You are on page 1of 4

Lus Couceiro

A PROPSITO DO TEMA DO PROGRAMA PRS E CONTRAS DE ONTEM DIA 21.


O que resultou da interveno dos imberbes mentais no programa de ontem foi, exactamente, NADA, particularmente agravado pela incua e incipiente interveno da investigadora Raquel Varela, pessoa com responsabilidades acrescidas em termos histricos e sociolgicos, e sobre quem pendia uma presena prometedora. No pouco tempo de que dispuseram, considerando o facto de cada um dos intervenientes ter ao seu dispor 5 minutos de entrevista, vezes seis , daria 30 minutos completos, sendo o restante tempo de emisso preenchido pelo intervalo, e cerca de 20 minutos para os restantes intervenientes presentes na plateia, nenhum dos entrevistados se sentiu capaz de abordar corajosamente o tema apresentado, pelo que, para os espectadores interessados o programa se constituiu de uma fraude. O que ficou por dizer, e se prendia com o tema do programa, foi portanto o essencial : O QUE FAZER PARA MUDAR O PAS ? Pois bem, atrevo-me eu, ainda um homem livre sem qualquer aspirao poltica e sem o rabo preso, trazer aqui o tema a debate dizendo o que penso. As solues para mudar o pas existem, esto a ser avaliadas por diferentes organismos, e podem mesmo ser encontradas bem mais perto do que julgamos. possivel traar linhas gerais orientadoras de programas ministeriais e desenvolver planos estratgicos no sentido de reanimar e desenvolver a economia. No me venham com histrias de matrias complexas, porque a complexidade reside nas pessoas e no necessriamente nas solues. No sou economista nem versado na anlise de cincias polticas e econmicas, pelo que no posso e no pretendendo ser exaustivo na abordagem ao tema e na anlise que o mesmo sugere. Direi apenas o seguinte :

A globalizao e o europesmo como corrente politica e cultural devem ser agora refreados, para que possamos, na nossa casa, olhar para os recursos que temos. E o que temos ns? Temos pessoas profissional e intelectualmente capazes de acumular e processar conhecimento e informao, e temos um territrio desaproveitado com 800 kms de costa atlantica e um Projeto de Extenso da Plataforma Continental que vai para alm das 200 milhas. comummente aceite como uma mais-valia a possibilidade de explorao dos recursos ocenicos mas, at agora no o fizemos. O que me ocorre : 1. Explorao e extraco de matrias primas para a industria alimentar, cosmtica, farmacutica, etc ; 2. Explorao e desenvolvimento de actividades pisccolas e de aquacultura; 3. Explorao e desenvolvimento da industria de pesca e actividades relacionadas; 4. Explorao de recursos minerais; 5. Desenvolvimento e expanso da industria cientifica e tecnolgica, compreendendo a agregao de universidades em projectos variados; 6. Desenvolvimento e expanso das capacidades energticas a partir de recursos ocenicos; 7. Promoo e desenvolvimento especializado da industria natica ou construo naval; 8. Promoo e desenvolvimento do turismo natico; Para a gesto deste tipo de recursos existe no pas o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) www.dop.uac.pt/ e uma Estrutura de Misso para a Extenso da Plataforma Continental (EMEPC)www.emepc.pt/, com conceitos prprios e definidores de planeamentos estratgicos variados. comummente aceite que o posicionamento geogrfico do pas promove e facilita as relaes comerciais e culturais, entre outras, com os PALOP e a Amrica Latina, perspectivando-se poder servir de ponte, nas suas mais variadas formas, entre os referidos pases e a Europa, Africa e o Mdio Oriente, relevandose desta forma o territrio nacional como um entreposto estratgico entre variados plos de interesse politico e econmico. Para o efeito, penso estarem j a ser compreendidos e desenvolvidos projectos de infraestruturas porturias e transporte de mercadorias capazes de responder ao consequente aumento da actividade econmica. comummente aceite e notrio o processo de desertificao do interior do territrio nacional, e o consequente desaproveitamento dos solos. Importamos, creio, cerca de 40% dos alimentos consumidos e este nmero justifica o desenvolvimento agricola, por si s, dinamizador de uma economia de mercado e potenciador de uma melhor repartio populacional e qualidade de vida.

Considero estes os vectores primordiais impulsionadores dos restantes sectores econmicos de actividade, como base de uma estratgia planificada para o desenvolvimento econmico sustentvel. Mas, como faz-lo sem recursos financeiros para tais investimentos? Pois meus amigos. Agora no podemos arrancar o beto das auto-estradas para resolver o problema da falta de estruturas to necessrias. Ento?... Vamos simplesmente continuar a cumprir o plano da troica como alunos dedicados que somos, aguardar pelos estragos que a recesso econmica francesa e holandesa possam trazer j moribunda economia europeia, na esperana de que a dspota Merkel e seus congregados ( BCE includo), resolvam por fim imprimir moeda, aumentar a inflao e com isso desvalorizar o euro ? Teremos ns tempo para tudo isto ? No temos tempo nem polticos visionrios capazes de suspender a actual crise econmico-financeira e, sobretudo, social, resultante na sua essncia de uma outra crise que fundamentalmente uma crise de valores e poltica, a nivel global. Os activos txicos detidos pelos bancos a nivel mundial no desapareceram. Subsistem, podem aumentar exponencialmente e constituem uma ameaa capaz de gerar uma imploso nas mais frgeis economias. esta ameaa que constitui o Terrorismo Financeiro sobre a economia real e a cidadania. Para mim a soluo encontra-se em elevar a cidadania. Alguns iluminados neste pas mencionaram j a possibilidade de suspenso democrtica. Eu diria que os tempos exigem bem mais do que isso e, se necessrio fr, porque no suspender a integrao europeia, fechar as fronteiras e imprimir a prpria moeda ? Ora aqui est uma contramedida passvel de ser utilizada pelos pases intervencionados no seu conjunto em Bruxelas. Ento o que falta ? CORAGEM meus amigos ! To somente CORAGEM ! A inrcia e manifesta incapacidade poltica global de resoluo de problemas prementes nas sociedades, apenas poder ser ultrapassada pela vontade expressa dos seus cidados tomarem lugar nas decises polticas dos seus pases. GRCIA, ITALIA, ESPANHA, e PORTUGAL devem dignificar-se e no subjugar-se. https://www.facebook.com/groups/queselixevotar/

Fotos da cronologia

A PROPSITO DO TEMA DO PROGRAMA PRS E CONTRAS DE ONTEM DIA 2

You might also like