You are on page 1of 8

INSTITUTO CUIABANO DE EDUCAO ICE CURSO DE GRADUAO EM CINCIA DA COMPUTAO

INOVAO E TECNOLOGIA

ISABELLA MARIANO DOS SANTOS bellamariano@gmail.com JOS RUBENS DA SILVA hexashow1201@gmail.com

CUIAB-MT/ 2011

ISABELLA MARIANO DOS SANTOS JOS RUBENS DA SILVA

INOVAO E TECNOLOGIA

Trabalho apresentado ao Curso de Cincia da Computao, do Instituto Cuiabano de Educao, como um dos requisitos para obteno de notas na disciplina de Noes de Economia e Finanas. Orientador (a): Dbora.

CUIAB-MT/ 2011

INTRODUO
Muitos leitores quando ouvem dizer de inveno e inovao, logo j tira concluses de que se trata da mesma coisa, que apenas a forma de dizer que muda porem, na verdade se trata de palavras e conceitos totalmente distinto um do outro. Mas na verdade do que se trata inveno e inovao? com objetivo claro e lgico, que falaremos no decorrer deste trabalho os conceitos detalhados do que se trata cada uma dessas palavras to confundida pelos leitores. Levaremos em conta, o conceito do Manual de Oslo, que por seu nome j da para se ter uma ideia do que se trata o mesmo. Assim, no decorrer do trabalho, vrias duvidas sero sanadas, a cerca dos assuntos abordados.

O que Inovao?
A Inovao uma forma de se criar novas idias, em alguns casos, baseado em algo j existente. uma renovao, novidades, inveno de algo para o mercado de consumo. Existem vrios conceitos sobre inovao e vai depender muito de como se aplica. Ela pode se classificar em muitas formas, mas as duas mais focadas so: o Foco da inovao e o impacto que ela gera. O foco a quem ela atingir e de que forma isso ser recebido pelas pessoas, alguns de seus benefcios, as mudanas, a forma como algo oferecido para o mercado. Isso tudo em foco com relao Inovao de produtos, processos e modelos de negcios. O impacto incremental visto como pequenas melhorias, avanos em alguns produtos que de alguma forma haja um beneficio percebido pelo consumidor, porm, no modifica a forma de como ele consumido. J o impacto radical traz a mudana na estrutura do mercado, modificando o modelo de negcios vigentes, um exemplo disso a evoluo do CD multimdia para os arquivos digitais em MP3. Mas, qual o motivo que leva a inovao? O site da Inventta cita que as inovaes so capazes de gerar vantagens competitivas a mdio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas e dos pases no futuro . Basicamente inovar significa crescimento para uma empresa, aumento de seu capital e ajuda a enfrentar a concorrncia na busca por espao no mercado, pois a competio entre as empresas esto cada vez maiores.

Qual a diferena entre Inovao e Inveno?


Michael Porter (1990, p. 780) tambm havia deduzido necessidade de se distinguir a inveno da inovao. Ele escreveu que a inovao se define como: uma nova maneira de fazer as coisas (chamada de inveno por alguns autores) que seja comercializada.

Muitas pessoas confundem inovao com inveno, embora as duas caminhem juntas. A inveno a criao de algo novo, ou seja, cria algo que no existe. J a inovao envolve algo que possa fazer com que o que foi criado (uma inveno) seja comercializado e utilizado.

O que tecnologia?
A economia mundial cresce segundo duas grandes foras: globalizao e mudana tecnolgica (Doyle, 1998). A tecnologia o encontro entre a cincia e a engenharia onde a juno das duas gera instrumentos para que se crie algo que tecnologicamente possa auxiliar pessoas e empresas na construo de algo. Geralmente tem como objetivo facilitar a vida, economizar tempo e custo x beneficio. claro que quase sempre vai existir seu lado ruim que no caso o desemprego, a poluio e algumas outras questes ecolgicas, filosficas e sociolgicas.

O que transferncia de tecnologia?


