You are on page 1of 9

SELF DIALGICO: TEORIA E PESQUISA

Maickel Andrade dos Santos # William Barbosa Gomes


RESUMO. A ideia de self dialgico baseia-se na distino entre o eu (o que conhece) e o mim (o que conhecido) de William James, e na novela polifnica de Mikhail Bakhtin. O self no mais centralizado e unificado, mas descentralizado e mltiplo. A dialogicidade ocorre entre posies do self que podem ser internas (eu enquanto homem, eu enquanto filho, eu enquanto profissional, eu como membro de uma comunidade) e externas (meu pai, meus amigos, meus colegas). As vozes esto em constante conversao, algumas vezes em conflito. O presente artigo revisa as proposies tericas e metodolgicas da teoria do self dialgico: pensamento narrativo e neurocognio da conscincia. Tambm analisa o instrumento largamente utilizado na pesquisa emprica: o Repertrio de Posies Pessoais, usado para mapear as relaes entre diferentes posies do self. Dois problemas centrais permanecem para debate e pesquisa: como captar o self em dilogo e como explicar a possibilidade ou no de uma metaposio.
Palavras-chave: Self dialgico; psicoterapia; narrativa.

DIALOGICAL SELF: THEORY AND RESEARCH


ABSTRACT. The idea of a dialogical self is based on the distinction between I (the one who knows) and me (what is known) of William James, and on the polyphonic novel of Mikhail Bakhtin. The self is no more centralized and unified, but decentralized and multiple. Dialogicity occurs among self positions that may be internal (I as a man, I as a son, I as a professional, I as a member of a community) and external (my father, my friends, my colleagues). The voices are in constant dialogue, sometimes in conflict. The present article reviews the theoretical and methodological propositions of the dialogica self theory: narrative thought and neurocognition of consciousness. It also analyzes the instrument largely utilized in empirical research: the Personal Position Repertoire, used for mapping the relations between different self positions. Two central issues remain for debate and research: how to observe the self in dialogue and explain the possibility or impossibility of a metaposition.
Key words: Dialogical self; psychotherapy; narrative.

SELF DIALOGICO: TEORA Y INVESTIGACIN


RESUMEN. La idea del self dialgico se basa en la distincin entre el yo (quin conoce) y el m (lo que es conocido) de William James, y en la novela polifnica de Mikhail Bakhtin. El self no es ms centralizado y unificado, pero descentralizado y mltiplo. La dialogicidad ocurre entre posiciones del self que pueden ser internas (yo cuando hombre, yo cuando hijo, yo cuando profesional, yo cmo miembro de una comunidad) y externas (mi padre, mis amigos, mis compaeros). Las voces estn en constante conversacin, algunas veces en conflicto. El presente artculo revisa las proposiciones tericas y metodolgicas de la teora del self dialgico: pensamiento narrativo, y neurocognicin de la consciencia. Tambin analiza el instrumento largamente utilizado en la investigacin emprica: el Repertorio de Posiciones Personales, utilizado para mapear las relaciones entre diferentes posiciones del self. Dos problemas centrales permanecen para debate e investigacin: cmo captar el self en dilogo y cmo explicar la posibilidad o no de una meta posicin.
Palabras-clave: Self dialgico; psicoterapia; narrativa.

Conceitos de self so largamente utilizados na prtica psicolgica. Historicamente, esses conceitos


1 * #

compartilham algumas caractersticas comuns quanto concepo do self, como a de um self centralizado, a

Apoio: CNPq. Psiclogo. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento. Psiclogo. Doutor em Higher Education. Professor do Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 353-361, abr./jun. 2010

354

Santos e Gomes

de um self estrutural e a de um self de difcil mudana. Recentemente, porm, houve uma mudana nesse padro, com o surgimento da ideia de um self descentralizado, narrativo e em movimento, ou seja, em constante processo de mudana. Este artigo oferece uma viso breve, mas abrangente, das diversas proposies tericas e metodolgicas sobre o self dialgico. Discute, assim, a sustentao conceitual e emprica do construto da dialogicidade do self e levanta possibilidades para a investigao cientfica. O eixo da discusso reside nas noes de centralizao e descentralizao do self, um dos aspectos centrais do self dialgico.
O SELF DIALGICO

