You are on page 1of 16

Os Maias - Resumo

Personagens Centrais
Afonso da Maia Caracterizao Fsica Afonso era baixo, macio, de ombros quadrados e fortes. A sua cara larga, o nariz aquilino e a pele corada. O cabelo era branco, muito curto e a barba branca e comprida. Como dizia Carlos: "lembrava um varo esforado das idas heroicas, um D. Duarte Meneses ou um Afonso de Albuquerque". Caracterizao Psicolgica Provavelmente o personagem mais simptico do romance e aquele que o autor mais valorizou. No se lhe conhecem defeitos. um homem de carcter culto e requintado nos gostos. Enquanto jovem adere aos ideais do Liberalismo e obrigado, pelo seu pai, a sair de casa; instala-se em Inglaterra mas, falecido o pai, regressa a Lisboa para casar com Maria Eduarda Runa. Mais tarde, dedica a sua vida ao neto Carlos. J velho passa o tempo em conversas com os amigos, lendo com o seu gato Reverendo Bonifcio aos ps, opinando sobre a necessidade de renovao do pas. generoso para com os amigos e os necessitados. Ama a natureza e o que pobre e fraco. Tem altos e firmes princpios morais. Morre de uma apoplexia, quando descobre os amores incestuosos dos seus netos.

Pedro da Maia Caracterizao Fsica Era pequenino, face oval de "um trigueiro clido", olhos belos "assemelhavam-no a um belo rabe". Valentia fsica. Caracterizao Psicolgica Pedro da Maia apresentava um temperamento nervoso, fraco e de grande instabilidade emocional. Tinha assiduamente crises de "melancolia negra que o traziam dias e dias, murcho, amarelo, com as olheiras fundas e j velho". Ea de Queirs d grande importncia vinculao desta personagem ao ramo familiar dos Runa e sua semelhana psicolgica com estes. Pedro vtima do meio baixo lisboeta e de uma educao retrgrada. O seu nico sentimento vivo e intenso fora a paixo pela me. Apesar da robustez fsica, de uma enorme cobardia moral (como demonstra a reao do suicdio face fuga da mulher). Falha no casamento e falha como homem.

Carlos da Maia Caracterizao Fsica Carlos era um belo e magnfico rapaz. Era alto, bem constitudo, de ombros largos, olhos negros, pele branca, cabelos negros e ondulados. Tinha barba fina, castanha escura, pequena e aguada no queixo. O bigode era arqueado aos cantos da boca. Como diz Ea, ele tinha uma fisionomia de "belo cavaleiro da Renascena". Caracterizao Psicolgica

Carlos era culto, bem-educado, de gostos requintados. Ao contrrio do seu pai, fruto de uma educao Inglesa. corajoso e frontal. Amigo do seu amigo e generoso. Destaca-se na sua personalidade o cosmopolitismo, a sensualidade, o gosto pelo luxo, e diletantismo (incapacidade de se fixar num projeto srio e de o concretizar).Todavia, apesar da educao, Carlos fracassou. No foi devido a esta mas falhou, em parte, por causa do meio onde se instalou uma sociedade parasita, ociosa, ftil e sem estmulos. Mas tambm devido a aspetos hereditrios a fraqueza e a cobardia do pai, o egosmo, o futilidade e o esprito bomio da me. Ea quis personificar em Carlos a idade da sua juventude, a que fez a Questo Coimbr e as Conferncias do Casino e que acabou no grupo dos Vencidos da Vida, de que Carlos um bom exemplo.

Maria Eduarda Caracterizao Fsica Maria Eduarda era uma bela mulher: alta, loira, bem-feita, sensual mas delicada, "com um passo soberano de deusa", "flor de uma civilizao superior, faz relevo nesta multido de mulheres miudinhas e morenas". Era bastante simples na maneira de vestir, "divinamente bela, quase sempre de escuro, com um curto decote onde resplandecia o incomparvel esplendor do seu colo". Caracterizao psicolgica Podemos verificar que, ao contrrio das outras personagens femininas Maria Eduarda nunca criticada, Ea manteve sempre esta personagem distncia, a fim de possibilitar o desenrolar de um desfecho dramtico (esta personagem cumpre um papel de vtima passiva). Maria Eduarda ento delineada em poucos traos, o seu passado quase desconhecido o que contribui para o aumento e encanto que a envolve. A sua caracterizao feita atravs do contraste entre si e as outras personagens femininas, mas e ao mesmo tempo, chega-nos atravs do ponto de vista de Carlos da Maia, para quem tudo o que viesse de Maria Eduarda era perfeito, "Maria Eduarda! Era a primeira vez que Carlos ouvia o nome dela; e pareceu-lhe perfeito, condizendo bem com a sua beleza serena." Uma vez descoberta toda a verdade da sua origem, curiosamente, o seu comportamento mantm-se afastado da crtica de costumes (o seu papel na intriga amorosa est cumprido), e esta personagem afasta-se discretamente de "cena".

Maria Monforte Caracterizao Fsica extremamente bela e sensual. Tinha os cabelos loiros, "a testa curta e clssica, o colo ebrneo". Caracterizao Psicolgica vtima da literatura romntica e daqui deriva o seu carcter pobre, excntrico e excessivo. Costumavam chamar-lhe negreira porque o seu pai levara, noutros tempos, cargas de negros para o Brasil, Havana e Nova Orlees. Apaixonou-se por Pedro e casou com ele. Desse casamento nasceram dois filhos. Mais tarde foge com o napolitano, Tancredo, levando consigo a filha, Maria Eduarda, e abandonando o marido - Pedro da Maia - e o filho - Carlos Eduardo. Leviana e imoral, , em parte, a culpada de todas as desgraas da famlia Maia. F-lo por amor, no por maldade. Morto Tancredo, num duelo, leva uma vida dissipada e morre

quase na misria. Deixa um cofre a um conhecido portugus - o democrata Sr. Guimares com documentos que poderiam identificar a filha a quem nunca revelou as origens.

