You are on page 1of 6

Limpeza do sistema de refrigerao aps queima do compressor | Blog do Portal do ...

Pgina 2 de 7

Categorias: Condicionador de Ar, Refrigerador


Por Alessandro da Silva* Sempre dever ser feita uma anlise para cada compressor que falhou. O trabalho de investigao e as informaes obtidas indicaro as aes corretivas a serem adotadas para evitar a repetio da falha Introduo A limpeza do sistema de refrigerao obrigatria nos casos em que ocorreu a queima do compressor para remoo total dos contaminantes, evitando assim a queima de outros compressores na mesma instalao. O prprio compressor raramente o problema em sistemas que apresentam falhas. A chave para a manuteno de equipamento com compressores semi-hermticos hoje em dia baseiase num completo entendimento das condies e da sequncia dos fatos que levam as falhas.

Este artigo somente ir trata das falhas eltricas do compressor de forma sistemtica. Primeiro examinado o tipo de queima (severa, moderada, pontual); a seguir, so exploradas as condies que levaram falha e a possvel causa, ou causas da falha.
D-se nfase localizao e correo da causa bsica da falha antes de se tentar qualquer reparo ou substituio. Se a causa bsica no for corrigida, ser apenas uma questo de tempo antes que nova falha ocorra. Aps a identificao e correo da falha eltrica comentaremos sobre os procedimentos para limpeza do sistema.

Problemas eltricos
A primeira reao de todos os tcnicos de manuteno ao verem pela primeira vez uma queima de motor num compressor julgar que, ou o motor ou algum componente do sistema eltrico falhou. Embora, s vezes seja difcil de provar, esse no geralmente o caso. A maioria das queimas de motor ocorrida est relacionada com o sistema frigorfico. Todas as tentativas devem ser feitas para determina a causa da falha, antes de pensar que o motor estava com problemas. Se o dispositivo de proteo do motor INT69 e outras protees eltricas que possam existir, tais como: rel de sobrecarga, disjuntor motor, rel de falta de fase, etc, estiverem funcionando adequadamente, extremamente difcil que uma falha catastrfica ocorra apenas por meios eltricos. Alguns dos problemas comuns do compressor relacionado com a parte eltrica se originam da falta de fase em uma das trs fases, da baixa voltagem (sub-tenso), de enrolamentos curto-circuitados, de superaquecimentos, de arraste do rotor e de problemas de comando eltrico. Quando um motor falha recomenda-se que os enrolamentos sejam limpos para inspeo. Sua aparncia geralmente levar causa aparente da falha. Antes de continuar, os enrolamentos do estator de um motor trifsico, devero ser examinados. A identificao dos enrolamentos de cada uma das trs fases importante ao se diagnosticar um problema do motor. Queima completa do motor eltrico H maior probabilidade de ocorrer uma queima completa quando o motor est na posio parada. No momento em que o motor energizado, as solicitaes eltricas e fsicas sobre os enrolamentos so as mais fortes. Se nessa ocasio a tenso for baixa ou o compressor estiver mecanicamente travado, o motor se queimar, a no ser que os rels de sobrecarga sejam disparados dentro de um espao de tempo muito curto. Quando um motor se queima na posio parada, a fuligem e outros subprodutos da queima ficam confinados no lado de suco do sistema. Isso poder ajud-lo no seu diagnstico. (Fotos 01 e 02). Com a ausncia de proteo adequada do motor, outra causa de queima o inadequado resfriamento do motor devido a um fluxo de massa de refrigerante reduzido, ou inexistente, do gs de suco. Como esse tipo de queima ocorre quando o compressor est funcionando, os subprodutos da queima so frequentemente levados para o lado de descarga do sistema.

Foto 01
Causas de queimas completas

Foto 02

Quando todas as fases do motor esto queimadas, deve-se verificar o compressor para ver se ele est livre. Se o compressor estiver livre e parecer estar em razoveis condies de funcionamento a causa do problema pode ser eltrica. A anlise eltrica dever ser iniciada com a verificao da tenso eltrica e do desbalanceamento de fase. A tenso eltrica dever estar dentro de mais ou menos 10% da tenso de placa do compressor e o desbalanceamento de fase no dever exceder 2%. Se por outro lado, as partes mecnicas estiverem presas, pode-se pensar que a causa da queima do motor e da falha do compressor mecnica. Quando for esse o caso, h necessidade de maiores investigaes para se determinar origem da falha mecnica. Outra causa do problema poder ser o baixo fluxo de gs de suco ou inexistncia de fluxo. Verifique a condio do contator, se os contatos estiverem soldados (colados), possvel que o compressor recolheu o gs do sistema e deixou de parar. O funcionamento contnuo sem fluxo de gs refrigerante sobre o motor fez com que ele se aquecesse e eventualmente queimasse (Fotos 03 e 04).