A teoria do self dialgico a conjuno dos conceitos de self e de narrativa (Hermans, Kempen & Van Loon, 1992), apoiada na teoria de self de William James (1890/2007) e na noo de novela polifnica de Mikhail Bakhtin (1963/1984). Provm da teoria de James a distino entre eu e mim, e a nfase na continuidade da experincia do self. Como se sabe, James dividiu o self em quatro partes: o self material, que abrange desde o corpo at as propriedades privadas de um indivduo; o self social, que provm da imagem que outras pessoas tm deste indivduo; o self espiritual, composto de suas faculdades psquicas; e o ego puro, considerado o senso de mesmidade, a partir do qual existe o senso de continuidade da experincia consciente. Enquanto as trs primeiras partes do self constituem o mim, que conhecido, o ego puro constitui o eu, que conhece. Assim, para James o self, como conhecimento que algum tem de si mesmo, implica uma dualidade entre eu e mim. James ressalta a dificuldade em estabelecer o que mim e o que meu, apontando que algum objeto ou caracterstica pode, em um dado momento, fazer parte de qualquer uma das duas classificaes. O contedo do self flutuante, e em sua forma mais ampla, engloba tudo o que algum poderia chamar de meu. Da novela polifnica de Bakhtin, proveniente dos estudos da obra literria de Fidor Dostoyevsky (1821-1881), provm a noo da dialogicidade e das diferentes vozes. Em Bakhtin (1963/1984), cada personagem, com suas caractersticas conflitantes, traz uma voz independente. Personagens com suas vozes diferentes e simultneas implicam na concepo de sua coexistncia e na possibilidade do dilogo entre elas. Para Hermans (2003), Bakhtin d nfase descontinuidade, diante da multiplicidade de vozes divergentes. Nesse novo contexto, a diferena entre

relaes lgicas e dialgicas revisitada. O exemplo fornecido por Hermans para ilustrar a diferena o de duas frases idnticas. A relao lgica entre elas seria de identidade, devido a serem iguais; j a relao dialgica seria de concordncia. A razo para essa constatao que, se levadas em considerao enquanto enunciados proferidos por pessoas em comunicao, as frases so diferentes, pois a primeira seria uma constatao e a segunda uma confirmao. Assim, relaes dialgicas complementam o significado de relaes lgicas. O prprio Bakhtin (1963/1984), em seus estudos literrios, traou um paralelo entre os dilogos dos personagens de uma novela polifnica e o dilogo interno, que, segundo ele, seria fundante da prpria personalidade. Alm disso, o autor estudou o que chamou de linguagens sociais, que representam na fala dos indivduos a bagagem cultural da sociedade em que esto inseridos. Assim, ao conceber o dilogo interno culturalmente inserido em um cenrio em que cada uma das vozes representa uma posio autoral distinta, Bakhtin forneceu subsdios para a concepo de uma teoria narrativa psicolgica que entenda a histria de um indivduo por suas relaes dialgicas. Combinando as ideias de Bakhtin e Dostoyevsky, Hermans e colegas (1992) definiram o self dialgico como uma multiplicidade dinmica de posies do eu relativamente autnomas em uma paisagem imaginria (p. 28). O eu circula entre essas diversas posies, espacialmente situadas, e imaginativamente dota-as de voz, o que possibilita o dilogo entre elas. Cada voz, como um personagem, pode estabelecer narrativas sobre seu respectivo mim, e esse dilogo incessante e multifacetado constitui um self narrativamente estruturado e descentralizado (Hermans, 2001a). O aspecto narrativo de extrema importncia, na concepo de Hermans e colegas (1992). As ideias que deram origem abordagem narrativa provm da crtica literria, na qual a formao de significados na vida cotidiana seguiria, de certo modo, o mesmo padro da produo textual. Uma das consequncias disso a nfase na capacidade imaginativa do self, pois apenas com a imaginao torna-se possvel formar diferentes histrias para cada posio em que circula o eu (Hermans & Kempen, 1998). Na perspectiva dialgica, o self circula entre posies internas e externas. Por posies internas so entendidas aquelas que se referem s diferentes facetas de um indivduo (por exemplo, o papel de pai), enquanto posies externas so aquelas referentes a pessoas de seu convvio social (por exemplo, um colega de trabalho). primeira vista, essa

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 353-361, abr./jun. 2010

Self dialgico: teoria e pesquisa

355

diferenciao parece reeditar a oposio entre indivduo e sociedade, apenas transposta ao self, porm dois argumentos contrariam essa ideia. O primeiro diz respeito capacidade imaginativa. Um indivduo pode dotar posies externas de vozes formadas quase totalmente por contedo imaginado, sem a necessidade de uma correspondncia com a realidade. O segundo refere-se ao foco da teoria. O interesse no est na caracterizao de posies, mas nas relaes entre as posies (Gonalves & Salgado, 2001). Diante de um self descentralizado, os autores preveem momentos transitrios de unidade, que no seria considerada propriedade a priori, e sim, um estado provisrio. Destarte o self um sistema cujo funcionamento visa unidade, por meio das relaes dialgicas entre suas posies, embora tal estado nunca seja atingido de forma mais duradoura. A transitoriedade das relaes entre as posies segue alguns padres, implicando na existncia de hierarquia. Hermans (2001a) salienta que o dilogo entre as posies pontuado por relaes de poder e dominao, ocasionando a existncia de hierarquias momentneas. As relaes entre as posies podem inclusive tornar-se estereotipadas, com a excluso de algumas delas do dilogo, caso o eu no consiga circular entre elas. O monitoramento de posies leva ao surgimento da metaposio. Segundo Hermans (2001b), em determinados momentos possvel o eu assumir uma posio com caractersticas especiais, que contribui mais do que as outras para a integrao e unidade do repertrio de posies do self. Entre as caractersticas dessa posio encontra-se a obteno de certo distanciamento em comparao com o resto do repertrio, que possibilita a inter-relao de posies como parte da histria pessoal do indivduo. A metaposio tambm permite o vislumbre da direo da mudana dentro do self, bem como a avaliao da importncia das posies dentro de uma perspectiva teleolgica. H uma separao do fluxo de experincias, o que posiciona o indivduo na condio de autor que se enxerga como ator nas diversas situaes de vida. O desenvolvimento de uma metaposio ocorre por meio do treino, da psicoterapia e de outras formas de autorreflexo na vida diria. A psicoterapia o elo principal entre a teoria e a prtica na teoria dialgica. O processo psicoterpico concebido como uma reorganizao do repertrio de posies do self do paciente, visando a maior flexibilidade e movimentao do eu. A reorganizao do repertrio de posies pode ser facilitada pela