Personagens-Tipo
Joo da Ega Caracterizao Fsica Ega usava "um vidro entalado no olho", tinha "nariz adunco, pescoo esganiado, punhos tsicos, pernas de cegonha". Era o autntico retrato de Ea. Caracterizao Psicolgica Joo da Ega a projeo literria de Ea de Queirs. uma personagem contraditria. Por um lado, romntico e sentimental, por outro, progressista e crtico, sarcstico do Portugal Constitucional. Era o Mefistfeles de Celorico. Amigo ntimo de Carlos desde os tempos de Coimbra, onde se formara em Direito (muito lentamente). A me era uma rica viva e beata que vivia ao p de Celorico de Bastos, com a filha. Bomio, excntrico, exagerado, caricatural, anarquista sem Deus e sem moral. leal com os amigos. Sofre tambm de diletantismo, concebe grandes projetos literrios que nunca chega a executar. Terminado o curso, vem viver para Lisboa e torna-se amigo inseparvel de Carlos. Como Carlos, tambm ele teve a sua grande paixo - Raquel Cohen. Ega, um falhado, corrompido pela sociedade, encarna a figura defensora dos valores da escola realista por oposio romntica. Na prtica, revela-se em eterno romntico. Nos ltimos captulos ocupa um papel de grande relevo no desenrolar da intriga. a ele que o Sr. Guimares entrega o cofre. juntamente com ele, que Carlos revela a verdade a Afonso. ele que diz a verdade a Maria Eduarda e a acompanha quando esta parte para Paris definitivamente.

Conde de Gouvarinho Caracterizao Fsica Era ministro e par do Reino. Tinha um bigode encerado e uma pra curta. Caracterizao Psicolgica Era voltado para o passado. Tem lapsos de memria e revela uma enorme falta de cultura. No compreende a ironia sarcstica de Ega. Representa a incompetncia do poder poltico (principalmente dos altos cargos). Fala de um modo depreciativo das mulheres. Revelar-se-, mais tarde, um bruto com a sua mulher.

Condessa de Gouvarinho Caracterizao Fsica Cabelos crespos e ruivos, nariz petulante, olhos escuros e brilhantes, bem-feita, pele clara, fina e doce; casada com o conde de Gouvarinho e filha de um comerciante ingls do Porto.

Caracterizao Psicolgica imoral e sem escrpulos. Tra o marido, com Carlos, sem qualquer tipo de remorsos. Questes de dinheiro e a mediocridade do conde fazem com que o casal se desentenda. Envolve-se com Carlos e revela-se apaixonada e impetuosa. Carlos deixa-a, acaba por perceber que ela uma mulher sem qualquer interesse, demasiado ftil.

Dmaso Salcede Caracterizao Fsica Era baixo, gordo, "frisado como um noivo de provncia". Era sobrinho de Guimares. A ele e ao tio se devem, respectivamente, o incio e o fim dos amores de Carlos com Maria Eduarda. Caracterizao Psicolgica Dmaso uma smula de defeitos. Filho de um agiota, presumido, cobarde e sem dignidade. dele a carta annima enviada a Castro Gomes, que revela o envolvimento de Maria Eduarda com Carlos. dele tambm, a notcia contra Carlos n' A Corneta do Diabo. Mesquinho e convencido, provinciano e tacanho, tem uma nica preocupao na vida o " chic a valer". Representa o novo-riquismo e os vcios da Lisboa da segunda metade do sc. XIX. O seu carcter to baixo, que se retracta, a si prprio, como um bbado, s para evitar bater-se em duelo com Carlos.

Sr. Guimares Caracterizao Fsica Usava largas barbas e um grande chapu de abas moda de 1830. Caracterizao Psicolgica Conheceu a me de Maria Eduarda, que lhe confiou um cofre contendo documentos que identificavam a filha. Guimares , portanto, o mensageiro da trgica verdade que destruir a felicidade de Carlos e de Maria Eduarda.

Toms de Alencar Caracterizao Fsica Toms de Alencar era "muito alto, com uma face encaveirada, olhos encovados, e sob o nariz aquilino, longos, espessos, romnticos bigodes grisalhos". Caracterizao Psicolgica Era calvo, em toda a sua pessoa "havia alguma coisa de antiquado, de artificial e de lgubre". Simboliza o romantismo piegas. O paladino da moral. Era tambm o companheiro e amigo de Pedro da Maia. Ea serve-se desta personagens para construir discusses de escola, entre naturalistas e romnticos, numa verso caricatural da Questo Coimbr. No tem defeitos e possui um corao grande e generoso. o poeta do ultrarromantismo.

Cruges Caracterizao Fsica "De grenha crespa que lhe ondulava at gola do jaqueto", "olhinhos piscos" e nariz espetado. Caracterizao Psicolgica Maestro e pianista pattico, era amigo de Carlos e ntimo do Ramalhete. Era demasiado chegado sua velha me. Segundo Ea, "um diabo adoidado, maestro, pianista com uma pontinha de gnio". desmotivado devido ao meio lisboeta - "Se eu fizesse uma boa pera, quem que ma representava".

Craft uma personagem com pouca importncia para o desenrolar da aco, mas que representa a formao britnica, o prottipo do que deve ser um homem. Defende a arte pela arte, a arte como idealizao do que h de melhor na natureza. culto e forte, de hbitos rgidos, "sentindo finamente, pensando com rectido". Ingls rico e bomio, coleccionador de "bric--brac". Eusebiozinho Eusebiozinho representa a educao retrgrada portuguesa. Tambm conhecido por Silveirinha, era o primognito de uma das Silveiras - senhoras ricas e beatas. Amigo de infncia de Carlos com quem brincava em Santa Olvia, levando pancada continuamente, e com quem contrastava na educao. Cresceu tsico, molengo, tristonho e corrupto. Casou-se, mas enviuvou cedo. Procurava, para se distrair, bordis ou aventureiras de ocasio pagas hora.

Episdios da Crnica de Costumes


O jantar no Hotel central Neste jantar, Ega pretende homenagear Cohen, o marido de Raquel, a quem Ega estava apaixonado e com a qual mantinha uma relao. Em roda da mesa surgiram assuntos do foro literrio e politico que permitem ter uma noo da situao de Portugal. Literrio: Alencar defende o Ultrarromantismo enquanto Ega o Realismo/Naturalismo (mostra uma sociedade dominada por valores tradicionais, que se ope a uma nova gerao, a gerao de 70 representada por Ega). Este defende exageradamente a insero da cincia na literatura. Poltico: Ega crtica a decadncia do pas e afirma desejar a bancarrota e a invaso espanhola. A maneira de ser portugus revelada, atravs das vises de Carlos (comea por pensar, a propsito da mouraria, que "esse mundo de fadistas, de faias" merecia um estudo, um romance) e de Craft, que fica impassvel perante a feroz discusso entre Alencar e Ega (a propsito de um verso "o homem da ideia nova", o paladino do Realismo), discusso que quase termina em agresso fsica, reconhecendo que "a torpeza do Alencar sobre a irm do outro fazia parte dos costumes de crtica em Portugal", at porque sabia que "a reconciliao no tardaria, ardente e com abraos". Provocando Sousa Neto, Ega percebe que este nada sabe do socialismo e no capaz de um dilogo consequente.

