You are on page 1of 2

CAC II 1 Turma 2

Autoenxerto de osso esponjoso

Nome: Preta idade: 3 anos Sexo: fmea

Procedeu-se medicao pr-anestsica com morfina 2% (0.3 mg/Kg) e acepromazina (5mg/Kg), induo com Ketamina e propofol e manuteno com isoflurano.

Realizou-se tricotomia e assepsia do membro anterior esquerdo na regio do ombro e fez-se a lavagem do membro posterior esquerdo.

O animal foi posicionado na mesa cirrgica em decbito lateral direito. O osso esponjoso foi obtido da epfise proximal do mero esquerdo. A colocao de enxerto sseo nesta situao teve como objetivo preencher o defeito sseo, promover e acelerar a unio da artrodese ao nvel da articulao tibiotrsica no membro posterior esquerdo. Os seus efeitos benficos baseiam-se sobretudo na sua atividade osteognica e osteoindutora devido riqueza em clulas mesenquimatosas indeferenciadas, com capacidade de induzir a angiognese. Assim,fez-se acesso a difise proximal do mero: Identificar o processo acrmio, o tubrculo maior do mero e a tuberosidade deltoide por palpao. Inciso na pele feita ligeiramente lateral linha mdia do mero proximal, desde o tubrculo maior at a meio da difise, um pouco alm da tuberosidade do deltide. Retrair a pele, incidir a fscia profunda ao longo do bordo lateral do Braquiceflico. Separamos medialmente o M.braquicefalico sem necessidade de retrair o M. Deltoide. M.

CAC II 2 Turma 2

Aps a exposio do osso fez-se uma janela quadrada no peristeo e no osso cortical para ter acesso ao osso esponjoso com auxlio do ostetomo e do martelo, tendo o cuidado de cauterizar os vasos do peristeo. No membro posterior esquerdo incidiu-se no tecido de granulao e elevou-se com auxlio do elevador de peristeo para expor o osso. Uma vez que j havia unio entre a tbia e o talus no havia espao para o enxerto usou-se o drill eltrico para criar locas/espaos para incorporar o osso esponjoso. medida que se fazia os orifcios colocou-se soro para evitar que o dril aquecesse e provocasse necroses trmicas.

De seguida, no membro anterior onde tinha-se feito a janela, elevou-se o peristeo e retirou-se osso esponjoso com a cureta. Esse tecido esponjoso foi colocado na leso tendo o cuidado de limpar a rea com uma compressa.

Por fim o tecido de granulao foi aproximado com uma sutura em U com Premilene absorvvel). No acesso ao mero como no incidimos msculos no foi necessrio suturar. Fez-se uma sutura simples contnua na fscia dos msculos com fio Safil

2/0 seco triangular (fio de Polipropileno monofilamentar, no

3/0 seco

triangular. Fechou-se o tecido subcutneo em colchoeiro horizontal. E por fim a pele com uma sutura intradrmica.

You might also like