inovao do self, pela construo de um espao dialgico e pelo estabelecimento e fortalecimento de uma metaposio (Hermans, 2003). A inovao do self consiste em trs procedimentos. O primeiro deles a introduo de uma nova posio no sistema, o que implica necessariamente uma reorganizao do self. O segundo a mudana na acessibilidade de uma posio no self, transformando as relaes hierrquicas internas e dando a essa posio uma voz mais saliente. O terceiro procedimento a formao de coalizes ou clusters entre posies, reforando-se umas s outras e formando subsistemas que levam inovao. A construo de um espao dialgico envolve o estabelecimento de uma relao entre psicoterapeuta e paciente que favorea a reflexo mtua. Uma condio necessria para que isso ocorra a existncia de certo grau de simetria entre as duas partes, de modo a evitar que o profissional domine a conversa com suas ideias. Note-se que o psicoterapeuta se torna, por definio, uma nova posio externa que se apresenta ao self do paciente, por conseguinte passa a fazer o papel de metaposio, principalmente no incio do processo. Hermans (2002) prope a metfora sociedade da mente para descrever o funcionamento do self dialgico, argumentando que no h diferena entre as posies que uma pessoa assume no self e as posies que os indivduos assumem como parte de uma sociedade heterognea (p.147). Prosseguindo, ele afirma que self e sociedade funcionam como uma polifonia de vozes consonantes e dissonantes (p.148).
RAMIFICAES E DESENVOLVIMENTOS DA TEORIA

A teoria do self dialgico atraiu a ateno de psicoterapeutas preocupados com a questo da flexibilidade e a dialogicidade entre as vozes (Santos, 2007). Outros estudos destacaram as aproximaes com a semitica, tanto na perspectiva vygotskyana (Leiman, 2002) quanto no pragmatismo americano (DeSouza, 2005). A semitica traz dois pontos centrais para um entendimento crtico do self dialgico: a distino entre self e identidade e a noo de mediao de signos na troca de posies no self. Leiman (2002) introduz o conceito de signo como a unidade entre uma forma material e um depsito de significado. A importncia dos signos para o self dialgico, segundo o autor, est na noo de que o eu s realiza o movimento de troca de posies por meio deles. Em

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 353-361, abr./jun. 2010

356

Santos e Gomes

outras palavras, o movimento dialgico s ocorre pela mediao do signo na experincia. DeSouza (2005), por sua vez, trouxe a distino entre self e identidade proposta por Wiley (1994). Self uma estrutura geradora de significados, constante, que atribui sentido ao mundo, organizando a experincia individual. Identidades, por outro lado, so significados gerados pelo self, surgidos mediante o contato social. Sua natureza inerentemente provisria, uma identidade especfica no permanente nem imutvel. Uma identidade pode tomar o lugar do self, embora, neste caso, a funo geradora de significados seja prejudicada, gerando quadros psicopatolgicos. Isso se daria porque todos os sentidos das outras identidades seriam interpretados pela dominante. Esta distino, aplicada ao self dialgico, sugere que uma fixao do eu em alguma posio especfica prejudicaria o movimento do self, que a livre circulao do eu entre as posies. A funo geradora de significado descrita por Wiley, no contexto do self dialgico, seria fluida, circulante, emergente das interaes entre as posies, bem como caracterizada por seus produtos (os significados), e no por uma estrutura (pois no h um self esttico). A ideia de que o movimento do eu pelas diferentes posies, quando prejudicado de alguma maneira, possa levar psicopatologia, explorada por Lysaker e Lysaker (2002). No estudo da esquizofrenia, os autores propem a conceitualizao do distrbio enquanto falha na hierarquia do self dialgico. Uma das possibilidades a monologizao do self, em que o movimento dialgico torna-se muito restrito. Outra possibilidade a de que haja uma falta de hierarquia entre as posies do self, o que resultaria numa cacofonia de vozes. Em ambos os casos a capacidade adaptativa do self ficaria muito comprometida, no dando conta de uma ordenao eficaz da experincia. Lysaker e Hermans (2007) relatam um caso de psicoterapia com paciente esquizofrnico em que a referida cacofonia deu lugar a um dilogo interno variado, o que resultou em qualidade de vida e funcionamento adaptativo aprimorado. Lewis (2002) examinou interfaces entre funes cerebrais e os conceitos de dilogo e de posies independentes do eu. Ele estava insatisfeito com as explicaes oferecidas para a multiplicidade de posies do eu, pois o crebro, como sistema, precisa estar voltado de maneira unificada para uma experincia consciente. Para contornar o problema, Lewis argumentou que grande parte dos dilogos internos so monlogos que ocorrem em nvel sublingual. Assim, no haveria a necessidade de um foco da ateno, que existiria caso os dilogos fossem