A corrida de cavalos uma stira ao desejo de imitar o que se faz no estrangeiro, por um esforo de cosmopolitismo, e ao provincianismo do acontecimento. As corridas de cavalos permitem apreciar de forma irnica e caricatural uma sociedade que vive de aparncias. O comportamento da assistncia feminina naturalmente caricaturado. A conformidade do vesturio ocasio parece no ser a melhor e acaba por traduzir a falta de gosto e, sobretudo, o ridculo de uma situao que se pretende requintada sem o ser. As corridas servem, para Ea, criticar a mentalidade e o comportamento da alta burguesia: O aborrecimento, motivado pelo facto das pessoas no revelarem qualquer interesse pelo evento. A desordem, originada pelo jquei que montava o cavalo "Jpiter" e que insultava Mendona, o juiz das corridas, pois considerava ter perdido injustamente em detrimento do Pinheiro, que montara o Escocs e que obtivera a vitria por ser ntimo de Mendona. Tomava-se partido, havia insultos, at que Vargas resolveu com um encontro para os lados desafiar o jquei foi, ento, que se ouviu uma srie de expresses como "Morra" e "Ordem", se viram chapus pelo ar, se ouviam baques surdos de murros.

O jantar na casa do Conde Gouvarinho O espao social permite atravs das falas, observar a gradao dos valores sociais, o atraso intelectual do pas, a mediocridade mental de algumas figuras da alta burguesia e da aristocracia. Desfilam perante Carlos as principais figuras e problemas da vida poltica, social e cultural da alta sociedade lisboeta: a crtica literria, a literatura, a histria de Portugal, as finanas nacionais, etc. Todos estes problemas denunciam uma fragilidade moral dessa sociedade que pretendia apresentar-se como civilizada. No jantar podemos apreciar duas concees opostas sobre a educao das mulheres: salientase o facto de ser conveniente que "uma senhora seja prendada, ainda que as suas capacidades no devam permitir que ela saiba discutir, com um homem, assuntos de carcter intelectual" (Ega, provocador, defende que "a mulher devia ter duas prendas: cozinhar bem e amar bem"). A falta de cultura dos indivduos que so detentores de cargos que os inserem na esfera social do poder Sousa Neto (oficial superior de um cargo de uma grande repartio do Estado, da Instituio Pblica), desconhece Proudhon, comeando por responder a Ega que, provocante, lhe pergunta a sua opinio sobre o socialista, que no se recorda textualmente, depois "que Proudhon era um autor de muito nomeada", e finalmente, perante a insistncia de Ega, sintetiza a sua ignorncia, afirmando que no sabia que "esse filsofo tivesse escrito sobre assuntos escabrosos", como o amor, acrescentando que era seu hbito aceitar "opinies alheias, pelo que dispensava as discusses". Posteriormente, perguntar a Carlos se existe literatura em Inglaterra. O deslumbramento pelo estrangeiro Sousa Neto manifesta a sua curiosidade em relao aos pases estrangeiros, interrogando Carlos, o que revela o aprisionamento cultural de Sousa Neto, confinado s terras portuguesas.

Os Jornais, A Corneta do Diabo e A Tarde Critica-se, neste episdio, a decadncia do jornalismo portugus, pois os jornalistas deixavamse corromper, motivados por interesse econmicos ( o caso de Palma Cavalo, do Jornal A

Corneta do Diabo) ou evidenciam uma parcialidade comprometedora, originada por motivos polticos ( o caso de Neves, diretor do Jornal A Tarde). A Corneta do Diabo: Carlos dirige-se, com Ega, a este jornal, que publicara uma carta, escrita por Dmaso Salcede, insultando e expondo, em termos degradantes, a sua relao amorosa com Maria Eduarda. Palma Cavalo revela o nome do autor da carta e mostra aos dois amigos o original, escrito pela letra de Dmaso Salcede, a troco de "cem mil ris" A Tarde: Neves, o diretor do jornal, acede a publicar a carta em que Dmaso Salcede se confessa embriagado ao redigir a carta insultuosa, mencionando a relao de Carlos e de Maria Eduarda, por concluir que, afinal, no se tratava do seu amigo poltico Dmaso Guedes, o que o teria levado a rejeitar a publicao.

O sarau do Teatro da Trindade Evidencia-se o gosto dos portugueses, dominados por valores caducos, enraizados num sentimentalismo educacional e social ultrapassado. Total ausncia de esprito crtico e analtico da alta burguesia e da aristocracia nacionais e a sua falta de cultura. Rufino, o orador sublime, que pregava a caridade e o progresso, representa a orientao mental daqueles que o ouviam: a sua retrica vazia e impregnada de artificialismos barrocos e ultrarromnticos traduz a sensibilidade literria da poca, o seu enaltecimento nao e famlia. Cruges, que tocou Beethoven, representa aqueles que, em Portugal, se distinguiam pelo verdadeiro amor arte e que, tocando a Sonata pattica, surgiu como alvo de risos mal disfarados, depois de a marquesa dizer que se tratava da Sonata Pateta, o que o tornaria o fiasco da noite. Alencar declamou A Democracia, depois de um magano gordo lamentar que ns Portugueses, no aproveitssemos herana dos nossos avs, revelando um patriotismo convincente. O poeta aliava, agora, poesia, e poltica, numa encenao exuberante, que traduzia a sua emoo pelo facto de ter ouvido uma voz sada do fundo dos sculos e que o levava a querer a Repblica, essa aurora (e os aplausos foram numerosos) que viria com Deus.

Os Maias - Aco
N' Os Maias podemos distinguir dois nveis de aco: a crnica de costumes - aco aberta; e a intriga - aco fechada, que se divide em intriga principal e intriga secundria. Na intriga secundria temos: a histria de Afonso da Maia - poca de reaco do Liberalismo ao Absolutismo; a histria de Pedro da Maia e Maria Monforte - poca de instaurao do Liberalismo e consequentes contradies internas; a histria da infncia e juventude de Carlos da Maia - poca de decadncia das experincias Liberais. Na intriga principal so retratados os amores incestuosos de Carlos e Maria Eduarda que terminam com a desagregao da famlia - morte de Afonso e separao de Carlos e Maria Eduarda. Carlos o protagonista da intriga principal. Teve uma educao inglesa e tirou o curso de medicina em Coimbra. A educao de Maria Eduarda foi completamente diferente, donde se conclui que a sua paixo no foi condicionada pela educao, nem pela hereditariedade, nem pelo meio. A sua ligao amorosa foi comandada distncia por uma entidade que se denomina destino. A aco principal d' Os Maias, desenvolve-se segundo os moldes da tragdia clssica - peripcia, reconhecimento e catstrofe. A peripcia verificou-se com o encontro casual de Maria Eduarda com Guimares; com as revelaes casuais do Guimares a Ega sobre a identidade de Maria Eduarda; e com as revelaes a Carlos e Afonso

da Maia tambm, sobre a identidade de Maria Eduarda. O reconhecimento, acarretado pelas revelaes do Guimares, torna a relao entre Carlos e Maria Eduarda uma relao incestuosa, provocando a catstrofe consumada pela morte do av; a separao definitiva dos dois amantes; e as reflexes de Carlos e Ega.