http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/blog/limpeza-do-sistema-de-refrigeracao-... 21/05/2013

Limpeza do sistema de refrigerao aps queima do compressor | Blog do Portal do ... Pgina 3 de 7

Foto 03

Foto 04

O funcionamento do compressor em curtos ciclos para atender as pequenas necessidades de carga de fim-de-semana, por exemplo, pode tambm causar superaquecimento do motor. As partidas frequentes, com a correspondente corrente de pico, aliada ao reduzido fluxo do gs de suco sobre o motor durante os breves ciclos de funcionamento, resultam em aquecimento do motor que, no final, pode causar a queima eltrica. Nos compressores alternativos, a evidncia mecnica da falta de resfriamento do compressor o desgaste do pisto, sem dano aparente da biela ou do mancal principal. Como o gs de suco resfria outras peas do compressor, bem como o motor, um fluxo reduzido de gs, ou a perda de fluxo, faz com que os pistes e os cilindros se aquecem. E como o ndice de expanso trmica do alumnio maior que a dos cilindros, os pistes ficam aderidos dentre os cilindros causando tal desgaste. Quando um motor falha deve-se verificar sempre a condio do contator, independentemente da causa da falha. A alta corrente que sempre acompanha uma queima ir frequentemente danificar ou soldar os contatos. Se o sistema estiver sujeito a prolongados perodos de funcionamento em carga mnima ou a flutuaes de carga que o fazem ciclar frequentemente, um rel de antireciclagem (temporizador) dever ser instalado para limitar as partidas do compressor, que de acordo com a potncia do motor, poder variar de 6 at 10 vezes por hora. Pontos queimados (queimas localizadas) Fragmentos de metal resultante de falha mecnica podem ficar alojados nos enrolamentos do motor. A podem funcionar como ferramenta de corte, causando dano ao isolamento do motor. No estator mostrado, um pedao da palheta de suco do conjunto placa de vlvulas ficou alojado entre o rotor e o estator, onde danificou a isolaoeltrica dos enrolamentos, fazendo com que o motor se queimasse (Foto 05).

Foto 05 Uma queima localizada como essa pode levar semanas ou meses aps um compressor recuperado ter sido reinstalado no equipamento. As partculas metlicas ficam no motor at que atinjam uma posio onde possam causar danos. recomendvel remover e inspecionar o motor e o rotor aps a falha envolvendo as peas quebradas. Tomar muito cuidado com motor pirata, pois uma queima localizada pode tambm ser causada pelo movimento relativo entre as espiras individuais de uma bobina (Foto 06). Quando um motor inicia sua partida, as cabeas das bobinas se flexionam levemente, fazendo com que as espiras se toquem umas contra as outras. Com o tempo, isso poder ocasionar rupturas do isolamento, resultando num curto circuito entre as espiras. O calor desse curto circuito queimar o isolamento das espiras adjacentes, resultando num eventual curto circuito de fase ou de fase terra.

Foto 06 Os fabricantes de compressores, por exemplo, a BITZER, no recomenda a utilizao de motores piratas, somente recomenda a utilizao de motores originais. Observe que o curto circuito comeou onde a poro final da cabea da bobina entra na ranhura do estator. Aqui poder ter havido um ponto de presso entre as espiras ou um fragmento metlico poder ter-se encravado entre as espiras, que acelerou o desgaste do isolamento (Fotos 07 e 08).

http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/blog/limpeza-do-sistema-de-refrigeracao-... 21/05/2013

Limpeza do sistema de refrigerao aps queima do compressor | Blog do Portal do ... Pgina 4 de 7

Foto 07

Foto 08

Uma queima localizada pode ocorrer dentro da ranhura, pelas mesmas causas relacionadas acima (Fotos 09 e 10). Lembrando que, toda vez que ocorrer queima localizada (pontos queimados), deve-se remover sempre o motor e examinar o rotor e os enrolamentos quanto a indcios de existncia de fragmentos metlicos. absolutamente necessrio remover todo e qualquer material desse tipo antes de se tentar qualquer recolocao (substituio) do motor.