elaborados em palavras e frases. A ausncia de um foco atencional possibilitaria a ocorrncia paralela e simultnea dos monlogos, condio necessria para a concepo de posies do eu. Outras posies e a possibilidade de dilogo existiriam apenas enquanto expectativa, que direcionaria o processo sem que realmente houvesse outra parte envolvida. O aspecto imaginativo do self seria responsvel por uma antecipao que resultaria em uma economia de tempo e recursos. Para Lewis (2002), a soluo apresentada, embora eficiente, no comportaria todas as manifestaes de dilogo interno, sendo necessrio algum tipo de complementao. Um exemplo seria o de situaes em que uma pessoa realiza uma conversa interna, parcialmente consciente, tomando a si mesma como objeto e falando subjetivamente como outra pessoa. Nessa situao ocorreria uma rpida mudana na resposta cerebral para viabilizar a troca no foco da ateno. Tal troca seria possvel desde que existissem dois sistemas que tivessem processamentos paralelos e competissem pela ateno. Para Lewis, o crtex orbitofrontal e o crtex cingulado anterior desempenhariam esse papel, tendo em vista que a atividade tem pouca ligao neuronal. A competio orientada pela carga emocional das situaes vividas. O crtex orbitofrontal ativado por emoes negativas, em particular a ansiedade, enquanto o crtex anterior cingulado ativado na realizao de tarefas frias, de carter cognitivo. A flexibilizao do conceito de dialogicidade, levando em considerao aspectos inconscientes e no-verbais, foi considerada por Fogel, Koeyer, Bellagamba e Bell (2002). Para os autores, as crianas desenvolvem uma forma no verbal de self dialgico nos primeiros 18 meses de vida. O processo ocorreria mediante a utilizao de padres de dilogo semelhantes a roteiros vagos de interao, que, quando executados, envolvem a improvisao de acordo com o momento. Assim, existiriam tanto roteiros rgidos que quando utilizados sofrem pouca ou nenhuma modificao, tornando-se estereotipados - quanto roteiros criativos, que, quando acionados, trariam abertura e inovao, originando novas relaes dialgicas. Fogel et al (2002) afirmaram que a natureza das posies do eu refere-se, nos primeiros anos de vida, corporificao da experincia. A criana experimentaria com os sentidos: tocando, vendo e levando objetos ou partes do corpo boca. Essas experincias serviriam de contedo para as posies iniciais. Por exemplo, uma criana observando sua mo em movimento lidaria com duas experincias

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 353-361, abr./jun. 2010

Self dialgico: teoria e pesquisa

357

distintas: a sensao proveniente da mo, proprioceptiva e tctil; e a viso da mo, proveniente do aparato visual. Utilizando os padres de dilogo, o beb passaria a uma crescente integrao destas experincias, coordenando movimentos e desenvolvendo uma imagem de si. Fogel et al (2002) sugerem que o estudo do surgimento e desenvolvimento pr-verbal do self dialgico pode fornecer indcios de como estes elementos permanecem subjacentes s formas de dilogo verbal nos adultos. Tambm afirmam que os rumos e predisposies desse desenvolvimento inicial podem ser indicativos de diferenas individuais posteriores, incluindo psicopatologias, num retorno s teorias que creditam s experincias infantis um grande papel no desenvolvimento. O desenvolvimento do self dialgico na infncia e na adolescncia foi investigado, respectivamente, por Branco (2005) e por Oliveira (2006). Branco estudou a metacomunicao na formao do self, em especial a metacomunicao relacional. Trata-se de uma elaborao sobre o aspecto social do desenvolvimento do self que vai ao encontro das concepes dialgicas. Oliveira (2006) destacou a formao da identidade em adolescentes, indicando esse perodo do desenvolvimento como privilegiado para a formao de novas posies do self. Especificamente, a expanso do mundo social de indivduos nessa faixa etria forneceria o material necessrio para que se operassem mudanas no self. Com nfase no desenvolvimento humano, Valsiner (2002) sugeriu um modelo de dilogo entre as posies do self, mas sem enfocar alguma faixa etria especfica. Inicialmente, o self pode apresentar tanto o heterodilogo, com pessoas reais ou imaginrias, quanto o autodilogo, consigo mesmo. Para Valsiner, essas modalidades de dilogo ocorrem no que ele designa de cerne do self dialgico, o sistema Aqui-Agora-Eu, ou AAE. O AAE envolve a unio dos aspectos temporais (agora), espaciais (aqui) e agenciais (eu). A partir de experincias passadas, esse sistema determina, dentro do campo do self dialgico, em que rea a construo de sentido ser aplicada em um dado momento. Assim, uma mediao semitica restringe, dentro de um campo disponvel, aquelas experincias passveis de realizao no self. O self alterna momentos sem hierarquia entre posies, que produzem uma polifonia de voz, com de momentos em que a diferenciao posterior entre elas resulta em uma crescente organizao, caracterizandose como um sistema que se auto-organiza. Uma das noes mais importantes introduzidas por Valsiner (2002) a do self dialgico como