Os Maias - O Espao
Espao Fsico Exteriores A maior parte da narrativa passa-se em Portugal, mais concretamente em Lisboa e arredores. Em Santa Olvia passa-se a infncia de Carlos. tambm para l que este foge quando descobre a sua relao incestuosa com a irm. Em Coimbra passam-se os estudos de Carlos e as suas primeiras aventuras amorosas. em Lisboa que se do os acontecimentos que levam Afonso da Maia ao exlio; em Lisboa que sucedem os acontecimentos essenciais da vida de Pedro da Maia; e tambm l que decorre a vida de Carlos que justifica o romance - a sua relao incestuosa com a irm. O estrangeiro surge-nos como um recurso para resolver problemas. Afonso exila-se em Inglaterra para fugir intolerncia Miguelista; Pedro e Maria vivem em Itlia e em Paris devido recusa deste casamento pelo pai de Pedro. Maria Eduarda segue para Paris quando descobre a sua relao incestuosa com Carlos. O prprio resolve a sua vida falhada com a fixao definitiva em Paris. Deve referir-se como importante espao exterior Sintra, palco de vrios encontros, quer relativos crnica de costumes, quer relao amorosa dos protagonistas.

Interiores Vrios so os espaos interiores referidos n' Os Maias, portanto, destacamos os mais importantes. No Ramalhete podemos encontrar: o salo de convvio e de lazer, o escritrio de Afonso, que tem o aspecto de uma "severa cmara de prelado", o quarto de Carlos, "como um ar de quarto de bailarina", e os jardins. A aco desenrola-se tambm na vila Balzac, que reflecte a sensualidade de Joo da Ega. referido tambm na obra, o luxuoso consultrio de Carlos que revela o seu diletantismo e a predisposio para a sensualidade. A Toca tambm um espao interior carregado de simbolismo, que revela amores ilcitos. So ainda referidos outros espaos interiores de menor importncia como o apartamento de Maria Eduarda, o Teatro da Trindade, a casa dos Condes de Gouvarinho, o Grmio, o Hotel Central os hotis de Sintra, a redaco d' A Tarde e d' A Corneta do Diabo, etc.

Espao Social O espao social comporta os ambientes (jantares, chs, soirs, bailes, espectculos), onde actuam as personagens que o narrador julgou melhor representarem a sociedade por ele criticada - as classes dirigentes, a alta aristocracia e a burguesia. O espao social cumpre um papel puramente crtico.

Espao Psicolgico O espao psicolgico constitudo pela conscincia das personagens e manifesta-se em momentos de maior densidade dramtica. sobretudo Carlos, que desvenda os labirintos da sua conscincia. Ocupando tambm Ega, um lugar de relevo. Destacamos, como espao psicolgico, o sonho de Carlos no qual evoca a figura de Maria Eduarda; nova evocao dela em Sintra; reflexes de Carlos sobre o parentesco que o liga a Maria Eduarda; viso do Ramalhete e do av, aps o incesto; contemplao de Afonso morto, no jardim. Quanto a Ega, reflexes e inquietaes aps a descoberta da identidade de Maria Eduarda. O espao psicolgico permite definir estas personagens como personagens modeladas.

Tempo
Este romance no apresenta um seguimento temporal linear, mas, pelo contrrio, uma estrutura complexa na qual se integram vrios "tipos" de tempos: tempo histrico, tempo do discurso e tempo psicolgico.

Tempo Histrico Entende-se por tempo histrico aquele que se desdobra em dias, meses e anos vividos pelas personagens, refletindo at acontecimentos cronolgicos histricos do pas. N' Os Maias, o tempo histrico dominado pelo encadeamento de trs geraes de uma famlia, cujo ltimo membro - Carlos, se destaca relativamente aos outros. A fronteira cronolgica situa-se entre 1820 e 1887, aproximadamente. Assim, o tempo concreto da intriga compreende cerca de 70 anos. Tempo do Discurso Por tempo do discurso entende-se aquele que se deteta no prprio texto organizado pelo narrador, ordenado ou alterado logicamente, alargado ou resumido. Na obra, o discurso inicia-se no Outono de 1875, data em que Carlos, concluda a sua viagem de um ano pela Europa, aps a formatura, veio com o av instalar-se definitivamente em Lisboa. Pelo processo de analepse, o narrador vai, at parte do captulo IV, referir-se aos antepassados do protagonista (juventude e exlio de Afonso da Maia, educao, casamento e suicdio de Pedro da Maia, e educao de Carlos da Maia e sua formatura em Coimbra) para recuperar o presente da histria que havia referido nas primeiras linhas do livro. Esta primeira parte pode considerar-se uma novela introdutria que dura quase 60 anos. Esta analepse ocupa apenas 90 pginas, apresentadas por meio de resumos e elipses. Assim, como vemos, o tempo histrico muito mais longo do que o tempo do discurso. Do Outono de 1875 a Janeiro de 1877 - data em que Carlos abandona o Ramalhete - existe uma tentativa para que o tempo histrico (pouco mais de um ano da vida de Carlos) seja idntico ao tempo do discurso - cerca de 600 pginas - para tal Ea serve-se muitas vezes da cena dialogada. O ltimo captulo uma elipse (salto no tempo) onde, passados 10 anos, Ega se encontra com Carlos em Lisboa. Tempo Psicolgico O tempo psicolgico o tempo que a personagem assume interiormente; o tempo filtrado pelas suas vivncias subjetivas, muitas vezes carregado de densidade dramtica. o tempo que se alarga ou se encurta conforme o estado de esprito em que se encontra.

No romance, embora no muito frequente, possvel evidenciar alguns momentos de tempo psicolgico nalgumas personagens: Pedro da Maia, na noite em que se deu o desaparecimento de Maria Monforte e o comunica a seu pai; Carlos, quando recorda o primeiro beijo que lhe deu a Condessa de Gouvarinho, ou, na companhia de Joo da Ega, contempla, j no final de livro, aps a sua chegada de Paris, o velho Ramalhete abandonado e ambos recordam o passado com nostalgia. Uma viso pessimista do Mundo e das coisas. o caso de "agora o seu dia estava findo: mas, passadas as longas horas, terminada a longa noite, ele penetrava outra vez naquela sala de repes vermelhos...". O tempo psicolgico introduz a subjetividade, o que pe em causa as leis do naturalismo.

