You are on page 1of 2

EXERCCIOS 1. O que o KERNEL? Ncleo de um sistema operacional, onde esto as rotinas de instrues bsicas para operao de um computador. 2.

. O que o SHELL? Programa que conecta e interpreta comandos. Recebe comandos do usurio e executa-os internamente ou repassaos ao sistema operacional e a outros aplicativos instalados. 3. Como posso saber qual usurio est logado no terminal 3 (TTY3)? R: ctrl + alt +F3 whoami 4. Descreva a funo dos diretrios abaixo: a) /: Raz do Sistema. b) /Bin : configurao de programas de uso geral. c) /dev : local onde esto instalados os dispositivos. d) /etc : Configuraes gerais do sistema. e) /home: rea de cada usurio. f) /tmp: Arquivos temporrios dos usurios e do sistema. g) /lib: bibliotecas dinmicas do sistema. h) /root: i) /sbin: configurao de programas de uso do sistema. (s de super usurio) j) /proc: diretrio de informaes gerais do sistema. k) /mnt: ponto de montagem de sistemas de arquivos temporrios (Ex: partio do windows) 5. Se eu digitar o nome de login e a senha para entrar no sistema Linux e ao invs de entrar no sistema aparecer novamente na tela a palavra LOGIN, por que o usurio no consegue se logar, o que pode estar acontecendo? R:O login ou a senha est errado. 6. Como podemos saber quantos usurios esto logados no sistema e o nome de cada um deles? Use o comando users ou who. O comando users exibe o nome dos usurios logados no sistema. O comando who exibe o nome dos usurios e a data e a hora do ltimo login. O comando w funciona de modo similar ao who, mas exibe tambm informaes sobre uso da CPU pelos processos. 7. Descreva a forma correta de criar uma usuria chamada ana. Com o comando: Useradd c Usuria Ana m Ana 8. Continuando a questo anterior, explique como deve ser feito para fornecer uma senha para ana. Inserindo o Comando: Passwd ana 9. Cite como se faz para criar um grupo chamado alunos. Com o comando: Groupadd alunos

10. Numa empresa existem 3 usurios (jose, luis e aline), explique como deve ser feito para inserir estes usurios num grupo chamado adm. Tendo criado anteriormente cada usurio descrito, utilize o comando: Usermod G jose,luis,aline 11. O que deve ser feito para saber o UID e GID do usurio? R: cat /etc/passwd 12. Descreva a forma correta para remover o usurio jose. Userdel r jose 13. Qual o nome do arquivo que armazena informaes dos usurios? Como se faz para ver o contedo deste arquivo? 14. Que arquivo armazena informaes sobre os grupos, e como visualizamos seu contedo? 15. Qual a importncia do arquivo /etc/shadow? Gerencia as senhas do sistema. 16. Como podemos ver quais so as parties que esto montadas? R: df -kh ou fdisk -l -mostra os discos e parties no linux 17. Qual diretrio usado para montar dispositivos no Linux? R: 18. Os perifricos so arquivos especiais no Linux. Em que diretrio os perifricos ficam armazenados? 19. Que comando usado para montar dispositivos no Linux? mount -t <sistema de formatao> <dispositivo> <local de montagem> Ex: mount t vfat /dev/fd0 /mnt/floppy (monta um disquete). 20. Que comando usado para desmontar dispositivo no Linux? umount <diretrio em que a partio foi montada> Ex: umont /mnt/floppy (desmonta a unidade de disquete). 21. Descreva a forma correta para montar o primeiro disquete do micro no diretrio /mnt/floppy usando o sistema fat. mount t vfat /dev/fd0 /mnt/floppy 22. Qual o nome do gerenciador de pacotes baseado no debian, usado para instalar pacotes de programas no Linux? Apt (Advanced Package Manager). 23. Se a pessoa deseja saber se um programa est instalado no linux, como ela pode visualizar os arquivos instalados atravs do prompt? 24. Descreva uma forma confivel para instalar um pacote no linux com o comando dpkg.

You might also like