autocatalisador. Em outras palavras, seus componentes (posies do eu) produzem a si mesmos enquanto lidam com o fluxo da experincia. Tomando emprestado um termo da Qumica, o autor afirmou que a produo de sentido no self ocorre a partir da combinao de elementos. Esses elementos, porm, no se combinam sem a ajuda de um catalisador, um terceiro elemento que serve para mediar o processo. Assim, o elemento A combina-se com o catalisador C, com o novo par combinando-se com B posteriormente. A e B combinam-se, e C ento se desliga, deixando para trs um elemento novo. A presena ou ausncia do catalisador, assim como sua natureza, termina por indicar quais elementos sero combinados. O resultado o surgimento de novas posies no self, a partir de um processo de produo de sentido. Prosseguindo a analogia com processos qumicos, Valsiner (2002) chamou de sntese a produo de novas posies. O termo significa a juno de duas partes em um todo que novo. As condies para a ocorrncia da sntese encontram-se entre a polifonia e a monologicidade. O autor oferece uma tipologia das relaes entre posies no self dialgico como uma tentativa de explicar o processo dos mecanismos de desenvolvimento. Dois tipos de relao esto ligados estabilidade do self: o reforo mtuo, em que posies opostas atingem um equilbrio dinmico, e a polifonia, que resulta em proliferao e disperso de posies. Ocorre ento uma iluso de complexidade, pois o grande nmero de posies acaba por no diferenciarse significativamente, resultando em ausncia de estruturao. A estabilidade sempre seguida de um momento de instabilidade (Valsiner, 2002). Os tipos de relao decorrentes so os de expanso e os de apropriao. As relaes de expanso subdividem-se nas de escalada mtua, em que cada posio de um par conflitante caminha para uma crescente generalizao, mantendo a oposio intacta, e nas de desacoplamento, em que a relao rompida e cada posio passa a surgir sem a outra. Ambas tm em comum o fato de que mantm as posies como se encontravam antes, mas resultam em desenvolvimento. J as relaes de apropriao modificam algum de seus componentes. Elas subdividem-se em relaes de dominao, em que uma posio subordinada outra, seu extremo, a expropriao, em que a posio subordinada extinta, e de ventriloquismo, em que uma posio utiliza a outra para se expressar. Valsiner (2002) afirma que o self dialgico pode ser comparado a um solucionador de problemas preguioso (p. 261), no sentido de que predomina

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 353-361, abr./jun. 2010

358

Santos e Gomes

uma multiplicidade de vozes levemente organizadas, e no uma busca constante pela sntese. O autor aponta que, para que se considere esse modelo como um modelo de desenvolvimento, o mais importante levar em conta a flexibilidade adaptativa de generalizar apenas parte da experincia na produo de sentido. A capacidade de diferenciao da experincia (entre o que e no importante em um dado momento) tornase central nessa perspectiva, no apenas no entendimento, mas tambm na relao com o mundo. A emergncia de novas posies decorre desse processo. A apreenso emprica das mincias desse sistema um desafio que motivou a realizao de outros estudos e a construo de instrumentos.
EVIDNCIAS EMPRICAS DA TEORIA DO SELF DIALGICO

As evidncias utilizadas para as primeiras construes tericas acerca do self dialgico, descritas at agora, vieram principalmente da psicoterapia (Hermans, 2001b). Estudos de caso (Beebe, 2002; Fogel et al, 2002; Hermans, 2001b) e artigos tericos predominaram at o incio da dcada (Leiman, 2002; Valsiner, 2002). Os ltimos anos, em contrapartida, tm sido caracterizados por uma maior variedade de instrumentos e metodologias. Raggat (2000) desenvolveu o Personality Web, um instrumento que busca a identificao de vozes do self. O autor refere-se s vozes narrativas do self como sendo estruturas de avaliao moral. Cada voz estaria inerentemente posicionada dentro de uma moral da sociedade em que est inserida. Cada voz, necessariamente, representaria uma posio e uma ao moralmente avaliadas, o que levaria ao conflito intrapsquico entre elas. Diferentes vozes representariam diferentes concepes do que seria uma vida correta ou uma vida feliz. O instrumento de Raggat (2000) consiste em duas etapas. A primeira o dilogo com a cultura, em que itens so obtidos refletindo a relao de um indivduo com o mundo em diversas dimenses, como pessoas, objetos, partes do corpo e eventos de vida. A segunda envolve a sntese das vozes, em que as relaes entre os itens so classificadas por meio de uma escala e representadas em um grfico bidimensional. A proximidade espacial dos itens indica a caracterizao de agrupamentos que so chamados de vozes narrativas. A representao grfica, porm, no consegue dar conta da complexidade das relaes. O resultado que, em estruturas bidimensionais, ocorre uma simplificao e fragmentao dos resultados. Em