Esttica
Os Maias distinguem-se no quadro da literatura nacional no s, pela originalidade do tema mas tambm, pela destreza e mestria com que o autor conta o romance. De facto, tanto a crtica social, como a intriga amorosa so valorizadas pelo rigor e beleza dos vocbulos utilizados.
Por exemplo, o impressionismo, bem patente, caracteriza-se pela frequncia de construes impessoais, uma vez que o efeito percecionado independentemente da causa, ficando, portanto, o sujeito para segundo plano; percees de tipo diferente traduzindo ironia; frequncia da hiplage (transposio de um atributo de gente para a ao). Relativamente aos substantivos e adjetivos, a obra de Ea contem muitos mais adjetivos do que substantivos. frequente o contraste substantivo concreto qualificado com um adjetivo abstracto ou vice-versa. Os adjetivos tm uma funo musical e rtmica completando a linha meldica da frase. O advrbio toma, em Ea, funes de atributo e a sua ao alcana o sujeito ou o objeto. Assim, Ea ampliou o nmero de advrbios de modo que a linguagem proporcionava, derivando-os dos adjetivos. O verbo oferece a alternncia dos seus sentidos - prprio ou figurado, e o escritor tem de escolher um ou outro. Estes podem invocar conceitos subjetivos mltiplos sem deixarem, por isso, de descrever aspetos das coisas. Ea utiliza o estilo indireto livre. Este tipo de discurso permitia-lhe: libertar a frase dos verbos muito utilizados e da correspondente conjugao integrante (ex.: disse que); permitialhe, tambm, aproximar a prosa literria da linguagem falada; conseguia impersonalizar a prosa narrativa dissimulando-se por detrs das suas personagens. N' Os Maias, existem em maior ou menor grau todos os nveis de linguagem. Da linguagem familiar linguagem infantil, popular e tambm neologismos (exemplo: Gouvarinhar). Esta obra muito rica em figuras de estilo, o que lhe concede um cunho particularmente queirosiano. Aliteraes, adjetivaes, comparaes, personificaes, enchem Os Maias do incio ao final da obra.

Questo Coimbr
Foi uma das mais importantes polmicas literrias portuguesas e a maior em todo o sculo XIX. No incio dos anos 60, um grupo de jovens intelectuais coimbros vinham reagindo contra a degenerescncia romntica e o atraso cultural do pas. Em 1865, Pinheiro Chagas publica o Poema da Mocidade, em cujo posfcio o velho poeta Antnio Feliciano de Castilho lhe fez elogios rasgados, chegando ao ponto de propor o jovem poeta para reger a cadeira de Literatura no Curso Superior de Letras. Foi o suficiente para de imediato Antero de Quental lanar um violento ataque num opsculo intitulado Bom Senso e Bom Gosto. Os sectrios de Castilho por um lado, e outros jovens por outro, vieram a terreiro lanar dezenas de opsculos de cariz fortemente polmico e onde por vezes no faltava o sarcasmo mordaz e o ataque pessoal. Embora de origem literria, a questo alargou-se a outras reas como a cultura, a poltica e a filosofia. Esta refrega durou mais de um ano e envolveu nomes que j eram ilustres, como Ramalho Ortigo e Camilo C. Branco. Ela marca, de certo modo, o incio de um esprito de modernidade nas letras portuguesas, pois esses jovens intelectuais (que foram o fermento da posterior Gerao de 70), manifestaram a vontade de modernizar o pensamento e a Literatura em Portugal.

Captulos
Captulo I Os Maias vm habitar o Ramalhete (1875) A descrio do Ramalhete antes de 1875 Vilaa, procurador dos Maias O restauro do Ramalhete (descreve-se a nova decorao) Afonso (retrato fsico) Caetano da Maia (pai intransigente) Juventude de Afonso Casamento e exlio Educao de Pedro (o padre Vasques) O regresso a Lisboa A morte de Maria Eduarda Runa (me de Pedro) A paixo de Pedro Alencar conhece a mulher que Pedro vai amar (Maria Monforte) O casamento de Pedro e o corte de relaes com Afonso

Captulo II Regresso a Lisboa O nascimento de uma filha (Maria Eduarda) O nascimento de um filho (Carlos) Tancredo, o Napolitano, frequenta casa de Pedro Afonso v, pela primeira vez Carlos Eduardo Pedro suicida-se Afonso parte com Carlos para Santa Olvia

Captulo III Vilaa em Santa Olvia A educao de Carlos (Mr.Brown) A educao de Eusebiozinho (a tradicional portuguesa) Um sero em Santa Olvia Vilaa informa sobre paradeiro de Maria Monforte A confirmao da morte de Maria Eduarda (neta de Afonso)

Carlos vai entrar na faculdade

Captulo IV Paos de Celas (a estadia de Carlos em Coimbra) Joo da Ega (amigo de Carlos) Amores de Carlos Carlos forma-se em medicina Carlos parte para uma viagem O regresso de Carlos A instalao no Ramalhete (1875) Os projetos de Carlos (consultrio, laboratrio) Ega vem para Lisboa

Captulo V O sero no Ramalhete. Primeira doena de Carlos. Fala-se de Ega, de Steinbroken. Taveira fala nos Gouvarinhos. Laboratrio de Carlos e carreira mdica Ega ama Raquel Cohen Ega visita Carlos no laboratrio (consultrio) Ega insulta os jornalistas (imprensa) Ega prope que o apresentem aos Gouvarinhos Carlos vai a S. Carlos Carlos conversa com Batista (criado de quarto) sobre os Gouvarinhos e sobre aventuras amorosas Em S. Carlos, Ega apresenta Carlos aos Gouvarinho.

Captulo VI Carlos visita Ega na vila Balzac Carlos e Ega conversam sobre Gouvarinhos Carlos apresentado a Craft Convite de Ega para um jantar no Hotel Central Carlos v uma senhora extremamente bela. Dmaso informa acerca da identidade da senhora Castro Gomes Ega apresenta Alencar a Carlos O jantar: literatura, poltica Depois do jantar um final agitado (entre Ega e Alencar) Discusso e reconciliao Carlos recorda o passado: recorda viso da bela senhora. Captulo VII Craft tornara-se ntimo no Ramalhete. Carlos, retirado do consultrio, passava os dias em casa, escrevendo o seu livro. O Dmaso pegou-se a ele como uma lapa. Ega, endividado, vem pedir mais 115 libras a Carlos. Certo dia, o Dmaso no aparece, nem nos dias seguintes. Carlos acaba por ir procur-lo. Chegando ao fim da Rua do Alecrim, encontra Steinbroken, que se dirige ao Aterro. Durante a conversa, passa a misteriosa figura do Hotel Central (pp.202-3). No dia seguinte Carlos volta ao Aterro e ela torna a passar, mas agora acompanhada do marido. A Gouvarinho, a pretexto da doena do filho Charlie, visita -o no consultrio. Carlos flirta-a abertamente. Reaparece Dmaso, de repente, numa caleche, dizendo a Car los ter um romance divino. Tudo indica serem os Castro Gomes a sua companhia. Aparece na Gazeta um artigo de J. da Ega elogiando os Cohen. Discutem-no na soire. Carlos convida o Cruges a ir a Sintra, depois do Taveira lhe ter dito que Dmaso e os Castro Gomes se dirigiam para l. Captulo VIII