Segundo o Enterprise Europe Network, a transferncia de tecnologia pode ser entendida como o processo de transferncia de propriedade intelectual (patentes, copyrights, know-how, etc.) desde o laboratrio at ao mercado. Este um processo que abrange todo o ciclo de vida de um produto, desde a idia inicial at ao marketing e venda do produto. Podemos entender que a transferncia de tecnologia tem o intuito de facilitar para as pessoas, empresas e etc. a forma de acesso a contedos, conhecimentos e tecnologia. Ela faz com que o desenvolvimento cientifico seja acessvel para que algumas pessoas possam explorar, desenvolver, utilizar a tecnologia a seu favor. A transferncia de tecnologia pode ser classificada como vertical ou horizontal.

A transferncia de tecnologia vertical pode ser definida como o processo de transferir atividades de I&D (Investigao e Desenvolvimento) para um ambiente

comercial. A transferncia de tecnologia horizontal o processo de obter uma dada tecnologia que existe num dado mercado e transferi-la para outro mercado, normalmente menos desenvolvido.

O curso de CCO integra a inovao e a tecnologia?


Os cursos de tecnologia em si, sempre se espera ter inovao, e claro que a tecnologia no fica fora disso, trazendo consigo varias descobertas, a fim de melhorar o desempenho de uma corporao, assim fazendo com que as pessoas que a compe, desempenham suas funes de maneira mais efetiva e com muito mais entretenimento. Foi por esses e outros motivos que o curso de Cincia da Computao surgiu, a fim de poder ajudar as inmeras corporaes a resolverem seus determinados tipos de problemas, assim sendo aplicando a inovao juntamente com a tecnologia, para a qualificao dos profissionais que atuam na rea, para desempenhar suas funes de maneira eficiente e eficaz.

Manual de Oslo
De acordo com Odilon Marcuzzo do Canto, parte de uma srie de publicaes da instituio intergovernamental Organizao para Cooperao Econmica e Desenvolvimento OCDE, o Manual de Oslo tem o objetivo de orientar e padronizar conceitos, metodologias e construo de estatsticas e indicadores de pesquisa de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de pases industrializados. A primeira edio do Manual de Oslo data de 1990. A primeira traduo para o portugus foi produzida e divulgada pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) em meio eletrnico, em 2004. Em que pese o fato de se ter como fonte padres de pases desenvolvidos, o Manual de Oslo bastante abrangente e flexvel quanto a suas definies e metodologias de inovao tecnolgica e, por isso mesmo, tem sido uma das principais referncias para as atividades de inovao na indstria brasileira que se quer cada vez mais competitiva.

Enfim, o Manual de Oslo, tem como objetivo no auxilio das variadas pesquisas de inovao tecnolgicas das corporaes, assim traando um mtodo rgido em questo de inovao e facilidade na hora das variveis dvidas existentes em uma pesquisa. Tambm, servindo como auxilio para diversos segmentos acadmicos.

CONCLUSO
Apresentamos neste trabalho, elementos essenciais sobre os conceitos de inveno e inovao, assim mostrando as principais diferenas entre cada uma das palavras tecnolgicas, podendo assim dizer. Frisando novamente que inveno e inovao, so de conceitos distintos um do outro. Tambm, definimos um dos principais conceitos sobre o Manual de Oslo. Espera-se que o presente trabalho auxilie na compreenso sobre os tpicos apresentados, assim aprimorando os conhecimentos tecnolgicos e conceituais acerca dos assuntos.

Bibliografia
NETWORK, Enterprise Europe - Transferncia de Tecnologia. http://www.enterpriseeuropenetwork.pt/info/investigacao/Paginas/transftec.aspx Acesso em: 4 / 05 / 2011

INOVAO, Inventta Inteligncia - Radar Inovao. http://inventta.net/radar-inovacao/a-inovacao/ Acesso em: 5 / 05 / 2011 LEARN, Open - 1 Inveno e inovao. http://labspace.open.ac.uk/mod/resource/view.php?id=374454 Acesso em: 5 / 05 / 2011 INOVADO, Brasil Manual de Oslo. http://www.finep.gov.br/dcom/brasil_inovador/arquivos/manualdeoslo/prefacio.html Acesso em: 31 / 05 / 2011

You might also like