ltima instncia eles terminam por descaracterizar a tentativa de representao. Hermans (2001b) props o Repertrio de Posies Pessoais (RPP) como um procedimento aberto para o acesso ao self dialgico. O instrumento consiste em duas partes. A primeira delas quantitativa e composta por uma lista de posies internas e externas do self relacionadas entre si, chamada, por isso, de Matriz de Posies Internas e Externas. Na lista de Posies Internas encontram-se: eu como homem, eu como marido, eu como pai, etc. Nas Posies Externas esto: minha esposa, meus filhos, meus colegas, etc. A segunda parte tanto quantitativa quanto qualitativa e envolve a construo de valoraes (frases ou pequenas histrias) s quais so relacionados afetos, a partir do ponto de vista de uma posio, escolhida pelo participante como a mais importante de seu repertrio, a qual chamada de Matriz de Valoraes e Afetos. Os resultados, segundo Hermans, formam um quadro geral da estruturao do self dialgico naquele momento. Dentre os dois instrumentos criados, o RPP tem sido mais utilizado, seja no formato original seja com algumas modificaes. Uma dessas modificaes, feita por Santos (2007), envolveu a gravao da fala em voz alta dos participantes (solicitados a expressar seus pensamentos de forma livre) enquanto respondiam ao instrumento. O objetivo da mudana foi obter dados empricos complementares que mostrassem o self dialgico em movimento, em oposio a um retrato esttico, mediante o exame das verbalizaes em sequncia. A anlise desse registro verbal, feita de maneira contnua, sem interrupes ou recortes que no fossem os dos prprios participantes, colocou em evidncia a dimenso temporal do self. A importncia desse enfoque residiu na possibilidade de observar o carter transitrio da organizao descentralizada do self, por meio da presena constante da alternncia entre pontos de vista. Alm disso, foi possvel constatar que essas mudanas por vezes seguem padres cognoscveis, chamados de temas horizontais e verticais, que perpassam a circulao entre as diferentes posies. Outro estudo recente (Stemplewska-akowicz, Walecka e Gabiska, 2006) investigou o self dialgico sem recorrer aos instrumentos citados. As autoras buscaram avaliar algumas proposies tericas sobre o self dialgico, notadamente a de que cada posio do eu produz uma narrativa diferente de si, resultando em que um mesmo indivduo apresenta diferentes facetas de acordo com a posio do eu que prevalente (ou seja, que recebe voz) em um dado momento. A tarefa

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 353-361, abr./jun. 2010

Self dialgico: teoria e pesquisa

359

utilizada para estudar o fenmeno consistiu, inicialmente, em os participantes serem solicitados a produzir uma narrativa. A instruo para preparar essa narrativa variou em dois aspectos: a pessoa mencionada (me, pai, amigo, parceiro e professor) e a recomendao que precedia a tarefa (nenhuma, imaginar a face dessa pessoa ou descrev-la). Assim, produziram-se 15 grupos de 16 a 20 pessoas que haviam passado por uma das modalidades especficas de instruo e tarefa. Os resultados foram analisados estatisticamente e indicaram que as narrativas diferem substancialmente entre si, em especial quando comparadas s produes referentes a pais e mes. As histrias referentes s mes foram, em geral, mais positivas e otimistas.
CRTICAS AO SELF DIALGICO

Um dos aspectos criticados da teoria do self dialgico a proposio de que um indivduo pode assumir uma posio autoral com relao a seu prprio repertrio de self. Barresi (2002) afirma que essa ideia vai contra os prprios pressupostos da teoria, tomando-se como base a concepo de self de William James. A contradio encontra-se no fato de que no seria possvel, em momento algum, escapar da conscincia situada do presente para dar voz s posies. O mximo que parece ser possvel atingir, segundo Barresi, seria um ventriloquismo, um esforo para criar uma iluso de dilogo entre diferentes posies, que no seriam realmente independentes. Ele afirma, porm, que isso pode ser o mais prximo a que se poderia chegar de um verdadeiro dilogo dentro do self. Essa crtica toma uma dimenso ainda maior a partir do momento em que se leva em considerao a noo de metaposio, que implica em um distanciamento das outras posies. A noo de metaposio tambm contraria a ideia de um self descentralizado, pois localiza a reflexividade em uma instncia esttica. Wiley (2006), por sua vez, tambm apresenta crticas diretas e indiretas ao modelo. Segundo o autor, a tradio de tericos pragmatistas2, como Peirce, Mead e Dewey, pode ser considerada, de forma mais
2

O adjetivo se refere ao Pragmatismo, movimento filosfico surgido nos Estados Unidos por volta de 1870, cuja ideia central consiste na considerao do significado e da verdade de qualquer teoria em relao sua utilizao prtica. Trata-se de uma negao da diviso entre conhecimento e ao. Alguns de seus tericos mais conhecidos so Charles Sanders Peirce, George Herbert Mead e John Dewey.