(Este captulo demora 2 dias) Viagem a Sintra; instalam-se no Nunes. Apanham o Eusbiozinho com duas espanholas. A Concha faz uma cena quando o Eusbiozinho se deita de fora (p.228). Na manh seguinte, partem em direco a Seteais detendo-se, porm, em frente ao Lawrence. Pausa de reflexo idlica sobre Sintra. Encontram Alencar (p.234). Na volta, passam pelo Lawrence, vo at o Nunes, e Carlos descobre que Dmaso e os Castro Gomes j tinham sado no dia antes para Mafra. Pensa disparates romnticos sobre a Castro Gomes (p.245). Jantam no Lawrence, um bacalhau preparado segundo o Alencar. Partem de Sintra. Cruges, a meio do caminho, lembra-se de que se tinha esquecido das queijadas. Captulo IX (1 dia) J no Ramalhete, no final da semana, Carlos recebe uma carta a convid-lo a jantar no Sbado seguinte nos Gouvarinhos; entretanto, chega Ega, preocupado em arranjar uma espada conveniente para o fato que leva nessa noite ao baile dos Cohen. Dmaso tambm aparece de repente, pedindo a Carlos para ver um doente daquela gente brasileira, i.e., os Castro Gomes. a menina, visto que os pais haviam partido essa manh para Queluz. Chega ao Hotel, mas a pequena, chamada Rosicler, no teve mais que um mal-estar passageiro. Carlos d uma receita a Miss Sara, a governanta. 10 horas da noite: ao preparar-se para o baile, aparece o Mefistfeles Ega a Carlos, dizendo que o Cohen o expulsara (ao que parece, descobrira as cartas de Raquel e Ega). Vo a casa do Craft pedir conselho sobre o provvel duelo. Ceiam. (1 dia) No dia seguinte, nada acontece, excepto a vinda da criada de Raquel Cohen, anunciando que ela levara uma coa e que partiam para Inglaterra. Ega dorme nessa noite no Ramalhete. Na semana seguinte, s se ouve falar do Ega e do mau-carcter que ele . Todos caem-lhe em cima (p.289). Carlos vai progressivamente ficando ntimo dos Gouvarinhos. Visita a Gouvarinho e d-lhe um tremendo beijo (p.297), mesmo antes da chegada do conde Gouvarinho. Captulo X Passam-se 3 semanas. Carlos sai de um coup, onde acabara de estar com a Gouvarinho. Notase que j estava farto dessas 3 semanas e que se quer ver livre da Gouvarinho. Encontra o marqus pela rua, constipado. Fugazmente, v Rosicler acenando de um coup adiante do Grmio. Combina com o Dmaso, no Ramalhete, levar os Castro Gomes a ver o bricabraque do Craft, nos Olivais. No se concretiza a ideia. Chega o(s) dia(s) das corridas de cavalos. Confuso porta do hipdromo. Descrio do ambiente dentro do hipdromo (pp.314-320). Confuso com um dos jqueis que perdera uma corrida. Briga e rebulio. Encontra a Gouvarinho, que lhe prope ir at o Porto (seu pai estava mal), dar uma rapidinha em Santarm, e da cada um seguia para o seu lado. Carlos comea a ruminar no absurdo de toda aquela ideia. Fazem-se apostas. Todos apostam contra Vladimiro, cavalo em que Carlos tinha apostado. Vladimiro vence e Carlos ganha 12 libras, facto muito comentado. Encontra Dmaso, que lhe informa que o Castro Gomes afinal tinha ido para o Brasil e deixara a mulher s por uns 3 meses. Carlos devaneia. Discute com a Gouvarinho, mas acaba por aceder ao desejo do encontro em Santarm. Sempre pensando na mulher de Castro Gomes, vem a Lisboa, com o pretexto de visitar o Cruges (o Vitorino), agora que sabe que ela mora no mesmo prdio, R. de S. Francisco. O Cruges no est; Carlos vai para o Ramalhete. Tem uma carta da Castro Gomes pedindo-lhe que a visite, por ter uma pessoa de famlia, que se achava incomodada. Carlos fica numa agitao (de contentamento). Captulo XI Carlos vai visitar a Castro Gomes, i.e., Maria Eduarda. a governanta, Miss Sara, que est doente. Descrio de Maria Eduarda (p.348). Examina Miss Sara. Receita-lhe. Falando com Maria Eduarda, descobre que portuguesa, no brasileira. At amanh! agora no que Carlos s pensa; um recado da Gouvarinho indispe-no. Comea a odi-la. Por sorte, o Gouvarinho decidiu ltima da hora ir com a mulher para o Porto, o que convm muito a