Foto 09
Causas da queima localizada (pontos queimados)

Foto 10

Quando quebra uma das palhetas do conjunto placa de vlvulas do compressor, possvel que um pequeno pedao (fragmento), seja forado para dentro do lado de suco do compressor, onde poder se alojar nos enrolamentos do motor, ocasio onde poder causar um curto circuito entre as espiras do motor, resultando num ponto queimado. Uma queima localizada tambm poder ser causada por um esforo no motor. Se o exame de um motor com um ponto queimado no revelar nenhum indicio de partculas metlicas, quer encravada nos enrolamentos ou no estator, pode-se suspeitar que a ruptura do isolamento resultou de esforo normal. Outro motivo poder estar relacionado com a sobrecorreo do fator de potncia, que ocasionar pico de tenso no motor. Recomenda-se que a correo do fator de potncia fique no mximo 0,95, caso contrrio, poder levar a queima do motor eltrico. Falta de fase e suas causas Falta de corrente numa das fases de um motor trifsico faz com que ele atue como se fosse monofsico. Isso faz com que as duas fases restantes trabalhem com corrente excessiva. Se os rels de sobrecarga no desligarem o motor rapidamente, estas duas fases se queimaro. Este o aspecto de um motor que foi submetido condio de falta de fase. Observamos que os enrolamentos de duas das fases esto queimadas, enquanto que os quatro polos da fase remanescente (interrompida) esto ilesos (Fotos 11e 12).

Foto 11

Foto 12

A situao descrita uma queima tpica de operao monofsica. Todavia, numa condio de falta de fase, uma fase pode se aquecer mais depressa que a outra, fazendo com que apenas uma fase se queime (Fotos 13 e 14). Quando uma fase estiver queimada, deve-se verificar os enrolamentos das duas fases restantes. Se uma apresentar dano pelo calor, pode-se considerar a falta de fase como a causa da queima.

http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/blog/limpeza-do-sistema-de-refrigeracao-... 21/05/2013

Limpeza do sistema de refrigerao aps queima do compressor | Blog do Portal do ... Pgina 5 de 7

Foto 13
Arraste do motor

Foto 14

Arraste do motor outra causa dos problemas eltricos do motor. Como a folga entre o rotor e o estator muito pequena, o desgaste do mancal principal pode fazer com que o rotor se incline suficientemente para roar no estator. Os estatores aqui ilustrados apresentam sinais de riscos causados por arraste do rotor (Foto 15 e 16).

Foto 15

Foto 16

O rotor raspou as laminaes, provocando uma falha do isolamento da ranhura, o que resultou num curto circuito fase terra. Os rotores que foram retirados desses motores apresentaram riscos semelhantes (Fotos 17 e 18).

Foto 17
Causas do arraste do rotor

Foto 18

O desgaste do mancal principal suficientemente srio para causar arraste do motor deve ser investigado. Algumas das possibilidades a diluio do leo ou leo contaminado por sujeiras ou por outros abrasivos. A superfcie de contato do mancal que apresenta pores metlicas espalhadas indica problema de diluio do leo. Por outro lado, leo que contem partculas em suspenso, aliado a uma sujeira encontrada no filtro de arraste leo, indica a presena de materiais contaminantes. Aps a partida do compressor substituto, sempre aconselhvel verificar periodicamente a cor e a clareza do leo. Se ele se tornar descolorido por um material em suspenso logo aps a partida, troque o leo, conforme necessrio at que fique limpo. Em alguns casos, pode-se desejar instalar um filtro de suco para reter os contaminantes antes que eles entrem no compressor. Obviamente, se o leo continuar a indicar a formao continua de material em suspenso aps a instalao de um filtro de suco, h boas possibilidades de que as partculas sejam decorrentes de outra falha mecnica que esteja ocorrendo. Falhas indeterminadas do compressor At este ponto, admitimos que o tcnico, atravs de cuidadosa anlise, deveria ser capaz de identificar, pelo exame das peas danificadas, a causa real da falha. No entanto, isso nem sempre o caso. No mundo real, as condies de tempo, de espao de oficina e de liberdade para explorar causas de falhas do sistema no so geralmente as ideais. Alm disso, alguns obstculos referentes ao compressor esto alm do ponto de se determinar que tipo de falha ocorreu primeiro. Mesmo com a limpeza profunda das peas danificadas, o verniz, o carbono, e o lodo aderido podero ser to extensos que iremos nos surpreender como durou tanto tempo. Nessas condies, devemos apenas explorar todas as provveis causas do sistema, baseado numa concluso de que mais de um fato esteve presente na falha real. As condies que levam a uma falha catastrfica do compressor advm, provavelmente, de um longo e intrincado caminho. Juntando todas as ideias discutidas anteriormente nesse manual, inicie agora uma tentativa de evitar uma repetio da mesma sequencia de acontecimentos que causaram a primeira falha. Enquanto se executa as necessrias de operaes de limpeza que se encontram descritas no prximo item, deve-se usar todo o tempo disponvel para verificar o sistema eltrico quanto aos itens inadequados, tais como: bitolas de fios, contatos do motor queimados e terminais soltos. Inspecionar se o circuito de proteo no est bypassado e que os controles de presso esto funcionando adequadamente e com a fiao correta. O bulbo sensitivo da vlvula de expanso est corretamente instalado e encontra-se a vlvula em boas condies de funcionamento? Mesmo esses itens simples e bvios podem ser esquecidos na pressa da instalao e do start up do compressor. Finalmente deve-se tomar todo o cuidado para ter certeza de que o sistema est limpo e adequadamente para operar com o compressor substituto. Quando o sistema frigorfico for novamente acionado, recomenda-se verificar as

http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/blog/limpeza-do-sistema-de-refrigeracao-... 21/05/2013