ampla, como uma teoria de um self dialgico. A nfase no discurso interno (inner speech, no original) enquanto uma funo evolutiva que substitui a estratgia de tentativa e erro seria, nesse caso, o elemento comum em torno do qual o self existiria para os diferentes autores dessa corrente filosfica. Wiley vai mais longe e iguala self dialgico e inner speech, enfatizando os aspectos conscientes e reflexivos, que so as mais frequentes caractersticas do conceito de self em diferentes teorias. Outros tericos - por exemplo, Lysaker (2006) -, discordam da comparao de Wiley, enfatizando que existem aspectos prreflexivos do pensamento que tambm fazem parte do self. Um exemplo citado pelo autor o de uma exnamorada que surge para um indivduo que se encontra em um contexto de trabalho. A ativao de diferentes posies pode lev-lo a uma srie de reaes, como, por exemplo, dar um abrao ou um aperto de mo, a partir de pensamentos como quero reatar nosso namoro ou tenho que manter uma postura profissional. Segundo Lysaker, estas reaes surgiriam de forma difusa, sem uma fonte definida, e qualquer conscincia que se pudesse ter de sua emergncia seria secundria na deciso sobre que rumo tomar. A grande questo, aqui, parece ser se a definio de self deve ou no ser restrita a processos reflexivos portanto, conscientes. Trata-se da distino conceitual em que o uso de uma palavra (self) no implica identidade entre os conceitos nomeados por ela. A opo por um self que englobe aspectos conscientes e inconscientes, reflexivos e prreflexivos, vai ao encontro das concepes propostas por Damsio (2000) de self autobiogrfico e protosself, mas o paralelo no plenamente concretizado. A posio de Damsio aproxima-se de uma distino entre cognio (self autobiogrfico) e sensao (protosself). Por outro lado, Lysaker (2006) refere-se reflexividade e pr-reflexividade. Pode-se dizer que o processo de formao e manuteno do protosself pr-reflexivo, mas os processos prreflexivos citados por Lysaker envolvem muito mais do que o protosself pode produzir em termos de complexidade cognitiva. possvel, portanto, entender os conceitos como parcialmente interligados, numa relao de complementaridade. O RPP, embora bastante elogiado (Barresi, 2002; DeSouza, 2005; Gonalves & Salgado, 2001), apresenta alguns pressupostos problemticos. Gonalves e Salgado (2001) alegam que quando o indivduo responde ao instrumento ele se coloca em uma metaposio, ou seja, consegue fornecer resultados que, aparentemente, no so enviesados por

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 353-361, abr./jun. 2010

360

Santos e Gomes

nenhuma das posies de seu self. Outro problema assumir que as relaes entre as posies so transsituacionais. Os autores argumentam que duas posies podem ter relaes at opostas, dependendo da situao em que o indivduo se encontre. Alm disso, chamam ateno para o fato de que talvez os dilogos internos durante a aplicao do instrumento constituam-se em um dado importante deixado de lado. DeSouza (2005), em um estudo emprico com 17 participantes, utilizou o RPP para averiguar a correspondncia entre o conceito de self dialgico e o instrumento. Sua concluso foi que, embora consiga captar um retrato do self dialgico, o RPP no consegue demonstrar o movimento dialgico de forma eficaz.
CONCLUSO

2000; Varela, Thompson & Rosch, 1991), que descreve essa tendncia descentralizadora e concebe sistemas que funcionam sem funo executiva. Valsiner (2002) trouxe esse conceito de forma geral, mas at o momento nenhum terico elaborou de forma detalhada a interface entre o self e esses outros sistemas descentralizados. Em retrospecto, a teoria do self dialgico encontra-se em seu incio, e se apresenta como um campo frtil para o desenvolvimento de pesquisas. Refinamentos tericos so necessrios, devidamente amparados em estudos empricos com variao metodolgica adequada. O engajamento de pesquisadores nessas tarefas em um futuro prximo indicar os rumos da teoria no contexto mais amplo da Psicologia.
REFERNCIAS
Bakhtin, M. (1984). Problems of Dostoevskys poetics (C. Emerson, Ed. & Trans.). Minneapolis: University of Minnesota Press. (Original publicado em russo, 1963). Beebe, J. (2002). An archetypal model of the self in dialogue. Theory & Psychology, 12, 267-280. Barresi, J. (2002). From the thought is the thinker to the voice is the speaker. Theory & Psychology, 12, 237-250. Branco, A. U. (2005). Peer interaction, language development and metacommunication. Culture & Psychology, 11(4), 415-429. Crick, F. & Cock, C. (2003). A framework for consciousness. Nature Neuroscience, 6, 119-126. Damsio, A. R. (2000). O mistrio da conscincia (L. T. Motta, Trad.). So Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em ingls, 1999). DeSouza, M. L. (2005). Self semitico e self dialgico: Uma investigao da reflexividade da conscincia. Tese de Doutorado no publicada. Curso de Ps-Graduao em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Fogel, A., Koeyer I., Bellagamba F. & Bell, H. (2002). The dialogical self in the first two years of life. Theory and Psychology, 12, 191205. Gonalves, M. M., & Salgado, J. (2001). Mapping the multiplicity of the self. Culture & Psychology, 7, 367-377. Hermans, H. J. M. (2001a). The dialogical self: Toward a theory of personal and cultural positioning. Culture & Psychology, 7, 243281. Hermans, H. J. M. (2001b). The construction of a personal position repertoire: Method and practice. Culture & Psychology, 7, 323365. Hermans, H. J. M. (2002). The dialogical self as a society of mind. Theory & Psychology, 12, 147-160. Hermans, H. J. M. (2003). The construction and reconstruction of a dialogical self. Journal of Constructivist Psychology, 16, 89-130.