Carlos, assim como a morte de um tio de Dmaso em Penafiel, deixando-lhes os entraves fora de Lisboa. Nas semanas seguintes, Carlos vai-se familiarizando com Maria Eduarda, graas doena de Miss Sara. Falam ambos das suas vidas e dos seus conhecidos. Dmaso volta de Penafiel; visita Maria Eduarda. Niniche, aninhada no colo de Carlos, rosna e ladra quando Dmaso tenta lhe fazer festas. Desconfianas de Dmaso. Sabe-se que, por coincidncia, os Cohens voltaram de Inglaterra e que Ega est para chegar de Celorico. Captulo XII O Ega chega e pede asilo no Ramalhete. Informa Carlos de que viera com a Gouvarinho, e de que o conde os convidara para jantar na prxima 2 feira. (2 feira) Nesse jantar, a Gouvarinho est mesmo uma chata, mesmo a pedir nas trombas, com as suas indirectas e quiproqus. O clima suaviza-se durante o jantar, devido aos ditos irreverentes do Ega. A pretexto de um mal-estar de Charlie, a Gouvarinho beija Carlos nos aposentos interiores. Carlos e Ega so os ltimos a sair. (3 feira) Depois de ter sido retido pela Gouvarinho na casa da tia, Carlos chega atrasado casa de Maria Eduarda. Leva uma indirecta. No meio da conversa, Domingos anuncia Dmaso; Maria Eduarda recusa-se a receb-lo. Fala a Carlos sobre uma possvel mudana de casa (Carlos pensa logo na casa do Craft). Carlos deixa escapar que a adora depois de uma troca de olhares. Beijam-se. (4 feira) Carlos conclui o negcio da casa com o Craft. Maria Eduarda fica um pouco renitente com a pressa de tudo, mas acaba concordando, com um novo beijo. Ega, depois de se mostrar insultado pelo segredo que Carlos faz de tudo, vem a saber que Carlos est a ter mais do que uma aventura com Maria Eduarda. Captulo XIII (6 feira) Ega informa a Carlos de que Dmaso anda a difam-lo e a Maria Eduarda. Carlos faz os preparativos para a mudana de Maria Eduarda para os Olivais. Encontra Alencar, que refere a crescente antipatia de Dmaso por Carlos. Aparece Ega. Cumprimentam-se. Do outro lado da rua, aparecem o Gouvarinho, o Cohen e Dmaso. Carlos atravessa a rua; ameaa Dmaso. (Sbado) Maria Eduarda visita a sua nova casa nos Olivais. Descrio da casa. Tm a sua 1 relao sexual (p.438). (Domingo) Aniversrio de Afonso da Maia. Tagarelice do marqus: Dmaso estava a namorar a Cohen. Aparece Baptista a informar de que est uma senhora dentro de uma carruagem que quer falar com Carlos. Era a Gouvarinho. Ela tenta uma rapidinha mas, ao se lembrar da imagem de Maria Eduarda, Carlos recua. Discutem. Carlos sai. Terminou tudo. Captulo XIV O av parte para Sta. Olvia. Maria Eduarda instala-se nos Olivais. Ega parte para Sintra por alguns dias. Carlos, s, vai passear depois do jantar. Encontra Taveira no Grmio, que o adverte contra Dmaso. Taveira arrasta-o at o Price, mas Carlos pouco se demora. Ao sair, encontra Alencar e o Guimares, tio do Dmaso. Sabe-se que Carlos e Maria Eduarda pretendem fugir at Outubro para Itlia, mas Carlos pensa no desgosto que dar ao av. A sua felicidade, por fim, supera o av nos seus raciocnios. Descreve-se as idas de Carlos aos Olivais: os encontros com Maria Eduarda e as relaes que tinham no quiosque japons (p.456). Isto no o suficiente: eles querem passar as noites tambm. A 1 noite descrita na p.459. Carlos descobre uma outra casa perto da dos Olivais, que servir para esperar pelos encontros nocturnos dele e de Maria Eduarda. Numa dessas noites, descobre Miss Sara a fazer sexo no jardim da casa com o que lhe parece ser um jornaleiro. Sente vontade de contar tudo a Maria Eduarda mas, medida que pensa no caso, compara-o com a furtividade do seu. Decide no dizer nada. Chega Setembro. Craft, regressado de Sta. Olvia para o Hotel Central, diz a Carlos que pareceu-lhe estar o av desgostoso por Carlos no ter aparecido por l. Carlos diz a Maria Eduarda que vai visitar o av. Ela pede-lhe para visitar o Ramalhete, antes. Combinam isso para

o dia em que Carlos partir para Sta. Olvia. Maria Eduarda visita o Ramalhete mas, misteriosamente, desanima-se; Carlos conforta-a (p.470). Maria Eduarda refere que s vezes Carlos faz-lhe lembrar a sua me (p.471); diz que a me era da ilha da Madeira que casara com um austraco e que tinha tido uma irmzinha, que morrera em pequena (p.472). Chega Ega. Traz novas de Sintra. Carlos parte para Sta. Olvia. Regressa uma semana depois. Fala a Ega do plano de amolecer o av quanto relao com Maria Eduarda. Susto! Castro Gomes anuncia-se! Mostra uma carta annima que lhe haviam mandado para o Brasil, dizendo que a sua mulher tinha um amante, Carlos. Revela no ser marido de Maria Eduarda, que lhe retirava o uso do seu nome, deixando-a apenas como Madame Mac Gren, seu verdadeiro nome. A Carlos cai o queixo. Ruminando pensamentos, entre escrever uma carta de despedida ou no, Carlos decide confrontar Maria Eduarda nos Olivais. Ao entrar, sabe por Melanie, a criada, que o Castro Gomes j l tinha estado. Maria Eduarda, em chro, pede perdo a Carlos de no lho ter contado; conta a verdadeira histria da sua vida. Depois de uma grande cena de chro, Carlos pede-a em casamento. Captulo XV Na manh seguinte, perguntam a Rosa se quer o Carlos como pap. Aceita. Maria Eduarda conta toda a sua vida (pp.506-14). Dias depois, ao ir visitar Maria Eduarda com Carlos, Ega dizlhe pelo caminho que seria melhor esperar que o av morresse para ento se casar. Carlos acalenta a ideia. Jantam nos Olivais e Ega, rodeado deste ambiente, diz querer casar e louva tudo o que at a era contra (p.523). Aos poucos, os amigos de Carlos (o Cruges, o Ega, o marqus), vo frequentando esses jantares de amizade dados nos Olivais. Meados de Outubro: estava Afonso com ideias de vir de Sta. Olvia (e Carlos de sair dos Olivais), pois o Inverno aproximava-se. Recebe, atravs do Ega, um n. da Corneta do Diabo, que o difama em calo num caso que tem com uma gaja brasileira. Carlos primeiro pensa em matar a quem escreveu mas, reflectindo na verdade dos escritos, pensa se no ser melhor no casar com Maria Eduarda. Volta ao 1 pensamento, em matar. Descobre, pelo editor do artigo, o Palma, que tinham sido o Dmaso e o Eusbiozinho que lho tinham encomendado. Ega e Carlos vo at o Grmio; encontram o Gouvarinho e Steinbroken. Finalmente, aparece Cruges, a quem pedem que faa de padrinho num duelo de Carlos. Sabe-se, a meio disto, que o Governo cara, pelo Teles da Gama (p.550). Cruges e Ega vo a casa do Dmaso. Este faz uma cena ao saber do desafio, mas acaba por escrever uma retractao. Ega escreve-lhe a retractao e ele copia-a. Ega entrega-a, ao sair, a Carlos. Satisfeito, Carlos devolve-lha, para usar como lhe aprouver. No dia seguinte, Ega remi a ideia de fazer conhecer a carta do Dmaso. Chega uma carta anunciando que Afonso voltava ao Ramalhete. Carlos retorna ao Ramalhete e Maria Eduarda R. de So Francisco. No dia seguinte, chega Afonso estao de Sta. Apolnia. Ao almoo, Carlos e Ega falam do projecto de uma revista. Ega vai ao Ginsio. V a Cohen e o Dmaso. Sai do Ginsio; dirige-se redaco dA Tarde e pede ao Neves para publicar a carta do Dmaso. H um ligeiro rumor nos dias seguintes, mas tudo acalma. Dmaso vai de frias a Itlia. Captulo XVI Antes do sarau da Trindade, Ega ouve com Carlos e Maria, uma parte de Oflia ao piano, na casa desta. Carlos e Maria enrolam Ega para fazerem o seu prprio sarau, ali mesmo. Mas lembram-se do Cruges, e Carlos e Ega acabam por ir ao sarau da Trindade. Ouvem o discurso de Rufino. Entretanto, no botequim, d-se um conversa entre o Guimares e Ega, a propsito da carta do sobrinho. Ega volta ao sarau, ouve Cruges e sai quando o Prata sobe ao estrado. Carlos v o Eusbiozinho saindo. Vai atrs dele e d-lhe uns abanes e um pontap. Voltam ao sarau, onde Alencar j ia declamar. Alencar arrebata a sala com o seu poema, Democracia. Ega fica desacompanhado; Carlos, disseram-lhe, j havia sado. O Gouvarinho sai furibundo por causa do poema do Alencar. sada, de caminho para o Chiado, Ega parado por Guimares, que lhe diz ter um cofre da me de Carlos para entregar famlia. No meio da conversa, descobre inconscientemente uma verdade terrvel a Ega: Carlos tem uma irm; a Maria Eduarda! (p.615). Guimares conta a Ega tudo o que sabe sobre M. Monforte (p.617), inclusive a mentira que ela dissera a Maria Eduarda sobre a sua origem de pai austraco. Enquanto Guimares vai buscar o cofre nessa mesma noite, Ega fica a atormentar-se com os

