem saberemos mais prometer recompensas morais por uma longa vida de trabalho cuja macro-converso em lucros torna incerta a socializao do benefcio, por fora de um processo de alheiamento cujo resultado ao final da cadeia desconhece aquele a ser beneficiado. O adolescente chega at ns proveniente de lugar onde no existe dimenso cronolgica pausada, ritmada pelos ritos de iniciao habituais, fontes de marcas com as quais construmos nosso pretendido destino. Assim, no cabe falar em planos para o futuro (a morte precoce espreita o adolescente a cada encontro com a polcia, a cada acerto de contas entre bandos); o imediatismo, atitude comum, vem substituir a espera com a qual compensamos nossas ansiedades, atingindo-se por vezes o mais ntimo quando a sexualidade exercida precocemente. Como falar em destino, em histria, em destinao para algum a quem s resta o esquecimento na droga, uma falsa idia de liberdade?

De que tcnicas lanar mo para direcionar um pro-jeto efetivo?

Includo entre tcnicas de interveno ao nvel do social, o acompanhamento individual solicita nossa ateno no sentido de um maior esclarecimento quanto ao seu processo. A escuta, dizemos todos, a escuta pensada a partir de uma clnica do social acrescentaria, permeia todo o processo; a clnica surge como aquisio valiosa trazida pela Psicologia, pela Psicanlise, pela Medicina, todos os que se debruam sobre o leito (clin, leito, em grego, de onde nos vem o termo clnica) na tentativa de acompanhar a pessoa que atendemos. A clnica aqui trazida frente a outros mtodos ditos macros na abordagem do social; temos que pens-la inserida numa efetiva estratgia de ao, associada agora s necessidades de ordem coletiva, poltica, em programas a serem executados no espao urbano da grande cidade. Macro termo do planejador, do economista, do tcnico cujo objeto de estudo a grande cidade, o pas, o continente onde se implanta um mercado comum (continental); tal dimenso inevitvel em nossos dias. Mas, a grande cidade tambm cenrio tentacular ainda mal conhecido, espao pblico com seus fluxos, refluxos, seus fixos, lugares de isolamento e excluso, por onde circulam, investem suas energias e convivem cidados, atores individualizados do espetculo em que somos, a cada dia, mobilizados. O combate anomia visa tanto o manicmio quanto a escola tradicional, tanto o hospital de velhos quanto a priso; se for o caso, a famlia isolada, lugar de excluso dos mais duros, ser por sua vez, objeto de estudo e trabalho de interveno. O cidado tem dimenso biolgica, psquica, social e poltica; suas questes no podem ser reduzidas a um problema social. Seu destino outro. A abordagem clnica e social parece ser a mais indicada, assim chegamos a adotar o termo Clnica do Social para designar a atividade profissional que nos caracteriza.

*Psicanalista

You might also like