Muitas das proposies do self dialgico ainda precisam ser refinadas e transformadas em hipteses testveis. As aplicaes ainda se encontram em estado embrionrio. A teoria enfoca a estruturao da mente humana a partir das relaes entre seus componentes, e no de sua natureza. O destaque dado multiplicidade de posies internas reflete uma preocupao em fugir das simplificaes e centralizaes recorrentes nas teorias do self. Como um contexto terico amplo, ela oferece um campo frtil para a interface com outras teorias de reas afins. Isso decorre, principalmente, de seu estado ainda inicial, em que muitos aspectos no se encontram desenvolvidos, e de sua natureza sistmica e descentralizada. Muitas das posies de Hermans, Kempen e Van Loon (1992) se encontram em consonncia com diversas perspectivas contemporneas do pensamento cientfico. A busca pelo entendimento do funcionamento de sistemas descentralizados perpassa os campos da informtica (Johnson, 2000) e da neurocincia (Crick & Cock, 2003). A informtica vem cada vez mais lidando com sistemas bottom-up descentralizados, em que componentes cuja complexidade uma pequena frao daquela do todo de que fazem parte reagem de forma mais efetiva e mais rpida. A neurocincia teoriza o crebro como um sistema composto de neurnios que competem entre si, realizando sinapses que fortalecem algumas relaes entre as partes enquanto enfraquecem outras. O resultado da interao catica entre estas partes d forma ao crebro sem que haja alguma regio deste que coordene o processo. Especial nfase deve ser dada ao conceito de fenmenos emergentes (Johnson,

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 353-361, abr./jun. 2010

Self dialgico: teoria e pesquisa

361

Hermans, H. J. M., & Kempen, H. J. G. (1998). Moving cultures: The perilous problems of cultural dichotomies in a globalizing society. American Psychologist, 53, 11111120. Hermans, H. J. M., Kempen, H. J. G. & Van Loon, R. J. P. (1992). The dialogical self: beyond individualism and rationalism. American Psychologist, 47, 23-33. James, W. (2007). The principles of psychology Vol. I. NY: Cosimo Classics. (Original publicado em 1890). Johnson, S. (2000). Emergncia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. Leiman, M. (2002). Toward semiotic dialogism: The role of sign mediation in the dialogical self. Theory & Psychology, 12, 221235. Lewis, M. D. (2002). The dialogical brain. Theory & Psychology, 12, 175-190. Lysaker, P. H. & Lysaker, J. T. (2002). Narrative structure in psychosis: schizophrenia and disruptions of the dialogical self. Theory & Psychology, 12, 207-220. Lysaker, J. T. (2006). I am not what I seem to be. International Journal for Dialogical Science, 1, 43-45. Lysaker, P. H. & Hermans, H. J. M. (2007). The dialogical self in psychotherapy for persons with schizophrenia: A case study. Journal of Clinical Psychology, 63(2), 129-139. Oliveira, M. C. L. S. (2006). Identidade, narrativa e desenvolvimento na adolescncia: Uma reviso crtica. Psicologia em Estudo, 11(2), 427-436.

Raggat, P. T. F. (2000). Mapping the dialogical self: Towards a rationale and method of assessment. European Journal of Personality, 14, 65-90. Santos, M. A. (2007). Movimentos dialgicos do self em psicoterapia. Dissertao de mestrado no publicada. Curso de Ps-Graduao em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Stemplewska-akowicz, K., Walecka, J. & Gabiska, A. (2006). As many selves as interpersonal relations (maybe even more). International Journal for Dialogical Science, 1, 71-94. Valsiner, J. (2002). Forms of dialogical relations and semiotic autoregulation within the self. Theory & Psychology, 12, 251-265. Varela, F. J., Thompson, E., & Rosch, E. (1991). The Embodied Mind. Cambrige, MA: MIT Pres. Wiley, N. (1994). The semiotic self. Chicago: The Univ. Chicago Press Wiley, N. (2006). Pragmatism and the dialogical self. International Journal for Dialogical Science, 1, 5-21.

Recebido em 09/06/2008 Aceito em 15/12/2009

Endereo para correspondncia:

William B. Gomes. Rua Couto de Magalhes 1155/601, CEP 90540-131, Porto Alegre-RS, Brasil. E-mail: gomesw@ufrgs.br.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 15, n. 2, p. 353-361, abr./jun. 2010

You might also like