seus pensamentos. Chega ao Ramalhete e deita-se, sempre pensando no incesto como ideia fixa. Captulo XVII Ega no tem coragem de contar a Carlos. Sai, procura de Vilaa. Come no Caf Tavares e volta R. da Prata. Despeja tudo ao Vilaa. Incumbe -o de contar tudo a Carlos. Abrem a caixa de M. Monforte. Encontram um documento provando que Maria Eduarda filha de Pedro da Maia. Susto! Carlos est em baixo procura do Vilaa! Ega e Vilaa, atarantados, mandam dizer que no est. Combinam que Vilaa ir ao Ramalhete, s 9 da noite. Mas Carlos no o atende e adia para o dia seguinte, s 11 horas. Ao saber disso, Ega sai para cear no Augusto com o Taveira e duas espanholas. Toma uma carraspana. Acorda ao lado de Crmen Filsofa, uma das espanholas, s 9 da manh. Chega atrasado ao Ramalhete, s 12 h. Carlos e Vilaa j estavam l dentro. Carlos, insensatamente , no acredita no que lhe contam. Mostra ao av os papis da Monforte. Mas Afonso no os refuta, dando a Carlos uma insegurana de que tudo pode ser verdade. Afonso, no corredor, diz a Ega que sabe que essa mulher a amante de Carlos. No jantar dessa noite, esto todos murchos. No final do jantar, Carlos escapuliu -se: ia Rua de So Francisco. Passa pela casa, desce at o Grmio, toma um conhaque e volta casa de Maria Eduarda; entra. Tenta inventar uma histria, mas ela, no quarto, j deitada, puxa-o para si e Carlos no resiste. Na festa de anos do marqus, no dia seguinte, Carlos est muito alegre. Ega desconfia. Ega acaba descobrindo que Carlos continua indo visitar Maria Eduarda. Na 3 feira evita Carlos; s aparece no Ramalhete s 9 da noite para se arranjar para o aniversrio de Charlie, o filho do Gouvarinho. Afonso da Maia sabe que Carlos continua a encontrar-se com Maria Eduarda. Ega decide partir; pensa melhor: desfaz a mala. Baptista dizlhe que Carlos parte amanh para Sta. Olvia. Carlos debate-se com os seus pensamentos: o desejo e a culpa simultneos (p.664-65); ao vir de Maria Eduarda, s 4 da manh, encontra o av e o seu silncio acusador, como um fantasma (p.667-68). J era dia, quando dizem a Carlos que o av estava desacordado no jardim; estava morto (suponho ser trombose, visto que tinha um fio de sangue aos cantos da boca). Carlos culpa-se a si mesmo dessa morte, pois achava que era pelo av saber tudo que havia morrido. Vilaa toma as providncias. Ega escreve um bilhete a informar Maria Eduarda do facto. Reunio dos amigos da famlia; recordam Afonso. 1878 (p.681) O enterro no dia seguinte, uma hora. Carlos, depois do enterro, pede a Ega para falar com Maria Eduarda, contar-lhe tudo e dizer-lhe que parta para Paris, levando 500 libras. Quanto a Carlos, vai para Sta. Olvia, esperar a trasladao do av; depois, viajar para espairecer. Convida o Ega para tal. Carlos parte. Ega deixa, atabalhoadamente, a revelao a Maria Eduarda e diz-lhe que ela deve partir j para Paris. Encontra-se com ela na estao de Sta. Apolnia, no dia seguinte. Segue no mesmo comboio at o Entroncamento. E nunca mais a v. Captulo XVIII Passam-se semanas. Sai na Gazeta Ilustrada a notcia da partida de Carlos e Ega numa longa viagem. Ano e meio depois (1879), regressa Ega, trazendo a ideia de escrever um livro, Jornadas da sia; Carlos ficara em Paris. (1886) Carlos passa o Natal em Sevilha; de l, escreve a Ega que vai voltar a Portugal. Chega nesse ano a Sta. Olvia. (Jan. 1887) Carlos chega a Lisboa e almoa no Hotel Bragana com Ega, que est ficando careca; a me deste j morrera. Carlos pergunta pela Gouvarinho. Aparece o Alencar. Aparece o Cruges. Reminiscncias desses ltimos anos. Ega e Carlos vo visitar o Ramalhete. Antes, descem o Chiado. Encontram o Dmaso perto da Livraria Bertrand. Aos poucos, Carlos toma conscincia do novo Portugal que existe agora, anos passados. Passagem de Charlie (insinuao de que ele maricas, p.705). Passagem do Eusbiozinho. s 4 h, tomam uma tipia para o Ramalhete. Dentro, nota-se que a maior parte das decoraes (tapetes, faianas, esttuas) j tinham ou estavam a ser despachadas para Paris, onde Carlos vivia agora. Tambm no Ramalhete estavam os mveis trazidos da Toca. Sabe-se que Maria Eduarda ia casar. Saem do Ramalhete, descem a Rampa de Santos. Carlos olha para o relgio: 6.15! Est atrasado para o encontro com os amigos no Bragana. Desata a correr, junto com Ega, pela rampa de Santos e Aterro abaixo, atrs do Americano.

You might also like