Limpeza do sistema de refrigerao aps queima do compressor | Blog do Portal do ... Pgina 6 de 7

presses e as temperaturas que podero fornecer as respostas finais sobre a falha original do compressor.

Limpeza do sistema
Aps uma falha do motor do compressor ou de uma falha decorrente da presena de contaminantes dentro do sistema, a vida do compressor recuperado ou do compressor reserva depender do cuidado a limpeza do sistema. Para reduzir a quantidade de contaminantes a ser retirada do sistema, recomenda-se inspecionar a tubulao de suco e de descarga prxima ao compressor. Se qualquer uma delas contiver fuligem ou outros subprodutos de falha do motor, deve-se limpar a linha com um produto apropriado, antes de reinstalar o compressor. Os produtos de limpeza que contem cloro no devem ser utilizados. Atualmente o fluido mais apropriado para limpeza do sistema frigorfico o R141b ou Vertrel XF. OBS: Aps a queima do compressor, recomenda-se recolher o fluido contaminado, bem como o leo lubrificante do compressor e encaminhar a um dos centros de regenerao de fluidos espalhados pelo pas. Consultar o site do Ministrio do Meio Ambiente para encontrar um centro de regenerao mais prximo da sua instalao. Ao instalar ou recuperar um compressor num sistema que tenha sofrido falha eltrica, recomenda-se instalar um filtro anticido de tamanho adequado na linha de lquido e tambm na linha de suco. Nos casos de compressores em paralelo, deve-se trocar o leo e instalar filtros anti-acidos, tanto na linha de lquido como na linha de suco para ajudar na remoo dos contaminantes, caso contrrio a acides gerada pela queima de um dos compressores poder acarretar queima nos outros compressores. Aps a concluso da limpeza, do teste de vazamento e da liberao da presso de teste, evacue o sistema pelo menos at 500 mcrons de Hg. Quebrar o vcuo com nitrognio seco e estabelecer novamente a evacuao at atingir 250 mcrons de Hg ou menos. Deixar o sistema permanecer em vcuo pelo menos por 12 horas (caso seja possvel). Se a leitura do vcuo permanecer inalterada, o sistema no contm nem vazamento, nem umidade e est pronto para receber sua carga de refrigerante. Carregar o sistema e executar seu balanceamento e ajuste.

*Alessandro da Silva engenheiro de aplicao da Bitzer Compressores


Referncia Bibliogrfica

1- Catlogos tcnicos da BITZER. 2- Manual sobre ANLISE DE IRREGULARIDADES NOS COMPRESSORES ALTERNATIVOS, BITZER

Share and Enjoy


Tweet1

Tags: Condicionador de Ar, consumidor, refrigerao Comentario esta fechado

Comentrios
Daniela em A melhor mquina de lavar roupas admin em Como consertar mquinas de lavar roupa Adalcir em A melhor mquina de lavar roupas Adalcir em A melhor mquina de lavar roupas Charlles Moreira em Como consertar mquinas de lavar roupa admin em Instalao de chuveiros haroldo em Instalao de chuveiros admin em Instalao fogo de embutir ValMM em Instalao fogo de embutir ValMM em Instalao fogo de embutir

Tpicos recentes
Antes e depois: sala de costura A PEC das Domsticas deve acelerar consumo de eletrodomsticos sofisticados As melhores Batedeiras Ferros de Passar Roupas Conhea as diferenas entre placas vitrocermica e induo Perguntas e Respostas sobre Aquecedor de gua a Gs Revestimento gelofbico no congela nunca Como funcionam os foges de induo Cuide bem do seu produto INOX Origem e funcionamento do Micro-ondas

Pesquisar
Pesquisar por:
Portal Do Eletrodomstico

Pesquisar

http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/blog/limpeza-do-sistema-de-refrigeracao-... 21/05/2013

Limpeza do sistema de refrigerao aps queima do compressor | Blog do Portal do ... Pgina 7 de 7

Criar seu atalho

Poltica de Privacidade

Contato

Nota Legal

2013 Blog do Portal do Eletrodomstico. Todos os direitos reservados.

http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/blog/limpeza-do-sistema-de-refrigeracao-... 21/05/2013

You might also like